Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Carlos Alberto Marques Gouveia
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Gouveia, Carlos A. M.
- Gouveia, C. A. M.
- Gouveia, Carlos
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0317-822C-D764
Endereços de correio eletrónico
- carlos.gouveia@letras.ulisboa.pt (Profissional)
- carlosgouveia@uc.pt (Profissional)
- cgouveia@edu.ulisboa.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 217920081 (Profissional)
 
Moradas
- Department of English Studies, School of Arts and Humanities, University of Lisbon. Alameda da Universidade, 1600-214, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://lisboa.academia.edu/CarlosAMGouveia (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2011 Concluído | Discourse Analysis (Título de Agregado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal "A realização linguística, em textos, dos contextos, enquanto factores extralinguísticos" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Aprovado por unanimidade | 
| 1998/02/19 Concluído | Letras, especialidade em Linguística Aplicada (Doutoramento) Especialização em Especialidade: Linguística Aplicada Universidade de Lisboa, Portugal "O Amansar das Tropas: Linguagem, Ideologia e Mudança Social na Instituição Militar" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Muito bom com Distinção e Louvor | 
| 1992 Concluído | Estudos Anglo-Americanos (Mestrado) Especialização em Linguística Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal "Actos de Fala e Parasitismo: Para uma Pragmática da Ficção" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Excellent | 
| 1986 Concluído | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal "n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 16 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2015 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal | 
| 2006/01/02 - 2009/06/30 | Investigador (Investigação) | Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal | 
| 2007 - 2007 | Investigador (Investigação) | Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal | 
| 2005/01/02 - 2005/08/01 | Investigador visitante (Investigação) | Macquarie University, Austrália | 
| 2005/02 - 2005/08 | Investigador visitante (Investigação) | The University of Sydney Faculty of Arts and Social Sciences, Austrália | 
| 1995/01/02 - 1997 | Investigador visitante (Investigação) | Lancaster University Department of Linguistics and English Language, Reino Unido | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2012/03/13 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2017/06/09 - 2017/07/18 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidad del Norte, Colômbia | 
| 2012/03/01 - 2012/06/30 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | 
| 2007 - 2011 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2006 - 2006 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | 
| 1992/01 - 1998 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 1989 - 1990 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
Cargos e Funções
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/01/26 - Atual | Membro eleito do Conselho Geral da Universidade de Lisboa | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2017 - 2021 | Membro eleito do Senado da Universidade de Lisboa, eleito pelo colégio eleitoral da Faculdade de Letras. | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2017 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade de Lisboa, Portugal | 
| Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | ||
| 2015 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2012/10/03 - 2016/04/14 | Vice-President of Board | Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal | 
| 2003/02/19 - 2012/03/13 | Tenured Assistant Professor | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 1991 - 1992/02 | Junior Lecturer | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 1989 - 1991/01 | Lecturer (compulsory military service) | Academia da Força Aérea, Portugal | 
| 1986/12/02 - 1989/05/14 | Junior Lecturer | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for General and Applied Linguistic Studies UID/LIN/04887/2019 Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 146 - 2011-2012 PEst-OE/LIN/UI0146/2011 Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
| 2011/11/01 - 2013/10/31 | Teacher Learning for European Literacy Education (TeL4ELE) EACEA-518080 / 518080-LLP-1-2011-1-SE-COMENIUS-CMP Investigador responsável
                                     Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal | Concluído | 
| 2005/02/19 - 2005/08/18 | Development of methodologies for describing the Portuguese language, based on the theoretical-methodological framework proposed
                                 by systemic-functional linguistics. SFRH/BSAB/463/2004 Universidade de Lisboa, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2017 - 2023 | Texts, genres and knowledge: mapping the disciplinary uses of language at different levels of education/ Textos, géneros e
                                 conhecimento: para o mapeamento dos usos disciplinares da língua nos diferentes níveis de ensino POCI-01-0145-FEDER-006986 Investigador responsável
                                    
                                  | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em boletim informativo | 
 | 
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em jornal | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Capítulo de livro | 
 | 
| Livro | 
 | 
| Prefácio / Posfácio | 
 | 
| Tese / Dissertação | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2023/09/08 | O que há de artificial na inteligência artificial?/ What is there of artificial in Artificial Intelligence - Position paper in Roundtable Discurso Académico e IA: Que desenvolvimento humano? | III Encontro Nacional sobre Discurso Académico - Complexidade Teórica e Diversidade Didática Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisbon, Portugal) | 
| 2023/06/16 | Language ideologies of English language learning in the era of digital communication: preliminary results from a research project - Paper | 32nd European Systemic Functional Linguistics Conference -  (Cognitive) developments in multimodal (digital) communication.
