???global.info.a_carregar???
Maria Aguiar. Completed the PhD in Painting Conservation in 2013 at Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa (EA-UCP), MA in Conservation and Restoration of Historical Objects of Art in 2000 at De Montfort University (UK), MA in Conservation of Fine Art in 2002 at Northumbria University (UK), BA in Conservation and Restoration in 1997 at Instituto Politécnico de Tomar (Portugal). Is Auxiliar Professor in EA-UCP and integrated research member of CITAR. Teachs at the Degree in Conservation and Restoration since 2002, at the MA since 2007 and at PhD since 2015. Assistant of coordinator to create Conservation and Restoration Department at EA-UCP, supporting process of selection and acquisition of equipment and resources for X-ray lab, chemistry lab, photographic studio and 5 conservation labs (2002-2004). Published 9 articles in journals. Has 3 section(s) of books. Organized 18 event(s). Supervises and/or supervised 6 PhD thesis(es). Supervised 31 MSc dissertation(s) e co-supervised 4. Has received 2 awards and/or honors. Participates and/or participated as Co-Principal Investigator (Co-PI) in 1 project(s), Principal investigator in 3 project(s) and Supervisor in 2 project(s). Was evaluation member of the panel for individual PhD grants of Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2019 and 2021). Is Board member of the European network of conservation-restoration education (ENCoRE) since 2022 and the represent member of EA-UCP since 2014. Was consultant of Preventive conservation of Oporto municipal storages towards moving collections to new premises (2020-2023).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Cunha Matos Lopes Pinto Leão Aguiar

Nomes de citação

  • Aguiar, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
F714-7C66-F509
ORCID iD
0000-0001-5444-975X

Endereços de correio eletrónico

  • mcaguiar@ucp.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 226196200 Ext.: 128 (Profissional)

Moradas

  • Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa. R. Diogo Botelho, 1327 , 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2018/10/24 - 2018/10/24
Concluído
Integrated Pest Management (David Pinniger) (Outros)
Professional Training in Conservation of Antiquities, Collections Management and Museum Studies , Reino Unido
2018/10/23 - 2018/10/23
Concluído
Humidity, Temperature and pollution: the object, the atmosphere and the collection (Stephen Hackney) (Outros)
Professional Training in Conservation of Antiquities, Collections Management and Museum Studies , Reino Unido
2018/10/22 - 2018/10/22
Concluído
Museum Lighting from Theory to Practice (David Saunders) (Outros)
Professional Training in Conservation of Antiquities, Collections Management and Museum Studies , Reino Unido
2018/09/24 - 2018/09/28
Concluído
The aqueous environment and solvents for treatments on works of art on paper. Application to documents, ancient and contemporary art (Paolo Cremonesi e Letizia Satto) (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/03/07 - 2016/03/10
Concluído
Superficial cleaning and removal of film layers on ancient and contemporary art (Paolo Cremonesi) (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/10/26 - 2015/10/26
Concluído
Combating fire with first response resources (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2013/07/01
Concluído
Painting Conservation (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"Os Materiais e a Técnica de Pintura a óleo na obra de Aurélia de Souza e a sua relação com a conservação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 summa cum laude
2010 - 2010
Concluído
Current Practice and Recent Developments in the Structural Conservation of Canvas Supports (ICOM-CC Paintings Group) (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Helsinki Metropolia University of Applied Sciences , Finlândia
2009 - 2009
Concluído
Modular Cleaning Program Workshop (Chris Stravoudris) (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Stichting Restauratie Atelier Limburg, Maastricht, Países Baixos, Países Baixos
2009 - 2009
Concluído
Protection against Ionizing Radiations (Outros)
Especialização em X-rays and gamma rays
Jorgelima, S.A., Portugal
2008 - 2008
Concluído
Conservators Canvas Workshop (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Courtauld Institute of Art, Londres, Reino Unido, Reino Unido
2007/03/16 - 2007/03/17
Concluído
Workshop on Conservation and restoration treatments of paintings in modified atmosphere (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005 - 2005
Concluído
Workshop on Varnishes for paintings: results from last investigation and practical applications, conducted by René de la Rie and Jill Whitten. (Outros)
Especialização em Conservação e Restauro
Instituto Valenciano de Arte Moderna, Espanha

ACRACV e IVAM, Espanha
2003/06/27 - 2003/06/28
Concluído
Conserving safely. Introduction to risk analysis and management (Stefan Michalski and Jonathan Ashley-Smith) (Outros)
Coimbra Capital Europeia da Cultura, Portugal
2000/09 - 2002/08
Concluído
MA in Conservation of Fine Art (Master)
Especialização em Conservação e Restauro
Northumbria University, Reino Unido
"Evaluation of the effectiveness of six essential oils and two alcohols for mould inhibition and assessment of their effects on easel painting surfaces" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinction
1999/09 - 2000/07
Concluído
MA Conservation and Restoration of Historical Objects of Art (Master)
Especialização em Conservação e Restauro
De Montfort University Faculty of Art Design and Humanities, Reino Unido
"An investigation to a collection of processional crosses from Museu Nacional Soares dos Reis – Conservation, Storage and future Display" (TESE/DISSERTAÇÃO)
62%
1994 - 1997
Concluído
Conservation and Restoration Technology Course (Bacharelato)
Especialização em Conservação e Restauro
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
"Não tem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
1996/08/01 - 1996/08/31
Concluído
Conservation and restauration of paintings on canvas (Florence) (Outros)
Istituto per l'Arte e il Restauro - Palazzo Spinelli, Itália
1990 - 1991
Concluído
Early Childhood Educator (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,6
1986/09 - 1989/07
Concluído
Early Childhood Educator (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Desenvolvimento da motricidade fina e a sua reflexão na representação do corpo humano aos 3 anos de idade. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
14,6
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/09 - 2016/12 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2002/07 - 2013/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Member of the Pedagogical Council representing Professors of the Degree in Art, Conservation and Restoration Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09 - Atual Member of the accreditation panel for the Bachelor's Degree in Art, Conservation and Restoration Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 - Atual Representant member of EA-UCP at European Network fo Conservation-Restoration Education (ENCoRE) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/09 - 2023/07 Member of the Pedagogical Council representing Professors of the MA in Conservation and Restoration Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/01 - 2018/09 Member of the Board of the School of Arts Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/01/01 - 2018/09 Scientific course leader of the Degree in Art, Conservation and Restoration Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/01 - 2018/07 President of the accreditation panel for the Degree in Art, Conservation and Restoration Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2002/05/01 - 2004/07/01 Assistant Coordinator of the Department of Art, Conservation and Restoration Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01 - 2023/12 Member of the Scientific Council of the School of Arts Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
1997/10/01 - 1998/10/01 Conservator-restorer at a private studio Porto Restauro, Portugal
1997/03/01 - 1997/04/01 Final internship in canvas painting conservation at Porto Restauro for the conclusion of the bachelor in Conservation and Restoration from Instituto Politécnico de Tomar Porto Restauro, Portugal
1992/09/01 - 1994/07/01 Foundation and coordination of an ATL (study, arts and leisure activities) inside a public primary school (EB1 from Vilarinha, Porto). Conferências de São Vicente Paulo, Portugal
1990/11/01 - 1992/07/01 Kindergarten educator and ATL (free time activities center) teacher Jardim de Infância Barão Forrester e Centro Social e Paroquial Nª Srª da Boavista, Portugal
1989/10/01 - 1990/09/01 Humanitary work at NGO Leigos para o Desenvolvimento, in São Tomé e Príncipe (África). Responsible for the organization of kindergartens and support to early childooh from 14 plantations at Água Izé Leigos para o Desenvolvimento - ONG, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/01 - 2012/01 Os materiais e a técnica de pintura a óleo na obra de Aurélia de Sousa e a sua relação com a conservação
BD 44350/2008
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
2009/02 - 2011/03 Materials and Techniques of Painters of Northern Portugal/ Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal
6-15-6-1199
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Património Cultural)
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2022 António Carneiro: painting collection of Oporto City Museum. Study and conservation in the 150th anniversary of the painter's birth. / António Carneiro: coleção de pintura do Museu da Cidade do Porto. Estudo e conservação nos 150 anos do nascimento do pintor.
AC-MCP_150ANOS
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Câmara Municipal do Porto, Portugal
2021 - 2022 Material and technical contributions on the First Portuguese Painter: Aurélia de Sousa. / Contributos materiais e técnicos sobre a Primeira Pintora Portuguesa: Aurélia de Sousa
AS-PPP
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Câmara Municipal do Porto, Portugal
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Center for Science and Technology of the Arts
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2012/12 - 2014/09 Contemporary and traditional lining techniques
Erasmus - Intensif programme
Investigador responsável
École Supérieure des Arts de Saint Luc, Bélgica

