Identification
Personal identification
- Full name
- DULCE SOFIA MENDONÇA MARTINS
Citation names
- Martins, D.
Author identifiers
- Ciência ID
- 3710-D365-CE98
- ORCID iD
- 0000-0003-1429-0523
Email addresses
- dulce.martins@ese.ipsantarem.pt (Professional)
Addresses
- Complexo Andaluz, Apartado 131 , 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Professional)
Websites
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/dulce-sofia-mendonca-martins/cv (Scholar)
- https://www.linkedin.com/in/dulce-martins-637a743b/ (Social media)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences - Education, General
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
German | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) | |
English | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | Intermediate (B1) | Advanced (C1) | |
French | Beginner (A1) | Intermediate (B1) | Beginner (A1) | Beginner (A1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2010 - 2015/05/11
Concluded
|
PhD in Education- Psychology of Education (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
"Desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados em centros educativos portugueses Development of the
vocational identity of institutionalized youngsters in Portuguese educational centers." (THESIS/DISSERTATION)
|
Distinção e Louvor (por unanimidade) |
2004 - 2008
Concluded
|
Master in Education-Personal and Social Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"As crianças e as mentiras: um estudo no 2º ciclo do ensino básico
Children and lies: a study in the 2nd cycle of basic education" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom (por unanimidade) |
1999 - 2003
Concluded
|
Degree in Teaching Mathematics and Natural Sciences (Licenciatura)
Instituto Jean Piaget, Portugal
|
14 valores |
Affiliation
Science
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2015/01 - 2021/08 | Researcher (Research) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2012/01 - 2014/01 | Research Assistant (Research) | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal |
2013/05 - 2013/08 | Visiting Researcher (Research) | Universidad de La Laguna, Spain |
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2024/09/01 - Current | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022/10/18 - 2024/07/15 | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal | ||
2019/09/01 - 2023/08/31 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2015/01 - 2021/08 | Territorialization program for priority intervention in educational policies
TEIP3-DGE
Researcher
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2012/05/02 - 2014/09/30 | European Citizenship Learning Project in a Program for Secondary Education (ECLIPSE)
Research Fellow
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022/05/09 - 2022/12/31 | PEER NETWORK: Gender Violence and Empowerment
Post-doc
Ispa-Instituto Universitário, Portugal
|
EEA Grants
Concluded
|
2018 - 2019 | Inclusive Education and Social Support to Tackle Inequalities in Society (ISOTIS- Horizon 2020)
Grant agreement: 727069
Research Fellow
|
|
2012 - 2015 | Feedback, Identity and School Trajectories: Dynamics and Consequences
Researcher
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Journal article |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2018 | Pensamento Emocional nas escolas | I Jornadas do pensamento emocional
(Lisboa, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/09 - 2023/12 | O uso de tecnologias na gestão escolar em escolas de Cabo Verde e Portugal
Co-supervisor
|
Mestrado de administração escolar (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2021 | A relação entre Comprometimento Organizacional, Envolvimento no Trabalho e Intenção de Saída: Uma comparação entre as Gerações
X e Y.
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2020 | A relação da Experiência Profissional e a perceção de autoeficácia docente para a Educação Inclusiva de Alunos Estrangeiros
Supervisor
|
Administração e Políticas Públicas (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A Perceção da Síndrome de Burnout em Enfermeiros, Mediante os Anos de Experiência Profissional e o Suporte Organizacional
Percebido no Envolvimento na Carreira
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | O suporte organizacional percebido na relação entre a conciliação família-trabalho e a satisfação na carreira e qualidade
de vida
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | O Suporte Organizacional na relação dos Comportamentos Proativos e o Sucesso na Carreira
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A relação da perceção de autoeficácia na intenção de saída da profissão docente: O papel da satisfação profissional e do stress
no trabalho
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A Perceção de Autoeficácia na Adaptabilidade de Carreira, mediante o Comprometimento Organizacional em indivíduos da Geração
Y
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | Tomada de decisão de carreira: Influência de suporte social dos pares e do tipo de ensino frequentado
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2019 | A discriminação etária e a sua relação com as aspirações de carreira
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | A Perceção de Autoeficácia na Escolha de um Local de Estágio Mediante a Atratividade Organizacional para desenvolvimento de
carreira: um estudo com estudantes universitários
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na
percepção de indisciplina
Co-supervisor
|
Psicologia Social e Organizacional (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | Perceções de Carreira dos Millennials: Um estudo em contexto de estágio profissional
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2018 | O papel dos agentes educativos na Educação para Carreira de jovens: Um estudo exploratório numa escola secundária do Distrito
de Lisboa
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Aspirações de vida de estudantes universitários:um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Supervisor
|
Psicologia Social e das Organizações (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2018 - 2018 | I Jornadas internacionais do pensamento emocional: Olhares diversos em educação
Congress (Other)
|
Vários parceiros, Portugal |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2022/07/08 | Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Um Estudo de Caso
(Thesis) Arguer
|
Maria Isabel Guerreiro Catarino (PhD)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017 | Novas políticas e práticas Educativas- Casa Municipal da Juventude | Joana Patrícia Arede Domingues (Master)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2017 | A influência do suporte social total e integrado em indicadores de bem-esatr em crianças de 2º e 3º Ciclo | Catarina Santos de Ornelas Correia (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Prática de Atividade Física, Bem-Estar e Resultados Escolares em Crianças e Jovens: Papel do Estatuto Socioeconómico e da Imagem Corporal | Cristiana Pestana Santos (Master)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Estudo de adaptação e validação de uma escala de motivação de professores em contexto educativo | Lurdes Neves (Other)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2016 | Equidade e inclusão: perspetivas e práticas de liderança num contexto de interioridade | Catarina Isabel Neiva Marques (Other)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 | O papel das lideranças educativas na construção de uma escola pública (mais) equitativa: perceções e práticas | Maria José Maciel Pires Araújo Ferreira (Other)
Universidade Aberta, Portugal
|
Interview (newspaper / magazine)
Activity description | Newspaper / Forum | |
---|---|---|
2022/12/15 | "As crianças aprendem a mentir com os adultos. Sempre” | Revista Sábado |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2024/04/01 - Current | Sociedade Civil (RTP2) | Mentir |
2018/01/30 - Current | Consultório | Jornadas do pensamento emocional |
2010/05/13 - Current | Mais cedo ou mais tarde | As crianças mentem e sabem disso! |