???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosanna Barros

Nomes de citação

  • Barros, Rosanna

Identificadores de autor

Ciência ID
031E-3496-22A1

Telefones

Telefone
  • 289800127 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve. Campus da Penha-Estrada da Penha, 8000, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
Aprovada
2003
Concluído
Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário (Postgraduate Certificate)
Universidad de Sevilla, Espanha
Aprovada
2002
Concluído
Sociologia (Mestrado)
Especialização em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social
Universidade de Coimbra, Portugal
Muito Bom, atribuída por Unanimidade
2002
Concluído
Direitos Humanos e Democratização (Pós-Graduação)
Universidade de Coimbra, Portugal
Aprovada
1998
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Especialização em Antropologia Social e Cultural
Universidade de Coimbra, Portugal
Bom com Distinção, com 16 valores
Percurso profissional

Ciência

2020 - Atual Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Algarve - Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), Portugal

Docência no Ensino Superior

2010 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2001 - 2010 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
1999 - 2001 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal

Cargos e Funções

2020 - Atual Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Mestrado em Gerontologia Social
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - Atual Diretora do Curso de Mestrado (2º Ciclo) em Educação Social
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2010 - 2011 Coordenação Institucional e Científico-pedagógica da Formação Nacional para os CNO
Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) , Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2023/10/01 GREENLAND - GREEN-skiLls for a sustAiNable Development
Projeto B_A.3.1_0048
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia
2017 - 2022 EDUCAÇÃO 3D - Como se organiza a escola para democratizar a educação?
UID/CED/01661/2019
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Barros, Rosanna. "Editoriais (2006-2007: Edição Bimensal)", Boletim do Centro RVCC / Centro Novas Oportunidades da Universidade do Algarve , 2006
Artigo em conferência
  1. Barros, Rosanna. "A crise recente da Agenda Portuguesa de Educação de Adultos e Adquiridos Experienciais – reflexões em torno de sereias e argonautas". Trabalho apresentado em Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás - Seminários e Colóquios CNE, 2020.
Artigo em revista
  1. María R. Belando-Montoro; Rosanna Barros; Fátima Lampreia Carvalho. "Adult learning and education in Spain and Portugal: an interpretative study of doctoral theses (2006-2018)". International Journal of Lifelong Education (2020): https://doi.org/10.1080/02601370.2020.1817165.
    10.1080/02601370.2020.1817165
  2. Barros, Rosanna; Biasin, Chiara. "The right of adults to education: A comparative analysis from the Portuguese and Italian policy agenda". Research in Comparative and International Education 14 4 (2019): 477-501. http://dx.doi.org/10.1177/1745499919881027.
    10.1177/1745499919881027
  3. Barros, Rosanna. "A Nova Política de Educação e Formação de Adultos em Portugal: crítica à governação neoliberal do sector em contexto de europeização". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 26 100 (2018): 573-594. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601050.
    10.1590/s0104-40362018002601050
  4. Ralha-Simões, Helena; Barros, Rosanna. "A resiliência do oprimido e a emergência do movimento da economia solidária – Uma questão de esperança". Conhecimento & Diversidade 8 16 (2017): 12-24. http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v8i16.3265.
    10.18316/rcd.v8i16.3265
  5. São José, José; Barros, Rosanna; Samitca, Sanda; Teixeira, Ana. "Older persons' experiences and perspectives of receiving social care: a systematic review of the qualitative literature". Educacao e Sociedade (2016): http://hdl.handle.net/10400.1/9780.
    10.1111/hsc.12186
  6. Guimarães,Paula; Barros,Rosanna. "A Nova política pública de educação e formação de adultos em portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada?". Educacao e Sociedade (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200391.
  7. Barros, R.. "The Portuguese Recognition of Prior Learning (RPL) policy agenda - Examining a volatile panacea by means of ethnophenomenological interpretations". Encyclopaideia 18 40 (2014): 53-58. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84975046603&partnerID=MN8TOARS.
    10.6092/issn.1825-8670/4653
  8. Barros, R.. "The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators: some tensions and ambivalences in the framework of new public policies". International Journal of Lifelong Education 32 4 (2013): 430-446. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84879918286&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02601370.2013.778071
  9. Barros, Rosanna. "From lifelong education to lifelong learning: Discussion of some effects of today’s neoliberal policies". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 3 2 (2012): 119-134. http://dx.doi.org/10.3384/rela.2000-7426.rela0071.
    10.3384/rela.2000-7426.rela0071
Artigo em revista (magazine)
  1. Barros, Rosanna. "Pensar interdisciplinarmente e agir interprofissionalmente em prol de um mundo melhor – um leitmotiv para a educação social", Revista a Página da Educação , 2019
  2. Barros, Rosanna. "Que contributos pode dar a educação à promoção da trilogia inalienável de direitos (civis; políticos, sociais, económicos e culturais)?", Revista a Página da Educação , 2018
  3. Barros, Rosanna. "Observações im(pertinentes) sobre reconhecer competências advindas da aprendizagem experiencial", Revista a Página da Educação , 2017
  4. Barros, Rosanna. "Notas sobre o poder coletivo e a educação social num mundo complexo", Revista a Página da Educação , 2016
  5. Barros, Rosanna. "A Redefinição do Papel do Estado e as Políticas Públicas para a Educação de Adultos em Portugal – reflexões (im)pertinentes", Revista ELO, 2015
  6. Barros, Rosanna. "Por uma Educação Holística e Pública", Revista a Página da Educação , 2015
  7. Barros, Rosanna. "Sobre a redução do político ao técnico no campo da educação de adultos", Boletim Informativo da Associação Promotora da Educação Social (APES) - A Educação Social em Portugal , 2013
  8. Barros, Rosanna. "A Educação Permanente como fonte para Repolitizar o Debate Público sobre Educação e Formação de Adultos", Revista a Página da Educação , 2011
  9. Barros, Rosanna. "Investigar e Agir para Desafiar o Carácter Instrumental da «Nova EFA» - Pistas para Reanimar a Educação de Adultos como Pedagogia de Oposição", Revista Aprender ao Longo da Vida, 2010
Capítulo de livro
  1. Barros, Rosanna. "Reconhecer e Valorizar o Saber Experiencial dos Adultos-Idosos: Contributos da Pedagogia-Andragogia Participativa". In Envelhecimento Ativo e Educação, 205-224. 2020.
  2. Barros, Rosanna. "O Lugar da Educação Social no Combate à Violência Doméstica - Estudo exploratório na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima". In Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II, 63-82. 2020.
  3. Barros, Rosanna. "Carreira, Quotidiano e Saberes Profissionais dos Cuidadores Formais de Adultos e Idosos Institucionalizados". In Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II, 133-154. 2020.
  4. Barros, Rosanna. "The Role of Transnational Bodies in Lifelong Learning and the Politics of Measurement". In Power and Possibility, 53-63. Brill | Sense, 2019.
    10.1163/9789004413320_005
  5. Barros, Rosanna. "Transpor Fronteiras como modus operandi para uma Educação Social Transformadora". In Investigação em Educação Social – prática e reflexão, 13-32. Universidade do Algarve, 2018.
  6. Barros, Rosanna. "Aprender no curso da vida: as políticas de educação de adultos e o acesso ao ensino superior em Portugal". 75-102. Editora Coisas de Ler, 2016.
  7. Barros, Rosanna. "Vida e Obra de Paulo Freire: a Dialética de um Olhar Fundador para uma Educação Problematizadora que Liberta, Transforma e Emancipa". In Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora - Ensaios em Educação Social, Filosofia Aplicada e Novas Tecnologias, 37-94. Chiado Editora, 2014.
  8. Barros, Rosanna. "Contribuciones actuales del pensamiento freiriano en la educación de filosofía con niños - para una democratización de la democracia en tiempos de crisis". In Filosofía para Niños y Capacitación Democrática Freiriana, 23-60. Liber Factory, 2013.
  9. Barros, Rosanna. "Subsídios Teórico-conceptuais para Problematizar a Avaliação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos". In Avaliação em Educação: Políticas, Processos e Práticas, 149-183. De Facto Editores, 2012.
  10. Barroso, Rosanna. "As políticas educativas como políticas sociais: mapeando transformações no mandato para a educação de adultos hodierna". In Educação e formação de adultos: políticas, práticas e investigação, 29-37. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.
    10.14195/978-989-26-0228-8_3
Edição de livro
  1. Barros, Rosanna. Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II. Universidade do Algarve. 2020.
  2. Barros, Rosanna; Fragoso, António. Investigação em educação social - prática e reflexão. Volume I. Portugal: Universidade do Algarve. 2018.
  3. Barros, Rosanna. Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora - Ensaios em Educação Social, Filosofia Aplicada e Novas Tecnologias. Chiado Editora. 2014.
Edição de número de revista
  1. Barros, Rosanna. "Pedagogia Social e Políticas Educacionais: Desafios e Solicitações Recorrentes". LAPLAGE EM REVISTA 5 2 (2019): https://doi.org/10.24115/S2446-6220201952 .
  2. Barros, Rosanna. "O Educador frente aos novos desafios: Inovação, Ética e Educação Permanente. No âmbito temático: Embates Educacionais do/no Ensinar Aprender: o Previsível, o Efetivado e o Necessário". Revista Ensaios Pedagógicos 3 3 (2019): http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/163/185.
  3. Barros, Rosanna. "Intergeracionalidade e Educação ao Longo da Vida". II 5 (2016): http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/issue/view/8/showToc .
Livro
  1. Barros, Rosanna. As Políticas Educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal: As Novas Instituições e Processos Educativos Emergentes entre 1996-2006. Lisboa: Chiado Editora. Chiado Editora. 2013.
  2. Barros, Rosanna. Subsídios Breves para o Debate de Princípios e Valores na Formação Política do(a) Educador(a) Social. Chiado Editora. 2012.
  3. Barros, Rosanna. Genealogia dos conceitos em educação de adultos: da educação permanente à aprendizagem ao longo da vid : um estudo sobre os fundamentos político-pedagógicos da prática educacional. Portugal: Chiado Editora. 2011.
  4. Barros, Rosanna. A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal: uma etnografia crítica em educação de adultos. Portugal: Chiado Editora. 2011.
Manual
  1. Barros, Rosanna. Projecto: “Diseño de una guía didáctica - para introducir la metodología del Aprendizaje-Servicio en la docencia universitaria” [Financiado pela Convocatória de Grupos Docentes para la Creación de Materiales Didácticos en la Universidad de Almería. Bienio 2019 y 2020 (+z5d8wf0lZ7xGJFC7I00Vw==)].. Espanha. 2020.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Barros, Rosanna. "Prefácio – reflexões em torno da transcendência político-pedagógica do digital". Prefácio para Movimentos Sociais Digitais em Portugal: Um Estudo de Caso Múltiplo, 17-21. Editorial Cáritas. 2020.
Recurso online
  1. Barros, Rosanna. Reflexões de Inspiração Freiriana a Propósito do RVCC. 2009. http://www.direitodeaprender.com.pt/.
Relatório
  1. Barros, Rosanna. 2019. Relatório Científico III - EDUPLACES - Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva.
  2. Barros, Rosanna. 2018. Relatório Científico II – EDUPLACES - Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva.
  3. Barros, Rosanna. 2018. Rapport final – EURE.K - Validation des Compétences-clés Européennes.
  4. Barros, Rosanna. 2017. Relatório Científico I – EDUPLACES - Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva.
  5. Barros, Rosanna. 2014. Relatório Final – ELDERVIEWS - O Outro Lado da Relação de Cuidar: A Visão do Idoso.
Revisão de livro
  1. Barros, Rosanna. "Obra Recenseada: BRON Jr, Michal; GUIMARÃES, Paula e CASTRO, Rui Vieira de (Eds.). (2009). The State, Civil Society and the Citizen – Exploring Relationships in the Field of Adult Education in Europe. Frankfurt am Main: Peter Lang (229 páginas).". (2011): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3048.
  2. Barros, Rosanna. "Obra Recenseada: Fernandes, João Viegas & Mónica Tomaz. (2002). Um Mundo Melhor é Necessário e é Possível – Contributos Educacionais. Lisboa: Plátano Edições Técnicas (124 páginas)". 4, (2003): https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/77 .
Tese / Dissertação
  1. Barros, Rosanna. "Políticas para a Educação de Adultos em Portugal – A Governação Pluriescalar da «Nova Educação e Formação de Adultos» (1996-2006)". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2009.
  2. Barros, Rosanna. "A Cultura do Camaleão – A Guitarra Portuguesa e os Limites da Representação". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, 2001.
  3. Barros, Rosanna. "O Teatro e as suas ‘Mudanças de Contexto’: O Estágio Internacional de Atores Lusófonos". Licenciatura, Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, 1998.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Intervenção socioeducativa e desenvolvimento comunitário: desafios e prioridades para tempos pós-pandémicos na Formação do Educador Social. Painel: Intervenção socioeducativa e desenvolvimento comunitário: desafios e prioridades. XV congresso da SPCE - Liberdade, Equidade e Emancipação.
FPCE da Universidade do Porto e ESE do Politécnico do Porto. Portugal (Portugal)
2019 Políticas Institucionais e Dinâmicas de Qualificação de Atores – Apontamentos sobre a Formação do Educador Social. IV seminário luso brasileiro de educação de adultos/II Seminário internacional Brasil e Portugal de Educação Social e Educação de Jovens e Adultos – Políticas Públicas de/para Educação Social, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos – em diálogo com Paulo Freire.
UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Portugal (Portugal)
2018 Résultat de la recherche-action au Centre Qualifica de l’Algarve, Portugal. Seminário de Divulgação Final do Projeto EURE.K. [Projeto 479A0AF7447AC35B]
CNAM - Le Conservatoire national des arts et métiers. Paris. França (França)
2018 Projeto EDUPLACES - Reflexões sobre a crise de sentido na escola: práticas socioeducativas inclusivas para reconstruir o valor do esforço e do trabalho como alavanca para o sucesso. VII Colóquio Bernard Lonegan - o regresso das humanidades: construir valores, procurar sentidos e identificar crises.
Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, Portugal (Portugal)
2017 Estratégias de Animação Socioeducativa com Idosos como contributo para um Envelhecimento Ativo e Bem-sucedido. Interdisciplinarity in Social and Human Sciences International Conference. CIEO
CIEO - Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações da Universidade do Algarve. Faro, Portugal (Portugal)
2016 Educating Places: Practices, Voices and Pathways of Inclusive Education and Learning Spaces. Interdisciplinarity in Social and Human Sciences International Conference. CIEO
CIEO - Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações da Universidade do Algarve. Faro, Portugal (Portugal)
2015 Schools, Difference and Discrimination: Students’ Voices. International Conference da ESA – European Sociological Association / RN10 Sociology of Education
ESA – European Sociological Association (República Checa)
2014 As Políticas de Educação de Adultos em Portugal: Instituições, Processos Educativos e Desafios Conferência Keynote proferida no Departamento de Ciências da Educação (DCE) da Universidade da Madeira
Departamento de Ciências da Educação (DCE) da Universidade da Madeira
2013 Educação ao Longo da Vida e Envelhecimento Ativo – conceitos, políticas, metodologias e desafios. Workshop – Implementação da Agenda Europeia para a Educação de Adultos em Portugal, na Mesa Redonda: Aprendizagem ao longo da vida – metodologias, estratégias e impacto ao nível da inserção social, profissional e ocupacional da população sénior
Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP). Faro. Portugal (Portugal)
2012 Social Care for Older People: an Ethnographic Approach of the Caring Relationship. fourth international symposium "the right to age, citizenship, social inclusion and political participation of older people".
University of Bourgogne. França (França)
2011 Conocimiento-Acción, Intelectuales Organicos y Educación de Adultos en el Global-Local: Utopística para Activar Procesos de Transformación II Jornada Monográfica de la Sociedad Iberoamericana de Pedagogia Social
Universidad Complutense de Madrid. Espanha (Espanha)
2010 Looking Beyond the Political Meaning of Adult Learning in Europe: Some Results from a Critical Ethnographic Research of Policies in Portugal (1996-2006). Conferência Trienal da European Society for Research on the Education of Adults (ESREA)
Universidade de Linköping. Suécia (Suécia)
2009 Políticas para a Educação de Adultos em Portugal: a Governação Pluriescalar da ‘Nova Educação e Formação de Adultos’ Fórum de Educação e Formação de Adultos: Que Caminhos para a Inclusão?
Núcleo Distrital de Faro da Rede Europeia Anti-pobreza (REAPN) e a Direcção Regional de Educação do Algarve. Portugal (Portugal)
2008 A Nova Ordem Educacional e a Redefinição do Mandato para a Educação de Adultos num país da Semiperiferia Europeia: O Caso Português. Conferência Internacional – Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Portugal (Portugal)
2005 The New Logics of Adult Learning Policies and Practices in Portugal: The Recognition, Validation and Certification of Key Competenses System Case’ VII International Summer School in Lifelong Learning. Universidade de Roskilde
Universidade de Roskilde. Dinamarca
2004 ‘A Genealogia dos Conceitos em Educação de Adultos: as ideias em contexto’. II Congresso Ibero-Americano e Africano de Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário
Universidade do Algarve/Universidad de Sevilla. Portugal (Portugal)
2003 ‘Las Políticas de Educación de Personas Adultas en Portugal’ IV Seminario Ibérico de Educación de Adultos y Desarrollo Comunitario / XVI Jornadas Universitarias de Pedagogía Social
Universidad de Sevilla. Espanha (Espanha)
2001 The Fado and the Portuguese Guitar in Porto European Capital of Culture 2001. The Production of Knowledge in the Information Society’ V Conference of the European Sociological Association (ESA)
Universidade de Helsínquia. Finlândia (Finlândia)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - 2019 Moderadora do Painel temático: Envelhecimento (Cri)Ativo, no âmbito da II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação. Universidade do Algarve. Portugal.

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Participação como Arguente nas Provas Públicas de Discussão da Tese de Doutoramento em Educação da Universidade de Lisboa, de Catarina Paulos. Estudo sobre: Educadores de Adultos no Processo de Reconhecimento e Validação de Adquiridos Experienciais – percursos profissionais, formação e identidades.
Arguente principal
Catarina Paulos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2020 Participação como Presidente do Júri nas Provas Públicas do Trabalho de Projeto do Mestrado em Educação Social, da Universidade do Algarve, da licenciada Telma Pinela. Estudo sobre: (In)Forme-se – A importância da literacia para um envelhecimento bem-sucedido. Telma Pinela (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 Adult Education Quarterly (0741-7136) SAGE Publications

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Social (pós-laboral). Seminário de Acompanhamento I (2020-2021) (Mestrado)
2020 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Social (pós-laboral). Seminário de Acompanhamento II (2020-2021) (Mestrado)
2019 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Social (pós-laboral). Governação Global e Políticas Socioeducativas (2019-2020) (Mestrado)
2019 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Social (pós-laboral). História e Fundamentos da Pedagogia Social (2019-2020) (Mestrado)
2019 - Atual Lecionação em Formações. Curso de Verão: Remar Contra as Desigualdades em Educação: Práticas, Vozes, Percursos (XIV Curso de Verão Círculo de Saberes. Para Professores do Ensino Básico e Secundário. Universidade do Minho. Portugal). Oficina V - Remar Contra as Desigualdades Em Educação: Comunidades de Práticas / Comunidades de Aprendizagens (2019, em colaboração com Prof. Doutor Armando Loureiro) (Outros)
2018 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Gerontologia Social (pós-laboral). Educação ao Longo da Vida e Intergeracionalidade (2020-21/2018-19). (Mestrado)
2018 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Metodologias de Investigação em Educação Social II (1º ano/semestral. 2018-19) (Licenciatura)
2018 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Políticas Sócio-Educativas (2018-21) (Licenciatura)
2018 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Ciências da Educação e Formação (diurno). Sociologia da Educação (1º ano/semestral. 2018/19, conjuntamente com a Prof. Doutora Leonor Borges da UAlg.). (Licenciatura)
2017 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Metodologias de Investigação em Educação Social I (1º ano/semestral. 2017-21) (Licenciatura)
2017 - Atual Lecionação em Formações. Curso de Verão (Formação em Gestão, Parcerias e Desigualdades em Educação) Para Professores do Ensino Básico e Secundário (Universidade do Minho. Portugal). Oficina III – Parcerias e Desigualdades em Educação: entre a decisão ao centro e a centralidade das escolas (2017, em colaboração Prof. Doutor Carlos Gomes) (Outros)
2017 - Atual Lecionação em Formações. Curso de Verão (Formação em Gestão, Parcerias e Desigualdades em Educação) Para Professores do Ensino Básico e Secundário (Universidade do Minho. Portugal). Oficina IV – Igualdade, diferenças e discriminações na escola: o que dizem os alunos [2017, em colaboração Prof. Doutora Maria José Casa-Nova) (Outros)
2017 - Atual Lecionação em Formações. Seminário Internacional (3h, para os alunos da Especialização em Educação de Jovens e Adultos no contexto da diversidade e os alunos do Curso Superior de Licenciatura em Educação no Campo. Instituto Federal Rio Grande do Norte, campus de Canguaretama. Brasil). Educação de adultos e o pensamento de Paulo Freire: abrindo caminhos para uma educação transformadora (2017). (Postgraduate Certificate)
2016 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Educação Social I (1º ano/semestral. 2016/21) (Licenciatura)
2015 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Social (pós-laboral). Desenho de Projeto (2015/16: conjuntamente com o Prof. Doutor Joaquim do Arco da Ualg; 2019-2020). (Mestrado)
2015 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Educação Social II (1º ano/semestral. 2015/16) (Licenciatura)
2014 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação e Administração Escolar (pós-laboral). Políticas Educativas (2014-15: conjuntamente com o Prof. Coordenador Júlio Andrade). (Mestrado)
2013 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Sociologia (diurno). Antropologia (1ºano/semestral 2013-16, 2017-20, conjuntamente com o Mestre Paulo Correia) (Licenciatura)
2012 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (pós-laboral). Direito e Direitos (2012/13). (Mestrado)
2012 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Ciências da Comunicação (diurno). Métodos e Técnicas de Investigação (1º ano/semestral 2012/15) (Licenciatura)
2012 - Atual Lecionação em Formações. Curso Livre (M23). Introdução à Sociologia (2012/13: colecionação com a Prof. Doutora Maria Leonor Borges) – Curso Livre de Preparação para a Componente Específica da Prova de Acesso ao Ensino Superior dos alunos maiores de 23 anos (Curso com 30h); 2014-16 (curso com 60h: em colecionação com os docentes: Prof. Doutor João Martins; Prof. Doutor José de São José; Prof. Doutor João F. Marques; Prof. Doutora Bernardete Sequeira; Prof. Doutora Leonor Borges; e Prof. Doutor António Fragoso) (Outros)
2011 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Design de Comunicação (diurno). Sociologia da Arte (2º ano/semestral 2011-13) (Licenciatura)
2010 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Social (pós-laboral). Balanço, Validação e Certificação de Competências (2010/11: conjuntamente com a Prof. Doutora Helena Quintas da UAlg; 2011/12: conjuntamente com o Prof. Doutor António Fragoso da UAlg.). (Mestrado)
2010 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Educação de Adultos II (2º ano/semestral. 2010-11) (Licenciatura)
2009 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Educação Social (pós-laboral). Políticas de Educação de Adultos (2009/10: conjuntamente com o Prof. Doutor Almerindo Afonso da UM; 2010/11: conjuntamente com a Prof. Doutora Paula Guimarães da UL; 2011-12; 2013-14; 2014-15; 2015-16). (Mestrado)
2009 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Básica (diurno). Sociologia da Educação (1º ano/semestral 2009/10) (Licenciatura)
2009 - Atual Lecionação em Formações. Ações de Formação para Educadores/Formadores de Adultos dos Centros Novas Oportunidades (ANQ/Universidade do Algarve. Portugal). A Especificidade do Processo Português de RVCC (básico e secundário) comparativamente a outros Modelos de Reconhecimento de Adquiridos Experienciais (2009/10) (Outros)
2009 - Atual Lecionação em Formações. Ações de Formação para Educadores/Formadores de Adultos dos Centros Novas Oportunidades (ANQ/Universidade do Algarve. Portugal). As Políticas Educativas em vigor na atualidade em Portugal e o Modelo de Partenariados a estabelecer pelos Centros Novas Oportunidades da Rede Nacional (2009/10) (Outros)
2008 - Atual Lecionação em Cursos de Mestrado. Mestrado em Gerontologia Social (pós-laboral). Animação Sócio-educativa com Idosos (2008/09; 2010/11; 2012/13; 2014-15; 2016-17). (Mestrado)
2008 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Sociologia Geral (1º ano/semestral. 2008-09) (Licenciatura)
2008 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Sociologia do Território (1º ano/semestral. 2008-09) (Licenciatura)
2008 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Metodologias de Investigação I (1º ano/semestral. 2008-09; 2011-17) (Licenciatura)
2007 - Atual Lecionação em Cursos de Pós-Graduação. Curso de Profissionalização em Serviço para Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Sociologia da Educação (1º ano/semestral 2007/08) (Pós-Graduação)
2007 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Políticas Sócio-Educativas no Contexto da União Europeia (3º ano/semestral. 2007-16, 2017-18) (Licenciatura)
2007 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação Social (diurno e pós-laboral). Animação Comunitária; (2º ano/semestral. 2007-10; 2011-21) (Licenciatura)
2006 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Ciências da Comunicação (diurno). Introdução às Ciências Sociais e Humanas (1º ano/semestral 2006/07). (Licenciatura)
