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Bruno Guimarães Marçal. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 5 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Bibliotecas universitárias; Acessibilidade; Necessidades Educativas Especiais (NEE); WCAG 2.0; Internet; Conteúdos inclusivos; Necessidades Educativas Especiais (NEE); Bibliotecas universitárias; Acesso à informação; Koha; Open-source; Biblioteca Universitária; Software de gestão integrada de bibliotecas; .
Identification

Personal identification

Full name
Bruno Guimarães Marçal
Date of birth
1979/10/09
Gender
Male

Citation names

  • Marçal, Bruno Guimarães

Author identifiers

Ciência ID
F916-FEBF-471B
ORCID iD
0000-0003-1089-0177

Email addresses

  • bruno.marcal@ucp.pt (Professional)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2017/11/24
Concluded
Mestrado em Comunicação Acessível (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
"Comunicação acessível nas bibliotecas de ensino superior: o caso da Biblioteca do ISCTE-IUL" (THESIS/DISSERTATION)
2011
Concluded
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1998/11 - 2017/09 Técnico Superior (Técnico Superior) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017/10/09 - Current Organic Unit Director Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Guimarães Marçal, Bruno; Alexandre Silva Santos, Filipe. "Acessibilidade dos recursos digitais produzidos e partilhados pelas Bibliotecas de Ensino Superior". Fundão, 2018.
  2. Galrão, Ana Filomena; Marçal, Bruno Guimarães; Pires, Lília Aguardenteiro; Amante, Maria João; bruno.marcal@iscte.pt. "Ciclo de formação Inclusão no Ensino Superior: desafios e estratégias associados aos alunos com Necessidades Educativas Especiais". 2016.
  3. Amante, Maria João; Lopes, Susana; Marçal, Bruno; Segurado, Teresa; administrador.repositorio@iscte.pt. "O impacto da interação entre o Repositório e o sistema CRIS do ISCTE-IUL". 2015.
  4. Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Pinto, Célia; Neto, Lígia; bruno.marcal@iscte.pt. "Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior". 2015.
  5. Amante, Maria João; Lopes, Susana; Marçal, Bruno; Segurado, Teresa; Amante, Maria João; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Lopes, Susana; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Marçal, Bruno; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Segurado, Teresa; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. "O impacto da interação com um sistema CRIS: um ano na vida de um repositório". 2015.
  6. Amante, Maria João; Lopes, Susana; Marçal, Bruno; Segurado, Teresa; maria.amante@iscte.pt; Amante, Maria João; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Lopes, Susana; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Marçal, Bruno; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Segurado, Teresa; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. "Partilhar Ciência: o repositório do ISCTE-IUL e a interoperabilidade com um sistema CRIS". 2015.
  7. Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Marçal, Bruno; Santos, Denise; Pinto, Célia; bruno.marcal@iscte.pt. "A Biblioteca do ISCTE-IUL ao serviço dos alunos com Necessidades Educativas Especiais – NEE". 2014.
  8. Amante, Maria João; Marçal, Bruno; bruno.marcal@iscte.pt. "Informação para a Inclusão numa Biblioteca do Ensino Superior". 2014.
  9. Marçal, Bruno; Pinto, Célia; Santos, Denise; bruno.marcal@iscte.pt. "A produção de conteúdos inclusivos: sensibilização e formação de utilizadores num contexto universitário". 2014.
  10. Segurado, Teresa; Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Cunha, Carina; teresa.segurado@iscte.pt. "Os investigadores e a sua relação com o Acesso Aberto à produção científica: o caso do ISCTE-IUL". 2013.
  11. Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Santos, Denise; administrador.repositorio@iscte.pt; maria.amante@iscte.pt. "Informação para a inclusão". 2013.
  12. Amante, Maria João; Marçal, Bruno. "Dinâmicas de implementação de software open source numa Biblioteca Universitária: o caso do ISCTE-IUL". 2012.
  13. Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Marçal, Bruno. "O Repositório ISCTE-IUL e a interoperabilidade com outros sistemas de informação". 2012.
  14. Amante, Maria João; Marçal, Bruno Guimarães; bruno.marcal@iscte.pt. "Adoção do sistema Koha: perspetiva de uma Biblioteca Universitária". 2012.
  15. Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Reiçadas, Ricardo; Marçal, Bruno; teresa.segurado@iscte.pt. "Uma biblioteca sem fronteiras: o serviço de EIB nos Serviços de Informação e Documentação do ISCTE-IUL". 2012.
Journal article
  1. Segurado, Teresa; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Amante, Maria João; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Marçal, Bruno; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Lopes, Susana; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Segurado, Teresa; Amante, Maria João; Marçal, Bruno; Lopes, Susana; teresa.segurado@iscte.pt. "Recursos de informação numa IES: o repositório institucional". (2015): http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1268.
  2. Guimarães Marçal, Bruno; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa; Amante, Maria João; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa; Pinto, Célia; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa; Neto, Lígia; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa. "As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet". (2015): http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1276.
  3. Guimarães Marçal, Bruno; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa; Amante, Maria João; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa; Neto, Lígia; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa; Pinto, Célia; ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa; Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Pinto, Célia; Neto, Lígia; bruno.marcal@iscte.pt. "Conteúdos inclusivos: o papel das bibliotecas na sensibilização dos produtores de informação". (2015): http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1277.
Thesis / Dissertation
  1. Marçal, Bruno Guimarães. "Comunicação acessível nas bibliotecas de ensino superior: o caso da Biblioteca do ISCTE-IUL". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10400.8/3016.

Other

Other output
  1. Conteúdos inclusivos: o papel das bibliotecas na sensibilização dos produtores de informação. As bibliotecas universitárias assumem um papel privilegiado na mediação da relação entre os utilizadores e o conhecimento científico. Verificamos igualmente que os recursos de informação estão cada vez mais alicerçados em plataformas e documentos digitais abrindo-se uma janela de oportunidade para uma verdadeira democratização no acesso à informação corroborada pela disponibilização massiva de equ. 2015. Guimarães Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Neto, Lígia; Pinto, Célia. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1277.
  2. As bibliotecas universitárias no apoio a estudantes com Necessidades Educativas Especiais: acessibilidade das páginas e serviços disponibilizados na Internet. Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada aos níveis de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de tecnologias de apoio como os leitores de ecrã.Pa. 2015. Guimarães Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Pinto, Célia; Neto, Lígia. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1276.
  3. Recursos de informação numa IES: o repositório institucional. Em Portugal, tal como noutros países, o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento materializou-se no aparecimento e consolidação de Repositórios Institucionais, Temáticos ou Híbridos e na publicação de revistas em Acesso Aberto. Em particular, os Repositórios constituíram-se como instrumentos destinados à preservação da memória científica das instituições, como ferramentas de apoio à visibilidade. 2015. Segurado, Teresa; Amante, Maria João; Marçal, Bruno; Lopes, Susana. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1268.
  4. Partilhar Ciência: o repositório do ISCTE-IUL e a interoperabilidade com um sistema CRIS. A importância de trabalhar com a comunidade académica e desenvolver serviços de valor acrescentado para os docentes, investigadores e a instituição deu origem a uma parceria entre os Serviços de Informação e Documentação e o Grupo dos Rankings do ISCTE-IUL, responsável pela implementação e manutenção do sistema de gestão de ciência, Ciência-IUL - Portal de Ciência do ISCTE-IUL (Current Research In. 2015. Amante, Maria João; Lopes, Susana; Marçal, Bruno; Segurado, Teresa. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1269.
  5. O impacto da interação com um sistema CRIS: um ano na vida de um repositório. O que nos propomos a apresentar neste poster é uma análise do conteúdo do Repositório Institucional do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) no ano de 2014, com especial enfoque para o resultado da interoperabilidade entre este e o Ciência-IUL – portal de ciência do ISCTE-IUL (Current Research Information System).. 2015. Amante, Maria João; Lopes, Susana; Marçal, Bruno; Segurado, Teresa. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1271.
  6. A interoperabilidade entre o Repositório e um sistema CRIS: o caso do ISCTE-IUL. Face à necessidade de automatizar o processo de avaliação de docentes e investigadores foi criado, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, um portal de gestão da produção científica – Ciência-IUL, um sistema de gestão da ciência e tecnologia. Com objetivos diferentes à partida, o Ciência-IUL e o Repositório Institucional do ISCTE-IUL partilham conteúdos. Quanto às publicações científicas, quer. 2014. Amante, Maria João; Lopes, Susana; Marçal, Bruno; Segurado, Teresa; Amante, Maria João; ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; Lopes, Susana; ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; Marçal, Bruno; ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; Segurado, Teresa; ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa; maria.amante@iscte.pt. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1183.
  7. O Repositório ISCTE-IUL e o Open Access - 2012. 2012. Marçal, Bruno; Segurado, Teresa; teresa.segurado@iscte.pt. http://hdl.handle.net/10071/4315.
  8. A utilização das novas tecnologias no campo educativo e na promoção da cidadania. Nos dias de hoje é extremamente relevante trabalhar a problemática da utilização das novas tecnologias associadas às mais variadas práticas decorrentes da vida em sociedade. É particularmente evidente o papel dos sistemas de ensino e de formação no que diz respeito à utilização deste tipo de recursos e na sua responsabilidade de gerar novas competências nos indivíduos associadas à utilização das T. 2011. Marçal, Bruno Guimarães. http://hdl.handle.net/10437/8965.
  9. Repositório ISCTE-IUL: os números. Poster apresentado na Semana Internacional do Acesso Aberto em 2011 apresentando um conjunto de dados estatísticos relativos ao Repositório ISCTE-IUL. 2011. Marçal, Bruno; Segurado, Teresa; Amante, Maria João; administrador.repositorio@iscte.pt. http://hdl.handle.net/10071/5916.
Distinctions

Other distinction

2017 Bolsa de estudo por mérito
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal