Book |
- J. Bernardino Lopes. Contributos para um pensamento sobre dimensões relevantes da investigação no CIDTFF. 2023.
https://doi.org/10.48528/w5x4-js67
- J. Bernardino Lopes. Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia Atas do Encontro internacional
“A Voz dos Professores de C&T” (VPCT 2022). 2023.
- J. Bernardino Lopes. Matemática com vida: Olhar a Tecnologia sobre múltiplas perspetivas. 2021.
https://doi.org/10.48528/vt67-1729
- Reis, A.; Lopes, J.B.; Barroso, J.; Mikropoulos, T.; Fan, C.-W.. Preface. 2021.
- J. Bernardino Lopes; Maria Clara Viegas; José Alexandre Pinto. Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices.
{IGI. 2019.
10.4018/978-1-5225-8570-1
- Araújo e Sá, Maria Helena (coord.); Andrade, Ana Isabel; Moreira, António; Lopes, Bernardino; Portugal, Gabriela; Pombo, Lúcia;
Varela, Ana. I Fórum CIDTFF: livro de posters. UA Editora. 2017.
- Lopes, J.B.. Self-directed professional development to improve effective science teaching. 2017.
- Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Cruz, E.S.; Barbot, A.. Teaching science: Contributions of research for planning, practice
and professional development. 2017.
- Lopes, J.B.. Researching science teaching practices in the classroom over two decades: What matters?. 2017.
- Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Silva, A.A.. A model for effective teaching for intended learning outcomes in science and technology
(METILOST). 2010.
- Lopes, J.B.; Cravino, J.P.; Silva, A.A.. Effective teaching for intended learning outcomes in science and technology (metilost).
2010.
- Lopes, J. Bernardino; Silva, António A.; Cravino, J. Paulo; Viegas, Clara; Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Banco, Júlia;
et al. Investigação sobre a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. Vila Real, Portugal: Universidade
de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2010.
Published
|
Book chapter |
- J. Bernardino Lopes. "Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?". 2023.
https://doi.org/10.48528/3e5j-1e87
- Joana Rios; Sá-Pinto Xana; Joaquim Bernardino Lopes. "From Stories to Science: An Exploration Guide to Promote Epistemic Practices
in Primary School". 2022.
10.1007/978-3-031-22918-3_12
- Sofia Laura Costa; Cecília Costa; Fernando Martins; J. Bernardino Lopes. "Instrumental Orchestration in the Primary School
and the Use of Digital Resources to Link STEM and Art: Systematic Literature Review". 2022.
10.1007/978-3-031-22918-3_15
- R. Nonato de Medeiros, Jr; M. Duarte Naia; J. Bernardino Lopes. "Virtual Laboratory in Electromagnetism: A Study of Instrumental
Orchestration". 2022.
10.1007/978-3-031-22918-3_14
- J. Bernardino Lopes. "Análises da adequação Didática de aulas de Álgebra Linear utilizando Softwares Computacionais". 2022.
10.11606/9788575064115
- J. Bernardino Lopes. "Evolution education through SSI for sustainable development". 2022.
https://doi.org/10.48528/4sjc-kj23
- Patrícia Pessoa; Lopes, J. Bernardino; Alexandre Pinto; Sá Pinto, Xana. "Evolution Education through Socioscientific Issues
for Sustainable Development". In Learning Evolution Through Socioscientific Issues. UA Editora, 2022.
In press
- Costa, Sofia Laura; Lopes, J. Bernardino; Costa, Cecília; Fernando M. L. Martins. Corresponding author: Costa, Sofia Laura.
"Educação e Práticas STE(A)M: uma revisão sistemática". In Artefactos Digitais, Aprendizagens e Conhecimento Didático -
Contributos para Promover a Compreensão da Matemática, edited by Fernando M. L. Martins; Ricardo Pinto; Cecília Costa,
164-211. Coimbra, Portugal: Instituto Politécnico de Coimbra ¿ Escola Superior de Educação de Coimbra, 2022.
Published
- Ana Silva; J. Bernardino Lopes; Cecília Costa. "Doing Math with Music - Instrumental Orchestration". 111-123. Springer International
Publishing, 2021.
10.1007/978-3-030-73988-1_8
- Fátima Araújo; J. Bernardino Lopes; Armando A. Soares; J. Cravino. "Computational Simulations in the Construction of Abstract
Concepts and in Promoting of Students Autonomy in the 5th Grade". 44-60. Springer International Publishing, 2021.
10.1007/978-3-030-73988-1_4
- J. Rocha; P. Pessoa; J. A. Gomes; X. Sá-Pinto; B. Lopes. "BiblioLab Project: Teachers, Parents and Students’ Perspectives
About the Usability and Usefulness of an Educational Distance Learning Platform". 90-110. Springer International Publishing,
2021.
10.1007/978-3-030-73988-1_7
- J. Bernardino Lopes; Cecília Costa. "Converting Digital Resources into Epistemic Tools Enhancing STEM Learning". 3-20. Springer
International Publishing, 2021.
10.1007/978-3-030-73988-1_1
- Silva, A.C.A.; Lopes, J. B.; Costa, Cecília. "Fazer Matemática com Música: atividades em sala de aula.". In Matemática
Com Vida: Diferentes olhares sobre a Tecnologia, 75-79. UA Editora, 2021.
10.48528/vt67-1729
- SANTOS, VANDA; Cabrita, Isabel; Neto, Teresa B.; Margarida M. Pinheiro; Lopes, J. Bernardino. "Olhar a tecnologia sobre múltiplas
perspetivas". In Matemática com Vida – Diferentes olhares sobre a tecnologia, 5-8. 2021.
Published
- Lopes, J. Bernardino. "O papel da linguagem multimodal na educação científica e tecnológica.". In Novas Tecnologias de
Informação ao serviço do Ensino/Formação, edited by Instituto de Formação Profissional. Lisboa, Portugal: Nova IMS-Universidade
Nova de Lisboa, 2020.
Published
- Lopes, Joaquim. "Improving Visual Representations' Impact in Mathematics Teaching With Multimodal Narratives". 2019.
10.4018/978-1-5225-8570-1.ch010
- Lopes, Joaquim. "Using Multimodal Narratives in Professional Development to Support Collaborative Work". In Improving Teaching
Practices to Enhance Learning. 2019.
10.4018/978-1-5225-8570-1.ch007
- Lopes, Joaquim. "The Importance of Making Teaching Practices Public, Shareable, and Usable". In The Role of Multimodal
Narratives. 2019.
10.4018/978-1-5225-8570-1.ch001
- Lopes, J.B.; Viegas, M.C.; Pinto, J.A.. "The importance of making teaching practices public, shareable, and usable: The role
of multimodal narratives". 1-42. 2019.
- Lopes, J. Bernardino; Viegas, Clara; Pinto, Alexandre. "Narrações multimodais: o que são e para que servem". Edições Sílabo,
2018.
- Lopes, J. Bernardino; Viegas, Clara; Pinto, Alexandre. "Narrações multimodais: o que são e para que servem". Edições Sílabo,
2018.
- Lopes, Joaquim. "Desenvolvimento profissional: a outra face da formação de professores de Ciências.". Brazil, 2017.
- Lopes, J.B.. "Researching science teaching practices in the classroom: What we have learned during the last two decades".
255-280. 2017.
- Clara Viegas; Lopes, J. Bernardino; Cravino, J. Paulo. "Reflection on Teachers¿ Practice to Improve Teaching and Learning
of Introductory Physics in Engineering Education". In Innovations 2011 - World Innovations in Engineering Education and
research, 211-225. Potomac,MD, USA: iNEER-International Network for Engineering Education and Research, 2011.
Published
- Lopes, J. B.; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; António Alberto Silva. "Model for Effective Teaching for Intended Learning
Outcomes in Science and Technology (METILOST)". In Handbook of Curriculum Development, 65-133. Hauppauge, NY, United
States: Nova Science Publishers, 2010.
Published
- Silva, António Alberto Gonçalves da; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Fostering teaching quality through teacher mediation:
A framework". In 2008 International Yearbook on Teacher Education, 377-384. Braga, Portugal: International Council
on Education for Teaching - ICET, 2008.
Published
|
Conference abstract |
- Rodrigues, Rita Neves; Lopes, J. Bernardino; Costa, Cecília ; Martins, Fernando Manuel Lourenço. "Uso das Narrações Multimodais
na Prática Educativa de 1.º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação,
Coimbra, 2022.
Accepted
- Rodrigues, Rita Neves; Lopes, J. Bernardino; Costa, Cecília ; Rato, Virgílio; Martins, Fernando Manuel Lourenço. "Narrações
Multimodais: Perspetiva de uma Professora Estagiária". Paper presented in XXXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática,
Santarém, 2021.
Published
|
Conference paper |
- Pessoa, Patrícia; Soares, Armando; Catarino, Paula; Pinto, Alexandre; Lopes, J. Bernardino; Sá-Pinto, Xana. "SOCIOSCIENTIFIC
ISSUES IN THE PORTUGUESE SCIENCE CURRICULA FROM THE FIRST TO THE SIXTH GRADE". 2021.
10.21125/edulearn.2021.0833
- Cátia Costa; Paula Catarino; Joaquim Bernardino Lopes. "USE OF GOOLE CLASSROOM IN REMOTE LEARNING OF PHYSICS AND CHEMISTRY
CONTENTS: A CASE STUDY DURING COVID-19 ISOLATION IN 2021". 2021.
10.21125/iceri.2021.0811
- Costa, Cecília; Cabrita, Isabel; Fernando Martins; Rui Oliveira; Lopes, J. Bernardino. "Qual o papel dos artefactos digitais
no ensino e na aprendizagem de matemática? | What role do digital artifacts play in teaching and learning mathematics?". Paper
presented in Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia, 2021.
Published
- Rocha, J.; Sá-Pinto, X; Costa, Cecília ; Lopes, J. B.. "Podem as aulas de ciências promover a criatividade? desafios da prática
profissional". Paper presented in IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2019.
- Oliveira, R.; Lopes, J. B.; Costa, Cecília. "Construção colaborativa de argumentos: estudo de caso no ensino profissional".
Paper presented in IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2019.
- Monteiro, C.; Lopes, J. B.; Costa, Cecília. "De artefactos a ferramentas: caso duma aula de matemática de 12.o ano". Paper
presented in IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2019.
- Costa, Cecília ; Silva, A. C.; Lopes, J. B.. "Instrumentos para o desenvolvimento profissional dos professores através das
práticas de ensino". Paper presented in IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 2019.
- Sousa, A.; Barbot, A.; Rodrigues, P.; Pinto, A.; Lopes, B.. "An approach to sound and acoustics in primary education using
arduino". 2019.
10.1007/978-3-030-20954-4_25
- Sousa, A.; Barbot, A.; Rodrigues, P.; Pinto, A.; Lopes, J. B.. "An approach to Sound and Acoustics in Primary Education using
Arduino". Paper presented in 1st International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
(TECH-EDU, 2018), Salonica, 2018.
Accepted • 10.1109/iedec.2014.6784685
- Paula Montenegro; Cecília Costa; Bernardino Lopes. "MULTIPLE REPRESENTATIONS IN PROBLEM SOLVING WITH DIVISORS AND MULTIPLES".
2017.
10.21125/inted.2017.1599
- Paula Montenegro; Cecília Costa; Bernardino Lopes. "THE USE OF VISUAL REPRESENTATIONS IN MATHEMATICS' CLASSES: A COMPARATIVE
CASE STUDY". 2017.
10.21125/inted.2017.1590
- Paula Montenegro; Cecília Costa; Bernardino Lopes. "VISUAL REPRESENTATION (TABLE) TO RECREATE A ROUTINE MATHEMATICAL EXERCISE".
2017.
10.21125/edulearn.2017.1525
- Maia, A.; Lopes, J.B.; Martins, P.; Pessoa, T.. "Reconceptualizing planning: Conceiving new ways of planning educational processes
with authoring tools". 2016.
10.1109/CISPEE.2016.7777725
- Pinto, Alexandra Isabel Sá; Pinto, José Alexandre da Silva; Cardia, Pedro; Fonseca, Maria João; Lopes, J. B.. "Nada no ensino
da Biologia faz sentido se não à luz da evolução". Paper presented in V Congresso da Ordem dos Biólogos, Évora,
2016.
Published
- Pires, Ynés; Martins, Ana Paula; Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, J. B.; Pinto, Alexandra Isabel Sá. "Bacalhau, sardinhas,
cotas de pesca e evolução". Paper presented in III Encontro Internacional da Casa das Ciências, Porto, 2016.
Published
- Serra, Lucinda; Costa, Cecília; Lopes, J. Bernardino; Catarino, Paula. "O Castro de Trona: um recurso educativo em Matemática".
2015.
- Serra, Lucinda; Costa, Cecília; Lopes, J. Bernardino; Catarino, Paula. "Etnomatemática: Produção de recursos educativos em
contexto cultural". 2015.
- Serra, Lucinda; Costa, Cecília; Lopes, J. Bernardino; Catarino, Paula. "Etnomatemática: Produção de recursos educativos em
contexto cultural". 2015.
- Serra, Lucinda; Costa, Cecília; Lopes, J. Bernardino; Catarino, Paula. "O Castro de Trona: um recurso educativo em Matemática".
2015.
- Pinto, A. S.; Pinto, José Alexandre da Silva; Cardia, P.; Fonseca, M.; Lopes, J. Bernardino. "Serão os alunos do primeiro
ciclo capazes de compreender e prever a evolução biológica?". Paper presented in XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências,
Lisboa, 2015.
Published
- Silva, M. J.; Pinto, A.; Aboim S.; Barbot, A.; Lopes, J. B.; Cravino J. P.. "Using Simulations, Sensors, and Senses to Link
Abstract and Concrete Thinking in Experimental Science Teaching". Paper presented in 7º Annual International Conference
on Education and New Learning Technologies - EDULEARN15, Barcelona, 2015.
Published
- Montenegro, Paula; Costa, Cecília ; Lopes, J. B.. "A congruência de conversões entre representações em tarefa com padrões
no 6.º ano de escolaridade". 2015.
- Teresa Restivo; Fatima Chouzal; Jose Rodrigues; Paulo Menezes; J. Bernardino Lopes. "Augmented reality to improve STEM motivation".
2014.
10.1109/educon.2014.6826187
- Restivo, T.; Chouzal, F.; Rodrigues, J.; Menezes, P.; Lopes, J.B.. "Augmented reality to improve STEM motivation". 2014.
10.1109/EDUCON.2014.6826187
- Serra, L.; Costa, C.; Catarino, P.; Lopes, J. B.. "Estudo Etnomatemático de cestas de Timor Leste". Paper presented in 7.º
Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática, Óbidos, 2014.
Published
- Fernandes,P; André Dias; Gonçalo Conde Matos; Maia,AM; Leonel Morgado; Paulo Martins; Hugo Paredes; et al. "Demo: Multi-user
virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance". 2013.
http://dx.doi.org/10.1109/expat.2013.6703056
- Fernandes, Paulo; Pinheiro, Andre; Cruz, Goncalo; Maia, Ana Margarida; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; et
al. "Demo: Multi-user virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance". 2013.
- Bernardino Lopes, J.; Cravino, Jose Paulo; Maia, Ana Margarida; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Cruz, Goncalo; Fernandes,
Paulo; Pinheiro, Andre. "3D simulators in professional training learning complex tasks overcoming material, economic, and
human constraints". 2013.
- Fernandes,P; André Dias; Gonçalo Conde Matos; Maia,AM; Leonel Morgado; Paulo Martins; Hugo Paredes; et al. "Demo: Multi-user
virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance". 2013.
http://dx.doi.org/10.1109/expat.2013.6703056
- Bernardino Lopes,JB; André Dias; Cravino,JP; Maia,AM; Leonel Morgado; Paulo Martins; Gonçalo Conde Matos; Fernandes,P. "3D
Simulators in Professional Training Learning complex tasks overcoming material, economic, and human constraints". 2013.
http://dx.doi.org/10.1109/expat.2013.6703020
- Fernandes, Paulo; Pinheiro, Andre; Cruz, Goncalo; Maia, Ana Margarida; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Paredes, Hugo; et
al. "Demo: Multi-user virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance". 2013.
- Bernardino Lopes, J.; Cravino, Jose Paulo; Maia, Ana Margarida; Morgado, Leonel; Martins, Paulo; Cruz, Goncalo; Fernandes,
Paulo; Pinheiro, Andre. "3D simulators in professional training learning complex tasks overcoming material, economic, and
human constraints". 2013.
- Fernandes,P; André Dias; Gonçalo Conde Matos; Maia,AM; Leonel Morgado; Paulo Martins; Hugo Paredes; et al. "Demo: Multi-user
virtual world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance". 2013.
http://dx.doi.org/10.1109/expat.2013.6703056
- Bernardino Lopes,JB; André Dias; Cravino,JP; Maia,AM; Leonel Morgado; Paulo Martins; Gonçalo Conde Matos; Fernandes,P. "3D
Simulators in Professional Training Learning complex tasks overcoming material, economic, and human constraints". 2013.
http://dx.doi.org/10.1109/expat.2013.6703020
- Fernandes, P.; Pinheiro, A.; Cruz, G.; Maia, A.M.; Morgado, L.; Martins, P.; Paredes, H.; et al. "Demo: Multi-user virtual
world simulator of F-16 aircraft engine mechanical maintenance". 2013.
10.1109/ExpAt.2013.6703056
- Bernardino Lopes, J.; Cravino, J.P.; Maia, A.M.; Morgado, L.; Martins, P.; Cruz, G.; Fernandes, P.; Pinheiro, A.. "3D simulators
in professional training: Learning complex tasks overcoming material, economic, and human constraints". 2013.
10.1109/ExpAt.2013.6703020
- Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water and Energy by Experimenting with Urban Water Cycle, Desalination
of Sea Water and Archimedes' Law". Paper presented in INTED2012 (6th International Technology, Education and Development
Conference), Valencia, 2012.
Published
- Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A.; Lopes, J. B.. "Teacher Education using Computer Simulations ¿ Pre and in-service
Primary School Teacher Training to teach Science". Paper presented in Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona,
2012.
Published
- Saraiva, Elisa; Cunha, Ana Edite; Santos, C. A.; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Papel da mediação do professor na promoção
de trabalho epistémico dos alunos durante o uso de simulações computacionais". Paper presented in Física 2012- Encontro
Ibérico para o Ensino da Física, Aveiro, 2012.
Published
- Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Dinis, Fernanda; Anacleto, A; Pires, C; Agostinho, A.; Augusto, M.; et al. "The influence
of the teacher¿s research experience in his mediation of secondary school students learning using computer simulations. In
Roser Pintó, Víctor López, Cristina Simarro". Paper presented in Computer Based Learning In Science, Barcelona,
2012.
Published
- Pinto, José; Barbot, A.; Viegas, Clara; Silva, Adília; Santos, Carla; Lopes, Joaquim. "Education Using Computer Simulations
¿ Pré and In-Service Primary School Teacher Training to teach Science". Paper presented in 10th International Conference
on Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona, 2012.
Published
- Barbot, A.; Lopes, J. B.; Soares, A. A.. "Relating Water, Energy and Sustainability to improve Teaching and Learning in Physical
and Environmental Sciences in Teacher Education for classes of 6 ¿ 12 age levels". Paper presented in ICERI2011 (4th International
Conference of Education, Research and Innovation), Madrid, 2011.
Published
- Santos, Carla; Saraiva, Maria; Pinto, José; Lopes, Joaquim; Silva, Adília; Silva, António. "Ferramentas de ajuda aos professores
para melhorar a qualidade da actividade dos alunos em aulas de Ciências Físicas. Oficina de prática". Paper presented in XIII
Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.
Published
- Silva, Adília; Pinto, José; Viegas, Clara; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Santos, Carla. "Contributions to
the understanding of use of scientific and tecnologic contexts in Physical Sciences teaching.". Paper presented in Conference
of European Science Education Research Association, Istambul, 2009.
Published
- Saraiva, Elisa; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Narrações da mediação do professor: um contributo para o desenvolvimento profissional
reflexivo. In Paixão, F., Jorge, F.R. (Eds.) Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. XIII ENEC (pp 731-739). E
Castelo Branco.". Paper presented in XIII ENEC, Castelo Branco, 2009.
Published
- Silva, A.; Cravino, J.P.; Anacleto, J.; Bernardino Lopes, J.. "Computing resources in the teaching of physical sciences,Recursos
computacionais no ensino das ciências físicas". 2009.
- Saraiva, Elisa; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Papel das práticas de representação e da mediação do professor integradas num
currículo com relevância CTS". Paper presented in V Seminário Ibérico ¿ I Seminário Ibero-Americano Ciência ¿ Tecnologia
- Sociedade no Ensino das Ciências, Aveiro, 2008.
Published
- Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Investigação em educação em ciência e
sua orientação dominante: teoria, prática ou políticas?". 2007.
- Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Orientação da investigação em educação
em ciência e contextos da investigação". 2007.
- Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Orientação da investigação em educação
em ciência e áreas disciplinares de referência". 2007.
- Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Orientações da investigação em educação
em ciência e tipos de investigação". 2007.
- Paixão, Fátima; Lopes, Bernardino; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António. "Linhas dominantes de investigação em
educação em ciência: caracterização e evolução ao longo de uma década". 2007.
- Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim; Silva, António. "Estudo comparativo entre dois grupos de professores acerca
das suas percepções sobre a ciência, a tecnologia e suas relações com a sociedade". Paper presented in Encontro Nacional
de Educação em Ciências, Vila Real, 2007.
Published
- Saraiva, Elisa; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Situação Formativa como ferramenta de gestão curricular". Paper presented in
XII ENEC, Vila Real, 2007.
Published
- Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim. "Contribuições para o estudo da auto-eficácia e atitudes CTS na formação inicial
e continuada de professores". Paper presented in XI Encontro Ibérico de Ensino da Física, Aveiro, 2006.
Published
|
Edited book |
- Lopes, J. Bernardino. Relatos e investigação de práticas de ensino de ciências e tecnologia -Atas do VPCT2020. Portugal:
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 2021.
Published
- Cabrita, Isabel; SANTOS, VANDA; Neto, Teresa; Lopes, J. Bernardino. Cabrita, I., Santos, V., Neto, T., & Lopes, J. B. (2020).
Olhar a Geometria sobre mu´ltiplas perspetivas. In Matema´tica com vida: diferentes olhares sobre a geometria. Aveiro: UA
Editora. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2020.
Published • https://doi.org/10.34624/emye-p069
- Cabrita, Isabel; SANTOS, VANDA; Neto, Teresa B.; Lopes, J. Bernardino. Matemática com Vida: Diferentes olhares sobre a
Geometria. | Mathematics with Life: Different perspectives on Geometry.. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2020.
Published • 10.34624/emye-p069
- Lopes, J. Bernardino; Clara Viegas; Alexandre Dias Pinto. Melhorar as Práticas de Aulas de Ciências e Tecnologia ¿ Registar
e Investigar com Narrações Multimodais. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, Lda. 2018.
Published
- Lopes, J. Bernardino; Cravino, J. P.; Costa, Cecília. Resumos do Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências
e Tecnologia (VPCT 2018). UTAD. 2018.
- Lopes, J. Bernardino; Cravino, J. P.; Costa, Cecília. Relatos e investigação de práticas de ensino de ciências e tecnologia
2018 - Atas do VPCT2018. UTAD. 2018.
- Lopes, Joaquim. Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia - Acervo de Narrações Multimodais.. Portugal. 2017.
|
Journal article |
- Morais, Ana; e Sousa, Hélder Fernando Pedrosa; Aires, Ana Paula; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Lopes, J. Bernardino.
Corresponding author: Morais, Ana. "A modern board game as a didactic tool to teach mathematical skills in History and Geography
classes: a study case with future teachers". International Journal of Science Education (2024):
Submitted • ......
- Patrícia Pessoa; Biswajit Pal; Sara Aboim; Lisa Afonso; J. Bernardino Lopes; Xana Sá-Pinto. "Tasting to preserve: An educational
activity to promote children’s positive attitudes towards intraspecific diversity conservation". PLOS ONE (2024): https://doi.org/10.1371/journal.pone.0285649.
10.1371/journal.pone.0285649
- Costa, Sofia Laura; Costa, Cecília; Margarida Rodrigues; Lopes, J. Bernardino; Fernando M. L. Martins. "Conhecimento didático
de uma professora em matemática e práticas STEAM: um estudo exploratório". PNA - Revista de Investigación en Didáctica
de la Matemática (2024):
Submitted
- R. Nonato de Medeiros Jr; M. Duarte Naia; J. Bernardino Lopes. "Simulações interativas do PhET nas práticas de ensino da física:
uma meta-análise". Revista Brasileira de Ensino de Física (2024): https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2024-0186.
10.1590/1806-9126-rbef-2024-0186
- Jaildo Tavares Pequeno; Benjamim Fonseca; Joaquim Bernardino Oliveira Lopes. "The technological physical laboratory to achieve
improvements in the quality of learning in epistemic terms". International Journal of Technology and Design Education
(2023): https://doi.org/10.1007/s10798-023-09866-2.
10.1007/s10798-023-09866-2
- Sofia Laura Costa; Margarida Rodrigues; Fernando Martins; Joaquim Bernardino Lopes; Alexandra Sá-Pinto; Inês Cardoso; Cecília
Costa. "Lucha contra las especies invasoras: prácticas STEAM y conservación de la diversidad". DEDiCA Revista de Educação
e Humanidades (dreh) (2023): https://doi.org/10.30827/dreh.21.2023.28797.
10.30827/dreh.21.2023.28797
- Raimundo José Ribeiro Filho; José Paulo Cravino; J. Bernardino Lopes. "Experiência Gamificada na Aula Remota de Matemática
com a Plataforma Quizizz". REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (2023): https://doi.org/10.15366/reice2023.21.3.002.
10.15366/reice2023.21.3.002
- Xana Sá-Pinto; Patrícia Pessoa; Alexandre Pinto; Pedro Cardia; Joaquim Bernardino Lopes. "The Impact of Exploring Sexual Selection
on Primary School Students’ Understanding of Evolution". Center for Educational Policy Studies Journal 13 1 (2023):
121-141. https://doi.org/10.26529%2Fcepsj.1508.
10.26529/cepsj.1508
- Ricardo Silva; Fernando Martins; José Cravino; Paulo Martins; Cecília Costa; J. Bernardino Lopes. "Using Educational Robotics
in Pre-Service Teacher Training: Orchestration between an Exploration Guide and Teacher Role". Education Sciences (2023):
https://doi.org/10.3390/educsci13020210.
10.3390/educsci13020210
- Jaildo Tavares Pequeno; Benjamim Fonseca; Joaquim Bernardino Oliveira Lopes. "The use of the physical laboratory of computer
networks as a learning tool". European Journal of Engineering Education (2022): https://doi.org/10.1080/03043797.2022.2106825.
10.1080/03043797.2022.2106825
- J. Bernardino Lopes; Eliane Cruz; Elisa Saraiva. "Interdisciplinaridade na formação inicial de professores partindo da(s)
experiência(s) portuguesa(s)". Educação Unisinos 26 (2022): 1-18. https://doi.org/10.4013%2Fedu.2022.261.19.
10.4013/edu.2022.261.19
- Ana Cristina Azevedo da Silva; Maria Cecília Costa; Joaquim Bernardino Lopes. "Doing mathematics with music – Creating epistemic
environments". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2022): https://doi.org/10.29333/ejmste/12034.
10.29333/ejmste/12034
- J. Bernardino Lopes. "Apresentação: Dossiê “Educação em Ciências, Tecnologia e Matemática - investigação das práticas profissionais”".
Comunicações 28 3 (2022): 3-6. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p3-6.
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p3-6
- Mariluce De Oliveira Silva; José P. Cravino; J. Bernardino Lopes. "Mediação do professor na utilização de recursos geométricos
no ensino de álgebra linear". Comunicações 28 3 (2022): 107-120. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v28n3p107-120.
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v28n3p107-120
- Baptista, M.; Cunha, A. E.; Vieira, H.; Araújo, J. L.; Morais, C.; Lopes, J. B.. "A voz de investigadores e professores sobre
a articulação entre a investigação e as práticas de ensino em educação em ciência [The voice of researchers and teachers on
the relationship between research and teaching practices in science education]". APEduC Revista/APEduC Journal 3 2
(2022): 116-129. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/365/142.
Published
- Cecília Galvão; Goulao, LF; Costa, Ilídio André; Calafate, Luís; Morais, Carla; Lopes, J. Bernardino. "Ciências da Sustentabilidade
versus Ciências para a Sustentabilidade: desafios à investigação e à prática [Sustainability Sciences versus Sciences for
Sustainability: challenges for research and practice]". APEduC 2 2 (2021): 169-198. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/20/19.
Published
- Ricardo Silva; Fernando Martins; Cecília Costa; José Cravino; Joaquim Bernardino Lopes. "Learning Scenario to Promote Comprehension
of the Meaning of Subtraction". Education Sciences 11 12 (2021): 757-757. https://doi.org/10.3390/educsci11120757.
10.3390/educsci11120757
- Xana Sá-Pinto; Alexandre Pinto; Joana Ribeiro; Inês Sarmento; Patrícia Pessoa; Leonor R. Rodrigues; Lucía Vázquez-Ben; Evangelia
Mavrikaki; Joaquim Bernardino Lopes. "Following Darwin’s footsteps: Evaluating the impact of an activity designed for elementary
school students to link historically important evolution key concepts on their understanding of natural selection". Ecology
and Evolution (2021): https://doi.org/10.1002%2Fece3.7849.
10.1002/ece3.7849
- Ana Cristina Azevedo da Silva; Lopes, J. Bernardino; Costa, Cecília. "Fazer matemática com música – avaliação de atitudes".
Indagatio Didactica 13 1 (2021): 9-20. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23834.
Open access • Published • https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23834
- CÁTIA ANTONIETA MONTEIRO VEIGA DA COSTA; Cravino, José; Lopes, J. Bernardino. "O software educativo nos processos de ensino
e de aprendizagem da Física". Indagatio Didactica 13 1 (2021): 67-78. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23852.
Open access • Published • https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23852
- Araújo, F. M; Lopes, J. Bernardino; Cravino, José; Soares, Armando. "Tratamento de uma água por alunos do 5.º ano de escolaridade".
Indagatio Didactica 13 1 (2021): 105-116. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23870.
Open access • Published • https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23870
- Galvão, C.; Goulão, L. F.; Calafate, L.; Costa, I. A.; Morais, C.; Lopes, J. B.. "Ciências da Sustentabilidade versus Ciências
para a Sustentabilidade: Desafios à investigação e à prática [Sciences of Sustainability versus Sciences for Sustainability:
Challenges for research and practice]". APEduC Revista/APEduC Journal 2 2 (2021): 169-198.
Published
- Eliane De Souza Cruz; Giovano Candiani; Joaquim Bernardino Lopes; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa; Alcina Maria Testa Braz
da Silva; Glória Regina Pessôa Campello Queiroz. "As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade
- resultados preliminares de um estudo etnográfico". Comunicações (2019): https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257.
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p243-257
- J. Bernardino Lopes. "Apresentação". Comunicações (2019): https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p123-125.
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p123-125
- Sá, P.; Lopes, J.B.; Martins, I.P.. "Sustainability and intercomprehension: Perspectives and contributions of an education
research center,Durabilité et intercompréhension: Perspectives et contributions d’un centre de recherche en éducation,Sustentabilidade
e intercompreensão: Perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação,Sostenibilidad e intercomprensión:
Perspectivas y contribuciones de un centro de investigaci". Revista Lusofona de Educacao 43 43 (2019): 91-107. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069493886&partnerID=MN8TOARS.
10.24140/issn.1645-7250.rle43.06
- Fatima Maria Araújo; Bernardino Lopes; Armando Soares; José Cravino. "Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura
corpuscular da matéria". Comunicações 26 2 (2019): 259-259. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v26n2p259-276.
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p259-276
- Paula Montenegro. "O artefacto “representações visuais” como ferramenta de ensino em matemática". Comunicações 26 2
(2019): 197-197. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v26n2p197-211.
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p197-211
- Lopes, Joaquim. "Pedagogical decisions of teachers and development of the students’ epistemic practices". Indagatio Didactica
(2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/.
- Lopes, Joaquim. "Visual representations in the construction of scientific knowledge in the classroom". Indagatio Didactica
(2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/.
- Paula Montenegro; Cecília Costa; Bernardino Lopes. "Transformations in the Visual Representation of a Figural Pattern". Mathematical
Thinking and Learning 20 2 (2018): 91-107. https://doi.org/10.1080%2F10986065.2018.1441599.
10.1080/10986065.2018.1441599
- J. Bernardino Lopes; Maria Guiomar Carneiro Tommasiello. "Apresentação - Dossiê". Comunicações 24 1 (2017): 7-7. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v24n1p7-9.
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n1p7-9
- Cesarina Augusto; Jose Paulo Cravino; Armando Assunção Soares; Bernardino Lopes. "Opiniões dos Professores sobre o insucesso
em Física e Química: Impacto nas reformas educativas". Comunicações 24 1 (2017): 69-69. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v24n1p69-82.
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n1p69-82
- Fatima Maria Araújo; Bernardino Lopes; José Cravino; Armando Soares. "Estados físicos da matéria. Simulações computacionais
no 5º ano de escolaridade". Comunicações 24 1 (2017): 35-35. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v24n1p35-54.
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n1p35-54
- Paula Montenegro; Cecília Costa; Bernardino Lopes. "Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um
número". Comunicações 24 1 (2017): 55-55. https://doi.org/10.15600%2F2238-121x%2Fcomunicacoes.v24n1p55-68.
10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n1p55-68
- Lopes, Joaquim. "Self-directed professional development to improve effective teaching: Key points for a model". Teaching
and Teacher Education (2017):
https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.09.009
- Lopes, J.B.; Cunha, A.E.. "Self-directed professional development to improve effective teaching: Key points for a model".
Teaching and Teacher Education 68 (2017): 262-274. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032220382&partnerID=MN8TOARS.
10.1016/j.tate.2017.09.009
- Lopes, Joaquim. "Proposal for a framework to evaluate elementar school students understanding of natural selection.". Enseñanza
de las Ciencias (2017):
- "Transformações de representações visuais de múltiplos e divisores de um número". Comunicações Piracicaba (2017):
10.15600/2238-121X
- Sá-Pinto, Xana; Pinto, Alexandre; Cardia, Pedro; Fonseca, M.J; Lopes, J. Bernardino. "Proposal for a framework to evaluate
elementary school students understanding of natural selection.". Enseñanza de las Ciencias. extra. extra (2017): 1083-1088.
https://goo.gl/gG3s2c.
Published
- Cristina Correia Marques; Joaquim Bernardino Lopes; Maria João Carvalho. "Influência das caraterísticas e da articulação das
tarefas na qualidade das aprendizagens de Química no Ensino Superior". Química Nova (2016): https://doi.org/10.21577%2F0100-4042.20160138.
10.21577/0100-4042.20160138
- Serra, Lucinda; Costa, Cecília; Catarino, Paula; Lopes, J. Bernardino. "Culture as an educational resource in a mathematics
class". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2989.
10.34624/id.v8i4.2989
- Carolina José Maria; Joaquim Bernardino Lopes; Maria Guiomar Carneiro Tommasiello. "Influência do “Caderno de Química” em
práticas de ensino em sala de aula". Ciência & Educação (Bauru) 21 2 (2015): 329-349. https://doi.org/10.1590%2F1516-731320150020005.
10.1590/1516-731320150020005
- Ana Edite Cunha; Elisa Saraiva; Carla A. Santos; Fernanda Dinis; J. Bernardino Lopes. "Teacher Mediation Actions and Students’
Productive Engagement During the Use of Computer Simulations in Physical Science Classrooms". Procedia Technology 13
(2014): 76-85. https://doi.org/10.1016%2Fj.protcy.2014.02.011.
10.1016/j.protcy.2014.02.011
- Lopes, J.B.; Silva, A.A.; Cravino, J.P.; Santos, C.A.; Cunha, A.; Pinto, A.; Silva, A.; et al. "Constructing and Using Multimodal
Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom". Research in Science Education
44 3 (2014): 415-438. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84899937497&partnerID=MN8TOARS.
10.1007/s11165-013-9381-y
- Alexandre Pinto; António Barbot; Clara Viegas; António A. Silva; Carla A. Santos; J. Bernardino Lopes. "Teaching Science with
Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to Promote Epistemic Practices?".
Procedia Technology 13 (2014): 86-96. https://doi.org/10.1016%2Fj.protcy.2014.02.012.
10.1016/j.protcy.2014.02.012
- Restivo, M.T.; Chouzal, F.; Rodrigues, J.; Menezes, P.; Patrão, B.; Lopes, J.B.. "Augmented reality in electrical fundamentals".
International Journal of Interactive Mobile Technologies 10 6 (2014): 68-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85009887952&partnerID=MN8TOARS.
10.3991/ijoe. v10i6.4030
- J. Bernardino Lopes; J. Paulo Cravino; Christian Gütl; Paulo Martins. "Preface". Procedia Technology 13 (2014): 1-5.
https://doi.org/10.1016%2Fj.protcy.2014.02.001.
10.1016/j.protcy.2014.02.001
- Restivo, M.T.; Chouzal, F.; Rodrigues, J.; Menezes, P.; Patrão, B.; Lopes, J.B.. "Augmented reality in electrical fundamentals".
International Journal of Online Engineering 10 6 (2014): 68-72. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84912058483&partnerID=MN8TOARS.
10.3991/ijoe.v10i6.4030
- Pinto, J. A.; Lopes, J. B.; Silva, A. A.; Santos, Carla A.. "Developing a Teacher Education Programme to Promote Scientific
Literacy Improving a Positive Attitude About Science". Problems of Education in the 21st Century 60 (2014): 000-000.
Published
- Barbot, A.; Pinto, A.; Viegas, C.; Santos, C.; Lopes, J. B.. "Ensino de Ciências Utilizando Simulações Computacionais ¿ Estudo
em Contexto de Formação de Professores do Ensino Básico.". Sensos-e 1 2 (2014): 1-7. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=7839..
Published
- Silva, M. J.; Lopes, J. B.; Silva, A. A.. "Using Senses and Sensors in the Environment to Develop Abstract Thinking". Problems
of Education in the 21st Century 53 53 (2013): 99-119.
Published
- Domingos Kimpolo Nzau; J. Bernardino Lopes; Nilza Costa. "Formação continuada de professores de física, em Angola, com base
num modelo didático para o campo conceptual de força". Revista Brasileira de Ensino de Física 34 3 (2012): 1-14. https://doi.org/10.1590%2Fs1806-11172012000300014.
10.1590/s1806-11172012000300014
- Nzau, D.K.; Lopes, J.B.; Costa, N.. "In-service physics teacher education in angola based on a didactic model for the conceptual
field of force,Formação continuada de professores de física, em Angola, com base num modelo didático para o campo conceptual
de força". Revista Brasileira de Ensino de Fisica 34 3 (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874988502&partnerID=MN8TOARS.
- Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Viegas, Clara; Cunha, Ana; Saraiva, Maria;
Branco, Maria; Santos, Carla. "Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Aprendizagem dos Alunos e o Desenvolvimento
Profissional de Professores". Sensos 2 1 (2012): 125-171.
Published
- Lopes, J. B.; Silva, A. A.; Cravino, J. P.; Viegas, C.; Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Branco, M. J.; Pinto, A.; Santos,
Carla A.. "Instrumentos de ajuda à mediação do professor para promover a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional
dos professores". Sensos 2 1 (2012): 125-171. http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6298/1/Sensos%203%20-%20Instrumentos%20de%20ajuda%20%C3%A0%20media%C3%A7%C3%A3o%20do%20professor%20para%20promover%20aprendizagem%20dos%20alunos.pdf.
Published
- Nzau, D. K.; Lopes, J. B.; Costa, N.. "In-service physics teacher education in Angola based on a didactic model for the conceptual
field of force". Revista Brasileira De Ensino De Fisica 34 3 (2012): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000312035300014&KeyUID=WOS:000312035300014.
- Lopes, J.B.; Branco, J.; Jimenez-Aleixandre, M.P.. "'Learning Experience' Provided by Science Teaching Practice in a Classroom
and the Development of Students' Competences". Research in Science Education 41 5 (2011): 787-809. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80255134585&partnerID=MN8TOARS.
10.1007/s11165-010-9190-5
- Lopes, B.J.. "Pathways of students' conceptualisation during a problem solving task: Lessons for teaching physics". Journal
of Baltic Science Education 10 1 (2011): 36-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857428659&partnerID=MN8TOARS.
- Lopes, J.B.; Viegas, C.; Cravino, J.P.. "Improving the learning of physics and development of competences in engineering students".
International Journal of Engineering Education 26 3 (2010): 612-627. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955070764&partnerID=MN8TOARS.
- Branco, M.J.; Cunha, A.E.; Bernardino Lopes, J.; Paulo Cravino, J.; Santos, C.. "Teacher effort to induce productive engagement
of students in physical sciences classes,Esfuerzos de maestro para inducir productiva participación de estudiantes en clases
de ciencias". Journal of Science Education 11 1 (2010): 48-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79953042219&partnerID=MN8TOARS.
- Silva, Adília; Pinto, José; Viegas, Clara; Lopes, Joaquim; Silva, António; Santos, Carla. "Utilização de contextos científicos
e tecnológicos no ensino das Ciências Físicas: Conhecer para valorizar. Enseñanza de las ciências". Enseñanza de las ciências
Extra (2009): 2313-2317.
Published
- Pinto, José Alexandre da Silva; Lopes, Joaquim; Silva, António. "Situação Formativa: Um instrumento de gestão do currículo
capaz de promover literacia científica". Enseñanza de las ciências Extra (2009): 1616-1621. http://ensciencias.uab.es.
Published
- Lopes, J.B.; Silva, A.A.; Cravino, J.P.; Costa, N.; Marques, L.; Campos, C.. "Transversal traits in science education research
relevant for teaching and research: A meta-interpretative study". Journal of Research in Science Teaching 45 5 (2008):
574-599. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-43949114209&partnerID=MN8TOARS.
10.1002/tea.20225
- Silva, António Alberto Gonçalves da; Cravino, J. P.; Lopes, J. B.; Branco, M. J.; Saraiva, E.. "Mediation of student learning:
dimensions and evidences in science teaching". Problems of Education in the 21 st Century 9 9 (2008): 42-52.
Published
- Lopes, J. B.; Cravino, J. P.; Branco, M. J.; Saraiva, E.; Silva, A. A.. "Mediation of students learning: Dimensions and Evidences
in Science Teaching". Problems of Education in the 21st Century 9 9 (2008): 42-52. http://www.scientiasocialis.lt/pec/files/pdf/Lopes.Vol.9.pdf.
Published
- Lopes, B.J.; Costa, N.. "The evaluation of modelling competences: Difficulties and potentials for the learning of the sciences".
International Journal of Science Education 29 7 (2007): 811-851. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34547487282&partnerID=MN8TOARS.
10.1080/09500690600855385
- LOPES, J. Bernardino; COSTA, Nilza; WEIL-BARAIS, Annick; DUMAS-CARRE, Andrée. "Évaluation de la maîtrise des concepts de
la mécanique chez des étudiants et des professeurs". Didaskalia 14 (1999): http://dx.doi.org/10.4267/2042/23867.
10.4267/2042/23867
|
Journal issue |
- Lopes, J. Bernardino; Morgado, Leonel; Daniela Pedrosa. "Ambientes de aprendizagem imersivos como suporte tecnológico ao processo
de ensino e de aprendizagem". APEduC Revista 4 2 (2023): https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/issue/view/29.
Published • 10.58152/ApeducJournal.487
- Lopes, Joaquim B.; Morais, C.; Sá Pinto, Xana; Saraiva, Elisa; Climent, Nuria; Cassiani, Suzani; Blonder, Ron. "APEduC Revista/APEduC
Journal". APEduC Revista/APEduC Journal Vol 1 1 (2020): https://apeducrevista.utad.pt/.
Published
|
Magazine article |
- J. Bernardino Lopes. "Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1. º CEB", 2023
https://doi.org/10.34624/id.v15i2.32559
- Cecília Galvão; Goulao, LF; Calafate L; Costa IA; Morais C; Lopes, J. Bernardino. "Sustainability Science versus Science for
Sustainability: Challenges to Research and Practice", APEduC Journal , 2021, https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/250.
|
Preprint |
- Patrícia Pessoa; Sara Aboim; Lisa Afonso; J. Bernardino Lopes; Xana Sá-Pinto. "Tasting to preserve: An educational activity
to promote children’s positive attitudes towards intraspecific diversity conservation". 2023. https://doi.org/10.1101/2023.04.28.538702.
10.1101/2023.04.28.538702
|
Report |
- Lopes, J. Bernardino; Alexandra Sá-Pinto; Cecilia Guerra; Sá, Patrícia; Batista, Bruna. 2023. Dinâmicas investigativas
no CIDTFF: problematizar o paradigma da investigação face ao desenvolvimento sustentável.
10.48528/w5x4-js67
|
Thesis / Dissertation |
- Cardoso, Maria Paula Montenegro Vieira. "O papel das representações visuais na aprendizagem da Matemática no 2.º ciclo de
escolaridade". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10348/9305.
- Cardoso, Maria Paula Montenegro Vieira. "O papel das representações visuais na aprendizagem da Matemática no 2.º ciclo de
escolaridade". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10348/9305.
- Branco, Maria Júlia Madeira Pires. "Desenvolvimento das práticas de mediação dos professores em contexto de ensino de Ciências
Físicas: o papel de ferramentas de ajuda". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10348/8632.
- Branco, Maria Júlia Madeira Pires. "Desenvolvimento das práticas de mediação dos professores em contexto de ensino de Ciências
Físicas: o papel de ferramentas de ajuda". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10348/8632.
- Maia, Ana Margarida Silva. "Linguagens de modelação para descrever processos e dinâmicas de ensino e de aprendizagem em e-learning
no ensino superior". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7911.
- Osório, Pedro Miguel de Sousa. "Uso do Scratch no ensino de programação". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7624.
- Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso. "Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação dos professores de
ciências físicas". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7540.
- Maia, Ana Margarida Silva. "Linguagens de modelação para descrever processos e dinâmicas de ensino e de aprendizagem em e-learning
no ensino superior". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7911.
- Osório, Pedro Miguel de Sousa. "Uso do Scratch no ensino de programação". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7624.
- Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso. "Estudo do papel da representação visual no contexto da mediação dos professores de
ciências físicas". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7540.
- Fortuna, António Joaquim Lopes. "Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula". Master, 2016.
http://hdl.handle.net/10348/6257.
- Silva, António Pedro Barbot Gonçalves da. "Água, energia, sustentabilidade e educação sustentada". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7002.
- Cunha, Ana Edite Rua Miguel. "Construção de práticas de referência no ensino da Física para o Ensino Secundário". PhD, 2016.
http://hdl.handle.net/10348/5529.
- Cunha, Ana Edite Rua Miguel. "Construção de práticas de referência no ensino da Física para o Ensino Secundário". PhD, 2016.
http://hdl.handle.net/10348/5529.
- Fortuna, António Joaquim Lopes. "Ciência e literatura: uma abordagem em contexto de escola e de sala de aula". Master, 2016.
http://hdl.handle.net/10348/6257.
- Silva, António Pedro Barbot Gonçalves da. "Água, energia, sustentabilidade e educação sustentada". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7002.
- Cruz, Eliane de Souza. "Da avaliação do impacte à articulação da investigação - práticas - o caso da articulação na formação
didáctica pós-graduada de professores de ciências e desafios futuros". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10993.
- Marques, Cristina Maria Correia. "Contributos para a Promoção de Aprendizagens de Qualidade em Química Introdutória no Ensino
Superior". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10348/308.
- Viegas, Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira. "Identificar e Testar Factores de Eficácia no Sentido de Melhorar as Práticas
de Ensino de Física em Engenharia no Ensino Superior". PhD, 2010. http://hdl.handle.net/10348/528.
- Melo, Olga Maria Vilela de. "Estudo do papel das tarefas na aprendizagem de Ciências Físicas no Ensino Básico". Master, 2007.
http://hdl.handle.net/10348/218.
- Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso. "Desenvolvimento de um Currículo de Ciências Físicas do Ensino Básico Centrado em Situações
Formativas e Estudo de Aspectos Relativos à Linguagem Gráfica". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10348/166.
- Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "Ensino da física geral nas universidades públicas portuguesas e a sua relação com o sucesso
escolar: caracterização do problema e desenho, implementação e avaliação de uma intervenção didáctica". PhD, 2004. http://hdl.handle.net/10348/12.
- Silva, Joana Maria Tavares de Almeida e. "Concepções e práticas dos professores relativas ao trabalho experimental no ensino
da física". Master, 2001. http://hdl.handle.net/10773/25762.
|