Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cláudia Neves
Nomes de citação
- Neves, Claudia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- F514-767E-6474
- ORCID iD
- 0000-0002-8175-4749
Websites
- http://www.uab.pt/ (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2005/02/01
Concluído
|
Educação e Sociedade (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2000/01/01
Concluído
|
Política Social (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011/09/15 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Universidade Aberta, Portugal |
2017/02/05 - 2019/08/31 | Coordenadora do mestrado em administração e gestão educacional | Universidade Aberta, Portugal |
2016/01/01 - 2019/08/30 | Membro do Conselho Coordenador do LE@D | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2016 - 2019/08/30 | Membro Conselho Coordenador DEED | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09/01 - Atual | Vice-coordenadora Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2017/04/01 - 2019/07/02 | Membro Efetivo Conselho Cientítifico | Universidade Aberta, Portugal |
2015/05/17 - 2017/07/24 | Secretária do Conselho Coordenador do DEED | Universidade Aberta, Portugal |
2012/10/12 - 2016/12/30 | VICE-COORDENADORA MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL | Universidade Aberta, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/04/01 - 2026/04/01 | Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming
(AECED)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
Comissão Europeia
Em curso
|
2015/01/01 - 2017/02/07 | Mooc Maker
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluído
|
2013/12/01 - 2015/11/30 | Projeto LLL-HUB” Lifelong Learning Programme Key Activity 1 – Policy cooperation and innovation - “Networks” Project number:
543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW.
543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Comissão Europeia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 284 - 2011-2012
PEst-C/MAR/UI0284/2011
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Évora, Portugal Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/12/01 - 2013/12/01 | OEII – Open Educational Innovation and Incubation
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
|
Concluído
|
2013/01 - 2013/12 | “COPELL - Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Enterprises”
521377-LLP-1-2011-1-PT-KA1-KA1ECETA2
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
|
2012/01 - 2012/10 | União Europeia - História, Cultura e Cidadania | Centro de Informação Europeia Jacques Delors |
2007/01/01 - 2009/12/31 | Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à
luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
PDCT/CED/60425/2004
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/01/01 - Atual | Ensino Virtual, impactos reais: os percursos profissionais e de vida dos estudantes da Universidade Aberta
sem referência
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
|
Universidade Aberta
Em curso
|
2017/01/05 - 2019/07/30 | Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2014/03/04 - 2016/06/30 | Formação eLearning Empresarial
Sem referência
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Universidade Aberta |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/05/18 | "Comunidades de Prática: refletir, construir e interagir - pedagogia do ensino a distância" | Ação de Formação de Curta Duração "Comunidades de Prática: refletir, construir e interagir - pedagogia do ensino a distância"
EDUCATIS - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos (BEnavente, Portugal)
|
2019/11/22 | Aplicação da simulação de realidade virtual na formação de bombeiros para o desenvolvimento de competências de tomada de decisão | SIIE - XXI International Simposium on Computers in Education, Tomar 22 e 23 novembro 2019
Politécnico de Tomar (Tomar)
|
2018/10/19 | Liderança, Educação Aberta e rede | Encontro Inovação e Liderança Educacional
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
|
2018/10/18 | Conferencista Encontro Inovação e Liderança Educacional | Encontro Inovação e Liderança Educacional
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal, Portugal)
|
2018/10/11 | O CONTRIBUTO DO ENSINO A DISTÂNCIA ONLINE PARA A MOBILIDADE ACADÉMICA E SOCIAL: O CASO DOS DIPLOMADOS DA UNIVERSIDADE ABERTA | XIV Congresso SPCE 2018 - FPCEUC 11, 12 e 13 de outubro 2018
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
|
2017/09/09 | Políticas e Lideranças na formação contínua de professores nos Açores: | II Colóqui Desafios Curriculares e PEdagógicos na Formação de Professores
Universidade do Minho (BRaga)
|
2017/07/04 | Liderança na Escola em Rede | Encontro com a CIência e Tecnologia em Portugal,
FCT, Ciência Viva, Ministério da ciência e tecnologia (Lisboa)
|
2017/04/05 | La inclusión y la igualdad en la Unión Europea: directrices políticas y estrategias para la educación y la formación. | Seminário Virtual Doutoral Políticas e Práticas de Equidade e Inclusão/ Las políticas y Práticas de Equidad y de Inclusion.
Via Colibri, UNED/UAB.
UNED/UAB
|
2016/10/06 | Fazer a licenciatura a distância : percursos e impactos | XIII Congresso Português de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
|
2016/10/06 | A pluridocência no 1º ciclo do EB: utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída? | XIII Encontro SPCE Fronteiras, digálogos e transições em Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
|
2016/10/06 | Mobilidade Social dos Diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de rtrabalho | XIII Congresso da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
|
2016/10/06 | Faer a licenciatura a distância | XIII COngresso SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
|
2016/07/06 | Mobilidade Social dos Diplomados da Universidade Aberta | IX Cingresso Português de Sociologia
Sociedade Portuguesa de Sociologia (Faro, Portugal)
|
2015/12/11 | Relatora do Painel "MOOCs - contributo para a educação aberta em Portugal" | Elies - Encontro de Instituições do Ensino Superior e eLEarning
Politécnico de Leiria
|
2014/03/29 | Contextualização e Reflexão sobre os Programas Erasmus * e Horizon 2020 | Futurália
Rede Pt Learning Group (Lisboa - FIL, Portugal)
|
2009 | Alves, M., Neves, C., Gomes, E. (2009). Lifelong Learning: conceptualizations in European educational policy documents. Comunicação apresentada na | ECER 2009. Vienna.
ECER (Viena, Áustria)
|
2006 | O discurso e a prática na avaliação da Educação/Formação. Uma investigação sobre os objectivos e os indicadores de avaliação da educação no contexto das Organizações Internacionais, | comunicação apresentada no XIV Colóquio AFIRSE, Fevereiro 2006.
XIV Colóquio AFIRSE, Fevereiro 2006.
|
2005 | Education and Human Development: conceptions in the speech and evidences of practice, comunicação apresentada no | 6th SYSTEMS SCIENCE EUROPEAN CONGRESS, Paris, Outubro de 2005.
L'ASSOCIATION EUROPEENNE du PROGRAMME MCX "MODELISATION DE LA COMPLEXITE" www.intelligence-complexite.org (Paris, França)
|
2003 | Soutenir le Développement. La Complexité des nouveaux Modèles de Développement”, in | Grand Atelier de Lille - La formation au défi de Complexité, Lille.
L'ASSOCIATION EUROPEENNE du PROGRAMME MCX "MODELISATION DE LA COMPLEXITE" www.intelligence-complexite.org (Lille, França)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/02/07 - Atual | O impacto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular nas estratégias de ensino-aprendizagem no Agrupamento de Escolas
de Sines
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/02/07 - Atual | Clima organizacional e comprometimento organizacional nas instituições de ensino profissional
Coorientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/02/07 - Atual | INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Análise das práticas de inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nas
escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, implementadas entre 2016 – 2018.
Coorientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/02/07 - Atual | A perceção dos professores sobre a melhoria dos resultados da avaliação alcançada nos últimos anos, e a sua
tradução num sucesso de qualidade
Coorientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/02/07 - Atual | Análise das Estratégias adoptadas no processo de inclusão da Escola Estadual Dr. Adino Xavier
Coorientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/02/07 - Atual | Qual o papel dos docentes que atingiram o direito à aposentação e se mantêm no ativo na mudança educativa preconizada para
o primeiro quartel do século XXI?
Coorientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/02/07 - Atual | Clima e cultura organizacional: a perceção docente na escola portuguesa de Moçambique
Coorientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/04/04 - Atual | Políticas e Liderança na formação contínua de professores nos Açores: um estudo de caso
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/04/03 - Atual | Gestores de Pólo Educativo no Ensino Básico Integrado na Reunião de Santa Catarina de Santiago: Perfil de liderança
Orientador
|
Doutoramento em educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012/09/17 - Atual | Perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social : estudo de caso desenvolvido num CNO,
junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria
Orientador
|
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/07/01 - 2019/07/19 | Descentralização da educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de Educação
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/02/21 - 2019/02/21 | A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?
Orientador
|
Doutoramento em educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/01 - 2018/12/10 | As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado
Orientador
|
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/11/21 - 2018/11/21 | Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/10/10 - 2018/10/10 | Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de
Lisboa
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/09/26 - 2018/09/26 | As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli : inovação e desafios
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/04/06 - 2018/06/12 | Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada
de decisão
Orientador
|
Doutoramento em educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/06/11 - 2018/06/11 | O apropriar-se da arte como uma forma de socialização
Orientador
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/05/14 - 2018/05/13 | O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia
de Alicante
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/02/04 - 2018/01/08 | Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/12/06 - 2017/12/06 | Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso -
Rondônia
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/12/04 - 2017/12/04 | A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições
escolares
Orientador
|
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/10/11 - 2017/10/11 | O conselho pedagógico como órgão das lideranças intermédias na organização escolar de um agrupamento
Orientador
|
mestrado em administração educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/03/14 - 2017/03/14 | Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores
Orientador
|
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/07/15 - 2016/07/15 | REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
Orientador
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014/03/02 - 2016/03/02 | O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de
curso
Orientador
|
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013/10/15 - 2015/10/13 | A gestão e liderança das escolas em Moçambique : um estudo de caso na escola primária completa do 1º bairro na cidade de Chókwè
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) |
2012/07/16 - 2014/07/16 | O impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com
3º ciclo de Lisboa
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012/06/30 - 2014/06/30 | O impacto do regulamento interno na gestão das escolas
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012/02/04 - 2014/02/04 | A estratégia escolar perante a cultura de inovação e mudança
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012/09/24 - 2013/09/24 | Estudo exploratório para a construção de um projeto pedagógico-didático para a futura Casa-Museu do Medronho
Orientador
|
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012/09/16 - 2013/09/16 | A autonomia e liderança: um estudo sobre as perspetivas dos diretores relativamente à liderança transformacional no quadro
de uma autonomia decretada
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Educacional
Universidade Aberta, Portugal
|
2011/01/24 - 2012/01/24 | A descentralização no recrutamento e seleção dos docentes da Educação e do Ensino Não Superior Público: Realidade ou inevitabilidade
Orientador
|
Mestrado em Administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04/21 - Atual | LE@D Talks SOCIEDADE EM TEMPO DE PANDEMIA - As Famílias em tempo de pandemia: realidades e desafios (2020/04/21)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/04/01 - Atual | LEAD Talks são sessões realizadas por investigadores do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, sediado na
Universidade Aberta. Estas sessões giram em torno de temáticas de investigação do LE@D e nos últimos 10 anos têm contado com
a participação de investigadores (nacionais ou internacionais) e/ou atores da sociedade civil envolvidos em temas que são
investigados pelo LE@D.
(2020/04/01)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2019/11/08 - Atual | 4º Encontro de Políticas Públicas e Gestão Escolar - FPAE (2019/11/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019/04/23 - Atual | Celebrações 25 anos Departamento de Ensino e Educação a Distância (2019/04/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2019/02/27 - Atual | Conferência Internacional NextED 2019 - Educação a Distância (2019/02/27)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018/09/28 - Atual | 3º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar : trajetórias de autonomia e descentralização (2018/09/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018/05/30 - Atual | Comissão Científica VI Congresso Iberoamericano de Política y Administracion de la Educacional
Fórum Português de Administração Educacional, Leda, 30, 31 de maio e 1 de junho (2018/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017/06/24 - Atual | Iniciativa de homenagem à professora Lídia Grave Resendes (2017/06/24)
Encontro
|
Universidade Aberta, Portugal |
2015/01/01 - Atual | LEAD Works e Lead Talks - Encontros de conferencistas e reflexão sobre trabalhos de investigação desenvolvimentos no laboratório
de Educação a Distância e eLEarning (2015/10/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/01/20 | “Estudo sobre o Envolvimento Parental numa Escola
Privada situada na Região do Algarve
Presidente do júri
|
Paula Lourenço (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/12/06 | Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional: um estudo na ATEC – Academia de formação
Presidente do júri
|
Ana Paula Medeiros (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/11/11 | O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional. Estudo de Caso numa escola secundária
Presidente do júri
|
Maria do Carmo Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/11/06 | Liderança escolar e diversidade cultural – Um estudo num Agrupamento de Escolas no Barlavento Algarvio
Presidente do júri
|
Sara Infante Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/06/19 | Administração e Gestão Educacional prisional, pilar para a reabilitação e reinserção na sociedade: estudo de caso
Presidente do júri
|
João do Nascimento Júnior (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/05/27 | Estágio em colaboração com o OLP-Observatório da Língua Portuguesa
Arguente
|
ANDREA FREILE CABEZAS (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/04/29 | A Problemática da Autoimagem Étnica da Segunda Geração de Chineses em Portugal
Arguente
|
ZHENG YAN (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/04/22 | A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade: uma proposta de transformação pela liderança participativa
Arguente
|
Gilberto Alves da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019/03/14 | Expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos Alunos que frequentam o Ensino Primário num Colégio em Angola: estudo
de caso
Presidente do júri
|
Tânia Canuto MArtins (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/12/10 | As Dinâmicas da Escola na Promoção da Inclusão: Estudo de caso no Agrupamento de Escolas do Carregado
Orientador
|
Paula Clamote (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/11/21 | LÓGICAS DE AÇÃO DA LIDERANÇA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. ESTUDO DE CASO.
Orientador
|
Ana Rachinhas Simões (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/11/08 | Diversidade Cultural no Ensino Médio: Um estudo em uma unidade do Instituto Federal da Rondônia
Presidente do júri
|
Márcia Anjos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/10/10 | Liderar um Projeto Pedagógico em Contexto de Mudança: um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa
Orientador
|
Carla Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/09/26 | As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli – Inovação e desafios
Orientador
|
Filipe Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/09/24 | absentismo docente na Escola Básica em Moçambique – Um estudo de Caso
Presidente do júri
|
Domingos Nicolau (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/07/24 | Missão e organização da escola na perspetiva dos professores e dos alunos. Um estudo num agrupamento de escolas no Concelho
de Viseu
Presidente do júri
|
Marco Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/07/19 | Gestão da Cidadania e da Democracia, Escola do Legislativo
Presidente do júri
|
DEnise Finoto (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/07/16 | Interação – Poder, conflito e negociação. Estudo realizado num Pólo educativo de Cabo Verde
Presidente do júri
|
Maria Carvalhal (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/07/02 | O papel das autarquias na Promoção da política Local de Educação na Região Autónoma dos Açores: o caso do Município de Angra
do Heroísmo
Presidente do júri
|
João Mateus (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/06/12 | Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada
de decisão
Orientador
|
Vitor Reis (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/05/23 | Ajuda do Japão na educação básica em África
Arguente
|
Chen Chen (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/05/23 | Estudo sobre a criação de uma disciplina universitária de português de etiqueta e cultura de negócios: perspetiva de comunicação
internacional e multicultural
Arguente
|
Shen Jia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/05/14 | O impacto organizacional das Tutorias individuais: Análise das perceções dos atores educativos. O caso da Escola Europeia
de Alicante
Orientador
|
Tiago Pita (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/04/19 | Liderança dos coordenadores de cursos do Ensino Médio Técnico-Profissional. Estudo de caso no Município de Malanje/Angola
Presidente do júri
|
Afonso Vunge Caculama (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/01/18 | Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança
Orientador
|
Carla Ramos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/14 | A implementação da Metodologia Fénix. Mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de Peniche.
Presidente do júri
|
António Vitorino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/14 | As perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de caso
Presidente do júri
|
Paulo Monteiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/07 | Educação a Distância no Estado de Rondônia – Brasil: Alternativa para uma Educação Promissora
Presidente do júri
|
Rosanna Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/07 | A Administração Educacional da Escola Pública do Estado da Rondônia: um Estudo de Caso do Diário Eletrónico
Presidente do júri
|
Francisco Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/06 | iblioteca Escolar como Espaço Integrante e Participativo: A situação no município de JI-Paraná/RO
Presidente do júri
|
Marlene Deguchi (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/06 | Gestão Democrática: um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas no Município de Alto Paraíso
Orientador
|
Adriana Costa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/12/04 | Educação Consciente para uma Sustentabilidade Econômica
Presidente do júri
|
Gisele Pedroso (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/10/11 | Conselho Pedagógico como órgão das Lideranças Intermédias na Organização escolar de um Agrupamento
Orientador
|
Inês Algelino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/07/18 | Projeto Fénix – O ano zero, numa escola do Distrito de Setúbal
Presidente do júri
|
Carla Candeias (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/07/18 | A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3o ciclo, numa escola TEIP – O papel das lideranças
Presidente do júri
|
Olga Martins (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/07/17 | O ensino-aprendizagem do espanhol/castelhano nas escolas públicas portuguesas: razões da sua escolha por parte dos alunos"
Arguente
|
Tatiana Filipa Mata Beirante (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017/07/10 | Olhares sobre a escola – Perceções e expetativas de alunos e encarregados de educação
Presidente do júri
|
Hermano Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/05/31 | A Liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa – o caso de uma escola secundária situada na Cova
da Beira
Presidente do júri
|
Américo Mendes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/04/06 | Promoção dos direitos da mulher e da criança na Licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação
da Universidade Católica da Guiné Bissau
Presidente do júri
|
Regina Mateus (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/03/14 | Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer: PIEF e curso vocacional
Presidente do júri
|
Fernando Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/03/14 | Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores
Orientador
|
MAria José Graça (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/03/06 | odelos de Interação entre coordenadores de Estabelecimento e Diretor num Agrupamento de Escolas – Estudo de Caso
Presidente do júri
|
Eugénia Póvoa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017/01/18 | Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão
Presidente do júri
|
Nuno Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/10/04 | O papel da gestão dos recursos e das verbas educacionais na construção de uma escola eficaz
Presidente do júri
|
José Luís Medeiros Alves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/09/20 | As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
Arguente
|
Susana Pinto Gomes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2016/07/15 | REMODEL’ARTE Projeto de Investigação-ação de animação estético-artística dos espaços da escola EB 2,3 e Frazão
Orientador
|
Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa Mendes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/05/24 | A mulher na Liderança no contexto educativo do distrito da Guarda
Presidente do júri
|
Sandra Maria Pereira Correia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/05/24 | O Papel do Auxiliar de desenvolvimento infantil da Secretaria de Educação do Recife: Das normativas do cargo à prática profissional
Presidente do júri
|
Ana Cristina Teixeira Campêlo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016/05/03 | Desempenho de Estudantes Brasileiros no Ensino Superior Público Português
Arguente
|
Ariana da Silva Gregório Mota Tiago (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016/05/03 | O Desempenho de Estudantes Brasileiros no Ensino Superior Público Português Curso de Mestrado: Mestrado em Ciências da Educação
Arguente
|
Ariana da Silva Gregório Mota Tiago (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/03/07 | A comunicação intercultural ao nível da intervenção pedagógica no ensino do português como língua estrangeira a alunos chineses
na China
Arguente principal
|
Cuicui Cheng (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/03/02 | O Papel do Diretor de um Curso Profissional: Entre a Gestão e a Liderança
Orientador
|
Pedro Miguel Martins Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/12/16 | Projeto: Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Arguente
|
Ana Sofia Cardoso Pires (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2015/10/13 | Insucesso escolar em Moçambique. Estudo de Caso na Escola Secundária Graça Machel
Presidente do júri
|
Ernesto Mário Macamo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/10/13 | A gestão e liderança das escolas de Moçambique: um estudo de caso na Escola Completa primária no 1º Baisrro da Cidade de Chokowe
Orientador
|
Agostinho Eequias Manhique (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/09/28 | Políticas e Dinâmicas na formação contínua e dos centros de formação de associação de escolas: as percepções dos seus diretores
Vogal
|
Jorge Manuel Ralha Cardoso (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/06/19 | DEscontinuidades culturais das bolseiras angolanas em Cuba nas décadas de 1970 a 1990
Arguente
|
Joana da Conceição Teixeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/04/23 | Práticas de Liderança dos professores da Escola Secundária das Laranjeiras da região autónoma dos Açores
Presidente do júri
|
Catarina Isabel Medeiros (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015/03/03 | Gestão de Recursos Humanos nas escolas
Arguente
|
Maria de Fátima Candeias Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
|
2015/03/03 | Liderança das Escolas Portuguesas. Um olhar através das cartas de missão dos diretores de escolas
Arguente
|
Pedro Chagas da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação | IEducação, Lisboa |
2016/01/01 - Atual | 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa | 12,13 e 14 de julho |
2015/05/07 - Atual | Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida | Universidade de Évora, 2 e 3 de dezembro |
2015/01/01 - Atual | II Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação | Universidade Aberta |
2014/01/01 - Atual | I Jornadas Internacionais Online - Educação, tecnologia e Inovação | Universidade Aberta |
2021/07/13 - 2023/07/16 | 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa | 13 a 16 de julho de 2021. realizado online (videoconferência), |
2023/04/15 - 2023/04/30 | 11º CIAIQ - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha (Espanha) e online. |
2020/11/11 - 2020/11/12 | V SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL DO CENTRO PAULA SOUZA | CENTRO PAULA SOUZA e Online |
2020/07/14 - 2020/07/17 | 9º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA | Corunha |
2019/07/16 - 2019/07/19 | 8º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa | Lisboa |
2018/07/10 - 2018/07/13 | 7º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa | Fortaleza Brasil |
2018/06/04 - 2018/06/06 | Conferência Internacional de Formação e Inclusão | Universidade Aberta |
2017/07/11 - 2017/07/13 | 6º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa | Salamanca |
2017/06/02 - 2017/06/03 | 2º ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016/01/01 - 2016/12/30 | Revista Fórum Sociológico | Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica (IEDS) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/03/01 - Atual | Fundamentos Teóricos de Administração e Gestão Educacional | Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2019/03/01 - Atual | Investigação em Administração e Gestão Educacional | Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2017/09/30 - Atual | Pedagogia Social | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2014/10/01 - Atual | Projeto de intervenção de adultos e desenvolvimento local | Pos-graduação em educação de adultos e desenvolvimento local (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2013/10/01 - Atual | Educação e desenvolvimento | (Licenciatura) | |
2012/10/01 - Atual | Organização e Gestão da Formação | Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2018/09/01 - 2019/08/30 | Investigação e Projetos de Intervenção em Educação Social | Pós-graduação em Educação Social (Pós-Graduação) | Universidade Aberta, Portugal |
2013/10/01 - 2018/01/01 | Investigação em Arte e Educação | Mestrado em Arte e Educação (Mestrado) | Universidade Aberta, Portugal |
2011/01/01 - 2017/09/01 | Análise de Casos de Formação para a Integração Socio Laboral | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2014/10/01 - 2017/07/30 | Análise de casos para a integração sócio-laboral | Licenciatura Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
2011/01/01 - 2017/07/30 | Conceção e desenvolvimento de programas de formação | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - 2021/06/30 | Fórum Português de Administração Educacional | Vogal de Direção |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/01/01 - 2019/08/30 | Presidente do Júri de seleção dos candidatos ao mestrado em administração e gestão educacional | Universidade Aberta, Portugal |
Distinções
Prémio
2022 | Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
|
2021 | Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
|