Identification
Personal identification
- Full name
- Mariana Andrade de Sottomayor Negrão Novo
Citation names
- Negrão, Mariana
Author identifiers
- Ciência ID
- CB14-48FC-F10D
- ORCID iD
- 0000-0003-1028-5276
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) | Advanced (C1) | Upper intermediate (B2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2016
Concluded
|
Especialista em Psicologia Clínica (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2016
Concluded
|
Especialista em Psicologia da Educação (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2013/12/13
Concluded
|
Psicologia (Doutoramento)
Major in Especialidade: Psicologia Clínica
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
|
2010
Concluded
|
Cotadora Certificada nas Emotional Availabitity Scales [Reliable coder in Emotional Availability Scales] (Diploma de especialização)
Colorado State University, United States
|
|
2010
Concluded
|
Cotadora certificada no Matternal Discipline Strategies Coding System [Reliable coder in Matternal Discipline Strategies Coding
System] (Diploma de especialização)
Universiteit Leiden, Netherlands
|
|
2008
Concluded
|
Facilitadora Certificada do programa de intervenção parental Video-feedback Intervention to Promote Positive Parenting and
Sensitive Discipline (VIPP-SD) [Certified interveener in the parentig intervention program VIPP-SD] (Diploma de especialização)
Universiteit Leiden, Netherlands
|
|
2008
Concluded
|
Cotadora certificada do Adult Attachment Interview Q-sort [Certified coder for Adult Attachment Interview Q-sort ] (Diploma
de especialização)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2005/09/15
Concluded
|
Psicologia (Licenciatura)
Major in Opção: Consulta Psicológica de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2017/07/04 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal |
2006/11/01 - 2016/12/31 | Assistant (University Teacher) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Positions / Appointments
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018 - Current | Membro colaborador do Center for Psychological, Family and Social Well-being (CRC-W) | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
Center for Psychological, Family and Social Well-being (CRCW), Portugal | ||
2017/01/01 - Current | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - Current | Membro Integrado do do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEHD) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal | ||
2016/09/01 - 2019/09/12 | Conselho pedagógico | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2016 | Vogal da Direção Regional do Norte da OPP | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2007 - Current | Psicóloga [Psychologist] | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Clínica Universitária de Psicologia CUP, FEP-UCP, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2024/01/01 - Current | Parentalidade DROPI: Promoção de Competências parentais e regulação de vinculação seguras em famílias em situação de risco
- Avaliação de Impacto
Principal investigator
|
Ongoing
|
2024/01/01 - Current | Roteiros DROPI: saúde mental e interioridade – promover o bem-estar e a saúde mental das crianças e comunidades
Principal investigator
|
Ongoing
|
2025/01/01 - 2027/12/31 | Preventing exclusion paths by strengthening child protection systems
12bfe2f4-b0c3-4e76-980e-4d27fde61cea
Other
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
University of Porto, Portugal Polytechnic Institute of Porto, Portugal University Institute of Lisbon, Portugal |
Ongoing
|
2023/03/01 - 2026/02/28 | All4Children: The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF®) to promote high-quality child welfare practices in Portugal
Researcher
|
Ongoing
|
2020/01/01 - 2021/12/31 | Safezone
Researcher
European Comission, Belgium
|
European Comission
Ongoing
|
2008 - 2013/12/13 | Mother-child interaction in the context of socioeconomic disadvantage: Predictors and the effectiveness of an attachment-based
intervention program
SFRH/BD/45273/2008
PhD Student Fellow
|
Fundação Ciência e Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2020/12/01 - Current | Safeguarding Hub to address the needs of Catholic organizations working with children
Researcher
Porticus Global, Netherlands
|
Ongoing
|
2016 - 2019 | PROMISE: PROMoting youth Involvement and Social Engagement: Opportunities and challenges for conflicted young people across
Europe.
Researcher
|
EU Framework Programme for Research and Innovation Science with and for Society
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Journal article |
|
Manual |
|
Newspaper article |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Translation |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2025/04/08 | Cuidados Sensíveis ao Trauma: uma abordagem multisistema na construção de comunidades resilientes |
Movimento Defesa da Vida
|
2025/03/28 | Experiências Adversas Precoces e Trauma: suas implicações no desenvolvimento |
Centro Social e Paroquial de Revelhe
|
2024/03/11 | Escolas Sensíveis ao Trauma - Prevenção e Resposta à Adversidade na Infância |
University of Coimbra
|
2023/11/26 | Envisioning safe and nurturing environments for child development - Opportunities and challenges of child welfare system in Portugal | 2023 International Symposium on Children and Youth Health and Well-being
University of Saint Joseph (Macau SAR China)
|
2023/11/24 | Envisioning safe and nurturing environments for child development: Opportunities and Challenges of Child Protection System in Portugal | 2023 International Symposium on Children and Youth Health and Well-being
University of Saint Joseph (Macau SAR China)
|
2023/11/09 | Cuidados sensíveis ao trauma nas CPCJ: um estudo piloto | II Seminário Internacional “Sistema Integrado de Proteção à Criança/Jovem: Um sistema que promove os direitos das crianças?
Lusíada University of Porto (Porto, Portugal)
|
2023/11/09 | Cuidados sensíveis ao trauma nas escolas: A perspetiva dos agentes educativos | II Seminário Internacional “Sistema Integrado de Proteção à Criança/Jovem: Um sistema que promove os direitos das crianças?
Lusíada University of Porto (Porto, Portugal)
|
2023/11/09 | Envolvimento Parental em Acolhimento Residencial: Estudo das Propriedades Psicome´tricas de um Questiona´rio | II Seminário Internacional “Sistema Integrado de Proteção à Criança/Jovem: Um sistema que promove os direitos das crianças?
