???global.info.a_carregar???
Engenheira Electrónica e Telecomunicações (UA - 1980) e doutorada em Educação (Université de Mons, Bélgica - 2002), é atualmente Professora Auxiliar do Deptº de Educação e Psicologia e membro do CIDTFF. É também membro da coordenação do Programa Doutoral em Educação (Ramo de Supervisão e Avaliação). Interesses de investigação: Integração das TIC na Educação, Educação para a sustentabilidade, Avaliação Educacional e Supervisão de Investigação (em particular em contextos online). Esteve envolvida em vários projetos nacionais e internacionais, sendo coordenadora do projeto Rede de Apoio à Supervisão da Investigação e Desenvolvimento em Educação (RedeSIDEdu). Foi professora visitante da UNM (EUA), 2009, e na UNIT (Brasil), 2017. É consultora do grupo de investigação PYDES, UMNG (Colombia).
Identification

Personal identification

Full name
Maria João Loureiro

Citation names

  • Loureiro, M.J.
  • Loureiro, M. Joao
  • Maria João Loureiro
  • MJ Loureiro

Author identifiers

Ciência ID
0416-5FAD-5081
ORCID iD
0000-0002-5041-8689
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=fr&user=0FxvDX8AAAAJ&scilu=&scisig=AMD79ooAAAAAXfJZpODUouoKlvD6KySLsoiNtLSQPnPD&gmla=AJsN-F5P-a9eTDVaw9DthziVc7fgj-ApmWS_k3Nro7eoU1IIRlT6R0yuze_7t6tqZ-BxofSI-OtBopvl7UKH2x4ggv_EavdVSndDy2Y0Foto64_TDhi7sVN-ueslbAIQ3Q

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2002
Concluded
Doctorat en Education (Docteur)
Université de Mons, Belgium
"Un environnement d´apprentissage informatisé basé sur les conceptions alternatives des élèves - une application à l´électricité" (THESIS/DISSERTATION)
"La plus grande distinction avec les compliment du
1985/02 - 1987/10/12
Concluded
Psycho-Pédagogie (Informatic in Education) (Postgraduate Certificate)
Major in specialité: Informatique
Université de Mons, Belgium
17
1980
Concluded
Engenharia Electrónica e de Telecomunicações (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Projecto -Desenvolvimento de um sistema de micro-computador dedicado" (THESIS/DISSERTATION)
14
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2002/09/01 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
1980/09/01 - 2002/09/30 Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
1980/02 - 1980/07 Tutor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2017 - 2018 Coordenadora do grupos de investigação G3 do CIDTFF Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2011 Vice-coordinator of the Scientific Committee of the Dept. Didáctica e Tecnologia Educativa Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2009 Delegate of the Socrates-Erasmus Program at the Dept. of Didáctica e Tecnologia Educativa Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2006 Coordenator of the Curso de Qualificação para o exercício de outras Funções Educativas - Tecnologias na Comunicação Educacional e na Gestão de Informação Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1996 - 1998 Collaborator (coordinator secretary) of the Centro de Competência Nónio Sec. XXI Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1987 - 1994 Co-coordenator of the Pólo de Aveiro of the Projecto MINERVA Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1989 - 1993 Co-coordinator of a SOCRATES/ERASMUS program that aimed to create an European post-graduation in Educational Technology Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2008 - 2011 Member of the Direction and of the Scientific Commission of the Doctoral Program in Didáctica e Formação Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2011 Member of the Coordination Committee of Master/CFE courses on Ensino da Física Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2009 Member of the Coordination Committee of the Doctoral Program Multimédia em Educação Universidade de Aveiro, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2016/06/01 - 2019/11/30 Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências - um projeto inovador de investigação e desenvolvimento
PTDC/MHC-CED/0722/2014
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2011/01/01 - 2012/12/31 Rede de Apoio à Investigação e Desenvolvimento em Educação - Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Principal investigator
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/05/01 - 2008/09/30 IPEC - Investigação e Práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção
POCI/CED/58825/2004
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2023/07/26 - Current MoADe - Monitoring and Evaluation Group for the Development of CIDTFF [Grupo de Monitorização e Avaliação para o Desenvolvimento do CIDTFF]
CIDTFF
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Guerra, C.V.; Loureiro, M.J.; Senos, S.. Didactic, technological, and social challenges in Portuguese higher education during the pandemic confinement: Testimonials of experienced educational trainers. 2021.
  2. Loureiro, Maria João (coord.); Balula, Ana; Guerra, Cecília; Machado, Eusébio André; Oliveira, Lia; Pombo, Lúcia; Loureiro, Maria José; Alves, Palmira; Sá, Patrícia. Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior. Portugal: UA Editora. 2017.
  3. Costa, A.P.; Reis, L.P.; Loureiro, M.J.. Lessons learned on developing educational systems using a hybrid user centered methodology. 2015.
    10.1007/978-3-319-16528-8_20
  4. Costa, A.P.; Reis, L.P.; Loureiro, M.J.. Hybrid user centered development methodology: An application to educational software development. 2014.
    10.1007/978-3-319-13296-9_27
  5. Pombo, L.; Loureiro, M.J.; Balula, A.; Moreira, A.. Diversity of Strategies to Promote Effective B-Learning: A Case Study in Higher Education. 2013.
    10.1002/9781118557686.ch44
Book chapter
  1. Pombo, Lúcia; Marques, Margarida Morais; Carlos, Vânia; Guerra, Cecília; Lucas, Margarida; Loureiro, Maria João. "Augmented Reality and Mobile Learning in a Smart Urban Park: Pupils’ Perceptions of the EduPARK Game". In Citizen, Territory and Technologies: Smart Learning Contexts and Practices, 90-100. Springer International Publishing, 2017.
    Published • 10.1007/978-3-319-61322-2_9
Conference abstract
  1. Boné, Maria; Loureiro, Maria João; Bonito, Jorge. "Suporte básico de vida no 9.º ano: Metodologias de ensino na leitura dos alunos". Paper presented in 9.º Congresso internacional em saúde. CISaúde-2022. Investigação, humanização e superação, 2023.
    Published
  2. Boné, Maria; Bonito, Jorge; Loureiro, Maria João. "Formação em suporte básico de vida no ensino básico: perceções de alunos". 2023.
    Published
  3. Maria João Loureiro; Guerra, Cecília Vieira; Teresa Bettencourt. "Desenvolvimento de competências tecnológicas na formação inicial de professores: potencialidades da modalidade de blearning". Paper presented in II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e on-line, Lisboa, 2007.
    Published
Conference paper
  1. Boné, Maria; Loureiro, Maria João; Bonito, Jorge. "Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário.". Paper presented in IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2020.
    Published
  2. Vaile, Felix; Lopes, Betina; Loureiro, Maria João. "A supervisão na formação contínua de professores em países da África subsaariana: uma revisão sistemática da literatura exploratória". 2020.
    10.34624/gm7z-7b14
  3. Loureiro, Maria João; Marques, Margarida M.; Marques, Luís. "Investigação e práticas de educação em ciências - IPEC: contributos para o desenvolvimento profissional de professores". 2019.
  4. Loureiro, Maria João; Marques, Margarida M.. "Supervisão de investigação numa comunidade de prática online: aspetos organizacionais da comunidade CoTiques e produtos". 2019.
  5. Marques, Margarida Morais; Loureiro, Maria João; Marques, Luis. "Contributions to teaching practice of an online community of practice of teachers and researchers". 2016.
  6. Moreira, F.; Barbosa, I.; Loureiro, M.J.; Pombo, L.. "Junior Code Academy: A pilot project". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451667
  7. Moreira, F.; Barbosa, I.; Pombo, L.; Loureiro, M.J.. "Academia de Código Júnior: um projeto piloto". Paper presented in IV Conferência Internacional "Investigação, práticas e contextos em Educação", Leiria, 2015.
    Published
  8. Costa, Antonio Pedro; Maria João Loureiro; Reis, Luis Paulo. "A Importância da ¿Coordenação¿ no Desenvolvimento de Software Educativo". Paper presented in 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Badajoz, 2014.
    Published
  9. Betina de Silva Lopes; Maria João Macário; Pinto, Mariana; Maria Helena Ancã; Maria João Loureiro. "An Experience on research Training in Higher education: exploring the case of three doctoral students with different backgrounds". Paper presented in ESREA | Access, Learning Careers and Identities Network, Aveiro, 2011.
    Published
  10. Maria João Macário; Da Silva Lopes, Betina; Pinto, Mariana; Maria João Loureiro; Maria Helena Ança. "Research training in the 21st Century: A reflection on collaborative work and emergent learning". Paper presented in Old Meets New: Media in Education ¿ Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference., Aveiro, 2011.
