???global.info.a_carregar???
Rita Macedo is Associate Professor at the Department of Conservation and Restoration, Universidade Nova de Lisboa, School of Science and Technology. She was trained as an art historian and obtained her doctorate in 2008, in the field of Conservation and Restoration (Theory and history) with the thesis "Challenges of Contemporary Art to Conservation Restoration - Documenting Portuguese Art of the 60´s/70´s". She graduated in History and has a Master's in Contemporary Art History, from UNL, Faculty of Social and Human Sciences. She is responsible for the Laboratory of Documentation for the Preservation of Contemporary Art at FCT NOVA, where she has been supervising a group of junior researchers (PhD and Master's students) studying theory and practice of Documentation for the conservation of complex artworks, including time-based media and performance art. Macedo is a researcher at Instituto de História da Arte research unit, where she is part of the Museum Studies Group and of the research Cluster Art, Museums and Digital Cultures. She is also an associate member of VICARTE research unit. Since 2010, she has been part of several research national and international networks and projects e.g. NECCAR (2010-14), funded by NWO Netherlands, NACCA, (New Approaches in the Conservation of Contemporary Art), Marie Curie ITN, funded by Horizon 2020 (2015-2019). In 2020 she joined the project T-FACTOR, Unleashing future-facing urban hubs through culture and creativity-led strategies of transformative time (Horizon 2020), where she started developing the projet of a community bottom-up museum Currently, her research interests are focused on new forms of heritage and the interaction with communities.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Macedo

Nomes de citação

  • Macedo, Rita
  • Macedo, R.

Identificadores de autor

Ciência ID
FD1A-A02C-B750
ORCID iD
0000-0002-6320-3214

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2004 - 2008
Concluído
Conservation Restoration (Doutoramento)
Especialização em Theory and History
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Very Good - Unanimity
1994 - 1998
Concluído
History of Art (Mestrado)
Especialização em Contemporary Art
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Very Good - Uninanimity
1990 - 1994
Concluído
History (Licenciatura)
Especialização em Art History
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012 - Atual Investigador (Investigação) Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal
2008 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/04/06 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008/07/17 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2000 - 2008 Assistente (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
1998 - 1999 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - 1998 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Profissional de Teatro de Cascais, Portugal
Escola Profissional de Teatro de Cascais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Memeber of the Department Council Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 - Atual Member of the Scientific Committee of the Master in Conservation and Restoration Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013/01/01 - Atual Member of the scientific committee of the Doctoral Program in Conservation and Restoration (CoRES) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017/01 - 2018/02 Coordenador de Licenciatura Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2018 Membro do Conselho de Departmento Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2017 Membro da Comissão Científica da Licenciatura em Conservação e Restauro Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1998 - 2000 Arte em Portugal na década de 1960
BD/18311/98
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1994 - 1996 Produção artística no perído Marcelista
BM/6644/95
Bolseiro de Mestrado
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2012/01/01 - Atual Network for Conservation of Contemporary Art Research (NeCCAR)
2011/09198/GW
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Nederlandse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek
2015/06 - 2019/05 New Approaches in the Conservation of Contemporary Art
Investigador
European Commission
Concluído
2013/04 - 2015/09 The Stained Glass collection of King Ferdinand II of Portugal - Assembling the puzzle
Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal
Foundation for Science and Technology
2011/01 - 2014/09 Crossing borders: History, materials and techniques of Portuguese painters from 1850-1918 (Romanticism, Naturalism and Modernism) Foundation for Science and Technology
Concluído
2011/01 - 2014/01 Documentation of Contemporary art Foundation for Science and Technology

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2024 T-Factor - Unleashing future-facing urban hubs through culture and creativity-led strategies to transform
H2020-SC5
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Daniela Prado; Armanda Rodrigues; Nuno Correia; Rita Macedo; Sofia Gomes. "ACOA - Chronological Analysis of the Exhibition of Artistic Works". 2021.
  2. Rita Macedo; Hélia Marçal. "From the periphery to the center of decisions: community engagement and justice in conservation decision-making". copenhaga, 2017.
  3. Rita Macedo; Hélia Marçal. "The aim of documentation. Micro-decisions in the Documentation of performance-based artworks". Trabalho apresentado em ICOM-CC Triennial Conference, Copenhaga, 2017.
    Publicado
  4. Angela Ferraz; Rita Macedo; Leslie Carlyle. "How to become a painter in three hours. Artist's training in nineteenth century Portugal.". Trabalho apresentado em 5th International Symposium, Rijksmuseum, Amesterdão, 2016.
    Publicado
  5. Angela Ferraz; Leslie Carlyle; Rita Macedo. "The use of documentary sources for identifying suppliers of painting materials in 19th-century Portugal.". 2016.
  6. Andreia Maria Meira Machado Nogueira; Isabel Maria Antunes Pires; Rita Macedo. "Preservation as an Intertextual Process. Reflections on Constanc¸a Capdeville’s Libera me.". Trabalho apresentado em Intertextuality and Music, 2015.
  7. Angela Ferraz; Leslie Carlyle; Rita Macedo. "No ateliê do pintor naturalista. Espaços, equipamentos e materiais.". Trabalho apresentado em Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem da José-Augusto França, 2014.
    Publicado
  8. Diogo Sanches; Angela Ferraz; Tatiana Vitorino; Leslie Carlyle; Márcia Vilarigues; Rita Macedo; Maria J. Melo. "A técnica e a cor do romantismo pelas mãos de Tomás de Anunciação". Trabalho apresentado em Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem da José-Augusto França, 2014.
    Publicado
  9. Ana Margarida Silva; Cristina Montagner; Márcia Vilarigues; Rita Macedo; Maria J. Melo; Marcello Picollo; Adelaide Maria da Costa; Joao A. Lopes. "Um códice modernista: Amadeo e La Légende de Saint Julien l’Hospitalier". Trabalho apresentado em Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem da José-Augusto França, 2014.
  10. Hélia Pereira Marçal; António Manuel Pereira Duarte; Rita Macedo. "The inevitable subjective nature of conservation". 2014.
  11. Macedo, Rita; Montagner, Cristina; Correia, Nuno Robalo; Jesus, R.; Melo, MJ; Almeida, C.; De Freitas, H.; Nascimento, S.. "Behing the Surface - Hyperspectral Image Spectroscopy for Artist Authentication". Trabalho apresentado em International Symposium on Multispectral Coulor Science, 2013.
    Publicado
  12. Rita Macedo; Hélia Pereira Marçal; Nogueira, Andreia. "The Conservator as a Performer". Trabalho apresentado em ATINER'S Conference, 2012.
  13. Montagner, C.; Jesus, R.; Correia, N.; Melo, M.J.; Villarigues, M.; Macedo, R.; De Freitas, H.. "Unveiling the hand of a 19 century artist with binary image classification and bag-of-features". Trabalho apresentado em International Conference on Systems, Signals and Image Processing (WSSIP), 2012.
    Publicado
  14. Macedo, Rita; Hélia Pereira Marçal; Andreia Maria Meira Machado Nogueira. "The Poetics of Discourse. From Artistic intention to spectator's perception in the artist's point of view". Trabalho apresentado em 3rd Global Conference on Performance: Visual Aspects of Performance Practice, Salzburg, 2012.
    Publicado
  15. Rita Macedo; António Rocha; Ana Ramos; Sara Fragoso; I. Corte-REal. "Conservation of Instalação 191093, part 1: Documenting material and intagible features". Trabalho apresentado em ICOM CC triennial Meeting, 2011.
  16. Rita Macedo. "Novos documentos na preservação do efémero". Trabalho apresentado em I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, 2010.
    Publicado
  17. Rita Macedo. "Quando la materialidad es transitoria. La conservación de Ávore jogo/ lúdico por A. Carneiro.". 2009.
  18. Macedo, Rita. "The Artist, the Curator, the Restorer and their Conflicts within the Context of Contemporary Art". Trabalho apresentado em Theory and Practice in Conservation. A tribute to Cesare Brandi, Lisboa, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sofia Gomes; Rita Macedo. "Exhibition, decision-making and controversy". Journal of the Institute of Conservation 45 2 (2022): 95-104. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/d71389e8-969c-4e43-8823-00e0f57e6a69.
    10.1080/19455224.2022.2065690
  2. "Trajectory and exhibition of a time-based media work. ‘The drawing of the girl running away from her support’ (2014), by Ana Vieira (1940-2016)". Conservar Património (2021): http://dx.doi.org/10.14568/cp2020062.
    10.14568/cp2020062
  3. Rita Macedo; Hélia Pereira Marçal. "Conservação ou Gestão de Mudança? Time based media no museu [Conservation or Managing Change? Time-based media in the museum]". Revista de Museus 1 2 (2019): 212-223. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/36886978-9d53-4f17-a992-d612c3a81e84.
    Publicado
  4. Marçal, Hélia; Nogueira, Andreia; Macedo, Rita. "Materializing the intangible: the documentation of Luís Vaz 73 (1975), by Jorge Peixinho and Ernesto de Sousa". Conservar Património 27 (2018): 13-22. http://dx.doi.org/10.14568/cp2016042.
    Publicado • 10.14568/cp2016042
  5. França de Sá, S.; Ferreira, J.L.; Pombo Cardoso, I.; Macedo, R.; Ramos, A.M.. "Shedding new light on polyurethane degradation: Assessing foams condition in design objects". Polymer Degradation and Stability 144 (2017): 354-365. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028708271&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.polymdegradstab.2017.08.028
  6. Montagner, Cristina; Jesus, Rui; Correia, Nuno; Vilarigues, Márcia; Macedo, Rita; Melo, Maria João. "Features combination for art authentication studies: brushstroke and materials analysis of Amadeo de Souza-Cardoso". Multimedia Tools and Applications 75 7 (2016): 4039-4063. http://dx.doi.org/10.1007/s11042-015-3197-x.
    10.1007/s11042-015-3197-x
  7. Macedo, Rita; França de Sá, S.; Ferreira, J.L.; Matos, A.S.; Macedo, R.; Ramos, A.M.. "A new insight into polyurethane foam deterioration: the use of Raman microscopy for the evaluation of long-term storage conditions". Journal of Raman Spectroscopy 47 12 (2016): 1494-1504. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85001968803&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/jrs.498
  8. Nogueira, A.; Macedo, R.; Pires, I.. "Where contemporary art and contemporary music preservation practices meet: The case of Salt Itinerary". Studies in Conservation 61 (2016): 153-159. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84988372523&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/00393630.2016.1188251
  9. Rita Macedo; Isabel Maria Antunes Pires; Andreia Maria Meira Machado Nogueira. "Qual o futuro do património musical contemporâneo nacional? Estado do pensamento e da investigação". Revista Portuguesa de Musicologia 3 2 (2016): 193-214. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/698378f2-bbc4-4f09-bee4-f00b1bda562d.
  10. Rita Macedo; Susana Sá; Macedo MF. "Da teoria à prática - problemáticas em torno da preservação". Museologia e Patrimônio 8 1 (2015): 30-52. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/df310431-57b1-4490-ae7d-8387ab602e3f.
  11. Marçal, Hélia; Macedo, Rita; Nogueira, Andreia; Duarte, António. "Whose decision is it? Reflections about a decision making model based on qualitative methodologies". CeROArt HS (2013): http://dx.doi.org/10.4000/ceroart.3597.
    10.4000/ceroart.3597
  12. Hélia Marçal; Rita Macedo; Andreia Nogueira; António Duarte. "Whose decision is it?". CeROArt : Conservation, Exposition, Restauration d'Objets d'Art Conservati (2013): 1-8. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/e7841118-b047-4617-b074-3553fd6af08d.
    doi.org/10.4000/ceroart.3597
  13. Rita Macedo; Joana Ferreira. "Arte Pública – Conservação de uma pintura mural contemporânea em cimento". Anuário do Património 1 1 (2012): 112-117. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/2b03c623-11d4-4070-8329-5a921ea89579.
  14. M. Simas; Joana Lia Ferreira; Emanuela Fragoso; Rita Macedo. "Arte Pública". Anuário do Património 1 1 (2012): 112-117. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/50cfddef-d440-43f7-9514-7c8248972c4c.
  15. Rita Macedo; Cristina Barros Oliveira. "A Documentação de arte efémera como forma de preservação - O caso da Árvore Jogo Lúdico de Alberto Carneiro". Revista de História da Arte 8 NA (2011): 216-233. https://unl.elsevierpure.com/en/publications/f53d04a9-2d6b-42f6-a31c-d3c2c0fc86e6.
  16. Rita Macedo; Dionísio, Amélia; Morais, Luis; Lima, A.. "Marmoreados da Igrela de S. Luis dos Franceses (Lisboa): Estado de conservação, caracterização das argamassas e da camada pictórica". Estudos de Conservação e Restauro 3 NA (2011): 130-167. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/93f5fac8-6ee9-4090-9f0a-b73b4cd48a95.
    Publicado
  17. Macedo, Rita. "Da Preservação à História da Arte Contemporânea: Intenção Artística e Processo Criativo". @ pha Boletim 5 (2007): 1-6.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Macedo, Rita. "Arte Contemporânea e Memória. Preservar a imaterialidade conservando a autenticidade.", ArQ/a ARquitectura e Arte, 2007
Capítulo de livro
  1. Macedo, Rita. "The politics of visibility. Insights about the professional identity of the Conservator". 2021.
    Em revisão
  2. Sofia Gomes; Rita Macedo. "Arquivo e memória". In Preservação e reactivação póstuma. Como manter vivo o legado de artistas?, editado por Joana Bai{\~a, 45-64. Funda{\c c, 2021.
  3. Angela Ferraz; Leslie Carlyle; Rita Macedo. "O Ensino da Pintura nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto". In Materiais e Técnicas(1836-1910), editado por MJ Neto; M Malta, 113-123. Caleisdosc{\'o, 2016.
  4. Andreia Maria Meira Machado Nogueira; Isabel Maria Antunes Pires; Hélia Marçal; Rita Macedo. "Connecting practices of preservation". In exploring authenticities in collaborative performance-based artworks, editado por Erma Hermens; Frances Robertson, 117-127. Archetype, 2016.
  5. Macedo, Rita; Carlyle, Leslie; Ferraz, Angela. "The Use of Documentary Sources for identifying suppliers of painting materials". In Sources on Art Technological: Back to basics, 209-224. Portugal: Archetype, 2016.
    Publicado • 10.1002/9780470987230.ch21
  6. Macedo, Rita; Rita Macedo. "O Todo e as Partes, as Partes e o Todo". In Túlia Saldanha, editado por Rita Fabiana; Liliana Coutinho, 235-244. Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
  7. Rita Macedo. "Gestire la Complessità: il ruolo delle scienze umane e sociali nella conservazione dell'arte contemporânea". editado por Paolo Martore, 45-56. Castelvechi, 2014.
  8. Susana França de Sá; A. M. Ramos; Rita Macedo; J. L. Ferreira; B. Coutinho. "How to keep what was intended to be temporarily functional? Reflections on decision-making for the conservation of polyurethane ready-to-wear fashion". editado por Gordon, {R., 193¿203-193¿203. Archetype, 2014.
  9. "O Todo e as Partes, as Partes e o Todo". Portugal, 2014.
  10. Rita Macedo; de Sá, Susana França; Ramos, Ana; Ferreira, Joana Lia. "The behaviour of flexible polyurethane foam in a contemporary sculpture: Viúva Negra by João Vieira, 1981". 232-239. Alemanha: Die Neue Sammlung, 2013.
    Publicado
  11. Vieira, M.; Ventura, M.G.; Macedo, R.; Sousa, M.M.; Jorge Parola, A.; Coutinho, B.. "Challenges in the preservation of contemporary couture - consolidation and protection of textiles with sol-gel silica coatings". Estados Unidos, 2012.
  12. Macedo, Rita; Simas, Maria; Fragoso, Emanuela Sara; Ferreira, Joana Lia. "Arte Pública - Conservação de uma pintura mural contemporânea em cimento". In Anuário do Património. Portugal: Georpa, 2012.
    Publicado
  13. Rita Macedo. "Da Estética à Ética do Efémero. Lourdes Castro e a Montanha de Flores. From Aesthetics to Ethics of the Ephemeral. Lourdes Castro and the Mountain of Flowers.". 73-80. Instituto de História da Arte. FCSH, 2010.
    Publicado
  14. Rita Macedo. "Conservation of Contemporary Art and Ethnographic Objects: Starting to Cross paths of Investigation.". In Ephemeral Art and Conservation. The paradigm of Contemporary Art and Ethnographic Objects, 3-5. Instituto de História da Arte, 2010.
    Publicado
  15. Rita Macedo. "1968-74 Renovação na continuidade". In Anos 70. Atravessar Fronteiras, 18-25. Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.
    Publicado
  16. Macedo, Rita. "José Escada, anatomias do infinito.". In KWY: 1958-1968. lisboa, Portugal: Assírio Alvim, 2001.
  17. Macedo, Rita. "Biografias e História Analítica das Obras". In KWY, Paris 1958-1968. Lisboa, Portugal: Assírio & Alvim, 2001.
    Publicado
Edição de livro
  1. Macedo, Rita. Arte Efémera e Conservação. O paradigma da Arte Contemporânea e dos Bens Etnográficos. IHA FCSH. 2010.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Macedo, Rita; Lucia Matos; Gunnar Heydenreich. "Performing Documentation in the Conservation of Contemporary Art". Revista de História da Arte 04 (2015):
    Publicado • Editor
Livro
  1. Macedo, Rita. Challenges in the preservation of contemporary couture –. Estados Unidos. 2011.
  2. Rita Macedo. A Arte Efémera e a Conservação/ Ephemeral Art and Conservation. O Paradigma da Arte Contemporânea e dos Bens Etnográficos. The Paradigm of Contemporary Art and Ethnographic Objects. Instituto de Hist{\'o. 2010.
