Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Camila Mangueira Soares
Nomes de citação
- Mangueira, Camila
Identificadores de autor
- Ciência ID
- FB14-F900-9363
- ORCID iD
- 0000-0001-7340-9630
Domínios de atuação
- Humanidades - Outras Humanidades
- Humanidades - Artes
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2020
Em curso
|
Design (Pós-doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Doutorado em Comunicação e Semiótica (Doktor (PhD))
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"O Pensamento Fotográfico. The Photographic Thinking. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010
Concluído
|
Mestrado em Comunicação e Semiótica (Master)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"A Fotografia Sob a Ótica Processual: Antropologia da Face Gloriosa de Arthur Omar." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2007
Concluído
|
Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem (Postgraduate Certificate)
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
|
2005
Concluído
|
Licenciatura em Comunicação Social (Bachelor (1.º ciclo de estudos))
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade de Fortaleza, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal |
2016 - 2017 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
Departamento de Educação Continuada, Brasil | ||
2010 - 2012 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculdade Cearense (FaC), Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2011 | Coordenação do Setor de Comunicação - GCOM | Instituto Atlântico, IA, Brasil |
2001 - 2007 | Implementação Multimedia e Direção de Arte | Universidade de Fortaleza, Brasil |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Resumo em conferência |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/08/30 | Enquanto Espero a Foto. | VI Mini-Micro-Pocket-Mostra-de-Arte
Universidade Federal do Ceará (Brasil)
|
2021/06/18 | Desafios Contemporâneos de Publicação e Representação de Arquivos de Fotografias Estereoscópicas do Século XIX e XX. | 4th International Conference Stereoscopic and Immersive Media - Photography, Sound and Cinema Research.
Lusófona University (online, Portugal)
|
2021/05/10 | Aproximações entre a Educação Artística e o Design Thinking no contexto pandêmico. | 7º Encontro Internacional sobre Educação Artística
FaED | Uni-CV Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde (Cabo Verde, África do Sul)
|
2019/11/04 | Fotografia Contemporânea. | Seminário - Mestrado em Design da Imagem (MDI)
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/10/17 | Reflexões sobre uma arqueologia dos processos fotográficos: o caso da fotopintura de Júlio Santos. | 18th International Meeting of Art, Science and Technology. Of the Admirable Order of Things: Art, Emotion and Technology.
Universidade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/29 | Tecnologias da criatividade? Pensar o processual no contexto das imagens técnicas. | Ana Hatherly: Programabilidade e Criação.
Cátedra Cascais Interartes, Fundação D. Luís I e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (Cascais, Portugal)
|
2019/06/06 | Digital Image as a Semiotic Agent. | 21ª International Conference Consciousness Reframed - In Sentient states: bio-mind and techno-nature.
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2021/02/11 | Processing Community Day Porto (2021/02/01 - 2021/02/11)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019/10/22 - 2019/10/22 | Aula Aberta de Fabrizio Poltronieri, “O presente e o futuro da Inteligência Artificial Criativa”. (2019/10/22 - 2019/10/22)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
2019/03/25 - 2019/03/25 | Aula Aberta de Anita Jóri, “Design, Machine, Technology, Ars and Art”. (2019/03/25 - 2019/03/25)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/07 - Atual | Conferência Internacional em Design Comunicação Digital | Barcelos |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/05 - Atual | Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (2184-8661) | |
2018 - Atual | Manuscrítica – Revista de Crítica Genética (2596-2477) | Universidade de São Paulo (USP) |
2013 - Atual | Revista Nexi (2237-8383) | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Comitê científico e Conselho Editorial do AMPS (Architecture Media Politics Society). https://amps-research.com/
Avaliador
|
AMPS (Architecture Media Politics Society), Estados Unidos | |
2021 - Atual | Comitê científico e Conselho Editorial do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.
Avaliador
|
Universidade Federal do Ceará, Brasil |
Distinções
Prémio
2005 | 1º Lugar em Média Geral do Curso de Comunicação Social, Universidade de Fortaleza.
Universidade de Fortaleza, Brasil
|
Outra distinção
2016 | Melhor Tese do Ano do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|