???global.info.a_carregar???
Sofia Almeida Santos is a FCT- funded Research Fellow and knowledge broker at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) (University of Porto, Portugal). She holds a European Ph.D. (2015) and a master's degree (2009) in Educational Sciences, and has almost twenty years of experience in the field of educational research. She also has completed post-graduate studies in Public Policy Evaluation at IPPS-ISCTE, and in Diversity, Equity, and Inclusion: DEI Strategies for Business Impact at Cambridge Judge Business School Executive Education. Sofia’s research expertise and interests are focused on citizenship and sex education, gender studies; refugee and asylum policy; diversity and inclusion in education, early school leaving, social justice and educational policies. Currently, she is the Portuguese representative of the Experts Policy Adviser Network at the Council of Europe, specializing in citizenship education and democracy. She has influenced public education policies, served as an expert advisor to the Minister of Education during the period from 2020 to 2022; as a member of the National Education for Citizenship Strategy; as scientific consultant of Directorate General for Education of the Portuguese government and of the Autonomous Region of Azores; as member of the Scientific-Pedagogical Council for Continuing Education, and currently as a member of the FPCEUP Scientific Council. She conducted extensive research on education, early school leaving and gender inequalities, and contributed to academia through publications, presenting findings at numerous academic conferences and teaching. Sofia has participated in several international studies and projects, and she is still strongly committed with education as consultant of Porto Editora.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sofia Almeida Santos

Nomes de citação

  • Santos, Sofia
  • Santos, Sofia Almeida
  • Sofia A. Santos

Identificadores de autor

Ciência ID
0519-7119-77B6
ORCID iD
0000-0002-8512-2335

Telefones

Telefone
  • 22 607 97 Ext.: 308 (Profissional)
Telemóvel
  • 936467877 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
  • Ciências Sociais - Sociologia - Assuntos sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2023/07
Concluído
Avaliação de Políticas Públicas (Pós-Graduação)
Instituto para as Políticas Públicas e Sociais - ISCTE, Portugal
2022/06/01 - 2022/07/31
Concluído
Diversity, Equity and Inclusion: DEI Strategies for Business Impact. (Outros)
University of Cambridge; Cambridge Judge Business School Executive Education, Reino Unido
2015/06/12
Concluído
European PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Distinction
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

University of Cambridge Faculty of Education, Reino Unido

University of Leeds, Reino Unido
"School-based Sex education under the spotlight of sexual and intimate citizenship: a focus on Portugal and England." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção
2009/05/10
Concluído
Master in Educational Sciences [Mestrado em Ciências da Educação ] (Mestrado)
Especialização em Distinction
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Lugares Emergentes da Animação Sociocultural: Experiências e produção socioeducativas, situadas na tensão entre exclusão social e igualdade como condição" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção
2006
Concluído
Degree in Education [Licenciatura] (Licenciatura)
Especialização em 17
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Science and Technology Foundation, Portugal
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
2006 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2017 - 2022 Investigador (Investigação) University of Warwick, Reino Unido
University of Warwick, Reino Unido
2018 - 2019 Investigador (Investigação) Council of Europe Expert, Portugal
Council of Europe Expert, Portugal
2013/01 - 2013/03 Investigador visitante (Investigação) Interdisciplinary Centre for Gender Studies, Leeds University, Portugal
2011/09 - 2012/05 Investigador visitante (Investigação) Faculty of Education, Cambridge University, Reino Unido

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - Atual Leitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
2016/09 - 2019/12 Leitor (Docente Universitário) University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/02 - 2017/07 Leitor (Docente Universitário) University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Leitor (Docente Universitário) University of Warwick, Reino Unido
Departamento de Sociologia, Reino Unido

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - 2022/04/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Portuguese Cabinet of the Minister of Education, Portugal
Governo da República Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11 - Atual Member of EPAN - Experts Policy Advisers Network Council of Europe, França
2022/12/01 - Atual Member of the Scientific Board of the Faculty Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
2018/05/01 - 2019/12 Board Member Scientific-Pedagogical Council of Continuing Professional Training, Portugal
Scientific-Pedagogical Council of Continuing Professional Training, Portugal
2018/06 - 2019/06 Scientific Consultant Porto Editora, Portugal
Porto Editora, Portugal
2018/06 - 2019/06 Scientific Consultant Porto Editora, Portugal
Porto Editora, Portugal
2018 - 2019 Scientific Consultant Regional Directorate of Education and Educational Administration, Portugal
2016/06 - 2016/12 Scientific Consultant as member of the Working Group on the Strategy for Citizenship Education Governo da República Portuguesa, Portugal
Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade e Secretaria de Estado da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/04 - 2022/04 Promoting Gender Equality in Education
ES/M500434/1
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Department of Sociology, Warwick University, Reino Unido
ECONOMIC AND SOCIAL RESEARCH COUNCIL / UNIVERSITY OF WARWICK
Concluído
2018/10/01 - 2021/09/30 EduTransfer - Learning from diverse educational settings: Transferability of promising practices in the 2020 Horizon
PTDC/CED-EDG/29886/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/02 - 2018/01 [FP7] RESL.eu: Reducing Early School Leaving in the EU
Bolseiro de Pós-Doutoramento
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
2007/09 - 2010/10 Sexualities, Youth and Teenage Pregnancy in North-western Portugal
Bolseiro de Integração na Investigação
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2007 - 2009 Percursos biográficos de jovens na escola e na comunidade
POCI/CED/57938/2004
Investigador
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2024/01/01 - Atual SIRIUS 3.0 - Impactful and sustainable policy change for migrant education
101114742 — Sirius 3.0
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
European Commission
Em curso
2023/09/01 - 2027/09/01 YOUTH ROMANCE CULTURE AND EDUCATIONAL TRAJECTORIES IN COMPULSORY SECONDARY_ROMANCE SUCCESP
PID2022-138681OB-I00
Bolseiro de Investigação
Instituto Universitario de Investigación en Estudios de las Mujeres y de Género, Espanha
Em curso
2023/05/01 - 2025 TeachXevidence. Preventing gender-based violence in schools based on scientific evidence with social impact
101096234
Member of the Consultant Board
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
European Commission
Em curso
2021 - 2024 Cosi.ed - Co-created Education through Social Inclusion
Bolseiro de Investigação
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
European Commission
Em curso
2020 - 2023 Expanding Impact on Policy, Practices and Products for Gender-Sensitive Education in Portugal
ES/T502054/1
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
University of Warwick, Reino Unido
ECONOMIC AND SOCIAL RESEARCH COUNCIL / UNIVERSITY OF WARWICK
Concluído
2021/09 - 2022/12 TraSPASA - Trayectorias de éxito/abandono em secundaria profesional (fp) desde el análisi del romance juvenil en la actual sociedade andaluz digital
PY20_00198
Bolseiro de Investigação
Universidad de Granada, Espanha
Concluído
2021 - 2022/12 ROMANCE SUCC-ED La caja negra del fracaso escolar. Análises de las trayectyorias de éxito/fracaso escolar en secundaria obligatoria desde la perspectiva de las relaciones afectivosexualies adolescentes en la actual sociedade andaluza digital
B-SEJ-332-UGR20
Bolseiro de Investigação
Universidad de Granada, Espanha
Concluído
2019/03 - 2022/02 Projeto “Educação para a Cidadania”
Member of the Consultant Board
Fundação Gonçalo da Silveira, Portugal

Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto , Portugal
EEA Grants

Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação Bissaya Barreto
Concluído
2019 - 2021 motivatEyoUth - Preventing the Early School Leaving phenomenon in the EU through practical and innovative solutions
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
2017/12 - 2020/01 THRIECE - Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education
Bolseiro de Investigação
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
2017/09 - 2019/09 STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners With the Arts: Relational Health in European Schools
2017-1-UK01-KA203-036723
Bolseiro de Investigação
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
2015 - 2017 LINK – Learning in a New Key: Engaging Vulnerable Young People in School Education
2015-1-UK01-KA201-013752
Investigador
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nada, C.I.; Santos, S.A.; Macedo, E.; Araújo, H.C.. "Can mainstream and alternative education learn from each other? An analysis of measures against school dropout and early school leaving in Portugal". Educational Review 72 3 (2020): 365-385. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85052287537&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00131911.2018.1508127
  2. Santos, Sofia Almeida; Nada, C.; Macedo, E.; Araújo, H.C.. Autor correspondente: Santos, Sofia Almeida. "What do young adults' educational experiences tell us about Early School Leaving processes?". European Educational Research Journal 19 5 (2020): 463-481. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85089400999&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1474904120946885
  3. Venegas, M.; Villar-Aguilés, A.; Santos, Sofia Almeida. "Sex and gender equality policies in education in three southern European societies: The cases of Andalusia and Valencian Community (Spain) and Portugal.". Revista Espanola de Sociologia 29 1 (2020): 137-151. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85081291344&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.22325/fes/res.2020.09
  4. Macedo, E.; Santos, Sofia; Doroftei, A. O.; Araújo, Helena C.; Nada, Cosmin. Autor correspondente: Macedo, E.. "Visiones de jóvenes sobre su participación en medidas educativas en el Norte de Portugal: Entre desafíos y oportunidades.". Educación Siglo XXI 38 2 (2020): 131-152.
    Publicado
  5. Araújo, H.C.; Macedo, E.; Santos, S.A.; Doroftei, A.O.. "Tackling early school leaving: Principals’ insights into Portuguese upper secondary schools". European Journal of Education 54 1 (2019): 151-162. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85061571510&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/ejed.12328
  6. Macedo, E.; Santos, Sofia Almeida; Araújo, H.C.. "How can a second chance school support young adults' transition back to education?". European Journal of Education 53 4 (2018): 452-455. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054618613&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/ejed.12312
  7. Santos, Sofia Almeida; Macedo, Eunice; Torres, Flora; Hardalova, P.. "Reinventing the Allegory of the Cave through drama: Teachers’ challenges and competences in education". Educação, Sociedade & Culturas 50 (2017): 75-93. http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC50_Eunice_etal.pdf.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  8. Macedo, Eunice; Santos, Sofia. "Engaging vulnerable young people in education through the arts: Challenges and opportunities". Educação, Sociedade & Culturas 50 (2017): 7-14. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC50_Foreword.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Macedo, E.; Santos, Sofia Almeida. "In the quest for equality of condition: Women's situation in Belgium, Lithuania, the Netherlands and Portugal". Journal of International Women's Studies 14 3 (2013): 230-243. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84886254202&partnerID=MN8TOARS.
  10. José Manuel Peixoto Caldas; Laura Fonseca; Santos, Sofia Almeida; Lígia Almeida. "Escuela y diversidad sexual: ¿que realidad?". Educação em Revista 28 3 (2012): 143-158. https://doi.org/10.1590%2Fs0102-46982012000300007.
    10.1590/s0102-46982012000300007
  11. Fonseca, Laura; Araújo, Helena C.; Santos, Sofia Almeida. "Sexualities, teenage pregnancy and educational life histories in Portugal: Experiencing sexual citizenship?". Gender and Education 24 6 (2012): 647-664. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867551355&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09540253.2012.695772
  12. Santos, Sofia Almeida; Araújo, H. C; Fonseca, L.. Autor correspondente: Santos, Sofia Almeida. "Sex education and the views of young people on gender and sexuality in Portuguese schools.". Educação, Sociedade & Culturas 35 (2012): 29-44.
    Publicado
  13. Fonseca, L.; Santos, Sofia Almeida; Caldas, J.. "Cidadania, educação e responsabilidade social: percursos biográficos de jovens grávidas em contextos de protecção social". Educação & Sociedade 32 117 (2011): 1015-1033.
    Publicado
  14. Malafaia, C; Santos, Sofia Almeida. "O método auto-biográfico: Uma proposta educativa em tempo prisional.". Ousar Integrar – Revista de Reinserção Social 10 (2011): 85-89.
    Publicado
  15. Fonseca, L.; Santos, S.; Caldas, J.M.P.. "Citizenship, education and social responsibility: The biographical journey of young pregnant women in social protection environments,Cidadania, educação e responsabilidade social: Percursos biográficos de jovens grávidas em contextos de protecção social". Educacao e Sociedade 32 117 (2011): 1015-1033. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84856980432&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0101-73302011000400007
  16. Santos, Sofia; Macedo, E. Autor correspondente: Santos, Sofia. "Belgian, Dutch, Lithuanian and Portuguese women have a say: Countries' social policies within Europe". Socialinis Darbas, Mokslo Darbai 9 2 (2010): 101-106.
    Publicado
  17. Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida. "Still in between work and care? Women discussion about Belgium, Lithuania, the Netherlands and Portugal.". Gender Studies and Research 8 (2010):
    Publicado
  18. Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida. "Still in between paid and unpaid work? Women’s discussion about their situation in Belgium, Lithuania, the Netherlands, and Portugal ; Vis dar tarp apmokamo ir neapmokamo darbo? Moteru nuomone apie ju padeti Belgijoje, Lietuvoje, Nyderlandu karalysteje ir Portugalijoje". (2010): http://vddb.library.lt/obj/LT-eLABa-0001:J.04~2010~ISSN_1822-6310.N_8.PG_59-69.
  19. Macedo, E.; Santos, Sofia. "Just Women? The women situations in labour market among four European countries". Ex-aequo 19 (2009): 129-155.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Nada, Cosmin; Santos, Sofia. Autor correspondente: Nada, Cosmin. "Reflexões em torno do insucesso e abandono escolares, à luz das políticas educativas nacionais e europeias". In Práticas promissoras em contexto: Transferibilidades de esperança com jovens e profissionais da educação.. porto, Portugal: Afrontamento, 2024.
    No prelo
  2. Santos, Sofia. Autor correspondente: Santos, Sofia. "Sex Education: An untested feasibiliy for non-heterosexual young people in school.". In Freirian and feminist thought(s): epistemological and methodologic reverberations. New York, Estados Unidos: Bloomsbury Publishing, 2024.
    No prelo
  3. Santos, Sofia. Autor correspondente: Santos, Sofia. "Desafios e expectativas da profissionalidade docente: análise a partir da discussão em grupo". In Práticas promissoras em contexto: Transferibilidades de esperança com jovens e profissionais da educação.. Porto, Portugal: Afrontamento, 2024.
    No prelo
  4. Santos, Sofia Almeida. Autor correspondente: Santos, Sofia Almeida. "Brief Thoughts on Sex Education and its influence on school trajectories.". In Jovenes, trayectorias educativas e relaciones afectivosexuales: una mirada internacional., editado por M. Venegas & J.L. Paniza (Coord.).. Espanha: Tirant Humanindades, 2024.
    No prelo
  5. Santos, Sofia. Autor correspondente: Santos, Sofia. "Understanding teachers’ competences in constructing a school play.". In Addressing issues of mental health in schools through the arts: Teachers and music therapists working together (ISBN 978-042962850-4), editado por Nick Clough; Jane Tarr, 272-274. London: Routledge, 2021.
    Publicado
  6. Santos, Sofia. Autor correspondente: Santos, Sofia. "Understanding teachers’ competences in constructing a school play [complementary materials 10].". In Addressing issues of mental health in schools through the arts: Teachers and music therapists working together.. Reino Unido: Routledge, 2021.
    Publicado
  7. Santos, S.A.; Macedo, E.. "Unveiling silence and pressures in the messages of school sex education: A path towards more egalitarian and democratic relationships". In Sexualities, Gender and Violence: A view from the Iberian Peninsula, editado por Enguix, B. & Vieira, C. P.,, 91-109. Nova Science Publishers., 2020.
    Publicado
  8. ¿ Macedo, E.; Carvalho, A; Doroftei, A.; Santos, Sofia; Araújo, H. C.. "El arte como catalizador para el reenganche educativo de jóvenes en una escuela de segunda oportunidad en Portugal". In Jóvenes resilientes en contextos socioeducativos adversos, 179-196. Barcelona: Editorial Grao., 2020.
    Publicado
  9. Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida. Autor correspondente: Macedo, Eunice. "Pensar as sexualidades de mulheres e homens jovens, em Portugal: direitos, saber e prazer.". In Mulheres, gênero e sexualidades na sociedade: Diversos olhares sobre a cultura da desigualdade. 2020.
    Publicado
  10. Araújo, Helena C.; Macedo, Eunice; Santos, Sofia; Nada, Cosmin. "Abandono escolar e "abandono escolar precoce" em foco em dois projetos de pesquisa: o Projeto RESL.EU e o Projeto EDUPLACES.". In Remar contra as desigualdades em educação: Práticas, vozes, percursos, 125-137. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2019.
    Publicado
  11. Macedo, E.; Santos, S.A.; Doroftei, A.O.. "Alternative learning arenas in Portugal: Hope for young adults?". In Comparative Perspectives on Early School Leaving in the European Union, 199-214. Milton Park & New York: Routledge., 2018.
    Publicado
  12. Santos, S. A.. "La ciudadanía sexual e íntima como espacio para el reconocimiento de la igualdad sexual y de género en la educación sexual.". In De la igualdad de género a la igualdad sexual y de género: Reflexiones educativas y sociales. Madrid:: Editorial Dykinson., 2018.
  13. Santos, S.A.; Macedo, E.; Araújo, H.C.. "Educational trajectories of early school leavers in Portugal: Processes and conditions of (in)equality". In Comparative Perspectives on Early School Leaving in the European Union, editado por . Van Praag, W. Nouwen, R. V. Caudenberg, N. Clycq, & C. Timmerman, 149-163. Milton Park & New York: Routledge., 2018.
    Publicado
  14. Santos, Sofia. "Nós não somos educados a falar disso e a dar nome às coisas: perspetivas, desejos e condicionalismos jovens". In Sexualidades, Gravidez e Juventude: relações sociais e educativas, editado por Fonseca, Laura & Santos, Sofia Almeida. Porto: Afrontamento, 2015.
  15. Araújo, Helena C.; Fonseca, Laura; Santos, Sofia Almeida. "Biografias de gravidez/maternidade jovem: experiências de educação e cidadania sexual e íntima?". In Sexualidades, Gravidez e Juventude: relações sociais e educativas., editado por Fonseca, Laura & Santos, Sofia Almeida. Afrontamento, 2015.
    Publicado
  16. Fonseca, Laura; Santos, Sofia Almeida. "Biografias de grávidas e mães jovens em contextos de proteção social: percursos, contextos e questões educativas.". In Sexualidades, Gravidez e Juventude: relações sociais e educativas., editado por Fonseca, Laura & Santos, Sofia Almeida. Af, 2015.
    Publicado
  17. Santos, Sofia; Fonseca, L.. Autor correspondente: Santos, Sofia. "Olhares educativos sobre saúde sexual: jovens confrontam direitos sexuais e íntimos.". In Género e Saúde. Novas (in)visibilidades., editado por C. Nogueira & S. Magalhães. APEM e Afrontamento, 2013.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Gomez, Fernanda; Santos, Sofia Almeida; Macedo, Eunice. 2023. "Educação Sexual de mulheres, ontem e hoje, em Portugal".
Edição de número de revista
  1. Macedo, Eunice; Santos, Sofia; Nick Clough. "Engaging vulnerable young people in education through the Arts". Educação, Sociedade & Culturas 50 (2017): https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/educacao-sociedade-culturas-50.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Fonseca, L.; Santos, Sofia. Sexualidades, Gravidez e Juventude: Relações sociais e educativas.. Afrontamento. 2015.
    Publicado
Relatório
  1. Araújo, Helena; Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida; Doroftei, Alexandra. 2017. A Longitudinal Study of Educational Trajectories of Youth at Risk of Early School Leaving.. https://medialibrary.uantwerpen.be/oldcontent/container23160/files/RESL%20eu%20Publication%205%20FINAL%202.pdf?_ga=2.68353105.173581360.1613242045-283792897.1613242045.
  2. Santos, Sofia Almeida; Araújo, Helena C.; Nada, Cosmin; Macedo, Eunice; Doroftei, Alexandra. 2017. Policy Brief for National and Regional Level Policy Makers. https://medialibrary.uantwerpen.be/oldcontent/container23160/files/RESL_Policy%20Brief%202_final.pdf?_gl=1*uqk3xz*_gcl_au*MTAzMjYxNzY2LjE3MDg5MDQ0MjU.*_ga*MTE2NzQ0Nzk5NC4xNzA4OTA0NDI1*_ga_WVC36ZPB1Y*MTcwODkwNDQyNS4xLjEuMTcwODkwNDQzNy40OC4wLjA.&_ga=2.110428677.1208566571.1708904425-1167447994.1708904425.
  3. Araújo, Helena; Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida; Doroftei, Alexandra. 2016. Attitudes of school personnel to Early School Leaving.. https://medialibrary.uantwerpen.be/oldcontent/container23160/files/Publication%202_revisedfinal.pdf?_ga=2.64737519.173581360.1613242045-283792897.1613242045.
  4. Araújo, Helena; Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida; Doroftei, Alexandra. 2016. School-based Prevention and Intervention Measures and Alternative Learning Approaches to Reduce Early School Leaving. https://medialibrary.uantwerpen.be/oldcontent/container23160/files/RESL_Publicatie_A4_v2%20(002)(2).pdf?_ga=2.26327293.173581360.1613242045-283792897.1613242045.
  5. Araújo, Helena; Macedo, Eunice; Santos, Sofia Almeida; Doroftei, Alexandra. 2016. Evaluation of Extra-muros Measures for Reducing Early School Leaving - Portugal.
  6. Araújo, Helena; Macedo, Eunice; Doroftei, Alexandra; Santos, Sofia Almeida. 2015. The evaluation of intra-muros interventions to reduce early school leaving - Portugal..
Revisão de livro
  1. Santos, Sofia Almeida. "Recensão". Revisão de Fazendo género no recreio: A negociação de género em espaço escolar [Recensão do livro de Maria do Mar Pereira (2013):
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "School-based sex education under the spotlight of sexual and intimate citizenship: a focus on Portugal and England.". Doutoramento, University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences, 2015.
  2. "Lugares Emergentes da Animação Sociocultural: Experiências e produção socioeducativas, situadas na tensão entre exclusão social e igualdade como condição". Mestrado, University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences, 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/27 Mesa Inaugural: International Conference: Youth, Educational Trajectories & Sex and Love Relationships: An International View International Conference: Youth, Educational Trajectories & Sex and Love Relationships: An International View
Faculty of Political Sciences and Sociology, University of Granada (Granada, Espanha)
2023/05/03 Abandono Escolar Temprano: Políticas públicas en acción Plataforma Zero Abandonament (#ZeroAbandonament)
Fundació Bofill (Barcelona, Espanha)
2019 Santos, S.A. (Março 2019). Mesa redonda: Cidadania e Desenvolvimento. Autonomia e transversalidade, OBVIE
FPCEUP (Porto, Portugal)
2019 Santos, S.A. (Março 2019). Mesa redonda: Educación, género y sexualidad en el sur de Europa. II Jornadas educativas sobre igualdad y diversidad sexual y de genero.
(. Granada, Espanha)
2019 Santos, S.A. (Março 2019). “Educação para a Cidadania: Da Estratégia à Ação.”
FENPROF, Sindicato dos Professores do Norte (Vizela, Portugal)
2019 Santos, S.A. (Fev 2019). ENEC Educação para a Cidadania
Direção Regional dos Açores (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. , Portugal)
2018 ¿ Santos, S.A., Macedo, E., & Araújo, H. C. (2018, Janeiro). Early school leaving on the views of ESLers: a longitudinal study.
(Porto, Portugal)
2018 Santos A. S., Nada, I. C., Doroftei, A., & Araújo, C. H. (2018, Janeiro). Policy Briefs: transfer of knowledge from research results. Comunicação.
Faculty of Psychology and Sciences of Education
2018 Santos A. S., Nada, I. C., Macedo, E., & Doroftei, A. (2018, Janeiro). Preventive and interventive measures with youngsters at risk of ESL.
(Porto, Portugal)
2018 Nada, I. C., Santos A. S., Araújo, C. H., & Macedo, E. (2018, Janeiro). How can mainstream and alternative education learn from each other?
(Antuérpia, Bélgica)
2018 Santos, S.A. (Nov 2018).ENEC
Auditório da Casa da Portela (Amarante, Portugal)
2018 Santos, S.A. (Abril 2018). Igualdade de género no trabalho e nas tomadas de decisão.
Sindicato dos Professores do Norte ( Porto, Portugal)
2018 Santos, S.A. (Abril 2018). Qual o lugar da escola na educação das sexualidades? Espaço para novas cidadanias.
Universidade Aberta (São João da Madeira, Portugal)
2017 Araújo, H. C., Macedo, E., & Santos, S. A. (2017, Agosto). Out or Away From Education And Training: Portuguese Young Adults Have A Say. ECER
(Copenhaga, Dinamarca)
2016 Araújo, H.C. Macedo, E., Santos, S. A. & Doroftei, A. O. (2016, Agosto). Young Portuguese Talk about their Extra-muros Experiences: “Quando os Professores Deixam de Puxar a Corda". ECER
( Dublin, Irlanda)
2016 Santos, S.A., Araújo, H. C., & Macedo, E. (2016, Maio). Young adults who left schools speak about their educational pathways: In between failure and hope.
(Barcelona, Espanha)
2016 Santos, S.A., Macedo, E., & Araújo, H. C. (2016). O Projeto RESL.Eu e os seus Achados práticas de educação mais inclusivas. Seminário: Learning in a New Key
(Porto, Portugal)
2016 Santos, S.A. (Dez 2016). Quando o controlo trai os afetos: Experiências de violência. I Seminário Internacional Gender, Sexualities and Violence: Research experiences and Intervention, Cultural Encounters in Interventions Against Violence (CEINAV)
(Porto, Portugal)
2016 Santos, S.A. (Maio 2016). "The ethical challenges of writing” “[Os Desafios Éticos na Escrita]".
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015 Santos, S.A. (Abril 2015). Papel das parcerias na Educação Sexual em meio escolar.
FPCEUP (Porto, Portugal)
2015 Santos, S.A. (Abril 2015). Educação para a Cidadania.
FEUP (Porto, Portugal)
2015 Santos, S. A. (2015). Apresentação do livro: Fernandez, M. L., Fernandez, M.V. & Castro, Y.R. (2013). Sexualidad y salud. El estudio de la sexualidad humana desde una perspectiva de género. Servizo de Publicación da Universidade de Vigo, Espana. Apresentação do livro
FPCEUP (Porto, Portugal)
2014 Santos, S. (2014). Sex education practitioners’ views on young people, sexuality and schools possibilities. European Conference on Educational Research – EERA “The Past, the Present and Future Educational Research
(Porto, Portugal)
2013 Workshop: Violência e Assédio: uma questão de género?, Centro de InvestigSeminário pela Igualdade: Projecto LocalDiguais em Ciências Sociais.
Centro de Investigação em Ciências Sociais, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012 Santos, S. (2012). Youth sexualisation and sexual diversity in Portuguese schools: sexual cultures of students. cAIR - II Conference Applied Interculturality Research
(Porto, Portugal)
2012 Santos, S. (2012). Research sex education inside Portuguese and English schools. Research Methods, Young People and Sexuality
Brunel University, BERA (London, Reino Unido)
2012 Santos, S. A. & Fonseca, L. (2012). Educação Sexual e Saúde Sexual: Perspectivas jovens. Ciclo de conferências internacionais da APEM – Género e Saúde. Novas Invisibilidades
FPCEUP (Porto, Portugal)
2012 Santos, S.A. (Jun 2012). Segunda Oportunidade
Câmara Municipal de Matosinhos, Porto. (Matosinhos, Portugal)
2011 Santos, S. A., Araújo, H. C. & Fonseca, L. (2011). How are sexualities taught and managed in Portuguese Schools? Young People discourses on Sexualities and Gender.
( Berlim, Alemanha)
2011 Santos, S. A., Fonseca, L. & Araújo, H. C., (2011). Young people discourse about sexualities.
(Geneve, Suiça)
2011 Santos, S. A. (2011). Gender and Sexual Inequalities at school: What young people have to say?
FPCEUP (Porto, Portugal)
2010 Santos, S. A. & Fonseca, L. (2010). Políticas de Educação Sexual e Experiências Juvenis em Debate.
CIDTFF/Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2010 Santos, S. A., Fonseca, L. & Araújo, H. C. (2010). Narrativas de Adolescentes Grávidas e Mães em Contextos de Proteção Social. IV Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias: Sexualidades e Juventudes em tempos de mudança,
FPCEUP (Porto, Portugal)
2010 Santos, S. A., Fonseca, L. & Araújo, H. C. (2010). The Politics of Sex Education in Portugal and England. European Educational Research Association: Education and Cultural Change.
(Helsinquia, Finlândia)
2009 Santos, S.A: ; Silva, J. & Fonseca, L. (2009). Como os contextos educativos trabalham nas e com as sexualidades juvenis? .
Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
2008 Santos, S. A. (2008). O “jogo” entre a Animação e a Inclusão: Trabalhando com Jovens de Etnia Cigana.
International Sociological Association (ISA) e Universidade Federal da Paraíba, (Joao Pessoa)
2007 Santos, S. & Araújo, H. C. (2007). Como as Relações de Género Habitam o Abandono Escolar. 3rd International Conference “Other Meanings for New Forms of Citizenship”
FPCEUP (Porto, Portugal)
2007 Santos, J., Santos, S., De Ângelo, A. & Araújo, H. (2007). O abandono escolar desafia a escola: “a gente quer ser cidadão! "
(Lisbon, Portugal)
2007 Santos, S.A., Silva, J., De Ângelo, A. & Araújo, H. C. (2007). O Abandono Escolar sob os olhares Autárquicos.
(Madeira, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Educação e estereótipo de género: reflexão e construção coletiva de possíveis caminhos para a igualdade de género em contextos educacionais.
Orientador
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
2023 - Atual Práticas de Educação para a Cidadania: perspectivas de crianças e jovens
Orientador
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 - Atual As ONGD na Cooperação para o Desenvolvimento e seus contributos para a Igualdade de Género
Orientador
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - Atual Educação Sexual de mulheres, ontem e hoje, em Portugal.
Orientador
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - Atual A pedagogia cultural de género: entre infâncias genderizadas nas midias sociais e nas práticas culturais de crianças
Coorientador
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Doutoramento)
2019 - Atual De (des)iguais para iguais: trajectórias de jovens negros/as no Porto
Coorientador
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2020 Ser ou não ser empoderada - eis a questão. Um olhar através das narrativas de mulheres negras brasileiras em Portugal
Coorientador
2017 - 2018 A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar
Orientador
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Articular para prevenir e intervir: A articulação entre a CPCJ de Penafiel e a instituição escolar na prevenção e combate ao absentismo e abandono escolar
Orientador
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015 - Atual Santos, S.A. (2015). Apresentação do livro: Brabo, T. (Coord.) (2015). Mulheres, Género & Violência. Editora: UNESP. (2015)
Outro (Coorganizador)
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual Congreso Internacional - Jóvenes, Trayectorias Educativas y Relaciones Afectivosexuales: una mirada internacional¿ Faculty of Political Sciences and Sociology, University of Granada
2018 - Atual 2018 – Membro do Comité Científico e Moderadora, Conferência Final “Reducing Early School Leaving in Europe”, Antuérpia, Bélgica. Universiteit Antwerpen
2018 - Atual Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, VI Conferência: Outros sentidos para Novas Cidadanias: Abandono Escolar Precoce Porto, CIIE/FPCEUP.
2016 - Atual Membro do Comité Científico e Moderadora, OBVIE: III Seminário Internacional do Observatório da Vida das Escolas, FPCEUP
2016 - Atual Membro do Comité Científico e Moderadora, I Seminário Internacional “Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos” FPCEUP
2016 - Atual Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, Seminário Nacional: Aprender num novo tom: Respostas ao abandono precoce da educação e formação?” Porto: CIIE/FPCEUP.
2010 - Atual Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, IV Congresso Internacional “Outros Sentidos para Novas Cidadania: Sexualidades e Juventude Porto, CIIE/FPCEUP.
2009 - Atual Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, Congresso Internacional “Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal.” Porto, CIIE/FPCEUP
2008 - Atual Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, Conferência Internacional - Sociologia da Educação, Culturas Juvenis e Biografias Escolares com Paul Willis, CIIE/FPCEUP
2007 - Atual Membro do Comité de Organização, Seminário “Problemática educativa em Portugal e Brasil Porto, CIIE/FPCEUP
2007 - Atual FPCEUP
2006 - Atual Membro do Comité Científico e do Comité de Organização do 2º Fórum de Jovens Investigadores, Porto, FPCEUP

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual National representative of the Ministry of Education in EPAN - Experts Policy Advisers Network Conselho da Europa, França
2018/04/01 - Atual Consultant for Directorate-General for Education in the development of the MOOC (Massive Open Online Course) in Curricular Autonomy and Flexibility Direção Geral de Educação, Portugal
2018/01/01 - Atual Co-author and coordinator with Maria do Mar Pereira, University of Warwick, UK, of a multimedia campaign and the creation of an illustrated book on sexuality and gender equality for young people as a means of knowledge and science transfer. University of Warwick, Reino Unido
2019/01/01 - 2019/12/01 Scientific Consultant of Regional Directorate for Education and Educational Administration - Azores Direção Regional da Educação e Administração Educativa dos Açores Açores Direção Regional da Educação, Portugal
2019/01 - 2019/12 Consultant of OBVIE, FPCEUP Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/06 - 2018/06 Consultant for Porto Editora in designing and conducting the online course entitled "Citizenship Education" available on Academia.pt for Academia Virtual. Porto Editora, Portugal
2017/06 - 2018/06 Consultant for Porto Editora, providing a set of digital content, activities, and resources to support teachers in Citizenship Education, specifically in the domains of gender equality and sex education for Escola Digital.
2016 - 2017 Scientific Consultant and member of the Working Group on the Strategy for Citizenship Education Governo da República Portuguesa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/02 - Atual Subject: Citizenship, Education and Diversity; Master in Sciences of Education Cidadania, Educação e Diversidade (Mestrado) University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
2022 - Atual Sex education in school and community contexts; Programme Doctoral in Human Sexuality Sex education in school and community contexts; Doctoral in Human Sexuality (Doutoramento) Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - Atual Departamento de Sociologia, Universidade de Warwick, UK. Sociology (Licenciatura) Sociology Department, University of Warwick, UK. , Reino Unido
2013 - Atual Tertúlia Crioula Portuense Portuguese Catholic University, Portugal
2013 - Atual Curso de Humanidades e Ciências Sociais Curso de Humanidades e Ciências Sociais University of Leeds, Reino Unido
2013 - Atual Curso IberoAmericano (Diploma de especialização) Observatório da Saúde e Cidadania, Portugal
2013 - Atual Seminário “Conducting research on sex education within portuguese and british schools: challenges and dilemmas” (Doutoramento) University of Leeds, Faculty of Sociology and Social Policy, Reino Unido
2008 - Atual Erasmus programme: “Tracking New European Ways in Social Policy, Legal and Social Services” (WASPOLSS) (Outros) Mykolos Romeris Univerisy, Lituânia
2022/09 - 2023/02 Subject: Sociology of Education Sociology of Education (Licenciatura) University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
2016/09 - 2019/12 Subject; Education, Gender and Sexuality Education, Gender and Sexuality (Licenciatura) University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal
2018/09 - 2019/02 Auxiliar Professor: Subject: Sociology of Education Sociology of Education (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2019 Mestrado em Educação para a Saúde Master in Health Education University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal

University of Porto, Faculty of Medicine, Portugal
2017/02 - 2017/07 Subject: Citizenship, Education and Diversity, Master in Sciences of Education Citizenship, Education and Diversity (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Excellence in International Impact
Universidade de Warwick, Reino Unido
2007 “Prémio “Engenheiro António de Almeida”