???global.info.a_carregar???
Belmiro Tavares da Silva Rego. Licenciado em Ensino do Francês/Português; Mestre em Didactica das Línguas; Mestre em Tecnologia Educativa; Doutor em Ciências da Educação-Tecnologia Educativa. Orientação de dissertações de mestrado e doutotamento. Membro de comissões científicas de congressos nacionais e internacionais. Participação em projectos nacionais e internacionais. Professor Coordenador na ESEV-IPV. Coordenador da Área das TIC da ESEV-IPV Director do Departamento de Comunicação e Arte da ESEV-IPV.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Belmiro Rego

Nomes de citação

  • Rego, Belmiro Tavares da Silva

Identificadores de autor

Ciência ID
FA11-63C6-5DFE
ORCID iD
0000-0002-5399-7735

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Outra:Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Analyse D´élements de la Grammaire de L´apprenant Lusophone Étudiant le Fle et Essai de Remédiation Médiatisée par Ordinateur" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997
Concluído
Psycho-pédagogie (Doctorat)
Université de Mons-Hainaut, Bélgica
"Analyse d'élèments de la grammaire de l'apprenant lusophone étudiant le FLE et essai de remédiation médiatisée par ordinateur" (TESE/DISSERTAÇÃO)
La Plus Grande Distinction
1990
Concluído
Maitrise (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Enseignement assisté par vidéodisque et ordinateur. Conception et élaboration d´un didacticiel pour l´enseignement/ apprentissage du français langue étrangère" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grande distinction
1989
Concluído
Maitrise (Mestrado)
Université de Mons-Hainaut, Bélgica
"Une expérience de conception, d´élaboration et d´expérimentation de matériel pour les cours de français langue étrangère" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Grande distinction
1983
Concluído
Licenciatura (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2000/01/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Estudos em Educação Tecnologia e Saúde, Portugal
2000/01/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1991 - 2000 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
1984 - 1991 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2018 Conselho geral ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2016 Conselho geral ou orgão correspondente
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

1983 - Atual Professor Profissionalizado
Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Rego, Belmiro; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana. "Use of cyberspace resources for foreign language learning in higher education". 2018.
  2. Alves, Sonia Vanessa; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. "Facilitators to the transition to post-school life of students with intellectual disability: A case study.". 2018.
    Alves, A.V., Cardoso, A. P., & Rego, B. (2018). Facilitators to the transition to post-school life of students with intellectual disability: A case study. Proceedings of INTED2018 Conference (pp. 1117- 1127). Valencia, Spain. ISBN:978-84-697-9480-7. Doi:
  3. Figueiredo, Maria Pacheco; Figueiredo, Ana Cláudia Nogueira de; Rego, Belmiro. "Peer interaction in mixed age groups: a study in the computer area of an early childhood education center in Portugal". 2016.
  4. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro. "E-Portfólios e práticas de avaliação participadas. Um estudo na Educação Pré-Escolar". 2014.
  5. Santos, Natividade; Lopes, Amélia; Rego, Belmiro. "A Prática partilhada na comunidade RBEP através da sua Plataforma". 2010.
Artigo em revista
  1. Figueiredo, Maria Pacheco; Ribau, Filipa; Rego, Belmiro. "Early Childhood Teachers' Perspectives of EPortfolios as Tools for Children's Evaluation and Family Involvement". (2018): http://hdl.handle.net/10400.19/4999.
  2. Benigno, Vanessa; Rego, Belmiro; Felizardo, Sara. "Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: contributos de um estudo qualitativo". (2017): http://hdl.handle.net/10400.19/4367.
  3. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Maria; Figueiredo, María. "Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos pais". Apresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na platafo 20 (2015): 21-36. http://hdl.handle.net/10400.19/2669.
    Publicado
  4. Rego, Belmiro; Santos, Albino; Santos, Maria Natividade. "Aprender Línguas com Simulações na Internet". Neste texto apresentamos a simulação global como exemplo da utilização de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na perspectiva do paradigma das teorias construtivistas e construcionistas. Descrevemos que é uma simulação global, a evolução desta última com e sem o uso das TIC e alguns exemplos de experiências envolvendo simulações globais com equipas portuguesas. Nossa conclusão foi garantir 12 (2011): 1-10. http://hdl.handle.net/10400.19/973.
    Publicado
  5. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Andrade, Maria do Carmo. "Programa Nónio Século XXI". (2011): http://hdl.handle.net/10400.19/939.
  6. Rego, Belmiro Tavares da Silva; Santos, Maria Natividade; Amélia Lopes. "A Comunidade de Prática Rede de Bibliotecas Escolar do Porto: um ambiente integrador das Tecnologias da Informação e Comunicação Número especial sobre as TIC.". Cadernos UNISUAM. 1 1 (2010): 11-22. http://apl.unisuam.edu.br/cadernos/images/artigos/volume1/01_miolo_art_01.pdf.
    Publicado
  7. Rego, Belmiro; Gomes, C.A.; Silva, Maria João de Jesus Duarte. "A Formação Contínua de Educadores e Professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e da Comunicação: Bases para um Modelo Conceptual de Formação". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 2 (2008): 29-50.
    Publicado
  8. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Silva, Maria João. "A formação contínua de educadores e professores do 1º Ciclo em Tecnologias da Informação e Comunicação: Bases para um modelo conceptual de formação". (2008): http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1235.
Capítulo de livro
  1. Ribau, Filipa; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Maria. "Eportfólios e avaliação na educação pré-escolar: Vantagens e constrangimentos perspetivados por Educadoras de Infância". In Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017, 1711-1718. Braga, Portugal: UMInho, 2017.
    Publicado
  2. Figueiredo, Maria; Ribau, Filipa; Rego, Belmiro Tavares da Silva. "Early childhood teachers' perspectives of eportfolios as tools for children's evaluation and family involvement". In Conference Proceedings of 11th International Technology, Education and Development Conference - INTED2017, 7179-7182. Valencia, Spain: INTED, 2017.
    Publicado
  3. Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva. "Participação de pais e e-portfólios: práticas de avaliação participadas na educação pré- escolar". In Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores, 145-157. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  4. Benigno, Vanessa; Felizardo, Sara; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Rego, Belmiro. "Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: Contributos de um estudo qualitativo". In Olhares sobre a Educação: Em torno da formação de professores, 250-260. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
  5. Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. "Metodologias de investigação na formação de professores: a investigação-ação e o estudo de caso". Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
  6. Moreira, Rui; Seabra, Cláudia; Abrantes, José Luís; Rego, Belmiro. "The STUDENTSCALE: Measuring Students’ Motivation, Interest, Learning Resources and Styles". In New Information and Communication Technologies for Knowledge Management in Organizations, 1-9. Cham, Portugal: Springer International Publishing, 2015.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22204-2_1
  7. Figueiredo, Maria; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Ana Cláudia. "Peer Interaction in Mixed Aged Groups: a Study in the Computer Area of an Early Childhood Education Center in Portugal". In Conference Proceedings of 8th International conference of Education, Research and Innovation, 2548-2554. Sevilha: IATED, 2015.
    Publicado
  8. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo Rodrigues; Cristina Gomes; João Paulo Balula. "A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência". In Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação, 129-138. Montargil, Portugal: M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. M. Justo, & J. Bonito, 2013.
    Publicado
  9. Santos, Maria Natividade; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Amélia Lopes. "A prática partilhada na Comunidade RBEP através da sua plataforma". In Infância no Digital, 173-186. Braga, Portugal: ArcaComum, 2010.
    Publicado
Livro
  1. Menezes, Luís; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo Rodrigues; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula. Livro de resumos: Olhares sobre a Educação. Portugal: Escola Superior de Educação • Instituto Politécnico de Viseu. 2018.
Relatório
  1. Alves, Sónia Vanessa Santos; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro. 2016. Facilitadores da transição para a vida pós-escolar de alunos com incapacidade intelectual : estudo de caso. http://hdl.handle.net/10400.19/5118.
  2. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Balula, João Paulo Rodrigues. 2011. A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para a excelência ; Textbook evaluation and certification in Portugal: a contribution to excellence. http://hdl.handle.net/10400.19/497.
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Carla Sofia Marques. "Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4654.
  2. Santos, Sara Maria Silva. "Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.19/4911.
  3. Figueiredo, Ana Cláudia Nogueira de. "A relevãncia das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.19/2756.
  4. Rodrigues, Carlos Alberto de Pina. "Janelas para o interior : projeto artístico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2305.
  5. Ribau, Carla Filipa Nunes. "Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.19/2492.
  6. Moreira, Rui José Fernandes. "Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de história". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.19/2038.
  7. Costa, Ana Isabel Estima. "Percurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1847.
  8. Benigno, Vanessa Andreia Santos. "Percurso profissionalizante e investigação da implicação do software educativo no desenvolvimento da interação social de crianças com autismo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1852.
  9. Mateus, Cristina Margarida Afonso. "E-portfolios e práticas de avaliação participadas : um estudo na educação pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2169.
  10. Correia, Marcelino Paulo Rodrigues. "Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/2159.
  11. Pinto, Elisa Maria de Oliveira. "Prevenir o cyberbullying". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.19/1906.

Outros

Outra produção
  1. Menezes, Luís; Cardoso, Ana Paula; Rego, Belmiro; Balula, João Paulo Rodrigues; Figueiredo, Maria Pacheco; Felizardo, Sara; João Paulo Balula; Rego, Belmiro Tavares da Silva; Figueiredo, Maria. 2017. Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores. O livro “Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores” está organizado em duas partes. Na primeira parte, apresentam-se dois textos de natureza teórica que discutem perspetivas sobre a investigação na formação de professores. Na segunda parte, intitulada “Investigando o ensino-aprendizagem”, apresentam-se textos de natureza empírica, distribuídos por seis secções: (i) Estudos no â. http://hdl.handle.net/10400.19/4602.
  2. Figueiredo, Maria Pacheco; Ribau, Filipa; Rego, Belmiro. 2017. Early Childhood Teachers' Perspectives of EPortfolios as Tools for Children's Evaluation and Family Involvement. E-portfolios are potential both for evaluation and for parental/family involvement in early childhood practices. Regular portfolios are highly valued in authentic assessment of children but electronic portfolios (E-Portfolios) are a new phenomenon in early childhood education and there is minimal existing research available on their use and effectiveness as a learning and communication tool in ear. http://hdl.handle.net/10400.19/4999.
  3. Rego, Belmiro; Gomes, Cristina Azevedo; Andrade, Maria do Carmo. 2000. Programa Nónio Século XXI. Em Outubro de 1996 o Ministério da Educação lançou o programa Nónio, século XXI. Reflectindo uma preocupação sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas, este programa, através de uma série de medidas, visa uma intervenção no sistema educativo, impulsionadora de novas práticas, onde o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação seja (re)equacionado. Terminado o. http://hdl.handle.net/10400.19/939.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2016 Estudo de caso : importância das tecnologias de informação e comunicação (Softyware MagicEye) na inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto pré-escolar Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Brincar com as tecnologias de informação e comunicação : investigar e refletir sobre as práticas em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 A relevãncia das interações na interseção do trabalho investigativo e da prática de ensino supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : relatório final de estágio Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Avaliação e portfólios digitais : um percurso formativo e investigativo na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Janelas para o interior : projeto artístico Arte, Design e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2013 Importância das TIC e de recursos multimédia na aula de história Educação e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação