???global.info.a_carregar???
Gonçalo Maia Marques is an Adjunct Professor at the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, in the Disciplinary Group of Education and Teacher Training, where he is coordinator of the Master's Course in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education (since 2021). At the same time, he serves as a member of the Technical-Scientific Council (elected for 2022-2025) and the Pedagogical Council (elected since 2019 to the present). He also develops teaching activities at the Higher School of Technology and Management, namely in Tourism and Gastronomy courses. He is a Guest Assistant Professor at the Institute of Education of the University of Minho, where he develops teaching activities, in the Basic Education Course and in supporting dissertations for the Masters of Professional Qualification for Teaching. In his teaching career in higher education he was a professor at the University of Porto (FLUP), the University Portucalense, the Instituto Universitário da Maia and the Instituto Politécnico da Maia. He won the Alberto Sampaio History Prize from the Lisbon Academy of Sciences (2023). He was a PhD Fellow at the Calouste Gulbenkian Foundation (2009-2011). Graduated (2006) and PhD (2011) in History from the University of Porto. Graduated with the Specialization Course in History Teaching from the same institution (2007) and with the Documentary Sciences Course, Archives variant, from Universidade Portucalense (2008). Post-Doctorate in Educational Sciences from the University of Minho, where he was an external researcher at CIED (Center for Research in Education). He is an Integrated Researcher at INED (Center for Research and Innovation in Education) at the Higher Education Schools of Porto, Coimbra and Viana do Castelo. He has several national and international books, chapters and articles published in the fields of Historical and Heritage Education, the History and Civilization of Vine and Wine, Tourism and Cultural Heritage in its relationship with the environment.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gonçalo Marques

Nomes de citação

  • Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia

Identificadores de autor

Ciência ID
F913-273D-F436
ORCID iD
0000-0002-5052-0624

Endereços de correio eletrónico

  • gmaiamarques@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 258806200 Ext.: 21150 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Pç General Barbosa - Apartado (CP:513), 4901, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Geografia Cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2018
Concluído
Education in History and Social Sciences (Post-doctorate) (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
Aproved
2011/11/30
Concluído
PhD in History (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Do Vinho de Deus ao Vinho dos Homens:o Vinho, os Mosteiros e o Entre Douro e Minho." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2008
Concluído
Documentary Sciences - Archives Variant (Postgraduate) (Pós-Graduação)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
17 Valores
2006 - 2007
Concluído
Specialization in History Teaching (Postgraduate) (Pós-Graduação)
Universidade do Porto, Portugal
17 Valores
2002 - 2006
Concluído
History (Degree) (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
16 Valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/04/01 - 2023/09/01 Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2014/01 - 2017/12 Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2023/11/10 - 2024/02/02 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/31 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2018 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09/01 - 2016/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/01 - 2017/01/30 Professor Auxilia (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2004/03/01 - 2006/03/01 Douro and Porto: Timeless Complementarity socio-economic and institutional ties - Centuries (16th to 18th)
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2017/05/01 - 2021/04/01 Minho European Gastronomic Region
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
2017/10/18 - 2020/02/29 New Media at the Service of Cultural Heritage of Alto Minho
SAICT-POL/24177/2016
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centre for Transdisciplinary Development Studies
UID/SOC/04011/2019
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Transdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/03 - 2013/05/20 Dourointour: Durian Heritage and Cultural Tourism
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Fonseca, Lina; Loureiro, Marta. "Interconnecting Mathematics and Local Heritage: an experience with 4th year students". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Historical Awareness and Local Heritage in Pre-School Education Didactics". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2016.
    Publicado
  3. Carvalho, Ana Amélia Amorim; Cruz, Sónia; Marques, Célio Gonçalo; Moura, Adelina; Santos, Idalina; Pessoa, Teresa; Santos, Idalina Lourido. "Proceedings of the 2nd Meeting on Games and Mobile Learning". 2014.
  4. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Sónia Cruz; Diana Silva. "History and Early Childhood Education: an impossible relationship?". Trabalho apresentado em European Conference on Curriculum Studies, Braga, 2013.
    Publicado
  5. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Historical Education with preschool children - perspectives and challenges". Trabalho apresentado em V Simpósio Internacional de Didactica de las Ciencias Sociales en el ambito Iberoamericano, Barcelona, 2013.
    Publicado
  6. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Museum potential of the Vinho Verde region". Trabalho apresentado em Conferência Internacional, Almendralejo, 2011.
    Publicado
  7. Maia Marques, Gonçalo; Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "For a Vinho Verde Route in the monasteries between Douro and Minho". 2010.
Artigo em revista
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Manuel Tojal. Autor correspondente: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Cultural perceptions on the Portuguese Coastal Way: Experiences of turipegrination". Dos Algarves: Tourism, Hospitality and Management Journal 43 (2023): 102-125.
    Publicado
  2. Gonçalo Maia-Marques. "Monastic heritage in gastronomy and wines of the Minho region". RIVAR (2023): https://doi.org/10.35588/rivar.v10i30.5917.
    10.35588/rivar.v10i30.5917
  3. Oliveira, Joana; Santos, Fernando de Sousa Ferreira; Leitão, Raquel B.. "Educational Services and Local Heritage: construction of a theoretical-conceptual training model at Viana do Castelo Polythecnic Institute". O Ideário Patrimonial 16 1 (2022): 128-151. /http://www.cta.ipt.pt/download/AntropeDownload/ANTROPE_14/OIP_JUL_2022_128_151.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Marques, Gonçalo Maia. "Historical Education in early ages: epistemological and conceptual framework". (2021): https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/10477.
  5. Faria, Pedro Miguel; Cardoso, Sandra; Morais, Roberto; Moreira, Pedro Miguel; Moura, Anabela; Marques, Gonçalo Maia; Silva, Alexandre; Almeida, Carlos; Araújo, Isabel. "Enhancing Cultural Heritage of a Region Through Visual and Auditory Engagement in a Video Mapping Projection". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16698.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16698
  6. Moreira, Ana Isabel; Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Historical Education between 3 and 12 years old. Challenges for those who teach and those who learn". Revista Educação, Sociedade e Culturas 55 esp. (2019): 73-87. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/07.AnaMoreira%26Gonc%CC%A7aloMarques.pdf.
    Publicado
  7. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "The tile panels of the Silva Escura Church: an artistic treasure of national dimension and a special paternity". REVISTA DA MAIA (Revista Cultural da Câmara Municipal da Maia) – NOVA SÉRIE 3 1 (2018): 5-14. https://www.cm-maia.pt/cmmaia/uploads/document/file/2010/REVISTA_MAIA_Ano_3_-_N__1_jan_jun_2018.pdf.
    Publicado
  8. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Interdisciplinary Curricular Approach in the Planning and Teaching of Cultural Heritage – Project in a Higher Education Polytechnic Institution, Northern Portugal". Journal of Social and Political Sciences - Asian Institute of Research 1 4 (2018): 506-514. https://www.asianinstituteofresearch.org/JSParchives/Interdisciplinary-Curricular-Approach-in-the-Planning-and-Teaching-of-Cultural-Heritage-%E2%80%93-Project-in-a-Higher-Education-Polytechnic-Institution%2C-Northern-Portugal.
    Publicado • 10.31014/aior.1991.01.04.38
  9. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "(Re)discovery of local culture through an interdisciplinary project in polytechnic higher education, northern Portugal". Revista Diálogos com a Arte 1 8 (2018): 154-167. http://docs.wixstatic.com/ugd/6d6107_cd65d4481d884c3a9499a44791d84eac.pdf.
    Publicado
  10. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Marques, José Maia. "Historical and Cultural Wine Heritage on Northwest Portugal as Touristic Resource". Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 9 1 (2017): 107-119. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4728/pdf.
    Publicado • 10.18226/21789061.v9i1p107
  11. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "General Lemos: Loyal to the end - a forgotten Maiato? (Contributions to a biographical essay)". Revista da Maia - Nova Série 2 2 (2017): 21-30. http://cultura.maiadigital.pt/noticias/copy_of_REVISTAMAIA22ISSN21838437.pdf.
    Publicado
  12. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Memória da Maia: a Linhagem e a Terra". Revista da Maia - Revista Cultural da Câmara Municipal da Maia (Nova Série) 1 1 (2016): 23-36. http://ww.visitmaia.pt/uploads/writer_file/document/346/REVISTAMAIA1_2016.pdf.
    Publicado
  13. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "The Bacchic Brotherhoods and the Oenomemories in Tourism promotion". PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 15 15 (2016): 687-712. http://www.pasosonline.org/es/articulos/1096-x-9.
    Publicado
  14. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "The contribution of black Benedictine monks in the qualification of Vinho Verde". Vinho Verde: História e Património (History and Heritage) 1 1 (2015): 57-62.
    Publicado
  15. Marques, Gonçalo; Barroso, Ana; Pereira, Ana Carolina; Matos, Carla Joana; Machado, Filipa; Pereira, Marlene. "History and Social Studies teaching strategies in the 1st Cycle of Basic Education". História & Ensino 19 1 (2013): http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p195.