Lusíada University of Porto (Porto, Portugal)
|
2023/09/24 | The integrated model of family foster care (miaf): development, and implementation | Advancements in Data and Solutions for Tackling Child Abuse
(Edimburg, United Kingdom)
|
2023/07/11 | Escolas Sensíveis ao Trauma - Epicentro da Mudança Paradigmática | Cuidado sensível ao trauma na construção de comunidades resilientes
Câmara Municipal de Paredes (Paredes, Portugal)
|
2023/07/06 | Motivações para ser Família de Acolhimento em Portugal | Congresso Internacional Risco, Perigo e Resiliência Familiar – Vozes Cruzadas da Intervenção e Investigação
University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/06 | Perspetivas, conceitos e boas práticas de proteção e promoção do bem-estar de crianças e jovens: À procura de uma visão integrada sobre os resultados da investigação | Congresso Internacional Risco, Perigo e Resiliência Familiar – Vozes Cruzadas da Intervenção e Investigação
University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2023/05/31 | Os desafios da parentalidade no acolhimento familiar | Acolhimento Familiar em Portugal: Desafios e Oportunidades |
2023/05/31 | Os desafios da parentalidade no acolhimento familiar | 1º Seminário do Acolhimento: Acolhimento Familiar em Portugal: Desafios e Oportunidades
Gondomar Social - Associação de Intervenção Comunitária (Gondomar, Portugal)
|
2023/04/26 | Supervisão em Acolhimento Residencial |
Faculty of Education and Psychology
|
2023/03/25 | Prentalidade(s) | XVII Cenáculo Núcleo Centro Norte
(Portugal)
|
2022/12/13 | Abordagem Científica ao Acolhimento Familiar | 1º Encontro do Modelo Integrado do Acolhimento Familiar
ProChild CoLAB (Guimarães, Portugal)
|
2022/11/18 | Direito a uma família: Premência do Acolhimento Familiar em Portugal e o papel do Psicólogo | XXX Semana de Psicologia e Ciências da Educação
University of Porto (Porto, Portugal)
|
2022/11/18 | Direito a uma família: Premência do Acolhimento Familiar em Portugal e o papel do Psicólogo | XXX Semana da Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto
University of Porto (Porto, Portugal)
|
2022/11/16 | Family Foster Care In-Service Training: What do Foster Carers prefer? | 8th International Congress of Clinical and Health Psychology with Children and Adolescents
Universidad Miguel Hernandez de Elche (Elche, Spain)
|
2022/10/12 | A parentalidade em conversa: o amor, o desafio e o bem-estar | Semana da Saúde Mental da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2022/09/28 | Cuidados Sensíveis ao Trauma: a importância da avaliação dos contextos para a promoção dos direitos das crianças e resiliência da comunidade. |
Research Centre for Human Development (CEDH)
|
2022/07/07 | Trauma Sensitive Schools: Preliminary results of characterization and needs | IFCU 7th International Congress of Psychology - Psychology in Dialogue: three paths, one objective
FIUC - Fédération Internationale des Universités Catholiques
|
2022/07/07 | From conflict to social participation: Perspectives of young people with risk pathways and young activists | IFCU 7th International Psychology Congress
Faculty of Education and Psychology (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | Trauma Sensitive Schools: preliminary results of characterization and needs. | IFCU 7th International Psychology Congress "Psychology in Dialogue: Three paths, one goal"
International Federation of Catholic Universities (Porto, Portugal)
|
2022/07/07 | Foundational framework for trauma sensitive care evaluation in Portugal |
Research Centre for Human Development (CEDH)
|
2022/07/07 | The evidence-based nature of the Trauma-sensitive organizational framework. |
Research Centre for Human Development (CEDH)
|
2022/07 | The evidence-based nature of Trauma sensitive care organizational framework | IFCU 7th International Congress of Psychology - Psychology in Dialogue: three paths, one objective
FIUC - Fédération Internationale des Universités Catholiques
|
2022/06/29 | Perspetivas, conceitos e boas práticas de proteção e promoção do bem-estar de crianças e jovens |
Research Centre for Psychological - Family and Social Wellbeing (CRC-W)
|
2022/02/07 | Foundational framework for Taruma Sentitive Care evaluation in Portugal | IFCU 7th International Congress of Psychology - Psychology in Dialogue: three paths, one objective
FIUC - Fédération Internationale des Universités Catholiques (Porto, Portugal)
|
2021/09/01 | Family involvement in Residential Care - The perspective of Portuguese biological parents | XVI EUSARF Conference: The Perspective of the Child
(Zuric, Switzerland)
|
2021/09 | Family Relationships - Perspective of Children and Youngsters in Residential Care | Conference XVI "The Perspective of the Child"
EUSARF European Scientific Association on Residential and Family Care for Children and Adolescents
|
2021/09 | Family foster care in Portugal: Perceptions of Child protection professionals | Conference XVI "The Perspective of the Child"
EUSARF European Scientific Association on Residential and Family Care for Children and Adolescents
|
2021/09 | Trauma sensitive care practices: preliminary results from a sample of Residential Care Units in Portugal | Conference XVI "The Perspective of the Child"
EUSARF European Scientific Association on Residential and Family Care for Children and Adolescents
|
2021/03 | Family involvement in Residential Care - The perspective of Portuguese biological parents | Conference XVI "The Perspective of the Child"
EUSARF - european scientific association on Residential & Family Care for Children and Adolescents
|
2021 | Family Relationships - Perspective of Children and Youngsters in Residential Care | XVI EUSARF Conference: The Perspective of the Child
(Zuric, Switzerland)
|
2021 | Family foster care in Portugal: Perceptions of Child protection professionals | XVI EUSARF Conference: The Perspective of the Child
(Zuric, Switzerland)
|
2021 | Trauma sensitive care practices: preliminary results from a sample of Residential Care Units in Portugal | XVI EUSARF Conference: The Perspective of the Child
(Zuric, Switzerland)
|
2019/12 | Acolhimento Familiar em Portugal: O que pensam público e profissionais e que implicações para o desenvolvimento da medida [Family foster care in Portugal: perspective of general public and professionals and implecations to the development of the measure] | XI Seminário Internacional de Serviço Social “Direitos e bem-estar da criança, acolhimento familiar e Serviço Social”
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Católica
|
2019/05 | Um brinquedo não sorri de volta - O brincar e o papel dos pais. [a toy does not smile back at you - parents role in play] | Jornadas do Dia Mundial do Brincar
CRIAR - Clínica de Desenvolvimento e Saúde
|
2019 | Acolhimento Familiar em Portugal: O que pensam público e profissionais e que implicações para o desenvolvimento da medida. | XI Seminário Internacional de Serviço Social: Direitos e bem-estar da criança, acolhimento familiar e Serviço Social
Research Centre for Psychological - Family and Social Wellbeing (CRC-W) (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Um brinquedo não sorri de volta – O brincar e o papel dos pais. | Jornadas do Dia Mundial do Brincar<br/>
(Porto, Portugal)
|
2018/11 | Crianças e jovens em risco no sistema de proteção: elementos para uma abordagem informada pelo trauma e desenvolvimentalmente sensível. [at risk children and youth in the protection system: elements to a trauma informed and developmental sensitive approach] | 1º Congresso de Psicologia do Trauma e do Luto
Centro Português do Trauma e do Luto
|
2018/11 | Youth experiences of stigmatization and conflict: Opportunities and challenges for social reintegration | Annual Conference of the American Society of Criminology
(Atlanta, United States)
|
2018/10 | Public Knowledge and Perceptions on Family Foster Care: Contributes to the Development of Foster Care in Portugal | EUSARF Conference - All Childre, All families - Promoting Excellence in Child Welfare Research, Policy and Practice
EUSARF European Scientific Association on Residential and Family Care for Children and Adolescents
|
2018/10 | Residential Care Professionals: Evaluation of Attitudes and Needs for Trauma-Sensitive Systems. | EUSARF Conference - All Childre, All families - Promoting Excellence in Child Welfare Research, Policy and Practice
EUSARF European Scientific Association on Residential and Family Care for Children and Adolescents
|
2018/10 | Del conflicto a la participación social juvenil: perspectivas de jóvenes portugueses | CIP - Primer Congresso Internacional de Psicología
(Montevideo, Uruguay)
|
2018/09 | Vivência e impacto do estigma em jovens ativistas de género. [Experience and impact of stigma in young gender activists] | Woman XXI | International Conference on Woman and Gender Universe(s)
Universidade do Porto
|
2018/09 | Cuidar de crianças e jovens em acolhimento: Competências e necessidades dos profissionais [Caring of children in care: competencies and needs of professionals] | Seminário Os desafios do acolhimento residencial de crianças e jovens: a necessidade de uma intencionalidade terapêutica vs. as novas exigências para quem cuida. |
2018/09 | Estudos Psicométricos da Versão Portuguesa do Attitudes Related to Trauma-Informed Care (ARTIC). [Psychometric studies on the portuguese version of Attitudes Related to Trauma-Informed Care (ARTIC)] | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses
|
2018/09 | School as a site of conflict or care: Perceptions of a group of at risk youth. | ISPCAN - XXII International Congress on Child Abuse and Neglect
ISPCAN
|
2018/08 | . From stigmatization and conflict to social participation: Opportunities and challenges for Portuguese youth. | 18th Annual Conference of the European Society of Criminology
European Society of Criminology
|
2018/07 | Participação social de jovens portugueses: desafios e oportunidades. [Social participation of yougsters: Challenges and oportunities] | Encontro de Ciência 2018
Fundação Ciência e Tecnologia
|
2018/05 | Working with the Families in Residential Care - Evaluation of a training process with social professionals | 16th WAIMH - World Association for Infant Mental Health Congress
World Association for Infant Mental Health
|
2018/05 | Intervenção Parental na Infância baseada na Teoria da Vinculação. [Attachment based parenting intervention] | XIX Jornadas Científicas do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento do Instituto Universitário de Ciências da
Saúde: “Os Nós e os Laços: Percursos Vinculativos
Instituto Universitário de Ciências da Saúde
|
2018/04/19 | Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar: implicações para o desenvolvimento da medida | Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações"
(Porto, Portugal)
|
2018/04/19 | Profissionais e crianças em risco: O desafio na resposta ao pós-stress traumático no sistema de acolhimento | Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações"
(Porto, Portugal)
|
2018/04/19 | Intervenção com Famílias em Acolhimento Residencial - Avaliação de um programa de formação com profissionais | Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações"
(Porto, Portugal)
|
2018/02 | O envolvimento escolar de jovens em situação de abandono precoce da educação e formação: pistas para a sua compreensão e promoção. [School involvement in school leaving yougsters: clues to comprehension and promotion] | III Colóquio Internacional "Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas
Universidade do Minho
|
2018 | Del conflito a la participación social juvenil: perspectivas de jóvenes portugueses [From conflict to youth social participation: perspectives of portuguese youth] | I Congresso Internacional de Psicología
University of Montevideu
|
2018 | Youth experiences of stigmatization and conflict: Opportunities and challenges for social reintegration. | Annual Conference of the American Society of Criminology
American Society of Criminology
|
2018 | Youth delinquency, school dropout and reintegration pathways | International Conference on Youth Social Engagement Conference - Opportunities and Challenges for 'Conflicted' Young People
across Europe
University of Manchester
|
2018 | From stigmatization and conflict to social participation: Opportunities and challenges for Portuguese youth | Annual Conference of the European Society of Criminology
(Sarajevo, Bosnia and Herzegovina)
|
2017/11 | A vinculação: Laços que protegem [Attachment: ties to protect] | I Seminário Mundo Maior. Família(s): Todas diferentes, todas iguais.
Sol Maior - Cooperativa de Solidariedade Social
|
2017/07 | Desafios e oportunidades de participação social e educativa de jovens em situação de abandono escolar precoce [Challenges and oportunities to social and educative participation of early school leavers] | II Seminário internacional educação territórios e desenvolvimento.
Universidade Católica Portuguesa
|
2017/07 | Jovens fora da escola em Portugal: Relato etnográfico dos principais desafios e oportunidades de participação social e educativa. [young people out of school in Portugal: etnographic report of main challenges and oportunities to social and educative participacion] | Porto International Conference on Research in Education.
