???global.info.a_carregar???
Concluiu em 1992 o Ciclo Especial do Curso de Artes-plásticas (Pintura), Licenciatura, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2001, concluiu o Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, com dissertação sob o título "O Auto-Retrato ou a Reversibilidade do Rosto", pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2002 apresentou a sua candidatura ao grau de Doutor na área de especialização de Desenho, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, subordinada ao título "Retrato: O Desenho da Presença". Em 2004 foi-lhe atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua o Certificado de Registo de Formador nas áreas de domínios das Expressões (plástica e dos Materiais e Técnicas de Expressão Plástica.
Identification

Personal identification

Full name
José Artur Vitória de Sousa Ramos

Citation names

  • Ramos, José

Author identifiers

Ciência ID
9719-8BB0-F631
ORCID iD
0000-0001-8431-7838

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Arts
Education
Degree Classification
2007
Concluded
Belas-Artes (Doutoramento)
Major in Especialidade: Desenho
Universidade de Lisboa, Portugal
"Retrato: o Desenho da Presença" (THESIS/DISSERTATION)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016 - 2019 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2013 - 2015 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 - 2014 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Outputs

Publications

Book
  1. Costa, Henrique; Ramos, José Artur; Manteigas, Beatriz; Romãozinho, Ana; Quintas, Catarina; Elias, Frederico; Passarinho, Hugo; et al. Expressão múltipla VI : desenho aplicado e teoria e prática do desenho : atas das conferências : 2022. Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. 2023.
  2. Ramos, José Artur; Marcelino, Américo; Costa, Henrique; Rego, Domingos; Manteigas, Beatriz; Torres, Gabriela. Colóquio Expressão Múltipla V : teoria e prática do desenho : atas das conferências. Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. 2022.
  3. Ramos, José Artur; Marcelino, Américo; Costa, Henrique; Rego, Domingos; Manteigas, Beatriz. Colóquio Expressão Múltipla IV: teoria e prática do desenho: atas das conferências. Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. 2021.
  4. Ramos, José Artur; Marcelino, Américo; Costa, Henrique; Rego, Domingos; Manteigas, Beatriz. Colóquio Expressão Múltipla IV: teoria e prática do desenho: atas das conferências. Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. 2021.
  5. Ramos, José Artur; Marcelino, Américo; Manteigas, Beatriz; Costa, Henrique Antunes Prata Dias da. III Colóquio Expressão Múltipla : teoria e prática do Desenho : actas das conferências. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. 2020.
  6. Ramos, José Artur; Marcelino, Américo; Manteigas, Beatriz; Costa, Henrique Antunes Prata Dias da. III Colóquio Expressão Múltipla : teoria e prática do Desenho : actas das conferências. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. 2020.
  7. Ramos, José Artur; Basso, Aline; Arruda, Luisa; Gomes, Vinicius Queiroz. Expressão múltipla II. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. 2018.
  8. Ramos, José Artur; Basso, Aline; Arruda, Luisa; Gomes, Vinicius Queiroz. Expressão múltipla II. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. 2018.
Book chapter
  1. Ramos, José Artur; Salteiro, Ilidio. "Corpos desconhecidos". Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 2020.
  2. Ramos, José Artur; Salteiro, Ilidio. "Corpos desconhecidos". Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 2020.
Journal article
  1. Ramos,Artur. "Luís Herberto, uma representação audaciosa". (2018): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200008.
  2. Ramos, José Artur, 1966-. "O desenho anatómico e a figura humana". (2017): http://hdl.handle.net/10451/29182.
  3. Ramos, José Artur, 1966-. "O desenho anatómico e a figura humana". (2017): http://hdl.handle.net/10451/29182.
  4. Ramos, Artur, 1966-. "O douto fluir do desenhar : ensaio em torno da representação do corpo e do retrato". (2015): http://hdl.handle.net/10451/20200.
  5. Ramos, Artur. "O auto-retrato como consciência da nossa vida". (2013): http://hdl.handle.net/10451/24707.
  6. Ramos, Artur, 1966-. "O auto-retrato como consciência da duração". (2010): http://hdl.handle.net/10451/2371.
Report
  1. Brilha, Leonor, 1982-. 2010. Como desenvolver a criatividade do aluno em artes visuais. http://hdl.handle.net/10451/4301.
Thesis / Dissertation
  1. Ramos, Alan Filipe Duarte. "Figurar o Panteão: uma interpretação visual das divindades indígenas sob influência romana em Portugal". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10451/56792.
  2. Costa, Viviana Pinto. "Existir através do retrato: a arte de desenhar do exterior para o interior". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10451/56422.
  3. Varela, Raquel Gomes de Sousa. "John Ruskin e as leis de composição no desenho da figura humana". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10451/56524.
  4. Manteigas, Beatriz. "Linha de vida : desenhar metáforas do real". PhD, 2022. http://hdl.handle.net/10451/58840.
  5. Almeida, Ana Branco de. "Retrato e melancolia : a fisionomia da insanidade". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10451/50133.
  6. Almeida, Ana Branco de. "Retrato e melancolia : a fisionomia da insanidade". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10451/50133.
  7. Pina, Rita Santos de. "Projeto por esboços : compreensão da figura e do rosto humano". Master, 2021. http://hdl.handle.net/10451/53823.
  8. Mayor Rodriguez, Rebeca, 1983-. "Os painéis científicos ou wandtafeln : análise do acervo do Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa (MUHNAC)". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10451/28056.
  9. Minderico, José Carlos Catraio, 1975-. "A alegria e a tristeza : análise das expressões faciais na diligência do retrato". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10451/34116.
  10. Ferreira, Rui Carlos Pinto, 1990-. "Retrato e fisiognomonia : recriação de personagens com base no seu retrato literário". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10451/22249.
  11. Fernandes, Paulo Kussy Correia, 1978-. "Anatomia do centauro : um ser hipotético". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15922.
  12. Manteigas, Beatriz, 1990-. "As variantes antropomètricas da face na costa mediterrânica da Península Ibérica". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10451/18309.
  13. Costa, Sara Antunes Prata Dias da, 1973-. "Desenho de luz e tempo". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9394.
  14. Silva, Filipe Alberto, 1984-. "A figura da Mandorla e da Vesica Pisces : as suas posssibilidades de construção". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10451/10249.
  15. Gomes, Ana Isabel Azevedo. "Desenho de projecto para estudo de personagens". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9397.
  16. Melo, Cecília Perestrelo de, 1986-. "O corpo humano em escorço". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10451/6620.
  17. Roque, Ana Raquel Martins. "O estudo fisionómico na caracterização de personagens". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7305.
  18. Van Zeller, Gonçalo, 1963-. "O corpo humano em algarismos". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7515.
  19. Ramos, José Artur. "Retrato: o desenho da Presença". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/10451/46247.
  20. Ramos, José Artur. "Retrato: o desenho da Presença". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/10451/46247.

Other

Other output
  1. Matéria-Prima, vol.7, nº2 (Mai./Ago. 2019). O número 17 da série de revistas Matéria-Prima permite interrogar as contradições em que a Educação Artística se pode localizar: entre uma utilidade técnica ou uma ambição transformadora, de cidadania e de sustentabilidade. Sobre estes desafios são apresentados 16 contributos, de diferentes autores, que permitem recentrar os debates, num ano charneira como 2019 se está a manifestar, em termos de s. 2019. Queiroz, João; Huerta, Ricard; Guimarães, Alexandre Henrique Monteiro; Carvalho, Viviana; Pereira, Elsa; Lucena, Ana-Vanessa; Heitor, Teresa V.; et al. http://hdl.handle.net/10451/50771.
  2. :Estúdio, vol.9, nº22 (Abr./Jun. 2018). Depois da crítica pós colonial e da denúncia do enviesamento dos estudos orientalistas, a arte tem-se posicionado na primeira linha da meta-epistemologia que atravessa o mundo global. Se é verdade que as estruturas ideológicas procuram a preservação do poder, é também certo que esse poder exige alguma mudança retórica para se perpetuar através da reprodução ideológica. Um dos esconderijos destes a. 2018. Queiroz, João; Meana, Juan Carlos; Tedesco, Elaine; García, Silvia Susana; Stratico, Fernando A.; Oliveira, Ronaldo Alexandre de; Lopes, Almerinda; et al. http://hdl.handle.net/10451/49262.
  3. :Estúdio, vol.9, nº22 (Abr./Jun. 2018). Depois da crítica pós colonial e da denúncia do enviesamento dos estudos orientalistas, a arte tem-se posicionado na primeira linha da meta-epistemologia que atravessa o mundo global. Se é verdade que as estruturas ideológicas procuram a preservação do poder, é também certo que esse poder exige alguma mudança retórica para se perpetuar através da reprodução ideológica. Um dos esconderijos destes a. 2018. Queiroz, João; Meana, Juan Carlos; Tedesco, Elaine; García, Silvia Susana; Stratico, Fernando A.; Oliveira, Ronaldo Alexandre de; Lopes, Almerinda; et al. http://hdl.handle.net/10451/49262.
  4. Pretexto, Prospecção, Processo. Projecto artístico que reúne 4 investigadores e artistas visuais, permitindo uma reflexão crítica aos processos de investigação e consequente realização e produção na abrangente área da Pintura.. 2017. Ramos, José Artur; Salteiro, Ilídio; Queiroz, João Paulo; Herberto, Luís. http://hdl.handle.net/10400.6/7942.
  5. Matéria-Prima, vol.5, nº2 (Mai./Ago. 2017). Educação Artística: integrar a inovação. A educação artística apresenta-se como um território a re-cartografar, numa atualização tão rápida quanto aquela que ocorre no campo artístico. As propostas publicadas neste número 11 da Revista Matéria-Prima trazem essa diversidade de abordagens, com novidades conceptuais que estabelecem as devidas relações entre educação e cidadania, participação, sustent. 2017. Queiroz, João; Oliveira Carvalho, Francione; Soto-González, Maria Dolores; Frazão, Carla Maria Reis Vieira; Meneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo; Mota, Rodrigo Paiva Rodrigues Bartolo; Ramos, José Artur; et al. http://hdl.handle.net/10451/50896.
  6. Pretexto, Prospecção, Processo. Projecto artístico que reúne 4 investigadores e artistas visuais, permitindo uma reflexão crítica aos processos de investigação e consequente realização e produção na abrangente área da Pintura.. 2017. Ramos, José Artur; Salteiro, Ilídio; Queiroz, João Paulo; Herberto, Luís. http://hdl.handle.net/10400.6/7942.
  7. :Estúdio, vol.7, nº15 (Jul./Set. 2016). Sempre com o tema geral que orienta esta publicação, artistas a escreverem sobre outros artistas, este número 15 da revista Estúdio reuniu 17 artigos que, no seu conjunto, permitem alguma reflexão. Percebem-se, na textura das obras e dos criadores visitados, regularidades nos sentidos pesquisados e propostos. Observa-se que o assunto que ocupa os criadores se baseia numa autorreferencialidade ques. 2016. Queiroz, João; Prieto, Margarida P.; Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas; Bezerra Furtado, Sylvia Beatriz; Valesini, María Silvina; Parreira, Suzana Isabel Malveiro; Chaves, Liana Miranda; et al. http://hdl.handle.net/10451/49183.
  8. :Estúdio, vol.7, nº13 (Jan./Mar. 2016). A revista Estúdio inaugura neste começo do seu sétimo ano de existência uma periodicidade mais exigente: publica-se agora com um ritmo trimestral. No número 12 da Estúdio tinha-se lançado o tema “Identidade”. A muito boa resposta que o tema suscitou levou-nos a desdobrar a publicação dos artigos selecionados em dois números consecutivos da revista. Assim tem-se no presente uma segunda identidade.. 2016. Queiroz, João; Maneschy, Orlando; Sobral, Keyla Tikka; Rizolli, Marcos; Rahim, Shakil Y.; Rodrigues, Ana Leonor Madeira; Garrido Román, Mar; et al. http://hdl.handle.net/10451/49156.
  9. :Estúdio, vol.6, nº12 (Jul./Dez. 2015). A pós modernidade encerra a interrogação crítica do homem sobre o homem: a linguagem ameaça o que é significante, o que é corpo. O sujeito é falado, e assim constituído depois da linguagem (Althusser, 1976). O jovem Arthur Rimbaud sintetiza-o, aos dezassete anos, numa carta ao seu professor de retórica Georges Izambard, datada de 13 de maio 1871: «C’est faux de dire: je pense: on devrait dire on m. 2015. Queiroz, João; Guillermina Valent, María; Martín-Sánchez, Olegario; Betrán Torner, María; García Ranedo, Mar; Fazzolari, Claudia; Herberto, Luís; et al. http://hdl.handle.net/10451/49152.
  10. :Estúdio, vol.6, nº11 (Jan./Jun. 2015). Este número da Revista Estúdio assinala a crescente maturação de um espaço de comunicação algo alternativo, onde artistas falam de artistas, dão a conhecer obras menos conhecidas, e ocupam uma área de curadoria expontânea e paralela aos centros do arte world. Dá-se a palavra aos próprios criadores, e há seis anos que o seu olhar vem enriquecendo um património crescente, com especiais ligações aos. 2015. Queiroz, João; Gordeeff, Eliane Muniz; Tosetto, Guilherme Marcondes; Sobral, Keyla Tikka; Rodrigues, Ana Luísa Rito da Silva; Garcia-Jimenez, Maria Del Mar; Spínola, Yolanda; et al. http://hdl.handle.net/10451/49146.
  11. :Estúdio, vol.5, nº9 (Jan./Jun. 2014). A hibridação é um processo de mistura que justapõe diferenças e funde singularidades criando novas espécies. As suas instâncias podem ser mitológicas, religiosas, (Eliade, 1965), poéticas (Ovídeo), lendárias (Propp, 2003), oníricas, históricas, culturais (Hall, 1992; Bhabha, 1994), artísticas. E também se atualiza no que concerne à cultura pós moderna, cultura de massas e de supressão de privilégi. 2014. Queiroz, João; Ramos, José Artur; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Prieto, Margarida P.. http://hdl.handle.net/10451/49118.
  12. :Estúdio, vol.5, nº10 (Jul./Dez. 2014). A relação entre a arte e a transcendência é imemorial. Uma sociedade interroga-se sobre a vida e a morte, desenvolve rituais e estabelece mediações através da oferta de objetos, de sacrifícios, de representações, de práticas funerárias, de comportamentos que não surgem da necessidade biológica, surgem da necessidade pensada, ou melhor, surgem do espírito. A questão estabelece-se entre o pensamento. 2014. Ramos, José Artur; Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Prieto, Margarida P.; Pereira, Teresa Matos; Ortega Centella, Visitación; Valesini, María Silvina; et al. http://hdl.handle.net/10451/49121.
  13. :Estúdio, vol.4, nº8 (Jul./Dez. 2013). Neste número temático da revista Estúdio lançou-se o desafio aos criadores e artistas para debaterem e estudarem a obra de seus companheiros de profissão, outros artistas, dentro do tema da paisagem.Poderemos, a posteriori, agrupar os 39 artigos, aqui aprovados e apresentados, segundo quatro eixos temáticos: a. Testemunho da paisagem; b. Perda da paisagem; c. Paisagens urbanas; d. Sustentabilidade. 2013. Ramos, José Artur; Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Delgado, Antonio; Cirilo, Aparecido José; et al. http://hdl.handle.net/10451/48839.
  14. :Estúdio, vol.4, nº7 (Jan./Jun. 2013). 2013. Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Delgado, Antonio; et al. http://hdl.handle.net/10451/48812.
  15. :Estúdio, vol.4, nº8 (Jul./Dez. 2013). Neste número temático da revista Estúdio lançou-se o desafio aos criadores e artistas para debaterem e estudarem a obra de seus companheiros de profissão, outros artistas, dentro do tema da paisagem.Poderemos, a posteriori, agrupar os 39 artigos, aqui aprovados e apresentados, segundo quatro eixos temáticos: a. Testemunho da paisagem; b. Perda da paisagem; c. Paisagens urbanas; d. Sustentabilidade. 2013. Ramos, José Artur; Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Delgado, Antonio; Cirilo, Aparecido José; et al. http://hdl.handle.net/10451/48839.
  16. :Estúdio, vol.4, nº7 (Jan./Jun. 2013). 2013. Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Delgado, Antonio; et al. http://hdl.handle.net/10451/48812.
  17. :Estúdio, vol.3, nº5 (Verão 2012). No estúdio, saindo para o exterior pode-se ver o próprio estúdio. Um estúdio como o de Velázquez, de onde o pintor saiu para nos mostrar o seu interior, e onde ele pinta, ele próprio. Neste Estúdio saímos todos para o exterior e mostramos os estúdios dos outros criadores. Este olhar mostra um rosto humano, fala dos homens, das suas diferenças, das suas identidades, riquezas e fraquezas. Sair do Es. 2012. Queiroz, João; Ramos, José Artur; Barbosa, Álvaro; Sacramento, Nuno; Salvatori, Maristela; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Marcondes, Neide; et al. http://hdl.handle.net/10451/48785.
  18. :Estúdio, vol.3, nº6 (Jul./Dez. 2012). A revista :Estúdio coloca aos artistas um desafio: o de investigarem, estudarem, escreverem, e publicarem textos sobre as obras de outros artistas. Trata-se de revelar a arte pelos olhos e pelo conhecimento dos artistas, os seus agentes mais destacados. É um olhar privilegiado que poderá revelar tendências, sensibilidades, influências, perspetivas inesperadas e criativas, que favoreçam a revelação. 2012. Queiroz, João; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Cirillo, Aparecido José; et al. http://hdl.handle.net/10451/48786.
  19. :Estúdio, vol.2, nº3 (Verão 2011). Contém os seguintes capítulos: :Estúdio 3, p.9. - 1. Identidades, p.33. - 2. Interrupção, p.73. - 3. Cumplicidade, p.115. - 4. Vanitas, p.155. - 5. Contraprocissão, p.195. - 6. Linguagens, p.237. - 7. Reciprocidade, p.277. - 8. Geia, p.315. - 9. Realidades, p.353. - Contém notas biográficas dos autores.. 2011. Queiroz, João; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Alvelos, Heitor; Serra, J. Paulo; et al. http://hdl.handle.net/10451/48603.
  20. :Estúdio, vol.2, nº4 (Inverno 2011). Contém os seguintes capítulos: :Estúdio 4, p.7. - 1. Corpo: do vestígio à representação, p.11. - 2. Corpo: da máscara à camuflagem, p.61. - 3. Corpo: separação & hipercorpo, p.121. - 4. Secção editorial, p.181. - Contém dados biográficos dos autores.. 2011. Queiroz, João; Fernández-Fariña, Almudena; Barbosa, Álvaro; Ramos, José Artur; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Alvelos, Heitor; Serra, J. Paulo; et al. http://hdl.handle.net/10451/48605.
  21. :Estúdio, Ano 1, nº1 (2010). Contém os seguintes capítulos: 1. Recriar, p.18. - 2. Consonâncias, p.54. - 3. Restaurador, p.96. - 4. Olhares, p.142. - 5. Apropriações, p.190. - 6. Realidades, p.234. - 7. Singularidade, p.274. - 8. Usar, p.320. 2010. Queiroz, João; Sacramento, Nuno; Maio Dias Veloso, Maria Fernanda; Dias, Fernando; Alvelos, Heitor; Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues; Serra, J. Paulo; Ramos, José Artur; Barbosa, Álvaro. http://hdl.handle.net/10451/48589.
  22. :Estúdio, Ano 1, nº2 (Dez. 2010). 2010. Carvalho, Fernanda; Barachini, Teresinha; Cápua, Clara de; Meana Martínez, Juan Carlos; Matias, Pedro Miguel; Müller, Maristela; Silveira, Luciana Martha; et al. http://hdl.handle.net/10451/48591.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2021 - 2021 Slow Drawing: O papel do desenho para uma via contemplativa
Supervisor
Belas-Artes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 Retrato e Melancolia - a Fisionomia da Insanidade
Supervisor
Desenho (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Entre o risco e o mural: a presença do desenho na pintura a fresco realizada no período do Estado-Novo
Supervisor
Belas-Artes (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 Os painéis científicos ou wandtafeln: análise do acervo do Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa (MUHNAC).
Supervisor
Anatomia Artística (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2016 Alegria e Tristeza - Análise das Expressões Faciais na Diligência do Retrato
Supervisor
Anatomia Artística (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2015 Descoberta, imaginação e erro no ensino do desenho
Supervisor
Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Master)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Retrato e Fisiognomonia. Recriação de Personagens com base no seu retrato literário
Supervisor
Anatomia Artística (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2015 - 2015 Metodologias na Banda Desenhada: realização de um álbum de BD
Supervisor
Desenho (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014 - 2014 As variantes antropométricas da face na costa mediterrânea da Península Ibérica
Supervisor
Anatomia Artística (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014 - 2014 Anatomia do centauro - um ser hipotético
Supervisor
Anatomia Artística (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014 - 2014 O Desenho Científico de Identificação em Guias Ecológicos
Supervisor
Desenho (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 - 2013 A Figura da Mandorla e da Vesica Pisces. As suas possibilidades de construção
Supervisor
Desenho (Master)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal