Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sofia Almeida Santos
Nomes de citação
- Santos, Sofia
- Santos, Sofia Almeida
- Sofia A. Santos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0519-7119-77B6
- ORCID iD
- 0000-0002-8512-2335
Telefones
- Telefone
-
- 22 607 97 Ext.: 308 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 936467877 (Pessoal)
Websites
- https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=researchers/sofia-santos (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
- Ciências Sociais - Sociologia - Assuntos sociais
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09 - 2023/07
Concluído
|
Avaliação de Políticas Públicas (Pós-Graduação)
Instituto para as Políticas Públicas e Sociais - ISCTE, Portugal
|
|
2022/06/01 - 2022/07/31
Concluído
|
Diversity, Equity and Inclusion: DEI Strategies for Business Impact. (Outros)
University of Cambridge; Cambridge Judge Business School Executive Education, Reino Unido
|
|
2015/06/12
Concluído
|
European PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Distinction
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
University of Cambridge Faculty of Education, Reino Unido University of Leeds, Reino Unido "School-based Sex education under the spotlight of sexual and intimate citizenship: a focus on Portugal and England." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção |
2009/05/10
Concluído
|
Master in Educational Sciences [Mestrado em Ciências da Educação ] (Mestrado)
Especialização em Distinction
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Lugares Emergentes da Animação Sociocultural: Experiências e produção socioeducativas, situadas na tensão entre exclusão
social e igualdade como condição" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Distinção |
2006
Concluído
|
Degree in Education [Licenciatura] (Licenciatura)
Especialização em 17
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Science and Technology Foundation, Portugal |
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal | ||
2006 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2017 - 2022 | Investigador (Investigação) | University of Warwick, Reino Unido |
University of Warwick, Reino Unido | ||
2018 - 2019 | Investigador (Investigação) | Council of Europe Expert, Portugal |
Council of Europe Expert, Portugal | ||
2013/01 - 2013/03 | Investigador visitante (Investigação) | Interdisciplinary Centre for Gender Studies, Leeds University, Portugal |
2011/09 - 2012/05 | Investigador visitante (Investigação) | Faculty of Education, Cambridge University, Reino Unido |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Leitor (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal | ||
2016/09 - 2019/12 | Leitor (Docente Universitário) | University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2018 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2017/02 - 2017/07 | Leitor (Docente Universitário) | University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2014 - 2014 | Leitor (Docente Universitário) | University of Warwick, Reino Unido |
Departamento de Sociologia, Reino Unido |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2022/04/01 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Portuguese Cabinet of the Minister of Education, Portugal |
Governo da República Portuguesa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11 - Atual | Member of EPAN - Experts Policy Advisers Network | Council of Europe, França |
2022/12/01 - Atual | Member of the Scientific Board of the Faculty | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal | ||
2018/05/01 - 2019/12 | Board Member | Scientific-Pedagogical Council of Continuing Professional Training, Portugal |
Scientific-Pedagogical Council of Continuing Professional Training, Portugal | ||
2018/06 - 2019/06 | Scientific Consultant | Porto Editora, Portugal |
Porto Editora, Portugal | ||
2018/06 - 2019/06 | Scientific Consultant | Porto Editora, Portugal |
Porto Editora, Portugal | ||
2018 - 2019 | Scientific Consultant | Regional Directorate of Education and Educational Administration, Portugal |
2016/06 - 2016/12 | Scientific Consultant as member of the Working Group on the Strategy for Citizenship Education | Governo da República Portuguesa, Portugal |
Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade e Secretaria de Estado da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/04 - 2022/04 | Promoting Gender Equality in Education
ES/M500434/1
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Department of Sociology, Warwick University, Reino Unido
|
ECONOMIC AND SOCIAL RESEARCH COUNCIL / UNIVERSITY OF WARWICK
Concluído
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | EduTransfer - Learning from diverse educational settings: Transferability of promising practices in the 2020 Horizon
PTDC/CED-EDG/29886/2017
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/02 - 2018/01 | [FP7] RESL.eu: Reducing Early School Leaving in the EU
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
|
2007/09 - 2010/10 | Sexualities, Youth and Teenage Pregnancy in North-western Portugal
Bolseiro de Integração na Investigação
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2007 - 2009 | Percursos biográficos de jovens na escola e na comunidade
POCI/CED/57938/2004
Investigador
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01/01 - Atual | SIRIUS 3.0 - Impactful and sustainable policy change for migrant education
101114742 — Sirius 3.0
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2023/09/01 - 2027/09/01 | YOUTH ROMANCE CULTURE AND EDUCATIONAL TRAJECTORIES IN COMPULSORY SECONDARY_ROMANCE SUCCESP
PID2022-138681OB-I00
Bolseiro de Investigação
Instituto Universitario de Investigación en Estudios de las Mujeres y de Género, Espanha
|
Em curso
|
2023/05/01 - 2025 | TeachXevidence. Preventing gender-based violence in schools based on scientific evidence with social impact
101096234
Member of the Consultant Board
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2021 - 2024 | Cosi.ed - Co-created Education through Social Inclusion
Bolseiro de Investigação
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2020 - 2023 | Expanding Impact on Policy, Practices and Products for Gender-Sensitive Education in Portugal
ES/T502054/1
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
University of Warwick, Reino Unido
|
ECONOMIC AND SOCIAL RESEARCH COUNCIL / UNIVERSITY OF WARWICK
Concluído
|
2021/09 - 2022/12 | TraSPASA - Trayectorias de éxito/abandono em secundaria profesional (fp) desde el análisi del romance juvenil en la actual
sociedade andaluz digital
PY20_00198
Bolseiro de Investigação
Universidad de Granada, Espanha
|
Concluído
|
2021 - 2022/12 | ROMANCE SUCC-ED La caja negra del fracaso escolar. Análises de las trayectyorias de éxito/fracaso escolar en secundaria obligatoria
desde la perspectiva de las relaciones afectivosexualies adolescentes en la actual sociedade andaluza digital
B-SEJ-332-UGR20
Bolseiro de Investigação
Universidad de Granada, Espanha
|
Concluído
|
2019/03 - 2022/02 | Projeto “Educação para a Cidadania”
Member of the Consultant Board
Fundação Gonçalo da Silveira, Portugal
Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto , Portugal |
EEA Grants Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Bissaya Barreto Concluído
|
2019 - 2021 | motivatEyoUth - Preventing the Early School Leaving phenomenon in the EU through practical and innovative solutions
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
|
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
|
2017/12 - 2020/01 | THRIECE - Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education
Bolseiro de Investigação
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
|
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
|
2017/09 - 2019/09 | STALWARTS - Sustaining Teachers and Learners With the Arts: Relational Health in European Schools
2017-1-UK01-KA203-036723
Bolseiro de Investigação
|
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
|
2015 - 2017 | LINK – Learning in a New Key: Engaging Vulnerable Young People in School Education
2015-1-UK01-KA201-013752
Investigador
Center for Research and Intervention in Education, Portugal
|
European Commission, Erasmus+ Programme
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/06/27 | Mesa Inaugural: International Conference: Youth, Educational Trajectories & Sex and Love Relationships: An International View | International Conference: Youth, Educational Trajectories & Sex and Love Relationships: An International View
Faculty of Political Sciences and Sociology, University of Granada (Granada, Espanha)
|
2023/05/03 | Abandono Escolar Temprano: Políticas públicas en acción | Plataforma Zero Abandonament (#ZeroAbandonament)
Fundació Bofill (Barcelona, Espanha)
|
2019 | Santos, S.A. (Março 2019). Mesa redonda: Cidadania e Desenvolvimento. Autonomia e transversalidade, | OBVIE
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2019 | Santos, S.A. (Março 2019). Mesa redonda: Educación, género y sexualidad en el sur de Europa. | II Jornadas educativas sobre igualdad y diversidad sexual y de genero.
(. Granada, Espanha)
|
2019 | Santos, S.A. (Março 2019). “Educação para a Cidadania: Da Estratégia à Ação.” |
FENPROF, Sindicato dos Professores do Norte (Vizela, Portugal)
|
2019 | Santos, S.A. (Fev 2019). ENEC | Educação para a Cidadania
Direção Regional dos Açores (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. , Portugal)
|
2018 | ¿ Santos, S.A., Macedo, E., & Araújo, H. C. (2018, Janeiro). Early school leaving on the views of ESLers: a longitudinal study. |
(Porto, Portugal)
|
2018 | Santos A. S., Nada, I. C., Doroftei, A., & Araújo, C. H. (2018, Janeiro). Policy Briefs: transfer of knowledge from research results. Comunicação. |
Faculty of Psychology and Sciences of Education
|
2018 | Santos A. S., Nada, I. C., Macedo, E., & Doroftei, A. (2018, Janeiro). Preventive and interventive measures with youngsters at risk of ESL. |
(Porto, Portugal)
|
2018 | Nada, I. C., Santos A. S., Araújo, C. H., & Macedo, E. (2018, Janeiro). How can mainstream and alternative education learn from each other? |
(Antuérpia, Bélgica)
|
2018 | Santos, S.A. (Nov 2018).ENEC |
Auditório da Casa da Portela (Amarante, Portugal)
|
2018 | Santos, S.A. (Abril 2018). Igualdade de género no trabalho e nas tomadas de decisão. |
Sindicato dos Professores do Norte ( Porto, Portugal)
|
2018 | Santos, S.A. (Abril 2018). Qual o lugar da escola na educação das sexualidades? Espaço para novas cidadanias. |
Universidade Aberta (São João da Madeira, Portugal)
|
2017 | Araújo, H. C., Macedo, E., & Santos, S. A. (2017, Agosto). Out or Away From Education And Training: Portuguese Young Adults Have A Say. | ECER
(Copenhaga, Dinamarca)
|
2016 | Araújo, H.C. Macedo, E., Santos, S. A. & Doroftei, A. O. (2016, Agosto). Young Portuguese Talk about their Extra-muros Experiences: “Quando os Professores Deixam de Puxar a Corda". | ECER
( Dublin, Irlanda)
|
2016 | Santos, S.A., Araújo, H. C., & Macedo, E. (2016, Maio). Young adults who left schools speak about their educational pathways: In between failure and hope. |
(Barcelona, Espanha)
|
2016 | Santos, S.A., Macedo, E., & Araújo, H. C. (2016). O Projeto RESL.Eu e os seus Achados práticas de educação mais inclusivas. | Seminário: Learning in a New Key
(Porto, Portugal)
|
2016 | Santos, S.A. (Dez 2016). Quando o controlo trai os afetos: Experiências de violência. | I Seminário Internacional Gender, Sexualities and Violence: Research experiences and Intervention, Cultural Encounters in
Interventions Against Violence (CEINAV)
(Porto, Portugal)
|
2016 | Santos, S.A. (Maio 2016). "The ethical challenges of writing” “[Os Desafios Éticos na Escrita]". |
Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015 | Santos, S.A. (Abril 2015). Papel das parcerias na Educação Sexual em meio escolar. |
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2015 | Santos, S.A. (Abril 2015). Educação para a Cidadania. |
FEUP (Porto, Portugal)
|
2015 | Santos, S. A. (2015). Apresentação do livro: Fernandez, M. L., Fernandez, M.V. & Castro, Y.R. (2013). Sexualidad y salud. El estudio de la sexualidad humana desde una perspectiva de género. Servizo de Publicación da Universidade de Vigo, Espana. | Apresentação do livro
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2014 | Santos, S. (2014). Sex education practitioners’ views on young people, sexuality and schools possibilities. | European Conference on Educational Research – EERA “The Past, the Present and Future Educational Research
(Porto, Portugal)
|
2013 | Workshop: Violência e Assédio: uma questão de género?, Centro de InvestigSeminário pela Igualdade: Projecto LocalDiguais em Ciências Sociais. |
Centro de Investigação em Ciências Sociais, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012 | Santos, S. (2012). Youth sexualisation and sexual diversity in Portuguese schools: sexual cultures of students. | cAIR - II Conference Applied Interculturality Research
(Porto, Portugal)
|
2012 | Santos, S. (2012). Research sex education inside Portuguese and English schools. | Research Methods, Young People and Sexuality
Brunel University, BERA (London, Reino Unido)
|
2012 | Santos, S. A. & Fonseca, L. (2012). Educação Sexual e Saúde Sexual: Perspectivas jovens. | Ciclo de conferências internacionais da APEM – Género e Saúde. Novas Invisibilidades
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2012 | Santos, S.A. (Jun 2012). Segunda Oportunidade |
Câmara Municipal de Matosinhos, Porto. (Matosinhos, Portugal)
|
2011 | Santos, S. A., Araújo, H. C. & Fonseca, L. (2011). How are sexualities taught and managed in Portuguese Schools? Young People discourses on Sexualities and Gender. |
( Berlim, Alemanha)
|
2011 | Santos, S. A., Fonseca, L. & Araújo, H. C., (2011). Young people discourse about sexualities. |
(Geneve, Suiça)
|
2011 | Santos, S. A. (2011). Gender and Sexual Inequalities at school: What young people have to say? |
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2010 | Santos, S. A. & Fonseca, L. (2010). Políticas de Educação Sexual e Experiências Juvenis em Debate. |
CIDTFF/Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Santos, S. A., Fonseca, L. & Araújo, H. C. (2010). Narrativas de Adolescentes Grávidas e Mães em Contextos de Proteção Social. | IV Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias: Sexualidades e Juventudes em tempos de mudança,
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2010 | Santos, S. A., Fonseca, L. & Araújo, H. C. (2010). The Politics of Sex Education in Portugal and England. | European Educational Research Association: Education and Cultural Change.
(Helsinquia, Finlândia)
|
2009 | Santos, S.A: ; Silva, J. & Fonseca, L. (2009). Como os contextos educativos trabalham nas e com as sexualidades juvenis? . |
Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal)
|
2008 | Santos, S. A. (2008). O “jogo” entre a Animação e a Inclusão: Trabalhando com Jovens de Etnia Cigana. |
International Sociological Association (ISA) e Universidade Federal da Paraíba, (Joao Pessoa)
|
2007 | Santos, S. & Araújo, H. C. (2007). Como as Relações de Género Habitam o Abandono Escolar. | 3rd International Conference “Other Meanings for New Forms of Citizenship”
FPCEUP (Porto, Portugal)
|
2007 | Santos, J., Santos, S., De Ângelo, A. & Araújo, H. (2007). O abandono escolar desafia a escola: “a gente quer ser cidadão! " |
(Lisbon, Portugal)
|
2007 | Santos, S.A., Silva, J., De Ângelo, A. & Araújo, H. C. (2007). O Abandono Escolar sob os olhares Autárquicos. |
(Madeira, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | Educação e estereótipo de género: reflexão e construção coletiva de possíveis caminhos para a igualdade de género em contextos
educacionais.
Orientador
|
Universidade Lusíada Porto Instituto de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
2023 - Atual | Práticas de Educação para a Cidadania: perspectivas de crianças e jovens
Orientador
|
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023 - Atual | As ONGD na Cooperação para o Desenvolvimento e seus contributos para a Igualdade de Género
Orientador
|
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Educação Sexual de mulheres, ontem e hoje, em Portugal.
Orientador
|
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | A pedagogia cultural de género: entre infâncias genderizadas nas midias sociais e nas práticas culturais de crianças
Coorientador
|
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Doutoramento) |
2019 - Atual | De (des)iguais para iguais: trajectórias de jovens negros/as no Porto
Coorientador
|
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Ser ou não ser empoderada - eis a questão. Um olhar através das narrativas de mulheres negras brasileiras em Portugal
Coorientador
|
|
2017 - 2018 | A intervenção da CPCJ em articulação com as escolas: promoção e proteção das problemáticas de absentismo e abandono escolar
Orientador
|
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2018 | Articular para prevenir e intervir: A articulação entre a CPCJ de Penafiel e a instituição escolar na prevenção e combate
ao absentismo e abandono escolar
Orientador
|
Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - Atual | Santos, S.A. (2015). Apresentação do livro: Brabo, T. (Coord.) (2015). Mulheres, Género & Violência. Editora: UNESP. (2015)
Outro (Coorganizador)
|
University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | Congreso Internacional - Jóvenes, Trayectorias Educativas y Relaciones Afectivosexuales: una mirada internacional¿ | Faculty of Political Sciences and Sociology, University of Granada |
2018 - Atual | 2018 – Membro do Comité Científico e Moderadora, Conferência Final “Reducing Early School Leaving in Europe”, Antuérpia, Bélgica. | Universiteit Antwerpen |
2018 - Atual | Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, VI Conferência: Outros sentidos para Novas Cidadanias: Abandono Escolar Precoce | Porto, CIIE/FPCEUP. |
2016 - Atual | Membro do Comité Científico e Moderadora, OBVIE: III Seminário Internacional do Observatório da Vida das Escolas, | FPCEUP |
2016 - Atual | Membro do Comité Científico e Moderadora, I Seminário Internacional “Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos” | FPCEUP |
2016 - Atual | Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, Seminário Nacional: Aprender num novo tom: Respostas ao abandono precoce da educação e formação?” | Porto: CIIE/FPCEUP. |
2010 - Atual | Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, IV Congresso Internacional “Outros Sentidos para Novas Cidadania: Sexualidades e Juventude | Porto, CIIE/FPCEUP. |
2009 - Atual | Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, Congresso Internacional “Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal.” | Porto, CIIE/FPCEUP |
2008 - Atual | Membro do Comité Científico e do Comité de Organização, Conferência Internacional - Sociologia da Educação, Culturas Juvenis e Biografias Escolares com Paul Willis, | CIIE/FPCEUP |
2007 - Atual | Membro do Comité de Organização, Seminário “Problemática educativa em Portugal e Brasil | Porto, CIIE/FPCEUP |
2007 - Atual | FPCEUP | |
2006 - Atual | Membro do Comité Científico e do Comité de Organização do 2º Fórum de Jovens Investigadores, | Porto, FPCEUP |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | National representative of the Ministry of Education in EPAN - Experts Policy Advisers Network | Conselho da Europa, França |
2018/04/01 - Atual | Consultant for Directorate-General for Education in the development of the MOOC (Massive Open Online Course) in Curricular Autonomy and Flexibility | Direção Geral de Educação, Portugal |
2018/01/01 - Atual | Co-author and coordinator with Maria do Mar Pereira, University of Warwick, UK, of a multimedia campaign and the creation of an illustrated book on sexuality and gender equality for young people as a means of knowledge and science transfer. | University of Warwick, Reino Unido |
2019/01/01 - 2019/12/01 | Scientific Consultant of Regional Directorate for Education and Educational Administration - Azores Direção Regional da Educação e Administração Educativa dos Açores | Açores Direção Regional da Educação, Portugal |
2019/01 - 2019/12 | Consultant of OBVIE, FPCEUP | Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/06 - 2018/06 | Consultant for Porto Editora in designing and conducting the online course entitled "Citizenship Education" available on Academia.pt for Academia Virtual. | Porto Editora, Portugal |
2017/06 - 2018/06 | Consultant for Porto Editora, providing a set of digital content, activities, and resources to support teachers in Citizenship Education, specifically in the domains of gender equality and sex education for Escola Digital. | |
2016 - 2017 | Scientific Consultant and member of the Working Group on the Strategy for Citizenship Education | Governo da República Portuguesa, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/02 - Atual | Subject: Citizenship, Education and Diversity; Master in Sciences of Education | Cidadania, Educação e Diversidade (Mestrado) | University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal |
2022 - Atual | Sex education in school and community contexts; Programme Doctoral in Human Sexuality | Sex education in school and community contexts; Doctoral in Human Sexuality (Doutoramento) | Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014 - Atual | Departamento de Sociologia, Universidade de Warwick, UK. | Sociology (Licenciatura) | Sociology Department, University of Warwick, UK. , Reino Unido |
2013 - Atual | Tertúlia Crioula Portuense | Portuguese Catholic University, Portugal | |
2013 - Atual | Curso de Humanidades e Ciências Sociais | Curso de Humanidades e Ciências Sociais | University of Leeds, Reino Unido |
2013 - Atual | Curso IberoAmericano | (Diploma de especialização) | Observatório da Saúde e Cidadania, Portugal |
2013 - Atual | Seminário “Conducting research on sex education within portuguese and british schools: challenges and dilemmas” | (Doutoramento) | University of Leeds, Faculty of Sociology and Social Policy, Reino Unido |
2008 - Atual | Erasmus programme: “Tracking New European Ways in Social Policy, Legal and Social Services” (WASPOLSS) | (Outros) | Mykolos Romeris Univerisy, Lituânia |
2022/09 - 2023/02 | Subject: Sociology of Education | Sociology of Education (Licenciatura) | University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal |
2016/09 - 2019/12 | Subject; Education, Gender and Sexuality | Education, Gender and Sexuality (Licenciatura) | University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal |
2018/09 - 2019/02 | Auxiliar Professor: Subject: Sociology of Education | Sociology of Education (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2019 | Mestrado em Educação para a Saúde | Master in Health Education | University of Porto, Faculty of Psychology and Educational Sciences , Portugal University of Porto, Faculty of Medicine, Portugal |
2017/02 - 2017/07 | Subject: Citizenship, Education and Diversity, Master in Sciences of Education | Citizenship, Education and Diversity (Mestrado) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Distinções
Prémio
2023 | Excellence in International Impact
Universidade de Warwick, Reino Unido
|
2007 | “Prémio “Engenheiro António de Almeida” |