                                 Expanding traditional borders in SFL Universidade de Vigo (Vigo, Espanha) | 
| 2023/06/16 | Sequential explanations in Natural Sciences textbooks: Lexicogrammatical resources and pedagogical strategies - Paper | 32nd European Systemic Functional Linguistics Conference -  (Cognitive) developments in multimodal (digital) communication.
                                 Expanding traditional borders in SFL Universidade de Vigo (Vigo, Espanha) | 
| 2023/03/29 | Da bondade do RJIES e da contraordenação e crime que potencia/ The goodness of the RJIES and the misdemeanour and crime it promotes - Paper in Roundtable Os caminhos do ensino-superior à luz do RJIES | Mesa-Redonda Os caminhos do ensino-superior à luz do RJIES OTC-Organização dos Trabalhadores Científicos (Lisbon, Portugal) | 
| 2022/06/23 | Aspetos de coesão lexical em Português Europeu/ Aspects of lexical cohesion in European Portuguese - Paper in Roundtable Funcionalismo e Funcionalismos | VI Simpósio Internacional de Linguística Funcional Universidade Estadual Paulista, Campus de São José do Rio Preto (Online, Brasil) | 
| 2021/09/08 | Da análise à produção – aprender a significar para alcançar sucesso académico e acesso epistemológico/ From analysis to production - learning to mean to achieve academic success and epistemological access | ENDA 2 — Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática CELGA-ILTEC-Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada & Centro de Linguística da Universidade do Porto (Online, Portugal) | 
| 2021/05/10 | O lugar do género no escopo de uma teoria de descrição gramatical/ The role of genre under the scope of a theory of grammatical description - Conference opening lecture | Simpósio Internacional Língua(gem), ação e reflexão: novas perspectivas em ensino e em pesquisa/VII Seminário de Pesquisas
                                 em Letras, Universidade Estadual de Montes Claros (Montes Claros, Brasil) | 
| 2020/09/17 | Universais e particulares culturais: Reflexões sobre LSF em português/ Cultural universals and particulars: Reflexions on SFL in Portuguese - Lecture | Ciclo Internacional de Webinários em Linguística Sistêmico-Funcional: Novas tendências em Pesquisa e Ensino Grupo de pesquisa CNPq SAL-Sistêmica, Ambientes e Linguagens e do Grupo de Trabalho de Linguística Sistêmico-Funcional da
                                    ANPOLL-Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. (Online, Brasil)
                                  | 
| 2020/08/12 | Para quê ensinar género? Questões pedagógicas e didáticas/ Why teach genre? Pedagogical and didactical issues - Lecture | Distinguished Lectures do Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (online, Brasil) | 
| 2020/05/27 | Práticas de legitimação e credibilidade de conhecimento em tempos pandémicos: uma análise sistémico-funcional - Lecture (https://aovivo.abralin.org/en/lives/carlos-a-m-gouveia-2/) | Abralin ao vivo – Linguists online Associação Brasileira de Linguística (Online, Brasil) | 
| 2020/03/04 | Discurso e mudança social: representações sociais em transformação - Keynote Lecture | Colóquio Discursos Publicitários: Semiótica, Multimodalidade e Visualidades Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa  (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/12/07 | The impact of Textbooks on gender construction - Paper in Panel Gender Identity Expression and its impact in Educational and Cultural Settings | COWAP Conference 2019 - The Feminine Within: Revisiting Bisexuality Women and Psychoanalysis Committee of the International Psychoanalytical Association (Lisbon, Portugal) | 
| 2019/06/21 | Estratégias de desenvolvimento da escrita na escola de Sydney - Keynote Lecture | VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal) | 
| 2019/03/16 | O que a gramática tem a ver com a cultura? Usos linguísticos e práticas situadas enquanto ancoragem cultural - Keynote Lecture | Colóquio The Importance of Being EFL or: English for Tired Teachers – 2nd edition. Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa (Lisbon, Portugal) | 
| 2018/10/24 | Género, porquê e para quê? Relevância, modismo e faz-de-conta/ Genre, why and what for?Relevance, fads and make-believe - Conference opening lecture | Letr@s em rede – 3º Congresso Nacional Mackenzie: Linguagens, educação, sociedade Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil) | 
