???global.info.a_carregar???
Identification

Personal identification

Full name
Tomás Vallera

Citation names

  • Vallera, Tomás

Author identifiers

Ciência ID
2A11-B864-D3CC
ORCID iD
0000-0002-4636-0015

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
Education
Degree Classification
2019
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: História da Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"«Torna-te o que deves ser»: Uma história da polícia como genealogia da escola moderna (meados do XVII - segunda metade do século XVIII)." (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção e louvor
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/09/18 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Ó, Jorge Ramos do; Almeida, Tiago; Henriques, António; Paz, Ana Luísa; Vallera, Tomás. "An indigenous foreigner in Portugal. John Dewey's latent presence in the early 20th century works of the New School Quartet". In Dewey, Education and the Mediterranean. Themes, Trails, and Traces, edited by R.G. Sultana; Duncan Mercieca; Maura Striano, 75-103. Malta: Euro-Mediterranean Centre for Educational Research, 2022.
    Published
  2. Vinicius Barbosa Cannavô, Tainá Supi Pinto & Cristianne Maria Famer Rocha (Orgs.). "Foucault o contemporâneo ou a história como prática de liberdade". In Nos rastros de Foucault: diálogos contemporâneos [ebook]. São Paulo, Brazil: Pimenta Cultural, 2022.
  3. Flávia Cristina Silveira Lemos et al. "Do espírito à letra: para uma história da polícia como genealogia do sujeito escolar moderno". In Encontros de Michel Foucault com Gilles Deleuze e Félix Guattari: governamentalidades, arqueogenealogias e cartografias. Curitiba, Brazil: CRV, 2022.
  4. Vallera, Tomás. "A história do sujeito escolar como acto de resistência". In Quem faz a história? Ensaios sobre Portugal contemporâneo. Lisboa, Portugal: Tinta-da-China, 2016.
Conference paper
  1. Vallera, Tomás. "A história da polícia como genealogia da gramática escolar moderna (1760-1833): um roteiro de pesquisa". Paper presented in VIII Encontro Ibérico de História da Educação, Lugo, 2016.
    Published
  2. Vallera, Tomás. "A polícia de todos e de cada um: a Casa Pia de Lisboa e o devir escolarizante do governo da vida (1780-1834)". Paper presented in IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Lisboa, 2012.
    Published
Journal article
  1. Jorge Ramos do Ó; António Henriques; Yara Alvim; Tomás Azevedo de Vallera; Ana Paz; Tiago Almeida. "Barthes e a voz docente". ETD - Educação Temática Digital (2023): https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8670587.
    10.20396/etd.v25i00.8670587
  2. Jorge Ramos do Ó; Ana Luísa Paz; Tomás Vallera. "Génio e graça estética: uma arqueologia dos discursos sobre ensino da dança em Portugal (1839-1930)". Revista Brasileira de Estudos da Presença (2022): https://doi.org/10.1590/2237-2660113482.
    10.1590/2237-2660113482
  3. Vallera, Tomás; Almeida, Tiago. "O Investigador Libertino e a Infância como Indeterminado: a escrita científica enquanto ethos inventivo em duas propostas de autorreflexão e desterritorialização do sujeito escolar". Currículo sem Fronteiras (2021): http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n2.4.
    10.35786/1645-1384.v21.n2.4
  4. Vallera, Tomás. "Governmentality and the Arts That Matter". Journal of Science and Technology of the Arts (2021): Vol 13 No 2 (2021):-Vol 13 No 2 (2021):. https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/10045.
    10.34632/JSTA.2021.10045
  5. Jorge Ramos do Ó; Tomás Vallera. "Ordo et modo: os jesuítas e a difusão de uma pedagogia de governo da escrita". Revista Brasileira de Educação (2021): https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260094.
    10.1590/s1413-24782021260094
  6. Vallera, Tomás. "A oficina do fragmento: Método e processo historiográfico em Walter Benjamin". História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography (2020): http://dx.doi.org/10.15848/hh.v13i32.1570.
    10.15848/hh.v13i32.1570
  7. Vallera, Tomás. "António Hespanha como autoridade profana: reflexões sobre um encontro de escritas no contexto de pós-graduação". Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past 9 (2019): 151-165. https://praticasdahistoria.pt/article/view/22378/16479.
    Open access • 10.48487/PDH.2019.N9.22378
  8. Vallera, Tomás. "O modelo narrativo das histórias da polícia na perspectiva da segurança pública: um olhar sobre três exemplos paradigmáticos de uma historiografia diacrónica". Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past Historiogr (2016): No. 2 (2016)-No. 2 (2016). https://praticasdahistoria.pt/article/view/23620.
    10.48487/PDH.2016.N2.23620
  9. Vallera, T.; Paz, A.L.. "The scholar-apprentice and the ephemeral locus of writing: For an ethics of academic inventiveness,O sábio-aprendiz e o efêmero lugar da escrita: Para uma ética da inventividade acadêmica". Educacao e Pesquisa 40 2 (2014): 483-498. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902439274&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S1517-97022014061415
  10. Vallera, Tomás. "Les Corps des Images. Recensão crítica da obra Le Corps des Images. Essais sur la culture visuelle au Moyen Âge, de Jean-Claude Schmitt". Penélope: Revista de História e Ciências Sociais 29 (2003):
Thesis / Dissertation
  1. Vallera, Tomás Azevedo de. ""Torna-te o que deves ser": Uma história da polícia como genealogia da escola moderna (meados do século XVII - segunda metade do século XVIII)". PhD, 2019. http://hdl.handle.net/10451/41303.
Translation
  1. Rothwell, Phillip. Pais vazios: corrupções da paternidade na literatura portuguesa. Porto: Afrontamento. 2024.
    Published
  2. Vallera, Tomás. Líderes sanguinários, cães ferozes e a Virgem Maria: o 27 de Maio na literatura angolana. Porto, Portugal: Afrontamento. 2019.
  3. Vallera, Tomás. A revista literária enquanto forma: expressão literária africana do século XX. Porto, Portugal: Afrontamento. 2019.
    Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/08/24 Legitimation, regeneration, dissemination: a genealogy of the discourse on the benefits of the arts in producing the aesthetic self European Conference on Educational Research (ECER)
University of Glasgow (Glasgow, United Kingdom)
2023/07/19 The Research Seminar and Writing as an Experimental Craft in Walter Benjamin International Standing Conference for the History of Education (ISCHE)
Faculty of ¿Education and Psychology, Eötvös Loránd University (Budapeste, Hungary)
2022/11/23 Entre a história da polícia e a história da educação: para uma genealogia do aluno moderno como sujeito policiado (1760-1833). Ciclo de Conferências “O Pentaedro das Ciências Policiais”, Comemorações dos 40 anos das Ciências Policiais em Portugal (1982-2022).
ISCPSI (Lisboa, Portugal)
2022/07/14 A genealogia como processo metodológico em história da educação: o exemplo de sete teses de doutoramento (2003-2019) ICET - 2nd National Conference on Education and Training
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/02/11 António Hespanha como autoridade profana: reflexões sobre um encontro de escritas no contexto de pós-graduação Mesa redonda por ocasião do lançamento da revista Práticas da História, nº 9 subordinado ao tema "António Hespanha – Fazer e desfazer a história"
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2017/05/17 The role of police in the genealogy of modern schooling: education perceived through the lens of a science of state administration (17th and 18th centuries) Oxford Portuguese Research Seminar
Faculty of Medieval and Modern Languages, St. Peter's College, Oxford University (Oxford, United Kingdom)
2016/09/09 A história da polícia como genealogia da gramática escolar moderna (1760-1833): um roteiro de pesquisa VIII Encontro Ibérico de História da Educação: La Historia de la Educación hoy: retos, interrogantes, respuestas
Sociedad Española de Historia de la Educación e Universidade de Santiago de Compostela (Lugo, Spain)
2016/04/19 A historiografia como instrumento para uma análise crítica da escola moderna: um olhar sobre quatro itinerários de pesquisa Futuros da História/ Histórias do Portugal Contemporâneo (Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa)
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2016/03/11 A polícia e a educação na segunda metade do século XVIII: entre a «urbanidade» e a «cultura das disciplinas» Seminário de Investigação Biopolítica – Modos de usar
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/07/16 Recordando Lígia Penim Comunicação In memoriam, IV Encontro de História da Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/05/30 A história da polícia como genealogia da gramática escolar (1760-1834) Seminário A produção do medo. Segurança, território e política
Unipop e Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/09/25 A polícia como engenharia da vida: a Casa Pia de Lisboa e a escolarização do órfão desvalido (1780-1834) Colóquio A Arte de Governar: Novas Perspectivas Sobre o Poder no Portugal Contemporâneo
2013/07/03 A polícia como engenharia da vida: a Casa Pia de Lisboa e a escolarização do órfão desvalido (1780-1834) IV Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/07/13 A polícia de todos e de cada um: a Casa Pia de Lisboa e o devir escolarizante do governo da vida (1780-1834) IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2012/07/05 O aprendiz de intelectual Workshop Processos e bloqueios de escrita. III Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/04/04 A polícia como engenharia social da vida: a Casa Pia de Lisboa e a escolarização do órfão desvalido (1780-1834) II Encontro Nacional sobre Educação Artística
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2011/06/22 A polícia de todos e de cada um: a Casa Pia e o devir educacional do governo da vida (1780-1834) II Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/01/12 A criminalização das práticas homossexuais ao tempo do Estado Novo: poderes, saberes e experiência
(Thesis) Arguer
António João de Sousa Rocha e Silva (PhD)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2023/02/16 - 2023/02/18 9 EPRAE – Encounter on Practices of Research in Arts Education Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/09/01 - 2024/02/07 História dos Sistemas Educativos Contemporâneos História dos Sistemas Educativos Contemporâneos (Licenciatura)