Resumo em conferência
  1. Isabel Maria Antunes Pires; Andreia Maria Meira Machado Nogueira; Rita Macedo. "Preservation as an intertextual practice: Reflections on Constanc¸a Capdeville’s Libera me (1979)". 2015.

Outros

Outra produção
  1. A documentação de arte efémera como forma de preservação - O caso da Árvore Jogo Lúdico em 7 Imagens Espelhadas de Alberto Carneiro. 2011. Rita Macedo. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/db1cfb9b-9b7b-40af-8caa-966a55b3a5f3.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual O Xadrês de Brigida Mendes do MACE
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 - Atual The challenges of Conserving Virtual Reality
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019 - Atual Manto Real de D. Luís
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 - Atual Contribution to the study of Conservator's Professional Identity
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 - Atual Conservação de Time-based media nos museus de arte contemporânea em Portugal
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2017 - Atual Produção de Documentação para a Preservação de património expositivo
Orientador
Conservação e Restauro do Património (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - Atual Contemporary Art Conservators and Curators: Roles, Collaboration Training and Ethics
Orientador
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - Atual Ana Vieira, uma casa desconhcida. Documentação e Resgate de memória
Orientador
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - Atual Portugal and the Venice Biennale: an ethnographic and historical approach
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2018 From Material to Immaterial and back again
Orientador de Hélia Pereira Marçal
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2018 Que Futuro para o Património Musical Contemporâneo
Orientador
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013 - 2017 What does the future hold for polyurethane fashion and design? Conservation studies regarding the 1960's and 1970's objects from the MUDE collection
Coorientador
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2017 A instalação em âmbito museológico: Desafios e Estratégias para o Futuro
Orientador
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2017 Materiais e Técnicas da Pintura a Óleo em Portugal (1836-1914) Estudo das Fontes documentais.
Coorientador
Conservação e Restauro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2013 - 2014 Documentação de obras de arte contemporânea: cultura hidropónica e exposição de ocasião, do artista Miguel Palma,
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2012 Documentar: porquê, o quê, como e quando? A conservação da obra de F. Tropa
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2011 - 2012 Embracing Transience and subjectivity
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2011 A Conservação Material e documental da obra 'instalação 191093, parte 1'
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2011 Living and Growing within a museum: recreating video art for conservation
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2011 Experiência de Cinema: exposição e conservação. Em busca da performance autêntica
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2011 Evocaçãoa Fernão Mendes Pinto; Mural Colectivo em Cimento
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2011 Comportamento da Espuma Poliuretano Flexível numa Escultura de Arte Contemporânea - Viúva Negra de João Vieira
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2010 - 2011 Marmoreados da Igreja São Luís dos Franceses (Lisboa)
Coorientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2009 - 2011 Conservação na arte contemporânea: curadoria como possível estratégia de conservação: estudo de duas obras apresentadas na exposição Alternativa Zero
Coorientador
Crítica, Curadoria e Teorias da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2009 - 2010 O casaco dourado de Jean Paul Gaultier
Orientador
Conservação e Restauro
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2008 - 2009 A Preservação da arte Efémera de Alberto Carneiro
Orientador
Conservação e Restauro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/02/06 - 2020/02/07 Organizadora e membro da Comissão Cientifica do ICOM-CC joint conference of Paintings and Theory and History of Conservation Working groups, FCT NOVA, Februrary 6-7, 2020 (2020/02/06 - 2020/02/07)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014/11 - 2014/11 Co- organizadora da sessão paralela Crossing Borders na Associação da Historiadores de Arte (APHA), Fundação Foundation, 21-24 Novembro, 2014. (2014/11/21 - 2014/11/24)
Conferência (Outra)
2013 - 2013 Organizadora e membro da Commssão Cientifica da Conferêcia Performing Documentation in the Conservation of Contemporary Art, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 12-13 Junho, 2013. (2013/06/12 - 2013/06/13)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 - 2012 Member of the Scientific Committee of the Meeting “CoRES do Património, Conservação, Restauro e Comunidade”, FCT, Campus Caparica, February 16-17, 2012. (2012/02/16 - 2012/02/17)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2012 Membro da Comissão Científica do Encontro Documentação, Museus e História, Lisboa, Instituto de História da Arte, Outubro, 2012. (2012/10 - 2012/10)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2011 - 2011 Member of the Organization Committee of the Meeting “Risk Analisys”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, September, 2011. (2011/09 - 2011/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2008 - 2009 Programadora e organizadora do Ciclo de Conferências (com Raquel Henriques da Silva) Entre-Margens, Coleccionismo, Curadoria, Conservação e Criação de Arte Contemporânea, FCT-UNL e FCSH-UNL, Novembro de 2008- Maio 2009. (2008/11 - 2009/05)
Outro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2007/11 - 2007/11 Membro da comissõa cinetífica e organizadora do Encontro Ephemeral Art and Conservation, The Paradigm of Contemporary Art and Ethnograpic objects¿, Lisboa, Museu do Oriente, Novembro, 2007. (2007/11 - 2007/11)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/10/22 - Atual Moderação de Painel "Art museums and digital challenges in the Art, Museums and Digital Cultures webinar
Encontro
Art, Museums and Digital Cultures webinar
Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2018/11/15 - Atual Roles in Decision Making Acting in Contemporary Art - SBMK Summit
2011/06 - Atual Documentar Arte Contemporáneo en Portugal Conservacion de Arte Contemporaneo
2011 - Atual Exhibition as a preservation strategy - the case of Alberto Carneiro INCCA PRACTIC's
2020/02/06 - 2020/02/07 Moderação de Painel
Conferência
Reflecting on Theory, History and Ethics in the Conservation of Paintings
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014/12/01 - 2014/12/02 Panel Moderation
Conferência
Changing Practices in Contemporary Art and Museums
University of Glasgow, Reino Unido
2014/10/31 - 2014/11/01 Panel Moderation
Conferência
Uncertain Spaces - Virtual Configurations in Contemporary Art and museums
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/25 O Último Manto Real da Coroa Portuguesa -
Vogal
João Filipe Lizardo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2021/02/24 Estudo para a Conservação da Instalção em Cera de Brigida Mendes no MACE
Orientador
Catarina Sardinha Carvão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/11/25 Gestão de Coleções de Arte Contemporânea – Planos e Sistemas de Gestão de Coleções no contexto português. O aso Coleção Caixa Geral de Depósitos
Presidente do júri
Ana Jordão Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015 - 2015 Authenticity in Transition Glasgow

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/10/29 - Atual ARTS (ISSN 2076-0752) MDPI JOURNALS
2020/03/31 - Atual Conservar Património (1646-043X) ARP
2020 - 2020 Conservar Património (2020-3-13) ARP
2017 - 2020 CONVOCARTE - Revista de Ciências da Arte (2183–6981) FBAUL
2019 - 2019 Journal of the Institute of Conservation (19455224) ICON
2019 - 2019 Revista Pós (1518-9554) UFMG
2017 - 2017 Revista de História da Arte (1646 -1762) IHA
2012 - 2015 Midas (2182-9543) OpenEdition

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/07/13 - 2020/07/13 Membro da comissão de avalição de tese de JOÃO HENRIQUE RIBEIRO BARBOSA Estudo de caso das obras Bichos e Trepantes da artista Lygia Clark”
Avaliador
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2014 - 2020 part of the Selection Committee of the Doctoral Program in Conservation and Restoration (CoRes) since 2014.
Avaliador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2019/06 - 2019/09 Membro do painel de avaliação da área de Museologia e História da Arte no councurso para bolsas de Doutoramento de 2019, pela Foundation for Sciences and Technology (FCT-MCTES). Avaliação de 12 candiaturas em Museologia, História da Arte e Conservação. Junho a Octubro 2019.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013 - 2020 Introdução à Conservação e Restauro I Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2000 - 2020 História da Arte Contemporânea Conservação - Restauro (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2000 - 2020 Teoria da Arte Ciências da Conservação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2012 - 2017 Documentação para a Conservação de Arte Contemporânea Ciências da Conservação (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2007 - 2011 História da Arte da Idade Moderna Conservação - Restauro (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/01 - 2021/01 Membro da Comissão Científica da conferência Art, Museums and Digital Cultures
Membro
Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/06 - 2020/11 Membro do Painel de Avaliação em Museologia and Historia da Arte para as Bolsas de Doutoramento Da Fundação da Ciência e Tecnologia (FCT-MCTES). 19 candidaturas avaliadas de candidatos nas áreas de Museologia, História das Arte e Conservação . Junho a Novembro de 2020. Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal