???global.info.a_carregar???
Helena Maria Ferreira Moreno Luís. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa em 2016. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Santarém. Publicou 12 artigos em revistas especializadas e 10 trabalhos em actas de eventos, possui 7 capítulos de livros e 8 livros publicados. Possui 6 itens de produção técnica. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e em Ciências da Educação. Nas suas actividades profissionais interagiu com 60 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação de Infância, Formação de Educadores de infância, Avaliação, Supervisão, Construção conhecimento profissional, Brincar, Dialogismos, Early childhood Education, Educação em Ciência e Formação de Professores. Recognized as a specialist by Ordem dos Psicólogos Portuguese (in 2016) in Educational Psychology and Clinical and Health Psychology and in the advanced specialities: Special Needs; Early Intervention and Community Psychology . Recognized as a specialist in Teacher Education/ Science Education In Early Childhood Teachers Traning (143 CNAEF) by the Scientific Council of Escola Superior de Educação de Santarem / IPSantarem (in 2014) Certified trainer by Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, in 1998 ( Registo CCPFC/RFO-05244/98) in B03 Education and Development B13 Educational Psychology B16 Curriculum Theory Certified trainer for Science Education in Early Childhood Education and in Effective Early Learning in Preschool Education (CCFCP/ ME) Actual research interests are mainly in two areas: - Early childhood education and first years learning and development More specifically in the process of play and imagination in children learning and development ( e.g. Projects ImaginE and EduArte) - Teacher professional development. The main interests are in the process of supervision for professional development and teachers practical knowledge. Competence acquired in: 1) scientific divulgation as sub-director of the Interacções Journal, ESE of Santarém, since 2005; 2) organization of scientific events in several institutions, GEDEI- Study Group in Early Childhood Education, GEC- Curriculum Studies Group 3) coordination of the institutional evaluation in the ESE of Santarém referring to the Courses of Education of Early Childhood and Basic Education, transition to Bologna process in 2007, and Accreditation in 2001; 4) project coordination integrated in the Ciência Viva Program 5) experience as a trainer started in 1990, collaborating with several institutions, ESE Santarém, Teacher Training Centers, Ministry of Education, among others; 6) organization of exchange programs between students and teachers from European countries; 7) collaboration with Ministry of Education in assessing the quality of educational settings for pre-school children; 8) evaluation (as a specialist) of education programs in early childhood education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Moreno Luís

Nomes de citação

  • Luís, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
FE1B-828C-2A6D
ORCID iD
0000-0002-6947-2597

Endereços de correio eletrónico

  • helena.luis@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Telefones

Fax
  • 243721869 (Profissional)
Telefone
  • 243309180 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Complexo Andaluz, 2001, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Websites

  • www.ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016/11/07
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"Teorias Práticas em Profissionais de Educação de Infância. Papel da Formação, Supervisão e Contextos de Trabalho na Construção do Conhecimento Profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Magna Cum Laude (18 valores)
2016 - 2016
Concluído
Especialista em Psicologia da Educação. (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialista Psicologia Clínica e da Saúde (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialidade avançada em Psicologia Comunitária (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialidade avançada em Intervenção Precoce (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialidade avançada em Necessidades Educativas Especiais (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
1998 - 2000
Concluído
Educação, Cultura e Sociedade (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Vigo, Espanha
1998
Concluído
Educação - Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A percepção da relação educador criança e o estilo de interacção educativa. Contributos para a promoção de contextos pré-escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990
Concluído
Licenciatura em Psicologia - Psicologia Clínica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Report of Internship in Clinical Psychology at School" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1985
Concluído
Educação de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2001/11/20 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999/01 - 2001/11 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1997/07/14 - 1998/12/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1991/07/14 - 1997/07/14 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

1991/01/02 - 1991/06/13 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Escola Secundária de Salvaterra de Magos, Portugal
1985/09/01 - 1988/08/31 Educador de infância (Educador de Infância)
Centro Social InterParoquial de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

2016/12/16 - Atual Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - Atual Membro do Conselho pedagógico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - Atual Coordenadora da Ludoteca da ESES
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2005 - Atual Diretora Adjunta da Revista Interacções
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2001/11/20 - Atual Membro do Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1996/10/29 - Atual Membro da Assembleia de Escola
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/02/14 - 2017 Presidente da Assembleia de Escola
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/11/20 - 2011/09/30 Coordenadora Cursos de Educação de Infância
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010/02/04 - 2011/09 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008/02 - 2009/09 Coordenadora do Departamento de Educação e Currículo
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1987 - 1988 Coordenadora Unidade Creche, Jardim de Infância e ATL
Centro Social InterParoquial de Santarém, Portugal

Outros

1990/09/01 - 1991/12/31 Psicólogia Clínica
Santa Casa da Misericórdia de Santarem, Portugal
1989/09/01 - 1990/12/31 Conselheira Pedagógica / Supervisão iniciação à prática profissional educadores de infância
Instituto Piaget, Portugal
1985/02 - 1985/08 Estagiária (Educadora)
Centro Social InterParoquial de Santarém, Portugal
1984/10 - 1985/02 Estagiária (Educadora)
Externato O Pelicano, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - Atual IMAGinE - Imaginação em Educação
IMAGinE
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - Atual GIPEinStudents_Construções Críticas em Psicologia e Educação.
GIPE
Desenvolvimento técnico
2015 - Atual Project EduARTE
EducArte
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017 - 2020/08/31 TRANSPEER: a transnational skills programme to enhance the employability of researchers
2017-1-SE01-KA203-034535
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
2017 - 2019 TVT21 Community: eskills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism)
2017-2-PT02- KA205-004354
Outra
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
2014 - 2015 Formar para Incluir
CCPFC/DC - 2352/15
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2012 - 2013 BABY-EEL – The Baby Effective Early Learning Programme
Baby EEL
Investigador
2011 - 2013 TODDLER - Towards Opportunities for Disadvantaged and Diverse Learners on the Early childhood Road - Educating the reflective practitioner to give toddler a fair chance for lifelong learning
510609-LLP-1-2010-1-NO-Comenius-CMP
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
2006 - 2011 DQP- Desenvolver a qualidade em Parcerias
DQP
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Ministério da Educação
2008 - 2009 IBM KidSmart Early Learning Program in Portugal
Kidsmart
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
2005 - 2008 To the discovery of Science: construction of a community of formation, intervention and investigation
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POCI/59430/PT
Investigador
Ciência Viva, Portugal
Ciência Viva
2003 - 2006 CCAA - Building the Competence of Learning to Learn
CCAA
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
1998 - 2001 Gestão Flexível do Currículo
GFC
1999 - 2000 Coeducation: From Principle to the Development of a Practice
Coeducação
Desenvolvimento técnico
Commissao para a Cidadania e Igualdade de Genero, Portugal
1993 - 1998 Avaliação do Impacto da Formação Contínua
FOCO
Investigador
1993 - 1998 Pre-School Education Characterization Project (PROCEPE).
PROCEPE
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1990 - 1993 Projeto Integrado de Santarém
PISANT
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2012 - 2014 Teacher training: training, identity and social representations.
TT
Investigador
2002 - 2003 Formação contextualizada no desenvolvimento curricular de Projetos em Escolas do Ensino Básico
FCEB
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Luís, Helena; Antunes, Magda. 2017. "Teaching and play. Early childhood teachers perspectives". EECERA.
  2. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia. 2015. "Train to include – the promotion of inclusive practice through training in context.".
  3. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda. 2015. "Projeto formar para incluir".
  4. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. 2013. "Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor". In II Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education Conference Proceedings,: II Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education Conference Proceedings,, Évora, 172-189. Évora.
    Publicado
  5. Luís, Helena; Alves, Madalena; Gonçalves, Arlete; Amaro, Gabriela; Sousa, Helena; Vieira, Julieta; Calheiros, Maria José; et al. 2008. "Multiple perspectives on quality - partnership on quality evaluation and professional development in early childhood institutions". In Vision Into Practice. Making Quality a Reality in the Lives of Young Children. CECDE International Conference Proceedings: CECDE International Conference, Dublin, Irlanda. Dublin, Irlanda: O'Brien, Cassidy and Schonfeld (Ed).
    Publicado
  6. Luís, Helena; Alves, Madalena. 2005. "Projecto de Formação e Plano Curricular do Curso de Educação de Infância". In Formação de Professores e Educadores de Infância: Questões do Presente e Perspectivas Futuras: 1º Simpósio Nacional de Educação Básica: Pré-escolar e Primeiro Ciclo, Aveiro, Portugal. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.
    Publicado
  7. Luís, Helena; Pereira, Augusta; Gomes, S.. 2005. "Adaptação da Criança à Creche". In 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância: Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, Portugal. Porto, Portugal: ESE de Paula Fransinetti.
    Publicado
  8. Luís, Helena; Oliveira, Joana; Vitorino, M. 2005. "Papel do Educador como Mediador da Aprendizagem e Organizador dos Espaços e dos Materiais". In 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância: 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, Portugal. Porto, Portugal: ESE Paula Fransinetti.
    Publicado
  9. Roldão, Maria do Céu; Costa, Fernando; Luís, Helena; Alves, Madalena; Hamido, Gracinda. 2005. "Desenvolvendo a Competência de Aprender a Aprender (CAA) - Exemplos de Uso de descritores de CAA em Actividades Curriculares". In Actas do Congresso Galaico Português de Psicopedagogia: Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braga, Portugal. Portugal.
    Publicado
  10. Luís, Helena; Rodrigues, Isabel. 2005. "A Prática pedagógica como eixo agregador da formação em educação de infância". In Formação de Professores e Educadores de Infância: Questões do Presente e perspectivas Futuras.: 1º Simpósio Nacional de Educação Básica: Pré- Escolar e Primeiro Ciclo., Aveiro, Portugal. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.
    Publicado
  11. Alves, Madalena; Luís, Helena. 2003. "Círculos de Estudos centrados na problemática da gestão e da diferenciação". In Actas do XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE / AIPELF: XII Colóquio da AFIRSE / AIPELF, Lisboa, Portugal. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa.
    Publicado
  12. Alves, Madalena; Luís, Helena. 1993. "A Formação de Educadores de Infância na ESE de Santarém". In Actas do 1º Encontro Regional de Educação de Infância: Actas do 1º Encontro Regional de Educação de Infância, Santarém, Portugal. Santarém, Portugal: ESES / F.C. Gulbenkian.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Togtema, Ana Margarida; Luís, Helena; Hamido, Gracinda. 2018. "Arte, Educação e aprendizagem: reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de educadores e professores em educação artística". Livro de Atas do Congresso de Investigação em Educação Artística ""A educação no sistema de ensino português: conquistas e desafios": 316-334. http://ciea.esev.ipv.pt/files/livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Antunes, Magda; Luís, Helena. 2018. "Brincar Na Educação De Infância: Conceções E Intencionalidade Educativa Dos/As Educadores/As De Infância". https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/850 6 (1). https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16117.
    Publicado
  3. Luís, Helena; Antunes, Magda; Pimenta, Sofia; Tagarro, Marta; Uva, Marta; Hamido, Gracinda; Colaço, Susana. 2017. "“Projeto IMAGinE_Imaginação em Educação”". Colóquio Internacional “UIIPSantarém: Investigação & Desenvolvimento local, regional, nacional e internacional" (1): 1-10.
    Publicado
  4. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu. 2017. "Early childhood teachers’ learning and professional development". European Scientific Journal ESJ Special Ed: 48-60. https://eujournal.org/index.php/esj/article/view/9396/8919.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Portugal, Gabriela; Luís, Helena. 2016. "A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância". Saber & Educar 21 (21): 66. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol21.207.
    Acesso aberto • 10.17346/se.vol21.207
  6. Luís, Helena. 2016. "A atenção à Experiência Interna da Criança e Estilo do Adulto". Saber & Educar.
  7. Portugal, Gabriela; Luís, Helena. 2016. "Observation of early childhood educators’ interaction style and child experience – opportunities for training in context". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 54 (19): 173-182. http://hdl.handle.net/10400.15/1716.
    Publicado • 10.6018/reifop.19.2.253821
  8. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu. 2016. "O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores". http://hdl.handle.net/10400.15/2006.
  9. Luís, Helena. 2016. "Observation of early childhood educators’ interaction style and child experience – opportunities for training in context". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado.
  10. Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. 2013. "Construir identidades profissionais no Ensino Superior. Aprender a Ensinar a Ser (Sendo) Professor". II Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education Conference Proceedings, (1): 172-189. http://hdl.handle.net/10400.15/2038.
  11. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Cláudia. 2012. "Projeto Europeu: Por Oportunidades Para Crianças Desfavorecidas E Com Necessidades Educativas Especiais Durante Os Primeiros Anos De Vida". Nuances: estudos sobre Educação 22 (23): 129-147.
    Publicado • 10.14572/nuances.v22i23.1766
  12. Calheiros, Maria José; Cunha, Teresa. 2011. "Avaliar e Desenvolver a Qualidade em Parceria.Relato da Construção de um processo de avaliação num jardim de infância da rede pública". Revista Millenium (?): 0-0. www.ipv.pt/millenium.
    Aceite para publicação
  13. Luís, Helena; Hamido, Gracinda; Piscalho, Isabel. 2011. "Iniciação à Prática e Desenvolvimento Profissional nos Cursos de Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém". Revista Nuances (19): 1-21.
    Publicado
  14. Hamido, Gracinda; Luís, Helena. 2010. "Vivência da Democracia em Contextos para a Infância e Conhecimento Prático do Educador". (Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/422.
  15. Roldão, Maria do Céu; Figueiredo, Maria; Campos, Joana; Luís, Helena Maria Ferreira Moreno. 2009. "O conhecimento profissional dos professores - especificidade, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social.". Revista Brasileira de fORMAÇÃO DE pROFESSORES 1 (2): 150-177. http://www.facec.edu.br/seer/index.php/formacaodeprofessores/article/vewRST/75/152.
    Publicado
  16. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Libório, Ofélia. 2008. "Democracy and Curriculum : the need to give a new meaning to children and choldhood (s)". Revista Interacções 4 (10): 77-88.
    Publicado
  17. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Calheiros, Maria José. 2008. "Análise do empenhamento do educador : uma experiencia de formação e supervisão no contexto de jardim de infância.". Revista Interacções 4 (9): 66-79. http://nonio.eses.pt/interaccoes.
    Publicado
  18. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno. 1999. "O papel da educadora na perspectiva de diferentes modelos curriculares para e educação pré- escolar". Revista da ESES 10 (10): 175-189.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Luís, Helena. 2017. "Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador". Centro de Investigação em Educação - CIE-UMa. http://hdl.handle.net/10400.15/2026.
  2. Reis, Pedro; Luís, Helena. 2012. "O Programa KidSmart e a integração das tecnologias de informação e comunicação num jardim-de-infância de uma zona rural de Portugal". Mercado de Letras. http://hdl.handle.net/10451/9566.
  3. Luís, Helena. 2011. "A formação dos Educadores de Infância para a avaliação da qualidade das interacções - adaptação de um instrumento de observação". In Temas e Dilemas Pedagógicos da Educação Infantil: desafios e Caminhos, 1-26. Brasil, Brasil: Mercado das Letras.
    Publicado
  4. Luís, Helena; Alves, Madalena; Campos, Joana. 2006. "Formação na escola: análise das transversalidades emergentes na reorganização curricular numa Escola do Ensino Básico". In Tranversalidade na Educação e na Saúde, 53-73. Porto, Portugal: Porto Editora.
    Publicado
  5. Roldão, Maria do Céu; Luís, Helena; Hamido, Gracinda; Costa, Fernando; Bento, Maria de Jesus; Campos, Joana; Alves, Madalena. 2002. "Para uma estratégia de formação sustentada". In Gestão flexível do currículo: reflexões de formadores e investigadores, 121-138. Lisboa, Portugal: Ministério de Educação - Departamento de Educação Básica.
    Publicado
  6. Luís, Helena. 2001. "Educação Pré-escolar diferenciada e estilo de interacção adulta: contributos para uma avaliação das práticas dos educadores de infância". In Currículo, Formação e Inovação, 1-10. Porto, Portugal: Porto Editora - Colecção CiDInE.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Tavares, Teresa-Claúdia; Luís, Helena. 2013. Parental involvement in Toddler Education. Guidelines for teachers. Viseu, Portugal: Psicossoma. http://psicosoma.pt/artigos/Toddler_book_ING_nov_UV1.pdf.
  2. Luís, Helena; Marques, Ramiro; Roldão, Maria do Céu; Alves, Madalena. 2006. Transversalidade na Educação e na Saúde. Porto, Portugal: Porto Editora.
  3. Roldão, Maria do Céu; Luís, Helena; Costa, Fernando; Hamido, Gracinda; Campos, Joana; Bento, Maria de Jesus; Alves, Madalena. 2003. A diversidade sócio-cultural e o currículo. Santarém, Portugal: GEC / ESE de Santarém - Cadernos de Gestão Curricular 2.
  4. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu; Costa, Fernando; Hamido, Gracinda; Campos, Joana; Bento, Maria de Jesus; Alves, Madalena. 2003. Gestão Curricular e Competências Transversais. Santarém, Portugal: GEC / ESE de Santarém - Cadernos de gestão Curricular 1.
Livro
  1. Oliveira- Formosinho, Júlia (coordenação); Luís, Helena; Lemos, Ângela; Folque, Assunção; Pereira, Cristina; Ribeiro, Esperança; Portugal, Gabriela; et al. 2009. Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Estudos de Caso. Lisboa, Portugal: DGIDC / Ministério de Educação. http://sitio.dgidc.min-edu.pt.
    Publicado
  2. Roldão, Maria do Céu; Luís, Helena; Costa, Fernando; Alves, Madalena; Hamido, Gracinda; Campos, Joana; Bento, Maria de Jesus; et al. 2005. Formação e Práticas de Gestão Curricular - Crenças e Equívocos. Lisboa, Portugal: ASA.
    Publicado
  3. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu; Costa, Fernando; Reis, Pedro; Camacho, George; Duarte, Gentil. 2000. Avaliação do impacto da formação. Um estudo dos Centros de Formação da Lezíria e Médio Tejo. 1993-1995.. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri / ESES.
    Publicado
  4. Cardona, Maria João; Luís, Helena; Silva, Ana da; Alves, Madalena; Araújo, Dina; Campiche, Jean; Rodrigues, Isabel; Rosário, Manuela do; Tavares, Teresa Cláudia. 1999. A narrativa na promoção da igualdade de género. Contributos para a educação pré-escolar.. Lisboa, Portugal: CIDM - Colecção Coeducação.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Luís, Helena; Antunes, Magda. 2017. "Teaching and play. Early childhood teachers perspectives".
  2. Luís, Helena. 2007. "Teacher training for adult support on children knowledge construction". Trabalho apresentado em 17th EECERA Annual Conference.
Relatório
  1. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda; Amendoeira, António. 2015. Relatório do Projeto "Formar para Incluir". http://hdl.handle.net/10400.15/2044.
  2. Reis, Pedro (coordenador); Linhares, Elisabete; Costa, Fernando; Luís, Helena; Campos, Joana; Alves, Madalena; Figueiredo, Maria. 2008. KidSmart Early Learning Program. Relatório de Avaliação.. http://hdl.handle.net/10400.15/2046.
Resumo em conferência
  1. Luís, Helena. 2011. "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias- Desta vez olhei o DQP à luz de formadora...". Trabalho apresentado em II Conferência Nacional em Educação de Infância, Lisboa, Portugal, 21-21.
    Publicado
  2. Luís, Helena. 2010. "Professional Knowledge Construction - a study on research and training with early childhood teachers". Trabalho apresentado em 20th EECERA Annual Conference, Birmingham, Reino Unido.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Luís, Helena. 2017. Ludoteca " Mariana Viegas". Apresentação da Ludoteca da Escola Superior de Educação e do Projeto IMAGinE com o qual articula.. http://hdl.handle.net/10400.15/2048.
  2. Fuertes, Marina; Luís, Helena. 2014. Vinculação, práticas educativas na primeira infância e intervenção precoce. Neste número da revista Interacções apresentamos estudos sobre a vinculação, a qualidade das práticas educativas na primeira infância e experiências de equipas de intervenção precoce. Pretendemos proporcionar aos leitores alguns estudos na área assim como o conhecimento de alguns conceitos críticos para a intervenção precoce e para a compreensão dos comportamentos relacionais da criança, sobretudo. http://hdl.handle.net/10400.15/2037.
    Fuertes, M. e Luís, H. Editorial “Vinculação, Práticas educativas na Primeira Infância e Intervenção Precoce” (2014). Revista Interacções. V.10. Nº 30, pp 1-7.
  3. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia. 2014. Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto. Neste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto f. http://hdl.handle.net/10400.15/2039.
  4. Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. 2013. Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor. Nesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns. http://hdl.handle.net/10400.15/2038.
  5. Hamido, Gracinda; Luís, Helena. 2010. Editorial: Investigação e prática profissional: histórias de relação com o saber. http://hdl.handle.net/10400.15/364.
  6. Luís, Helena; Calheiros, Maria. 2008. Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância. O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativ. http://hdl.handle.net/10400.15/306.
  7. Luís, Helena. 2008. Editorial: Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. http://hdl.handle.net/10400.15/309.
  8. Libório, Ofélia; Luís, Helena. 2008. Democracy and curriculum: the need to give a new meaning to children and childhood(s). Recalling one of Dewey thoughts there is a consensus among educators that we should regard early childhood settings and schools as learning spaces for democracy through real life experiences of democratic life. Conceptions of self-centred child, with few realistic ideas about the world and about oneself, make democratic living at the kindergarten impossible. Consequently, democracy learning expres. http://hdl.handle.net/10400.15/315.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2017/02 Early Childhood Teachers’ Learning and Professional Development
(Buenos Aires, Argentina)
2016 Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador
2016 O papel do brincar na aprendizagem em educação de infância – reflexão a partir de um estudo sobre a construção das teorias práticas dos professores.
2015 Train to include – the promotion of inclusive practice through training in context.
2015 Projeto Formar para Incluir.
2013 Brincar e Aprender- O que escapa aos Adultos?
2011 Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias- Desta vez olhei o DQP à luz de formadora... II Conferência Nacional de Educação Pré-Escolar
DGIDC / Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2010 Professional Knowledge Construction - a study on research and training with early childhood teachers 20th EECERA Annual Conference
EECERA - Early Childhood Research Association / CREC (Birmingham, Reino Unido)
2010 Iniciação à Prática Profissional: Configurações no 1º Ciclo de Bolonha Seminário da Licenciatura em Educação Básica: Balanços e Perspectivas
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009 Supervisão na formação - modos de construção do conhecimento profissional dos educadores de infância II Congresso Internacional do CiDiNE
CiDiNE / ISPAGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2008 A construção do conhecimento do mundo pela criança - o discurso dos educadores de infância I Congresso Internacional em Estudos da Criança
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/04 - 2019/04/30 A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019 A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança
Orientador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019 Brincar ao sabor do vento: potencialidades do brincar livre ao ar livre
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2018 "A avaliação do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de Creche"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - 2018 "Importância do tempo de recreio: Papel do educador(a)/professor(a) no tempo de brincar ao ar livre"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2018 "A relevância dada pelos profissionais das Atividades de Enriquecimento Curricular ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógico"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2018 "As potencialidades do brincar: Conceções das educadoras e professoras"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 Brincar e Aprender. Um olhar sobre a prática de uma Educadora de infância em formação.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Brincar na Educação de Infância: Conceções e intencionalidade educativa dos/as Educadores/as de Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a relevância dos contos de fadas no desenvolvimento das crianças"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Diferenciação Pedagógica em Creche e Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A relevância da Educação de Infância na perspetiva dos pais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Promoção da Criatividade em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Práticas de Avaliação na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "O uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na Educação de Infância".
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Avaliação em Educação Pré-Escolar: Os educadores e a avaliação do processo ensino-aprendizagem das crianças".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2013 Adequar a ação pedagógica : explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativo
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2012 - 2013 Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
Coorientador
Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1990 - Atual Iniciação à Prática Profissional de Educadores de Infância ( Estágio, Prática Pedagógica, Iniciação à prática Profissional, Prática de Ensino Supervisionada) em contexto de Creche , Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2009/09 - 2011 Construção do Pensamento Matemático e Científico (Outros) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1986 - Atual APEI - Associação dos Profissionais em Educação de Infância Pertença aos Orgãos Sociais 2013-2016
Atual GEDEI - Grupo de Estudos em Educação de Infância
Atual CiDine
Atual Ordem dos Psicólogos