Identification
            Personal identification
- Full name
 - Iolanda Ribeiro
 
Citation names
- Ribeiro, Iolanda
 
Author identifiers
- Ciência ID
 - 9115-3EC8-DEF6
 
Telephones
- Telephone
 - 
                           
- 253604601 (Professional)
 
 
Addresses
- Escola de Psicologia-Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Professional)
 
Knowledge fields
- Social Sciences - Psychology
 
Languages
| Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| English | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
| French | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
| Italian | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
| Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | |
| Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | 
Education
            | Degree | Classification | |
|---|---|---|
| 
                                  2016/10/21 - 2016/10/21 
                                 Concluded 
                               | 
                              Letsread- Avaliação automática da capacidade de leitura das crianças [Letsread- Automatic assessment of children's reading
                                 ability] (Outros)
                                  Universidade de Coimbra, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2015/01/13 - 2015/01/14 
                                 Concluded 
                               | 
                              Introduction to item response theory (IRT) and computarized adaptative testing (CAT) (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2014/03/01 - 2014/03/01 
                                 Concluded 
                               | 
                              Cluster Analysis (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2013/04/27 - 2013/04/27 
                                 Concluded 
                               | 
                              A utilização do software WINSTEPS [The use of WINSTEPS software] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2013/04/20 - 2013/04/20 
                                 Concluded 
                               | 
                              Construção de testes com recurso  ao modelo Rasch [Construction of tests using the Rasch model] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2013/03/16 - 2013/03/16 
                                 Concluded 
                               | 
                              ALEPE- Avaliação da leitura em Português Europeu [ALEPE- Evaluation of reading in European Portuguese] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2013/03/08 - 2013/03/08 
                                 Concluded 
                               | 
                              Análise de dados longitudinais [Longitudinal data analysis] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2013/02/23 - 2013/02/23 
                                 Concluded 
                               | 
                              Introduction to ROC Analysis and Cross-Validation (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2013/01/26 - 2013/01/26 
                                 Concluded 
                               | 
                              Leitura de Imagens  [Image Reading] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/09/27 - 2012/09/27 
                                 Concluded 
                               | 
                              Inferencias en segundo y tercer curso de primaria:Un estudio sobre la lectura en las aulas [Inferences in second and third
                                 year of primary school: A study on reading in the classroom]  (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/09/24 - 2012/09/24 
                                 Concluded 
                               | 
                              Investigationes sobre la enseñanza de la alfabetization inicial y la comprensión lectora de 5 a 8 años (Proyectos APILE y
                                 APICLE)[Research on the teaching of initial literacy and reading comprehension from 5 to 8 years (APILE and APICLE Projects)]
                                 (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/03/30 - 2012/03/30 
                                 Concluded 
                               | 
                              Revisão Sistemática da Literatura [Systematic Literature Review] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/03/16 - 2012/03/23 
                                 Concluded 
                               | 
                              Análise qualitativa com apoio do software webQDA, nível 1 [Qualitative analysis supported by webQDA software, level 1] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/03/02 - 2012/03/02 
                                 Concluded 
                               | 
                              Estratégias para promoção da leitura inferencial com crianças [Strategies to promote inferential reading with children] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/02/28 - 2012/03/02 
                                 Concluded 
                               | 
                              Inferências: Questões teóricas e metodológicas no estudo da compreensão de textos [Inferences: Theoretical and methodological
                                 issues in the study of text comprehension] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2012/02/18 - 2012/02/25 
                                 Concluded 
                               | 
                              Aquisição da linguagem oral [Acquisition of oral language] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2011/12/08 - 2011/12/08 
                                 Concluded 
                               | 
                              Abordagem psicolinguística na Reconhecimento de Palavras [Psycholinguistic approach to word recognition] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2011/11/24 - 2011/11/24 
                                 Concluded 
                               | 
                              Peer review and how to write a paper (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2011/06/23 - 2011/06/23 
                                 Concluded 
                               | 
                              Construção e equalização de provas [Construction and equalization of tests] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2010/12/10 - 2010/12/10 
                                 Concluded 
                               | 
                              Enseñar y aprender a escribir: perspectivas actuales teóricas y prácticas [Teach and learn to write: current theoretical and
                                 practical perspectives] (Outros)
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2010/04/04 - 2010/04/05 
                                 Concluded 
                               | 
                              Teoria da Resposta ao Item (TRI) e utilização do software Winsteps [Item Response Theory (IRT) and use of Winsteps software]
                                 (Outros)
                                  Universidad de Salamanca, Spain 
                               | 
                              |
| 
                                  2010/01/29 - 2010/02/06 
                                 Concluded 
                               | 
                              Escrita Científica em Inglês [Scientific Writing in English] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2010 - 2010 
                                 Concluded 
                               | 
                              Ferramentas de avaliação - Gestão de testes e bancos de perguntas [Assessment tools - Test management and question banks]
                                 (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2006/10/07 - 2006/10/07 
                                 Concluded 
                               | 
                              Teoria da resposta aos itens (TRI) na construção de provas psicológicas [Item response theory (IRT) in the construction of
                                 psychological evidence] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  2006/01/04 - 2006/01/28 
                                 Concluded 
                               | 
                              Análise de dados longitudinais: Do teste t à modelação hierárquica [Longitudinal data analysis: From t test to hierarchical
                                 modeling] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1997 
                                 Concluded 
                               | 
                              Psicologia - área de conhecimento Psicologia da Educação [Psychology - area of expertise: Educational Psychology] (Doutoramento)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                                 "Mudanças no desempenho e na estrutura das aptidões : contributos para o estudo da diferenciação cognitiva em jovens " (THESIS/DISSERTATION) 
                               | 
                              Muito Bom por unanimidade [Very Good unanimously] | 
| 
                                  1996 - 1996 
                                 Concluded 
                               | 
                              Creativity training (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1995 - 1995 
                                 Concluded 
                               | 
                              Análise multidimensional [Multidimensional analysis] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1995 - 1995 
                                 Concluded 
                               | 
                              Introdução à análise factorial confirmatória [Introduction to confirmatory factor analysis] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1994 - 1994 
                                 Concluded 
                               | 
                              Análise estatística de dados [Statistical data analysis] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1994 - 1994 
                                 Concluded 
                               | 
                              Criatividade: definição e medida [Creativity: definition and measure] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1994 - 1994 
                                 Concluded 
                               | 
                              Análise factorial [Factorial analysis] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1994 - 1994 
                                 Concluded 
                               | 
                              Metodologia de construção de instrumentos psicossociais [Methodology for the construction of psychosocial instruments] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1993/10/28 - 1993/10/30 
                                 Concluded 
                               | 
                              Introdução à teoria de resposta aos itens e às suas aplicações [Introduction to item response theory and its applications]
                                 (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1993 - 1993 
                                 Concluded 
                               | 
                              Introdução ao LISREL [Introduction to LISREL] (Outros)
                                  Universidade do Minho, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1993 - 1993 
                                 Concluded 
                               | 
                              Criatividade na sala de aula [Creativity in the classroom] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1993 - 1993 
                                 Concluded 
                               | 
                              Identificação e atendimento do aluno sobredotado [Gifted student identification and care] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1993 - 1993 
                                 Concluded 
                               | 
                              Programas de intervenção precoce [Early intervention programs] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1993 - 1993 
                                 Concluded 
                               | 
                              Intervenção psicológica no ensino básico [Psychological intervention in basic education] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1993 - 1993 
                                 Concluded 
                               | 
                              Teoria e intervenção no domínio da exploração vocacional: tendências actuais e orientações futuras[Theory and intervention
                                 in the field of vocational exploration: current trends and future orientations] (Outros)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1992 - 1992 
                                 Concluded 
                               | 
                              Promoção do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem escolar [Promotion of psychological development and school learning]
                                 (Outros)
                                  Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1989 
                                 Concluded 
                               | 
                              Psicologia das Organizações [Organizational Psychology] (Mestrado)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                                 "Da participação dos trabalhadores na propriedade à participação nas decisões: o caso das cooperativas de produção operária
                                       [Worker participation in decision making in production cooperatives" (THESIS/DISSERTATION) 
                               | 
                              Muito Bom por unanimidade [Very Good unanimously] | 
| 
                                  1988 - 1988 
                                 Concluded 
                               | 
                              Utilização do SPSS [Using SPSS] (Outros)
                                  Universidade do Porto, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1987 - 1987 
                                 Concluded 
                               | 
                              Metodologia de utilização do SPSS [Methodology for using SPSS] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1987 - 1987 
                                 Concluded 
                               | 
                              Análise binária clássica [Classical binary analysis] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1987 - 1987 
                                 Concluded 
                               | 
                              Ergonomia do trabalho mental [Ergonomics of mental work] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1987 - 1987 
                                 Concluded 
                               | 
                              Círculos de qualidade [Quality circles] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1987 - 1987 
                                 Concluded 
                               | 
                              L´ergonomie peut concilier development technologique et development de l´homme? [Can ergonomics reconcile technological development
                                 and human development?] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1986 - 1986 
                                 Concluded 
                               | 
                              Estatística descritiva e univarida [Descriptive and univariate statistics] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1986 - 1986 
                                 Concluded 
                               | 
                              Modelo sociotécnico: organização do trabalho em sistemas informatizados [Sociotechnical model: organization of work in computerized
                                 systems] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1986 - 1986 
                                 Concluded 
                               | 
                              Ergonomia e condições de trabalho em sistemas informatizados [Ergonomics and working conditions in computerized systems] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1986 - 1986 
                                 Concluded 
                               | 
                              O Symlog de Robert Bales [Robert Bales' Symlog] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1986 - 1986 
                                 Concluded 
                               | 
                              Círculos de qualidade em Portugal: as experiências do Banco Português do Atlântico e da Coelima [Quality circles in Portugal:
                                 the experiences of Banco Português do Atlântico and Coelima] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1986 - 1986 
                                 Concluded 
                               | 
                              Do modelo sociotécnico aos círculos de qualidade - a experiência Europeia [From the socio-technical model to quality circles
                                 - the European experience] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1986 - 1986 
                                 Concluded 
                               | 
                              O trabalho humano: que futuro? [Human work: what future?] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1985 - 1985 
                                 Concluded 
                               | 
                              Métodos estatísticos aplicados à investigação psicológica [Statistical methods applied to psychological research] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1985 - 1985 
                                 Concluded 
                               | 
                              Introdução ao sistema operativo do Cyber [Introduction to the Cyber ¿¿operating system] (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1985 - 1985 
                                 Concluded 
                               | 
                              Introdução ao spss-statistical package for social sciences [Introduction to spss-statistical package for social sciences]
                                 (Outros)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                              |
| 
                                  1984 
                                 Concluded 
                               | 
                              Licenciatura em Psicologia [Graduation in Psychology] (Licenciatura)
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                                 "n/a" (THESIS/DISSERTATION) 
                               | 
                              16 | 
Affiliation
            Teaching in Higher Education
| Category Host institution  | 
                              Employer | |
|---|---|---|
| 2007 - 2013 | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | 
| 1983 - 1984 | Tutor (University Teacher) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
Positions / Appointments
| Category Host institution  | 
                              Employer | |
|---|---|---|
| 2014 - 2016 | Membro do Conselho pedagógico [Member of the pedagogical council] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | 
Others
| Category Host institution  | 
                              Employer | |
|---|---|---|
| 2002/01/02 - Current | Professora Auxiliar com nomeação definitiva [Assistant Professor with tenure] | Universidade do Minho, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Coordenadora da Testoteca da Escola de Psicologia da Universidade do Minho | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2019 - 2020 | Vogal do Conselho Fiscal da Associação de Psicologia | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2017 - 2020 | Membro da Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Psicologia | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2017 - 2020 | Coordenadora da Unidade de Investigação em Aprendizagem, Instrução e Carreira | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2007 - 2013 | Membro do Conselho Pedagógico [Member of the pedagogical council] | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | 
| 2002/01/02 - 2007/01/03 | Professora Auxiliar com nomeação definitiva [Assistant Professor with tenure] | Universidade do Minho, Portugal | 
| 1996/01/02 - 2002/01/01 | Professora Auxiliar [Assistant Professor] | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | 
| 1991 - 1996 | Assistente estagiário [Assistant trainee] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 1989/01/02 - 1990/01/01 | Assistente estagiário[Assistant trainee] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 1984 - 1988 | Assistente estagiária [Assistant trainee] | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
Projects
            Contract
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2018/02/01 - Current | Project: Litteratus
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 2018/01/02 - Current | Assessment and intervention in reading disabilities: Examining the efficacy of the web-based platform I am still learning
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Ongoing 
                               | 
                           
| 2018/01/01 - Current | Valer: Valongo a Ler [Valongo reading]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Ongoing 
                               | 
                           
| 2018 - Current | ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social [ProChild CoLab Against Poverty and Social Exclusion]
                                 
                                  Other
                                    
                                  
                               | 
                              
                                  Ongoing 
                               | 
                           
| 2017/04/01 - 2018/07/01 | Conception to the validation of an integrated model of intervention in reading
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2014 - 2016 | I am still learning: development of an online platform for the assessment and intervention in reading disabilitie
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2013 - 2015 | Avaliar para prevenir: Estudos de Tracking e Validação dos Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates
                                 para Português Europeu [Evaluate to prevent: Tracking and Validation Studies of MacArthur-Bates Communicative Development
                                 Inventories for European Portuguese]
                                  PTDC/MHC-PED/4725/2012 
                                 Other
                                     
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2013 - 2013 | READING RESEARCH AND ASSESSMENT IN ELEMENTARY EDUCATION: DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORIES
                                  PTDC/PSI-PED/098592/2008 
                                 Principal investigator
                                     
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2012 - 2013 | Projecto Litteratus. Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
                                 literacy]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 2010/04/01 - 2013 | READING RESEARCH AND ASSESSMENT IN ELEMENTARY EDUCATION: DEVELOPMENT OF READING ASSESSMENT INVENTORIES
                                 
                                  Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2011 - 2012 | Projecto Litteratus. Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
                                 literacy]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2009 - 2010 | Projecto Litteratus. Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
                                 literacy]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 2009 - 2010 | Passeios em família por livros de fantasia [Family outings in fantasy books]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 2008 - 2009 | Projecto Litteratus.Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
                                 literacy]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 2007 - 2008 | Projecto Litteratus: Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
                                 literacy]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2006 - 2008 | Leitura, escrita e criatividade: Treino integrado em contexto de sala de aula [Reading, writing and creativity: Integrated
                                 training in the classroom]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 2006 - 2007 | Projecto Litteratus: Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project. A partnership project to promote
                                 literacy]
                                  na 
                                 Principal investigator
                                    
                                  
                               | 
                              |
| 2005 - 2006 | Leitura, escrita e criatividade: Desenvolvimento integrado em contexto de sala de aula [Reading, writing and creativity: Integrated
                                 training in the classroom]
                                  na 
                                 Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 1997 - 1998 | Modalidades de avaliação e intervenção em alunos com dificuldades de aprendizagem [Assessment and intervention modalities
                                 in students with learning difficulties]
                                  n/a 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 1997 - 1998 | Avaliação e desenvolvimento de competências de aprendizagem [Assessment and development of learning skills]
                                  n/a 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              |
| 1993 - 1997 | Avaliação das aptidões cognitivas em jovens adultos [Assessment of cognitive skills in young adults]
                                  n/a 
                                 Principal investigator
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
Other
| Designation | Funders | |
|---|---|---|
| 2013 - Current | Projecto Litteratus: Um projecto em parceria para a promoção da literacia [Litteratus Project: A partnership project to promote
                                 literacy]
                                  n/a 
                                 Principal investigator
                                     
                              Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal 
                                 Universidade do Minho, Portugal  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2011 - 2013 | Consciência metamorfológica e aprendizagem da literatura [Metamorphological awareness and learning of literature]
                                  N/A 
                                 Other
                                     
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2011 - 2013 | Desenvolvimento de competências de literacia emergente [Developing emerging literacy skills]
                                  n/a 
                                 Other
                                     
                              Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                                  | 
                              |
| 2009 - 2010 | Prática de leitura em crianças com necessidades educativas especiais [Reading practice in children with special educational
                                 needs]
                                  n/a 
                                 Researcher
                                     
                              Universidade do Minho, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2006 - 2007 | Criatividade e produção escrita [Creativity and written production]
                                  n/a 
                                 Principal investigator
                                    
                                  
                               | 
                              
                                  Concluded 
                               | 
                           
| 2005 - 2006 | Avaliação da compreensão leitora: Construção da PROCOMLEI [Assessment of reading comprehension: Construction of PROCOMLEI]
                                  n/a 
                                 Principal investigator
                                    
                                  
                               | 
                              
Outputs
            Publications
| Book | 
                                 
  | 
                           
| Book chapter | 
                                 
  | 
                           
| Conference paper | 
                                 
  | 
                           
| Conference poster | 
                                 
  | 
                           
| Journal article | 
                                 
  | 
                           
| Manual | 
                                 
  | 
                           
| Report | 
                                 
  | 
                           
| Thesis / Dissertation | 
                                 
  | 
                           
Intellectual property
| Patent | 
                                 
  | 
                           
Other
| Other output | 
                                 
  | 
                           
Activities
            Oral presentation
| Presentation title | Event name Host (Event location)  | 
                           |
|---|---|---|
| 2019/09 | Development of comprehension measures to 5th grade students: a study using Rasch model analysis | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
                                   (Corunha, Spain) 
                               | 
                           
| 2019/09 | Ainda estou a Aprender. Proposta de avaliação e de Intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contextos municipal [I'm still learning. Proposal for evaluation and intervention in difficulties in learning to read in a municipal context] | XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
                                   (Corunha, Spain) 
                               | 
                           
| 2019/07/11 | Construção de trajetórias de sucesso. Onde estamos, para onde queremos ir? | Encontro Anual de Educação: Políticas Educativas Integradas e Inclusivas
                                   (Odemira, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/07/04 | Construção e implementação de projetos de intervenção no quadro do modelo multinível | Encontro Intermunicipal do PIICIE do Cávado: Equipas multidisciplinares- convergências e parcerias para o sucesso educativo
                                   (Barcelos, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/07 | Narrativas bimobais e ferramentas multimedia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1º ciclo do ensino básico [Bimobal narratives and multimedia tools for teaching semantic relations between words in the 1st cycle of basic education] | 2nd International Conference on Research in Education
                                   (Porto) 
                               | 
                           
| 2019/07 | Projeto Litteratus: Intervenção na compreensão e na fluência de leitura [Litteratus Project: Intervention in understanding and reading fluency] | III International Congress Student´s Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
                                   (Lisboa) 
                               | 
                           
| 2019/06/02 | Promoção do sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Contributos da avaliação para o desenho universal de aprendizagem [Promotion of success in learning to read and write. Contributions of evaluation to universal learning design] | 
                                   (Maia) 
                               | 
                           
| 2019/04/12 | Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.ºciclo do ensino básico. | 13.º ENAPP: Percursos de interdisciplinaridade em Português: dos projetos às práticas. 
                                   (Leiria) 
                               | 
                           
| 2019/02/06 | A plataforma Ainda Estou a Aprender: recurso online para prevenção e intervenção em dificuldades de leitura [The platform I'm still learning: online resource for prevention and intervention in reading difficulties] | 
                                   (Marco de Canaveses) 
                               | 
                           
| 2019/01/26 | Fatores de compreensão da leitura – Ensino explícito da compreensão da leitura? [Reading comprehension factors - Explicit teaching of reading comprehension?] | 
                                  Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago (Beja) 
                               | 
                           
| 2019/01 | O projeto Conhecer, Atuar e Mudar: para uma prevenção das dificuldades na aprendizagem da leitura | Conferência intermunicipal de Inovação em Educação
                                   (Águeda, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/01 | Os desafios da implementação do modelo multinível: Um estudo de caso [The challenges of implementing the multilevel model: A case study] | Simpósio Internacional sobre Perturbações Específicas de Aprendizagem
                                   (Évora) 
                               | 
                           
| 2018/09/12 | Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2º ciclo do Ensino Básico: Evidências de validade [Construction of a reading fluency test for students in the second cycle of elementary education: evidences of validity]. | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
                                   (Braga) 
                               | 
                           
| 2018/07/04 | Da concepção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura [Design and validation of an integrated model of intervention in reading]. | no II Seminário Nacional a Vez e a Voz das Comunidades Educativas
                                   (Aveiro) 
                               | 
                           
| 2018/07 | Alunos do 1º ano em risco de insucesso na aprendizagem da leitura. Da avaliação à intervenção no quadro de um modelo multínivel [At-risk readers in fisrt fardes. Assessment and intervention within a multilevel framework] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas: nas III Jornadas Internacionais
                                 de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
                                   (Lisboa) 
                               | 
                           
| 2018/07 | Rastreio universal: implicações para a intervenção [Universal screening: implications for the intervention] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas: nas III Jornadas Internacionais
                                 de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
                                   (Lisboa) 
                               | 
                           
| 2018/07 | Dificuldades iniciais na leitura: prevalência, perfil e variáveis sociodemográficas [Early reading difficulties: prevalence, profile and sociodemographic variables] | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: Investigação e boas práticas: nas III Jornadas Internacionais
                                 de Leitura, Educação e Sucesso Escolar e IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
                                   (Lisboa) 
                               | 
                           
| 2018/06 | Ensinar a ler e a compreender no 1º ano no quadro de uma abordage multinível [Teaching how to read and understand in the 1st year within the framework of a multilevel approach] | 6th International Conference of Educational Sciences and Development
                                   (Setúbal) 
                               | 
                           
| 2018/06 | Da concepção à validação de um modelo integrado de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [From conception to the validation of an integrated intervention model in difficulties in learning to read] | 6th International Conference of Educational Sciences and Development
                                   (Setúbal) 
                               | 
                           
| 2018/04/17 | Divulgação do programa: Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância [Dissemination of the program: Speaking, reading and writing. Integrating proposals for kindergarten] | 
                                  Escola Básica 2.3. Alpendorada 
                               | 
                           
| 2018/04/11 | Divulgação do programa: Aprender a compreender torna mais fácil o saber [Program dissemination: Learning to understand makes knowledge easier] | 
                                  Escola Secundária de Ponte de Lima (Ponte de Lima) 
                               | 
                           
| 2018/04/10 | Perspetivas sobre o desenvolvimento das competências de literacia emergente. Uma abordagem histórica, 10 de abril de 2018, | 
                                  Escola Básica 2.3. Alpendorada 
                               | 
                           
| 2017/12/19 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar 
                                  Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar  (Oliveira de Azeméis) 
                               | 
                           
| 2017/12/18 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
                                  Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Oliveira do Douro) 
                               | 
                           
| 2017/11/04 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso[Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
                                  Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Bragança) 
                               | 
                           
| 2017/09/04 | Ainda estou a aprender. Uma plataforma interativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [ I'm still learning. An interactive platform for intervention in difficulties in learning to read] | III Jornadas Internacionais de alfabetização/III Jornadas  Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar
                                  Universidade do Minho (Braga) 
                               | 
                           
| 2017/09 | JIL – Jogos Interativos de Leitura [JIL - Interactive Reading Games] | 2ªs Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (III Jornadas Internacionais de Alfabetização
                                   (Braga) 
                               | 
                           
| 2017/09 | Os efeitos da descodificação, da compreensão oral e da fluência de leitura na compreensão da leitura: um estudo longitudinal com alunos do 1º ciclo do Ensino Básico [The effects of decoding, listening and reading fluency on reading comprehension: a longitudinal study with students in the 1st cycle of Basic Education] | nas 2ªs Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar /III Jornadas Internacionais de Alfabetização
                                   (Braga) 
                               | 
                           
| 2017/09 | Avaliar fluência de leitura [Evaluate reading fluency] | 2ªs Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (III Jornadas Internacionais de Alfabetização)
                                   (Braga) 
                               | 
                           
| 2017/07/07 | A plataforma “Ainda estou a aprender" [The “I'm still learning” platform] | II Encontro Temático APL/ESSE. Diálogos entre a investigação e as práticas educativas no ensino da língua
                                  Escola Superior de Educação do Porto (PORTO) 
                               | 
                           
| 2017/06/29 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
                                   Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Vila Verde) 
                               | 
                           
| 2017/06/13 | Ler e escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Reading and writing in the 21st century. How to foster successful trajectories] | Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
                                  Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Setúbal) 
                               | 
                           
| 2017/05/17 | Ensinar e aprender a ler e a escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Teach and learn to read and write in the 21st century. How to foster successful trajectories] |  I Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
                                  Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Marco de Canaveses) 
                               | 
                           
| 2017/02/07 | Ensinar e aprender a ler e a escrever no século XXI. Como fomentar trajetórias de sucesso [Teach and learn to read and write in the 21st century. How to foster successful trajectories] | I Conferência temática do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar
                                  Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (Braga) 
                               | 
                           
| 2017/02 | Avaliação do desenvolvimento lexical e sintático através de relatos parentais: a adaptação do CDI-III para Português Europeu | VII Workshop on Linguistics, Language Development and Impairment”
                                   (Lisboa) 
                               | 
                           
| 2016/11 | AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas Dificuldades na Aprendizagem da Leitura | IV Seminário Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
                                  Direção-Geral de Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Lisboa) 
                               | 
                           
| 2016/10 | Avaliação e intervenção online nas dificuldades na aprendizagem da leitura: A plataforma AINDA ESTOU A APRENDER | 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
                                  Ordem dos Psicólogos Portugueses (Porto) 
                               | 
                           
| 2016/09/08 | Compreensão da leitura. Questões teóricas e práticas [Reading comprehension. Theoretical and practical issues] | 
                                  Agrupamento de Escolas de Frazão (Paços de Ferreira) 
                               | 
                           
| 2016/06 | Dificuldades na aprendizagem da leitura: o que não sabemos, o que sabemos o que podemos fazer [Difficulties in learning to read: what we don't know, what we know what we can do] |  I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar
                                   (Vila Nova de Famalicão) 
                               | 
                           
| 2016 | Aprender a ler. Ler para aprender. O papel da família [Learning to read. Read to learn. The role of the family] | 
                                   Museu Dom Diogo de Sousa (Braga) 
                               | 
                           
| 2014/05 | Bateria de Avaliação da Leitura: Caracterização e contributos para a avaliação dos problemas de leitura. | Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
                                  Universidade do Minho (Braga) 
                               | 
                           
| 2014/05 | Prevenir os problemas de leitura. O possível e o desejável [Prevent reading problems. The possible and the desirable] | Dislexia em Debate: Tendências Nacionais e Internacionais
                                  Universidade do Minho (Braga) 
                               | 
                           
| 2014/01 | Questões conceptuais e de medida na avaliação da leitura. O desenvolvimento da BAL – Bateria de Avaliação da Leitura [Conceptual and measurement issues in reading assessment. The development of BAL - Reading Evaluation Battery] | IV Workdhop Linguistics, Language Development and Impairment
                                  Faculdade de Letras, Universidade de lisboa (Lisboa) 
                               | 
                           
| 2011/06/29 | Ler para quê? A importância da compreensão leitora [Read for what? The importance of reading comprehension] | 1.º Encontro Nacional “A ler vamos… Procurando desafios, encontrando soluções
                                   (Matosinhos) 
                               | 
                           
| 2010/10 | A avaliação da leitura: Apresentação de instrumentos [Reading assessment: Presentation of instruments] | Encontro Leitura: Investigação e Ensino
                                  Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa) 
                               | 
                           
Supervision
| Thesis Title Role  | 
                              Degree Subject (Type) Institution / Organization  | 
                           |
|---|---|---|
| 2017 - Current | “Relações Reciprocas entre a compreensão oral, a fluência de leitura, a metacompreensão, o vocabulário, e a compreensão da
                                 leitura: Um estudo longitudinal com alunos do 4.º ao 6.º ano de escolaridade”. Doutoramento em Psicologia Aplicada, Escola
                                 de Psicologia, Universidade do Minho. 
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2015 - Current | “Estabilidade e mudança na estrutura de relações entre a descodificação, a fluência de leitura, o vocabulário, a nomeação
                                 rápida e a compreensão da leitura em alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico [Stabibility and change in the relationships between
                                 decoding, reading fluency, vocabular, rapide naming and reading compreension during elementary school].
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - Current | Implicações educacionais do conceito de "letramento emergente": adaptação do programa "Falar, ler e escrever no jardim de
                                 infância" ao contexto brasileiro de educação infantil
                                  Co-supervisor 
                               | 
                              |
| 2011 - Current | “Compreensão de textos em idade pré-escolar: Descrição e impacto na compreensão da leitura” [Text comprehension in preschool:
                                 description and impact on reading comprehension]
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2008 - Current |  “Dificuldades específicas de aprendizagem da leitura e escrita: Trajectórias de aprendizagem” [Specific learning disabilities
                                 in reading and writing: learning pathways]
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2008 - Current | “Programa visual de mejora de la lectura para estudantes sordos”. 
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade de Vigo, Spain 
                               | 
                           
| 2007 - Current | , provisório “Impacto de variáveis psicológicas, práticas familiares e pedagógicas na escrita” [Impact of psychological variables,
                                 family and teaching practices in written production]. 
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2014 - 2018 | “Para uma avaliação abrangente de leitura no 1º ciclo do Ensino Básico. Relações entre descodificação e compreensão”. [For
                                 a comprehensive reading assessment in elementary-school students. relationships between decoding and comprehension] 
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2012 - 2017 | "Adaptação do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates. Estudos de validação e de tracking" [Adaptation
                                 of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventory: Validation and tracking studies] 
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2008 - 2016 |  2016, “Leitura de palavras: avaliação e trajetórias de aprendizagem em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”[Word reading:
                                 assessment and developmental trajectories of elementary-school students ] D
                                  Supervisor 
                               | 
                              outoramento em Psicologia Aplicada (PhD)
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2013 - 2014 | Avaliação da descodificação da leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura” [Decoding assessment in children
                                 with learning disabilities in reading]
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal 
                               | 
                           
| 2008 - 2014 | “Aprendizagem cooperativa e autonomia em contexto escolar. Um estudo no ensino básico” [Cooperative learning and autonomy.
                                 A qualitative study in an elementary school context]. 
                                  Supervisor 
                               | 
                              Doutoramento em Psicologia da Educação, Universidade do Minho (PhD)
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2007 - 2012 |  “Avaliar leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: Construção e validação do TCL – Teste de Compreensão Leitora” [Reading assessment
                                 in elementary school: construction and validation of a Reading Comprehension Test]. 
                                  Supervisor 
                               | 
                              Doutoramento em Psicologia, área de conhecimento de Psicologia da Educação (PhD)
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2007 - 2011 |  “Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças” [Family literacy practices and the literacy
                                 development of children]. 
                                  Supervisor 
                               | 
                              Doutoramento em Psicologia, área de conhecimento de Psicologia da Educação (PhD)
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2009 - 2010 | Da definição à avaliação da compreensão leitora. Adaptação de uma prova para alunos do 2.º ciclo do ensino básico” [Reading
                                 comprehension definition and assessment. Adaptation of a test for students in the middle school]
                                  Supervisor 
                               | 
                              Psicologia (Master)
                                  Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2008 - 2009 | Ler a par o conhecimento vai aumentar: Construção e avaliação do programa” [Reading together: Construction and assessment
                                 of the program]
                                  Supervisor 
                               | 
                              
                                  Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal 
                               | 
                           
| 2002 - 2006 | “Programa de desenvolvimento cognitivo para crianças com necessidades educativas especiais” [Program of cognitive development
                                 for children with special education needs]. 
                                  Supervisor 
                               | 
                              Doutoramento em Educação, área de conhecimento Psicologia da Educação (PhD)
                                  Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
Event organisation
| Event name Type of event (Role)  | 
                              Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2015/03/07 - Current | II Jornadas de “Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem”, Universidade do Minho, Instituto de Educação, 7 de março de 2015.
                                 (membro da comissão organizadora) [II Conference on “Communication and Language Development”, University of Minho, Institute
                                 of Education, March 7, 2015. (member of the organizing committee)] (2015/03/07)
                                  Other (Member of the Organising Committee) 
                               | 
                              Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | 
| 2014/05/08 - Current | 1.º Seminário Nacional em Educação e Desenvolvimento Humano. Literacia emergente na Educação Pré-Escolar, Casa das Artes,
                                 Vila Nova de Famalicão, 8 maio de 2014. (Presidente) [1st National Seminar on Education and Human Development. Emerging Literacy
                                 in Pre-School Education, Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão, May 8, 2014. (President)] (2014/05/08)
                                  Seminar (President of the Organising Committee) 
                               | 
                              Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Portugal | 
| 2016/06/17 - 2016/06/18 | I Jornadas Internacionais em Leitura, Educação e Sucesso Escolar - LESE, na CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico
                                 Universitário, Vila Nova de Famalicão, 17 e 18 de junho de 2016 (Presidente da Comissão Organizadora) [I International Days
                                 in Reading, Education and School Success - LESE, at CESPU - University Polytechnic Higher Education Cooperative, Vila Nova
                                 de Famalicão, June 17 and 18, 2016 (President of the Organizing Committee)] (2016/06/17)
                                  Other (President of the Organising Committee) 
                               | 
                              CESPU-Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, Portugal | 
| 2014/07/04 - 2014/07/05 | 10..º Encontro Nacional/8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, Universidade do Minho,
                                 Instituto de Educação, 4 e 5 de Julho de 2014. (membro da comissão organizadora) [10th National Meeting / 8th International
                                 Research in Reading, Children's Literature and Illustration, University of Minho, Institute of Education, 4th and 5th of July
                                 2014. (member of the organizing committee)] (2015/07/04)
                                  Meeting (Member of the Organising Committee) 
                               | 
                              Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | 
Committee member
| Activity description Role  | 
                              Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2008 - 2010 | Membro da Comissão Científica da revista nacional Sonhar, comunicar, repensar a diferença, Portugal
                                  Member 
                               | 
                              |
| 2002 - 2010 | Membro da Comissão Científica da revista nacional Psicologia e Educação, Universidade da Beira Interior, Portugal
                                  Member 
                               | 
                              Universidade da Beira Interior, Portugal | 
| 1997 - 2010 | Membro do Conselho Editorial da revista nacional Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, Universidade do Minho, Portugal
                                  Member 
                               | 
                              Universidade do Minho, Portugal | 
| 1990 - 1994 | Membro do Conselho de Redacção da Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Portugal
                                  Member 
                               | 
                              Universidade do Minho, Portugal | 
Consulting
| Activity description | Institution / Organization | |
|---|---|---|
| 2009 - Current | Consultora científica do Projecto “Caminha com todas as letras”, co-financiado pela Câmara Municipal de Caminha e pela Fundação Calouste Gulbenkian [Scientific consultant for the “Caminha com todos Letras” Project, co-financed by the Municipality of Caminha and the Calouste Gulbenkian Foundation] | |
| 2008 - Current | Consultora científica do Projecto “Caminha com todas as letras”, co-financiado pela Câmara Municipal de Caminha e pela Fundação Calouste Gulbenkian [Scientific consultant for the “Caminha com todos Letras” Project, co-financed by the Municipality of Caminha and the Calouste Gulbenkian Foundation] | |
| 2008 - Current | Consultora científica do Projecto Europeu Signes @ Sens, Projet européen pour faciliter la comprehénsion en lecture, COMENIUS - Lifelong Learning Programme [Scientific consultant for the European Signes @ Sens Project, European project to facilitate understanding in lecture, COMENIUS - Lifelong Learning Program] | |
| 2006 - Current | Consultora científica do Projecto “Avaliação da competência de aprender a aprender”, coordenado pelo Professor Doutor Valera de Freitas, co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian [Scientific consultant of the Project “Evaluation of the competence of learning to learn”, coordinated by Professor Doutor Valera de Freitas, co-financed by the Foundation for Science and Technology and Fundação Calouste Gulbenkian] | 
Course / Discipline taught
| Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
|---|---|---|---|
| 2019 - Current | Fluência de leitura e compreensão da leitura: avaliar e intervir [Reading fluency and reading comprehension: evaluate and intervene] | Oficina de formação (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2019 - Current | Avaliar e intervir em dificuldades na aprendizagem da leitura no quadro dos modelos multinível [Evaluate and intervene in difficulties in learning to read within the framework of multilevel models] | Oficina de Formação realizada na Escola Secundária de Valongo. (Outros) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2013 - 2014 | Estudos em Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem da leitura e da escrita | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2012 - 2014 | Avaliação em Psicologia Aplicada II | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2012 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 4 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada I | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada II | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada III | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2011 - 2013 | Estudos Avançados em Psicologia Aplicada IV | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2009 - 2013 | Construção e validação de provas psicológicas | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2008 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 3 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2007 - 2013 | Orientação de Estágio em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2007 - 2013 | Orientação de Dissertação em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2007 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 2 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2006 - 2013 | Practicum de Avaliação Psicológica | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2006 - 2013 | Practicum de Avaliação Psicológica | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2006 - 2013 | Projeto de Investigação/Tese 1 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2012 - 2012 | Avaliação e Intervenção Psicoeducacional I | (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2009 - 2010 | Estudos Avançados em Psicologia da Educação 4 | Psicologia da Educação (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2008 - 2010 | Estudos Avançados em Psicologia da Educação 3 | Psicologia (Doutoramento) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2006 - 2010 | Metodologia Quantitativa de Investigação em Psicologia | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2007 - 2009 | Contextos de Aplicação em Psicologia Escolar | Psicologia (Mestrado integrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 1990 - 2008 | Psicologia da Educação | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | |
| 2005 - 2007 | Seminário de Acompanhamento do Projecto Avançado em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 2005 - 2007 | Introdução aos Métodos Quantitativos | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 2005 - 2007 | Seminário de Orientação | (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 2003 - 2007 | Consulta Psicológica Educacional II | (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 1998 - 2007 | Seminário de Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal | 
| 1998 - 2007 | Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem | (Mestrado) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | 
| 1996 - 2007 | Supervisão Estágios, Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 2005 - 2006 | Provas de acesso à Universidade de adultos | Universidade do Minho, Portugal | |
| 2005 - 2006 | Necessidades Educativas Especiais | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 1996 - 2005 | Psicologia Escolar | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 1996 - 2005 | Métodos de Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | |
| 2002 - 2004 | Métodos de Avaliação em Psicologia Escolar e da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 2002 - 2003 | Metodologia de Investigação | (Mestrado) | Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Sociais, Portugal | 
| 2002 - 2003 | Metodologia de Projecto | (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 1997 - 2003 | Dificuldades de Aprendizagem II | (Mestrado) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 2001 - 2002 | Métodos e Técnicas de Investigação em Psicologia | (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 1997 - 2002 | Psicologia do Desenvolvimento | (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal | 
| 2000 - 2001 | Métodos e Técnicas de Investigação em Psicologia | (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
| 1997 - 1998 | Metodologia de Investigação em Psicologia da Educação I | (Mestrado) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 1989 - 1997 | Psicologia do Desenvolvimento | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 1989 - 1990 | Psicologia das organizações | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 1989 - 1990 | Práticas pedagógicas I | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Minho Instituto de Educação e Psicologia, Portugal | 
| 1983 - 1990 | Métodos de Observação Psicológica | Psicologia (Licenciatura) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | 
Distinctions
            Award
| 2023 | Prémio  Ana Maria Vieira da Silva
                                  Universidade do Minho - Escola de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2018 | Prémio Ler+
                                  Plano Nacional de Leitura 2027, Portugal 
                               | 
                           
Other distinction
| 2016 | Prémio de Interação com a Sociedade | 
| 2013 | 9.º Prémio CEGOC-TEA | 
| 2011 | 7.º Prémio CEGOC 2011 [7th CEGOC Award 2011] | 
| 2009 | 5º Prémio CEGOC 2009 [5th CEGOC Award 2009] | 
| 1984 | Melhor aluna do ano [Best student of the year]
                                  Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal 
                               | 
                           