    10.5433/2238-3018.2013v19n1p195
  16. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Memory of Viana do Castelo's Parishes". Estudos Regionais – Revista de Cultura do Alto Minho 1 7 (2013): 53-68.
    Publicado
  17. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Between Clio and Sechat: ethnomathematical dialogues". Ensinar e Aprender Matemática dos 3 aos 12 anos de idade: Atas 1 1 (2013): 77-87. http://www.ipvc.pt/ensinar-aprender-matematica.
    Publicado
  18. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Between Verdes and Maduro's Wines: case studies". Rotur - Revista de Ocio y Turismo 1 5 (2012): 179-188. https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/12148.
    Publicado • https://doi.org/10.17979/rotur.2012.5.1268
  19. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Ludus Maximus: learning historical content in informal environments in Early Childhood Education". Ludus Maximus: aprendendo conteúdos históricos em ambientes informais na Educação de Infância 1 1 (2012): 255-263. http://www.fpce.uc.pt/encontro.jml/.
    Publicado
  20. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Didactic Potentialities of the Study of the Romantic Port". Atas do Congresso Porto Romântico 2 1 (2012): 643-656.
    Publicado
  21. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Certainties and uncertainties in the construction of the Vinho Verde Memory". Actas do I Congresso Internacional Vinhas e Vinhos 1 1 (2012): 217-224.
    Publicado
  22. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "The importance of historical knowledge in the identity and social construction of early ages". Actas do Encontro "Educação, Território e (Des)igualdades" 1 1 (2011): 1-231. https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/09/Atas_SOCEDU2_1.pdf.
    Publicado
  23. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "A heritage that is (de)falling: a look at national monuments". Diálogos com a Arte – Revista de Arte, Cultura e Educação 1 1 (2010): 131-142. http://www.imperiodolivro.com.br/?p=104.
    Publicado
  24. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "An itinerary through the cursus honorum of the monastic wine of Entre Douro e Minho in the Old Regime (17th and 18th centuries)". Estudos Regionais – Revista de Cultura do Alto Minho 1 4 (2010): 207-212. http://www.cer.pt/revista-estudos-regionais.
    Publicado
  25. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Dead King' Chronicle: narrative and historiographical images of King John II's death". Publicação no Programa do Encontro (http://web.letras.up.pt/aphes29/programa.html) 1 (2009): 1-13. http://www.academia.edu/1497242/A_Cronica_do_Rei_Morto_imagens_cronisticas_e_historiograficas_da_morte_del_Rei_D._Joao_II.
    Publicado
  26. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Power's mirror : a century of Amarante life in parliamentary minutes (1822-1910)". Atas do II Congresso Histórico de Amarante 1 1 (2008): 190-210. https://ipvc.academia.edu/GonçaloMarques.
    Publicado
  27. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "On Gestation and Honor: notes on Social History in the Inquisitions in the Land of Maia". Douro: Estudos e Documentos 1 21 (2006): 241-256. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9759.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Educating for Historical Heritage in Basic Education". In Património, educação e cultura: convergências e novas perspetivas, 115-134. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.53681/2023.I04/05
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Heritage(s) and wine knowledge(s) of the monks of São Miguel de Refojos de Basto: from the agricultural past to a tourist future". In III Seminário Internacional Ora et labora em Refojos de Basto: especialidades, materialidades, espiritualidades, 173-184. Cabeceiras de Basto, Portugal: CITCEM, 2018.
    Publicado
  3. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; José Augusto Teixeira Maia Marques. "Preserving identities and cultural resources: wine and tourism at Minho Region (Portugal)". In TOURISM 2017, "nd International Conference on Global Tourism and Sustainability, 107-119. Barcelos, Portugal: Green Lines Institute, 2017.
    Publicado
  4. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Alberto Sampaio: an architect of Vinho Verde's Quality". In O(s) Tempo(s) de Alberto Sampaio, 87-96. Maia, Portugal: Edições ISMAI, 2017.
    Publicado
  5. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Heritage and wine tourism dynamics in Entre Douro e Minho: social responsibility and community participation". In Governança e Turismo, 281-300. Maia, Portugal: Instituto Universitário da Maia e CEDTUR, 2016.
    Publicado
  6. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Historical Cognition Experiences in Early Childhood: assessments and perspectives". In Educação Histórica: Perspetivas de Investigação Nacional e Internacional, 34-40. Porto, Portugal: CITCEM, Universidade do Porto, 2016.
    Publicado
  7. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Monção’s place in the history of Portuguese viticulture". In Monção entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos, 183-198. Monção, Portugal: Casa Museu de Monção, 2014.
    Publicado
  8. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Signs of heritage awareness in preschool children in the municipality of Viana do Castelo". In Educação Patrimonial: novos desafios pedagógicos, 189-212. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2014.
    Publicado
  9. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Private Writings on Mobility and War". In Escritas Privadas da Mobilidade e da Guerra, 1-375. Viana do Castelo, Portugal: Ofilito, 2013.
    Publicado
  10. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Between white and black Benedictines: Cistercians and Minho wine". In Mosteiros Cistercienses: História, Arte, Espiritualidade e Património, 355-370. Alcobaça, Portugal: Jorlis - Edições e Publicações, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. Vinho Verde Brotherhood: 30 years serving the Demarcated Region. Porto, Portugal: Confraria do Vinho Verde. 2018.
    Publicado
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. In Men's Wine Kingdom - a journey through Monasteries, Wines and Gastronomy in the Northwest of Portugal. Porto, Portugal: Sérgio Jacques. 2017.
    Publicado
  3. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Eduardo Gonçalves. Wine tourism and wine cultural heritage. Maia, Portugal: ISMAI e CEDTUR. 2017.
    Publicado
  4. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; José Augusto Teixeira Maia Marques; Eduardo Gonçalves. International Colloquium: Heritage, Tourism and Development. Maia, Portugal: ISMAI e CEDTUR. 2015.
    Publicado
  5. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Eduardo Gonçalves. Wine, Cultural Heritage and Wine Tourism. Maia, Portugal: ISMAI. 2014.
    Publicado
Manual
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. Local heritage awareness of a group of children from the municipality of Viana do Castelo. Portugal. 2014.
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Marinho, Cecília Manuela Magalhães. From my time to our time: mechanisms for constructing close temporality in children in the 1st cycle of basic education. Portugal. 2014.
  3. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. Pedagogical Suitcase for 100 Years of the Republic. Portugal. 2010.
Resumo em conferência
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Vinho Verde as an identitary product in Northern Portugal's tourism". Trabalho apresentado em First ATLAS Special Interest Group Meeting Space, Place, Mobilities in Tourism, Vila Seca, Tarragona (Catalunh, 2017.
    Publicado
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; José Augusto Teixeira Maia Marques. "Portuguese Coastal Way to Santiago: co-creating new touristic waves". Trabalho apresentado em The Visitor Economy: Strategies and Innovations, Bournemouth, 2017.
    Publicado
  3. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Pedro Pereira. "New technologies in History Didactics: from Pre-School Education to the 2nd Cycle of Basic Education". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12, Viana do Castelo, 2015.
    Publicado
  4. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Evidence of the Past in Children’s Historical Education: Sowing Creativity". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2014.
    Publicado
  5. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; Isaura Barbosa. "Local identity and discovery of heritage in everyday life". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional de Educação Patrimonial, Braga, 2014.
    Publicado
  6. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Oenomemories construction: educational and cultural potential of the study of physical, heritage and documentary memories". Trabalho apresentado em Memória e Herança Cultural, Viana do Castelo, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Censorship and the importance of freedom(s): between History and Global Citizenship". Mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, 2021. http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/2475.
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Migrations: pedagogical proposal crossing Geography with Education for Global Citizenship". Mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, 2020. http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/2530.
  3. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Signs of interculturality in Portuguese expansion: pedagogical proposal". Mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, 2020. http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/2475.
  4. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "Interdisciplinary sharing based on capoeira: Escola Armando Napoleão Fernandes Cabo Verde". Mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2236.
  5. Brito, Fernanda Lima da Luz. "Praia monuments: pedagogical resource". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2168.
  6. Coelho, Cristiana da Silva. "Discovering Local Cultural Identity: study in a 3rd year class". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989.
  7. Vale, Ana Margarida Campos Viana do. "Interculturality as a starting point for interdisciplinarity". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2132.
  8. Pereira, Liliana Sofia Miranda. "The media and their influence on a group of children in the 1st cycle of basic education". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1809.
  9. Rodrigues, Sara Daniela Valinhas. "Proverbs as a cultural and educational resource: Workshop project in the 1st cycle of basic education". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1791.
  10. Veloso, Adriana Monteiro. "Environmental citizenship activities with a group of children from the 1st cycle of basic education". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1805.
  11. Torres, Mariana Jaco. "Educating through folklore promoting identity and historical-cultural awareness of students: study in the 1st year of the 1st CEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1766.
  12. Silva, Paula Alexandra da. "Grandparents’ Knowledge in Pre-School Education: What contributions?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1796.
  13. Sousa, Cristina Isabel Fernandes de. "Traditional games: a constructivist didactic perspective on knowledge and learning". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1648.
  14. Neiva, Andreia Christina Moreira. "Cultural differences between the gypsy and majority communities: Study with a group of children from a 1st CEB school in Viana do Castelo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1818.
  15. Barbosa, Isaura Maria Tinoco. "Case study: Heritage awareness of a group of children from the municipality of Viana do Castelo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1696.
  16. Caetaninho, Susana Daniela Ferreira. "From school manuals to knowledge of the local environment: pedagogical experience". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1700.
  17. Veiga, Ana Beatriz Vaz. "Tell me how it was: historical narratives with children from the 1st cycle of basic education". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1702.
  18. Silva, Diana Ramos da. "Learning Portugal's History in kindergarten through getting to know some Portuguese monarchs". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1479.
  19. Matos, Carla Joana da Silva. "Digifolio in the 1st cycle of basic education: Sociological contributions for students and parents". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1855.
  20. Machado, Filipa da Conceição Meneses. "Us and others: Cultural and ethnographic conceptions in a group of children". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1854.
  21. Barroso, Ana Cláudia Barros de Matos. "The importance of parental participation in a child’s school life". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1690.
  22. Mimoso, Joana Maria Verde. "Cartoons as a socio-educational resource in preschool education". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1379.
  23. Pratas, Eunice Vicente. "The construction of local identity in a preschool context: case study in the municipality of Viana do Castelo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1514.
  24. Costa, Cláudia Sofia Morais da. "Thinking about ethnic and cultural diversity from Kindergarten onwards". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1838.
  25. Silva, Liliana Cristina Dias da. "Intergenerational transmission of Viana do Castelo embroidery". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1843.
  26. Rodrigues, Sara Daniela Soares. "The importance of morning routines in child development in kindergarten". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1457.
  27. Silva, Carla Sofia Martins da. "The importance of organizing space in kindergarten: children’s favorite areas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1365.
  28. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. "From the wine of God to the wine of Men: wine, monasteries and Entre Douro e Minho". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10216/57439.
  29. Santos, Ana Cláudia Vilas Boas. "Gender issues in choosing kindergarten classroom areas: the gender construction of younger children from a social point of view". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1477.

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Theresa: The Queen Countess". Myths and Lies of History: https://youtu.be/KXQ-Lzienb8?si=cOWv0DW7IMry7c8C. Rádio Transforma.
  2. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Pedro among love(s)". Myths and Lies of History: https://youtu.be/n5ATWPLKces?si=zOTFhnXLAGMfNV5l. Rádio Transforma.
  3. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Sagres Prince". Myths and Lies of History: https://youtu.be/RNU-FTakfUc?si=AXww2efKvfv249VL. Rádio Transforma.
  4. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Mafalda of Savoy: the first queen". Myths and Lies of History: https://www.youtube.com/watch?v=Eh2oOB6Q_jQ&t=65s. Rádio Transforma.
  5. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "D. Nuno Álvares Pereira". Myths and Lies of History: https://youtu.be/oRDF3KCMaxM?si=9qgVYIkn_rU4g-S4. Rádio Transforma.
  6. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Afonso Henriques: the founder". Myths and Lies of History: https://youtu.be/vfCB9mV8W8A?si=ajyy3YzDknku6nVL. Rádio Transforma.
  7. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "John VI of Portugal/John I of Brasil". Myths and Lies of History: https://youtu.be/74UQyVpbdZw?si=utoEriApEWb4r_KO. Rádio Transforma.
  8. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "John II: The "Perfect Prince"". Myths and Lies of History: https://youtu.be/fBA44bKDhOg?si=t6yWpk5om7bszACk. Rádio Transforma.
  9. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "D. Dinis, the king farmer?". Myths and Lies of History: https://youtu.be/QkNdBo7hh2I?si=fwcwFNj5w-xj9y4T. Rádio Transforma.
  10. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Dona Mumadona Dias". Myths and Lies of History: https://youtu.be/yzUICOL9hE4?si=C60yKDhPQzuChPit. Rádio Transforma.
  11. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Luisa of Gusman". Myths and Lies of History: https://youtu.be/5re4s_iuirU?si=s53Tk9_CehiVqcCt. Rádio Transforma.
  12. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "Pombal: the Politician and the Statesman". Myths and Lies of History: https://youtu.be/18-s27NEK9I?si=BgZO7-2gtqGNthyX. Rádio Transforma.
  13. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia. 2021. "The Pious Queen Maria I?". Myths and Lies of History: https://youtu.be/w3pTtXc2_7Y?si=wxNVulVbxvyDOJWm. Rádio Transforma.

Outros

Outra produção
  1. Ver do Bago, a toast between God and Men. Catalog of the three exhibitions.. Catálogo das três exposições, realizadas entre 2021 e 2022, sobre a ancestral relação entre o vinho e o território abrangido atualmente pela Rota do Românico, nas suas diversas dimensões (económica, social e cultural).. 2022. Marques, Gonçalo Maia; Bairro dos Livros. http://hdl.handle.net/10400.26/45431.
  2. Alvarinho: Memory and Future. Edição técnica. 2016. Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia; José Augusto Teixeira Maia Marques; Eduardo Gonçalves.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014 As Evidências do Passado na Educação Histórica de Crianças: semeando a Criatividade
(Portugal)
2013 Construção de Enomemórias: potencial educativo e cultural do estudo de memórias físicas, patrimoniais e documentais
(Portugal)
2012 O Ensino da História na Educação Pré-Escolar
(Portugal)
2011 Uma cidade no noroeste de Portugal no Antigo Regime: o caso do Porto
(Portugal)
2010 Contributos Pedagógicos de um Museu do Vinho Verde
(Portugal)
2010 O Conhecimento Histórico como GPS do Mundo Hodierno
(Portugal)
2009 Fontes para o estudo da História Económica – uma abordagem às fontes monásticas de Entre Douro e Minho (sécs. XVII-XIX)
(Portugal)
2009 As Invasões Francesas e os Mosteiros do Norte
(Portugal)
2007 A Clio da FLUP no divã
(Portugal)
2007 Os Jogos Didácticos na Aula de História
(Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 À descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - 2018 A Interculturalidade como ponto de partida para a interdisciplinaridade
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - 2018 Abordagem ao raciocínio multiplicativo de alunos do 4º ano de escolaridade. Uma experiência envolvendo o Património Local
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 - 2018 Monumentos da Praia: um recurso pedagógico
Orientador
Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 - 2017 Angola como destino turístico
Orientador
Turismo, Património e Desenvolvimento (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2016 Actividades de cidadania ambiental com um grupo de crianças do primeiro ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 Jogos tradicionais: uma perspetiva didática construtivista de conhecimento e aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 Os Provérbios como recurso cultural e educativo: projeto oficinal no 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 Os Meios de Comunicação e a sua influência num grupo de crianças do 1ºciclo do ensino básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 Diferenças Culturais entre as Comunidades Cigana e maioritária: um estudo com grupo de crianças de uma escola do 1º CEB em Viana do Castelo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 Educar através do Folclore promovendo a identidade e consciência histórico – cultural dos alunos: estudo do 1º CEB
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 Os saberes dos avós na Educação Pré-Escolar: que contributos?
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2015 Estudo de Caso: Consciência patrimonial de um grupo de crianças do concelho de Viana do Castelo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2015 Identidade socio cultural das crianças: estudo de caso
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2015 Transição do ensino pré-escolar para o 1º ciclo: a perspectiva das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 - 2015 Educar para a integração no Meio Local
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2014 Conta-me como foi: narrativas históricas com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2014 Do meu tempo ao nosso tempo: Mecanismos de construção da temporalidade próxima das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2014 O papel educativo dos meios de comunicação social e pessoal
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2014 Do manual escolar ao conhecimento do meio local: experiência pedagógica
Orientador
2013 - 2013 Aprendendo História de Portugal no Jardim de Infância através do conhecimento de alguns monarcas portugueses
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2013 Ensino dos Valores como contributo para a formação pessoal e social das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2013 Digifólio no 1º Ciclo do Ensino Básico - contributos sociológicos para alunos e pais
Orientador
2013 - 2013 Nós e os outros: concepções culturais e etnográficas num grupo de crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2013 Crise: concepções da criança e reflexos na sua estabilidade emocional
Orientador
2013 - 2013 O Território Viseense e os seus vinhedos: alguns contributos históricos
Orientador
Ciências da Educação e do Património (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2013 - 2013 A Importância da participação parental na vida escolar da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 A construção da identidade local em contexto pré-escolar: estudo de caso no concelho de Viana do Castelo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 Pensar a diversidade étnico-cultural a partir do Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 A constituição da Família em crianças de idade pré-escolar: estudo de caso
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 Os Desenhos Animados como recurso socioeducativo na Educação Pré-Escolar
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 - 2012 Transmissão intergeracional dos Bordados de Viana do Castelo
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2011 A construção da identidade de género em crianças de idades mais jovens do ponto de vista social
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2011 A Importância da Organização do Espaço no Jardim de Infância: áreas preferidas das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2011 - 2011 A Importância das Rotinas Matinais no desenvolvimento da criança no Jardim de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 O(s) Tempo(s) de Alberto Sampaio
Congresso
O(s) Tempo(s) de Alberto Sampaio
Município de Vila Nova de Famalicão e ISMAI, Portugal
2016 - 2016 ENSINAR E APRENDER COM CRIATIVIDADE DOS 3 AOS 12 ANOS
Encontro
ENSINAR E APRENDER COM CRIATIVIDADE DOS 3 AOS 12 ANOS
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2016 XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Congresso
XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA
Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2016 Citaslow: Educação, Sustentabilidade e Turismo
Conferência
Citaslow: Educação, Sustentabilidade e Turismo
Rede Citaslow e ISMAI, Portugal
2015 - 2015 XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Congresso
XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Bom Jesus do Monte - Vozes e Contributos à Candidatura a Património Mundial
Conferência
Bom Jesus do Monte - Vozes e Contributos à Candidatura a Património Mundial
ISMAI e Confraria do Bom Jesus do Monte, Portugal
2015 - 2015 Património, Turismo e Desenvolvimento - 30 Anos de Arqueologia em Esposende
Simpósio
Património, Turismo e Desenvolvimento - 30 Anos de Arqueologia em Esposende
ISMAI e Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 Vinho, Património Cultural e Enoturismo
Simpósio
Vinho, Património Cultural e Enoturismo
Confraria do Vinho Verde, ISMAI e Câmara Municipal de Barcelos, Portugal
2014 - 2014 II Seminário de Educação Patrimonial
Seminário
II Seminário de Educação Patrimonial
CIED e Câmara Municipal de Braga, Portugal
2014 - 2014 5º Congresso Europeo de Turismo Industrial, Identidad, Industria y Cultura
Congresso
5th European Conference on Industrial Tourism
Diputacion Provincial de la Coruña y Universidade da Coruña, Espanha
2013 - 2013 III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA - Investigação em Educação Histórica e Social
Congresso
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA - Investigação em Educação Histórica e Social
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 Jornadas de Ensino da Informática
Congresso
II Jornadas de Ensino da Informática
Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Católica, Portugal
2013 - 2013 Intertur 2013 - Governança e Turismo
Congresso
Intertur 2013
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA - Investigação em Educação Histórica e Social
Seminário
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA - Investigação em Educação Histórica e Social
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2013 - 2013 I Seminário de Educação Patrimonial
Seminário
I Seminário de Educação Patrimonial
CIED e Câmara Municipal de Braga, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/06/05 The impact of artistic education on adult life: non-formal adult artistic education in the district of Viana do Castelo: a case study
Arguente
Carla Vieira Castilho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/02/23 Kola San Jon de Santo Antão, Cape Verde: pedagogical resource for basic schools
Arguente
Maria do Rosário Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 À descoberta da identidade cultural local: estudo numa turma do 3.º ano de escolaridade Cristiana da Silva Coelho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 Relação Criança Animal: o 4.ºEducador Virginie Elodie de Figueiredo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 Guerra Colonial versus Guerra da Independência” Um único acontecimento histórico com duas visões diferentes Vera Alexandra Portela Lário (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 A Interculturalidade como ponto de partida para a interdisciplinaridade Ana Margarida Campos Viana do Vale (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2018 Lafões: História e Património Jorge Adolfo de Meneses Marques (Outro)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2018 Os vários olhares de um professor multifacetado Vânia Gabriela Dias Graça (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 Integrar saberes para multiplicar aprendizagens Fabiana Luísa Teixeira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 "Um compromisso para toda a vida..." Diana Raquel Madureira Vieira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 Perspetivas de Educação Histórica sobre a Guerra Colonial Marta Afonso Pinto (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2018 A participação dos alunos no programa Parlamento dos Jovens Diana Isabel Caldas Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2018 A abordagem da História na Educação Pré-Escolar: potencialidades e percepções Ana Sofia Dias Ramalho Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 Menino, Menina: as questões de género na Educação Pré-Escolar Ana Cristina Fernandes de Brito (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 Educação Financeira e a publicidade: proposta didática para o 2º e 3º ano de escolaridade Luísa Lopes da Silva Tomé (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 Educação financeira: Uma abordagem da poupança com alunos do 4.º ano de escolaridade Natália Filipa Lima Pontes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2017 As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico Ricardo André Teixeira Filipe (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico Anabela Martins da Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 A importância da educação histórica e educação geográfica Mariana Lemos Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2016 Pensar a avaliação de uma forma diferente! Fernanda Margarida Silva Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2016 "A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4o ano Ana João Marques de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 Um trilho pela Educação Financeira: implementação de uma proposta didática baseada no REF Isabel Cecília Falcão Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 Educação Financeira desde a Infância: proposta didática para o 1º ano de escolaridade Adriana das Dores Paço Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 Marcas do Turismo Criativo no Centro Histórico do Porto Diana Filipa Borges (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2015 O nível de proficiência motora nas habilidades de perícia, manipulação, deslocamentos e equilíbrio: um estudo com crianças do 3º ano de escolaridade Adriana de Barros Faria Viana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 Representações do ciclo da água no 1º ciclo do ensino básico Luciana Antunes Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2015 A felicidade no mangerico e a sorte no alho porro: o São João sai à rua na cidade do Porto - alunos e familiares na descoberta do património imaterial Sara da Silva Feiteira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Somos todos escritores, mas uns escrevem, outros não. Oficinas de escrita em História e em Geografia: uma experiência pedagógica Carina Alexandra Ferreira Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Gisela Lopes Nunes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Histórias com valores: um estudo com crianças do Pré-Escolar Diana Cristina Barbosa Maciel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 Ecoturismo e Desenvolvimento Local: a Reserva Especial de Maputo (Moçambique) Maria Samuel Macamo (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 A construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências de aprendizagem dos alunos a partir da área de Estudo do Meio (História) Ana Filipa de Campos Cardoso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projecto com alunos do 3º ano do Ensino Básico Joana Catarina de Barros Pimentel (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 (Re)vivendo Memórias através da Educação: passos para a construção de um Serviço Educativo num equipamento cultural Joana Isabel Fernandes Trancoso (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Um contributo para a Didática da História de Portugal no 2º ciclo - da Ditadura à Democracia Carlos Miguel Leal Cepa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 Significado atribuído à Escola por jovens do 9º ano de um contexto TEIP Patrícia Alexandra Pereira Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Aprender o Património Cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico Ana Isabel Monteiro Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2013 A fotografia no ensino da História e da Geografia Tiago Fernandes da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 As potencialidades da Revista National Geographic no Ensino da História e Geografia Daniela Primo Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 Do Românico ao Gótico: percurso do olhar Elvis Graça Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/02/20 - Atual PASOS: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - Atual Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - Atual Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/02 - Atual Rotas Culturais e Turisticas (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Sociologia do Turismo (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Antropologia do Turismo (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Gastronomia, Enologia e Cultura (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Geografia do Desenvolvimento e Turismo (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Trabalho de Projeto I (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Trabalho de Projeto II (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012/02 - Atual Estágio (Outros) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - Atual Estudo do Meio Social (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual História e Geografia de Portugal (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Didática do Conhecimento do Mundo (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Didática do Estudo do Meio (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Pratica de Ensino Supervisonada (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Introdução à Prática Profissional (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual História de Portugal das origens ao século XVIII (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual História de Portugal Contemporâneo e Geografia de Portugal (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Seminário de Integração Currocular (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Metodos e Técnicas de Investigação em Educação (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Valorização do Vinho e da Cultura da Vinha (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual História, Arquivos e Museologia (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Educação e Património Histórico (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Didáctica do Meio Social (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Métodos e Técnicas de Investigação em Educação (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2008/09 - Atual Dissertação/Relatório de Mestrado (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2014 Curso de Formação em Latim Especialização (Curso médio)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2016/10/21 - 2016 Portugal em Directo Mosteiro de Santo André de Rendufe (Amares)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009 - Atual Centro de Estudos Regionais
2009 - Atual Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012 - Atual Concurso Escolar Alto Minho 2020
2019/06/18 - 2019/06/18 He was present on the jury and carried out a report to obtain a European Doctorate, in History, at the Faculty of Arts of the University of Porto, from Ana Isabel Ponce Gea, with the title La necesidad de un pensaiento metódico y creativo en la enseñanza de la Historia: design and validation of an instrument for secondary teaching. Advisor: Luís Alberto Marques Alves (2019) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 Participation in the jury to obtain the title of specialist in History and Archeology by Jorge Adolfo de Meneses Marques Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Alberto Sampaio History Prize
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2014 Excellence Award 2014
Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Portugal
2008 PhD Study Scholarship
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal