???global.info.a_carregar???
José Castro Silva, PhD in Education, is an Assistant Professor and Researcher at the Center for Research in Education (CIE-Ispa, Lisbon, Portugal). He lectures in Educational Sciences, Digital Education, and Well-being in Education Contexts and has experience in teacher training for professional learning and development. His research focuses on well-being and adaptation in educational settings, the role of individual and contextual factors in teacher development, and virtual learning environments. A specialist in educational technology, he has extensive experience managing distance education platforms and training teachers in virtual teaching and assessment.
Identification

Personal identification

Full name
José Castro Silva

Citation names

  • Castro Silva, J.
  • Silva, J. C.

Author identifiers

Ciência ID
8C1F-EBA8-760A
ORCID iD
0000-0002-0209-3728

Email addresses

  • jcsilva@ispa.pt (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Exact Sciences - Computer and Information Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2021/11/15 - 2022/01/24
Concluded
Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e- formador) (Curso de Especialização Tecnológica)
CESAE Digital – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, Portugal
2016/09/01 - 2016/09/16
Concluded
Moodle 3 Essential Training (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, United States
2015
Concluded
Captivate Advanced Techniques (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, United States
2015
Concluded
Captivate Projects: Drag-and-Drop Interactions (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, United States
2015
Concluded
Captivate 8 Essential Training (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, United States
2014
Concluded
Moodle 2.6 Essential Training (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, United States
2009 - 2013
Concluded
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
"CLIMA ESCOLAR, SATISFAÇÃO, STRESSE PROFISSIONAL E COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES: QUE RELAÇÕES?" (THESIS/DISSERTATION)
17
2013
Concluded
Moodle 2.1 Essential Training for Teachers (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, United States
2013
Concluded
Up and Running with Captivate 7 (Curso de Especialização Tecnológica)
Lynda.com, United States
2011
Concluded
Administração do Moodle 2 (Curso de Especialização Tecnológica)
Ed-rom, Portugal
2003
Concluded
Webdesign (Curso médio)
NHK, Portugal
2000 - 2002
Concluded
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Cooperação entre Professores: Realidade(s) e Desafios" (THESIS/DISSERTATION)
17
1993 - 1998
Concluded
Psicologia Educacional (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Factores contributivos para o sucesso escolar de alunos com necessidades educativa especiais" (THESIS/DISSERTATION)
16
1995
Concluded
Curso de Integração de Sistemas de Informação (Curso médio)
ICL, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2014/04 - Current Assistant Professor (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014/03/01 - 2019/12/31 Assistant Professor (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2003/04 - 2014/03 Assistant (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1998/09 - 2003/03 Trainee Assistant (University Teacher) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2021/11 - 2024/11 ProSTEAM (PROmoting STEAM in primary school)
Researcher
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
European Comission
Ongoing
2017/09 - 2020/08 SUnStAR (Supporting UNiversity STudents At Risk of dropping out)
2017-1-PT01-KA203-035840
Researcher
CIE-ISPA; FCT, Portugal
European Commission
Concluded
2016/09 - 2018/08 HOPEs (Happiness, Optimism, Positivity and Ethos in Schools)
2016-1-CY01-KA201-017354
Researcher
European Commission
Concluded
2014/09 - 2016/08 ENTREE (ENhancing Teacher REsilience in Europe)
539590-LLP-1-2013-1-DE-COMENIUS-CMP
Researcher
European Commission
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Casanova, J. R.; Almeida, L. S.; Marinho-Araujo, C.; Fleith, D.; Peixoto, F.; Castro Silva, J.. Atas do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação. Braga, Portugal: ADSIPSIEDUC – Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação. 2022.
    Published
  2. Monteiro, Vera; Mata, Lourdes; Margarida Alves Martins; Morgado, José; Castro Silva, José; Ana Cristina Silva. Educar Hoje: Diálogos entre Psicologia, Educação e Currículo. Lisboa, Portugal: ISPA. 2018.
    Published
  3. Monteiro, V.; Mata, L.; Alves Martins, M.; Morgado, J.; Castro Silva, J.; Silva, A. C.. Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa, Portugal: ISPA. 2018.
    Published
  4. Mata, Lourdes; Margarida Alves Martins; Monteiro, Vera; Morgado, José; Peixoto, Francisco; Ana Cristina Silva; Castro Silva, José. Atas 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa, Portugal: ISPA-IU. 2015.
    Published
  5. Mata, Lourdes; Margarida Alves Martins; Monteiro, Vera; Morgado, José; Peixoto, Francisco; Ana Cristina Silva; Castro Silva, José. Diversidade e Educação: Desafios Atuais. Lisboa, Portugal: ISPA-IU. 2015.
    Published
  6. Mata, L.; Alves Martins, M.; Monteiro, V.; Morgado, J.; Peixoto, F.; Silva, A.C.; Castro Silva, J.. Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa, Portugal: ISPA-Instituto Universitário. 2015.
    Published
  7. Castro Silva, J.. Clima escolar, satisfação, stresse profissional e colaboração entre professores : que relações?. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2012.
    Published
  8. Mata, Lourdes; Peixoto, Francisco; Morgado, José; Castro Silva, José; Monteiro, Vera. Atas do XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa, Portugal: ISPA-Instituto Universitário. 2012.
    Published
  9. Mata, L.; Peixoto, F.; Morgado, J.; Monteiro, V.; Castro Silva, J.. Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação e da Prática - Actas do 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Lisboa: ISPA. 2012.
    Published
Book chapter
  1. Peixoto, F.; Castro Silva, J.. "Resiliência e bem-estar em professores". In Cultura digital e educação, edited by Boto, C., 211-230. Brazil: Editora Contexto, 2023.
    Published
  2. Fernandes, L.; Gouveia, M. J.; Castro Silva, J.; Peixoto, F.. "‘Positive Education’: A Professional Learning Programme to Foster Teachers’ Resilience and Well-Being". In Cultivating Teacher Resilience: International Approaches, Applications and Impact, edited by Mansfield, Caroline, 103-124. Springer, 2020.
    Published • 10.1007/978-981-15-5963-1_7
  3. Castro Silva, J.; Pipa, J.; Breuer, C.; O'Donnell, M.; Cefai, C.. "Enhancing Teacher’s Resilience through Face-to-Face Training – Insights from ENTREE project". In Resilience in Education: Concepts, Contexts and Connections, 255-274. Cham: Springer International Publishing, 2018.
    Published • 10.1007/978-3-319-76690-4
Conference abstract
  1. Mata, Lourdes; Peixoto, F.; Castro Silva, J.; Gouveia, M. J.; Pacheco, P.. "Programa HOPEs: Promoção de Relações Interpessoais Positivas no 1º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in 6th International Congress of Educational Sciences and Development, Setúbal, 2018.
    Published
  2. Peixoto, Francisco; Wosnitza, Marold; O’Donnell, Margaret; Cefai, Carmel; Castro Silva, José. "A multi-dimensional view on teacher resilience in Germany, Ireland, Malta and Portugal". Paper presented in EARLI Conference 2015, Lismassol, 2015.
    Published
  3. Castro Silva, José; Manuela Marques Silva. "Auto-eficácia docente e colaboração entre professores: que relações?". Paper presented in XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Published
  4. Castro Silva, José. "Relações entre Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Professores do Ensino Básico". Paper presented in XI Congresso da Sociedade. Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda, 2011.
    Published
  5. Castro Silva, José. "Colaboração e clima organizacional escolar: Percepções de professores do ensino básico". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia, Coruña, 2011.
    Published
Conference paper
  1. Ferreira Cândido, Sofia; Castro Silva, José. "Teachers’ self-efficacy beliefs about pedagogical differentiation strategies". Paper presented in The 3rd International Conference on Teaching, Learning and Education, Amsterdão, 2021.
    Published
  2. Ferreira, Luís; Castro Silva, José; Peixoto, Francisco. "As tecnologias na gestão, organização e comunicação escolar". Paper presented in IV Congresso Internacional das TIC na Educação - Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, Lisboa, 2016.
    Published
  3. Matos, Joana; Castro Silva, José. "Substâncias psicoactivas, auto-estima, autoconceito e sucesso escolar: que relações?". Paper presented in VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Aveiro, 2013.
    Published
  4. Castro Silva, J.; Amante, L.; Morgado, J.. "Clima organizacional escolar e receptividade à colaboração por parte dos professores". Paper presented in 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Published
  5. Castro Silva, J.. "Colaboração e clima organizacional escolar: Percepções de professores do ensino básico". Paper presented in XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia, Coruña, 2011.
    Published
  6. Gaitas, Sérgio; Castro Silva, José. ""Good Teachers" And Good "Pedagogical Practices": The Vision Of Teachers And Students Of The 2nd and 3rd Cycles". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Published
  7. Gaitas, S.; Castro Silva, José. "“Bons Professores” e Boas “Práticas Pedagógicas” - A Visão de Professores e Alunos dos 2º e 3º Ciclos". Paper presented in VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.
    Published
  8. Castro Silva, José; Morgado, José; Gomes, Cindy. "Satisfação, Stress Profissional e Colaboração em Docentes do 2º e 3º Ciclo: Que Relações?". Paper presented in X Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Published
  9. Castro Silva, José; Morgado, José. "The Influence of School Climate Variables on Teacher's Collaboration". Paper presented in International Conference - Changing Practices in Inclusive Schools, Évora, 2009.
    Published
  10. Castro Silva, J.; Morgado, J.. "Variables Institutional Influence in Responsiveness to Colaboration between Teachers". Paper presented in International Conference ¿Changing Practices in Inclusive Schools¿, Évora, 2009.
    Published
  11. Castro Silva, José; Morgado, José. "Colaboração entre Professores: Realidades e Desafios". Paper presented in Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação para o sucesso: políticas e actores, Funchal, 2007.
    Published
  12. Castro Silva, José; Morgado, José. "Clima Organizacional Escolar e Colaboração entre Professores. Que relações?". Paper presented in Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, A Coruña, 2007.
    Published
  13. Silva, J. C.; Morgado, J.. "Collaboration among Teachers. Effects of Gender, Teacher Experience and Subject Area". Paper presented in 10 th European Congress of Psychology, Praga, 2007.
    Published
  14. Castro Silva, José; Morgado, José. "Facilitadores da Colaboração entre Professores: Efeitos das variáveis género, tempo de serviço docente e área científico-pedagógica". Paper presented in VI Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 2006.
    Published
  15. Castro Silva, José; Morgado, José. "Facilitators to Collaboration between Teachers: Effects of Gender, Teaching Experience and Subject Area". Paper presented in Inclusive and Supportive Education Congress International Special Education Conference Inclusion: Celebrating Diversity?, Glasgow, 2005.
    Published
  16. Castro Silva, José; Delgado, Eva. "Cultura, Escola e Comunidade". Paper presented in 2ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental, Lisboa, 1999.
    Published
Conference poster
  1. Abra-Olivato, J. ; Castro Silva, J.. "Desenvolvimento Profissional de Professores na Educação STEAM: Uma Revisão Narrativa". Paper presented in 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2024.
  2. Ferreira, N.; Costa, M. C.; Peixoto, F.; Monteiro, V.; Castro Silva, J.. "Promoting interdisciplinarity in elementary education in the context an Erasmus + STEAM project". Paper presented in CERME 13, 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2023.
  3. Ferreira, N.; Costa, M. C.; Peixoto, F.; Monteiro, V.; Castro Silva, J.. "ProSTEAM: Autoeficácia dos professores de 1.º ciclo sobre o ensino da Matemática numa abordagem STEAM". Paper presented in EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2022.
  4. D'Oliveira Martins, C.; Amado Gomes, R.; Castro Silva, J.. "Propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação multidimensional do bem-estar docente". Paper presented in 1º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, 2022.
  5. de Almeida Leite, Bárbara; Encarnação, Maria Inês Griff; Castro Silva, José. Corresponding author: Castro Silva, José. "Propriedades psicométricas de uma escala de avaliação do bem-estar na profissão docente". Paper presented in XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
  6. Castro Silva, J.; N'Dala, D.. "Perceções de docentes sobre o estado de Implementação da Inclusão Escolar e a Formação de Professores em Escolas Públicas de Angola". Paper presented in XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2018.
  7. Ferreira, L.; Castro Silva, J.. "Fatores que determinam a utilização das TIC nos processos de trabalho dos professores". Paper presented in Encontro Ciência ’17, 2017.
  8. Peixoto, Francisco; Mata, Lourdes; Castro Silva, José; João Gouveia, Maria; Pacheco, Patrícia. "Emoções Positivas: Como Desenvolver em Contexto de Sala de Aula? Apresentação do Projeto HOPEs". Paper presented in XIV CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 2017.
  9. Pipa, Joana; Peixoto, Francisco; Castro Silva, José. "Resiliência em professores: Contributo para a adaptação de dois instrumentos de avaliação da resiliência". Paper presented in XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2015.
  10. Castro Silva, José; Joana Matos. "Substâncias psicoativas, auto-estima, autoconceito e insucesso escolar em adolescentes: que relações?". Paper presented in VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, 2013.
  11. Castro Silva, José; Amante, Lúcia; Morgado, José. "Clima Organizacional Escolar e Receptividade à Colaboração por parte de Professores". Paper presented in XII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, 2012.
  12. Castro Silva, José; Morgado, José. "School climate and teacher receptivity to collaboration". Paper presented in VI Congreso Internacional de Psicología e Educación, 2011.
  13. Castro Silva, José; Morgado, José. "Influence of Variables in the Institutional Responsiveness: The collaboration between teachers". Paper presented in International Conference “Changing Practices in Inclusive Schools”, 2009.
  14. Santos, R.; Castro Silva, J.; Morgado, J.; Peixoto, F.. "Clima organizacional escolar, cooperação entre professores e auto-eficácia docente: Um estudo centrado no olhar dos professores.". Paper presented in X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009.
  15. Castro Silva, José; Morgado, José. "Challenges to Collaboration among Teachers?". Paper presented in 10th European Congress of Psychology, 2007.
  16. Castro Silva, José; Morgado, José. "Collaboration among teachers: Effects of gender, teaching experience and subject area". Paper presented in 10th European Congress of Psychology, 2007.
  17. Castro Silva, José; Morgado, José. "Clima Organizacional Escolar e Colaboração entre Professores. Que relações?". Paper presented in IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2007.
Journal article
  1. Castro Silva, José; Madeira, Adriana; Ferreira, Nadia Diogo. "Autoeficácia docente e indisciplina: Perceções de professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico". Revista Portuguesa de Educação (2024): https://doi.org/10.21814/rpe.28518.
    10.21814/rpe.28518
  2. Castro Silva, J.; Almeida, A.P; Pacheco, P.; Ferreira, M.. "Resilience and purpose as predictors of Portuguese school leaders' work well-being". Journal of Educational Administration (2024): https://doi.org/10.1108/JEA-06-2023-0140.
    10.1108/JEA-06-2023-0140
  3. Paula Villalobos Vergara; Rodrigo Vergara Ortúzar; María Catalina Sabando Gómez; Francisco J. Peixoto; José Castro Silva. "Resilience and mental health in practicing chilean teachers during the pandemic". Teaching and Teacher Education (2024): https://doi.org/10.1016/j.tate.2023.104435.
    10.1016/j.tate.2023.104435
  4. Gaitas, S.; Castro Silva, J.; Poças, A.. "A latent class analysis on students’ beliefs about teachers’ practices enhancing their well-being". Frontiers in Education 9 1252222 (2024): https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1252222.
    Open access
  5. Castro Silva, J.; Peixoto, F.; Galhoz, A.; Gaitas, S.. "Job demands and resources as predictors of well-being in portuguese teachers". European Journal of Teacher Education (2023): https://doi.org/10.1080/02619768.2023.2288552.
    Open access • Published • 10.1080/02619768.2023.2288552
  6. Castro Silva, J.; Ferreira, M.; Pacheco, P.; Almeida, A. P. . Corresponding author: Castro Silva, J.. "School leadership engagement: validation of the Portuguese version of UWES scale". Frontiers in Education 8 1217806 (2023): 1. https://doi.org/10.3389/feduc.2023.1217806.
    Open access • Published • 10.3389/feduc.2023.1217806
  7. Abra Olivato, J. ; Castro Silva, J.. "Interdisciplinary teaching practices in STEAM education in Brazil". London Review of Education 21 1 (2023): https://doi.org/10.14324/LRE.21.1.38.
    Open access • Published • 10.14324/LRE.21.1.38
  8. Gaitas, S.; Carêto, C.; Peixoto, F.; Castro Silva, J.. "Differentiated instruction: ‘to be, or not to be, that is the question’". International Journal of Inclusive Education (2022): https://doi.org/10.1080/13603116.2022.2119290.
    Published • 10.1080/13603116.2022.2119290
  9. Granjo, M.; Castro Silva, J.; Peixoto, F.. "Teacher identity: can ethical orientation be related to perceived competence, psychological needs satisfaction, commitment and global self-esteem?". European Journal of Teacher Education 44 2 (2021): 158-179. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1748004.
    Published • 10.1080/02619768.2020.1748004
  10. Peixoto, F.; Castro Silva, J.; Pipa, J.; Wosnitza, M.; Mansfield, C.. "The Multidimensional Teachers' Resilience Scale: Validation for Portuguese Teachers". Journal of Psychoeducational Assessment 38 3 (2020): 402-408. http://dx.doi.org/10.1177/0734282919836853.
    Published • 10.1177/0734282919836853
  11. Almeida, L. S.; Taveira, M. C.; Peixoto, F.; Castro Silva, J.; Gouveia, M. J.. "Escala de Satisfação no Domínio Académico em Universitários Portugueses". Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica 54 1 (2020): http://dx.doi.org/10.21865/ridep54.1.08.
    10.21865/ridep54.1.08
  12. Fernandes, L.; Peixoto, F.; Gouveia, M. J.; Castro Silva, J.; Wosnitza, M.. "Fostering teachers’ resilience and well-being through professional learning: effects from a training programme". The Australian Educational Researcher 46 4 (2019): 681-698. http://dx.doi.org/10.1007/s13384-019-00344-0.
    Published • 10.1007/s13384-019-00344-0
  13. Castro Silva, J.; Amante, L.; Morgado, J.. "School climate, principal support and collaboration among Portuguese teachers". European Journal of Teacher Education 40 4 (2017): 505-520. http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2017.1295445.
    10.1080/02619768.2017.1295445
  14. Castro Silva, J.; Silva, M. M.. "Colaboração entre professores e Autoeficácia docente: que relações?". Revista Portuguesa de Educação 28 2 (2015): 87-109. http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7733/5416.
    Published • 10.21814/rpe.7733
  15. Castro Silva, J.; Morgado, J.; Maroco, J.. "The Relationship between Portuguese Adolescent Perception of Parental Styles, Social Support, and School Behaviour". Psychology 03 07 (2012): 513-517.
    Published • 10.4236/psych.2012.37074
  16. Morgado, J.; Castro Silva, J.; Pereira, R.. "Atitudes de Alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade face à integração escolar de alunos com Trissomia 21". Revista Europeia de Inserção Social/Revue Européenne d’Insertion Sociale 2 1 (2008): 45-63.
    Published
  17. Castro Silva, J.; Morgado, J.. "Atitudes face à Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educativas Especiais". Inclusão 7 1 (2006): 155-183.
    Published
  18. Castro Silva, J.; Morgado, J.. "Support teachers' beliefs about the academic achievement of students with special educational needs". British Journal of Special Education 31 4 (2004): 207-214. http://dx.doi.org/10.1111/j.0952-3383.2004.00356.x.
    10.1111/j.0952-3383.2004.00356.x
  19. Castro Silva, J.; Delgado, E.. "Envolvimento Parental na Escola: Relato de uma experiência". APRENDER 26 1 (2002): 79-88.
    Published
  20. Morgado, J.; Castro Silva, J.. "Factores Contributivos para o Sucesso Escolar de Alunos com Necessidades Educativas". Análise Psicológica 17 1 (1999): 127-142.
    Published
Manual
  1. Peixoto, F.; Castro Silva, J.; Mata, L.; Gouveia, M. J.; Pacheco, P.. Felicidade, Optimismo, Positividade e Ética na Escola: Manual do Professor. Portugal. 2018.
    Published
  2. Peixoto, F.; Castro Silva, J.; Mata, L.; Gouveia, M. J.; Pacheco, P.. Felicidade, Optimismo, Positividade e Ética na Escola: Manual do Aluno. Portugal. 2018.
    Published
  3. Peixoto, F.; Castro Silva, J.; Mata, L.; Gouveia, M. J.; Pacheco, P.. Felicidade, Optimismo, Positividade e Ética na Escola: Currículo. Portugal. 2018.

Other

Other output
  1. Tradução para língua portuguesa de Open Journal System. Software. 2015. Castro Silva, José. https://pkp.sfu.ca/wiki/index.php?title=OJS:_Portuguese_%28pt_PT%29.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/11 Art as the center of the educational process in the interdisciplinar projects: A case study EAPRIL Conference 2024
PXL University of Applied Sciences and Arts (Hasselt, Belgium)
2024/09 O que pensam os futuros professores sobre a Educação STEAM 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Lisboa, Portugal)
2024/08 Competences for Democratic Education in Teacher’s Professional Development EARLI SIG 11 & 13 Conference 2024
University of Oxford (Oxford, United Kingdom)
2024/05 Resilience and Purpose as Predictors of Portuguese School Leaders’ Work Well-Being ATEE Spring Conference 2024: Teacher education research in Europe: trends, challenges, practices and perspectives
University of Bergamo (Bergamo, Italy)
2024/05 STEAM-focused in-service teacher programs: challenges and trends in teacher professional development ATEE Spring Conference 2024: Teacher education research in Europe: trends, challenges, practices and perspectives
University of Bergamo (Bergamo, Italy)
2024/02 Desenvolvimento Profissional de Professores na Educação STEAM: Uma Revisão de Literatura XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal “Aprendizagem, Diversidade e Equidade: a investigação em educação
Instituto de Educação – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/10/28 STEAM Education in Brazil: teaching practices and teacher self-efficacy beliefs ATEE Winter Conference: Teacher Professional Development in Times of Global and Global Transformations: International Perspectives and Challenges
University of Minho (Braga, Portugal)
2023/10/27 Teacher differentiated practices as predictors of students’ well-being ATEE Winter Conference: Teacher Professional Development in Times of Global and Global Transformations: International Perspectives and Challenges
University of Minho (Braga, Portugal)
2023/09/01 Práticas Interdisciplinares em Educação STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos no Brasil: Um Estudo Exploratório XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
2023/08/31 Práticas dos professores promotoras de bem-estar dos alunos XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
2023/08 Framing teacher well-being: A study with Portuguese teachers 20th Biennial EARLI Conference
Aristotle University of Thessaloniki and the University of Macedonia (Thessaloniki, Greece)
2023/07/17 Diferenciação pedagógica e bem-estar: A opinião dos alunos I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação (I CIRPIE)
Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) (Coimbra, Portugal)
2023/07 Promoting interdisciplinarity in elementary education in the context an Erasmus + STEAM project CERME 13, 13th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
ELTE Faculty of Science (Budapest, Hungary)
2023/06/15 Interdisciplinarity, STEAM Education and Project-Based Learning: An Exploratory Study About Teaching Experiences and Teacher Self-Efficacy The 2nd Paris Conference on Education
The International Academic Forum (IAFOR) (Paris, France)
2023/02/07 Fatores Explicativos do bem-estar em Lideranças Escolares VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação – Política e Gestão da Educação: temas críticos no espaço ibero-americano
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/11/19 ProSTEAM: Autoeficácia dos professores de 1.º ciclo sobre o ensino da matemática numa abordagem STEAM EIEM 2022: Encontro de Investigação em Educação Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
2022/10/15 ProSTEAM – Promover o ensino das STEAM no âmbito de um projeto Erasmus+ XXIII Encontro da REALP – Ciências da sustentabilidade em língua portuguesa
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2022/10 ProSTEAM – Promover o Ensino das STEAM no âmbito de um projeto Erasmus+ XXIII Encontro da REALP ¿ Ciências da sustentabilidade em língua portuguesa
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2022/09/16 ProSTEAM: Autoeficácia dos professores relativamente ao ensino das ciências V International Seminar on Science Education
Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/09/09 Fatores explicativos do bem-estar em professores portugueses 1º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09 ProSTEAM: Autoeficácia dos professores relativamente ao ensino das ciências II Encontro “Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas” e o V International Seminar on Science Education / V Seminário Internacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2021/09 Recursos e desafios do trabalho como preditores do bem-estar docente XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Escola de Educação, Universidadade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09 Propriedades psicométricas de uma escala de avaliação do bem-estar na profissão docente XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Escola de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/07/10 Preditores do bem-estar na profissão docente. Colóquio Educação - Educação e Desenvolvimento: Caminhos cruzados ou estradas paralelas
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2021/07/10 Fatores que interferem no bem-estar dos professores Colóquio Educação - Educação e Desenvolvimento: Caminhos cruzados ou estradas paralelas
ISPA - Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2021/07/10 Crenças de autoeficácia dos professores face a estratégias de diferenciação pedagógica Colóquio Educação - Educação e Desenvolvimento: Caminhos cruzados ou estradas paralelas
ISPA - Instituto Universtário (Lisboa, Portugal)
2021/02/27 Teachers’ self-efficacy beliefs about pedagogical differentiation strategies The 3rd International Conference on Teaching, Learning and Education,
(Online, Netherlands)
2020/09/11 Papel dos desafios e recursos da profissão docente como preditores do bem-estar em professores XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Online, Portugal)
2020/05/14 Teacher identity: Can ethical orientation be related to perceived competence, psychological needs satisfaction, commitment and global self-esteem TEPE 2020 Virtual Conference Teacher Education Policy in Europe
(Helsínquia, Finland)
2019/11/25 Resiliência, Bem-Estar e Adaptação em Contextos Educativos Ciclo de Conferências ISPA
GCI (Lisboa, Portugal)
2019/10/29 Resiliência, Bem-Estar e Adaptação em Contextos Educativos Fórum SPO: Encontro com os Serviços de Psicologia e Orientação
Fórum Estudante (Lisboa, Portugal)
2019/09 Fatores individuais e institucionais na adaptação à universidade XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade da Corunha (Corunha, Spain)
2019/08 Fostering school teachers’ resilience and wellbeing through professional learning EARLI Conference 2019
RWTH (Aachen, Germany)
2019/07 “Em que posso ajudar?” – O projeto SUnStAR: Supporting University Students at Risk of Dropping-Out Encontro de Ciência 2019
FCT (Lisboa, Portugal)
2019/06 “Em que posso ajudar?” – O projeto SUnStAR: Supporting University Students at Risk of Dropping-Out X Simpósio Nacional de Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2018 Impact of individual and contextual factors on Teachers' Resilience EARLI SIG11 Conference 2018
EARLI (Kristiansand, Norway)
2018 Programa HOPEs: Promoção de Relações Interpessoais Positivas no 1º Ciclo do Ensino Básico 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2018 Desenvolvimento das relações interpessoais em contexto de sala de aula: Proposta de um programa para os alunos do 1º Ciclo do EB XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
FCT (Lisboa, Portugal)
2016 As tecnologias na gestão, organização e comunicação escolar. Paper presented at ticEduca2016 IV Congresso Internacional das TIC na Educação - Tecnologias digitais e a Escola do Futuro
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Teacher resilience in three European countries: Germany, Malta and Portugal 5th ENSEC (The European Network for Social and Emotional Competence)
FMH (Lisboa, Portugal)
2015 Factores promotores da resiliência em professores 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
2015 A multi-dimensional view on teacher resilience in Germany, Ireland, Malta and Portugal 16th EARLI Conference
EARLI (Lismassol, Portugal)
2014 Práticas de Envolvimento Parental na Escola Encontro ‘Educação no Século XXI’ – Um Contributo de Partilhas e Saberes
Casa Pia de Lisboa (Almada, Portugal)
2014 Auto-eficácia docente e colaboração entre professores: que relações? XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/SPCE (Vila Real, Portugal)
2013 Satisfação, stresse profissional e colaboração em professores do ensino básico VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicoloia (Aveiro, Portugal)
2011 Relações entre Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Professores do Ensino Básico XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Guarda, Portugal)
2011 Colaboração e Clima Organizacional Escolar: Percepções de Professores do Ensino Básico XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Corunha, Portugal)
2010 Bons Professores e Boas Práticas Pedagógica - A Visão De Professores e Alunos dos 2º e 3º Ciclos VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Braga, Portugal)
2009 Clima Organizacional Escolar e Colaboração entre Professores. Que relações? X Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
2009 Clima Organizacional Escolar, Cooperação entre Professores a Auto-eficácia: Um Estudo Centrado no Olhar dos Professores X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho e Universidade da Corunha (Braga, Portugal)
2007 Colaboração entre Professores: Realidades e Desafios IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Funchal, Portugal)
2006 Facilitadores da Colaboração entre Professores: Efeitos das variáveis género, tempo de serviço docente e área científico-pedagógica VI Simpósio de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Évora, Portugal)
2005 Diferentes Olhares e Contributos em Saúde Escolar - As Necessidades Educativas Especiais IV Edição do Mestrado em Saúde Escolar
Faculdade de Medicina de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005 Facilitators to Collaboration between Teachers: Effects of Gender, Teaching Experience and Subject Area International Special Education Congress
University of Glasgow (Glasgow, United Kingdom)
2005 Avaliar as escolas – modelos e práticas IV Jornadas Pedagógicas da Câmara da Azambuja
Câmara da Azambuja (Azambuja, Portugal)
2003 Desafios da Cooperação entre Professores V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (Lisboa, Portugal)
2002 Cooperação entre Professores: Realidades e Desafios XI Colóquio de Psicologia Educacional
ISPA (Lisboa, Portugal)
2000 Sustainability prosptects for the programme’s intervention in local schools 6th Transnational Network Meeting of URBAN Programs
Câmara Municipal de Oeiras (Oeiras, Portugal)
2000 Cultura, Escola e Comunidade 2ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental
ISPA (Lisboa, Portugal)
2000 Factors contributing to Special Needs Students’ Academic Achievement International Special Education Congress
University of Manchester (Manchester, United Kingdom)
1999 Educação Parental – URBAN/ISPA CESE de Saúde Mental e Comunitária
ISPA (Lisboa, Portugal)
1999 Educação Parental – URBAN/ISPA
(Portugal)
1999 Os Apoios Educativos no Contexto da actual Organização das Escolas Jornadas Pedagógicas 1999
Delegação de Torres Vedras do Sindicato de Professores das Grande Lisboa (Torres Vedras, Portugal)
1999 Trabalho Cooperado entre Professores dos Apoios Educativos e Professores do Ensino Regular Apoios Educativos: Um Percurso em Construção
Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos do Barreiro (Barreiro, Portugal)
1999 Educação Parental” – URBAN/ISPA 1ª Conferência da Licenciatura de Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental
ISPA (Lisboa, Portugal)
1998 Intervenção Comunitária realizado no âmbito do Programa URBAN de Oeiras II Congresso Europeu de Psicologia Comunitária
(Lisboa, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/09 - 2024/11 A resiliência, o propósito e o bem-estar docente no ensino profissional
Supervisor
Mestrado em Psicologia da Educação (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/09 - 2024/10 Programa "Liberdade para Criar": A Arte a Mediar o Ensino e Aprendizagem
Supervisor
Mestrado em Psicologia da Educação (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/08 - 2024/10 A relação entre a motivação, a resiliência, a intenção de abandonar a profissão e os grupos de recrutamento dos professores na RAM
Supervisor
Mestrado em Psicologia da Educação (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/09 - 2024/09 Perceções das lideranças escolares sobre o bem-estar laboral, eficácia coletiva e inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aula
Supervisor
Mestrado em Psicologia da Educação (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09 - 2023/11 Integração curricular das STEAM na disciplina de estudo do meio
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09 - 2023/11 A influência de fatores pessoais e contextuais no risco de abandono escolar de alunos no ensino secundário
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09 - 2023/10 As práticas dos professores promotoras de bem-estar: o olhar do aluno
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09 - 2023/09 Autoeficácia docente e gestão da indisciplina
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09 - 2022/09 Parentalidade e comportamentos de risco na adolescência
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09/01 - 2022/01/18 Diferenciação pedagógica e autoeficácia docente: Perceções dos professores do ensino básico
Supervisor
Doutoramento em Educação (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09 - 2021/11 Asas ou Gaiolas: Comparando os Benefícios da Aprendizagem Cooperativa em Duas Metodologias de Ensino
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09/14 - 2021/07/16 Competências Socioemocionais, Emoções de Realização e Satisfação de Necessidades Psicológicas Básicas das Crianças do 1º ciclo
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09/15 - 2021/07/14 A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09 - 2021/07 A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/09 - 2021/07 Competências Socioemocionais, Emoções de Realização e Satisfação de Necessidades Psicológicas Básicas das Crianças do 1º ciclo
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/09/01 - 2020/07/27 Os recursos, os desafios e o bem-estar na profissão docente
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2020/01 Estado de Implementação da Inclusão Escolar nas Escolas Públicas de Angola: Experiências docentes Em Cabinda, Huila e Luanda.
Supervisor
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 As Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos de Trabalho na Escola: Gestão, Estruturas Intermédias e Professores
Co-supervisor of Luís Miguel Folgado Ferreira
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 Práticas Educativas Parentais e Comportamentos de Risco na Adolescência
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2016 - 2016 Bullying: Percepções e Atitudes dos Professores do Ensino Básico
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 - 2014 Auto-eficácia docente e colaboração entre professores
Supervisor
Psicologia Educacional (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 - 2007 Atitudes e Conforto dos Professores do 3º Ciclo face à Educação Sexual em Contexto Escolar
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 - 2007 Satisfação, Stresse Profissional e Colaboração em Docentes do 2º e 3º Ciclo: Que relações?
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 - 2007 Clima organizacional escolar, cooperação entre professores e auto-eficácia docente: um estudo centrado no olhar dos professores
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 - 2006 Receptividade e Práticas de Cooperação v.s. Apoio Institucional e Clima Organizacional
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 - 2006 Diferenciação Pedagógica em sala de aula: opiniões de alunos e professores
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 - 2006 Clima Organizacional Escolar, Receptividade e Práticas de Cooperação em Professores do Ensino Secundário
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005 Clima Organizacional Escolar e Cooperação entre Professores – Relações entre os Conceitos
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005 Cooperação entre Professores e Clima Organizacional Escolar: Percepções de Professores dos 2º e 3º Ciclos
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 - 2005 Auto-eficácia e Receptividade à Cooperação em Professores do Ensino Básico
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 - 2004 Opinião dos Professores do 2º e 3º ciclos face à Educação Sexual nas Escolas
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 - 2004 Opinião dos Pais de Alunos do 2º e 3º ciclos face à Educação Sexual nas Escolas
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 - 2004 Cooperação, Satisfação e Stresse em Docentes dos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2003 - 2003 Colaboração entre Professores: Concepções e Práticas dos Professores Portugueses
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 - 2002 Diferentes Atitudes Face à Inclusão: A Mesma Escola, Dois Casos Com Aceitações Diferentes
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2002 - 2002 Factores promotores de colaboração e satisfação profissional em professores do ensino secundário: estudo comparativo
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001 - 2001 Sexualidade em jovens portadores de trissomia 21: percepções de mães
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001 - 2001 Atitudes de crianças face a integração escolar do deficiente auditivo: influência do contacto
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001 - 2001 Atribuições causais para o sucesso e percepção de competência de alunos do primeiro ciclo que frequentam apoios
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001 - 2001 Atribuições para o sucesso e motivação - que relação? o caso de alunos que frequentam os currículos alternativos e adaptados
Co-supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001 - 2001 Práticas Pedagógicas em Contextos de Inclusão Escolar de Crianças com Espectro do Autismo – Estudo Exploratório
Supervisor
Psicologia Educacional (Degree)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/09/27 - 2024/09/28 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (2024/09/27 - 2024/09/28)
Conference (Co-organisor)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09/08 - 2022/09/10 1º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação (2022/09/08 - 2022/09/10)
Conference (Co-organisor)
2018 - 2018 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Congress (Other)
CIE-ISPA; FCT, Portugal
2018 - 2018 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT
Congress (Other)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 - 2015 13º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Congress (Other)
2012 - 2012 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Congress (Other)
2004 - 2004 9th International Conference on Motivation
Congress (Other)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/12/11 Autorregulação da aprendizagem: Perceção de autoeficácia em matemática em alunso do 2º e 3º ciclo
(Thesis) Arguer
Érica Alexandra Lopes Antunes (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024/12/11 Dispositivos digitais e idade pré-escolar: perceções e mediação parentais
(Thesis) Arguer
Patrícia Andrade Dias Posser Villar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024/12/05 Práticas de avaliação formativa na disciplina de matemática: perceção dos alunos e a relação com autorregulação para a aprendizagem
(Thesis) Arguer
Marta Alexandra do Carmo Silva (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024/09/25 Relação entre os estilos parentais e os comportamentos de cyberbullying em alunos do 3º ciclo
(Thesis) Arguer
Bárbara Filipa Rodrigues Lopes (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2024/07/22 Autoconceito académico, a motivação académica, o sucesso académico e as expectativas de alunos do secundário geral e profissional
(Thesis) Arguer
Marina Alexandra Pereira da Cruz (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/12/04 Entrei no ensino superior. E agora? Fatores que influenciam a adaptação dos estudantes ao ensino superior
(Thesis) Main arguer
Mariana Ramos Mouquinho (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/10/31 A perceção dos alunos sobre as práticas de diferenciação pedagógica aplicadas em sala de aula
(Thesis) Main arguer
Catarina Ferreira Miranda Mota (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/07/28 Diferenciação pedagógica: conceções dos professores a lecionar na escolaridade obrigatória
(Thesis) Main arguer
Matilde Madeira Heijselaar (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2023/04/04 Estudantes do Ensino Superior: variáveis pessoais e contextuais relacionadas ao insucesso académico e evasão escolar
(Thesis) Main arguer
Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2023/03/20 Práticas de cidadania: Programa de competências socioemocionais numa escola TEIP
(Thesis) Main arguer
Susana Vilarinho Pacheco Ferreira (PhD)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/12/19 Avaliação das estratégias de autorregulação académica de alunos do 6º e 9º anos de escolaridade
(Thesis) Main arguer
Sandra Carla Monteiro da Costa Cardoso (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/12/19 “O som das minhas emoções”: Um programa de competências socioemocionais através da música na adolescência
(Thesis) Main arguer
Maria Morgado Castro (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/10/06 As Estratégias de Autorregulação na Aprendizagem da Matemática
(Thesis) Main arguer
Marta Simplício do Nascimento (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2022/09/27 A perceção dos alunos sobre as práticas dos professores promotoras de bem-estar
(Thesis) Main arguer
António Martins Poças (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/11/25 A análise aplicada do comportamento como estratégia interventiva no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão no jardim de infância: Um estudo de caso
(Thesis) Main arguer
Islania Natanielly Mendes Bonifácio (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/11/25 As perspetivas dos professores sobre a violência no namoro e as ações de prevenção em contexto escolar
(Thesis) Main arguer
Marta Próspero da Silva de Lagos Roque (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/07/16 Competências Socioemocionais, Emoções de Realização e Satisfação de Necessidades Psicológicas Básicas das Crianças do 1º ciclo
Supervisor
Carla Susana Vaz Monteiro (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021/07/14 A perceção de autoeficácia docente para gerir situações de indisciplina
Supervisor
Adriana Jorge Madeira (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/12/21 Terapeutas com patas: As expectativas de pacientes e profissionais face à terapia assistida por animais
(Thesis) Arguer
Ana Sofia Marques (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020/10/01 Perceção dos professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico sobre a perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA)
(Thesis) Arguer
Catarina Isabel dos Santos Valido Moreira (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/12/17 Clima de sala de aula na disciplina de matemática: Uma abordagem preditiva dos resultados escolares em alunos do 2º ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Mafalda Maria Faria Tomaz do Mar Félix (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/12/17 As representações dos auxiliares da ação educativa
(Thesis) Arguer
Beatriz Morais Lemos da Silva (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/12/17 Bullying aos olhos das crianças
(Thesis) Arguer
Tatiana Prist (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/12/05 Relações entre as expectativas dos professores, o autoconceito, a motivação e os resultados escolares em alunos no 5º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Patrícia Marriço Capacete (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/07/22 Orientações Motivacionais e Conceções de Avaliação de Estudantes do Ensino Superior
(Thesis) Arguer
Mariana Policarpo Reis (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/12/11 As representações de indisciplina em adolescentes do 3º ciclo
(Thesis) Arguer
Carolina Henriques Raposo Marques Tavares (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/12/05 Efeitos das atividades extracurriculares, sucesso académico e motivação em estudantes do ensino superior
(Thesis) Arguer
Frederico Abel Alves Dias de Oliveira Guerreiro (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/12/04 Estilos Parentais, Género e Idade, e Representações sobre Indisciplina em Jovens do 3º Ciclo
(Thesis) Arguer
Catarina Sofia Abreu Tibério (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/01/09 Participação de alunos com NEE nas Actividades de Grupo na Escola de Ensino Regular – Estudos de Caso no J. I. e 1º ciclo
(Thesis) Arguer
Carla Sofia Oliveira Salvador (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017/01/27 Motivação para a Leitura e Hábitos de Leitura num Programa de Leitura/Educação Assistida por Animais
(Thesis) Arguer
Margarida da Silva Calado (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 Bullying, Estilos Parentais e Suporte Socio Familiar em Alunos do 3°Ciclo Janine Andreia Guerreiro Pinto (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 Adopting smartphone applications for Second Language Acquisition: investigating readiness and acceptance of mobile learning in two Higher Education Institutions. Artur André Martinez Campos (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Representações Sobre Indisciplina em Adolescentes Ana Sofia Castela Campos (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015 Clima de sala de Aula: Percepções dos Alunos do 3° ciclo em Relação às Disciplinas de Português e Educação Física Magda Alexandra da Silva Martins (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Enquanto Promotor de Empowerment para a Constução de um Projecto de Vida Ana Patrícia Dias Marques (Master)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2010/01 - Current Ordem dos Psicólogos

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2018/09 - Current Membro do Conselho Pedagógico do ISPA-Instituto Universitário
Member
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2016/09 - 2018/07 Membro do Conselho Pedagógico do ISPA-Instituto Universitário
Member
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2008/09 - 2010/08 Membro da Comissão de Análise dos Sistemas Informáticos
Member
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006/09 - 2008/08 Membro do Conselho Pedagógico do ISPA-Instituto Universitário
Member
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2018/09 - 2019/07 Questões e Problemáticas da Educação (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/09 - 2019/07 Psicologia da Linguagem, Aprendizagem e Motivação (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/02 - 2019/06 Novas Tecnologias nos Processos Educativos (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018/09/06 - 2018/09/06 Estratégias pedagógicas para os estudantes do século XXI, no âmbito das V Jornadas Académicas do ISPA Aperfeiçoamento (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006/09 - 2018/07 Psicologia da Aprendizagem e da Motivação (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2003/09 - 2018/07 Introdução às Ciências da Educação (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017/06/27 - 2017/06/27 Formação de docentes do ISPA sobre a ferramenta Turnitin, no âmbito das IV Jornadas Académicas do ISPA. Aperfeiçoamento (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2015/11 - 2016/11 Seminário de Especialidade em Administração e Liderança Educacional (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/01/26 - 2016/01/26 Formação de docentes do ISPA sobre a ferramenta Turnitin, no âmbito das III Jornadas Académicas do ISPA. Aperfeiçoamento (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 - 2014 Moodle Básico para Docentes Aperfeiçoamento (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009/09 - 2013/07 Psicologia da Educação 1 (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009/09 - 2013/07 Psicologia da Educação 2 (Mestrado integrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 - 2013 Moodle Avançado para Docentes Aperfeiçoamento (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Moodle Básico para Docentes Aperfeiçoamento (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Moodle Avançado para Docentes Aperfeiçoamento (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2008 - 2008 Os recursos didácticos na formação e as novas tecnologias de informação e comunicação Especialização (Curso médio) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1998/09 - 2003/07 Psicologia Educacional (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1988/09 - 1990/08 Matemática (Outros) Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2022/01 - Current European Journal of Psychology of Education (1878-5174) Springer
2021 - Current Journal of Psychoeducational Assessment (1557-5144) SAGE
2019 - Current European Journal of Teacher Education (1469-5928) Taylor & Francis Online