Università degli Studi di Urbino Carlo Bo Scuola di Conservazione e Restauro, Itália

Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Erasmus - Intensif program - Lifelong experience
Concluído
2013/08 - 2014/02 Requalificação da Sé de Santarém - Rota das Catedrais
Operação Alent 09-241 - FEDER
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bernardes Pereira, Diogo; Nuno Camarneiro; Aguiar, Maria . Autor correspondente: Bernardes Pereira, Diogo. "Interactions of X-Rays with a 16th Century Painting: Radiography and X-Ray Fluorescence Spectrometry". Trabalho apresentado em European Conference on X-Ray Spectrometry - 2022, Bruges, 2022.
    Em revisão
  2. Barata, Carolina; Nunes, Claudia; Aguiar, Maria ; Ribeiro, Roberto Carlos da Conceição; Silva, Rosana Elisa Coppedê; Souza, Caroline Martins de; Cassiano, Michelle Teixeira. Autor correspondente: Nunes, Claudia. "As pinturas murais de Candido Portinari no Palácio Gustavo Capanema, RJ - Painel Pau Brasil". Trabalho apresentado em 4º Simpósio Cientifico do ICOMOS Brasil / 1º Simposio Científico ICOMOS-LAC, 2020.
    Publicado
  3. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Investigación en Conservación y Restauración: Algunas consideraciones". Trabalho apresentado em I Congreso Internacional de Investigación y Creación en los Centros Superiores de Enseñanzas Artísticas, Madrid, 2019.
    Publicado
  4. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Carolina Barata; Eduarda Vieira. "O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de Prática". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro – Conservação e Restauração: a unidade na transdisciplinaridade, Rio de Janeiro, 2017.
    Publicado
  5. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Calvo; António João Cruz. "As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa". Trabalho apresentado em III Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil, Lisboa, 2016.
    Publicado
  6. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Carlota Barbosa; Ana Calvo Manuel. "Technical and historical examination of Virgin surrounded by flowers painted by Jan Van Kessel I". Trabalho apresentado em 6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation, Florença, 2014.
    Publicado
  7. Ana Calvo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "The research project - Materials and Painting Techniques of painters from the North of Portugal". Trabalho apresentado em 16º Triennial Meeting ICOM-CC, Lisboa, 2012.
    Publicado
  8. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Calvo. "Research on the Techniques and Materials used by a selection of Portuguese painters". Trabalho apresentado em The Technology and the Tecnhique in Research of Works of Art, Torun, 2010.
    Publicado
  9. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; António João Cruz; Jorgelina Carballo; Ana Calvo Manuel. "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma pintora esquecida num tempo de mudanças técnicas". Trabalho apresentado em VIII Congreso Ibérico de Arqueometria, Teruel, 2009.
    Publicado
  10. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Maria Calvo; José Ferrão Afonso. "Methodological and aesthetical considerations in the conservation treatment of two easel paintings from the Museu Militar do Porto". Trabalho apresentado em Theory and Practice in Conservation – a tribute to Cesari Brandi, Lisboa, 2006.
    Publicado
  11. Ana Calvo; José Ferrão Afonso; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Carlos Nodal; Jorgelina Carballo; Luis Bravo. "Estudios sobre el Tríptico de Pentecostés, de la Iglesia de San Pedro de Miragaia, en Oporto". Trabalho apresentado em II Congreso del GEIIC- Investigación en conservación y restauración, Barcelona, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Aguiar, Maria ; Barata, Carolina; Cabral, Ana. "Storage, moving and re-storage of Municipal Oporto Collections". CollectionCare proceedings book (2024):
    No prelo
  2. Barata, Carolina; Cabral, Ana; Aguiar, Maria ; Castro, Laura; Machado, Ana; Cardoso, Ana; Valadas, Sara; Piorro, Luis. Autor correspondente: Barata, Carolina. "António Carneiro s Painting Collection from the Municipality of Oporto. Study and Conservation in the 150th Anniversary of the Painter s Birth". International Journal of Conservation Science 14 3 (2023): 1221-1232. http://dx.doi.org/10.36868/ijcs.2023.03.29.
    Publicado • 10.36868/ijcs.2023.03.29
  3. Nuno Camarneiro; Aguiar, Maria ; Francisco Gil; Bernardes, Diogo Francisco; Vassilis Papadakis; Santos, Jani Dos. Autor correspondente: Nuno Camarneiro. "Fons Vitae: studo técnico e material de um painel flamengo do século XVI - mais perguntas e algumas respostas". Museu 4 25 (2023): 11-52.
    Publicado
  4. Bernardes Pereira, Diogo; Nuno Camarneiro; Aguiar, Maria . Autor correspondente: Bernardes Pereira, Diogo. "Fons vitae: Estudo técnico e material de um painel flamengo do século XVI - Mais perguntas e algumas respostas". Mvsev 25 (2022): 9-48.
    Aceite para publicação
  5. Maria Aguiar; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Joana Teixeira; Maria Luísa Soares; Aguiar, Maria ; Vasconcelos e Sousa, Gonçalo; Teixeira, Joana; Soares, Maria Luísa. Autor correspondente: Aguiar, Maria. "5th Portuguese-Brazilian Conference on Conservation and Restoration : an introductory note". Conservar Património 38 (2021): 8-9. https://doi.org/10.14568/cpfm2.
    Publicado • 10.14568/cpfm2
  6. Paiva, May; Aguiar, Maria ; Vieira, Eduarda. Autor correspondente: Paiva, May. "Wax resin lining techniques: Edson Motta s training at the Fogg Conservation Center and its adaptation to the Brazilian reality". Conservar Património 36 (2021): 82-89. https://doi.org/10.14568/cp2019015.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14568/cp2019015
  7. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Joana Cristina Teixeira; Lucia Almeida-Matos; Nuno Camarneiro. "El impacto del plástico de burbujas sobre capas filmógenas mordientes: análisis material e intervención". Conservación de Arte Contemporâneo 20ª Jornada 20 (2020): 67-78. https://www.museoreinasofia.es/publicaciones/conservacion-arte-contemporaneo-20a-jornada.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Teixeira, Andréa; Ana Calvo Manuel; Aguiar, Maria. "Antigas Impregnações a Óleo Aplicadas no Reverso de Pintura sobre Tela. O Estudo Científico dos Materiais Encontrados numa Pintura Portuguesa". Estudos de Conservação e Restauro 8 (2018): 71-81. http://dx.doi.org/10.7559/ecr.8.14227.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7559/ecr.8.14227
  9. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Ana Bramcamp de Figueiredo. "The lining of canvas paintings with seams". International Journal of Young Conservators and Restorers of Works of Art 2 (2018): 45-58.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Nico Broers; Olivier Verheyden; Antonio Idelson; Paolo Roma; Ana Cudell. "Promoting conservation culture through exchange in training on traditional and contemporary lining methods". CeROArt (2014): http://ceroart.revues.org/4405.
    Publicado
  11. Roldán, Clodoaldo; Ferrero, José; Juanes, David; Carballo, Jorgelina; Calvo, Ana; Aguiar, Maria . Autor correspondente: Roldán, Clodoaldo. "EDXRF analysis of the Pentecost Triptych from the São Pedro de Miragaia church (Porto, Portugal)". Radiation Physics and Chemistry 82 (2013): 7-11. http://dx.doi.org/10.1016/j.radphyschem.2012.09.002.
    Publicado • 10.1016/j.radphyschem.2012.09.002
Capítulo de livro
  1. Aguiar, Maria. "Catalogue Raisonné de Aurélia de Souza". In Catalogue Raisonné de Aurélia de Souza. Portugal: Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Aguiar, Maria ; Camarneiro, Nuno; Carla Felizardo; Guerreiro, Joana. Autor correspondente: Aguiar, Maria. "Conservação e restauro da pintura do retábulo da capela-mor da Sé do Porto". In Sé do Porto - Conservação e restauro da capela-mor, editado por Direção Regional de Cultura do Norte - Ministério da Cultura, 151-161. Porto, Portugal: Direção Regional de Cultura do Norte, 2023.
    Publicado
  3. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "The Colossous: an autograph work or an imbróglio?". In Territorio Goya, 27-43. Florença, Itália: Etgraphiae, 2021.
    Publicado
  4. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "As escolhas de Aurélia de Sousa no que se refere aos suportes – o caso particular dos cartões e similares". In Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria, 165-174. Porto, Portugal: Clássica, Artes Gráficas S.A., 2011.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Arlindo Silva; Laura Castro; José Carlos Patricio Frade. Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro. Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro, 2017.
  2. Aguiar, Maria. Documentário sobre vida e obra de Aurélia de Sousa no DVD "Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal". 130.000 exemplares como suplemento ao jornal- Público. 2011.
Poster em conferência
  1. Aguiar, Maria ; Direito, Eva. "From sampling to collection: the sample collection from Universidade Católica Portuguesa". 2021.
  2. Bernardes Pereira, Diogo; Nuno Camarneiro; Aguiar, Maria . Autor correspondente: Bernardes Pereira, Diogo. "Encontros da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa com a tecnologia XpectralTEK: contributos para o estudo da pintura Fons Vitae". Trabalho apresentado em VI Encontro Luso-Brasileiro | Conservação e Restauro | Conexões 2021, 2021.
  3. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Olivier Verheyden; Nico Broers; Antonio Iaccarino Idelson; Paolo Roma. Autor correspondente: Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Teaching Traditional and Contemporary Lining Methods - Resources for Future Research". Trabalho apresentado em Conserving Canvas Symposium, The Getty Foundation e Preservation of Cultural Heritage at Yale University, New Haven, USA, 2019.
  4. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Aguiar, Maria . Autor correspondente: Aguiar, Maria. "Apontamentos sobre a materialidade da pintura a óleo de Aurélia de Sousa". Trabalho apresentado em Exposição final do projecto Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal, 2011.
  5. Aguiar, Maria ; Ana Calvo Manuel; Ana Maria Calvo; Maria Aguiar. "Art and religion: a challenging relationship for the conservator". Trabalho apresentado em Conservation and Access - International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, 2008.
  6. José Ferrero; Rólan Clodoaldo; David Juanes; Jorgelina Carballo; Ana Maria Calvo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "EDXRF Análisis of the Holy Spirit Triptych from the San Pedro de Miragaia church". Trabalho apresentado em Annual Conference on Applications of X-ray Analysis, Denver X-ray Conference, 2003.
Resumo em conferência
  1. Andrea Teixeira; Ana Calvo Manuel; Maria Aguiar. "Antigas impregnações a óleo aplicadas no reverso de pintura sobre tela: o estudo laboratorial dos materiais encontrados numa pintura portuguesa e uma breve avaliação da prática no país". Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, 2015.
    Publicado
  2. José Carlos Patrício Frade; Maria Aguiar; António Candeias; Carla Felizardo. "Imprimitura ou Camada de “Impregnação”: contributo através do estudo laboratorial do retábulo da igreja de Tancos". Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, 2015.
    Publicado
  3. Aguiar, Maria ; Eduarda Vieira; Carolina Barata. "A formação em Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa". Trabalho apresentado em III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, 2015.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Aguiar, Maria. "O Retábulo flamengo de Évora - Cadernos de Conservação e restauro". Revisão de O Retábulo flamengo de Évora - Cadernos de Conservação e restauro 6 and 7, (2011): 1-144. https://www.ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/79.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Os materiais e a técnica de pintura a óleo na obra de Aurélia de Souza e a sua relação com a conservação". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/11949.
  2. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "Evaluation of the effectiveness of six essential oils and two alcohols for mould inhibition and assessment of their effects on easel painting surfaces". Mestrado, Northumbria University, 2002.
  3. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. "An investigation to a collection of processional crosses from Museu Nacional Soares dos Reis – Conservation, Storage and future Display". Mestrado, De Montfort University, 2000.

