???global.info.a_carregar???
Professora do 1.º CEB; Professora da Matemática e Ciências da Natureza do 2.º CEB e professora de Matemática do 3.º CEB e do Ensino Secundário. Mestre em Matemática - Formação Contínua de Professores pela Universidade do Minho. Doutorada em Educação pela Universidade Portucalense. Pós Graduação em Educação de Infância pela Universidade Católica. Formadora de Matemática, Didática e outras áreas da Educação. Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Porto na UTC de Matemática, Ciências e Tecnologias da qual é coordenadora. Elementary School Teacher; Mathematics and Natural Sciences Teacher for the Middle School; Mathematics Teacher for the High School of Education. Holds a Master's degree in Mathematics - Continuous Teacher Training from the University of Minho. Ph.D. in Education from the Portucalense University. Postgraduate degree in Early Childhood Education from the Catholic University. Trainer in Mathematics, Didactics, and other areas of Education. Associate Professor at the Porto School of Education in the Mathematics, Sciences, and Technologies Unit (also Coordinator of this unit). Coordinator of Basic Education bachelor.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia Manuela Ferreira Maia Lima

Nomes de citação

  • Maia-Lima, Cláudia

Identificadores de autor

Ciência ID
051D-B1B1-EB2D

Endereços de correio eletrónico

  • claudiamaia@ese.ipp.pt (Profissional)

Moradas

  • Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação do Porto, ESE - UTC - Matemática, Ciências e Tecnologias. Rua Dr. Roberto Frias, 602, 4200-465, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Naturais - Ciências da Terra e do Ambiente
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/07/01 - 2023/07/01
Concluído
“Ensinar Hoje: O contributo das tecnologias imersivas e da IA para a Educação (Outros)
Associação Nacional de Professores, Portugal
Aprovado
2018 - 2018
Concluído
A Matemática em Pedagogia Montessori (Curso médio)
Mindful Montessori - Portugal, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Pedagogia Montessori no Dia-a-Dia (3-6 anos) (Curso médio)
Partilhar Magia, Portugal
2016 - 2017
Concluído
Pós Graduação em Educação de Infância (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
18
2016 - 2016
Concluído
Aprender com Dispositivos Móveis (Curso médio)
Associação Nacional de Professores, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Inquéritos de Audiência (Curso médio)
Universidade do Porto, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Conceção de cursos em e/b-learning (Curso médio)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010 - 2014
Concluído
Doutoramento em Educação - Área de opção de Supervisão Pedagógica (Doutoramento)
Especialização em Supervisão Pedagógica
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"As Isometrias na Inovação Curricular e a Formação de Professores de Matemática do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção
2009 - 2011
Concluído
Mestrado em Matemática: Formação Contínua de Professores (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Geometria Hiperbólica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2006 - 2007
Concluído
Licenciatura em Professores do Ensino Básico - variante Mat. e CN (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
16
2003 - 2006
Concluído
Ensino Primário (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
16
2005 - 2005
Concluído
Criação e Publicação de Páginas WEB (Curso médio)
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal
1993 - 1999
Concluído
Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/01 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Centro de Investigação & Inovação em Educação (Ined), Portugal
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/10 - 2016/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2007/10 - 2009/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2018/09/07 - Atual Coordenadora da UTC de Matemática, Ciências e Tecnologias Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09 - Atual Membro da comissão de horários Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2009/05 - 2009/07 Docente Escola EB 2,3 de Paços de Brandão, Portugal
2008/04 - 2008/07 Docente Escola EB 2,3 de Castêlo da Maia, Portugal
2007/05 - 2007/06 Docente Escola EB 2,3 de Febo Moniz, Portugal
2003/08 - 2006/08 Outra Situação (Técnica) Centro de Estudos Vector 20, Portugal
2000/09 - 2001/08 Docente Escola EB 2,3 Frei João, Portugal
1998/09 - 1999/08 Docente Estagiária Escola Secundária Tomaz Pelayo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/02/20 - Atual FLY@FUTURE
2023.12645.PEX
Investigador
Em avaliação
2007 - 2009 Divertir com o Saber
Desenvolvimento técnico
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
Gaiurb
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Formação de Professores - Ensino e Aprendizagem Matemática em contexto STEAM com o GeoGebra nos Países de Língua Oficial Portuguesa
-
Investigador
Centro de Investigação & Inovação em Educação (Ined), Portugal
Em curso
2017 - Atual BE-Smart: schools with mobile technology
---
Investigador responsável
Centro de Investigação & Inovação em Educação (Ined), Portugal
Em curso
2012 - 2012 Projeto de Consolidação da Língua Portuguesa em Timor-Leste
Desenvolvimento técnico
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Castro, A.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.; Barbot, A.; Pinto, José Alexandre da Silva. ""Um olhar sobre o consumo dos alunos na Escola"". Trabalho apresentado em International Conference on Research in Education,, Porto, 2017.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Sousa, A.; Rodrigues, P.; Maia-Lima, Cláudia; Pinto, A.; Barbot, A.. "Learning about UV radiation and sustainability with arduino and sensors.", International Journal of Curriculum and Instruction. , 2020, http://ijci.wcci-international.org/index.php/IJCI/article/view/349.
Artigo em revista
  1. Couto, Angela Maria Pinto do; Maia-Lima, Cláudia; Lima, Fernando; Andrade, Paula. "Operacionalização do PASEO: Um estudo de caso no 1.º CEB". Revista Portuguesa de Educação (2024):
    Aceite para publicação
  2. Couto, Angela Maria Pinto do; Aboim, Sara; Beatriz Mesquita Dias; Maia-Lima, Cláudia. "Potencialidades e limitações de diferentes ferramentas digitais para o ensino remoto das Ciências da Natureza e da Matemática". SENSOS-E 10 2 (2023): 3-10. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4600.
    Publicado • https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4600
  3. Nogueira, Lígia; Blanco, Teresa Fernández; Maia-Lima, Cláudia. "PRIMEIRA FASE DA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PENSAMENTOESPACIAL DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR". Cenas Educacionais 6 e16032 (2023): 1-35. https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16032.
    Publicado
  4. Prates, Uaiana; João Matos; Mário Cruz; Daniela Mascarenhas; Maia-Lima, Cláudia. "Guidelines for planning and implementing a blended learning teacher education program: A community of practice perspective". Pratica - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de eLearning (2023):
    Acesso aberto • Publicado
  5. Cruz, Sara; Maia-Lima, Cláudia; Nuno Silva; Aboim, Sara. "Connections and applications of Mathematics in a STEAM education curricular unit". Pratica - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de eLearning 6 (2023): 9-15. https://parc.ipp.pt/index.php/elearning/article/view/5222.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Nogueira, L.; Blanco, T.; Maia-Lima, Cláudia. "Exploratory study on tangible computer programming experiments in early childhood education". INTED2021 Proceedings (Web Science) (2021): 10066-10072. https://library.iated.org/view/NOGUEIRA2021EXP.
    Publicado
  7. Milheiro, P.; Aboim, Sara; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela Maria Pinto do. "STS approach to change children's behavior in what concerns the consumption of plastic". (2021): 10109-10114. https://iated.org/concrete3/view_virtual_online.php?paper_id=87792&type=paper.
    Publicado
  8. Nogueira, Lígia; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela; Almeida, Cláudia; Silva, Filipa. "Uma espiral de aprendizagens em torno do caracol: Uma abordagem STEAM em contexto de creche". Sensos-e (2020):
    Acesso aberto • No prelo
  9. Maia-Lima, Cláudia; Marques, S.; Couto, A.. "Contextualização de problemas de matemática: Suporte para uma aprendizagem com significado". Sensos-e VI 2 (2019): 36-50. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3468/1454.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Figueiredo, António; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela. "As tecnologias de apoio ao conhecimento Matemático: Uma experiência no 2.º CEB". Sensos-e 6 2 (2019): 20-35. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/issue/view/136.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Marques, Sara; Couto, Angela; Maia-Lima, Cláudia. "Contextualização de problemas de matemática: Suporte para uma aprendizagem com significado". Sensos-e VI 2 (2019): 36-50.
    Acesso aberto • No prelo
  12. Lousada, Clara Megre; Felgueira, Catarina; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela. "O Pássaro não tem boca, tem bico: Um Projeto Integrador da Matemática na Creche". Educação em Debate 77 (2018): 145-161. http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39946/1/2018_art_cmlousadacfelgueira.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Sara Gouveia; Maia-Lima, Cláudia. "Semáforo Nutricional: Pare, Olhe e Escolha!". Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC e I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Educação em Ciências em múltiplos contextos. 1 1 (2017): 12-20.
    Publicado
  14. Alexandre Castro; Couto, A.; Barbot, A.; Maia-Lima, Cláudia; Alexandre Pinto. "Olhar ou ver os consumos e os gastos que os alunos fazem na escola". Sensos-e 1 extra (2017): 14-24.
    Publicado
  15. J. Nascimento; Barbot, A.; Maia-Lima, Cláudia; Alexandre Pinto; Couto, A.. "Utilização da plataforma Arduino no desenvolvimento de duas Unidades Didáticas em Ciências Naturais". Enseñanza de las Ciencias 1 (2017): 995-1001. https://ddd.uab.cat/record/184516?ln=en.
    Publicado
  16. Aboim, Sara; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela. "The management of students' virtual money- sensibilisation and learning for life". Atas 3rd international conference on lifelong education and leadership for all (2017): 1120-27.
    Publicado
  17. Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "The Symmetry Concept of the Basic Education Teachers". Journal of the European Teacher Education Network (JETEN) 11 1 (2016): 73-85. http://jeten-online.org/index.php/jeten/issue/view/ISSN%20-%202183-2234/showToc.
    Publicado
  18. Maia-Lima, Cláudia; Silva, A.; Pereira, P.. "Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas". Medi@ções 4 1 (2016): 19-34. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline.
    Publicado
  19. Maia-Lima, Cláudia; Lima, F.. "Uma Pedagogia mais ativa e aberta, como preconiza a LBSE, como estratégia para a prevenção da indisciplina". ELO23 - 30 Anos da Lei de Bases do Sistema Educativo 4 2 (2016): 197-214. https://issuu.com/cffh/docs/elo_23.
    Publicado
  20. Maia-Lima, Cláudia; Lucile Vandembroucq. "Introdução ao Plano Hiperbólico com o Geogebra". Sensos-e 1 1 (2015): 1-5. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=7490.
    Publicado
  21. Maia, Cláudia; Couto, A.. "Conjeturar com o Geogebra!". Sensos-e 1 1 (2014): 1-9. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=5518.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Aboim, Sara; Cruz, Sara; Maia-Lima, Cláudia; Angela Couto. "Recursos educativos digitais para o ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Do contexto de formação contínua ao contexto de sala de aula". In Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2022), 429-437. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2023.
    Publicado
  2. Aboim, Sara; Sara Cruz; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela Maria Pinto do. "Recursos educativos digitais para o ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico: Do contexto de formação contínua ao contexto de sala de aula". In Relatos e Investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia (VPCT2022), 429-437. Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2023.
    Publicado
  3. Barros, Paulo; Maia-Lima, Cláudia; Aboim, Sara. "EXPLORAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DOS PLÁSTICOS NUMA PERSPETIVA CTS, COM ALUNOS DO 6.º ANO DE ESCOLARIDADE". In Atas do Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2020), 479-488. Vila Real, Portugal: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2021.
    Publicado
  4. Aboim, Sara; Couto, Angela Maria Pinto do; Maia-Lima, Cláudia; Maria Castro. "O trabalho experimental como estratégia promotora do pensamento crítico em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico". In Educação em Ciências: Interações e Desafios, 35-38. Portugal: Escola Superior de Educação de Coimbra / Associação Portuguesa de Educação em Ciências, 2021.
    Publicado
  5. Couto, Angela Maria Pinto do; Maia-Lima, Cláudia; Ana Correia; Ana Graciano; Cátia Nunes; Sara Monteiro. "Uma tarefa diferente de OTD para o 1º Ciclo do Ensino Básico". In Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 61-76. Viana do Castelo, Portugal: EdProf & Escola Superior de Educação do IPVC, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. A. Correia; A. Graciano; C. Nunes; S. Monteiro; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. Uma tarefa diferente de OTD para o 1º ciclo do ensino básico.. Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. 2017.
  2. A. Barros; A. Ribeiro; H. Santos; Couto, A.; Maia-Lima, Cláudia. Doce Matemática. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. 2017.
  3. Maia-Lima, Cláudia. Isometrias: as mudanças curriculares e a formação de professores. Saarbrücken, Portugal: Novas Edições Académicas. 2016.
  4. Tânia Pinto; Alexandre Pinto; Maia-Lima, Cláudia; Barbot, A.. Learning about Volcanoes using Virtual Field Trips: a Study in a Portuguese Elementary School. Sevilha, Espanha: ICERI2016. 2016.
    10.21125/iceri.2016.1487
  5. Maia-Lima, Cláudia; Silva, A.; Alexandre Pinto; Barbot, A.. Smartphones in the classroom: two didactics experiences. Sevilha, Espanha: ICERI2016. 2016.
    10.21125/iceri.2016.1484
  6. Maria João Silva; Silva, A.; Alexandre Pinto; Sílvia Barros; Manuela Pessanha; Maia-Lima, Cláudia; Mascarenhas, D.. Sensos-e: The Potential and Challenges of a Multimedia Journal of Research in Education. Porto, Portugal: Porto. 2015.
  7. Couto, A.; Maia-Lima, Cláudia. We only have Theorems, we have no Conjecture!. Dinamarca, Dinamarca: ETEN - European Teacher Education Network. 2015.
  8. Meireles, S.; Maia-Lima, Cláudia. Os blocos padrão no estudo dos numerais mistos.. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. 2015.
  9. Maia-Lima, Cláudia. Descobrir matemática através do Geogebra.. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. 2015.
  10. Maia-Lima, Cláudia; Silva, A.; Pereira, P.. Os QR codes no ensino da Geometria. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. 2015.
  11. Maia-Lima, Cláudia; Silva, A.; Pereira, P.. O Ensino da Geometria, os Telemóveis e os QR Codes. Setúbal, Portugal: Escola Superior de Educação de Setúbal. 2015.
  12. Maia-Lima, Cláudia; Maia, João. Special Education and Inclusion in teacher’s training in Portugal (Atas do Congresso Internacional ETEN).. Coimbra, Portugal: ETEN. 2012.
Poster em conferência
  1. Nogueira, Lígia; Blanco, Teresa; Maia-Lima, Cláudia. "La robótica educativa para el desarrollo del pensamiento espacial en infantil: construcción y validación de un pretest". Trabalho apresentado em XXV Simposio de la SEIEM (Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática), 2022.
  2. Ferreira, Joana; Pinto, Maria Emília; Oliveira, Maria Rui; Morgado, Celda; Maia-Lima, Cláudia. "Articulação de Saberes nas Práticas do Educador e do Professor de 1º CEB: Flexão em Número, Expressão Linguística da Quantidade e Compreensão de Conceitos Matemáticos". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education 2019, 2019.
  3. Magalhães, R.; Magalhães, C.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "Pontes da Matemática com as Caixas". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.Porto, 2019.
    10.20906/cps/sicite2015-0055
  4. Gavaia, B.; Rodrigues, P.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.; Nogueira, L.. "A Robótica no Apoio à Aprendizagem dos Números Racionais". Trabalho apresentado em Fórum Interno P. Porto, 2019.
  5. Cidade, A.; Pinto, M.; Peres, M.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "Interdisciplinaridade e tecnologia em prol da criatividade". Trabalho apresentado em 1.º Seminário do 1.º ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? Currículo, práticas e formação docente., 2019.
  6. Magalhães, A.; Magalhães, R.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "A Matemática nas Caixas de Cartão". Trabalho apresentado em IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2018.
  7. Couto, A.; Maia-Lima, Cláudia; Alexandre Castro. "O dinheiro virtual dos alunos: do impulso consumista ao impacto na saúde". Trabalho apresentado em IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2018.
  8. J. Nascimento; Barbot, A.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "A utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de Ciências Naturais.". Trabalho apresentado em X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, 2017.
  9. Sara Gouveia; Maia-Lima, Cláudia. "O Semáforo Nutricional na Educação para a Cidadania". Trabalho apresentado em Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, 2017.
  10. Maia, Cláudia; Soares, Filomena. "Matbilharices com o Geogebra". 2014.
  11. Maia, Cláudia; Pedro Pereira. "À Descoberta dos Quadriláteros". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2014.
  12. Maia, Cláudia. "Symmetry: In-service Teacher Training for a Conceptual Development". Trabalho apresentado em ETEN, 2013.
Prefácio / Posfácio
  1. Maia-Lima, Cláudia. "O ensino das ciências para uma educação para a cidadania". Porto, Portugal: Edições Esgotadas. 2017.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Catarina Carvalho; Maria Moreira; Rui Martins; Couto, Angela Maria Pinto do; Maia-Lima, Cláudia. "Um projeto na Educação de Infância: "O que é um zoólogo?"". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Daniela Lopes; Lara Leite; Maria Magalhães; Paula Quadros Flores; Maia-Lima, Cláudia. "O uso do GeoGebra no 1.º CEB". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras, Porto, 2023.
    Publicado
  3. Maia-Lima, Cláudia; Costa, José António; Paula Quadros-Flores; Aboim, Sara; Araújo, Sara Barros. "Estágio cumprido, mestrado escolhido... Antes ou depois a influência da Iniciação à Prática Profissional III nas decisões dos estudantes". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras, Porto, 2023.
    Publicado
  4. Cruz, Sara; Aboim, Sara; Maia-Lima, Cláudia. "Tecnologia moderna num currículo clássico: um estudo em contexto de formação contínua". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.Porto, Porto, 2021.
    Publicado
  5. Nogueira, Lígia; Blanco, Teresa; Maia-Lima, Cláudia. "Experiências de programação tangível na educação de infância: uma revisão sistemática da literatura". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.Porto, Porto, 2021.
    Publicado
  6. Gonçalves, Marta; Maia-Lima, Cláudia; Morgado, Celda (Choupina, Celda). "Entre rebuçados, castigos e olimpíadas: exploração de uma obra literária para o 3.º ano numa abordagem STEAM". Trabalho apresentado em Fórum Interno P.Porto, Porto, 2021.
    Publicado
  7. Dias, Beatriz; Couto, Angela Maria Pinto do; Aboim, Sara; Maia-Lima, Cláudia. "Potencialidades e Limitações de Diferentes Ferramentas Digitais para o Ensino à Distância das Ciências Naturais e da Matemática". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, Porto, 2021.
    Publicado
  8. Aboim, Sara; Cruz, Sara; Maia-Lima, Cláudia. "As tecnologias modernas como instrumentos ao serviço do ensino da matemática e das ciências naturais". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, Porto, 2021.
    Publicado
  9. Andrade, Paula; Couto, Angela Maria Pinto do; Maia-Lima, Cláudia; Lima, Fernando. "Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e resultados escolares de Matemática no 1.º CEB". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, Porto, 2021.
    Publicado
  10. Nogueira, Lígia; Blanco, Teresa; Maia-Lima, Cláudia. "Experiências de programação tangível na educação de infância: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, Porto, 2021.
    Publicado
  11. Barros, Paulo; Aboim, Sara; Maia-Lima, Cláudia; Couto, Angela Maria Pinto do. "Educar para a Sustentabilidade Ambiental: um estudo exploratório desenvolvido no Ensino Básico". Trabalho apresentado em INW21 CONFERENCE INTERCULTURAL WEEK, Porto, 2021.
    Publicado
  12. Lousada, C.; Felgueira, C.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "Voar na Matemática com os Pássaros". Trabalho apresentado em Fórum Interno P. Porto, Porto, 2019.
    Publicado • 10.17648/galoa-cbee-6-30854
  13. Ferreira, J.; Pinto, M.; Oliveira, M.; Morgado, C.; Maia-Lima, Cláudia. "Começando na Formação: Dos Mecanismos Linguísticos de Expressão da Quantidade à Compreensão de Conceitos Matemáticos". Trabalho apresentado em 1º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente, Porto, 2019.
    Publicado
  14. Teixeira, A.; Ortigão, J.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "Salas de Estudos: Do Treino à Criação". Trabalho apresentado em 1º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente, Porto, 2019.
    Publicado • 10.18068/iisbrns2015.biod434
  15. Cidade, A.; Pinto, M.; Peres, M.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "Interdisciplinaridade e Tecnologia em Prol da Criatividade". Trabalho apresentado em 1º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente, Porto, 2019.
    Publicado
  16. Teixeira, A.; Ortigão, J.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "Proposta Didática Com Recurso ao Geogebra". Trabalho apresentado em 1º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente, Porto, 2019.
    Publicado
  17. Castro, A.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.; Nogueira, L.. "Educação financeira: De pequenino se torce o destino". Trabalho apresentado em Internetworking, Porto, 2019.
    Publicado
  18. Figueiredo, A.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "As tecnologias de apoio ao conhecimento: uma experiência na Matemática". Trabalho apresentado em Inetrnetworking, Porto, 2019.
    Publicado
  19. Magalhães, C.; Magalhães, R.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "Fora da caixa: Uma abordagem experiencial das noções espaciais na creche". Trabalho apresentado em Internetworking, Porto, 2019.
    Publicado
  20. Magalhães, A.; Magalhães, R.; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "A Matemática nas Caixas de Cartão". Trabalho apresentado em IV Encontro em Ensino e Divulgação em Ciências, Porto, 2018.
    Publicado
  21. Alexandre Castro; Maia-Lima, Cláudia; Couto, A.. "O dinheiro virtual dos alunos: do impulso consumista ao impacto na saúde". Trabalho apresentado em IV Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, Porto, 2018.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Autora do Programa da UC de Organização e Tratamento de Dados (Curso Técnico Superior Profissional Gestão de Património). 2014. Maia-Lima, Cláudia.
  2. Autora do Programa da UC de Matemática na Vida e nos Dados (Curso Técnico Superior Profissional de Acompanhamento de Crianças e Jovens). 2014. Maia-Lima, Cláudia.
  3. Coautora do Programa da UC de Iniciação à Prática Profissional III (3.º ano da Licenciatura em Educação Básica). 2014. Maia-Lima, Cláudia.
  4. Projeto Candidato ao Prémio de Inovação Pedagógica em Ensino à Distância (PIPED): m-Learning Ensino/aprendizagem conectados – QRCode e Manuais Escolares Dinâmicos. 2014. Maia-Lima, Cláudia; Pereira, P.; Silva, A..
  5. Projeto a Concurso público FCT: Projeto Viva@Matemática. 2014. Maia-Lima, Cláudia; Soares, Filomena; Couto, A.; Nunes, P.; Lopes, C.; Lopes, A. P..
  6. Coautora do Programa da UC de Matemática, Materiais e Tecnologias (3.º ano da Licenciatura em Educação Básica). 2009. Maia-Lima, Cláudia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/19 Estágio cumprido, mestrado escolhido... Antes ou depois: A influência da iniciação à prática profissional nas decisões dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2023/10/19 O uso do GeoGebra no 1º CEB I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2023/10/19 Um projeto na educação de infância: "O que é um zoólogo?" I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/14 A influência do estágio na escolha do Mestrado Profissionalizante: perspetivas dos estudantes da Licenciatura em Educação Básica Fórum Interno do inED’23
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/06 Connections and applications of Mathematics in a STEAM education curricular unit Porto Pedagogical Innovation Conference
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2023/05/23 l Construção, validação e aplicação-piloto de um instrumento para avaliar o raciocínio espacial na educação pré-escolar VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Braganca (Porto, Portugal)
2023/05/05 M-learning: aplicações nos smartphones de apoio, na perspetiva dos docentes VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Braganca (Porto, Portugal)
2023/04/27 O valor do erro na aprendizagem na perspetiva dos professores I NW 23 Conference - Intercultural week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2023/04/27 Educação Maker - Uma abordagem agregadora I NW 23 Conference - Intercultural week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2022/12/16 O Sebastião entre rebuçados e a vida saudável: exploração de uma obra literária para o 3.º ano numa abordagem STEAM IV Jornadas Online de Conhecimento, Usos e Interfaces do Português
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2022/11/10 Recursos educativos digitais para o ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 1.º e 2.º CEB: Do contexto de formação contínua ao contexto de sala de aula https://vpct.utad.pt/wp-content/uploads/2022/11/VPCT2022-programadetalhado_2022-11-09-COMPLETO.pdf VPCT2022 - A Voz os professores de C&T - Encontro Internacional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2022/04/28 Fractional disks and rational numbers in 4th grade I N W 2 2 C onference - Intercultural week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/05/07 ENTRE REBUÇADOS, CASTIGOS E OLIMPÍADAS: EXPLORAÇÃO DE UMA OBRA LITERÁRIA PARA O 3.º ANO NUMA ABORDAGEM STEAM FÓRUM INTERNO 2021
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/05/07 EXPERIÊNCIAS DE PROGRAMAÇÃO TANGÍVEL NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/05/07 TECNOLOGIA MODERNA NUM CURRÍCULO CLÁSSICO: UM ESTUDO EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/04/29 As tecnologias modernas como instrumentos ao serviço do ensino da matemática e das ciências naturais INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/04/29 Operacionalização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e resultados escolares de Matemática no 1.º CEB INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/04/29 Experiências de programação tangível na educação de infância: um estudo exploratório INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/04/28 Educar para a Sustentabilidade Ambiental: um estudo exploratório desenvolvido no Ensino Básico INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/03/29 Potencialidades e Limitações de Diferentes Ferramentas Digitais para o Ensino à Distância das Ciências Naturais e da Matemática INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2021/03/08 STS approach to change children's behavior in what concerns the consumption of plastic 15th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED21)
Oracle University
2021/03/08 Exploratory study on tnagible computer programming experiments in early childhood education 15th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED21)
Oracle University
2020/11/18 Moderadora e-tertúlia - Avaliação como Processo de Formação
Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto (on-line, Portugal)
2020/11/05 A problemática dos plásticos numa perspetiva CTS: um estudo com uma turma do 6.ºano de uma escola pública. Encontro Internacional “A voz dos professores de C&T” (VPCT2020)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (on-line, Portugal)
2020/11/05 Exploração da problemática dos plásticos numa perspetiva CTS, com alunos do 6.º ano de escolaridade A Voz dos Professores de C & T (VPCT) 2020 Encontro Internacional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Porto, Portugal)
2019/12/18 Entre a linguagem verbal e a linguagem matemática: promoção de competências linguísticas e de compreensão matemática. I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/12/18 Uma espiral de aprendizagens em torno do caracol. I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/12/18 Uma manta com retalhos para tecer aprendizagens interdisciplinares. I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/12/17 Desenvolvimento de competências de compreensão e aprendizagem de conteúdos de matemática: trajetos e pontes. I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/07/19 Número e Quantidade: Noções e Processos de Realização Articulando Conteúdos de Português e de Matemática no 1º CEB Porto International Conference on Research in Education 2019
Escola Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2019/05/09 Voar na Matemática com os Pássaros Fórum Interno P. Porto
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/11 Educação financeira: de pequenino se torce o destino Internetworking Conference 2019
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/11 As tecnologias de apoio ao conhecimento Matemático: uma experiência na Matemática Internetworking Conference 2019
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/11 Começando na formação: dos mecanismos linguísticos de expressão de quantidade à compreensão de conceitos matemáticos 1.º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/11 Proposta Didática com recurso ao Geogebra 1.º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/11 Educação matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (painel do seminário) Cláudia Maia-Lima
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/11 Multidisciplinary Issues Internetworking
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/10 Fora da caixa: Uma abordagem experiencial das noções espaciais na creche Internetworking Conference 2019
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/10 Contextualização de problemas em matemática: Suporte para uma aprendizagem com significado Internetworking Conference 2019
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/10 Salas de estudo: do treino para a criação 1.º Seminário — O 1.º ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? — Currículo, práticas e formação docente
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2018 Som com Geometria - Articulação em Sala de Aula ProfMat18
Associação de Professores de Matemática (Almada, Portugal)
2018 Learning about UV radiation with arduino and sensors (V) 4th International Conference on Lifelong Education and Leadership for All
University of Lower Silesia (Wroclaw, Portugal)
2017 Semáforo Nutricional: Pare, Olhe e Escolha! XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC e I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Educação em Ciências em múltiplos contextos.
Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC) (Viana do Castelo, Portugal)
2017 Uma tarefa diferente de OTD para o 1º ciclo do ensino básico. Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (Viana do Castelo. , Portugal)
2017 Doce Matemática. Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (Viana do Castelo., Portugal)
2017 The Management of Student´s Virtual Money – Sensibilisation and Learning for Life 3rd International Conference on Lifelong Education and Leardship for All (ICLEL 2017)
Sakarya University (Porto, Portugal)
2017 Sujar e Aprender - os efeitos da participação ativa dos alunos numa horta escolar. XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC e I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC, Educação em Ciências em múltiplos contextos.
Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC) (Viana do Castelo, Portugal)
2017 Um olhar sobre o consumo dos alunos na escola Porto International Conference on Research in Education (ICRE'17)
Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) (Porto, Portugal)
2016 Educação na Era Digital Que Educação para Portugal?
Rede para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação (Lisboa, Portugal)
2016 Learning about Volcanoes using Virtual Field Trips: a Study in a Portuguese Elementary School. 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2016).
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Sevilha, Espanha)
2016 Smartphones in the classroom: two didactics experiences. 9th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI 2016).
International Academy of Technology, Education and Development (IATED) (Sevilha, Espanha)
2015 The symmetry concept of teachers of basic education ETEN - European Teacher Education Network
ETEN (Copenhaga, Dinamarca)
2015 We only have theorems, we have no conjectures! ETEN - European Teacher Education Network
ETEN (Copenhaga, Dinamarca)
2015 O Geogebra para criar Matemática! V Dia do Geogebra - Começando nos primeiros anos.
Escola Superior de Educação de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2015 Descobrir matemática através do GeoGebra! Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2015 Os blocos padrão no estudo dos numerais mistos. Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2015 Os QR codes no ensino da Geometria. Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2015 Sensos-e: The Potential and Challenges of a Multimedia Journal of Research in Education TEEM2015
(Porto, Portugal)
2015 O Ensino da Geometria, os Telemóveis e os QR Codes XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE15)
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2014 M. C. Escher e o Disco de Poincaré Tardes de Matemática em Braga
Sociedade de Professores de Matemática (SPM) (Braga, Portugal)
2014 Geometria Hiperbólica IV Dia do Geogebra
Escola Superior de Educação do Porto e Instituto Geogebra (Porto, Portugal)
2013 Resolução de problemas com recurso às transformações geométricas Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 Anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2012 Special Education and Inclusion in Teacher Training in Portugal
(Portugal)
2012 Isometrias (Póvoa de Varzim)
(Portugal)
2012 Isometrias (Leça do Balio)
(Portugal)
2012 Isometrias (Vila do Conde)
(Portugal)
2012 Isometrias (Corga do Lobão)
(Portugal)
2011 O Plano Hiperbólico Elementary Geometry From an Advanced Point of View
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09 - Atual Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2018/09 - Atual A robótica na educação Matemática em contexto de Educação de Infância (Doutoramento)
Coorientador
Universidade de Santiago de Compostela - Campus de Lugo, Espanha
2016 - Atual Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - Atual Isometrias na Natureza
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - Atual O Sistema Respiratório nas Ciências Experimentais
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/09/01 - 2020 Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/09 - 2020 Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2018/09/01 - 2019/12/16 Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/09/30 - 2019/11/29 Mentor de mobilidade Erasmus+
Orientador
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Mestrado
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Relatório de Mestrado
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Relatório de Estágio.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 A Utilização da plataforma Arduino na realização de trabalho experimental em aulas de ciências naturais
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Experimentar Matemática e Ciências Naturais para a Cidadania
Orientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Geogebra no estudo dos quadriláteros
Orientador
2014 - 2014 As Tarefas de Investigação e os Materiais Manipuláveis no Novo Programa de Matemática
Orientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Os Números Racionais no 1.º CEB - uma Tarefa de Investigação
Orientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 A Colaboração dos Pais na Realização dos Trabalhos de Casa de Ciências Naturais e Matemática
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Situações Problema com Utilização dos Números Racionais no Estudo da Qualidade do Ambiente.
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 A Importância dos Trabalhos de Casa nas Aprendizagens
Orientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Uma Proposta de Abordagem dos Números Racionais com Recurso aos Blocos Padrão
Orientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Enunciados e Resolução de Situações Problema
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 Contributos dos Ambientes Dinâmicos no Ensino da Matemática no 1.º CEB
Coorientador
Mestrado em Didática das Ciências da Natureza e da Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/08 - 2024/07/19 Porto International Conference on Research in Education 2024 - Porto ICRE’24 (2024/07/17 - 2024/07/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2023/11/23 - 2024/04/24 InterNetWorking Conference - Intercultural Week (2024/04/22 - 2024/04/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/20 Coordenadora do I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras (2023/10/19 - 2023/10/20)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
2023/01/05 - 2023/07/14 Revisora de propostas para o evento científico (2023/07/13 - 2023/07/14)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2023/05/13 - 2023/05/14 Dia do Geogebra (2023/05/13 - 2023/05/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/04 - 2023/04 Internetworking 2023 (2023/04 - 2023/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/12/02 - 2023/01/17 Palestra "Investir na qualidade em Educação de Infância: Garantir u bom começo de vida com futuro do nascimento aos 9 anos" - organização conjunta das Comissões de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e da Licenciatura em Educação Básica. (2023/01/17 - 2023/01/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2022/07/20 - 2022/07/22 ICRE (2022/07/20 - 2022/07/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Centro de Investigação & Inovação em Educação (Ined), Portugal
2022/04/26 - 2022/04/28 Internetworking 2022 (2023/04/26 - 2023/04/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2021/05 - 2021/07 Fórum inED'21: Pensar a Educação pelos Olhares da Investigação (2021/07/22 - 2021/07/23)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021/04/27 - 2021/04/30 Internetworking 2021 (2021/03/27 - 2021/03/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019/12/17 - 2019/12/18 I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico (I ENFL 2019) (Celda Morgado, António Costa, Inês Oliveira, Joana Querido, Mário Cruz, Cláudia Maia-Lima) (2019/12/17 - 2019/12/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019 - 2019 InterNetworking 2019
Conferência (Outra)
2017 - 2017 MYTIKAS CHALLENGE – MCCII
Concurso (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Matemática na Hotelaria
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Curso de Introdução ao Software R
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Matemática e o Marketing
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Seminário de Matemática
Seminário (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 V Dia do Geogebra. Começando nos primeiros anos.
Encontro (Outra)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Ensino da Matemática e Tecnologia
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 A lógica proposicional: uma linguagem (am)bivalente?
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Ensinar Matemática com o Geogebra
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Matemática na Indústria
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 A Matemática como Apoio e Suporte à Decisão
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Applicare
Concurso (Outra)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2014 IV Dia Nacional do Geogebra
Encontro (Outra)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/20 - 2023/10/20 Moderação de uma sessão paralela no I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Encontro
I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/20 I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Encontro
I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/13 - 2023/07/14 Participante
Encontro
Fórum Interno do inED’23
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2023/07/13 - 2023/07/14 Moderadora de uma sessão paralela
Encontro
Fórum Interno do inED’23
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2023/05/05 - 2023/05/06 Participação no Encontro
Encontro
VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE’23),
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2023/04/26 - 2023/04/29 Moderadora de uma sessão paralela na conferência.
Conferência
I NW 23 Conference - Intercultural week
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/04/26 - 2023/04/29 Participação no evento científico.
Conferência
I NW 23 Conference - Intercultural week
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/03/14 - 2023/03/14 Membro da Comissão Científica.
Encontro
Dia Internacional da Matemática
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/02/04 - 2023/02/04 Moderação de uma sessão paralela do eixo temático "Currículo e Avaliação em educação"
Encontro
VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2021/04/27 - 2021/04/27 Moderadora da conferência: PAPER PRESENTATIONS III: SUSTAINABLE APPROACHES IN EDUCATION
Congresso
INW21 Conference – International Week
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/01/10 - 2020/01/10 Participação do Seminário "Educação de Infância e políticas públicas: diálogos transatlânticos"
Seminário
Educação de Infância e políticas públicas: diálogos transatlânticos
2019/12/17 - 2019/12/17 Coordenação do simpósio “Competências linguísticas para o ensino de conteúdos matemáticos”.
Encontro
I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/02/01 - 2019/02/01 Encontro de Clubes Ciência Viva na Escola
Oficina (workshop)
Jornadas de Parcerias - Construir espaços de colaboração
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2018 - 2018 4th International Conference on Lifelong Education and Leadership for All
Conferência
4th International Conference on Lifelong Education and Leadership for All
University of Lower Silesia, Wroclaw/Poland, Portugal
2017 - 2017 Práticas Educativas Criativas no Ensino da Matemática e das Ciências Naturais
Seminário
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2015 - 2015 Apresentação da Revista ELO
Seminário
Apresentação da Revista ELO
Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2015 - 2015 Matemática na Indústria
Seminário
Ciclo de Seminários Científico-Pedagógicos de Matemática
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 A lógica proposicional: Uma linguagem (am)bivalente?
Seminário
Ciclo de Seminários Científico-Pedagógicos de Matemática
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 - 2015 Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Encontro
Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2015 V Dia do Geogebra
Encontro
V Dia do Geogebra
Instituto Geogebra, Portugal
2014 - 2014 Educação Intercultural: possibilidade e desafios
Seminário
2014 - 2014 IV Dia do Geogebra
Encontro
IV Dia do Geogebra
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2014 - 2014 Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Encontro
Escola Superior de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2013 European Teacher Education Network
Congresso
European Teacher Education Network, Bélgica
2013 - 2013 Ensinar e Aprender Matemática com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Encontro
2012 - 2012 A Matemática nos primeiros anos
Encontro
2012 - 2012 European Teacher Education Network
Congresso
ETEN, Portugal
2012 - 2012 ProfMat2012
Encontro
2011 - 2011 Atractor - Matemática Interactiva
Conferência
2011 - 2011 A Matemática nos primeiros anos
Encontro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2011 I Dia do Geogebra
Encontro
2011 - 2011 Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Seminário
2009 - 2009 A Matemática nos Primeiros Anos
Encontro
2009 - 2009 O Novo Programa de Matemática
Oficina (workshop)
Areal Editores, Portugal
2009 - 2009 Actividades Matemáticas com Materiais Manipuláveis
Oficina (workshop)
Areal Editores, Portugal
2009 - 2009 Novos Rumos Para a Matemática na Escola
Seminário
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2009 - 2009 Novos rumos e desafios a matemática
Encontro
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 Profmat 2009
Encontro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2008 - 2008 Seminário Final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Seminário
2008 - 2008 FCM-Braga 2007-2008
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2001 - 2001 Gestão Flexível do Currículo
Conferência
CRIAP - ASA, Portugal
1999 - 1999 Geometrias Não Euclideanas
Oficina (workshop)
1999 - 1999 História da Matemática
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 Relatório de Estágio
Orientador
Mariana Silva Pimpão (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/12/11 Relatório de Estágio
Arguente
Ana Rita da Silva Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/12/11 Relatório de Estágio
Arguente
Ana Rita da Silva Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/09/19 Relatórios de Estágio
Orientador
Patrícia Teixeira Tavares (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/21 Relatório de Estágio
Orientador
Nádia Martins Quatorze (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/21 Relatório de Estágio
Arguente
Rafaela Gomes Afonseca (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/14 Relatório de Estágio
Arguente
Maria Inês Bernardes Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/13 Relatório de Estágio
Arguente
Bruna Saadé Diniz (Outro)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/13 Relatório de Estágio
Arguente
Pedro Renato Miranda da Costa (Outro)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/13 Relatório de Estágio
Arguente
Joana Filipa da Rocha Couto (Outro)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/07/12 Relatório de Estágio
Arguente
Beatriz Almeida Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/12/14 Relatório de Estágio
Arguente
Diana Raquel Pimenta de Moura (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/12/14 Relatório de Estágio
Orientador
Maria da Conceição Pereira da Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/12/14 Relatório de Estágio
Orientador
Mariana Cabral Lisboa e Rego Bayam (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/12/09 Júri de Reconhecimento de Graus Académicos e Diplomas Estrangeiros (despacho CTC/PR-009/2022)
Vogal
Oculto (Outro)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/11/23 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Alexandra Carvalho Penacho (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/11/23 Relatório de Estágio
Arguente
Inês Sofia Ferreira Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/07/13 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Andreia Alexandra da Silva Pereira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2022/07/13 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Sandy Coelho Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2021/07/21 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Eliana Andreia Soares Venâncio (Mestrado)
2021/07/19 Relatório de Estágio
Arguente
Isabel Brito Ferreira Marques (Mestrado)
2021/07/19 Relatório de Estágio
Arguente
Joana Marques Guimarães (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2021/07/19 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Maria dos Reis Vilela (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/07/17 Relatório de Estágio
Arguente
Ana Mafalda Gonçalves de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/07/17 Relatório de Estágio
Arguente
Bibiana Elisabete Dias Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/07/17 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Paula Carina Pinto Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/07/07 Relatório de Estágio. Say Cheese
Arguente
Beatriz Gomes da Costa (Outro)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/07/07 Beyond - Commitee for International Students of ESE. A sua criação e propósito.
Arguente
Mafalda Inês de Vasconcelos Teixeira e Sousa (Outro)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/07/07 App Mobility +. Estudo Exploratório sobre o desenvolvimento de uma aplicação informática para estudantes de programas de mobilidade.
Arguente
Inês Pinheiro Teixeira (Outro)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/04/16 Relatório de estágio
Arguente
Ana Isabel Teixeira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/04/16 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Ana Sabrina Gomes Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/04/16 Relatório de Estágio
Arguente
Ana Isabel Teixeira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/04/07 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Ana Sabrina Gomes Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/01/17 As Tecnologias de Informação e Comunicação na atuação de professores recém-formados: um estudo com licenciados em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Caicó
Arguente
João Victor Alves Feitoza (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2020 Programa de formação continuada de professores de Matemática do Ensino Fundamental II com recurso à tecnologia: o uso do Geogebra
Arguente
Eimard Gomes Antunes de Nascimento (Doutoramento)
2019/12/20 A problemática dos plásticos numa perspetiva CTS: um estudo com uma turma do 6.º ano de escolaridade
Orientador
Paulo Alberto Milheiro Martins de Barros (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/12/16 Relatório de Estágio
Orientador
Andreia Azevedo Araújo (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/12/16 Relatório de Estágio
Arguente
Raquel Alexandra Cardoso Peixoto (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/12/16 Relatório de Estágio
Orientador
Andreia Azevedo Araújo (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/12/16 Relatório de Estágio
Arguente
Raquel Alexandra Cardoso Peixoto (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/11/27 Uma Metodologia para a Produção de Videoaulas de Apoio ao Exame Nacional do Ensino Médio
Arguente
Michel Madson Alves Cabral (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019/09/19 Relatório de Estágio
Arguente
Sara Batista Rochete (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/07/16 Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada - Um pequeno passo para o envolvimento, um passo gigante para a aprendizagem
Arguente
Ana Francisca Peneda Andrade (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/07/10 Relatório de Estágio
Arguente
Eva Inês Sarmento Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/07/10 Relatório de Estágio
Arguente
Bruna Manuela Tavares de Sá (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/04/09 Relatório de Estágio
Arguente
Rita Sofia Crespo de Magalhães (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2018/12/18 Relatório de Estágio
Presidente do júri
Carla Cristina Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2018/12/14 Relatório de Mestrado
Arguente
Isabel Sousa Lage (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2018 Relatório de Estágio Maria de Fátima Barbosa Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Mestrado Maria João Alves Andrade e Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio Ana Isabel Correia da Silva Graciano (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Relatório de Estágio Carla Alexandra da Costa Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Simetrias: da arte, da cultura e do património para a formação docente Cleber Gouvêa Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 Relatório de Estágio
Arguente
Andreia da Rocha Tomé (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Pedro Alexandre Carvalho da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Ana Mafalda Cruz Esteves Sarmento (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Mariana da Conceição da Costa Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Mestrado Maria Inês Cunha Vale (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Maria de Queirós Bouça Ribeirinho Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Tatiana Jorge da Silva Vidal (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Marta Maria Girão de Pinho Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Ana Chorão Guedes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Mestrado Vera Raquel Pereira Mesquita (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Relatório de Estágio Sara Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de Estágio Sofia Leão Aguiar Braga da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de Estágio Mariana Teixeira Espinheira Rio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas Sandra Cristina Babo Filipe (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Relatório de Estágio Marisa Alexandra Rodrigues Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Relatório de Estágio Marta Filipa da Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 As Ferramentas Multimédia no Ensino das Ciências Naturais do 2.º Ciclo - Estudo de caso com uma turma do 6.º ano Manuel Agostinho Aires Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Relatório de Estágio. Ensinar: dar asas para poder voar. João Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 Relatório de Estágio Verónica Raquel Gonçalves Remelgado (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de Estágio Ana Luísa Elias Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de Mestrado Maria João Gonçalves Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2016 Relatório de Estágio Sara Cristina Gouveia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Um estudo de caso sobre os trabalhos de casa: O olhar dos alunos Marina Andreia Nogueira Mendes Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Tarefas de investigação com recurso a materiais manipuláveis em Geometria Carla Assunção Breda da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Uma abordagem aos numerais mistos com recurso aos blocos padrão: Um estudo de caso com alunos do 5º ano de escolaridade. Sónia Alexandra Alves Ferreira Meireles (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio Ana Filipa da Cruz Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio Ana Isabel Pereira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio do Mestrado de Educação em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Andreia Filipa Pinto Monteiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 Relatório de Estágio de Mestrado de Educação Pré-Escolar Florisa Maria Moreira de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio de Mestrado de Educação Pré-Escolar Sofia Daniela Correia Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Ana Rute Zamith Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Cátia Fabiana da Silva Maciel (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 Relatório de Estágio em Educação Pré-Escolar Íris Ágata da Silva Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/09/06 - 2023/09/08 XXVI Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática Universidad de La Rioja

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/11/23 - 2023/11/23 Education Sciences (2227-7102) MDPI
2023/05/26 - 2023/05/26 Cenas Educacionais (2595-4881)
2023/03/23 - 2023/03/23 Al Ibtida: Jurnal Pendidikan Guru MI
2019/12/18 - 2021/05/16 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2021/03 - 2021/03 Sensos-e
2020/12/09 - 2020/12/09 Asian Research Journal of Arts & Social Sciences (https://doi.org/10.9734/arjass/2020/v12i330189) Asian Research Journal of Arts & Social Sciences

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/06 - Atual Membro da Comissão de Auto-Avaliação do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar
Membro
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal Escola Superior de Educação do Porto
2020/01 - Atual Responsável pelo processo de avaliação do impacto da formação decorrente do Projeto DLBC Aldoar.
Avaliador
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal Câmara Municipal do Porto
2017/05 - 2020/12 Responsável pelo processo de acompanhamento, monitorização e avaliação do impacto da formação que decorreu, de maio de 2017 a dezembro de 2018 e de setembro de 2019 a julho de 2020, no Centro de Formação de Associação de Escolas Sebastião da Gama, no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar de Programa Operacional do Capital Humano.
Avaliador
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal Ministério da Educação

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/02 - Atual Matemática na Educação de Infância (2016-2017; 2017/2018; 2018/2019; 2020/2021) Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/09 - Atual Iniciação à Prática Profissional III (2009-atual) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/02 - Atual Matemática, Materiais e Tecnologias (2009-atual) Licenciatura em Educação Básica (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/02 - Atual Geometria (2009-atual) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2007/09 - Atual Cultura e Conhecimento Matemático (2007-atual) Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020/10/20 - 2020/12/15 Ação de Formação: O Geogebra e os Telemóveis (Kahoot, Plickers, …) no apoio à aprendizagem da Matemática (2 turmas) Formação Contínua de Professores (Curso de Especialização Tecnológica) Centro de Formação de Basto, Portugal
2020/10/22 - 2020/12/10 A Aprendizagem Baseada em Projetos no Apoio à Aprendizagem Ativa (2 turmas) Formação Contínua de Professores (Curso de Especialização Tecnológica) Centro de Formação de Basto, Portugal
2014/10 - 2019/12 Projeto (Mestrado de Especialização) (2014-atual) Mestrado em Didática da Matemática e das Ciências da Natureza (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2018/11 Álgebra e Conexões Matemática (Mestrado) (out de 2018) Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O Geogebra e os Telemóveis (Kahoot, Plickers, …) no apoio à aprendizagem da Matemática Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Matosinhos, Portugal
2018 - 2018 Utilização de tablets e smartphones como recurso didático no ensino de Matemática e Ciências Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Gaia Nascente, Portugal
2016/09 - 2017/02 Matemática na Vida e nos Dados (2016/2017, 2017/2018) Curso Técnico Superior Profissional - Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 O Geogebra e os Telemóveis (Kahoot, Plickers, …) no apoio à aprendizagem da Matemática Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis, Portugal
2012/10 - 2014 Didática da Matemática no 1.º e 2.º CEB I (Mestrado) (2012/2013, 2013/2014) Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2011/02 - 2012/06 Iniciação à Prática Profissional II (2010/2011, 2011/2012) Licenciatura em Educação Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 As Isometrias e o Geogebra no NPMEB. Uma abordagem teórica e prática. Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2010/10 - 2011/06 Prática Pedagógica IV (2010/2011) Licenciatura em Professores do Ensino Básico - variante de Matemática e Ciências da Natureza (Outros) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2010/10 - 2011 Didática da Matemática (Mestrado) (2010/2011) Mestrado em Didática da Matemática e das Ciências da Natureza (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2009/05 - 2009/07 Matemática - 5.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (Ensino básico 3º ciclo) Escola EB 2,3 de Paços de Brandão, Portugal
2009/05 - 2009/07 Matemática - 6.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (Ensino básico 3º ciclo) Escola EB 2,3 de Paços de Brandão, Portugal
2009/05 - 2009/07 Matemática - 7.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (Ensino básico 3º ciclo) Escola EB 2,3 de Paços de Brandão, Portugal
2007/10 - 2009 Epistemologia e Metodologia do Ensino da Matemática (2007/2008, 2008/2009) Licenciatura em Professores do Ensino Básico - variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2008/04 - 2008/07 Matemática - 5.º ano de escolaridade (Outros) Escola EB 2,3 de Castêlo da Maia, Portugal
2008/04 - 2008/07 Matemática - 6.º ano de escolaridade (Outros) Escola EB 2,3 de Castêlo da Maia, Portugal
2008 - 2008 Geogebra Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola EB 2,3 Castêlo da Maia, Portugal
2007/10 - 2008 Ensino da Matemática I (2007/2008) Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2006/05 - 2007/06 Matemática - 8.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (Ensino básico 3º ciclo) Escola EB 2,3 de Febo Moniz, Portugal
2006/05 - 2007/06 Matemática - 7.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (Ensino básico 3º ciclo) Escola EB 2,3 de Febo Moniz, Portugal
2000/09 - 2001/08 Matemática - 8.º ano de escolaridade (Outros) Escola EB 2,3 Frei João, Portugal
2000/09 - 2001/08 Matemática - 9.º ano de escolaridade (Outros) Escola EB 2,3 Frei João, Portugal
2000/09 - 2001/08 Matemática - 7.º ano de escolaridade (Outros) Escola EB 2,3 Frei João, Portugal
1998/09 - 1999/08 Matemática - 10.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (EB/Sec) (Ensino básico 3º ciclo) Escola Secundária Tomaz Pelayo, Portugal
1998/09 - 1999/08 Matemática - 9.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (EB/Sec) (Ensino básico 3º ciclo) Escola Secundária Tomaz Pelayo, Portugal
1998/09 - 1999/08 Matemática - 7.º ano de escolaridade Ensino da Matemática (EB/Sec) (Ensino básico 3º ciclo) Escola Secundária Tomaz Pelayo, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014/06 - Atual Centro D. Pedro - Centro Luso-Brasileiro de Estudos, Projetos e Inovação do Instituto Politécnico do Porto
2012/04 - Atual Instituto Geogebra Portugal
2008 - 2015 Associação de Professores de Matemática (APM)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/07/28 - Atual Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica
Coordenador
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2021/03 - Atual Membro do Corpo Editorial da Sensos-e
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020/11/11 - Atual Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica
Membro
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2019/10 - Atual Membro do Conselho Técnico- Científico (CTC)
Membro
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2014/09 - Atual Membro da Comissão de horários
Outro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2014/09 - Atual Tutora de estudantes de Erasmus In e Out
Outro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/20 I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Coordenador
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/10/19 - 2023/10/19 Orador na sessão de abertura do I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras
Vogal
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2021/06/03 - 2021/07/07 Membro da Comissão Científica da Conferência “E-Learning in STEM Education - First International Conference” (www.ese2021.com)
Membro
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/06/12 - 2021/05/13 Membro da Comissão do Curso TeSP - Serviços de Tecnologias Educativas
Membro
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020/05/07 - 2020/05/08 Membro da Comissão Científica do I Fórum Interno do inED: pensar a educação pelos olhares da investigação (evento anulado)
Membro
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2020 - 2020 Membro da Comissão Científica do Internetworking Conference 2020 (evento anulado)
Membro
2019/09 - 2019/09 Membro da Comissão Organizadora do Evento Rota da Educação (António Costa, Cláudia Maia-Lima; Maria José Araújo, Mário Cruz)
Membro
Agrupamento de Escolas do Viso - Porto, Portugal
2019/04/09 - 2019/04/12 Membro da Comissão Científica do Internetworking Conference 2019
Membro
Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2013/05 - 2013/05 Membro da Comissão de professores convidados da LEB para a reunião com a CAE da A3ES.
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/11/13 - Atual Membro do Júri dos Concursos Especiais e de Reingresso e Mudança de Curso - Edição 2020/2021 da Licenciatura em Educação Básica (Despacho ESE/PR-036/2020) Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/06/26 - 2023/08/05 Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais à Licenciatura em Educação Básica - Edição 2023/2024 Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2023/06/01 - 2023/07/31 Concurso Maiores de 23 - Licenciatura em Educação Básica Escola Superior de Educação do Porto, Portugal
2021/06/22 - 2021/06/25 Membro do Júri de Seleção e Seriação do Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos (Despacho P.PORTO/P-028/2021) Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2022/09/25 - 2023/07/05 Professora-tutora Francisca da Lage Rego
2022/09/25 - 2023/07/05 Professora-tutora Germano Miguel Sousa Pereira
Distinções

Outra distinção

2015 Menção Honrosa
Instituto Politécnico do Porto - Projeto de Inovação Pedagógica no Ensino à Distância (PIPED), Portugal