    Published
  11. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware Sere". Paper presented in XIV IOSTE - International Organization for Science and Technology Education, Bled, 2010.
    Published
  12. Loureiro, Ana; Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria do Rosário; Antunes, Paula; Loureiro, Maria João. "Factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores online". 2009.
  13. Marques, Margarida Morais; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré; Marques, Luís Manuel Ferreira. "Gestão curricular intencional numa comunidade de professores e investigadores". 2009.
  14. Dias, A.B.; Moreira, A.; Pombo, L.; Loureiro, M.J.. "Online teaching/learning strategies: An evaluation framework". 2009.
  15. Pedro Costa; Maria João Loureiro; Luís Reis; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira. "Courseware SERe®: Technical and Didactic Evaluation". Paper presented in Research, Reflections and Innovations in Integrating ICT in Education, Lisboa, 2009.
    Published
  16. Pedro Costa; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Luís Reis. "Courseware SERe® - O Ser Humano e os Recursos Naturais: da ideia à primeira versão". Paper presented in Challenges 2009 - Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2009.
    Published
  17. Patrícia Sá; Isabel Pinheiro Martins; Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Courseware SERe®: finalidades e estratégias de exploração". Paper presented in XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Published
  18. Pedro Costa; Maria João Loureiro; Luís Reis; Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; Isabel Pinheiro Martins. "Exploradores no Courseware SERe®- ¿O Ser Humano e os Recursos Naturais¿". Paper presented in XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências. Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania, Castelo Branco, 2009.
    Published
  19. Maria João Loureiro; Luís Marques; Marques, Margarida M.; Cecília Guerra; Teresa Oliveira; Isabel Chagas; António Neto; et al. "Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interação". Paper presented in Colóquio "Da investigação à prática: Interacções e debates", Aveiro, 2008.
    Published
  20. Marques, Margarida Morais; Marques, Luís Manuel Ferreira; Lopes, Carla Alexandra Morim Vale; Loureiro, Maria João. "Utilização de tecnologias de comunicação online: caso de um projecto envolvendo investigadores e professores". 2008.
  21. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Rui Marques Vieira; Maria João Loureiro; Pedro Costa. "Avaliação técnica e didática do Courseware SERe®". Paper presented in Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências ¿ Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável. V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, Aveiro, 2008.
    Published
  22. Maria João Loureiro; Luís Marques; Margarida Marques; Guerra, Cecília Vieira; Teresa Oliveira; Isabel Chagas; António Neto; et al. "Investigação e práticas letivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interação". Paper presented in Colóquio ¿Da Investigação à Prática: Interações e Debates¿, Aveiro, 2008.
    Published
  23. Maria João Loureiro; Lúcia Pombo; Balula, Ana; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "Teaching and Eassessment in mobile contexts". Paper presented in 5th IADIS International Conference Mobile Learning 2008, Algarve, 2008.
    Published
  24. Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. "Evaluation of the storyboard and the development of Courseware SERe®". Paper presented in ICEM 2007 Conference, Nicosia, 2007.
    Published
  25. Maria João Loureiro; António Neto; Teresa Oliveira; Isabel Chagas; Teresa Bettencourt; Marília Cid; Luís Marques; et al. "Science Education Research and School Practices: Building an online Community of practice". Paper presented in ICEM 2007 Conference, Nicosia, 2007.
    Published
  26. Balula, Ana; Maria João Loureiro; Lúcia Pombo; António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira. "Integrating Eassessment as an Inmost Part of the Teaching and Learning Process". Paper presented in World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2007, 2007.
    Published
  27. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. "Da ideia aos primeiros passos: Desenvolvimento do Courseware SERe®¿ O Ser Humano e os Recursos Naturais". Paper presented in V Encontro Ibero americano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica, Málaga, 2006.
    Published
  28. Guerra, Cecília Vieira; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. "Courseware SERe®: da conceção didática à produção tecnológica". Paper presented in 8th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2006), Leon, 2006.
    Published
  29. Francislê Neri de Souza; António Moreira; Maria João Loureiro; Guerra, Cecília Vieira. "Challenges to the implementation of CFT in initial and in-service teacher education". Paper presented in Current Developments in Technology-Assisted Education, Sevilha, 2006.
    Published
Journal article
  1. Maria Aurora Boné; Maria João Loureiro; Jorge Bonito. "Quality Learning in Basic Life Support in Portuguese Basic Education School: A Cross-Sectional Study with 10th Grade Students". Societies (2023): https://doi.org/10.3390/soc13060147.
    10.3390/soc13060147
  2. Caio Mário Guimarães Alcântara; Maria João Loureiro; Ronaldo Nunes Linhares. "Avaliação como aprendizagem: conceptualização e mapeamento de estudos". Estudos em Avaliação Educacional (2021): https://doi.org/10.18222/eae.v32.7560.
    10.18222/eae.v32.7560
  3. Vaile, Felix Kuenda Uba; Lopes, Betina; Loureiro, Maria João. "Inovar na Educação em Ciencias em Angola: Um estudo exploratorio na formação continua de professores na area da Bioenergetica.". (2021): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/229.
  4. Vaile, Felix; Lopes, Betina; Loureiro, Maria João. "Supervisão e desenvolvimento profissional de professores em países da Africa subsariana: uma revisão de literatura exploratória". (2021): http://hdl.handle.net/10773/34982.
    10.34624/id.v13i4.26299
  5. Maria Boné; Maria João Loureiro; Jorge Bonito. "Suporte básico de vida na escola: O relato da evidência". HOLOS (2020): https://doi.org/10.15628/holos.2020.8959.
    10.15628/holos.2020.8959
  6. Maria João Loureiro; Rita Gonçalves. "INTERAÇÃO E QUESTIONAMENTO NUMA REDE SOCIAL: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE UM ESTÁGIO PROFISSIONAL DE UM CURSO TECNOLÓGICO". Revista e-Curriculum 17 1 (2019): 28-50. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p28-50.
    10.23925/1809-3876.2019v17i1p28-50
  7. Silva, Eunice; Loureiro, Maria João; Pischetola, Magda. "Competências digitais de professores do estado do Paraná (Brasil)". (2019): http://hdl.handle.net/10773/32303.
    10.34620/eduser.v11i1.125
  8. Kanitar, Fatima Passos; Loureiro, Maria João. "Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26653.
  9. Marques, Margarida Morais; Loureiro, Maria João; Marques, Luís. "Contributions to Science Teaching Practice of an Online Community of Practice of Teachers and Researchers". (2018): http://hdl.handle.net/10773/26722.
  10. Pombo, L.; Carlos, V.; Loureiro, M.J.. "Edulabs AGIRE project–evaluation of ICT integration in teaching strategies". Educational Media International 54 3 (2017): 215-230. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030672545&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09523987.2017.1384158
  11. Pombo, L.; Marques, M.M.; Lucas, M.; Carlos, V.; Loureiro, M.J.; Guerra, C.. "Moving learning into a smart urban park: Students' perceptions of the Augmented Reality EduPARK mobile game". Interaction Design and Architecture(s) 35 (2017): 117-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85047063534&partnerID=MN8TOARS.
  12. Margarida Morais Marques; Maria Joao Loureiro; Luis Marques. "Desarrollo curricular en una comunidad de práctica – principios implementados en el ámbito del proyecto IPEC". Academia y Virtualidad 8 1 (2015): 35-35. https://doi.org/10.18359%2Fravi.444.
    10.18359/ravi.444
  13. Maria João Loureiro; Luís Paulo Reis; Francislê Neri de Souza; António Pedro Costa; Costa, António Pedro; Loureiro, Maria João; Reis, Luís Paulo; Souza, Francislê Neri de. "Análise de Interações Focada na Colaboração e Cooperação do Modelo 4C". Revista Lusófona de Educação (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34941151004.
  14. Marques, M.M.; Loureiro, M.J.; Marques, L.. "Science teaching strategies developed in an online community of practice: A case study". International Journal of Web Based Communities 11 3-4 (2015): 305-321. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84943556272&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJWBC.2015.072134
  15. Costa, A.P.; Loureiro, M.J.; Reis, L.P.; de Souza, F.N.. "Focused interaction analysis in collaboration and cooperation of the 4c model,Analyse d’interactions focalisée sur la collaboration et coopération du modèle 4C,Análise de interações focada na colaboração e cooperação do modelo 4C,Análisis de interacción centrado en la colaboración y cooperación del modelo 4C". Revista Lusofona de Educacao 29 29 (2015): 31-51. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84932178076&partnerID=MN8TOARS.
  16. Costa, A.P.; Reis, L.P.; Loureiro, M.J.. "Educational software development: Coordination as the critical success factor,Desenvolvimento de software educativo: A coordenação como fator crítico de sucesso". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao E2 (2014): 1-18. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85034760324&partnerID=MN8TOARS.
    10.17013/risti.e2.1-18
  17. Costa, A.P.; Loureiro, M.J.; Reis, L.P.. "From the 3C collaboration model towards a 4C model: An analysis model for educational software development processes,Du modèle de collaboration 3C vers un modèle 4C: Un modèle d’analyse des processus de développement de logiciels éducatifs,Do modelo 3C de colaboração ao modelo 4C: Modelo de análise de processos de desenvolvimento de software educativo". Revista Lusofona de Educacao 27 27 (2014): 181-200. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84908550959&partnerID=MN8TOARS.
  18. Costa,António Pedro; Loureiro,Maria João; Reis,Luís Paulo; Costa, António Pedro; Loureiro, Maria João; Reis, Luís Paulo; António Pedro Costa; et al. "Do Modelo 3C de Colaboração ao Modelo 4C: Modelo de Análise de Processos de Desenvolvimento de Software Educativo". O modelo 4C foi adaptado do modelo 3C de colaboração com o objetivo de analisar e propor melhorias à Metodologia Hibrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU). Trata-se de um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental que tem como “alicerces” princípios do Design Centrado no Utilizador (DCU). Na sua base encontra-se a estrutura (2014): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502014000200012.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4324
  19. Neri de Souza, F.; Ana V. Rodrigues; Loureiro, M.J.. "Chemistry Teacher Training in Questioning and Arguing Competence with support of ICT". Journal of Science Education 15 (2014): 73.
  20. Loureiro, M.J.. "Using Peer Assessment for Promoting the Learning Process in a Doctoral Blended Learning Program - A Longitudinal Design-based Research Approach". (2013):
    10.3991/ijac.v6i2.2829
  21. Da Silva Lopes, B.; Macário, M.J.; Pinto, M.; Ançã, M.H.; Loureiro, M.J.. "Learning transitions of three doctoral students in a Portuguese higher education institution facilitated by the use of ICT". International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning 23 2 (2013): 179-193. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878879837&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJCEELL.2013.054291
  22. Costa, Antonio Pedro; Maria João Loureiro; Reis, Luis Paulo. "Modelo 4c: Análise da Comunicação no Processo de Desenvolvimento do Courseware Sere". Indagatio Didatica 5 2 (2013): 13-37.
    Published
  23. Loureiro, M.J.; Pombo, L.; Moreira, A.. "The quality of peer assessment in a wiki-based online context: A qualitative study". Educational Media International 49 2 (2012): 139-149. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868144971&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09523987.2012.703426
  24. Folhas, Rute; Pombo, Lúcia; Loureiro, Maria João; Avaliação, bLearning, Colaboração, Formação de Docentes, Quadros Interativos.. "Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em regime de bLearning". Este artigo insere-se num estudo de caso que incide na avaliação da exploração/adoção de estratégias na formação em Quadros Interativos de docentes das áreas disciplinares de ciências (Biologia e Geologia, Matemática e Física e Química). Esta formação realizou-se em regime de bLearning, n (2012): https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175.
    https://doi.org/10.34624/id.v4i4.4175
  25. Marques, M.M.; Loureiro, M.J.; Marques, L.; Marques, Margarida Morais; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré; Marques, Luís Manuel Ferreira. "Planning innovative teaching practices in a community of practice: A case study in the context of the project IPEC". International Journal of Web Based Communities 7 4 (2011): 429-441. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80053951884&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJWBC.2011.042989
  26. Patrícia Sá; Cecília Guerra; Isabel P. Martins; Maria João Loureiro; Rui Vieira; António Pedro Costa; Luís Paulo Reis. "DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁCTICOS INFORMATIZADOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O EXEMPLO DO COURSEWARE SeRe". Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias (2010): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92013009014.
  27. Costa, A.P.; Loureiro, M.J.; Reis, L.P.. "Courseware Sere: Technical and didactic evaluation made by students". Proceedings of the 5th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2010 (2010): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77957848408&partnerID=MN8TOARS.
  28. Costa, A.P.; Loureiro, M.J.; Reis, L.P.. "Hybrid User Centered Development Methodology: The practical case of Courseware Sere". Proceedings of the 5th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2010 (2010): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77957836755&partnerID=MN8TOARS.
  29. Pombo, L.; Loureiro, M.J.; Moreira, A.. "Assessing collaborative work in a higher education blended learning context: Strategies and students' perceptions,Bewertung kollaborativer arbeit in einem gemischten hochschulbildungs- lernkontext: Strategien und wahrnehmungen der studenten". Educational Media International 47 3 (2010): 217-229. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79959651492&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09523987.2010.518814
  30. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Vieira; Pedro Costa; Luís Reis. "Desenvolvimento de recursos didáticos informatizados no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. O exemplo do Courseware SERe®". Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 7 Extra (2010): 330-345. http://reuredc.uca.es/index.php/tavira/article/viewFile/50/48.
    Published
  31. Patrícia Sá; Cecília Guerra; Isabel Martins; Maria João Loureiro; Rui Vieira; Costa, Antonio Pedro; Reis, Luis Paulo. "Desenvolvimento de Recursos Didácticos Informatizados no Âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O Exemplo do Courseware Sere". Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 7 (2010): 330-345.
    Published
Manual
  1. Patrícia Sá; Guerra, Cecília Vieira; Isabel Pinheiro Martins; Maria João Loureiro; Rui Marques Vieira. Guião de exploração didática do Courseware Sere - O Ser Humano e os recursos naturais. Portugal. 2009.
Preprint
  1. Maria Aurora Boné; Maria João Loureiro; Jorge Bonito. "Quality Learning in Basic Life Support in Portuguese Basic Education School: A Study With 10th Grade Students". 2023. https://doi.org/10.20944/preprints202303.0285.v1.
    10.20944/preprints202303.0285.v1
Report
  1. Marques, Luís Manuel Ferreira; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré; Praia, João Felix; Lopes, Carla Alexandra Morim Vale; Marques, Margarida Morais; Pinho, Sérgio; Oliveira, Teresa; et al. 2008. Descrição detalhada das actividades efectuadas no decurso do projecto IPEC. http://hdl.handle.net/10773/9116.
Thesis / Dissertation
  1. Lopes, Carla Alexandra Morim Vale. "Avaliação de aprendizagens em ambientes exteriores à sala de aula com recurso às TIC". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21275.
  2. Kanitar, Fatima Passos. "Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação: um estudo no contexto de pós-graduações em educação". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12719.
  3. Marques, Margarida Morais. "Comunidades de prática online: contributos para a prática letiva: um estudo de caso no âmbito da educação em ciência envolvendo professores e investigadores". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13142.
  4. Santos, Sandra Maria Jorge dos. "Avaliação da gestão curricular da matemática : cursos profissionais III". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10773/12948.
  5. Dias, Maria Leonor da Costa. "Escola, saúde e sociedade - estudos de avaliação de projetos de educação para a saúde". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/10773/10928.
  6. Sampaio, Marlene Rodrigues Almeida Figueiredo. "Avaliação da competência de resolução de problemas explorando as TIC - um estudo de caso envolvendo alunos do 3º CEB e atividades matemáticas em ambientes exteriores à sala de aula". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10319.
  7. Gonçalves, Rita Susana Gomes. "Promoção e avaliação do questionamento de alunos do ensino secundário: um estudo explorando atividades em ambientes exteriores à sala de aula e ferramentas da web 2.0". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9911.
  8. Lima, Susana Isabel Pereira. "Abordagem didática à miniprodução fotovoltaica". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10773/10526.
  9. Rodrigues, Sónia Cristina dos Anjos. "Supervisão da formação de professores em ciências : um estudo de caso realizado no 1º e 2º CEB em contexto online". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1439.
  10. Folhas, Rute Cármen Reis Lopes. "Formação de professores de ciências sobre quadros interactivos em regime de bLearning". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1447.
  11. Cruz, Maria da Graça Santos; Rosa, Carla Sofia Fernandes. "Interacções em comunidades de prática online e reflexividade docente : um estudo de caso envolvendo professores de ciências". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1446.
  12. Brito, Ana Luísa Costa de. "Competências de utilização das TIC de alunos do ensino secundário : um estudo de caso". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/5337.
  13. Pinho, Sérgio Hélder Fernandes. "Papéis sociais em comunidades online e sua repercussão na interacção : análise de interacções em grupos online integrando investigadores e professores de ciências dos ensinos básico e secundário". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1451.
  14. Gonçalo, Marina da Conceição Gonçalves. "Utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino das ciências físicas e naturais : 3º ciclo". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1444.
  15. Barbosa, Isabel Maria Monteiro. "Potencialidades da disciplina TIC para a mudança de práticas educativas : um estudo de caso no 3º ciclo do ensino básico". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1450.
  16. Monteiro, Hugo Alexandre Simões. "Práticas de utilização de computadores portáteis". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1385.
  17. Marques, Margarida Morais. "Gestão curricular intencional numa comunidade de prática online". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1022.
  18. Quaresma, Paula Cristina de Magalhães. "Concepção e exploração de uma WebQuest para a introdução ao ensino da física". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/3387.
  19. Martins, Tomás. "Concepção de uma comunidade de prática online : um estudo em torno da integração das TIC na disciplina de EVT". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1292.
  20. Guerra, Cecília Vieira. "Avaliação do storyboard e da metodologia de desenvolvimento do courseware ser(e)". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4879.
  21. Pereira, Luís Miguel Cruz Simões. "Co-construção de estratégias de ensino numa comunidade de prática online : análise de interacções entre professores do 1º ciclo do ensino básico". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4774.
  22. Lima, Ana Paula dos Santos. "TIC e desenvolvimento de competências de resolução de problemas : um estudo de caso em educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1284.
  23. Santos, Anabela Cristina dos Santos Patrício Tristão. "As TIC e o desenvolvimento de competências para aprender a aprender : um estudo de caso de avaliação do impacte das TIC na adopção de métodos de trabalho efectivos no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4766.
  24. Inocentes, Elisabete Maria Guimarães Soares dos. "O processo supervisivo na formação em contexto de trabalho : um estudo no contexto dos cursos de especialização tecnológica do programa Aveiro Norte". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4776.
  25. Baptista, Margarida Maria Barros. "Impacte da Internet no desenvolvimento de competências gerais : um estudo no contexto de educação em ciências no 1º ciclo do ensino básico". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10773/1367.

Other

Other output
  1. Integração pedagógica das TIC no contexto de um Edulab – reflexão e sistematização de princípios orientadores de boas práticas (projeto AGIRE). O projeto AGIRE, resultante de uma parceria entre a Universidade de Aveiro, empresas ligadas ao ensino e à aprendizagem, e o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, implementou o conceito Edulab (laboratórios escolares dotados de equipamentos tecnológicos - tablets, computadores portáteis e quadros interativos, e recursos educativos digitais – manuais digitais e plataformas de aprendizagem) q. 2018. Fundo Estrutural FEDER, em concreto o POFC, do QREN AAC nº 08/SI/; CIDTFF, financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Na. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/150.
  2. Edulabs for the integration of technologies in Basic Education – monitoring the AGIRE project. The AGIRE project is a partnership between the University of Aveiro, a consortium comprising 26 companies related to teaching and learning, and one School Grouping, with the financial support of QREN. The project is embedded into the Edulab concept (school laboratories with technological equipment, as tablets, laptops, whiteboards, and educational materials such as eBooks and learning platforms) t. 2016. Pombo, Lúcia; Carlos, Vânia; Loureiro, Maria João; Lúcia Pombo; Vânia Carlos; Maria João Loureiro. http://hdl.handle.net/10773/19010.
    10.21890/ijres.56518
  3. Competências relacionadas com metodologias de investigação em educação: perceções de um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas. A implementação de reformas na formação doutoral, decorrente da aplicação da Declaração de Bolonha, veio trazer novos desafios às universidades assim como indicar a necessidade de compreender o que se pretende com essa mesma formação. O presente estudo visa, através de uma consulta a um painel de especialistas de cinco universidades portuguesas, compreender quais as finalidades do primeiro ano cur. 2016. Neves, Luis Filipe; Universidade de Aveiro; Coutinho, Clara; Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação - Universidade do Minho; Loureiro, Maria João; Departamento de Educação e Psicologia e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formaçã. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4468.
  4. The dynamics of an online community of practice involving teachers and researchers. In the literature, communities of practice (CoPs) are recognised as having potential to promote teachers’ professional development. However, the study of the dynamics of CoPs with teachers and researchers, and their impact on teachers’ professional development, is still scarce. Contributing to fill this gap, this paper presents a single case study of the dynamics of a Portuguese online CoP, create. 2015. Marques, Margarida Morais; Loureiro, Maria João; Marques, Luís. http://hdl.handle.net/10773/13796.
    10.1080/19415257.2014.997396
  5. Desenvolvimento curricular numa comunidade de prática: princípios operacionalizados no âmbito do projeto IPEC. Na literatura tem-se reconhecido a complexidade do processo de desenvolvimento curricular (DC) e referido ser desejável a interação entre a prática e a investigação em Educação. O projeto português IPEC procurou promover essa articulação através duma comunidade de prática (CoP) online, envolvendo professores de ciências e investigadores em grupos de trabalho que desenvolveram módulos curriculares.. 2015. Marques, Margarida Morais; Loureiro, Maria João; Marques, Luís. http://hdl.handle.net/10773/17510.
  6. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dim. 2014. Costa,António Pedro; Reis,Luís Paulo; Loureiro,Maria João. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952014000300002.
  7. Courseware SeRe®- um recurso digital para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Da conceção do recurso à formação de professores. O projeto Courseware SeRe® “O Ser Humano e os Recursos Naturais” surge da consciencialização da falta de recursos didáticos informatizados de qualidade para a Educação em Ciências consentânea com as orientações provenientes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Com a exploraç&at. 2013. Sá, Patrícia; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Aveiro; Guerra, Cecília; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de Avei; Costa, António Pedro; Ludomedia e Universidade de Aveiro CCentro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de F; Loureiro, Maria João; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de; Vieira, Rui Marques; Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Universidade de ; Sá, Patrícia; Guerra, Cecília; et al. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2568.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4286
  8. Health education projects in schools: from evaluation on to reference practices. Planning pertinent and efficient interventions within Health Education (HE) in schools determines the implementation of evaluation procedures that should not only translate an analysis of the developed action, but also contribute for a reflection about the implementation process of HE in Portuguese schools. This, in fact, aims for a search of a qualitative optimization of the interventions. Accord. 2013. Dias, Maria Leonor da Costa; Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré; Loureiro, Maria Isabel Guedes. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3261.
  9. Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência. Planear intervenções pertinentes e eficazes no âmbito da Educação para a Saúde (EpS) em meio escolar determina a implementação de procedimentos de avaliação que traduzam, não só um balanço da ação desenvolvida, mas contribuam, igualmente, para a reflexão em torno do processo de implementação da EpS na realidade escolar portuguesa, com vista à otimização qualitativa das intervenções. À luz deste pr. 2013. Dias,Maria Leonor da Costa; Loureiro,Maria João de Miranda Nazaré; Loureiro,Maria Isabel Guedes; Dias, Maria Leonor da Costa; Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré; Loureiro, Maria Isabel Guedes. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872013000100011.
    10.21814/rpe.3261,title
  10. E-assessment in collaborative blended learning: evolving practices and students’ perceptions. This study reports on evolving practices of e-assessment in higher education collaborative blended learning contexts based on the paradigm of assessment for learning. Taking into account the results of a previous study, the paper describes the e-assessment strategies explored in two Distance Education post-graduation modules and their evolution. In the modules, students were asked to collaborative. 2011. Loureiro, Maria João; Pombo, Lúcia; Balula, Ana; Moreira, António. http://hdl.handle.net/10773/8943.
  11. Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC. Da análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e. 2011. Marques, Margarida Morais; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré; Marques, Luís Manuel Ferreira. http://hdl.handle.net/10773/8917.
  12. Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador aplicada ao Software Educativo. Este artigo descreve a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU). Trata-se de um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental que tem como ¿alicerces¿ princípios do Design Centrado no Utilizador (DCU), especificados na International Organization for Standardization - ISO 13407. Na sua base encontra-se a estrutura disciplinada de processos de desenvolvime. 2010. Costa,António Pedro; Loureiro,Maria João; Reis,Luís Paulo; Costa, António Pedro Dias da. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952010000200002.
  13. Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais. Produto. 2009. Patrícia Sá; António Pedro Costa; Cecília Guerra; Rui Vieira; Isabel Martins; Maria João Loureiro. http://sere.ludomedia.pt.
  14. Development of a Learning Environment for Basic Electricity. Technology-Based Learning Environments. 1994. Loureiro, João. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-79149-9_17.
    10.1007/978-3-642-79149-9_17
  15. LABEL: An Intelligent Learning Environment (ILE) for Electric Circuits. Learning Electricity and Electronics with Advanced Educational Technology. 1993. Loureiro, M. João. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-02878-0_17.
    10.1007/978-3-662-02878-0_17