Instituto Politécnico do Porto
|
2017/05 | Intervenção Parental na Infância baseada na Teoria e Investigação da Vinculação [Parenting intervention in infancy based on attachment theory and research] | XXIII Jornadas do Gabinete de Apoio Familiar (GAF) - Sistema Familiar: (Re)Adaptar Olhares e Estabelecer Sinergias
Gabinete de Apoio Familiar (GAF)
|
2016/04 | Intervenção na parentalidade com famílias em risco psicossocial: resultados de um programa baseado na teoria da vinculação, desafios e boas práticas. [parenting intervention with families at psychosocial risk: results of an attachment based program, challenges and best practice.] | 7º Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente [CIPCA]
Universidade Lusíada
|
2015/06 | Intervenção na Parentalidade em Circunstâncias de Risco Psicossocial. [Parenting intervention in psychosocial risk circumstances] | Proteção à Infância: (Des)Construindo Relações entre os Técnicos e Famílias.
Research Centre for Human Development - Universidade Católica Portuguesa
|
2013/09 | Enhancing Positive Parent-child Interactions in At-risk Families: The VIPP-SD in Portugal | International Attachment Conference
University of Pavia
|
2013/09 | Challenges in the Intervention to Promote Positive Parenting with Socio-economically Disadvantaged Families. | International Attachment Conference
University of Pavia
|
2013/07 | Intervenção em famílias em risco psicossocial. [Intervention with families at psychosocial risk] | Seminário de Investigação Qualidade dos Cuidados e Desenvolvimento de Crianças em Acolhimento Institucional
Universidade do Minho
|
2013/06 | Video Feedback Intervention to promote Positive Parenting and Sensitive Discipline: Intervenção em famílias em risco psicossocial [Video Feedback Intervention to promote Positive Parenting and Sensitive Discipline: Intervention with families at psychosocial risk] | Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro
|
2012/04 | Serviço Comunitário na licenciatura em Psicologia: Um programa com reconhecidas vantagens na qualidade da formação dos futuros psicólogos [Community Service in Psychology Degree: a program with bennefits towards quality of future psichologists trainning] | I Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Afirmar os Psicólogos.
Ordem dos Psicólogos Portugueses
|
2012 | Gravidez e depressão pós-parto: Programa de intervenção cognitiva-narrativa e de intervenção de casal baseada na vinculação. [Pregnancy and post partum depression: attachment based narrative and couple intervention.] | V Congresso Internacional y X Nacional de Psicologia Clínica Santander |
2011/10 | Intervenção baseada na vinculação para a promoção da parentalidade positiva: o VIPP. [Attachment based intervention to the promotion of positive parenting: the VIPP] | . I Seminário de Intervenção Psicológica com Crianças e adolescentes: intervenções empiricamente validadas
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
|
2011/05 | E quando a necessidade de formação não nasce do desejo? Uma experiência de formação com famílias multi-desafiadas [And when trainning is not desired? An experience of trainning with multistressed families] | III Jornadas de Educação e Formação de Adultos – em políticas, práticas e investigação.
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade de Coimbra
|
2011 | A importância da vinculação no desenvolvimento da criança. [The importance of attachment to child development] | . I Seminário sobre Vinculação: Porque devemos cuidar dos nossos filhos?
Santa Casa da Misericórdia de Vieira do Minho
|
2010/10 | Famílias & Risco - Ensaio de uma intervenção baseada na vinculação: Video-Feedback Intervention to Promote Positive Parenting and Sensitive Discipline VIPP-SD [ Families & Risk - pilot of an attachment based intervention: Video-Feedback Intervention to Promote Positive Parenting and Sensitive Discipline VIPP-SD] |
Universidade Católica Portuguesa
|
2010/10 | O Video Feedback Intervention to promote Positive Parenting and Sensitive Discipline com famílias multi-risco: Uma intervenção baseada na vinculação e disciplina positiva [The Video Feedback Intervention to promote Positive Parenting and Sensitive Discipline with multistressed families: an intervention based on attachment and positive discipline] |
Universidade Católica Portuguesa
|
2010/10 | Modalidades de Intervenção familiar – o caso do VIPP-SD [Modalities of Family intervention: the case of VIPP-SD] |
Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso
|
2010/04 | Vinculação e Disciplina Positiva no Trabalho com Famílias Multi-Risco: a Abordagem do VIPP-SD [Attachment and positive discipline in the intervention with multistressed families: the VIPP-SD approach] |
Universidade Católica Portuguesa
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023/11/17 - 2023/11/17 | Envolvimento Parental em Acolhimento Residencial: Estudo das Propriedades Psicométricas de um Questionário
Supervisor
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2023/07/13 - 2023/07/13 | Transição para a maternidade: bem-estar psicológico em mulheres em situação de vulnerabilidade psicossocial
Supervisor
|
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2023/07/12 - 2023/07/12 | CUIDADOS SENSÍVEIS AO TRAUMA NAS ESCOLAS: A PERSPETIVA DOS AGENTES EDUCATIVOS
Supervisor
|
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2022/09 - 2023/05 | Estágio Curricular - Mestrado em Psicologia com Especialização em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (IPT)
Supervisor
|
Instituto Profissional do Terço - Casa de Acolhimento, Portugal
|
2022/09 - 2023/05 | Estágio Curricular do Mestrado em Psicologia com Especialização em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (CAFAP
MDV)
Supervisor
|
Movimento Defesa da Vida, Portugal
|
2022/09 - 2023/05 | Estágio do Mestrado em Psicologia com especialização em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano (Vida Norte)
Supervisor
|
Associação Vida Norte, Portugal
|
2023 - 2023 | Cuidados sensíveis ao trauma nas CPCJ: um estudo piloto |
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2020 - 2021 | EscolaComVida: Caracterização psicossocial de grávidas e mães em situação de vulnerabilidade social. [SchoolWithLife: Psychosocial
characterization of pregnant woman and mothers in social vulnerability]
Co-supervisor of Roena Rafaela Pereira Rodrigues Lobo
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 - 2021 | Envolvimento parental no acolhimento
residencial durante a pandemia covid-19: um
estudo de caso. [Parental involvement in out of home care during the covid19 pandemic: a case study]
Supervisor of Diana Sofia Pereira Dias Matos.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 - 2021 | Caracterização dos cuidados sensíveis ao trauma no acolhimento residencial: Resultados preliminares [Caracterization of trauma
sensitive care in residential care: preliminary results]
Co-supervisor of Inês Alexandra Sousa Clemente
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | Acolhimento Familiar: Perceções dos Profissionais do Sistema de Promoção e Proteção [Family foster care: perceptions of professional
within child protection system]
Supervisor of Maria Ana Aranha
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | Envolvimento da Família Biológica no Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens [Biological Family involvement in residential
care for children and youth]
Supervisor of Ana Paula Ferreira
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 |
A perspetiva das crianças e jovens em acolhimento residencial acerca da sua relação com a família [ The perspective of children
and youth in residential care about their relationship with biological family]
Supervisor of Ana Prata
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | Estratégias Disciplinares Parentais: Crenças dos Profissionais de Saúde [Parental Discipline Strategies: Beliefs of Health
Professionals]
Supervisor of Mariana Pinho
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | Estratégias Disciplinares Parentais: Crenças de Pais de crianças entre o 1 e 6 anos (Parental Discipline Stratagies: Beliefs
of Parents of children 1 to 6 years old]
Supervisor of Daniela Lopes
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | Suporte social e impacto do ativismo : estudo com jovens ativistas para a igualdade de género [social support and impact of
activism: study with young activists to gender equality]
Co-supervisor of Catarina Mota
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2019 | Perceção de eficácia de um programa de formação a profissionais do Acolhimento Residencial no âmbito do trabalho com as famílias
[Perceived efficacy of a training program with residential care professionals regarding intervention with famillies]
Supervisor of Carlota Theotónio Pereira
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2019 | Desafios e estratégias de adaptação de jovens acolhidos em Portugal [Challenges and coping of youg people in care in Portugal]
Supervisor of Mariana Marques Tavares
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2018 | Desafios e estratégias de adaptação ao longo do processo de acolhimento familiar: perspetivas das famílias de acolhimento
[Challenges and coping through family foster care: perspective of foster families]
Supervisor of Sofia Sousa
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017 - 2018 | Vinculação em Famílias de Acolhimento: Conhecimentos científicos e práticas dos técnicos que monitorizam o contacto com as
famílias [Attachment in Family Foster Care: Scientific Knowledge and practice in professionals]
Supervisor of Ana Sofia Trindade Pinho
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2017 | Contributo para a compreensão do conceito de Família pelos técnicos de acolhimento residencial [Contribute to the understandment
of Family by residential care professionals]
Supervisor of Ana Rita Domingues Sequeira.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2017 | Acolhimento familiar: Conhecimentos e Perceções [Family Foster Care: Knowledge and Perceptions]
Supervisor of Marina Tavares Moreira
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Fatores subjacentes à tomada de decisão judicial em processos de regulação das responsabilidades parentais
Supervisor of Maria Francisca Confraria Barbosa da Cunha
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2016 - 2016 | Coparentalidade no divórcio: A perspetiva de pais com filhos na pré-adolescência
Co-supervisor of Tânia Filipa Peixoto Pinheiro
|
Psicologia (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - 2016 | Coparentalidade no divórcio: a perspetiva de pais com filhos na pré-adolescência. [Coparenting in divorce: perspective of
parents of preadolescents]
Co-supervisor of Tânia Filipa Peixoto Pinheiro
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - 2016 | Viver a Espera: crenças, preocupações e stress em candidatos à adoção [Living the Waiting: beliefs, worries and stress in
adoption candidates]
Supervisor of Inês João Fernandes
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | Fatores Subjacentes à Tomada de Decisão Judicial em Processos de Regulação das Responsabilidades Parentais [Factors underlying
judicial decisionmaking in custody arrangements]
Co-supervisor of Maria Francisca Confraria Barbosa da Cunha
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | Forças familiares nas famílias multidesafiadas: A perceção das famílias e dos técnicos [Family strengths in multistressed
families: Perception of Families anf Professionals]
Supervisor of Sónia Cristina Fernandes
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | Negligência parental: Para compreensão da tomada de decisão judicial [Parental neglect: understanding judicial decision-making]
Co-supervisor of Inês Lopes Vieira Gomes Ferreira.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | A relação coparental no divórcio: Um estudo retrospetivo com jovens adultos portugueses [coparentig relationship in diveorce:
retrospective study with portuguese young adults]
Supervisor of Ana Isa Teixeira Chaves.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | Formação parental num contexto comunitário: um estudo empírico [Parental training in a community context: an empiric study]
Co-supervisor of Antonica Joaquim João.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 - 2014 | Coparentalidade em Situação de Divórcio: Rituais e Rotinas das crianças em idade pré-escolar e escolar [Coparenting in divorce:
rituals and routines of pre-school children]
Supervisor of Inês Leitão Carvalho
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 - 2014 | Famílias Reconstituídas: Rotinas e Rituais com crianças em idade pré-escolar e escolar [Remarried Families: Rituals and routines
of (pre)school aged children]
Co-supervisor of Liliana Teixeira
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2013 | Empreendedorismo e competências sociais: Avaliação do impacto de um programa de competências empreendedoras em contexto escolar
[enterpreneurship and social competence: Impact evalation of an enterpreneurship program in school context]
Supervisor of Miriam Emanuel Marques Varandas
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 - 2013 | Literacia Empreendedora: Avaliação do impacto de um programa de promoção de competências empreendedoras em contexto escolar
[Enterpreneurship Literacy: Impact evaluation of an enterpreneurship training program in school context]
Co-supervisor of Ana Rita Pereira Simões Lopes.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2012 | Fatores de satisfação e stress no pai divorciado com filhos em idade pré-escolar [Satisfaction and Stress factors of divorced
fathers with preschool children]
Co-supervisor of Joana Maria Pinho Cruz
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2012 | Fatores de satisfação e stress na paternidade de filhas adolescentes [Satisfaction and stress factors of parenting adolescent
daughters]
Co-supervisor of Ana Catarina Pinheiro da Silva Carvalho.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2011 - 2012 | Contributo para o estudo dos desafios e satisfações da parentalidade adotiva [Contribution to the study of adoptive parenting
satisfactions]
Co-supervisor of Bruna Carina Valenzuela Sampaio Tavares.
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2010 - 2011 | Contributo para a caracterização das estratégias de disciplina maternas em grupos de risco e não risco [Contribution to the
charecterization of maternal discipline strategies in (no)risk groups]
Co-supervisor of Maria João Ferreira Coelho
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010 | Parental stress and parenting attitudes: Validation of assessment measures
Co-supervisor of Anja Dahl
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010 | Promoção da parentalidade positiva em mães em risco psicossocial: avaliação da satisfação de uma intervenção em grupo [Promoting
positive parenting with mothers at psychosocial risk: satisfaction evaluation of a group intervention]
Co-supervisor of Catalina Valente
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2009 - 2010 | Percepções de parentalidade de mães em risco psicossocial - Estudo piloto de uma intervenção em grupo [Perceptions of parenting
of mothers at psychosocial risk - Pilot of a group intervention]
Co-supervisor of Margarida Ribau Bagão Félix
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/11/24 - 2023/11/24 | 2023 International Symposium on Children and Youth Health and Well-being (2023/11/24 - 2023/11/24)
Conference (Co-organisor)
|
University of Saint Joseph, Macau SAR China |
2023/11/24 - 2023/11/24 | Trauma Sensitive Care Project: Autumn Research Workshop (2023/11/24 - 2023/11/24)
Workshop (Other)
|
|
2022/11/08 - 2022/11/08 | International system to trauma sensitive contexts: Autumn Research Workshop (2022/11/08 - 2022/11/08)
Workshop (Co-organisor)
|
|
2022/11/08 - 2022/11/08 | International System to trauma-sensitive contexts: Autumn Research Workshop (2022/11/08 - 2022/11/08)
Workshop (Other)
|
|
2019 - 2019 | Seminário "Prevenção e Direitos da Criança" [Seminar 'Prevention and Child Rights] (2019)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
|
Associação Caminhos da Infância, Portugal International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect, United States Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/06/29 - 2018/06/29 | “Quero que seja feliz!” - Como estimular o desenvolvimento sócioemocional na infância | AE Pais 14ª Ed. (2018/06/29 - 2018/06/29)
Other (Co-organisor)
|
|
2018/06/06 - 2018/06/06 | Pequenas equipas de trabalho... Grandes desafios! | AE Profissionais (2018/06/06 - 2018/06/06)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018/05/25 - 2018/05/25 | Adolescência: Declaração de Independência, mas… | AE Pais 14ª Ed. (2018/05/25 - 2018/05/25)
Conference (Co-organisor)
|
|
2018/05/23 - 2018/05/23 | Vínculos para Crescer: desafios e oportunidades às relações de vinculação em acolhimento | AE Profissionais (2018/05/23 - 2018/05/23)
Other (Co-organisor)
|
|
2018/05/16 - 2018/05/16 | Mindfulness para profissionais: Cuidar de quem cuida | AE Profissionais (2018/05/16 - 2018/05/16)
Other (Co-organisor)
|
|
2018/04/19 - 2018/04/19 | Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações" (2018/04/19 - 2018/04/19)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018/04/11 - 2018/04/11 | Intergeracionalidade: avós, pais, filhos e netos todos juntos! | AE Profissionais (2018/04/11 - 2018/04/11)
Other (Co-organisor)
|
|
2018/02 - 2018/04 | Ciclo de Seminários Internacionais 'Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações'. [International
Seminar Cycle " Out of home care for children and youth: Practices, Challenges and Recommendations] (2018/02 - 2018/04)
Seminar
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal |
2018/03/21 - 2018/03/21 | Madurez del menor para tomar decisiones | AE Profissionais (2018/03/21 - 2018/03/21)
Other (Co-organisor)
|
|
2018/03/07 - 2018/03/07 | Na corda bamba: os desafios na avaliação e intervenção com famílias em risco | AE Profissionais (2018/03/07 - 2018/03/07)
Other (Co-organisor)
|
|
2018/02/22 - 2018/02/22 | Ciclo de Seminários "Acolhimento de crianças e jovens: Práticas, desafios e recomendações" (2018/02/02 - 2018/02/22)
Seminar (Co-organisor)
|
|
2018 - 2018 | Internacional Conference “Youth Social Engagement, - opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe (2018 - 2018)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal |
2015 - 2015 | I Encontro de Psicólogos do Norte, subordinado ao tema “O norte da Psicologia em debate pelos Psicólogos do Norte” [1st meeting
of nothern psychologists] (2015)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2011 - 2011 | II Encontro Temático ¿ Boas Práticas no Trabalho com as Famílias [2nd thematic meeting - Good Practice in Family Intervention] (2011 - 2011)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
Associação de Solidariedade Asas de Santo Tirso, Portugal |
2010 - 2010 | I Encontro Crescer em família. [1st meeting Growing up in Family] (2010 - 2010)
Meeting
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal Associação de Solidariedade Asas de Santo Tirso, Portugal |
2010 - 2010 | I Encontro Temático – Boas Práticas no Trabalho com as Famílias [1st thematic meeting - Good Practice in Family Intervention (2010 - 2010)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal Obra Diocesana de Promoção Social, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2025/04/22 | To be or not to be a foster family: A mixed methods approach to promote awareness, willingness and intention to become a foster
parent.
(Thesis) Main arguer
|
Sofia Silva Ferreira (PhD)
University Institute of Lisbon, Portugal
|
2024/12 | Mulheres Solteiras Ou Com Parceiro Feminino Que Recorrem a Técnicas de PMA: Quem São? Uma Scoping Review
(Thesis) Main arguer
|
Diogo Viana (Master) |
2024/10/25 | Contributo para a Avaliação da Qualidade das Visitas Parentais em Acolhimento Familiar: A Escala de Responsividade Parental
nas Visitas em Acolhimento Familiar
(Thesis) Main arguer
|
Catarina peres (Master)
University Institute of Lisbon, Portugal
|
2023/12/07 | Será que as experiências traumáticas das crianças afetam o bem-estar profissional dos seus professores?
(Thesis) Main arguer
|
Mariana Queirós Silva Nunes (Master)
CESPU, Portugal
|
2023/07/17 | The quality of caregiver touch in caregiver-child dyads: development and preliminary validation of an observational measure
(Thesis) Main arguer
|
Lídia Lídia Helena Lopes Carvalho (Master)
University of Minho, Portugal
|
2023/07/14 | STRESS E EMOÇÕES NO DESPORTO: COMPARAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE ATLETAS JUNIORES VS SENIORES
President of the jury
|
Lara Margarida Correia Secretário (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2023/07/13 | Transição para a maternidade: bem-estar psicológico em mulheres em situação de vulnerabilidade psicossocial
Supervisor
|
Sofia Roa Bustamante (Master)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2023/06/13 | Relatório de Estágio do Mestrado em Psicologia Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (Lar Rosa Santos)
(Thesis) Main arguer
|
Francisca Barros Seara Cardoso (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2023/06/13 | Relatório de Estágio do Mestrado em Psicologia com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (Obra ABC)
(Thesis) Main arguer
|
Bruna Filipa Pereira Rede (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2023/06/13 | Relatório de estágio - Mestrado em Psicologia com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
(Thesis) Main arguer
|
Bruna Filipa Pereira Rede (Master) |
2023/06/13 | Relatório de estágio - Mestrado em Psicologia com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
(Thesis) Main arguer
|
Francisca Barros Seara Cardoso (Master) |
2023/06/12 | Relatório de Estágio Mestrado em Psicologia - Especialização em Educação e Desenvolvimento Humano
Supervisor
|
Mariana Faria Gonçalves Rossi (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2023/06/12 | Relatório de Estágio do Mestrado em Psicologia com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (Hospital da Senhora da
Oliveira, Guimarães)
(Thesis) Main arguer
|
Carla Sofia Fernandes Martins (Master)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
|
2023/06/12 | Relatório de estágio - Mestrado em Psicologia com Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
(Thesis) Main arguer
|
Carla Sofia Fernandes Martins (Master) |
2023/02/17 | COVID-19: As vozes das crianças acerca do seu impacto individual, familiar e social.
(Thesis) Main arguer
|
Flora Figueiredo Costa (Master)
CESPU, Portugal
|
2022/07 | A perda inesperada de um filho: singularidades do processo diádico
President of the jury
|
Catarina Silva Monteiro (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 | Estilos Educativos Parentais em ex-casais: variáveis sociodemograficas e desafios associados à pandemia por covid-19 [Parenting
Styles in ex-couples: sociodemographic variables and challenges associated with the covid-19 pandemic]
(Thesis) Arguer
|
Bárbara Teixeira Monteiro (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022 | "EXISTE INFORMAÇÃO DISPONÍVEL...MAS QUE A SOCIEDADE NÃO A TEM...": CONHECIMENTOS E PERSPETIVAS DE JOVENS MULHERES FACE À LEI
N.º 17/2016 SOBRE PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA
(Thesis) Arguer
|
Sara Filipa Sampaio Teixeira (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/10 | O processo de acompanhamento dos jovens após o acolhimento residencial: o Projeto Segue - Salto em Grande [Follow up process
of young people beyond residential care: The Segue (bgi leap) Projet
(Thesis) Main arguer
|
Miguel Vinagre (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
|
2021 | Problemas emocionais e de comportamento em filhos de ex-casais: variáveis sociodemograficas e desafios associados à pandemia
por covid19 [emotional and behavior problems in ex-couple children: sociodemographic variables and challenges associated with
the covid-19 pandemic]
(Thesis) Arguer
|
Ana Beatriz Alves Andrade e Sousa (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 | Quem são as mulheres que recorrem à PMA para uma gravidez independente? Revisão sistemática da Literatura [Who are the woman
that use MAP to an independet pregnancy? Systematic Literature Review]
(Thesis) Arguer
|
Joana Cristina Mauricio de Jesus Caldas (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 | MEERU APROXIMA - Boas práticas no acolhimento a refugiados em Portugal. [MEERU APROXIMA - Best practice in refugee care in
Portugal]
President of the jury
|
Inês Brandão Fernandes da Rocha (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 | Cuidados sensíveis ao trauma: Contributo para o desenvolvimento de um instrumento de caracterização das casas de acolhimento
residencial [Trauma sensitive Care: contribution to the development of an intrument to the characterization of residential
care units]
(Thesis) Arguer
|
Ana Isabel Roza. (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 | Qualidade de Vida e ajustamento diádico – um estudo exploratório durante a pandemia [Quality of Live and diadic adjustment
- and exploratory study during the pandemic]
(Thesis) Arguer
|
Beatriz Costa (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 | Vinculação pré-natal e vivencia psicológica da gravidez ¿ implicações da pandemia COVID [prenatal attachment and psychological
experience of pregnancy - implications of the COVID pandemic]
(Thesis) Arguer
|
Claúdia Filipa Barbosa Alves (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 | O papel da família nas experiências de cidadãos estrangeiros detidos em Portugal [the role of the family in the experience
of foreign citizens in detention in Portugal]
President of the jury
|
Marta Silva (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 | Experiências e Significados da institucionalização. Perspetiva de jovens em acolhimento residencial. [Experiences and meanings
of out of home care. Perspective of younp people in residential care]
President of the jury
|
Afonso Massa Mesquita (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 | Vinculação Pré-Natal Materna e Vivência Psicológica da Gravidez numa amostra de utentes dos cuidados de Saúde Primários [Prenatal
attachment and psychological experience of pregnancy in a sample of primary heath care users]
(Thesis) Arguer
|
Bianca Borges (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 | Gravidez e Saúde Mental – Caracterização de um grupo de grávidas utentes em cuidados de saúde primários [Pregnancy and Mental
health - characterization of pregnant woman in primary health care]
(Thesis) Arguer
|
Sara Moutinho (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Abertura da Comunicação sobre a Adoção e Funcionamento Parental: Perspetiva de Adolescentes Adotados [openess of communication
about adoption and parental functioning: perspective of teenager adoptees]
(Thesis) Arguer
|
Mara Filipa Pinto da Rocha (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Abertura da adoção à escola: Perspetiva de crianças, pais e professores [Openess of adoption to school: Perspective of children,
parents and teachers]
(Thesis) Arguer
|
Carla Marisa Sousa Marques (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Género e crise psicológica em ambientes recreativos noturnos – as experiências femininas [gender and psychological crysis
in night recreational environements - the feminin experience]
President of the jury
|
Mariana Teixeira Cardoso (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Efeitos terapêuticos da ayahuasca em indivíduos com sintomas de Stress PósTraumático [Therapeutic effects of ayahuaska in
PTSD ]
President of the jury
|
Juliana Valente Guimarães Silva (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Perceções de jovens sobre os contributos da intervenção realizada pela Associação Bagos d’Ouro [Perceptions of young people
about the intervention of Bagos de Ouro]
(Thesis) Arguer
|
Maria Inês Daniel Sarmento (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo: Um estudo na Área Metropolitana do Porto [Multiple inteligences in 2nd
and 3rd cycle students: a Study in Porto area]
(Thesis) Arguer
|
Joana dos Santos Pinheiro (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 | Estudar e aprender numa casa de acolhimento: Motivações, práticas e perceções de jovens, cuidadores e professores [To study
and to learn in a residential care unit: motivations, practicies and perceptions of young people, professionals and teachers]
(Thesis) Arguer
|
Andreia Filipa Pereira dos Santos (Master)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
|
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2022/09 - Current | Faculty of Education and Psychology (Organisational unit) | Member |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - Current | Supervisora em Acolhimento Residencial [Supervision in Residential Care] | Associação Protetora do Internato São João, Portugal |
2017 - Current | Perita no Projeto Hands Up – Promover a Eliminação de Castigos Corporais a Crianças. | APDes Agência Piaget para o Desenvolvimento, Portugal |
2023/04 - 2024/02 | Projeto ReViraVolta - Intervenção Familiar | Lar de Nossa Senhora do Livramento, Casa de Acolhimento Residencial, Portugal |
2019 - 2020 | Supervisora em Acolhimento Residencial. [Supervision in Residential Care] | Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal |
2017 - 2020 | Consultoria no Projeto "EscolaComVida" atuando na capacitação de famílias multidesafiadas | Associação Vida Norte, Portugal |
2014 - 2015 | Supervisora de Lares de Infância e Juventude, ao abrigo do programa SERE+ do ISS, IP [Supervision in Residential Care] | Obra Nossa senhora das Candeias, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2021 - Current | Medidas em Meio Natural de Vida [Child Protection Measures in child natural living environment] | (Pós-Graduação) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal |
2018 - Current | Crianças e Jovens – Contributos da Psicologia [Children and Yougsters - Contributes of Psychology] | (Pós-Graduação) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - Current | Práticas de Suporte e Educação Parental [Parent education and support] | (Pós-Graduação) | Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal |
2017 - Current | Práticas de Suporte e Educação Parental [Parenting education and support] | (Pós-Graduação) | Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal |
2011 - Current | Familia e Parentalidade [Family and Parenthood] | Mestrado em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2007 - Current | Psicologia do Desenvolvimento [Developmental Psychology] | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Competências Avançadas de Intervenção Psicológica [Advanced Skills in psychological intervention] | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2011 - 2021 | Orientação Vocational e Desenvolvimento de Carreira [Vocational Guidance and Carrer development] | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2017/09 - 2018/01 | Psicologia do Desenvolvimento na Infância [Developmental Psychology in infancy] | (Pós-Graduação) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Teologia Porto, Portugal |
2014 - 2018 | Aprendizagem, Motivação e Memória [Learning, Motivation and Memory] | (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - 2016 | Intervenção Psicológica em Contextos Educativos [Psychological Intervention in Educative Contexts] | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2006 - 2014 | Processos Psicológicos Básicos I [Basic Psychological Processes I] | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2006 - 2014 | Processos Psicológicos Básicos II [Basic Psychological Processes II] | (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
2009 - 2010 | Competências Básicas de Intervenção Psicológica [Basic Skills of Psychological Intervention] | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal |
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2023/04/06 | A necessidade de um sistema de cuidados sensíveis ao trauma na infância | Público |
2021/10/07 | Parentalidade | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2021/10/07 | Sucesso Escolar | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2021/06/01 | As crianças precisam de pais… e os pais precisam de tempo e colo! | Público |
2018/01/26 | "Não há ajuda para famílias com problemas? Guia para “fugir” à SuperNanny” | Observador |
2018/01/21 | Entrevista “O miúdo porta-se mal? Não chame a supernanny” | Jornal Público |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2021/11 - Current | Filhos e Cadilhos | Adoção [Adoption] |
2016/06/16 - Current | Filhos e Cadilhos | Educação Parental [Parenting Intervention] |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - Current | Prova de Qualificação do Programa Doutoral em Psicologia de Ivone Almeida. O Processo de Construção de um Modelo Trauma-informado numa casa de acolhimento residencial: estudo de caso. | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - Current | Prémio de Melhor Estágio 2014, que visou o reconhecimento do melhor estágio profissional ocorrido no ano de 2014 e afeto à Direção Regional do Norte da OPP. [Award for the best Psychology professional internship 2014] | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |