???global.info.a_carregar???
Tiago Machado (TM) é designer, docente e investigador no domínio do design de experiências digitais e interação humano-computador. Concluiu o Doutoramento em Design de Comunicação (Design Persuasivo e a Experiência de Compra Online) em 2023, e o Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media em 2015, pela Universidade de Lisboa (Faculdade de Belas-Artes); e a Licenciatura em Design Gráfico e de Publicidade em 2006, pelo Instituto Politécnico do Porto (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão). É Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Lisboa (Faculdade de Belas-Artes), Investigador Integrado na Universidade de Lisboa (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes) e Designer de Produto Digital no Grupo Volkswagen. Atua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Arquitetura e Design, Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão e Ciências da Engenharia e Tecnologias. Nas suas atividades profissionais interagiu com 1 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Design; Percepção; Credibilidade; Web sites; Ensino superior; Universidades; Persuasão; Tecnologia; Design Persuasivo; Comércio Eletrónico (E-Commerce); Consumidor; Ética; .
Identification

Personal identification

Full name
Tiago Luís Ramos Silva Machado

Citation names

  • Machado, Tiago

Author identifiers

Ciência ID
CB12-44B7-C38E
ORCID iD
0000-0002-7832-596X
Google Scholar ID
O_RKnUQAAAAJ
Researcher Id
J-5174-2012

Email addresses

  • mail@tiagomachado.com (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Architectural design
  • Social Sciences - Economics and Business
  • Engineering and Technology

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2023
Concluded
Belas-Artes (Doutoramento)
Major in Design de Comunicação
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Design persuasivo e a experiência de compra online: Análise empírica de plataformas de comércio eletrónico (e-Commerce)" (THESIS/DISSERTATION)
2015
Concluded
Design de Comunicação e Novos Media (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Design Visual e Credibilidade Percecionada na Web: Análise empírica de websites de instituiçôes de ensino superior" (THESIS/DISSERTATION)
2006
Concluded
Design Gráfico e de Publicidade (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2017 - Current Researcher (Research) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2023 Invited Assistant (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2010 - 2019 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - 2019 Coordenador do Núcleo de Design e Multimédia Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Designer de Produto Digital Volkswagen AG, Germany
2008 - 2009 Designer Seara.com, Portugal
2007 - 2008 Designer Público Comunicação Social SA, Portugal
Outputs

Publications

Thesis / Dissertation
  1. "Design persuasivo e a experiência de compra online: Análise empírica de plataformas de comércio eletrónico (e-commerce)". PhD, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2023. http://hdl.handle.net/10451/57152.
  2. Machado, Tiago Luís Ramos Silva, 1984-. "Design visual e credibilidade percecionada na web : análise empírica de websites de Instituições de Ensino Superior". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10451/18214.