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TOMAZ MIRANDA DA CUNHA SARAIVA. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia em 2008/07 pelo(a) Universidade Lusófona, Licenciatura em Psicologia em 2007/07 pelo(a) Universidade Lusófona e Master em Creative Games em 2010/07 pelo(a) University of Salford. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: NEUROCIÊNCIAS; PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO; MEMÓRIA; PSICOLOGIA; NEUROSCIENCES; INFORMATION PROCESSING; MEMORY; PSYCHOLOGY; EYE TRACKING; ATENÇÃO; ESTÍMULOS EMOCIONAIS; MEDO; ATTENTION; EMOTIONAL STIMULI; FEAR; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tomaz Miranda da Cunha Saraiva

Nomes de citação

  • SARAIVA, TOMAZ

Identificadores de autor

Ciência ID
031B-CE3F-4230

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2011/09 - 2012/07
Concluído
Desenvolvimento de Videojogos (Curso de Especialização Tecnológica)
RESTART, Portugal
2008/09 - 2010/07
Concluído
Creative Games (Master)
University of Salford, Reino Unido
2006/09 - 2008/07
Concluído
Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado integrado)
Universidade Lusófona, Portugal
2003/09 - 2007/07
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade Lusófona, Portugal
2007 - 2007
Frequentou
Adolescent and Children Psychology Evaluation (Pós-Graduação)
Universidade Lusófona, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2015 Assistente (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Lusófona, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Assessment of Frontal Brain Functions In Alcoholics Following A Health Mobile Cognitive Stimulation Approach". 2013.
    10.3233/978-1-61499-282-0-110
  2. Gamito, P; Oliveira, J; Pacheco, J; Santos, N; Morais, D; Saraiva, T; Soares, F; SottoMayor, C. "The contribution of a VR-based programme in cognitive rehabilitation following stroke". 2011.
    10.1109/icvr.2011.5971824
Artigo em jornal
  1. "Presence, immersion and cybersickness assessment through a test anxiety virtual environment.", 2008
  2. "War PTSD: a VR pre-trial case study", 2007
  3. "Presence in a Virtual War Scenario ¿ a Posttraumatic Stress Disorder exploratory case study.", 2006
  4. "Virtual War PTSD ¿ a methodological thread", 2005
Artigo em revista
  1. Rosa, Pedro J.; Morais, Diogo; Gamito, Pedro; Oliveira, Jorge; Saraiva, Tomaz. "The Immersive Virtual Reality Experience: A Typology of Users Revealed Through Multiple Correspondence Analysis Combined with Cluster Analysis Technique". Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking 19 3 (2016): 209-216. http://dx.doi.org/10.1089/cyber.2015.0130.
    10.1089/cyber.2015.0130
  2. Oliveira, J.; Caires, C.; Morais, D.; Brito, R.; Lopes, P.; Saraiva, T.; Soares, F.; et al. "Virtual Kitchen Test". Methods of Information in Medicine 54 02 (2015): 122-126. http://dx.doi.org/10.3414/me14-01-0003.
    10.3414/me14-01-0003
  3. Gamito, Pedro; Oliveira, Jorge; Santos, Nuno; Pacheco, José; Morais, Diogo; Saraiva, Tomaz; Soares, Fábio; Mayor, Catarina S.; Barata, Ana F.. "Virtual exercises to promote cognitive recovery in stroke patients: the comparison between head mounted displays versus screen exposure methods". International Journal on Disability and Human Development 13 3 (2014): http://dx.doi.org/10.1515/ijdhd-2014-0325.
    10.1515/ijdhd-2014-0325
  4. Gamito, Pedro; Oliveira, Jorge; Santos, Nuno; Pacheco, José; Morais, Diogo; Saraiva, Tomaz; Soares, Fábio; Mayor, Catarina S.; Barata, Ana F.. "Virtual exercises to promote cognitive recovery in stroke patients: the comparison between head mounted displays versus screen exposure methods". International Journal on Disability and Human Development 13 3 (2014): http://dx.doi.org/10.1515/ijdhd-2014-0325.
    10.1515/ijdhd-2014-0325
  5. "Nicotine Craving: ERPs correlates after VR exposure to smoking cues". (2012):
    10.3233/978-1-61499-121-2-78
  6. Gamito, Pedro; Oliveira, Jorge; Pacheco, José; Morais, Diogo; Saraiva, Tomaz; Lacerda, Ricardo; Baptista, André; et al. "Traumatic brain injury memory training: a virtual reality online solution". International Journal on Disability and Human Development 10 4 (2011): http://dx.doi.org/10.1515/ijdhd.2011.049.
    10.1515/ijdhd.2011.049
  7. Oliveira, Jorge; Gamito, Pedro; Perea, Maria; Ladera, Valentina; Morais, Diogo; Rosa, Pedro Joel; Saraiva, Tomaz. "Hemispheric asymmetries in recognition memory for negative and neutral words". (2011): http://hdl.handle.net/10437/2298.
  8. Rosa, Pedro Joel; Gamito, Pedro; Oliveira, Jorge; Morais, Diogo; Saraiva, Tomaz. "Attentional orienting to biologically fear-relevant stimuli: data from eye tracking using the continual alternation flicker paradigm". (2011): http://hdl.handle.net/10437/2299.
  9. "Virtual reality exposure on nicotine craving". (2011):
    10.3233/978-1-60750-766-6-63
  10. "Training Presence: the Importance of Virtual Reality Experience on the “Sense of Being There”". (2010):
    10.3233/978-1-60750-561-7-128
  11. Gamito, Pedro; Oliveira, Jorge; Rosa, Pedro; Morais, Diogo; Duarte, Nuno; Oliveira, Susana; Saraiva, Tomaz. "PTSD Elderly War Veterans: A Clinical Controlled Pilot Study". CyberPsychology & Behavior (2009): 091220084725062. http://dx.doi.org/10.1089/cpb.2009.0237.
    10.1089/cpb.2009.0237
  12. "Virtual Reality Therapy Controlled Study for War Veterans with PTSD. Preliminary Results". (2009):
    10.3233/978-1-60750-017-9-269
  13. "Physiological assessment during VR PTSD treatment of a motor vehicle accident patient". (2008): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77949747759&partnerID=MN8TOARS..
Capítulo de livro
  1. "NeuAR ¿ A Review of the VR/AR Applications in the Neuroscience Domain". In Augmented Reality - Some Emerging Application Areas. 2011.
    10.5772/26135
  2. Gamito, Pedro; Oliveira, Jorge; Morais, Diogo; Rosa, Pedro; Saraiv, Tomaz. "Serious Games for Serious problems: from Ludicus to Therapeuticus". In Virtual Reality. InTech, 2010.
    10.5772/12870
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2007/06 The use of VR exposure in the treatment of motor vehicle PTSD: A case-report 12th Cybertherapy International Conference
(Washington, DC, Estados Unidos)