???global.info.a_carregar???
Helena Maria Ferreira Moreno Luís. Completed PhD in Educational Sciences in 2016. Professor at Santarém Polytechnic in the area of Social Sciences with an emphasis on Psychology and Educational Sciences. In his DeGóis curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Early Childhood Education, Training of Early Childhood Educators, Assessment, Supervision, Construction of professional knowledge, Play, Dialogisms, Early childhood Education, Science Education and Teacher Training. Recognized as a specialist by Ordem dos Psicólogos Portuguese (in 2016) in Educational Psychology and Clinical and Health Psychology and in the advanced specialities: Special Needs; Early Intervention and Community Psychology. Certified trainer by Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, in 1998 ( CCPFC/RFO-05244/98) in B03 Education and Development B13 Educational Psychology B16 Curriculum Theory Certified trainer for Science Education in Early Childhood and in Effective Early Learning in Preschool Education (CCFCP/ ME). Actual research interests are mainly in two areas: - Early childhood education, first years learning and development and teacher professional development. Competence acquired in: 1) scientific divulgation as sub-director of the Interacções Journal, ESE of Santarém, since 2005; 2) organization of scientific events in several institutions, GEDEI- Study Group in Early Childhood Education, GEC- Curriculum Studies Group 3) coordination of the institutional evaluation in the ESE of Santarém referring to the Courses of Education of Early Childhood and Basic Education, transition to Bologna process in 2007, and Accreditation since 2001 ; 4) project coordination in several programs 5) experience as a trainer started in 1990, collaborating with several institutions, ESE Santarém, Teacher Training Centers, Ministry of Education, among others; 6) organization of exchange programs between students and teachers from European countries; 7) collaboration with Ministry of Education in assessing the quality of educational settings for pre-school children; 8) evaluation (as a specialist) of education programs in early childhood education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Maria Ferreira Moreno Luís

Nomes de citação

  • Luís, Helena
  • Helena Moreno Luís
  • Luis, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
FE1B-828C-2A6D
ORCID iD
0000-0002-6947-2597
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=FCO6_FEAAAAJ&hl=pt-PT

Endereços de correio eletrónico

  • helena.luis@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Telefones

Fax
  • 243721869 (Profissional)
Telefone
  • 243309180 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Complexo Andaluz, 2001, Santarém, Santarem, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2016/11/07
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Não Aplicável
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Especialista em Psicologia da Educação. (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialista Psicologia Clínica e da Saúde (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialidade avançada em Psicologia Comunitária (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialidade avançada em Intervenção Precoce (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Aprovado
2016 - 2016
Concluído
Especialidade avançada em Necessidades Educativas Especiais (Título de especialista)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
1998 - 2000
Concluído
Educação, Cultura e Sociedade (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Vigo, Espanha
1998/05
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
1998
Concluído
Educação - Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"A percepção da relação educador criança e o estilo de interacção educativa. Contributos para a promoção de contextos pré-escolares" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1990/09
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia Clinica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
1990
Concluído
Licenciatura em Psicologia - Psicologia Clínica (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"Report of Internship in Clinical Psychology at School" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1985/07
Concluído
Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
1985
Concluído
Educação de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2004/11/20 - 2022/10/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/11/20 - 2022/10/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001 - 2004/11/19 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1999/01 - 2001/11 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1997/07/14 - 1998/12/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1991/07/14 - 1997/07/14 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991/01/02 - 1991/06/13 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Salvaterra de Magos, Portugal
1985/09/01 - 1988/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Centro Social InterParoquial de Santarém, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/14 - Atual Education and Curriculum Department Coordinator Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/11/04 - Atual Coordenação da Pós-Graduação em Intervenção Precoce Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/12/16 - Atual Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - Atual Membro do Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - Atual Coordenadora da Ludoteca da ESES Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - Atual Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2001/11/20 - Atual Membro do Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
1996/10/29 - Atual Membro da Assembleia de Escola Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2005 - 2022/12/31 Diretora Adjunta da Revista Interacções Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/02/14 - 2017 Presidente da Assembleia de Escola Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2001/11/20 - 2011/09/30 Coordenadora Cursos de Educação de Infância Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2010/02/04 - 2011/09 Vice-Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2008/02 - 2009/09 Coordenadora do Departamento de Educação e Currículo Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1987 - 1988 Coordenadora Unidade Creche, Jardim de Infância e ATL Centro Social InterParoquial de Santarém, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/10/01 - 2016/12/16 Teacher in Education and Curriculum Department (professora Adjunta) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1991/06/14 - 1998/12/31 Teacher in Education and Curriculum Department (Assistant) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1990/10/01 - 1991/12/31 Clinical Psychologist and Secondary School Philosophy and Psychology Teacher (from 2-1-1991 to 14-06-1991) Ministério da Educação, Portugal
1990/09/01 - 1991/12/31 Psicólogia Clínica Santa Casa da Misericórdia de Santarem, Portugal
1989/09/01 - 1990/12/31 Conselheira Pedagógica / Supervisão iniciação à prática profissional educadores de infância Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
1989/09/01 - 1990/12/31 Pedagogical Counselor - Early Childhood Practice Initiation Supervision. Instituto Piaget, Portugal
1985/09/01 - 1988/07/31 Early Childhood Teacher , and in 1988, Pedagogical coordinator of Early Childhood Education Unit (0 to 6). Centro Social InterParoquial de Santarém, Portugal
1985/02 - 1985/08 Estagiária (Educadora) Centro Social InterParoquial de Santarém, Portugal
1984/10 - 1985/02 Estagiária (Educadora) Externato O Pelicano, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - Atual IMAGinE - Imaginação em Educação
IMAGinE
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Em curso
2016 - Atual GIPEinStudents_Construções Críticas em Psicologia e Educação.
GIPE
Investigador
Em curso
2015 - Atual Project EduARTE
EducArte
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Em curso
2023/06 - 2023/12 Educação STEAM Outdoor
UIDB/04748/2020
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/05 - 2023/01 Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS ¿ PROC. 2067/2022
PREDEP 13710/2022/DGE-DSEEAS PROC. 2067/2022
Investigador
Ministério da Educação
Concluído
2022/05 - 2022/12 Projeto Educação Inclusiva
PREDEP1370/2022/DGE-DSEEAD
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Concluído
2019 - 2022/08/31 Hanging OUT!
2019-1-BE02-KA203-060221
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
Concluído
2017/09/01 - 2020/12/31 TRANSPEER: a transnational skills programme to enhance the employability of researchers
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
Concluído
2017 - 2019 TVT21 Community: eskills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism)
2017-2-PT02- KA205-004354
Outra
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
Em curso
2014 - 2015 Formar para Incluir
CCPFC/DC - 2352/15
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
2012 - 2013 BABY-EEL – The Baby Effective Early Learning Programme
Baby EEL
Investigador
Concluído
2011 - 2013 TODDLER - Towards Opportunities for Disadvantaged and Diverse Learners on the Early childhood Road - Educating the reflective practitioner to give toddler a fair chance for lifelong learning
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
Concluído
2006 - 2011 DQP- Desenvolver a qualidade em Parcerias
DQP
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Ministério da Educação
2008 - 2009 IBM KidSmart Early Learning Program in Portugal
Kidsmart
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2005 - 2008 To the discovery of Science: construction of a community of formation, intervention and investigation
Investigador responsável
Ciência Viva, Portugal
Ciência Viva
Concluído
2003 - 2006 CCAA - Building the Competence of Learning to Learn
CCAA
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
1998 - 2001 Gestão Flexível do Currículo
GFC
Ministério da Educação
Concluído
1999 - 2000 Coeducation: From Principle to the Development of a Practice
Coeducação
Investigador
Commissao para a Cidadania e Igualdade de Genero, Portugal
Commissao para a Cidadania e Igualdade de Genero
Concluído
1993 - 1998 Avaliação do Impacto da Formação Contínua
FOCO
Investigador
European Social Fund
1993 - 1998 Pre-School Education Characterization Project (PROCEPE).
PROCEPE
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
1990 - 1993 Projeto Integrado de Santarém
PISANT
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Portugal
Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social

Outro

Designação Financiadores
2021/10/01 - 2022/10/01 Qualificação para o Sistema de Intervenção Precoce na Infância
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
Programa Operacional de Coesão Social e Emprego
Em curso
2012 - 2014 Teacher training: training, identity and social representations.
TT
Investigador
Concluído
2002 - 2003 Formação contextualizada no desenvolvimento curricular de Projetos em Escolas do Ensino Básico
FCEB
Investigador
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Togtema, Ana Margarida; Hamido, Gracinda; Luís, Helena. "Arte, educação e aprendizagem: reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de educadores e professores em educação artística". 2018.
  2. Luís, Helena; Antunes, Magda. "Teaching and play. Early childhood teachers perspectives". 2017.
  3. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia. "Train to include – the promotion of inclusive practice through training in context.". 2015.
  4. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda. "Projeto formar para incluir". 2015.
  5. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. "Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor". Trabalho apresentado em II Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education Conference Proceedings,, Évora, 2013.
    Publicado
  6. Luís, Helena; Alves, Madalena; Gonçalves, Arlete; Amaro, Gabriela; Sousa, Helena; Vieira, Julieta; Calheiros, Maria José; et al. "Multiple perspectives on quality - partnership on quality evaluation and professional development in early childhood institutions". Trabalho apresentado em CECDE International Conference, Dublin, 2008.
    Publicado
  7. Luís, Helena; Alves, Madalena. "Projecto de Formação e Plano Curricular do Curso de Educação de Infância". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Nacional de Educação Básica: Pré-escolar e Primeiro Ciclo, Aveiro, 2005.
    Publicado
  8. Luís, Helena; Pereira, Augusta; Gomes, S.. "Adaptação da Criança à Creche". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2005.
    Publicado
  9. Luís, Helena; Oliveira, Joana; Vitorino, M. "Papel do Educador como Mediador da Aprendizagem e Organizador dos Espaços e dos Materiais". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2005.
    Publicado
  10. Roldão, Maria do Céu; Costa, Fernando; Luís, Helena; Alves, Madalena; Hamido, Gracinda. "Desenvolvendo a Competência de Aprender a Aprender (CAA) - Exemplos de Uso de descritores de CAA em Actividades Curriculares". Trabalho apresentado em Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braga, 2005.
    Publicado
  11. Luís, Helena; Rodrigues, Isabel. "A Prática pedagógica como eixo agregador da formação em educação de infância". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Nacional de Educação Básica: Pré- Escolar e Primeiro Ciclo., Aveiro, 2005.
    Publicado
  12. Alves, Madalena; Luís, Helena. "Círculos de Estudos centrados na problemática da gestão e da diferenciação". Trabalho apresentado em XII Colóquio da AFIRSE / AIPELF, Lisboa, 2003.
    Publicado
  13. Alves, Madalena; Luís, Helena. "A Formação de Educadores de Infância na ESE de Santarém". Trabalho apresentado em Actas do 1º Encontro Regional de Educação de Infância, Santarém, 1993.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Togtema, Ana Margarida; Luís, Helena; Hamido, Gracinda. "Arte, Educação e aprendizagem: reflexões em torno do conceito, da prática curricular e da formação de educadores e professores em educação artística". Livro de Atas do Congresso de Investigação em Educação Artística ""A educação no sistema de ensino português: conquistas e desafios" (2018): 316-334. http://ciea.esev.ipv.pt/files/livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Antunes, Magda; Luís, Helena. "Brincar Na Educação De Infância: Conceções E Intencionalidade Educativa Dos/As Educadores/As De Infância". https://revistas.rcaap.pt/uiips/issue/view/850 6 1 (2018): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16117.
    Publicado
  3. Luís, Helena; Antunes, Magda; Pimenta, Sofia; Tagarro, Marta; Uva, Marta; Hamido, Gracinda; Colaço, Susana. "“Projeto IMAGinE_Imaginação em Educação”". Colóquio Internacional “UIIPSantarém: Investigação & Desenvolvimento local, regional, nacional e internacional" 1 (2017): 1-10.
    Publicado
  4. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu. "Early childhood teachers’ learning and professional development". European Scientific Journal ESJ Special Ed (2017): 48-60. http://hdl.handle.net/10400.15/1904.
    Publicado
  5. Luís, Helena. "A atenção à Experiência Interna da Criança e Estilo do Adulto". Saber & Educar (2016):
  6. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu. "O papel do brincar na aprendizagem em educação de Infância - reflexão a partir de um estudo sobre a construção de teorias práticas pessoais dos educadores". (2016): http://hdl.handle.net/10400.15/2006.
  7. Luís, Helena; Portugal, Gabriela; Luís, Helena. "Observation of early childhood educators’ interaction style and child experience – opportunities for training in context". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 54 19 (2016): 173-182. http://hdl.handle.net/10400.15/1716.
    Publicado • 10.6018/reifop.19.2.253821
  8. Portugal, Gabriela; Luís, Helena. "A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância". Saber & Educar 21 21 (2016): 66. http://hdl.handle.net/10400.15/1715.
    10.17346/se.vol21.207
  9. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia. "A participação da ESE no projeto europeu TODDLER - por oportunidades para crianc¸as desfavorecidas e com necessidades educativas especiais durante os primeiros anos de vida.". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/4302.
  10. Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. "Construir identidades profissionais no Ensino Superior. Aprender a Ensinar a Ser (Sendo) Professor". II Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education Conference Proceedings, 1 (2013): 172-189. http://hdl.handle.net/10400.15/2038.
  11. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Cláudia. "Projeto Europeu: Por Oportunidades Para Crianças Desfavorecidas E Com Necessidades Educativas Especiais Durante Os Primeiros Anos De Vida". Nuances: estudos sobre Educação 22 23 (2012): 129-147.
    Publicado • 10.14572/nuances.v22i23.1766
  12. Calheiros, Maria José; Cunha, Teresa. "Avaliar e Desenvolver a Qualidade em Parceria.Relato da Construção de um processo de avaliação num jardim de infância da rede pública". Revista Millenium ? (2011): 0-0. www.ipv.pt/millenium.
    Aceite para publicação
  13. Luís, Helena; Hamido, Gracinda; Piscalho, Isabel. "Iniciação à Prática e Desenvolvimento Profissional nos Cursos de Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém". Revista Nuances 19 (2011): 1-21.
    Publicado
  14. Hamido, Gracinda; Luís, Helena. "Vivência da Democracia em Contextos para a Infância e Conhecimento Prático do Educador". (Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey (2010): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/422.
  15. Roldão, Maria do Céu; Figueiredo, Maria; Campos, Joana; Luís, Helena Maria Ferreira Moreno. "O conhecimento profissional dos professores - especificidade, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social.". Revista Brasileira de fORMAÇÃO DE pROFESSORES 1 2 (2009): 150-177. http://www.facec.edu.br/seer/index.php/formacaodeprofessores/article/vewRST/75/152.
    Publicado
  16. Roldão, Maria do Céu; Figueiredo, Maria Pacheco; Campos, Joana; Luís, Helena. "O conhecimento profissional dos professores ¿ especificidade, construção e uso". (2009): http://hdl.handle.net/10400.19/522.
  17. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Libório, Ofélia. "Democracy and Curriculum : the need to give a new meaning to children and choldhood (s)". Revista Interacções 4 10 (2008): 77-88.
    Publicado
  18. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Calheiros, Maria José. "Análise do empenhamento do educador : uma experiencia de formação e supervisão no contexto de jardim de infância.". Revista Interacções 4 9 (2008): 66-79. http://nonio.eses.pt/interaccoes.
    Publicado
  19. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno. "O papel da educadora na perspectiva de diferentes modelos curriculares para e educação pré- escolar". Revista da ESES 10 10 (1999): 175-189.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Godinho, M.G. e Luís, Helena (FE1B-828C-2A6D). "As potencialidades da área da casinha na educação pré-escolar". 4-22. Portugal: Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE, 2020.
    Publicado
  2. Luís, Helena. "Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador". Centro de Investigação em Educação - CIE-UMa, 2017.
  3. Reis, Pedro; Luís, Helena. "O Programa KidSmart e a integração das tecnologias de informação e comunicação num jardim-de-infância de uma zona rural de Portugal". Mercado de Letras, 2012.
  4. Luís, Helena. "A formação dos Educadores de Infância para a avaliação da qualidade das interacções - adaptação de um instrumento de observação". In Temas e Dilemas Pedagógicos da Educação Infantil: desafios e Caminhos, 1-26. Brasil, Brasil: Mercado das Letras, 2011.
    Publicado
  5. Luís, Helena; Alves, Madalena; Campos, Joana. "Formação na escola: análise das transversalidades emergentes na reorganização curricular numa Escola do Ensino Básico". In Tranversalidade na Educação e na Saúde, 53-73. Porto, Portugal: Porto Editora, 2006.
    Publicado
  6. Roldão, Maria do Céu; Luís, Helena; Hamido, Gracinda; Costa, Fernando; Bento, Maria de Jesus; Campos, Joana; Alves, Madalena. "Para uma estratégia de formação sustentada". In Gestão flexível do currículo: reflexões de formadores e investigadores, 121-138. Lisboa, Portugal: Ministério de Educação - Departamento de Educação Básica, 2002.
    Publicado
  7. Luís, Helena. "Educação Pré-escolar diferenciada e estilo de interacção adulta: contributos para uma avaliação das práticas dos educadores de infância". In Currículo, Formação e Inovação, 1-10. Porto, Portugal: Porto Editora - Colecção CiDInE, 2001.
    Publicado
Edição de livro
  1. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Tavares, Teresa-Claúdia; Luís, Helena. Parental involvement in Toddler Education. Guidelines for teachers. Viseu, Portugal: Psicossoma. 2013.
  2. Luís, Helena; Marques, Ramiro; Roldão, Maria do Céu; Alves, Madalena. Transversalidade na Educação e na Saúde. Porto, Portugal: Porto Editora. 2006.
  3. Roldão, Maria do Céu; Luís, Helena; Costa, Fernando; Hamido, Gracinda; Campos, Joana; Bento, Maria de Jesus; Alves, Madalena. A diversidade sócio-cultural e o currículo. Santarém, Portugal: GEC / ESE de Santarém - Cadernos de Gestão Curricular 2. 2003.
  4. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu; Costa, Fernando; Hamido, Gracinda; Campos, Joana; Bento, Maria de Jesus; Alves, Madalena. Gestão Curricular e Competências Transversais. Santarém, Portugal: GEC / ESE de Santarém - Cadernos de gestão Curricular 1. 2003.
Livro
  1. Correia, M.; Helena Moreno Luís; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Portelada, António; Perpétua Santos Silva; Novo, Cristina. Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação. 2022.
    Publicado
  2. Cardona, Maria João; Piscalho, Isabel; Uva, Marta; Luís, Helena; Tavares, Teresa Claúdia. Envolvimento parental na educação das crianças pequenas. Guião de trabalho para profissionais de educação de infância. Psicossoma. 2013.
  3. Oliveira- Formosinho, Júlia (coordenação); Luís, Helena; Lemos, Ângela; Folque, Assunção; Pereira, Cristina; Ribeiro, Esperança; Portugal, Gabriela; et al. Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Estudos de Caso. Lisboa, Portugal: DGIDC / Ministério de Educação. 2009.
    Publicado
  4. Rodrigues, Manuel Alves; Marques, Ramiro; Luís, Helena; Hamido, Gracinda; Roldão, Maria do Céu. Perspetiva interdisciplinar na formação de ¿educadores de saúde¿. Portugal: Porto Editora. 2006.
  5. Roldão, Maria do Céu; Luís, Helena; Costa, Fernando; Alves, Madalena; Hamido, Gracinda; Campos, Joana; Bento, Maria de Jesus; et al. Formação e Práticas de Gestão Curricular - Crenças e Equívocos. Lisboa, Portugal: ASA. 2005.
    Publicado
  6. Luís, Helena; Roldão, Maria do Céu; Costa, Fernando; Reis, Pedro; Camacho, George; Duarte, Gentil. Avaliação do impacto da formação. Um estudo dos Centros de Formação da Lezíria e Médio Tejo. 1993-1995.. Lisboa, Portugal: Ed. Colibri / ESES. 2000.
    Publicado
  7. Cardona, Maria João; Alves, Maria Madalena; Luís, Helena; Costa, Fernando; Gonçalves Camacho, António George; Pereira, Idalina; Hamido, Gracinda; Rodrigues, Isabel. Um estudo sobre a educação de infância no distrito de Santarém. ESE Santarém e Fundação calouste Gulbenkian. 2000.
  8. Cardona, Maria João; Luís, Helena; Silva, Ana da; Alves, Madalena; Araújo, Dina; Campiche, Jean; Rodrigues, Isabel; Rosário, Manuela do; Tavares, Teresa Cláudia. A narrativa na promoção da igualdade de género. Contributos para a educação pré-escolar.. Lisboa, Portugal: CIDM - Colecção Coeducação. 1999.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Arrais, Ana; Paz-Beirante, David; David Catela; Helena Moreno Luís; Isabel Dias; et al. "Projeto Educação STEAM outdoor: um estudo exploratório sobre as perceções dos educadores e professores". Trabalho apresentado em IMPACT SCIENCE23, 2023.
  2. Seixas, Sónia; Barbas, Maria Potes; Piscalho, Isabel; Novo, Cristina; Luis, Helena. "Inclusão no ensino superior: uma formação para jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Live2Work: Aumentar as possibilidades de integração com sucesso para pessoas em situações de vulnerabilidade profissional, 2019.
  3. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno; Luís, Helena; Antunes, Magda. "Teaching and play. Early childhood teachers perspectives". 2017.
  4. Luís, Helena. "Teacher training for adult support on children knowledge construction". Trabalho apresentado em 17th EECERA Annual Conference, 2007.
Relatório
  1. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia; Hamido, Gracinda; Amendoeira, António. 2015. Relatório do Projeto "Formar para Incluir". http://hdl.handle.net/10400.15/2044.
  2. Loureiro, Joana Patrícia Simões; Hamido, Gracinda; Luís, Helena. 2013. Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo. http://hdl.handle.net/10400.15/1548.
  3. Reis, Pedro (coordenador); Linhares, Elisabete; Costa, Fernando; Luís, Helena; Campos, Joana; Alves, Madalena; Figueiredo, Maria. 2008. KidSmart Early Learning Program. Relatório de Avaliação.. http://hdl.handle.net/10400.15/2046.
  4. Pedro Reis; Elisabete Linhares; Fernando Costa; Helena Luís; Joana Campos; Madalena Alves; Maria Figueiredo; et al. 2008. Relatório de Avaliação do Programa IBM KidSmart Early Learning em Portugal.. http://www.scribd.com/doc/15650629/Integracao-das-TIC-no-jardimdeinfancia.
  5. Dinis, Liliana Gonçalves; Luis, Helena; Hamido, Gracinda; Luís, Helena. 2003. Adequar a ação pedagógica: explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativo. http://hdl.handle.net/10400.15/1041.
Resumo em conferência
  1. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Ana Arrais; Paz-Beirante, David; David Catela; Helena Moreno Luís; Isabel Dias; et al. "Projeto educação STEAM outdoor: Um estudo exploratório sobre as percepções dos educadores e professores". Trabalho apresentado em Impact Science¿23, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32025
  2. Roldão, Maria do Céu; Togtema, Ana Margarida; Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Oliveira, Rosa. "EducARTE: Curricular integration of Arts Education aiming at learning equity, inclusion and cultural development". Trabalho apresentado em European Educational Research Association, Hamburgo, 2019.
    Publicado
  3. Potes Barbas; Luís, Helena; Piscalho, isabel; Novo, Cristina; Matos, Pedro; José, Mário. "Digital Literacy For the Labour Market: Training in Higher Education for People with intelectual and Developmental Disabilities". Trabalho apresentado em European Educational Research Association Conference, Hamburgo, 2019.
  4. Luís, Helena. "Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias- Desta vez olhei o DQP à luz de formadora...". Trabalho apresentado em II Conferência Nacional em Educação de Infância, Lisboa, 2011.
    Publicado
  5. Luís, Helena. "Professional Knowledge Construction - a study on research and training with early childhood teachers". Trabalho apresentado em 20th EECERA Annual Conference, Birmingham, 2010.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Correia, Marisa; Luis, Helena; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Portelada, António; Novo, Cristina. "Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva". Revisão de A inclusão na sala de aula 4, 1 (2022): 1-188.
    Submetido
Tese / Dissertação
  1. Mourinha, Ana Leonor Carvalho. "A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de creche". Mestrado, Instituto Politécnico de Santarém, 2020. http://hdl.handle.net/10400.15/2817.
  2. Correia, Inês Isabel Patrão. "O tempo de sesta no Jardim de Infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2754.
  3. Henriques, Eliana Alves Dias dos Santos. "Brincar ao sabor do vento: potencialidades do brincar livre ao ar livre". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2448.
  4. Andrade, Filipa Tomé Batista de. "A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2544.
  5. Godinho, Maria Guadalupe Cláudio dos Santos. "As potencialidades da área da casinha na Educação Pré-Escolar". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2673.
  6. Teófilo, Vanda Rute Pinto da Costa Lopes. "A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.15/2545.
  7. Silva, Ana Sofia Ramalho Duarte da. "A relevância dada pelos profissionais das atividades de enriquecimento curricular ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2277.
  8. Teixeira, Ana Sofia Ferreira. "As potencialidades do brincar: conceções das educadoras e professoras". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2276.
  9. Rangel, Carolina Isabel dos Reis Moreira. "Importância do tempo de recreio: papel do educador(a)/professor(a) no tempo de brincar ao ar livre". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2275.
  10. Pimenta, Sofia da Silva. "A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.15/2282.
  11. Carreira, Carla Sofia Santo. "Brincar e aprender : um olhar sobre a prática de uma educadora de infância em formação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.15/1701.
  12. Fernandes, Petra Joana Silva. "Conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a relevância dos contos de fadas no desenvolvimento das crianças". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.15/1825.
  13. Antunes, Magda Filipa Gomes. ""Brincar na educação de infância: conceções e intencionalidade educativa dos/as educadores/as de infância"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.15/1946.
  14. Luís, Helena Maria Ferreira Moreno. "Teorias práticas em profissionais de educação de infância : papel da formação, supervisão e contextos de trabalho na construção do conhecimento profissional". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/23328.
  15. Pereira, Tatiana. "Diferenciação pedagógica em creche e jardim-de-infância". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.15/1508.
  16. Ornelas, Fátima. "A relevância da educação de Infância na perspetiva dos pais". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1509.
  17. Santos, Tânia Ventura. "Promoção da criatividade em educação de infância e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.15/1463.
  18. Rodrigues, Virginie da Silva. "Avaliação em Educação Pré-Escolar: os educadores e a avaliação do processo ensino-aprendizagem das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.15/2527.
  19. Sias, Cátia Sofia Vieira. "Práticas de avaliação na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.15/1844.
  20. Guerra, Patrícia Alexandra Beja. "Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.15/1849.

Outros

Outra produção
  1. Ludoteca " Mariana Viegas". Apresentação da Ludoteca da Escola Superior de Educação e do Projeto IMAGinE com o qual articula.. 2017. Luís, Helena. http://hdl.handle.net/10400.15/2048.
  2. Vinculação, práticas educativas na primeira infância e intervenção precoce. Neste número da revista Interacções apresentamos estudos sobre a vinculação, a qualidade das práticas educativas na primeira infância e experiências de equipas de intervenção precoce. Pretendemos proporcionar aos leitores alguns estudos na área assim como o conhecimento de alguns conceitos críticos para a intervenção precoce e para a compreensão dos comportamentos relacionais da criança, sobretudo. 2014. Fuertes, Marina; Luís, Helena. http://hdl.handle.net/10400.15/2037.
    Fuertes, M. e Luís, H. Editorial “Vinculação, Práticas educativas na Primeira Infância e Intervenção Precoce” (2014). Revista Interacções. V.10. Nº 30, pp 1-7.
  3. Formar para incluir – a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto. Neste artigo apresentamos os fundamentos, finalidades e estratégias de um projeto iniciado no ano letivo de 2014/2015 intitulado “Formar para Incluir” que propõe a promoção de práticas inclusivas através da formação em contexto de profissionais de educação de vários níveis educativos. Visamos intervenções inovadoras, sustentadas no conhecimento científico e na reflexão sobre a prática. O projeto f. 2014. Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Papamikail, Lia. http://hdl.handle.net/10400.15/2039.
  4. Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor. Nesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns. 2013. Hamido, Gracinda; Luís, Helena; Piscalho, Isabel; Guimarães, Célia Maria. http://hdl.handle.net/10400.15/2038.
  5. Editorial: Investigação e prática profissional: histórias de relação com o saber. 2010. Hamido, Gracinda; Luís, Helena. http://hdl.handle.net/10400.15/364.
  6. Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância. O estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativ. 2008. Luís, Helena; Calheiros, Maria. http://hdl.handle.net/10400.15/306.
  7. Editorial: Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas. 2008. Luís, Helena. http://hdl.handle.net/10400.15/309.
  8. Democracy and curriculum: the need to give a new meaning to children and childhood(s). Recalling one of Dewey thoughts there is a consensus among educators that we should regard early childhood settings and schools as learning spaces for democracy through real life experiences of democratic life. Conceptions of self-centred child, with few realistic ideas about the world and about oneself, make democratic living at the kindergarten impossible. Consequently, democracy learning expres. 2008. Libório, Ofélia; Luís, Helena. http://hdl.handle.net/10400.15/315.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/19 Poster “Caixas de cartões em atividade motora não estruturada com não caminhantes em berçário: estudo exploratório” I Encontro Nacional de Educação Básica
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/12/09 Oradora convidada na 4ª sessão do Ciclo de Conferências “ O percurso da Educação” dedicada à educação pré escolar com a comunicação “ Oportunidades e Constrangimentos nas transições em Educação de Infância”
Fundação Luiza Andaluz (Santarém, Portugal)
2021/05/26 Orador convidado no painel intitulado “Formação de Educadores de Infância” no I Congresso Internacional OFEI, realizado nos dias 24, 26 e 28 de maio de 2021, pelo Observatório pela Futuro da Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2021/05/21 Projeto Hanging Out- Aprender e Brincar Lá Fora emana da Saúde Infanto-Juvenil do Hospital Distrital de Santarém “Crescer Bem- Crescer Melhor”
Hospital Distrital de Santarém (Santarém, Portugal)
2020/09/04 Inclusion in higher education for young people with intellectual and developmental disabilities¿ 28th World Congress on Learning Disabilities, Global and Emerging Trends in Learning Disabilities,
The learning Disabilities Worldwide organization’
2019/10/25 Apresentação do Curso de Literacia Digital Para o Mercado de Trabalho Vi COngresso Internacional da Pró-Inclusão
Pró-Inclusão - Associação de Docentes de Educação Especial (Santarém)
2017/02 "Early Childhood Teachers’ Learning and Professional Development"
(Buenos Aires, Argentina)
2016 "Vivência da democracia em contextos para a infância e conhecimento prático do educador"
2016 O papel do brincar na aprendizagem em educação de infância – reflexão a partir de um estudo sobre a construção das teorias práticas dos professores.
2015 Train to include – the promotion of inclusive practice through training in context.
2015 Projeto Formar para Incluir.
2013 Brincar e Aprender- O que escapa aos Adultos?
2011 Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias- Desta vez olhei o DQP à luz de formadora... II Conferência Nacional de Educação Pré-Escolar
DGIDC / Ministério da Educação (Lisboa, Portugal)
2010 Professional Knowledge Construction - a study on research and training with early childhood teachers 20th EECERA Annual Conference
EECERA - Early Childhood Research Association / CREC (Birmingham, Reino Unido)
2010 Iniciação à Prática Profissional: Configurações no 1º Ciclo de Bolonha Seminário da Licenciatura em Educação Básica: Balanços e Perspectivas
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009 Supervisão na formação - modos de construção do conhecimento profissional dos educadores de infância II Congresso Internacional do CiDiNE
CiDiNE / ISPAGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2008 A construção do conhecimento do mundo pela criança - o discurso dos educadores de infância I Congresso Internacional em Estudos da Criança
Instituto de Estudos da Criança (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2020/01/14 " A importância das rotinas para o desenvolvimento da autonomia da criança em contexto de Creche"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019/11/19 " O tempo de sesta no Jardim de Infância"
Coorientador de Inês Isabel Patrão Correia
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019/06/18 " As potencialidades da área da casinha na educação pré-escolar"
Orientador
Mestrado de Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019/04/30 "A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico"
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019/04/19 "A importância do brincar no processo do ensino-aprendizagem da criança"
Orientador de Vanda Rute Pinto da Costa Lopes Teófilo
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2018 - 2019/01/24 "Brincar ao sabor do vento: potencialidades do brincar livre ao ar livre"
Orientador de Eliana Alves Dias dos Santos Henriques
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2017 - 2018/06/14 "A avaliação do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de Creche"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2018/05/29 "A relevância dada pelos profissionais das Atividades de Enriquecimento Curricular ao brincar no exterior enquanto espaço pedagógico"
Orientador de Ana Sofia Ramalho Duarte da Silva
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2018/05/29 "As potencialidades do brincar: Conceções das educadoras e professoras"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2018/05/16 "Importância do tempo de recreio: Papel do educador(a)/professor(a) no tempo de brincar ao ar livre"
Orientador de Carolina Isabel dos Reis Moreira Rangel
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2017/10/10 "Brincar na Educação de Infância: Conceções e intencionalidade educativa dos/as Educadores/as de Infância"
Orientador de Magda Filipa Gomes Antunes
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2017/07/05 "Conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico sobre a relevância dos contos de fadas no desenvolvimento das crianças"
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2017/01/18 "Brincar e Aprender. Um olhar sobre a prática de uma Educadora de infância em formação".
Orientador de Carla Sofia Santo Carreira
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 "Diferenciação Pedagógica em Creche e Jardim de Infância"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 A relevância da Educação de Infância na perspetiva dos pais
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Promoção da Criatividade em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Instrumentos e técnicas da avaliação formativa nas primeiras idades".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Práticas de Avaliação na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "O uso dos portefólios como instrumento de avaliação das crianças na Educação de Infância".
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 "Avaliação em Educação Pré-Escolar: Os educadores e a avaliação do processo ensino-aprendizagem das crianças".
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2013 Adequar a ação pedagógica : explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativo
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2012 - 2013 Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativo
Coorientador
Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/10/24 - 2019/10/26 Integrou Comissão Organizadora do VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho (2019/10/24 - 2019/10/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Pró-Inclusão - Associação Portuguesa de Docentes de Educação Especial, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/08/30 - 2023/09/02 Chair do Painel Including refugee and migrant children
Conferência
31st EECERA Conference
European Early Childhood Education Research Association, Reino Unido
2021/05/24 - 2021/05/28 Orador convidado no painel intitulado "Formação de Educadores de Infância" no I Congresso Internacional OFEI,
Congresso
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/12/09 - 2021/12/10 Integração da Comissão Científica no VI SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e o Pré-Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação   Universidade do Minho
2021/11/25 - 2021/11/27 9º Congresso Olhares sobre Educação - 1st International Congress Perspectives on Education Instituto Politécnico de Viseu
2021/05/28 - 2021/05/29 X EDIÇÃO da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO, PRÁTICAS E CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO_2021 Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
1990 - Atual Iniciação à Prática Profissional de Educadores de Infância ( Estágio, Prática Pedagógica, Iniciação à prática Profissional, Prática de Ensino Supervisionada) em contexto de Creche , Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2009/09 - 2011 Construção do Pensamento Matemático e Científico (Outros) Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011/01/01 - Atual GEDEI - Grupo de Estudos em Educação de Infância Membro Efetivo
2011/01/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Membro Efetivo
2008/01/01 - Atual CIDInE – Centro de Investigação, Difusão e Intervenção em Educação
1986 - Atual APEI - Associação dos Profissionais em Educação de Infância Pertença aos Orgãos Sociais 2013-2016
Distinções

Prémio

2018 Melhor apresentação no Seminário Internacional - Educação Inclusiva - Atitudes que transformam
Child Behaviour Institute, Estados Unidos