???global.info.a_carregar???
Maria Aguiar. Concluded the PhD in Conservation of paintings at Portuguese Catholic University, Schoool of Arts (Portugal), Master in Conservation of Fine Art at Northumbria University (UK), Master at Conservation and Restoration of Historical Objects of Art at De Montfort University Faculty of Art Design and Humanities (UK), Degree in Conservation and Restoration Tecnhology at Instituto Politécnico de Tomar (Portugal). Professor Auxiliar at Portuguese Catholica University, School of Arts. Member of the Scientific Committe at the School of Arts. Organized 18 events. Supervise 1 PhD thesis and co-supervise another one. Supervised 19 master dissertations and co-supervised 3. Received 2 awards/grants. Participate and/or participated as principal researcher in 2 projects. At her Ciência Vitae curriculum the most frequent terms are: Teaching; Research; Technical and Material Studies; Painting Conservation; Preventive Conservation; Mural Painting
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Aguiar

Nomes de citação

  • Aguiar, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
F714-7C66-F509
ORCID iD
0000-0001-5444-975X

Endereços de correio eletrónico

  • mcaguiar@porto.ucp.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226196200 Ext.: 128 (Profissional)

Moradas

  • Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa. R. Diogo Botelho, 1327 , 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2018/10/24 - 2018/10/24
Concluído
Integrated Pest Management (David Pinniger) (Outros)
Professional Training in Conservation of Antiquities, Collections Management and Museum Studies , Reino Unido
2018/10/23 - 2018/10/23
Concluído
Humidity, Temperature and pollution: the object, the atmosphere and the collection (Stephen Hackney) (Outros)
Professional Training in Conservation of Antiquities, Collections Management and Museum Studies , Reino Unido
2018/10/22 - 2018/10/22
Concluído
Museum Lighting from Theory to Practice (David Saunders) (Outros)
Professional Training in Conservation of Antiquities, Collections Management and Museum Studies , Reino Unido
2018/09/24 - 2018/09/28
Concluído
The aqueous environment and solvents for treatments on works of art on paper. Application to documents, ancient and contemporary art (Paolo Cremonesi e Letizia Satto) (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/03/07 - 2016/03/10
Concluído
Superficial cleaning and removal of film layers on ancient and contemporary art (Paolo Cremonesi) (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/10/26 - 2015/10/26
Concluído
Combate a incêndio com meios de primeira intervenção (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013/07/01
Concluído
Conservação de Pintura (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Os Materiais e a Técnica de Pintura a óleo na obra de Aurélia de Souza e a sua relação com a conservação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 summa cum laude
2010 - 2010
Concluído
Current Practice and Recent Developments in the Structural Conservation of Canvas Supports (ICOM-CC Paintings Group) (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Helsinki Metropolia University of Applied Sciences , Finlândia
2009 - 2009
Concluído
Modular Cleaning Program Workshop (Chris Stravoudris) (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Stichting Restauratie Atelier Limburg, Maastricht, Países Baixos, Países Baixos
2009 - 2009
Concluído
Protecção contra Radiações Ionizantes (Outros)
Especialização em Raios X e raios gama
Jorgelima, S.A., Portugal
2008 - 2008
Concluído
Conservators Canvas Workshop (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Courtauld Institute of Art, Londres, Reino Unido, Reino Unido
2007/03/16 - 2007/03/17
Concluído
Workshop Tratamentos de conservação e restauro de pintura em atmosfera modificada (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Workshop on Varnishes for paintings: results from last investigation and practical applications, conducted by René de la Rie and Jill Whitten. (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Instituto Valenciano de Arte Moderna, Espanha

ACRACV e IVAM, Espanha
2003/06/27 - 2003/06/28
Concluído
Conservar em segurança. Introdução à análise e gestão de risco (Stefan Michalski e Jonathan Ashley-Smith) (Outros)
Coimbra Capital Europeia da Cultura, Portugal
2000/09 - 2002/08
Concluído
MA in Conservation of Fine Art (Master)
Especialização em Conservação e Restauro
Northumbria University, Reino Unido
"Evaluation of the effectiveness of six essential oils and two alcohols for mould inhibition and assessment of their effects on easel painting surfaces" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinction
1999/09 - 2000/07
Concluído
MA Conservation and Restoration of Historical Objects of Art (Master)
Especialização em Conservação e Restauro
De Montfort University Faculty of Art Design and Humanities, Reino Unido
"An investigation to a collection of processional crosses from Museu Nacional Soares dos Reis – Conservation, Storage and future Display" (TESE/DISSERTAÇÃO)
62%
1994 - 1997
Concluído
Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro (Bacharelato)
Especialização em Conservação e Restauro
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
"Não tem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1996/08/01 - 1996/08/31
Concluído
Conservacion e restauracion di dipinti su tela (Florença) (Outros)
Istituto per l'Arte e il Restauro - Palazzo Spinelli, Itália
1990 - 1991
Concluído
Educadora de infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,6
1986/09 - 1989/07
Concluído
Educadora de Infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Desenvolvimento da motricidade fina e a sua reflexão na representação do corpo humano aos 3 anos de idade. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,6
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2017/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/09 - 2016/12 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2002/07 - 2013/08 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Cargos e Funções

2019/09 - Atual Vogal Docente do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais no Conselho Pedagógico da Escola das Artes
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/01 - 2018/09 Vogal da Direcção da Escola das Artes
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/01/01 - 2018/09 Coordenadora da Licenciatura em Arte, Conservação e Restauro / Course leader of undergraduate degree at Art, Conservation and Restoration
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/01 - 2018/07 Presidente do júri de creditações da Licenciatura em Arte, Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2002/05/01 - 2004/07/01 Assistente de Coordenação do Departamento em Arte, Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outros

2014/01 - Atual Membro do Conselho Científico da Escola das Artes
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/01 - 2023/01 Consultora/Consultant
Câmara Municipal do Porto, Portugal
1997/10/01 - 1998/10/01 Conservator-restorer at a private studio
Porto Restauro, Portugal
1997/03/01 - 1997/04/01 Final internship in canvas painting conservation at Porto Restauro for the conclusion of the bachelor in Conservation and Restoration from Instituto Politécnico de Tomar
Porto Restauro, Portugal
1992/09/01 - 1994/07/01 Foundation and coordination of an ATL (study, arts and leisure activities) inside a public primary school (EB1 from Vilarinha, Porto).
Conferências de São Vicente Paulo, Portugal
1990/11/01 - 1992/07/01 Kindergarten educator and ATL teacher
Jardim de Infância Barão Forrester e Centro Social e Paroquial Nª Srª da Boavista, Portugal
1989/10/01 - 1990/09/01 Humanitary work at the ONG - Leigos para o Desenvolvimento - in São Tomé e Príncipe, responsible for the organization of kindergartens and support to early childooh from 14 plantations at Água Izé
Leigos para o Desenvolvimento - ONG, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009 - 2012/01 Os materiais e a técnica de pintura a óleo na obra de Aurélia de Sousa e a sua relação com a conservação
BD 44350/2008
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Outro

Designação Financiadores
2020 - Atual Portinari PGC- Estudo Analitico e de Conservação das Pinturas de Candido Portinari do Palácio Gustavo Capanema do Rio de Janeiro (FixLab - E-RIHS)
FixLab E-RIHS
Orientador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2012 - 2014/09 Contemporary and traditional lining techniques
Erasmus - Intensif programme
Investigador responsável
École Supérieure des Arts de Saint Luc, Bélgica

Università degli Studi di Urbino Carlo Bo Scuola di Conservazione e Restauro, Itália

Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Erasmus - Intensif program - Lifelong experience
2013 - 2014/02 Requalificação da Sé de Santarém - Rota das Catedrais
Operação Alent 09-241 - FEDER
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
Quadro de Referência Estratégico Nacional
2009 - 2011/03 Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal
Processo nº 3-6-15-6-1199
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Investigación en Conservación y Restauración: Algunas consideraciones". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional de Investigación y Creación en los Centros Superiores de Enseñanzas Artísticas, Madrid, 2019.
    No prelo
  2. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Carolina Barata; Eduarda Vieira. "O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de Prática". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro – Conservação e Restauração: a unidade na transdisciplinaridade, Rio de Janeiro, 2017.
    Publicado
  3. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Calvo; António João Cruz. "As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa". Trabalho apresentado em III Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil, Lisboa, 2016.
    Publicado
  4. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Carlota Barbosa; Ana Calvo Manuel. "Technical and historical examination of Virgin surrounded by flowers painted by Jan Van Kessel I". Trabalho apresentado em 6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation, Florença, 2014.
    Publicado
  5. Ana Calvo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "The research project – Materials and Painting Techniques of painters from the North of Portugal". Trabalho apresentado em 16º Triennial Meeting ICOM-CC, Lisboa, 2012.
    Publicado
  6. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Calvo. "Research on the Techniques and Materials used by a selection of Portuguese painters". Trabalho apresentado em The Technology and the Tecnhique in Research of Works of Art, Torun, 2010.
    Publicado
  7. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Ana Calvo Manuel. "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma pintora esquecida num tempo de mudanças técnicas". Trabalho apresentado em VIII Congreso Ibérico de Arqueometria, Teruel, 2009.
    Publicado
  8. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Maria Calvo; José Ferrão Afonso. "Methodological and aesthetical considerations in the conservation treatment of two easel paintings from the Museu Militar do Porto". Trabalho apresentado em Theory and Practice in Conservation – a tribute to Cesari Brandi, Lisboa, 2006.
    Publicado
  9. Ana Calvo; José Ferrão Afonso; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Carlos Nodal; Jorgelina Carballo; Luis Bravo. "Estudios sobre el Tríptico de Pentecostés, de la Iglesia de San Pedro de Miragaia, en Oporto". Trabalho apresentado em II Congreso del GEIIC- Investigación en conservación y restauración, Barcelona, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Joana Cristina Teixeira; Lucia Almeida-Matos; Nuno Camarneiro. "El impacto del plástico de burbujas sobre capas filmógenas mordientes: análisis material e intervención". Conservación de Arte Contemporâneo 20ª Jornada 20 (2020): 67-78. https://www.museoreinasofia.es/publicaciones/conservacion-arte-contemporaneo-20a-jornada.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Aguiar, Maria ; Paiva, May; Vieira, Eduarda. "O reentelamento com compostos de cera-resina: o aprendizado de Edson Motta no Fogg Museum e a adaptação à realidade Brasileira". Conservar Património (2020):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  3. Teixeira, Andréa; Ana Calvo Manuel; Aguiar, Maria. "Antigas Impregnações a Óleo Aplicadas no Reverso de Pintura sobre Tela. O Estudo Científico dos Materiais Encontrados numa Pintura Portuguesa". Estudos de Conservação e Restauro 8 (2018): 71-81. http://dx.doi.org/10.7559/ecr.8.14227.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7559/ecr.8.14227
  4. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Bramcamp de Figueiredo. "The lining of canvas paintings with seams". International Journal of Young Conservators and Restorers of Works of Art 2 (2018): 45-58.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Nico Broers; Olivier Verheyden; Antonio Idelson; Paolo Roma; Ana Cudell. "Promoting conservation culture through exchange in training on traditional and contemporary lining methods". CeROArt (2014): http://ceroart.revues.org/4405.
    Publicado
  6. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Rólan Clodoaldo; José Ferrero; David Juanes; Jorgelina Carballo; Ana Calvo. "EDXRF analysis of the Pentecost Triptych from the “São Pedro de Miragaia” church". Radiation Physics and Chemistry 82 (2013): 7-11.
    Publicado • 10.1016/j.radphyschem.2012.09.002
Capítulo de livro
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Il Colosso: un originale o un imbróglio?". In Goya la formazione di un genio e la sua técnica. Florença, Itália, 2020.
    Em revisão
  2. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "As escolhas de Aurélia de Sousa no que se refere aos suportes – o caso particular dos cartões e similares". In Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria, 165-174. Porto, Portugal: Clássica, Artes Gráficas S.A., 2011.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Arlindo Silva; Laura Castro; José Carlos Patricio Frade. Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro. Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro, 2017.
  2. Aguiar, Maria. Documentário sobre vida e obra de Aurélia de Sousa no DVD "Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal". 130.000 exemplares como suplemento ao jornal- Público. 2011.
Poster em conferência
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Olivier Verheyden; Nico Broers; Antonio Iaccarino Idelson; Paolo Roma. "Teaching Traditional and Contemporary Lining Methods – Resources for Future Research". Trabalho apresentado em Conserving Canvas Symposium, The Getty Foundation e Preservation of Cultural Heritage at Yale University, New Haven, USA, 2019.
  2. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Apontamentos sobre a materialidade da pintura a óleo de Aurélia de Sousa". Trabalho apresentado em Exposição final do projecto Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal, 2011.
  3. Aguiar, Maria ; Ana Calvo Manuel. "Art and religion: a challenging relationship for the conservator". Trabalho apresentado em Conservation and Access - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, 2008.
  4. José Ferrero; Rólan Clodoaldo; David Juanes; Jorgelina Carballo; Ana Maria Calvo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "EDXRF Análisis of the Holy Spirit Triptych from the San Pedro de Miragaia church". Trabalho apresentado em Annual Conference on Applications of X-ray Analysis, Denver X-ray Conference, 2003.
Resumo em conferência
  1. Andrea Teixeira; Ana Calvo Manuel; Maria Aguiar. "Antigas impregnações a óleo aplicadas no reverso de pintura sobre tela: o estudo laboratorial dos materiais encontrados numa pintura portuguesa e uma breve avaliação da prática no país". Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, 2015.
    Publicado
  2. José Carlos Patrício Frade; Maria Aguiar; António Candeias; Carla Felizardo. "Imprimitura ou Camada de “Impregnação”: contributo através do estudo laboratorial do retábulo da igreja de Tancos". Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, 2015.
    Publicado
  3. Aguiar, Maria ; Eduarda Vieira; Carolina Barata. "A formação em Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa". Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, 2015.
    Publicado
  4. Ana Maria Calvo; Maria Aguiar. "Art and religion: a challenging relationship for the conservator". Trabalho apresentado em IIC London Congress- Conservation and Access, Londres, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Os materiais e a técnica de pintura a óleo na obra de Aurélia de Souza e a sua relação com a conservação". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/11949.
  2. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Evaluation of the effectiveness of six essential oils and two alcohols for mould inhibition and assessment of their effects on easel painting surfaces". Mestrado, Northumbria University, 2002.
  3. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "An investigation to a collection of processional crosses from Museu Nacional Soares dos Reis – Conservation, Storage and future Display". Mestrado, De Montfort University, 2000.

Outros

Outra produção
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. 2010. O percurso artístico da pintora Aurélia de Sousa. http://www.artes.ucp.pt/mtpnp/estudos/aurelia_souza_01_contexto historico.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/10 Invulgares pinturas a têmpera emparedadas: seu estudo e caracterização V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Porto Rico)
2019/12/10 O reentelamento com compostos de cera-resina: o aprendizado de Edson Motta no Fogg Museum e a adaptação à realidade Brasileira V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
2019/12/10 Santa Teresa de Jesus - a redescoberta de uma pintura barroca V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
2019/07/13 Il Colosso: un originale o un imbróglio? Giornata di Studi - Goya la formazione di un genio e la sua tecnica
Studio Arts College International (Monte Santa Maria Tiberina, Itália)
2019/03/02 El impacto del plástico de burbujas sobre capas filmógenas mordentes transladados 54 años: el análisis material y los tratamientos de conservación y restauración 20ª Jornada de Conservación de Arte Contemporâneo
Museo de Arte Contemporanêa Reina Sofia (Madrid, Espanha)
2019/03/01 Participação na mesa redonda: Conservación y Restauración I Congreso Internacional de Investigación y Creación en los Centros de Investigaciones Artísticas de la Comunidad de Madrid
Centro de Investigación Artística de la comunidad de Madrid (Madrid, Espanha)
2018/11/23 Tratamentos de retratos por Abel Salazar: uma intervenção cirúrgica Confererência - Retratos de Médicos na Obra de Abel Salazar
Centro de Congressos do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (Porto, Portugal)
2017 O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de Prática IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro – Conservação e Restauração: a unidade na transdisciplinaridade
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório Hércules, Universidade de Évora (Rio de Janeiro, Brasil)
2016 As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa III Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil
ARTIS (Lisboa, Portugal)
2016 A Investigação em Conservação e Restauro na Universidade católica Portuguesa X Bienal de la Restauración e Gestión del Património
Castilla y Leon (Valladolid, Espanha)
2015/11 A formação em conservação e restauro na Escola das Artes da Universidade católica Portuguesa III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora, Laboratório HERCULES (Évora, Portugal)
2015 Pigments from a paint box from the atelier of the portuguese painter of the early twentieth century, Aurélia de Sousa Colours 2015 - Bridging science with art
Laboratório Hércules (Évora, Portugal)
2015 Antigas impregnações a óleo aplicadas no reverso de pintura sobre tela: o estudo laboratorial dos materiais encontrados numa pintura portuguesa e uma breve avaliação da prática no país III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora, Laboratório Hércules (Évora, Portugal)
2015 Imprimitura ou Camada de “Impregnação”: contributo através do estudo laboratorial do retábulo da igreja de Tancos III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Laboratório Hércules, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015 A representação de flores pela mão de Aurélia de Sousa Para Além das Camélias. Porto Cidade das Camélias
Associação Portuguesa das Camélias e Câmara Municipal do Porto (Porto, Portugal)
2014 Promoting conservation culture through exchange in training on traditional and contemporary lining methods Conference “Teaching Conservation-Restoration” at the 10th General Assembly da European Network for Conservation–Restoration Education
European Network for Conservation–Restoration Education (Liège, Bélgica)
2014 Technical and historical examination of Virgin surrounded by flowers painted by Jan Van Kessel I 6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation
(Florença, Itália)
2013 O que nos revela um retrato académico de Marques de Oliveira Exposição Revelações do acervo da Faculdade de Belas Artes do Porto
Galeria SILO, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2011/12/15 Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal III Jornadas da Associação Profissional dos Conservadores-Restauradores de Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2011 The research Project – Materials and Painting Techniques of painters from the North of Portugal 16º Triennial Meeting ICOM-CC
ICOM-CC (Lisboa, Portugal)
2010/06/12 Auto-retratos e retratos de Aurélia de Sousa VII Jornadas de Arte e Ciência
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Porto, Portugal)
2010 Estudo técnico e científico de um conjunto de obras da autoria de Aurélia de Sousa Seminário de Investigação
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2010 Research on the Techniques and Materials used by a selection of Portuguese painters The Technology and the Tecnhique in Research of Works of Art
Department of Tecnhology and Techniques of Painting, Faculty of Fine Arts (Torun, Polónia, Polónia)
2009/11/17 O Projecto - Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal Seminário de Investigação
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
2009 Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma pintora esquecida num tempo de mudanças técnicas VIII Congreso Ibérico de Arqueometria
Sociedad Española de Arqueometria aplicada ao Património Cultural (SAPAC) (Teruel, Espanha)
2008 A Pintura a óleo de Aurélia de Souza: estudo técnico e a sua relação com a conservação V Jornadas de Arte e Ciência sobre Investigação em Conservação e Restauro
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2007 Original, Réplica ou Cópia? Complementaridade entre Conservação, Ciência e História de Arte Jornada de Reflexão: “Conservação e Restauro em Portugal, na encruzilhada de Bolonha – desafios e oportunidades”
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
2007 The Contribution of non-destructive methods such as radiography, infrared reflectography and EDXRF in the determination of authenticity in easel paintings Non-Destructive and Microanalytical techniques in Art and Cultural Heritage Research (TECHNART)
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2006 Methodological and aesthetical considerations in the conservation treatment of two easel paintings from the Museu Militar do Porto Seminário Internacional “Theory and Practice in Conservation – a tribute to Cesari Brandi”
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa, Portugal)
2004 Advances in the new degree of Conservation and Restoration at the Escola das Artes at the Universidade Católica Portuguesa Interim Meeting of ICOM/CC / Working Group of Training and Education
ICOM/CC / Working Group of Training and Education (Vantaa, Finlândia)
2002 Evaluation of the effectiveness of six essential oils and two alchols for mould inhibition and assessment of their effects on easel painting surfaces
Courtauld Institute of Art (Londres, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09 - Atual Retrato de D. Frei António de Sousa - Sistemas de tensão em suportes têxteis
Orientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/09 - Atual Processo artístico desde que o Museu d’Art Contemporani de Barcelona seleciona um artista até à montagem e manutenção de exposições temporárias
Orientador de Mafalda Silva Loureiro
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual Alegoria à pharmacia. Revisão e proposta de suportes auxiliares à pintura – grades.
Orientador
Conservação e restauro de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - Atual Estudo técnico e de conservação das obras de Candido Portinari pertencentes ao Palácio Gustavo Capanema
Coorientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - Atual A Reconstrução da história da conservação e restauro no Brasil através da trajetória profissional do pintor e restaurador Edson Motta e seus herdeiros, pesquisando as técnicas e os conceitos praticados por estes entre 1944 e os dias de hoje.
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - Atual Texturização de massas de preenchimento em pintura sobre suporte têxtil
Orientador de Mafalda Castelão
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010/04 - 2020/05 Organização e coordenação do processo de levantamento do estado de conservação e concepção do plano de tratamento da colecção de pintura de Aurélia de Sousa pertencente à Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, da Câmara Municipal do Porto
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/10 - 2019/11 Conservation of frames and easel paintings - cleaning systems and inpainting techniques (Acordo de Cooperação com a Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Orientador de Giovana Borges Peres
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2018/09 - 2019/09 Estudo e Intervenção da pintura a óleo sobre madeira, Descida da cruz, do século XVI
Orientador de Diana Teixeira Vasconcelos
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09 - 2019/09 Santa Teresa de Jesus – Estudo e Intervenção de uma Pintura a Óleo Sobre Tela
Orientador de Joana Prieto Afonso de Neville e Lencastre
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09 - 2019/07 Estudo e tratamento de uma pintura sobre madeira, Jesus carregando a Cruz, do século XVI. Revisão de sistemas de molas de tensão
Orientador de Miguel Amorim Ferreira Araújo Parreira
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/05 - 2019/06 Concepção, planeamento e coordenação do processo de registo documental, desmontagem, reacondicionamento e avaliação do estado de conservação do acervo em papel e fotografia pertencente ao Teatro Experimental do Porto
Orientador de Turma 1º ano mestrado
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09 - 2019/06 Concepção do Plano de Conservação Preventiva aplicado a uma coleção etnográfica do Museu de Berlim (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto),
Orientador de Diana Costa Tavares
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/05 - 2018/06 Concepção, planeamento e coordenação do processo de avaliação do estado de conservação e estabelecimento de prioridades segundo o método de amostragem, relativo ao acervo de figurinos pertencente ao Teatro Experimental do Porto.
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/05 - 2017/07 Restoration and Preventive Conservation of contemporary Painting, Sculpture and Paper (ERASMUS PLUS training placements)
Orientador de Blanca Martinez Mota
Faculdade de Belas Artes (Outra)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2017/05 - 2017/07 Concepção, planeamento e coordenação do trabalho de análise gráfica de suporte à avaliação do estado de conservação das colecções de papel, pintura e objectos tridimensionais pertencentes ao Museu do Surrealismo - Fundação Cupertino de Miranda. Mapeamentos e criação de base de dados.
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/09 - 2017/07 Estudo e restauro da obra de maior relevância da produção pictórica de Arthur Nísio.
Orientador de Suely Deschermayer
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2017/04 Deposição de Cristo no túmulo – estudo e intervenção de conservação e restauro
Orientador de Marta Freches
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2017/01 Trânsito da Virgem: Estudo e tratamento de Conservação e Restauro de uma pintura barroca sobre tela.
Orientador de María Galán Torrego
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2017/01 Avaliação do efeito antifúngico de óleos essenciais por encapsulamento em ciclodextrina – potencial de aplicação e efeitos de tratamento em pintura a óleo
Orientador de Maria Augusta de Magalhães Sarmento Albuquerque da Quinta
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - 2017 Estágio em pintura sobre tela: 4 pinturas de Vieira Lusitano, Silva Porto, Acácio Lino e António Carneiro (Casa Museu Teixeira Lopes)
Orientador
Conservação e restauro de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015/09 - 2016/07 Intervenção de conservação e restauro de um retrato do século XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de semirrígidos
Orientador de Isaura Almeida
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2016/07 Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela: retrato equestre de D. Miguel e representação de S. José
Orientador de Carolina Branco
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/01 - 2015/04 Lining techniques for easel paintings – canvas and paper techniques (Leonardo da Vinci mobility quality commitment training placements)
Orientador de Ignacio Bermeja Gigorro
Conservation and Restoration (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escuela Superior de Conservación e Restauración de Madrid, Espanha
2013/09 - 2014/09 Cristo diante do Sumo sacerdote: a problemática das costuras na conservação e restauro de pintura sobre tela
Orientador de Ana Pinto Leite Braamcamp de Figueiredo
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/09 - 2014/09 Conservação Preventiva no Museo d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA)- montagem, manutenção e desmontagem de exposições temporárias
Orientador de Ana Teixeira de Melo Lacerda de Queiroz
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/04 - 2014/07 Treatment of rolled paintings with large dimensions (Leonardo da Vinci mobility quality commitment training placements)
Orientador de Cristina Castro
Conservação e restauro (Outra)
Escuela Superior de Conservación e Restauración de Madrid, Espanha
2014/01 - 2014/03 Structural treatment of canvas paintings
Orientador de Edson Motta
Conservation and Restoration (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2013/09 - 2013/10 Coordenação da intervenção de conservação e restauro de 13 pinturas a óleo (sobre tela e madeira) de artistas modernos e contemporâneos pertencentes ao Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Integração na Exposição - Revelações do acervo da Faculdade de Belas Artes do Porto, Galeria Silo, Porto.
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/05 - 2013/07 Treatment of easel paintings
Orientador de Humberto Farias
Conservação e Restauro (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2011/09 - 2013/03 São Jerónimo - estudo e tratamento
Orientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010/09 - 2013/03 Reintegração cromática da pintura maneirista, A Flagelação de Cristo: Problemáticas de reintegração de desgastes no equilíbrio entre a fruição estética e o respeito pela historicidade da obra
Orientador de Paula Maria dos Santos Trindade Moreira
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011/09 - 2012/09 Cristo crucificado na Igreja S. Pedro de Miragaia - as telas de enrolar.
Coorientador de Rita Moreira
Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010 - 2010 Planeamento, problemas e soluções de fixação para recolocar pintura sobre tela de tectos
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010 - 2010 José de Brito (1855-1948), um pintor do Norte: estudo da pintura a óleo
Coorientador de Joana Preza de Andrade
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008 - 2008 Concepção, planeamento e coordenação da transferência do acervo do Museu de Arte Copta do consulado de África do Sul para o pólo da Foz do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
Orientador
Arte - Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/12/09 - 2019/12/10 V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro (2019/12/09 - 2019/12/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/10 V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro (2019/12/09 - 2019/12/10)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019/10/10 - 2019/10/12 3rd International Conference on Green Conservation (2019/10/10 - 2019/10/12)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias das Artes, Portugal
2019/07/07 - 2019/07/31 Summer internship in conservation of easel paintings (2019/07/07 - 2019/07/31)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/11/23 - 2018/12/06 Retratos de Médicos na Obra de Abel Salazar (2018/11/23 - 2018/12/06)
Exposição (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2018/11/23 - 2018/11/23 Retratos de Médicos na Obra de Abel Salazar (2018/11/23 - 2018/11/23)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2017/11/27 - 2017/12/01 IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro (2017/11/27 - 2017/12/01)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2017/06 - 2017/11 Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro (2017/06 - 2017/11)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Fundação António Manuel da Mota, Portugal
2017/04/07 - 2017/04/07 Chromatic Inpainting Workshop with Roberta Lapucci (2017/04/07 - 2017/04/07)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2015/07/01 - 2015/07/31 Summer internship on conservation of easel paintings (2015/07/01 - 2015/07/31)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/09/08 - 2014/09/19 2nd International Workshop - Traditional and Contemporary Lining Tecnhiques (2014/09/08 - 2014/09/19)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 - 2014 Discussion on ethics in conservation, by Edson Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) (2014 - 2014)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2014 - 2014 Case-studies of contemporary art conservation, with Edson Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) (2014 - 2014)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2013 - 2013 Conservação e restauro das pinturas monumentais de Eliseu Visconti no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, with Humberto Farias (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) (2013 - 2013)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2011 - 2011 Auto-retratos de Aurélia de Souza (2011 - 2011)
Exposição (Outra)
Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Património Cultural), Portugal
2011 - 2011 Exposição final do projecto Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal
Exposição (Outra)
Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Património Cultural), Portugal
2010/02/26 - 2010/02/26 Research seminar (2010/02/26 - 2010/02/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Património Cultural), Portugal
2005 - 2005 III Jornadas de Arte e Ciência - A Conservação de Pintura sobre Madeira (2005/06/03 - 2005/06/04)
Encontro (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2004 - 2004 II Jornadas de Arte e Ciência - As Técnicas e a Conservação de Pintura Mural (2004/05/28 - 2004/05/29)
Encontro (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 - 2003 I Jornadas de Arte e Ciência - Investigação aplicada ao estudo de obras de arte pictóricas (2003/06/06 - 2003/06/07)
Encontro (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/02/28 - 2019/03/02 Participação por convite na mesa-redonda intitulada - Conservación y Restauración
Congresso
I Congreso Internacional de Investigación y Creación en los Centros Superiores de Enseñanzas Artísticas
Dirección General de Universidades y Enseñanzas Artisticas Superiores, Espanha
2013/02 - 2013/03 Responsável pela preparação de 5 mestrandos para participarem no 1st International Workshop of Traditional and Contemporary Lining Techniques na École Supérieure des Arts de Saint Luc, Liège, Bélgica.
Oficina (workshop)
1st International Workshop of Traditional and Contemporary Lining Techniques
École Supérieure des Arts de Saint Luc, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/01/28 Intervenção de conservação e restauro em colcha adamascada do séc. XVIII do acervo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto
Presidente do júri
Sara Maria Guedes Rebelo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/01/22 Intervenção de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada do séc. XVIII
Presidente do júri
Ana Catarina Santos Neto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018 Materiais e Técnicas da Pintura a Óleo em Portugal (1836-1914): Estudo das fontes documentais.
Arguente
Ângela Sofia Alves Ferraz (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 Caracterização de pigmentos Kremer por EDXRF e XRD
Vogal
Sandra Isabel Marques Saraiva (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 Conservação, materiais e tècnicas na pintura a óleo de Tomás da Anunciação, Cristino da Silva e Miguel Ângelo Lupi Diogo von Amann de Campos Ramirez Sanches (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Analysis and treatment of a nineteenth century portrait, study of Artsorb and a proposal for a microclimate frame
Arguente principal
Sara Raquel Santana de Sá (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 Analysis and treatment of a male portrait in oil and a study of the size layer with reconstructions from Vibert´s recipe (1892)
Arguente principal
Francisco Duarte Brites (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 Una propuesta metodológica para la limpieza de las ceras anatómicas del siglo XVIII del Real Colegio de Cirugía de San Carlos (Madrid)
Arguente principal
Sandra Micó Boró (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Bellas Artes, Espanha
2015 A Galeria dos Vice-Reis e Governadores da Índia Portuguesa: percurso para a definição de uma metodologia de intervenção
Arguente principal
Ana Teresa Moreira Braga Teves Reis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 Conservação e restauro da pintura sobre madeira A morte de S. Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco de dano na pintura em estudo por ação da luz natural
Arguente principal
Maria de Fátima Fernandes Teixeira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 Radiografia-X de pintura: fundamentos radiológico, parâmetros radiográficos e potencialidades interpretativas
Vogal
Stefan Ferreira Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 Analysis and treatment of a nineteenth century oil painting
Arguente principal
Raquel de Rocha Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 Conservação e restauro das obras do pintor Adriano de Sousa Lopes da coleção de pintura da FBAUL
Arguente principal
Liliana Querido Cardeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira, do Museu da Câmara Municipal de Tomar, representando uma natureza-morta
Arguente principal
Lígia Salgueiro Coutinho Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2013 Jan Van Kessel (1626-1679) Virgem circundada de flores. Estudo técnico e tratamento de conservação e restauro.
Vogal
Maria Carlota Teixeira Leão Pimentel Barbosa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 Conservação e restauro de um conjunto de pinturas de Columbano Bordalo Pinheiro
Arguente principal
Sylvie da Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/04 - Atual Estudos de Conservação e Restauro (1647-2098) Universidade Catolica Portuguesa
2010/05/19 - 2018 Revista Ge-IIC

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - 2019 Membro do Painel de Avaliação de Museologia e História de Arte do Concurso de Bolsas de Doutoramento 2019
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/01 - 2023/01 Consultora na área da conservação preventiva de peças museológicas no âmbito da mudança de instalações das reservas Municipais do Porto. Consultant for preventive conservation plan for museum assets towards Oporto municipal storage transference Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
2014/03 - 2014/12 Responsável pela fiscalização das intervenções de conservação e restauro do acervo de Pintura pertencente à igreja dos Clérigos, no âmbito do projecto de reabilitação da igreja e torre dos Clérigos, ao abrigo do Programa Operacional Regional e do Programa Jessica (Jessica Holding Fund Portugal). Merecedor dos prémios Vasco Vilalva da Fundação Calouste Gulbenkian 2015 e Europa Nostra 2017. Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
2012/02 - 2012/05 Planeamento e coordenação da intervenção de conservação e restauro de 18 pinturas a óleo (sobre tela, madeira e cartão) da autoria de Aurélia de Sousa, pertencentes à Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, da Câmara Municipal do Porto. Financiamento no âmbito do programa QREN Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/09 - Atual Docente de História, Materiais e Tecnologias IV (têxteis, papel, pele, pergaminho). 3º ano da licenciatura. 1º semestre. 30 horas. Teacher of History, Materials and Tecnology IV (textiles, paper, leather, parchement). 3rd year of undergraduate level. 30 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/02 - Atual Docente/Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura II - suportes rígidos. 3º ano da licenciatura, 60/120 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Paintings II - rigid supports. 3rd year of the undergraduate level. 60/120 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - Atual Regente de Técnicas de conservação e restauro I - materiais orgânicos. 1º ano mestrado. 1º semestre. 65/35 horas. Lecturer of Techniques of Conservation and Restoration - organic materials. 1st year of master degree. 65/35 hours. Conservação de Bens Culturais (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - Atual Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura I – suportes flexíveis. 3º ano da licenciatura. 1º semestre. 120 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Paintings I - flexible supports. 3rd year of undergraduate level. 120 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - Atual Regente de História e Tecnologia dos Materiais do Património Artístico e Cultural. Doutoramento. 2/4/6 horas. Lecturer of History and Tecnhology of Materials of Artistic and Cultural Heritage. PhD. 2/4/6 hours. Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - Atual Docente de Preservação e Gestão de Acervos e Colecções Históricas. 2º semestre. 19/10 horas. Teacher of Preservation and Management of Historical Collections. 19/10 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/09 - Atual Regente/Docente de Teoria e Prática da Cor. 2º ano licenciatura. 2º semestre. 22/15 horas. Lecturer of Colour Theory and Practice. 2nd year of undergraduate level. 22/15 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/09 - 2019/01 Docente de Conservação Preventiva e Avaliação de Risco. 1º ano mestrado. 1º semestre. 14/10 horas. Teacher of Preventive Conservation and Risk Assessement. 1st year master degree. 14/10 hours. Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/06 Regente de Transporte, Armazenamento e Exposição de bens culturais. 2º semestre. 14 horas. Lecturer of Transport, storage and exhibition of cultural assets. 14 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/06 Regente de Técnicas de Conservação e Restauro II- Património Integrado. 1º ano mestrado. 2º semestre. 41 horas. Lecturer of Techniques of Conservation and Restoration II - Integrated Heritage. 41 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/06 Regente de Materiais e tecnologias V (adesivos e filmes). 3º ano da licenciatura. 2º semestre. 30 horas. Lecturer of Materials and Technology V (Adhesives and coatings). 3rd year of undergraduate level. 30 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/05 Docente de Conservação Preventiva I. 1º ano da licenciatura. 2º semestre. 6 horas. Teacher of Preventive Conservation I. 1st year of undergraduate level. 6 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2018/01 Docente de Conservação Preventiva. Doutoramento. 4 horas. Teacher of Preventive Conservation. PhD. 4 hours Estudos do Património (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/01 Regente de Limpeza de superfícies polícromas e não-polícromas. 2º ano licenciatura. 1º semestre. 6 horas. Lecturer of Cleaning of polychrome and non-painted surfaces. 2nd year of undergraduate level. 6 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/09 - 2018/01 Docente de Laboratórios e oficinas - Princípios e Práticas. 1º ano licenciatura. 1º semestre. 6 /9 horas. Teacher of Laboratories and Workshops - Principles and Practices. 1 st year of undergraduate level. 6/9 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/01 - 2015/07 Regente de Práticas e Técnicas de Conservação II - Pintura sobre madeira. 1º ano mestrado. 1º semestre. 72 horas. Lecturer of Practices and Techniques of Conservation II - Panel painting. 1st year of master degree. 72 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/02 - 2015/07 Regente de Materiais e Tecnologias VI (resinas, óleos, ceras, colas animais, gomas). 3º ano licenciatura. 2º semestre. 30 horas. Lecturer of Materials and Technologies VI (resins, oils, waxes, animal glues, gums). 3rd year of undergraduate level. 30 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009/02 - 2015/07 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura e Policromia II. 3º ano licenciatura. 2º semestre. 120/98 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Painting and Polychromy. 3rd year of undergraduate level. 120/98 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/09 - 2015/01 Regente de Práticas e Técnicas de Conservação I - Pintura sobre tela. 1º ano mestrado. 1º semestre. 72 horas. Lecturer of Practices and Techniques of Conservation I - Canvas painting. 1st year of master degree. 72 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008/09 - 2015/01 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura e Policromia I. 3º ano licenciatura. 1º semestre. 120/98 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Painting and Polychromy I. 3rd year of undergraduate level. 120/98 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007/09 - 2015/01 Regente de Materiais e Tecnologias V (Pigmentos, Corantes e Cargas). 3º ano licenciatura. 1º semestre. 30 horas. Lecturer of Materials and Technologies V (Pigments, Dyes and Fillers). 3 rd year of undergraduate level. 30 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011/09 - 2014/01 Regente de Conservação e Restauro de Pintura sobre Tela. 1º ano mestrado. 1º semestre. 76 horas. Lecturer of Conservation and Restoration of Canvas Paintings. 1st year of master degree. 76 hours. Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/02 - 2013/07 Regente de Materiais e Tecnologias IV (têxteis, papel, pele e pergaminho). 2º ano licenciatura. 2º semestre. 32 horas. Lecturer of Materials and Technologies IV (textiles, paper, leather and parchement). 2nd year of undergraduate level. 32 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007/02 - 2012/07 Regente de Materiais e Tecnologias VI (resinas, óleos, ceras, colas animais, gomas). 3º ano licenciatura. 2º semestre. 30/28 horas. Lecturer of Materials and Technologies VI (resins, oils, waxes, animal glues, gums). 3rd year of undergraduate level. 30/28 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010/09 - 2011/01 Regente de Técnicas de Conservação de Pintura sobre Tela e outros Suportes Flexíveis. 1º ano mestrado. 1º semestre. 78 horas. Lecturer of Techniques of Conservation of Canvas Painting and other Flexible Supports. 1st year of master degree. 78 hours Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005/02 - 2008/07 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura sobre Tela II. 3º ano licenciatura. 2º semestre. 180 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Canvas Painting II. 3rd year of undergraduate level. 180 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2006/09 - 2008/01 Regente de Técnicas de Conservação de Pintura sobre Tela e outros Suportes Flexíveis. 1º ano mestrado. 1º semestre. 78 horas. Lecturer of Techniques of Conservation of Canvas Painting and other Flexible Supports. 1st year of master degree. 78 hours Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2004/09 - 2008/01 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura sobre Tela I. 3º ano licenciatura. 1º semestre. 180 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Canvas Painting I. 3rd year of undergraduate level. 180 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008 - 2008 Acção de Formação sobre Embalagem e Transporte de Bens Museológicos. 27 horas Especialização (Curso médio) Câmara Municipal do Porto, Portugal
2002/09 - 2004/07 Regente de Introdução às Técnicas de Preservação e Conservação. 1º ano licenciatura. Anual. 360 horas. Lecturer of Introduction of Techniques of Preservation and Conservation. 1st year of undergraduate level. Annual. 360 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/09 - Atual Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) Investigadora integrada
2013 - Atual ENCoRE (European Network for Conservation-Restoration Network) Representante da Escola das Artes
2011/12 - Atual Associação de Conservadores Restauradores de Portugal
2010/09 - 2018 Grupo Espanhol do International Institute for Conservation of Historic and Artistic works Membro do Conselho de Redacção e Tradutora oficial
2006/11 - 2013/08 Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) Investigadora
Distinções

Outra distinção

2009 Bolsa de investigação SFRH/BD/44350/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2000 Master award grant
Arts and Humanities Research Council, Reino Unido