Outros

Outra produção
  1. O percurso artístico da pintora Aurélia de Sousa. 2010. Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão. http://www.artes.ucp.pt/mtpnp/estudos/aurelia_souza_01_contexto historico.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/02/10 Moderator of the session «Caderno de Viagem a Itália» de António Carneiro Um Objeto e os seus Discursos
Câmara Municipal do Porto, Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural (Porto, Portugal)
2023/05/20 Cadernos de artista de Aurélia de Souza: narrativas visuais Um Objeto e os seus Discursos
Câmara Municipal do Porto (Porto, Portugal)
2023/01/12 A Modernidade de Aurélia de Souza vista à lupa SONDA #13 - A Modernidade de Aurélia de Souza vista à lupa
Câmara Municipal do Porto (Porto, Portugal)
2022/11/26 Santa Teresa de Jesus: iconografia de uma vida numa pintura barroca II Congresso Internacional: A Reforma Teresiana em Portugal: Novas abordagens de pesquisa
Comissão de Estudos Históricos e Património Cultural da Ordem dos Carmelitas Descalços (CEHPC-OCD) (Fátima, Portugal)
2022/09/15 Study of influence of zinc white pigment in Aurélia de Sousa self-portraits. Colours 2022 Bridging science with art - modern and contemporay artworks
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2022/09/15 António Carneiro's painting collection from the Museu da Cidade do Porto: Study and conservation in the 150th anniversary of the painter's birth. Colours 2022 Bridging science with art - modern and contemporay artworks
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2022/06/15 Liberdade para pintar Diálogos ímpares
Câmara Municipal do Porto (Porto, Portugal)
2021/12/01 Storage, moving and re-storage of Municipal Oporto Collections COLLECTION CARE: NEW CHALLENGES IN PREVENTIVE CONSERVATION, PREDICTIVE ANALYSIS AND ENVIRONMENTAL MONITORING
Universitat Politècnica de València (Valencia, Espanha)
2021/11/24 Martyrs of Tonkin: history, iconography and restoration of an eighteenth-century painting 1º International Conference on Relic Studies
CITAR (Porto, Portugal)
2021 Encontros da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa com a tecnologia XpectralTEK - contributos para o estudo da pintura Fons Vitae VI Encontro Luso-Brasileiro Conservação e Restauração - Conexões 2021
Universidade Federal de Pelotas (Pelotas, Brasil)
2020/11/11 As pinturas murais de Candido Portinari no Palácio Gustavo Capanema (Rio de Janeiro) - Painel Pau Brasil 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
ICOMOS Brasil (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/09 Intervenção de conservação em duas peças etnográficas do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e estruturação de um plano de conservação preventiva III Congreso Ibero-Americano - Investigações em Conservação do Património
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/12/10 Invulgares pinturas a têmpera emparedadas: seu estudo e caracterização V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Porto Rico)
2019/12/10 O reentelamento com compostos de cera-resina: o aprendizado de Edson Motta no Fogg Museum e a adaptação à realidade Brasileira V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
2019/12/10 Santa Teresa de Jesus - a redescoberta de uma pintura barroca V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
2019/07/13 Il Colosso: un originale o un imbróglio? Giornata di Studi - Goya la formazione di un genio e la sua tecnica
Studio Arts College International (Monte Santa Maria Tiberina, Itália)
2019/03/02 El impacto del plástico de burbujas sobre capas filmógenas mordentes transladados 54 años: el análisis material y los tratamientos de conservación y restauración 20ª Jornada de Conservación de Arte Contemporâneo
Museo de Arte Contemporanêa Reina Sofia (Madrid, Espanha)
2019/03/01 Round table debate: Conservación y Restauración I Congreso Internacional de Investigación y Creación en los Centros de Investigaciones Artísticas de la Comunidad de Madrid
Centro de Investigación Artística de la comunidad de Madrid (Madrid, Espanha)
2018/11/23 Tratamentos de retratos por Abel Salazar: uma intervenção cirúrgica Confererência - Retratos de Médicos na Obra de Abel Salazar
Centro de Congressos do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (Porto, Portugal)
2017 O ensino da teoria e da prática em Conservação e Restauro: a definição de Prática IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro – Conservação e Restauração: a unidade na transdisciplinaridade
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório Hércules, Universidade de Évora (Rio de Janeiro, Brasil)
2016 As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa III Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil
ARTIS (Lisboa, Portugal)
2016 A Investigação em Conservação e Restauro na Universidade católica Portuguesa X Bienal de la Restauración e Gestión del Património
Castilla y Leon (Valladolid, Espanha)
2015/11 A formação em conservação e restauro na Escola das Artes da Universidade católica Portuguesa III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora, Laboratório HERCULES (Évora, Portugal)
2015 Pigments from a paint box from the atelier of the portuguese painter of the early twentieth century, Aurélia de Sousa Colours 2015 - Bridging science with art
Laboratório Hércules (Évora, Portugal)
2015 Antigas impregnações a óleo aplicadas no reverso de pintura sobre tela: o estudo laboratorial dos materiais encontrados numa pintura portuguesa e uma breve avaliação da prática no país III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora, Laboratório Hércules (Évora, Portugal)
2015 Imprimitura ou Camada de “Impregnação”: contributo através do estudo laboratorial do retábulo da igreja de Tancos III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Laboratório Hércules, Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015 A representação de flores pela mão de Aurélia de Sousa Para Além das Camélias. Porto Cidade das Camélias
Associação Portuguesa das Camélias e Câmara Municipal do Porto (Porto, Portugal)
2014 Promoting conservation culture through exchange in training on traditional and contemporary lining methods Conference “Teaching Conservation-Restoration” at the 10th General Assembly da European Network for Conservation–Restoration Education
European Network for Conservation–Restoration Education (Liège, Bélgica)
2014 Technical and historical examination of Virgin surrounded by flowers painted by Jan Van Kessel I 6th European Symposium on Religious Art, Restoration and Conservation
(Florença, Itália)
2013 O que nos revela um retrato académico de Marques de Oliveira Exposição Revelações do acervo da Faculdade de Belas Artes do Porto
Galeria SILO, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2011/12/15 Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal III Jornadas da Associação Profissional dos Conservadores-Restauradores de Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2011 The research Project – Materials and Painting Techniques of painters from the North of Portugal 16º Triennial Meeting ICOM-CC
ICOM-CC (Lisboa, Portugal)
2010/06/12 Auto-retratos e retratos de Aurélia de Sousa VII Jornadas de Arte e Ciência
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Porto, Portugal)
2010 Estudo técnico e científico de um conjunto de obras da autoria de Aurélia de Sousa Seminário de Investigação
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2010 Research on the Techniques and Materials used by a selection of Portuguese painters The Technology and the Tecnhique in Research of Works of Art
Department of Tecnhology and Techniques of Painting, Faculty of Fine Arts (Torun, Polónia, Polónia)
2009/11/17 O Projecto - Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal Seminário de Investigação
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
2009 Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma pintora esquecida num tempo de mudanças técnicas VIII Congreso Ibérico de Arqueometria
Sociedad Española de Arqueometria aplicada ao Património Cultural (SAPAC) (Teruel, Espanha)
2008 A Pintura a óleo de Aurélia de Souza: estudo técnico e a sua relação com a conservação V Jornadas de Arte e Ciência sobre Investigação em Conservação e Restauro
Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2007 Original, Réplica ou Cópia? Complementaridade entre Conservação, Ciência e História de Arte Jornada de Reflexão: “Conservação e Restauro em Portugal, na encruzilhada de Bolonha – desafios e oportunidades”
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
2007 The Contribution of non-destructive methods such as radiography, infrared reflectography and EDXRF in the determination of authenticity in easel paintings Non-Destructive and Microanalytical techniques in Art and Cultural Heritage Research (TECHNART)
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2006 Methodological and aesthetical considerations in the conservation treatment of two easel paintings from the Museu Militar do Porto Seminário Internacional “Theory and Practice in Conservation – a tribute to Cesari Brandi”
Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa, Portugal)
2004 Advances in the new degree of Conservation and Restoration at the Escola das Artes at the Universidade Católica Portuguesa Interim Meeting of ICOM/CC / Working Group of Training and Education
ICOM/CC / Working Group of Training and Education (Vantaa, Finlândia)
2002 Evaluation of the effectiveness of six essential oils and two alchols for mould inhibition and assessment of their effects on easel painting surfaces
Courtauld Institute of Art (Londres, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09 - Atual Pinturas em Miniatura de Marfim: Desafios de Conservação e Restauro
Orientador de Carla Guimarães
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/09 - Atual A Exploração de Enzimas na Limpeza da Pintura Milagre da Bilocação de Santo António
Orientador de Ana Lucas
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023 - Atual Materials Composition and Artistic Values of the Ethnographical Collection of Ritual Dance Masks of Sri Lanka: Based on the Ethnographical Collection created before the Post-Colonial Era
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023 - Atual As pinturas murais de Pietro e Ulderico Gentili no séc. XX em Minas Gerais e São Paulo - Protocolos para manutenção
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023 - Atual A pintura de António Carneiro - estudo material e técnico
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023 - Atual A arte de Abel Salazar - Pensamento e Materialidade
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - Atual Alegoria à pharmacia. Revisão e proposta de suportes auxiliares à pintura – grades.
Orientador
Conservação e restauro de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 - Atual Estudo técnico e de conservação das obras de Candido Portinari pertencentes ao Palácio Gustavo Capanema
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - Atual Texturização de massas de preenchimento em pintura sobre suporte têxtil
Orientador de Mafalda Castelão
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/09/01 - 2024/01 Recursos para a identificação de falsos em pintura sobre tela. Elaboração de uma ficha técnica-modelo do artista Albuquerque Mendes
Orientador de Mariana Torrinha
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/09 - 2024/01 Técnicas decorativas em madeira de arte sacra do barroco tardio: caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
Orientador de Inês Albano
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/07 - 2024/01 Estudo e Intervenção de Conservação e Restauro da Pintura sobre Madeira do altar-mor da Sé Catedral do Porto.
Orientador de Rita Garcia Melo
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/09 - 2023/07 Primeiro estudo sobre a produção pictórica de Vitorino Ribeiro - Géis de limpeza de PVA-Bórax
Orientador de Teresa Valente
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/10 - 2023/04/24 Pinturas de dupla face - desafios e estratégias de conservação
Orientador de Ana Luísa dos Santos Ferreira
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/10 - 2023/04/04 Revisão das entretelagens a frio por nap-bond - O caso das Virtudes da Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Orientador de Lia Costa Bompastor
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/09 - 2023/01/06 Conservação de uma escultura de São Francisco de Assis e estudo da imagem através de reconstrução integral 3D
Orientador de Cláudia Sofia Camacho Sousa
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/10 - 2022 Estudo técnico e materialda obra«Fons Vitae» e o desenvolvimentode sistemas de comunicação dos resultados
Coorientador de Diogo Francisco Bernardes
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - 2021/06 A história técnica da conservação e restauro de pinturas no Brasil entre os anos de 1947 e 1985: Edson Motta e seus seguidores
Orientador de May Christina Cunha de Paiva
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/09 - 2021/03/18 Retrato de D. Frei António de Sousa - Sistemas de tensão em suportes têxteis
Orientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/10 - 2021/03/04 Processo artístico desde que o Museu d Art Contemporani de Barcelona seleciona um artista até à montagem e manutenção de exposições temporárias
Orientador de Mafalda Loureiro
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/10 - 2021 Intervenção de Conservação e Restauro da Pintura de Painéis de Madeira - S. Miguel anuncia o nascimento de S. Rosendo - da Igreja de S. Miguel do Couto.
Orientador de Raquel Sofia Araújo Lima
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/10 - 2019/11 Conservation of frames and easel paintings - cleaning systems and inpainting techniques (Acordo de Cooperação com a Universidade Federal de Pelotas, Brasil)
Orientador de Giovana Borges Peres
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2018/09 - 2019/09 Estudo e Intervenção da pintura a óleo sobre madeira, Descida da cruz, do século XVI
Orientador de Diana Teixeira Vasconcelos
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09 - 2019/09 Santa Teresa de Jesus - Estudo e Intervenção de uma Pintura a Óleo Sobre Tela
Orientador de Joana Prieto Afonso de Neville e Lencastre
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09 - 2019/07 Estudo e tratamento de uma pintura sobre madeira, Jesus carregando a Cruz, do século XVI. Revisão de sistemas de molas de tensão
Orientador de Miguel Amorim Ferreira Araújo Parreira
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019/05 - 2019/06 Design, planning and coordination of the process of document recording, disassembly, repackaging and assessment of the state of conservation of the paper and photographic collection belonging to the Teatro Experimental do Porto
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/09 - 2019/06 Concepção do Plano de Conservação Preventiva aplicado a uma coleção etnográfica do Museu de Berlim (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto),
Orientador de Diana Costa Tavares
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/05 - 2018/06 Design, planning and coordination of the process of assessing the state of conservation and establishing priorities according to the sampling method, relating to the collection of costumes belonging to Teatro Experimental do Porto.
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/05 - 2017/07 Restoration and Preventive Conservation of contemporary Painting, Sculpture and Paper (ERASMUS PLUS training placements)
Orientador de Blanca Martinez Mota
Faculdade de Belas Artes (Outra)
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
2017/05 - 2017/07 Conception, planning and coordination of graphic analysis work to support the assessment of the state of conservation of the collections of paper, painting and three-dimensional objects belonging to the Museum of Surrealism - Fundação Cupertino de Miranda. Mapping and database development.
Orientador de Blanca Martinez Mota
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/09 - 2017/07 Estudo e restauro da obra de maior relevância da produção pictórica de Arthur Nísio.
Orientador de Suely Deschermayer
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2017/04 Deposição de Cristo no túmulo – estudo e intervenção de conservação e restauro
Orientador de Marta Freches
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2017/01 Trânsito da Virgem: Estudo e tratamento de Conservação e Restauro de uma pintura barroca sobre tela.
Orientador de María Galán Torrego
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2017/01 Avaliação do efeito antifúngico de óleos essenciais por encapsulamento em ciclodextrina – potencial de aplicação e efeitos de tratamento em pintura a óleo
Orientador de Maria Augusta de Magalhães Sarmento Albuquerque da Quinta
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - 2017 Estágio em pintura sobre tela: 4 pinturas de Vieira Lusitano, Silva Porto, Acácio Lino e António Carneiro (Casa Museu Teixeira Lopes)
Orientador
Conservação e restauro de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2015/09 - 2016/07 Intervenção de conservação e restauro de um retrato do século XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de semirrígidos
Orientador de Isaura Almeida
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2016/07 Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela: retrato equestre de D. Miguel e representação de S. José
Orientador de Carolina Branco
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/01 - 2015/04 Lining techniques for easel paintings – canvas and paper techniques (Leonardo da Vinci mobility quality commitment training placements)
Orientador de Ignacio Bermeja Gigorro
Conservation and Restoration (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escuela Superior de Conservación e Restauración de Madrid, Espanha
2013/09 - 2014/09 Cristo diante do Sumo sacerdote: a problemática das costuras na conservação e restauro de pintura sobre tela
Orientador de Ana Pinto Leite Braamcamp de Figueiredo
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/09 - 2014/09 Conservação Preventiva no Museo d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA)- montagem, manutenção e desmontagem de exposições temporárias
Orientador de Ana Teixeira de Melo Lacerda de Queiroz
Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/04 - 2014/07 Treatment of rolled paintings with large dimensions (Leonardo da Vinci mobility quality commitment training placements)
Orientador de Cristina Castro
Conservação e restauro (Outra)
Escuela Superior de Conservación e Restauración de Madrid, Espanha
2014/01 - 2014/03 Structural treatment of canvas paintings
Orientador de Edson Motta
Conservation and Restoration (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2013/09 - 2013/10 Coordination of the conservation and restoration of 13 oil paintings (on canvas and wood) by modern and contemporary artists belonging to the Museum of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto. Participation in the exhibition Revelações do acervo of the Faculty of Fine Arts of Porto, Silo Gallery, Porto
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/05 - 2013/07 Treatment of easel paintings
Orientador de Humberto Farias
Conservação e Restauro (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2011/09 - 2013/03 São Jerónimo - estudo e tratamento
Orientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010/09 - 2013/03 Reintegração cromática da pintura maneirista, A Flagelação de Cristo: Problemáticas de reintegração de desgastes no equilíbrio entre a fruição estética e o respeito pela historicidade da obra
Orientador de Paula Maria dos Santos Trindade Moreira
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011/09 - 2012/09 Cristo crucificado na Igreja S. Pedro de Miragaia - as telas de enrolar.
Coorientador de Rita Moreira
Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010/04 - 2010/05 Organization and coordination of the process of surveying the state of conservation and conception of the treatment plan for the collection of paintings by Aurélia de Sousa belonging to the Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, from Porto City Hall
Orientador
Conservação e Restauro de Bens Culturais
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010 - 2010 Planeamento, problemas e soluções de fixação para recolocar pintura sobre tela de tectos
Coorientador
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010 - 2010 José de Brito (1855-1948), um pintor do Norte: estudo da pintura a óleo
Coorientador de Joana Preza de Andrade
Conservação de Bens Culturais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008 - 2008 Conception, planning and coordination of the transfer of the collection of the Museu de Arte Copta of the South African Consulate to the Foz campus of the Porto Regional Center of the Portuguese Catholic University
Orientador
Arte - Conservação e Restauro
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/12/09 - 2019/12/10 V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro (2019/12/09 - 2019/12/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019/07/07 - 2019/07/31 Summer internship in conservation of easel paintings (2019/07/07 - 2019/07/31)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018/11/23 - 2018/12/06 Retratos de Médicos na Obra de Abel Salazar (2018/11/23 - 2018/12/06)
Exposição (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2018/11/23 - 2018/11/23 Retratos de Médicos na Obra de Abel Salazar (2018/11/23 - 2018/11/23)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
2017/11/27 - 2017/12/01 IV Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro (2017/11/27 - 2017/12/01)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2017/06 - 2017/11 Revelações – a matéria da arte sob o olhar da conservação e restauro (2017/06 - 2017/11)
Exposição (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Fundação António Manuel da Mota, Portugal
2017/04/07 - 2017/04/07 Chromatic Inpainting Workshop with Roberta Lapucci (2017/04/07 - 2017/04/07)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2015/07/01 - 2015/07/31 Summer internship on conservation of easel paintings (2015/07/01 - 2015/07/31)
Oficina (workshop) (Outra)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/09/08 - 2014/09/19 2nd International Workshop - Traditional and Contemporary Lining Tecnhiques (2014/09/08 - 2014/09/19)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 - 2014 Discussion on ethics in conservation, by Edson Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) (2014 - 2014)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2014 - 2014 Case-studies of contemporary art conservation, with Edson Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) (2014 - 2014)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2013 - 2013 Conservação e restauro das pinturas monumentais de Eliseu Visconti no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, with Humberto Farias (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) (2013 - 2013)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2011 - 2011 Auto-retratos de Aurélia de Souza (2011 - 2011)
Exposição (Outra)
Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Património Cultural), Portugal
2011 - 2011 Final exhibition of the project Materials and Techniques of Painters from Northern Portugal (2011 - 2011)
Exposição (Outra)
Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Património Cultural), Portugal
2010/02/26 - 2010/02/26 Research seminar (2010/02/26 - 2010/02/26)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Programa QREN - Eixo Prioritário III - Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial (Património Cultural), Portugal
2005 - 2005 III Jornadas de Arte e Ciência - A Conservação de Pintura sobre Madeira (2005/06/03 - 2005/06/04)
Encontro (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2004 - 2004 II Jornadas de Arte e Ciência - As Técnicas e a Conservação de Pintura Mural (2004/05/28 - 2004/05/29)
Encontro (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2003 - 2003 I Jornadas de Arte e Ciência - Investigação aplicada ao estudo de obras de arte pictóricas (2003/06/06 - 2003/06/07)
Encontro (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/03/22 - 2024/03/27 Participation as staff teaching and tutor of 7 student masters from EA-UCP on the European Workshop on Cleaning within a Blended Intensive Programme - Erasmus+ at Belgium
Oficina (workshop)
Workshop on cleaning
École Supérieure des Arts de Saint Luc, Bélgica
2019/02/28 - 2019/03/02 Participation by invitation in the round table entitled - Conservación y Restauración
Congresso
I Congreso Internacional de Investigación y Creación en los Centros Superiores de Enseñanzas Artísticas
Dirección General de Universidades y Enseñanzas Artisticas Superiores, Espanha
2013/02 - 2013/03 Responsible for preparing 5 master's students to take part in the 1st International Workshop of Traditional and Contemporary Lining Techniques at the École Supérieure des Arts de Saint Luc, Liège, Belgium
Oficina (workshop)
1st International Workshop of Traditional and Contemporary Lining Techniques
École Supérieure des Arts de Saint Luc, Bélgica

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/04/05 A tomada de decisão perante um ato de vandalismo: confronto entre os valores históricos e estéticos na intervenção de conservação-restauro do retrato de D. Maria Ermelinda Vianna
Presidente do júri
Beatriz Pinho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2024/04/05 Estudo e documentação de um conjunto de objetos técnicos e artísticos dos sécs. XIX e XX: intervenção de conservação e restauro para a exposição "Aula de Desenho”
Presidente do júri
Mariana Sampaio (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2023/12/06 Estudo e Intervenção de duas pinturas no Museu Militar de Lisboa: os retratos de Mouzinho de Albuquerque e do General de Brigada José Maria Gomes
Arguente principal
Olena Kyrychenko (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2023/07/20 Alligatoring: an investigation into paint failure and loss of image integrity in 19th century oil paintings
Arguente principal
Raquel de Rocha Marques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2023/07/07 Qualidade do ar interior em museus, bibliotecas e arquivos e sua importância na preservação de acervos
Arguente
Karen Barbosa (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/12/06 A musealização da ruína: entre a retórica e os limites da prática museológica contemporânea na conservação de obras efémeras
Presidente do júri
Maria Brito de Almeida (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/11/30 A reintegração cromática de superfícies pictóricas contemporâneas com acabamento mate: um estudo técnico com base no critério da reversibilidade
Presidente do júri
Joana Fonseca Diniz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022/02/18 Conservar e preservar o património - doação-espólio Veloso Salgado. Ferreira Chaves e Veloso Salgado
Arguente principal
Catarina Filipa Jerónimo Cirne (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/04/29 Metodologia para o mapeamento de fenómenos de biodeterioração por manchas negras na pintura mural dos séculos XV e XVI com o apoio de processos fotogramétricos e sistemas de registo vetorial: o caso de estudo da Igreja de Santa Marinha, paroquial de Vila Marim (Vila Real)
Presidente do júri
João Paulo Sandes Dias dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/02/18 Conservação de duas esculturas em suporte de gesso e de cimento da coleção do museu da FBAUP. Abordagem no âmbito da conservação verde.
Presidente do júri
Marta Andreia Gueidão Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/02 Estudo material e técnico da policromia de dois ataúdes egípcios de coleções portuguesas
Arguente principal
Vera Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2020/01/28 Intervenção de conservação e restauro em colcha adamascada do séc. XVIII do acervo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto
Presidente do júri
Sara Maria Guedes Rebelo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2020/01/22 Intervenção de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada do séc. XVIII
Presidente do júri
Ana Catarina Santos Neto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018 Materiais e Técnicas da Pintura a Óleo em Portugal (1836-1914): Estudo das fontes documentais.
Arguente
Ângela Sofia Alves Ferraz (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2018 Caracterização de pigmentos Kremer por EDXRF e XRD
Vogal
Sandra Isabel Marques Saraiva (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 Conservação, materiais e tècnicas na pintura a óleo de Tomás da Anunciação, Cristino da Silva e Miguel Ângelo Lupi Diogo von Amann de Campos Ramirez Sanches (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2015 Analysis and treatment of a nineteenth century portrait, study of Artsorb and a proposal for a microclimate frame
Arguente principal
Sara Raquel Santana de Sá (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 Analysis and treatment of a male portrait in oil and a study of the size layer with reconstructions from Vibert´s recipe (1892)
Arguente principal
Francisco Duarte Brites (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 Una propuesta metodológica para la limpieza de las ceras anatómicas del siglo XVIII del Real Colegio de Cirugía de San Carlos (Madrid)
Arguente principal
Sandra Micó Boró (Doutoramento)
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Bellas Artes, Espanha
2015 A Galeria dos Vice-Reis e Governadores da Índia Portuguesa: percurso para a definição de uma metodologia de intervenção
Arguente principal
Ana Teresa Moreira Braga Teves Reis (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 Conservação e restauro da pintura sobre madeira A morte de S. Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco de dano na pintura em estudo por ação da luz natural
Arguente principal
Maria de Fátima Fernandes Teixeira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 Radiografia-X de pintura: fundamentos radiológico, parâmetros radiográficos e potencialidades interpretativas
Vogal
Stefan Ferreira Alves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014 Analysis and treatment of a nineteenth century oil painting
Arguente principal
Raquel de Rocha Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 Conservação e restauro das obras do pintor Adriano de Sousa Lopes da coleção de pintura da FBAUL
Arguente principal
Liliana Querido Cardeira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 Estudo e intervenção de conservação e restauro de uma pintura sobre madeira, do Museu da Câmara Municipal de Tomar, representando uma natureza-morta
Arguente principal
Lígia Salgueiro Coutinho Mateus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2013 Jan Van Kessel (1626-1679) Virgem circundada de flores. Estudo técnico e tratamento de conservação e restauro.
Vogal
Maria Carlota Teixeira Leão Pimentel Barbosa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 Conservação e restauro de um conjunto de pinturas de Columbano Bordalo Pinheiro
Arguente principal
Sylvie da Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - 2023 V Congresso de História de arte - Heranças, debates e novas perspectivas Associação Portuguesa de historiadores de arte
2021/11/16 - 2021/11/19 VI Encontro Luso-Brasileiro Conservação e Restauração - Conexões 2021 Universidade Federal de Pelotas, Brasil
2019/12/09 - 2019/12/10 V Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro Universidade Católica Portuguesa
2019/10/10 - 2019/10/12 3rd International Conference on Green Conservation Universidade Católica Portuguesa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/04 - Atual Estudos de Conservação e Restauro (1647-2098) Universidade Catolica Portuguesa
2010/05 - 2018 Ge-conservación : Grupo Español de Conservación (1989-8568) Grupo Español de Conservación del International Institute for Conservation of Artistic and Historic Works

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021 - 2021 Member of the Museology and Art History Evaluation Panel for the 2021 Doctoral Scholarship Competition - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2020/02/01 - 2020/02/01 Member of the postdoctoral research appraisal committee on Conservación Sostenible de Colecciones Culturales en tránsito. Acción - Paradigma - Sujeto - Contexto by Ana María Galán Pérez
Membro
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019 - 2019 Member of the Museology and Art History Evaluation Panel for the 2019 Doctoral Scholarship Competition - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/01 - 2023/07 Consultant for the preventive conservation plan regarding Oporto municipal collections to be moved to the new storage premises. Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
2014/03 - 2014/12 Responsible for overseeing the conservation and restoration work on the painting collection belonging to the Clérigos Church, as part of the rehabilitation project for the Clérigos Church and tower, under the Regional Operational Program and the Jessica Program (Jessica Holding Fund Portugal). Awarded the Vasco Vilalva Prize by the Calouste Gulbenkian Foundation in 2015 and the Europa Nostra Prize in 2017 Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
2012/02 - 2012/05 Planning and coordination of conservation and restoration of 18 oil paintings (on canvas, wood and cardboard) by Aurélia de Sousa, belonging to the Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, from Porto City Hall. Funding under the QREN program Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/09 - Atual Docente de História, Materiais e Tecnologias IV (têxteis, papel, pele, pergaminho). 3º ano da licenciatura. 1º semestre. 30 horas. Teacher of History, Materials and Tecnology IV (textiles, paper, leather, parchement). 3rd year of undergraduate level. 30 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016/02 - Atual Docente/Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura II - suportes rígidos. 3º ano da licenciatura, 60/120 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Paintings II - rigid supports. 3rd year of the undergraduate level. 60/120 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - Atual Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura I – suportes flexíveis. 3º ano da licenciatura. 1º semestre. 120 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Paintings I - flexible supports. 3rd year of undergraduate level. 120 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - Atual Regente de História e Tecnologia dos Materiais do Património Artístico e Cultural. Doutoramento. 2/4/6 horas. Lecturer of History and Tecnhology of Materials of Artistic and Cultural Heritage. PhD. 2/4/6 hours. Conservação e Restauro de Bens Culturais (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - Atual Docente de Preservação e Gestão de Acervos e Colecções Históricas. 2º semestre. 19/10/21 horas. Teacher of Preservation and Management of Historical Collections. 19/10/21 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/09 - Atual Regente/Docente de Teoria e Prática da Cor. 2º ano licenciatura. 2º semestre. 22/15 horas. Lecturer of Colour Theory and Practice. 2nd year of undergraduate level. 22/15 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2022 - 2023 Transporte, armazenamento e exposição de bens culturais / Transport, storage and exhibition of cultural assets. MA/14h Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2021 Regente de Técnicas de conservação e restauro I - materiais orgânicos. 1º ano mestrado. 1º semestre. 65/35 horas. Lecturer of Techniques of Conservation and Restoration - organic materials. 1st year of master degree. 65/35 hours. Conservação de Bens Culturais (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017/09 - 2019/01 Docente de Conservação Preventiva e Avaliação de Risco. 1º ano mestrado. 1º semestre. 14/10 horas. Teacher of Preventive Conservation and Risk Assessement. 1st year master degree. 14/10 hours. Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/06 Regente de Transporte, Armazenamento e Exposição de bens culturais. 2º semestre. 14 horas. Lecturer of Transport, storage and exhibition of cultural assets. 14 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/06 Regente de Técnicas de Conservação e Restauro II- Património Integrado. 1º ano mestrado. 2º semestre. 41 horas. Lecturer of Techniques of Conservation and Restoration II - Integrated Heritage. 41 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/06 Regente de Materiais e tecnologias V (adesivos e filmes). 3º ano da licenciatura. 2º semestre. 30 horas. Lecturer of Materials and Technology V (Adhesives and coatings). 3rd year of undergraduate level. 30 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/05 Docente de Conservação Preventiva I. 1º ano da licenciatura. 2º semestre. 6 horas. Teacher of Preventive Conservation I. 1st year of undergraduate level. 6 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/09 - 2018/01 Docente de Conservação Preventiva. Doutoramento. 4 horas. Teacher of Preventive Conservation. PhD. 4 hours Estudos do Património (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/02 - 2018/01 Regente de Limpeza de superfícies polícromas e não-polícromas. 2º ano licenciatura. 1º semestre. 6 horas. Lecturer of Cleaning of polychrome and non-painted surfaces. 2nd year of undergraduate level. 6 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/09 - 2018/01 Docente de Laboratórios e oficinas - Princípios e Práticas. 1º ano licenciatura. 1º semestre. 6 /9 horas. Teacher of Laboratories and Workshops - Principles and Practices. 1 st year of undergraduate level. 6/9 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015/01 - 2015/07 Regente de Práticas e Técnicas de Conservação II - Pintura sobre madeira. 1º ano mestrado. 1º semestre. 72 horas. Lecturer of Practices and Techniques of Conservation II - Panel painting. 1st year of master degree. 72 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/02 - 2015/07 Regente de Materiais e Tecnologias VI (resinas, óleos, ceras, colas animais, gomas). 3º ano licenciatura. 2º semestre. 30 horas. Lecturer of Materials and Technologies VI (resins, oils, waxes, animal glues, gums). 3rd year of undergraduate level. 30 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009/02 - 2015/07 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura e Policromia II. 3º ano licenciatura. 2º semestre. 120/98 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Painting and Polychromy. 3rd year of undergraduate level. 120/98 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2014/09 - 2015/01 Regente de Práticas e Técnicas de Conservação I - Pintura sobre tela. 1º ano mestrado. 1º semestre. 72 horas. Lecturer of Practices and Techniques of Conservation I - Canvas painting. 1st year of master degree. 72 hours Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008/09 - 2015/01 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura e Policromia I. 3º ano licenciatura. 1º semestre. 120/98 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Painting and Polychromy I. 3rd year of undergraduate level. 120/98 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007/09 - 2015/01 Regente de Materiais e Tecnologias V (Pigmentos, Corantes e Cargas). 3º ano licenciatura. 1º semestre. 30 horas. Lecturer of Materials and Technologies V (Pigments, Dyes and Fillers). 3 rd year of undergraduate level. 30 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2011/09 - 2014/01 Regente de Conservação e Restauro de Pintura sobre Tela. 1º ano mestrado. 1º semestre. 76 horas. Lecturer of Conservation and Restoration of Canvas Paintings. 1st year of master degree. 76 hours. Conservação e Restauro de Bens Culturais (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2013/02 - 2013/07 Regente de Materiais e Tecnologias IV (têxteis, papel, pele e pergaminho). 2º ano licenciatura. 2º semestre. 32 horas. Lecturer of Materials and Technologies IV (textiles, paper, leather and parchement). 2nd year of undergraduate level. 32 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007/02 - 2012/07 Regente de Materiais e Tecnologias VI (resinas, óleos, ceras, colas animais, gomas). 3º ano licenciatura. 2º semestre. 30/28 horas. Lecturer of Materials and Technologies VI (resins, oils, waxes, animal glues, gums). 3rd year of undergraduate level. 30/28 hours Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2010/09 - 2011/01 Regente de Técnicas de Conservação de Pintura sobre Tela e outros Suportes Flexíveis. 1º ano mestrado. 1º semestre. 78 horas. Lecturer of Techniques of Conservation of Canvas Painting and other Flexible Supports. 1st year of master degree. 78 hours Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005/02 - 2008/07 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura sobre Tela II. 3º ano licenciatura. 2º semestre. 180 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Canvas Painting II. 3rd year of undergraduate level. 180 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2006/09 - 2008/01 Regente de Técnicas de Conservação de Pintura sobre Tela e outros Suportes Flexíveis. 1º ano mestrado. 1º semestre. 78 horas. Lecturer of Techniques of Conservation of Canvas Painting and other Flexible Supports. 1st year of master degree. 78 hours Técnicas e Conservação de Pintura (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2004/09 - 2008/01 Regente de Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura sobre Tela I. 3º ano licenciatura. 1º semestre. 180 horas. Lecturer of Techniques of Preservation and Conservation of Canvas Painting I. 3rd year of undergraduate level. 180 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008 - 2008 Acção de Formação sobre Embalagem e Transporte de Bens Museológicos. 27 horas Especialização (Curso médio) Câmara Municipal do Porto, Portugal
2002/09 - 2004/07 Regente de Introdução às Técnicas de Preservação e Conservação. 1º ano licenciatura. Anual. 360 horas. Lecturer of Introduction of Techniques of Preservation and Conservation. 1st year of undergraduate level. Annual. 360 hours. Arte - Conservação e Restauro (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/05 - 2022/05 Researcher of the project "António Carneiro - Painting collection of the Porto City Museum. Study and conservation in the 150th anniversary of the painter s birth" funded by the European Research Infrastructure for Heritage Science (E-RIHS), PT-MOLAB. Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2022/04 - 2022/04 Research group coordinator of the project "Material and technical contributions on the first female portuguese painter: Aurélia de Sousa" funded by European Research Infrastructure for Heritage Science (E-RIHS), PT-FIXLAB). Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
2020/01 - 2020/01 Research group coordinator of the project "Portinari PGC - Analytical and Conservation Study of Candido Portinari paintings at Gustavo Capanema Palace in Rio de Janeiro" funded by European Research Infrastructure for Heritage Science (E-RIHS), PT-FIXLAB). Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual ENCoRE (European Network for Conservation-Restoration Network) - Board member Board member
2020 - Atual International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works Individual member
2020 - Atual International Council of Museums - International Committee for Conservation Membership nº 142580
2013/09 - Atual Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) Investigadora integrada
2011/12 - Atual Associação Profissional de Conservadores Restauradores de Portugal Membro nº 240
2006/11 - 2013/08 Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) Investigadora

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013 - Atual ENCoRE (European Network for Conservation-Restoration Network) - School of Art representant
Membro
European Network for Conservation-Restoration Education, Áustria
2023/11/23 - 2023/11/24 Representative member of the School of Arts at the 15th General Assembly of ENCoRE (European Conservation-Restoration Network) held at the Academy of Fine Arts (Vienna, Austria)
Membro
European Network for Conservation-Restoration Education, Áustria
2022/10/20 - 2022/10/21 Representative member of the School of Arts at the 14th General Assembly of ENCoRE (European Conservation-Restoration Network) held at the Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
Membro
European Network for Conservation-Restoration Education, Áustria
2018/05/24 - 2018/05/25 Representative member of the School of Arts at the 12th General Assembly of ENCoRE (European Conservation-Restoration Network) held at Centro Conservazione Restauro Venaria Reale (Turin, Italy)
Membro
European Network for Conservation-Restoration Education, Áustria
2016/04/14 - 2016/04/15 Representative member of the School of Arts at the 11th General Assembly of ENCoRE (European Conservation-Restoration Network) in Cambridge, UK
Membro
European Network for Conservation-Restoration Education, Áustria
2014/03/27 - 2014/03/28 Representative member of the School of Arts at the 10th General Assembly of ENCoRE (European Conservation-Restoration Network) held at École Supérieure des Arts Saint Luc (Liège, Belgium)
Membro
European Network for Conservation-Restoration Education, Áustria

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2022 International journal of conservation science (2067-533X)
2019 - 2019 Estudos de conservação e restauro (1647-2098)
Distinções

Outra distinção

2009 Studentships Research for Doctorate from Fundação para a Ciência e a Tecnologia SFRH/BD/44350/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2000 Master award grant
Arts and Humanities Research Council, Reino Unido