2005 - Atual Lecionação em Cursos de Pós-Graduação.. Curso de Pós-graduação em Gerontologia. Animação Sócio-educativa com Pessoas Idosas (semestral 2005/06) (Pós-Graduação)
2005 - Atual Lecionação em Formações. Ações de Formação para Educadores/Formadores de Adultos dos Centros Novas Oportunidades (ANQ/Universidade do Algarve. Portugal). Metodologias de Balanço de Competências e Histórias de Vida (2005/06) (Outros)
2005 - Atual Lecionação em Formações. Ações de Formação para o âmbito do Marketing Social (Fundação Irene Rolo. Tavira. Portugal). Pobreza e Exclusão Social de Grupos Desfavorecidos (2005/06) (Outros)
2005 - Atual Lecionação em Formações. Ações de Formação para Professores do Ensino Recorrente (Escola B + S Gonçalves Zarco. Funchal. Portugal). Métodos e Técnicas da Educação de Adultos (2005/06) (Outros)
2004 - Atual Lecionação em Cursos de Pós-Graduação. Curso de Complementos de Formação para Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e Educadores de Infância. Cultura, Socialização e Interculturalismo (1ºano/semestral.2004/05) (Pós-Graduação)
2004 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Metodologias de Investigação em Ciências Sociais I (1º ano/semestral. 2004-07) (Licenciatura)
2004 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Animação Comunitária I (2º ano/semestral. 2004-07) (Licenciatura)
2004 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Animação Comunitária II (2º ano/semestral. 2004-07); (Licenciatura)
2004 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Políticas Sócio-Educativas no Contexto da União Europeia (4º ano/semestral. 2004-07) (Licenciatura)
2004 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Sociologia II (2º ano/semestral. 2004/05) (Licenciatura)
2004 - Atual Lecionação em Formações. Ações de Formação para Educadores/Formadores de Adultos dos Centros Novas Oportunidades (ANQ/Universidade do Algarve. Portugal). Métodos e Técnicas da Educação de Adultos (2004/05) (Outros)
2004 - Atual Lecionação em Formações. Ações de Formação para Educadores/Formadores de Adultos dos Centros Novas Oportunidades (ANQ/Universidade do Algarve. Portugal). A Animação Sociocultural na Educação de Adultos (2004/05) (Outros)
2002 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais (1º ano/anual. 2002-2004) (Licenciatura)
2001 - Atual Lecionação em Cursos de Pós-Graduação. Curso de Complementos de Formação para Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e Educadores de Infância. Educação e Património (2º ano/semestral. 2001/02) (Pós-Graduação)
2001 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Animação Comunitária (2º ano/anual. 2001-2004) (Licenciatura)
2001 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Educação e Intervenção Comunitária (diurno). Políticas e Legislação em Educação Comunitária (3º ano/semestral. 2001-2004) (Licenciatura)
2000 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Animação Sociocultural (diurno). Antropossociologia da Diferença, da Doença e do Desvio Social (2000/01) (Licenciatura)
2000 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Animação Sociocultural (diurno). Prática Pedagógica / Trabalho de Campo Antropológico (2000/01) (Licenciatura)
1999 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Animação Sociocultural (diurno). Antropologia Genética do Imaginário (1999-01) (Licenciatura)
1999 - Atual Lecionação em Cursos de Licenciatura. Curso de Animação Sociocultural (diurno). Evolução Antropossocial e História da Ciência e da Tecnologia (1999/00) (Licenciatura)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009 - Atual ESREA - European Society of Research on the Education of Adults. (Eleita para a Direção - Steering Committee no mandato entre 2014-2016)
2004 - Atual Membro Fundador do NA-IPFP - Núcleo do Algarve do Instituto Paulo Freire de Portugal (criado em Maio de 2004 e sedeado na Universidade do Algarve).
2003 - Atual Membro da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (Eleita para a Assembleia Geral nos mandatos entre 2011-2014 e 2014 e 2017)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Seleção Competitiva de Bolseiros de Investigação: Edital nº 054/2018.
2016 - 2016 Seleção Competitiva de Bolseiros de Investigação: Edital nº 077/2016.