| 2018/10/10 | Think globally, act locally: how to implement an SFL genre based approach through overcoming difficulties - Conference plenary lecture | XIV Congresso ALSFAL – Explorando textos y contextos desde una perspectiva sistémico-funcional Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (Puebla, México) | 
| 2018/09/08 | Como se faz uma disciplina: mapas de conhecimento e distinções operacionais sobre o que é o discurso académico enquanto objeto de estudo - Conference opening lecture | ENDA-Encontro Nacional Sobre Discurso Académico Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal) | 
| 2018/07/26 | What is an exposition in the Portuguese L1 syllabi and textbooks? ¿ A case for pedagogic intervention and teacher training - Paper | 45th International Systemic Functional Linguistics Congress  Boston College (Boston, Estados Unidos) | 
| 2018/07/26 | When times stands still: The role of Reports in History Textbooks - Paper | 45th International Systemic Functional Linguistics Congress Boston College (Boston, Estados Unidos) | 
| 2018/07/24 | Designing the map to act accordingly: how to implement a usage based approach to Reading to Learn in Portugal - Paper in Symposium Learning to Write, Reading to Learn: International developments in genre pedagogy | 45th International Systemic Functional Linguistics Congress Boston College (Boston, Estados Unidos) | 
| 2018/07/06 | Teaching and assessment practices in genre pedagogy: how things are (not) done in Portugal - Paper | 25th European Systemic Functional Linguistics Conference , Universidade de Pavia, Itália, 5 a 7 de julho.  (Pavia, Itália) | 
| 2018/07/06 | Domains of language use for school science in Portuguese textbooks - Paper | 25th European Systemic Functional Linguistics Conference Universidade de Pavia (Pavia, Itália) | 
| 2018/06/09 | A interação verbal e a análise discursiva como possibilidades de exploração didática entre texto e contexto no ensino de língua - Keynote lecture | Colóquio The Importance of Being EFL (English as a Foreign Language) or English for Tired Teachers Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa (Lisbon, Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2019 - 2021/11/12 | “Você está me chamando de velha?” Representações e discursos do envelhecimento nos anúncios publicitários estrelados por Palmirinha
                                 Onofre Coorientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2019 - 2021/10/21 | "La mesma orienta": Um estudo sobre a língua neocrioula inventada por Xul Solar (1887 - 1963). http://hdl.handle.net/10451/50555. Orientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2019 - 2021/05/31 | Contribuições da Linguística Sistémico-Funcional para o Ensino da Leitura Coorientador | Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2018 - 2021 | Invisibilità e visibilità distorta: Analisi critica della rappresentazione pubblicitaria del (corpo) femminile nel paesaggio
                                 sociosemiotico urbano italiano. Coorientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2018 - 2020/11/05 | O Humor Verbal como Instrumento Didático em Manuais de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda Orientador | Português como Língua Estrangeira / Língua Segunda (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2018 - 2020/07/13 | Estratégias de Marketing Onlife: Discursos líquidos em novos contextos de consumo Orientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2017 - 2019/10/30 | Crisis de la masculinidad y expresiones de las nuevas masculinidades en Portugal y Chile en la última década Orientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2016 - 2019 | Práticas de escrita no contexto de Cabo Verde: da formação de professores com base na abordagem genológica ao desenvolvimento
                                 da literacia Orientador | Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2016 - 2018 | A Comunicação da Doença Oncológica: Uma análise crítica das sua representações no discurso de três médicos da especialidade Coorientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2015 - 2017/11/02 | Multiple Literacies and Web 2,0 in the english as a Foreign Language Classroom Orientador | Estudos Ingleses e Americanos (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2013 - 2017/10/24 | A Design Proposal of an Online Corpus-Driven Dictionary of Portuguese for University Students Coorientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2016 - 2017 | O impacto da motivação na aprendizagem da Língua Estrangeira Orientador | Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
                                 de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2016 - 2017 | O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino de Inglês língua estrangeira Orientador | Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
                                 de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2016 - 2017 | A utilização da aplicação móvel Plickers no processo de ensino e aprendizagem  da língua inglesa no Ensino Secundário Orientador | Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
                                 de Alemão ou de Espanhol ou de Francês (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2015 - 2017 | A realidade Sociocultural nos Manuais de Português Língua Estrangeira: O caso da Representação da Família Orientador | Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2015 - 2017 | O uso da Abordagem Comunicativa e das técnicas de Peer Correction para desenvolver a competência oral em sala de aula Orientador | Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal | 
| 2014 - 2016 | Abordagem comunicativa e avaliação no processo de ensino/aprendizagem de português língua estrangeira no Senegal Orientador | Língua e Cultura Portuguesa (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2013 - 2016 | O papel simbólico da língua na construção das identidades nacionais: o carácter identitário da discussão sobre o AO90 em Portugal Orientador | Estudos de Literatura e Cultura (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2012 - 2016 | Trabalhadoras, Domésticas, Mães. Uma análise crítica de construções discursivas de identidades femininas de duas gerações
                                 de mulheres portuguesas Orientador | Estudos Ingleses e Estudos Americanos (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2011 - 2015/03/06 | Níveis comuns de referência e pedagogia de género no ensino de português a alunos surdos: Proposta de organização curricular Coorientador | Ciências da Saúde (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, Portugal | 
| 2012 - 2015 | Didáctica da escrita em contextos multilingues: o caso de Moçambique - desafios linguísticos, metodológicos e contextuais Coorientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2011 - 2015 | Para um modelo Ontogenético da escrita infantil no 1º Ciclo do Ensino Básico: a emergência do período como unidade de organização
                                 textual Orientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2011 - 2013/07/16 | A produção escrita enquanto prática guiada Orientador | Ensino de Inglês e de Francês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2011 - 2013/04/23 | Comunicação e práticas semióticas nos não-lugares Orientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2010 - 2012/12/14 | A venda do lugar turístico através de um não-lugar: o ciberespaço – O turista contemporâneo como colecionador do olhar Orientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2008 - 2012/11/07 | Representação e legitimação do conhecimento científico e suas áreas de especialidade: análise crítica de entrevistas com cientistas
                                 portugueses Orientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2010 - 2012/02/20 | A Palavra como Alicerce da Nação: A afirmação e valorização da língua na construção discursiva da identidade eslovena Orientador | Cultura e Comunicação (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2008 - 2012 | Descrição Sistémico-funcional da gramática do modo oracional das orações em Nyungwe Orientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2009 - 2011/10/17 | Interactividade na Aula de Inglês no Ensino Secundário: A Utilização de Tarefas como Elemento Estruturador da Aprendizagem Orientador | Ensino de Inglês e de Alemão no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ens Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2009 - 2011/09/16 | Leitura Extensiva – O papel das actividades e dos materiais na motivação dos alunos Orientador | Ensino de Inglês e de Alemão no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ens Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2009 - 2011/09/16 | A importância da dimensão intercultural na aprendizagem do Inglês LE Orientador | Ensino de Inglês e de Alemão no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ens Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2009 - 2011/07/14 | O uso da Literatura na aula de Língua Estrangeira (LE): o quê? Como? Porquê? Orientador | Ensino de Inglês e de Francês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2007 - 2011 | Representações na cultura Empresarial: um estudo de caso Coorientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2004 - 2008/12/16 | Géneros e Registos do Discurso no Ensino de Línguas: Proposta de Aplicação ao Ensino de Ple e Monitorização em Contexto Orientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2006 - 2008/11/07 | A Contribuição dos Significados Experienciais para a Constituição dos Elementos Obrigatórios do Género Narrativa Escolar:
                                 Um Estudo de Caso Orientador | Linguística Aplicada (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2008 - 2008 | Géneros e Registos do Discurso no Ensino de Línguas: Proposta de Aplicação ao Ensino de Ple e Monitorização em Contexto Orientador | Linguística (Doutoramento) Universidade de Lisboa, Portugal | 
| 2005 - 2007/11/16 | More Pregnantly than Words: Words and Images in Two EFL Textbooks Orientador | Estudos Ingleses e Americanos (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2005 - 2007/09/10 | Que Língua Falamos, Quando Falamos Inglês? Para o Estudo do Inglês como Língua de Comunicação Internacional Coorientador | Estudos Ingleses e Americanos (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2005 - 2007/02/05 | Registo e Género: Uma Pedagogia Para o Ensino do Inglês como Língua Estrangeira Orientador | Línguas Estrangeiras Aplicadas - TEFL (Teaching English as Foreign Language) (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal | 
| 2005 - 2006/11/23 | A Importância do Papel dos Rótulos na Significação Textual Orientador | Línguas Estrangeiras Aplicadas - TEFL (Teaching English as Foreign Language) (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal | 
| 2003 - 2005/01/26 | Aspectos Sistémico-Funcionais da Mudança Linguística em Cartas Familiares do Early Modern English Coorientador | Estudos Ingleses e Americanos (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2003 - 2005/01/24 | Para uma Abordagem de Género em ILE Orientador | Estudos Ingleses e Americanos (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2000 - 2004/06/30 | Rapazes e Raparigas: Diferentes ou Parecidos? A Distribuição do Discurso e a Produção de Actos Directivos em Trabalhos de
                                 Grupo Orientador | Linguística Aplicada (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2002 - 2004/02/17 | Relato de Futebol: Imagem Sonora em Mudança Orientador | Linguística e Ensino de Línguas (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, Portugal | 
| 2002 - 2004/01/14 | Sobre as Relações Lógico-Semânticas no Domínio do Texto Orientador | Linguística Aplicada (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 2000 - 2003/12/15 | Modelados pelo Discurso: Uma Análise Crítica das Representações de Género em Manuais Escolares do 1.º ciclo. Orientador | Linguística Aplicada (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal | 
| 1998 - 2000/09 | Mercatização e Promoção do Produto Militar: O Caso da Academia da Força Aérea Orientador | Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2022/08/25 - Atual | ESFLA-European Systemic Functional Linguistics Association | Chair | 
| 2022/08/25 - Atual | ISFLA-International Systemic Functional Linguistics Association | Member of the Board | 
| 2015 - 2023 | ISFLA-International Systemic Functional Linguistics Association | Treasurer for Europe | 
| 2010 - 2013 | ISFLA-International Systemic Functional Linguistics Association | Ex officio member of the Board | 
| 2010 - 2013 | ESFLA-European Systemic Functional Linguistics Association. | Ex Officio member of the Board | 
| 1998 - 2004 | AILP-Associação Internacional de Linguística do Português/ International Association for Linguistics on Portuguese | Secretary of the Board | 
| 1998 - 1999 | APEAA-Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos/ Portuguese Association for Anglo-American Studies | Secretary of Op. Cit., Journal of APEAA | 
| 1992 - 1994 | APEAA-Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos/ Portuguese Association for Anglo-American Studies | Secretary for the General Assembly Board | 
Distinções
            Outra distinção
| 1996 | International Linguistics Award Luís Filipe Lindley Cintra | 
