[English below]
Professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Das experiências profissionais
anteriores, destaca-se a sua atuação quer como professora do ensino básico e do ensino secundário quer como Leitora do Camões,
I.P. no Departamento de Espanhol e de Português da Universidade de Toronto, no Canadá.
É licenciada em Ensino de Português, Latim e Grego e em Literaturas, Línguas e Culturas (português e espanhol), pela Universidade
de Aveiro (UA). Obteve o seu doutoramento europeu em Didática, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(FCT), na mesma instituição. Lecionou e prosseguiu investigação no âmbito de dois Pós-Doutoramentos, também com o apoio da
FCT, e igualmente na UA. As suas áreas de docência e investigação centram-se na Didática do Português (como língua materna
e não materna), na Didática da Escrita e da Oralidade e na Formação de Professores. É investigadora integrada do INED - Centro
de Investigação e Inovação em Educação, colaboradora do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação
de Formadores e membro fundador do grupo «ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de Textos». Também tem participado em
projetos de investigação nacionais e internacionais.
Assistant Professor at Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Her previous professional
experience includes working as a primary and secondary school teacher and as a Camões, I.P. Leitora in the Department of Spanish
and Portuguese at the University of Toronto, Canada.
She has a degree in Teaching Portuguese, Latin and Greek, and in Literatures, Languages and Cultures (Portuguese and Spanish)
from the University of Aveiro (UA). She obtained her European doctorate in Didactics, with funding from the Foundation for
Science and Technology (FCT), at the same institution. She taught and carried out research as part of two post-doctoral studies,
also with support from the FCT, and also at the UA. Her areas of teaching and research focus on the Didactics of Portuguese
(as a mother tongue and non-mother tongue), the Didactics of Writing and Orality and Teacher Training. She is an integrated
researcher at INED - Centro de Investigação e Inovação em Educação (Center for Research and Innovation in Education), a collaborator
at CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Center for Research in Didactics and
Technology in the Training of Trainers) and a founding member of the group "ProTextos: Ensino e Aprendizagem da Escrita de
Textos" (ProTextos: Teaching and Learning the Writing of Texts). She has also participated in national and international research
projects.