???global.info.a_carregar???
Cláudia Neves é, desde 2010, professora auxiliar na Universidade Aberta onde lecciona Unidades Curriculares no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Desde 2017 é coordenadora do Mestrado em Administração e Gestão Educacional onde tem orientado várias dissertações. Mas a sua experiência passou também por leccionar na FCSH/UNL durante os anos de 2010/2012. Os seus interesses de investigação estão ancorados no Laboratório de Educação e Ensino a Distância (LE@D) e centram-se em torno das Políticas Educativas e novas formas de regulação da educação no contexto nacional e internacional, com especial destaque para o papel da União Europeia na definição da política educativa dos seus Estados-membros. Atualmente a sua investigação procura explorar e aprofundar cenários de formação em ambientes digitais especialmente orientados para a gestão e liderança das escolas em Portugal e na Europa e a exploração das teorias da complexidade na administração e gestão educacional. Em termos de formação, é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Educação e Desenvolvimento pela FCT/UNL (2009) e concluiu o mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. No ano 2000 concluiu a licenciatura em Política Social pela Universidade Técnica de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Integra a equipa de peritos da IGEC no 3º ciclo de avaliação externa das escolas portuguesas e ocupou já diversos cargos na Universidade. Tem experiência de coordenação de projetos europeus, nomeadamente relacionados com aprendizagem ao longo da vida na PMEs e História e Cidadania Europeias para professores de todos os níveis de ensino. Os projetos de investigação nos quais tem participado como membro debruçam-se sobre diversas temáticas como MOOCs, Interfaces do Ensino Superior com outras instituições, Inserção de Diplomados da Universidade. Atualmente é membro da direção do Fórum Português de Administração Educacional, membro do conselho coordenador do LE@D. No LE@D é coordenadora d uma linha de investigação e dedica-se a projetos de investigação sobre As Teorias da Complexidades na análise de contextos políticos, a Liderança Educacional Digital e as Comunidades Virtuais de Aprendizagem nas escolas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia Neves

Nomes de citação

  • Neves, Claudia

Identificadores de autor

Ciência ID
F514-767E-6474
ORCID iD
0000-0002-8175-4749

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2005/02/01
Concluído
Educação e Sociedade (Mestrado)
Especialização em Não Aplicável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2000/01/01
Concluído
Política Social (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/15 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta, Portugal
2017/02/05 - 2019/08/31 Coordenadora do mestrado em administração e gestão educacional Universidade Aberta, Portugal
2016/01/01 - 2019/08/30 Membro do Conselho Coordenador do LE@D Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2019/08/30 Membro Conselho Coordenador DEED Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Vice-coordenadora Mestrado em Administração e Gestão Educacional Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017/04/01 - 2019/07/02 Membro Efetivo Conselho Cientítifico Universidade Aberta, Portugal
2015/05/17 - 2017/07/24 Secretária do Conselho Coordenador do DEED Universidade Aberta, Portugal
2012/10/12 - 2016/12/30 VICE-COORDENADORA MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/04/01 - 2026/04/01 Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming (AECED)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Comissão Europeia
Em curso
2015/01/01 - 2017/02/07 Mooc Maker
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2013/12/01 - 2015/11/30 Projeto LLL-HUB” Lifelong Learning Programme Key Activity 1 – Policy cooperation and innovation - “Networks” Project number: 543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW.
543527-LLP-1-2013-1-BE-KA1NW
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 284 - 2011-2012
PEst-C/MAR/UI0284/2011
PEst-OE/CED/UI2861/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/12/01 - 2013/12/01 OEII – Open Educational Innovation and Incubation
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Concluído
2013/01 - 2013/12 “COPELL - Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Enterprises”
521377-LLP-1-2011-1-PT-KA1-KA1ECETA2
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
2012/01 - 2012/10 União Europeia - História, Cultura e Cidadania Centro de Informação Europeia Jacques Delors
2007/01/01 - 2009/12/31 Educação e Desenvolvimento Humano no contexto da União Europeia - Análise Comparativa das Políticas Educativas Europeias à luz do paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida
PDCT/CED/60425/2004
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/01/01 - Atual Ensino Virtual, impactos reais: os percursos profissionais e de vida dos estudantes da Universidade Aberta
sem referência
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta
Em curso
2017/01/05 - 2019/07/30 Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2014/03/04 - 2016/06/30 Formação eLearning Empresarial
Sem referência
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reis, V.; Neves, C.. "Application of virtual reality simulation in firefighter training for the development of decision-making competences". 2019.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970143
  2. Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Henriques, Susana. "Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalho". 2016.
  3. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Neves, Claudia; Magano, Olga. "Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactos". 2016.
  4. Gonçalves, Teresa N. R.; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Claudia Neves. "O espaço europeu de ensino superior: dinâmicas globais e reconstruções nacionais no caso português". Trabalho apresentado em XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais,, São Salvador da Bahia, 2011.
    Publicado
  5. Gonçalves, Teresa N. R.; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes; Mariana Gaio Alves; Nair Rios Azevedo; Claudia Neves. "Theory and texts of educational policy: possibilities and constraints.". Trabalho apresentado em 1st LET - International Theorising Education Conference, Stirling, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cláudia Neves; Ana Patrícia Almeida; Marco Ferreira. "Headteachers and Inclusion: Setting the Tone for an Inclusive School". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13020129.
    10.3390/educsci13020129
  2. Henriques,Susana; Neves,Cláudia; Silva,Ana Paula; Abrantes,Pedro; Ramos,Maria do Rosário; Jacquinet,Marc; Bäckström,Barbara; Falé,Isabel; Magano,Olga. "LITERACIA E INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR ONLINE. IMPACTOS EM ADULTOS DIPLOMADOS". (2023): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292023000100029.
  3. Henriques, Susana; Neves, Cláudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Barbara; Falé, Isabel; Magano, Olga. "Literacia e inclusão digital no ensino superior online: Impactos em adultos diplomados". (2023): http://hdl.handle.net/10071/28490.
    https://doi.org/10.7458/SPP202310126792
  4. Neves, Claudia; Domingos Fernandes; Cláudia Neves; Luís Tinoca; Sofia Viseu; Susana Henriques. "Relações entre as políticas públicas de educação e o desempenho de Portugal no PISA". Education Policy Analysis Archives 30 (2022): http://dx.doi.org/10.14507/epaa.30.6213.
    10.14507/epaa.30.6213
  5. Pedro Abrantes; Ana Paula Silva; Bárbara Bäckström; Neves, Claudia; Isabel Falé; Marc Jacquinet; M. Rosário Ramos; Olga Magano; Susana Henriques. "Transversal Competences and Employability: The Impacts of Distance Learning University According to Graduates’ Follow-Up". Education Sciences (2022): https://www.mdpi.com/2227-7102/12/2/65.
    10.3390/educsci12020065
  6. Claudia Neves. "Explorando as potencialidades da complexidade para o estudo das políticas públicas em educação: o exemplo da União Europeia". Revista on line de Política e Gestão Educacional (2021): 19-37. https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13804.
    10.22633/rpge.v25i1.13804
  7. Henriques, Susana; Neves, Claudia ; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Magano, Olga; Ramos, Maria Rosário. "Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais : Uma análise com base nas perceções dos diplomados [Distance higher education and the development of professional skills: An analysis based on graduates' perceptions]". Fórum sociológico 37 (2020): 49-62. https://journals.openedition.org/sociologico/9511.
    Publicado
  8. Neves, Claudia ; Vitor Reis. "Virtual reality training environments for emergency operations management: perceptions of portuguese fire officers". International Journal of Virtual Reality (2020):
    Aceite para publicação
  9. Neves, Claudia ; Susana Henriques. "A experiência dos diplomados em Educação da Universidade Aberta e o papel da educação a distância nas literacias digitais de adultos". Revista EducaOnline 14 1 (2020):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  10. Neves, Claudia ; Soraia Pinho. "Educational Teams Model: An alternative model for promoting student achievement, improving teaching and smooth transitions between education cycles". International Journal of Educational Organization and Leadership (2020):
    Aceite para publicação
  11. Neves, Claudia. "Os novos e velhos contextos de ação coletiva em educação: Propostas teóricas para refletir sobre as políticas educativas e a liderança educacional como processos complexos". RBPAE - Revista Brasileira de Políticas e Administração Educacional (2020):
    Aceite para publicação
  12. Neves, Claudia ; Susana Henriques. "A Experiência dos Diplomados em Educação da Universidade Aberta e o Papel da Educação a Distância nas Literacias Digitais de Adultos". Revista EducaOnline 14 2 (2020): 180-225. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=1101&path%5B%5D=885.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Neves, Cláudia. "A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a educação a distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigação". (2018): http://hdl.handle.net/10400.2/8863.
    10.21573/vol34n12018.82463
  14. BARROS, Daniela Melaré Vieira; NEVES, Cláudia. "Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial". Revista on line de Política e Gestão Educacional 3 3 (2017): 1517-1549. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971.
    10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971
  15. Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, Olga. "Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digital". (2017): http://hdl.handle.net/10400.2/7352.
  16. Neves, Claudia. "Os sentidos da aprendizagem ao longo da vida na educação de adultos: Dos debates teóricos às perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social". Mediaç@es 2 2 (2014): 81-97. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/66/pdf_31.
    Publicado
  17. Claudia Susana Coelho Neves; Mariana Gaio Alves; Nair Azevedo; Teresa Gonçalves. "Reconstructing Higher Education? The Case of Master and PhD Programmes in Education in a Portuguese Institution". European Education Research Journal 11 4 (2012): 520-533. http://www.wwwords.co.uk/rss/abstract.asp?j=eerj&aid=5264.
    Publicado
  18. Maria Ivone Gaspar; Seabra, Filipa Barreto de; Cláudia Neves. "A supervisão pedagógica: significados e operacionalização". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 12 (2012): 29-57.
    Publicado
  19. Alves, M.G.; Neves, C.; Azevedo, N.R.; Gonçalves, T.N.R.. "Reconstructing higher education? The case of master's and phD programmes in education in a Portuguese institution". European Educational Research Journal 11 4 (2012): 520-533. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871363816&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2012.11.4.520
  20. Alves, Mariana G.; Neves, Cláudia; Gomes, Elisabete Xavier; Alves, M.G.; Neves, C.; Gomes, E.X.. "Lifelong learning: conceptualizations in european educational policy documents". European Educational Research Journal 9 3 (2010): 332-344. http://hdl.handle.net/10400.2/8862.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.2304/eerj.2010.9.3.332
  21. Alves, M.G.; Neves, C.; Gomes, E.X.. "Lifelong learning: Conceptualizations in European educational policy documents". European Educational Research Journal 9 3 (2010): 332-344. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956072385&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2010.9.3.332
  22. Neves, Claudia. "International organisations and the evaluation of education systems: a critical comparative analysis". European journal of vocational training 3 45 (2008): 72-89.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Neves, Claudia. "As potencialidades da Economia Social para a geração de emprego e realização pessoal. In", Rervista Dirigir. Nº 109. Jan/Fev/Mar de 2010. Lisboa. Instituto de Emprego e Formação Profissional., 2010
  2. Neves, Claudia. "Trabalhadores Portugueses mais satisfeitos no local de trabalho", I", n Revista DIRIGIR. nº. 111, 2010, IEFP., 2010
Capítulo de livro
  1. José Bidarra; Cláudia Neves. "AI Transformation for Learning in Organizations". 2024.
    10.4018/979-8-3693-0556-0.ch004
  2. Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia. "A dimensão europeia da educação como fator estruturante do projeto de União Europeia". Universidade de Coimbra, 2023.
  3. Almeida, Ana Patrícia ; Matos, Simão; Neves, Claudia. "SER PELAS ARTES: CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO PELA ARTE E A MUDANÇA DO CLIMA ORGANIZACIONAL". In CAMINHOS DA INVESTIGAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL, editado por Henriques, Susana; Neves, Claudia. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta, 2023.
    Publicado
  4. Neves, Claudia. "EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E NOVAS FORMAS DE REGULAÇÃO DOS ESTADOS: EFEITOS DIRETOS E INDIRETOS NA ESFERA EDUCACIONAL". In Premissas para o Desenvolvimento Humano através da Educação: Avanços e Possibilidades. Brasil: ARTEMIS, 2020.
    No prelo
  5. Neves, Claudia. "Lógicas de ação das lideranças das escolas para a melhora das aprendizagens". In Liderança educacional - Contributos da investigação. LE@D - Universidade Aberta, 2019.
    Publicado
  6. Ricardo, Jonas da Conceição; Santos, Ricardo Marinho dos; Casanova, Leonardo de Araújo; Oliveira, Marcus Vinicius Silva de. "A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico [Em linha]: utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?". In Liderança educacional - Contributos da Investigação, editado por Claudia Susana Coelho Neves; Susana Henriques, 173-182. LE@D - Laboratório Educação a Distância e eLEarning, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.11919040913
  7. Neves, Claudia. "Autonomia da escola: do exercício normativo à prática construída". In Liderança educacional - Contributos da Investigação, editado por Claudia Susana Coelho Neves; Susana Henriques. Laboratório de Educação a Distância e eLEarning, 2019.
    No prelo • Editor
  8. Gonçalves, Carla; Neves, Claudia. "As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores". Universidade Aberta, 2018.
  9. Neves, Claudia. "Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre administração e gestão educacional". In Investigação, Educação e Desenvolvimento - Revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio, 97-117. Lisboa, Portugal: Colibri, 2018.
    Publicado
  10. Neves, Claudia ; Carla Ramos. "As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores Resultados de um Estudo de Caso numa Escola da Região Autónoma da Madeira". In Investigação-Ação nas práticas de liderança educacional / Action research in scholar leadership practices, editado por Isolina Oliveira; Susana Henriques. 2017.
    Publicado
  11. Neves, Claudia ; Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes. "Neves, C. & Gomes, E. (2010). Diálogos a partir de Dinâmicas de formação. In . Alves, M. G. & Azevedo, N. R (Eds.).". In Investigar em Educação. Desafios da Construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado, editado por Mariana Gaio Alves; Nair Azevedo. Monte da Caparica. UIED/FCT – UNL., 2010.
    Publicado
  12. Neves, Claudia. "A Educação/Formação ao Longo da Vida. Um novo quadro ideológico das Políticas Educativas. In.". In ANAIS UIED 2008. Monte da Caparica. UIED/FCT-UNL., 2008.
    Publicado
  13. Neves, Claudia. "Educação e Desenvolvimento Humano: concepções no discurso e evidências da prática.". In In ANAIS UIED 2005.. Monte da Caparica. UIED/FCT-UNL, 2005.
  14. Neves, Claudia. "Sustentar o Desenvolvimento. A complexidade dos novos modelos de desenvolvimento”. In ”. Lisboa. MCX/APC – Atelier nº 34. .". In Formação e Desenvolvimento Humano: Inteligibilidade das suas relações complexas. MCX/APC – Atelier nº 34. ., 2004.
    Publicado
Edição de livro
  1. Neves, Cláudia. Premissas para o Desenvolvimento Humano através da Educação: Avanços e Possibilidades. Brasil: Editora Artemis. 2020.
    Publicado • 10.37572/edart_019230520 • Editor
  2. Neves, Claudia. Atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação. Universidade Aberta. 2014.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Neves, Claudia; Henriques, Susana. Caminhos da investigação em administração e gestão educacional. Universidade Aberta. 2023.
    https://doi.org/10.34627/uab.cc.26
  2. Viseu, Sofia; Neves, Claudia; Almeida, Patrícia; Cruz, Clara; Lopes, José Hipólito; Pires, Carlos. Edição comemorativa dos 25 anos Forum Português de Administração Educacional: 1994-2019. Fórum Português Administração Educacional. 2019.
  3. Neves, Claudia ; Henriques, Susana. Liderança Educacional. Contributos da Investigação. Lisboa, Portugal: LE@D ¿ Laboratório de Educação a Distância e eLearning. 2019.
    Publicado
  4. Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patrícia Alejandra. Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação. Universidade Aberta. 2014.
  5. Barros, Daniela; Neves, Cláudia; Moreira, José António Marques; Seabra, Filipa; Henriques, Susana. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa, Portugal: Edição do Autor. 2011.
    Publicado
  6. Azevedo, Nair dos Anjos Pires Rios; Alves, Mariana Gaio; Gonçalves, Teresa; Nascimento, Ana; Couceiro, Maria; Neves, Cláudia; Gomes, Elisabete Xavier; et al. Investigar em educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado. UIED. 2010.
  7. Gonçalves, Maria José; Ambrósio, Teresa; Caetano, Ana Paula; Sá-Chaves, Idália; Neves, Cláudia; Mesquita, Mónica; Sousa Ramos, Mercês. Formação e Desenvolvimento Humano: Inteligibilidade das suas Relações Complexas/Formation et Développement Humain: Intéligibilité de leurs Relations Complexes. Lisboa, Portugal: MCX/APC-Atelier nº 34. 2004.
    Publicado
Relatório
  1. Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia ; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc Marie Luc Philippe; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2021. Relatório Percursos profissionais e de vida dos licenciados da Universidade Aberta [Report of Professional and Life Paths of Open University Graduates]. http://hdl.handle.net/10400.2/10471.
  2. Domingos, Fernandes; Neves, Claudia; Tinoca, Luís; Viseu, Sofia; Henriques, Susana; Fernandes, Domingos; Neves, Cláudia. 2018. Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015). http://hdl.handle.net/10400.2/8876.
  3. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Neves, Claudia; Ramos, M. Rosário; Silva, Ana Paula. 2018. Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb. http://hdl.handle.net/10400.2/7859.
  4. Neves, Claudia. 2017. Report on Open Educational Resources (OERs) and Massive Open Online Courses (MOOCs). http://www.mooc-maker.org/wp-content/files/Report_on_Open_Educational_Resources_OERs_and_Massive_Open_Online_Courses_MOOCs.pdf.
  5. Henriques, Susana; Neves, Claudia; Seabra, Filipa. 2017. Diplomados Licenciatura em Educação 2011 - 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/6669.
  6. Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Henriques, Susana. 2016. Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb : relatório síntese. http://hdl.handle.net/10400.2/4997.
  7. Neves, Claudia Susana Coelho. 2013. NEVES, C (2013). Relatório Final do Projeto Nº. : 521377-LLP-1-2011-1-PT-KA1-KA1ECETA2 “COPELLL – Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Enterprises””, financiado pela Comissão Europeia..
Tese / Dissertação
  1. Pinho, Soraia Alexandra Caracol de. "A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8045.
  2. Bico, Jorge Miguel dos Santos. "Descentralização da educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de Educação". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.2/8468.
  3. Gonçalves, Carla. "Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7020.
  4. Pita, Tiago Nuno Gonçalves. "O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7360.
  5. Simões, Ana Maria Sucena de Oliveira Morais Rachinhas. "Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/8125.
  6. Ramos, Carla de Mendonça e Silva. "Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7657.
  7. Teixeira, Janete Moura. "O apropriar-se da arte como uma forma de socialização". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7424.
  8. Clamote, Paula Cristina Medeiros. "As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/8012.
  9. Reis, Vitor Manuel Figueiredo dos. "Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisão". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7444.
  10. Sena, Dalila Maîte Rosa. "A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições escolares". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6952.
  11. Costa, Adriana da Conceição Vieira. "Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - Rondônia". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6951.
  12. Angelino, Maria Inês Miranda Carrilho. "O conselho pedagógico como órgão das lideranças intermédias na organização escolar de um agrupamento". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6827.
  13. Graça, Maria José Ribeiro Marto da. "Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6486.
  14. Mendes, Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa. "REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.2/5532.
  15. Manhique, Agostinho Ezequias. "A gestão e liderança das escolas em Moçambique : um estudo de caso na escola primária completa do 1º bairro na cidade de Chókwè". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4518.
  16. Fernandes, Pedro Miguel Martins. "O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/5064.
  17. Mascarenhas, Anatília de Sousa. "O impacto do regulamento interno na gestão das escolas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.2/3308.
  18. Ferreira, Mónica Sofia de Jesus. "Estudo exploratório para a construção de um projeto pedagógico-didático para a futura Casa-Museu do Medronho". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/2740.
  19. Alves, Renato de Jesus Madeira. "Autonomia e liderança : um estudo sobre as perspetivas dos diretores relativamente à liderança transformacional no quadro de uma autonomia decretada". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3005.
  20. Dias, Maria Cristina Douwens Lopes Ribeiro. "O impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3384.
  21. Martins, Fernando Farinha. "A estratégia escolar perante a cultura de inovação e mudança". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3016.
  22. Simplício, Sandra Sofia Rodrigues Nobre. "Perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social : estudo de caso desenvolvido num CNO, junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2662.
  23. Teixeira, Luís Manuel Malta. "A descentralização no recrutamento e selecção dos docentes da educação e do ensino não superior público : realidade ou inevitabilidade?". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2370.
  24. Neves, Cláudia. "Estratégias de aprendizagem ao longo da vida na União Europeia: análise crítica e comparativa das estratégias de aprendizagem ao longo da vida de cinco estados-membros". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10362/2693.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/05/18 "Comunidades de Prática: refletir, construir e interagir - pedagogia do ensino a distância" Ação de Formação de Curta Duração "Comunidades de Prática: refletir, construir e interagir - pedagogia do ensino a distância"
EDUCATIS - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos (BEnavente, Portugal)
2019/11/22 Aplicação da simulação de realidade virtual na formação de bombeiros para o desenvolvimento de competências de tomada de decisão SIIE - XXI International Simposium on Computers in Education, Tomar 22 e 23 novembro 2019
Politécnico de Tomar (Tomar)
2018/10/19 Liderança, Educação Aberta e rede Encontro Inovação e Liderança Educacional
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)
2018/10/18 Conferencista Encontro Inovação e Liderança Educacional Encontro Inovação e Liderança Educacional
Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal, Portugal)
2018/10/11 O CONTRIBUTO DO ENSINO A DISTÂNCIA ONLINE PARA A MOBILIDADE ACADÉMICA E SOCIAL: O CASO DOS DIPLOMADOS DA UNIVERSIDADE ABERTA XIV Congresso SPCE 2018 - FPCEUC 11, 12 e 13 de outubro 2018
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2017/09/09 Políticas e Lideranças na formação contínua de professores nos Açores: II Colóqui Desafios Curriculares e PEdagógicos na Formação de Professores
Universidade do Minho (BRaga)
2017/07/04 Liderança na Escola em Rede Encontro com a CIência e Tecnologia em Portugal,
FCT, Ciência Viva, Ministério da ciência e tecnologia (Lisboa)
2017/04/05 La inclusión y la igualdad en la Unión Europea: directrices políticas y estrategias para la educación y la formación. Seminário Virtual Doutoral Políticas e Práticas de Equidade e Inclusão/ Las políticas y Práticas de Equidad y de Inclusion. Via Colibri, UNED/UAB.
UNED/UAB
2016/10/06 Fazer a licenciatura a distância : percursos e impactos XIII Congresso Português de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/10/06 A pluridocência no 1º ciclo do EB: utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída? XIII Encontro SPCE Fronteiras, digálogos e transições em Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/10/06 Mobilidade Social dos Diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de rtrabalho XIII Congresso da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/10/06 Faer a licenciatura a distância XIII COngresso SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu)
2016/07/06 Mobilidade Social dos Diplomados da Universidade Aberta IX Cingresso Português de Sociologia
Sociedade Portuguesa de Sociologia (Faro, Portugal)
2015/12/11 Relatora do Painel "MOOCs - contributo para a educação aberta em Portugal" Elies - Encontro de Instituições do Ensino Superior e eLEarning
Politécnico de Leiria
2014/03/29 Contextualização e Reflexão sobre os Programas Erasmus * e Horizon 2020 Futurália
Rede Pt Learning Group (Lisboa - FIL, Portugal)
2009 Alves, M., Neves, C., Gomes, E. (2009). Lifelong Learning: conceptualizations in European educational policy documents. Comunicação apresentada na ECER 2009. Vienna.
ECER (Viena, Áustria)
2006 O discurso e a prática na avaliação da Educação/Formação. Uma investigação sobre os objectivos e os indicadores de avaliação da educação no contexto das Organizações Internacionais, comunicação apresentada no XIV Colóquio AFIRSE, Fevereiro 2006.
XIV Colóquio AFIRSE, Fevereiro 2006.
2005 Education and Human Development: conceptions in the speech and evidences of practice, comunicação apresentada no 6th SYSTEMS SCIENCE EUROPEAN CONGRESS, Paris, Outubro de 2005.
L'ASSOCIATION EUROPEENNE du PROGRAMME MCX "MODELISATION DE LA COMPLEXITE" www.intelligence-complexite.org (Paris, França)
2003 Soutenir le Développement. La Complexité des nouveaux Modèles de Développement”, in Grand Atelier de Lille - La formation au défi de Complexité, Lille.
L'ASSOCIATION EUROPEENNE du PROGRAMME MCX "MODELISATION DE LA COMPLEXITE" www.intelligence-complexite.org (Lille, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/02/07 - Atual O impacto do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular nas estratégias de ensino-aprendizagem no Agrupamento de Escolas de Sines
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Atual Clima organizacional e comprometimento organizacional nas instituições de ensino profissional
Coorientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Atual INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Análise das práticas de inovação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, implementadas entre 2016 – 2018.
Coorientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Atual A perceção dos professores sobre a melhoria dos resultados da avaliação alcançada nos últimos anos, e a sua tradução num sucesso de qualidade
Coorientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Atual Análise das Estratégias adoptadas no processo de inclusão da Escola Estadual Dr. Adino Xavier
Coorientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Atual Qual o papel dos docentes que atingiram o direito à aposentação e se mantêm no ativo na mudança educativa preconizada para o primeiro quartel do século XXI?
Coorientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2020/02/07 - Atual Clima e cultura organizacional: a perceção docente na escola portuguesa de Moçambique
Coorientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/04/04 - Atual Políticas e Liderança na formação contínua de professores nos Açores: um estudo de caso
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015/04/03 - Atual Gestores de Pólo Educativo no Ensino Básico Integrado na Reunião de Santa Catarina de Santiago: Perfil de liderança
Orientador
Doutoramento em educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2012/09/17 - Atual Perceções sobre os impactos do processo de RVCC a nível pessoal, profissional e social : estudo de caso desenvolvido num CNO, junto de adultos inscritos pelas entidades patronais e adultos inscritos por iniciativa própria
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/01 - 2019/07/19 Descentralização da educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de Educação
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/02/21 - 2019/02/21 A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?
Orientador
Doutoramento em educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/01 - 2018/12/10 As dinâmicas da escola na promoção da inclusão : estudo de caso no agrupamento de escolas do Carregado
Orientador
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/11/21 - 2018/11/21 Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017/10/10 - 2018/10/10 Liderar um projeto pedagógico, em contexto de mudança : um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/09/26 - 2018/09/26 As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli : inovação e desafios
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/04/06 - 2018/06/12 Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisão
Orientador
Doutoramento em educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017/06/11 - 2018/06/11 O apropriar-se da arte como uma forma de socialização
Orientador
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/05/14 - 2018/05/13 O impacto organizacional das tutorias individuais : análise das percepções dos atores educativos : o caso da Escola Europeia de Alicante
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/02/04 - 2018/01/08 Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2016/12/06 - 2017/12/06 Gestão democrática : um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas mo município de Alto Paraíso - Rondônia
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/12/04 - 2017/12/04 A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições escolares
Orientador
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/10/11 - 2017/10/11 O conselho pedagógico como órgão das lideranças intermédias na organização escolar de um agrupamento
Orientador
mestrado em administração educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/03/14 - 2017/03/14 Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores
Orientador
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014/07/15 - 2016/07/15 REMODEL'ART : projeto de investigação-ação de animação estético dos espaços na Escola EB 2, 3 de Frazão
Orientador
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014/03/02 - 2016/03/02 O papel do diretor de um curso profissional : entre gestão e a liderança : análise das perceções de docentes e diretor de curso
Orientador
Mestrado em administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013/10/15 - 2015/10/13 A gestão e liderança das escolas em Moçambique : um estudo de caso na escola primária completa do 1º bairro na cidade de Chókwè
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
2012/07/16 - 2014/07/16 O impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboa
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012/06/30 - 2014/06/30 O impacto do regulamento interno na gestão das escolas
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012/02/04 - 2014/02/04 A estratégia escolar perante a cultura de inovação e mudança
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012/09/24 - 2013/09/24 Estudo exploratório para a construção de um projeto pedagógico-didático para a futura Casa-Museu do Medronho
Orientador
Mestrado em Arte e Educação (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012/09/16 - 2013/09/16 A autonomia e liderança: um estudo sobre as perspetivas dos diretores relativamente à liderança transformacional no quadro de uma autonomia decretada
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Educacional
Universidade Aberta, Portugal
2011/01/24 - 2012/01/24 A descentralização no recrutamento e seleção dos docentes da Educação e do Ensino Não Superior Público: Realidade ou inevitabilidade
Orientador
Mestrado em Administração e gestão educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/04/21 - Atual LE@D Talks SOCIEDADE EM TEMPO DE PANDEMIA - As Famílias em tempo de pandemia: realidades e desafios (2020/04/21)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/04/01 - Atual LEAD Talks são sessões realizadas por investigadores do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, sediado na Universidade Aberta. Estas sessões giram em torno de temáticas de investigação do LE@D e nos últimos 10 anos têm contado com a participação de investigadores (nacionais ou internacionais) e/ou atores da sociedade civil envolvidos em temas que são investigados pelo LE@D. (2020/04/01)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/11/08 - Atual 4º Encontro de Políticas Públicas e Gestão Escolar - FPAE (2019/11/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2019/04/23 - Atual Celebrações 25 anos Departamento de Ensino e Educação a Distância (2019/04/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal
2019/02/27 - Atual Conferência Internacional NextED 2019 - Educação a Distância (2019/02/27)
Conferência (Coorganizador)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018/09/28 - Atual 3º Encontro Políticas Públicas e Gestão Escolar : trajetórias de autonomia e descentralização (2018/09/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2018/05/30 - Atual Comissão Científica VI Congresso Iberoamericano de Política y Administracion de la Educacional Fórum Português de Administração Educacional, Leda, 30, 31 de maio e 1 de junho (2018/06/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2017/06/24 - Atual Iniciativa de homenagem à professora Lídia Grave Resendes (2017/06/24)
Encontro
Universidade Aberta, Portugal
2015/01/01 - Atual LEAD Works e Lead Talks - Encontros de conferencistas e reflexão sobre trabalhos de investigação desenvolvimentos no laboratório de Educação a Distância e eLEarning (2015/10/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/01/20 “Estudo sobre o Envolvimento Parental numa Escola Privada situada na Região do Algarve
Presidente do júri
Paula Lourenço (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/12/06 Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional: um estudo na ATEC – Academia de formação
Presidente do júri
Ana Paula Medeiros (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/11/11 O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional. Estudo de Caso numa escola secundária
Presidente do júri
Maria do Carmo Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/11/06 Liderança escolar e diversidade cultural – Um estudo num Agrupamento de Escolas no Barlavento Algarvio
Presidente do júri
Sara Infante Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/06/19 Administração e Gestão Educacional prisional, pilar para a reabilitação e reinserção na sociedade: estudo de caso
Presidente do júri
João do Nascimento Júnior (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2019/05/27 Estágio em colaboração com o OLP-Observatório da Língua Portuguesa
Arguente
ANDREA FREILE CABEZAS (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/04/29 A Problemática da Autoimagem Étnica da Segunda Geração de Chineses em Portugal
Arguente
ZHENG YAN (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/04/22 A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade: uma proposta de transformação pela liderança participativa
Arguente
Gilberto Alves da Silva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2019/03/14 Expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos Alunos que frequentam o Ensino Primário num Colégio em Angola: estudo de caso
Presidente do júri
Tânia Canuto MArtins (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/12/10 As Dinâmicas da Escola na Promoção da Inclusão: Estudo de caso no Agrupamento de Escolas do Carregado
Orientador
Paula Clamote (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/11/21 LÓGICAS DE AÇÃO DA LIDERANÇA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. ESTUDO DE CASO.
Orientador
Ana Rachinhas Simões (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/11/08 Diversidade Cultural no Ensino Médio: Um estudo em uma unidade do Instituto Federal da Rondônia
Presidente do júri
Márcia Anjos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/10/10 Liderar um Projeto Pedagógico em Contexto de Mudança: um estudo de caso no CED Nossa Senhora da Conceição da Casa Pia de Lisboa
Orientador
Carla Ramos (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/09/26 As lideranças intermédias na Escola Portuguesa de Díli – Inovação e desafios
Orientador
Filipe Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/09/24 absentismo docente na Escola Básica em Moçambique – Um estudo de Caso
Presidente do júri
Domingos Nicolau (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/24 Missão e organização da escola na perspetiva dos professores e dos alunos. Um estudo num agrupamento de escolas no Concelho de Viseu
Presidente do júri
Marco Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/19 Gestão da Cidadania e da Democracia, Escola do Legislativo
Presidente do júri
DEnise Finoto (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/16 Interação – Poder, conflito e negociação. Estudo realizado num Pólo educativo de Cabo Verde
Presidente do júri
Maria Carvalhal (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/07/02 O papel das autarquias na Promoção da política Local de Educação na Região Autónoma dos Açores: o caso do Município de Angra do Heroísmo
Presidente do júri
João Mateus (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/06/12 Formação profissional de bombeiros portugueses : aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisão
Orientador
Vitor Reis (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/05/23 Ajuda do Japão na educação básica em África
Arguente
Chen Chen (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/23 Estudo sobre a criação de uma disciplina universitária de português de etiqueta e cultura de negócios: perspetiva de comunicação internacional e multicultural
Arguente
Shen Jia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/05/14 O impacto organizacional das Tutorias individuais: Análise das perceções dos atores educativos. O caso da Escola Europeia de Alicante
Orientador
Tiago Pita (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/04/19 Liderança dos coordenadores de cursos do Ensino Médio Técnico-Profissional. Estudo de caso no Município de Malanje/Angola
Presidente do júri
Afonso Vunge Caculama (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018/01/18 Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança
Orientador
Carla Ramos (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/14 A implementação da Metodologia Fénix. Mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de Peniche.
Presidente do júri
António Vitorino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/14 As perceções dos diretores de turma sobre o uso das plataformas digitais, estudo de caso
Presidente do júri
Paulo Monteiro (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/07 Educação a Distância no Estado de Rondônia – Brasil: Alternativa para uma Educação Promissora
Presidente do júri
Rosanna Pereira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/07 A Administração Educacional da Escola Pública do Estado da Rondônia: um Estudo de Caso do Diário Eletrónico
Presidente do júri
Francisco Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/06 iblioteca Escolar como Espaço Integrante e Participativo: A situação no município de JI-Paraná/RO
Presidente do júri
Marlene Deguchi (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/06 Gestão Democrática: um estudo sobre o trabalho do gestor escolar de duas escolas públicas no Município de Alto Paraíso
Orientador
Adriana Costa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/12/04 Educação Consciente para uma Sustentabilidade Econômica
Presidente do júri
Gisele Pedroso (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/10/11 Conselho Pedagógico como órgão das Lideranças Intermédias na Organização escolar de um Agrupamento
Orientador
Inês Algelino (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/18 Projeto Fénix – O ano zero, numa escola do Distrito de Setúbal
Presidente do júri
Carla Candeias (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/18 A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3o ciclo, numa escola TEIP – O papel das lideranças
Presidente do júri
Olga Martins (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/07/17 O ensino-aprendizagem do espanhol/castelhano nas escolas públicas portuguesas: razões da sua escolha por parte dos alunos"
Arguente
Tatiana Filipa Mata Beirante (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017/07/10 Olhares sobre a escola – Perceções e expetativas de alunos e encarregados de educação
Presidente do júri
Hermano Oliveira (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/05/31 A Liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa – o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
Presidente do júri
Américo Mendes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/04/06 Promoção dos direitos da mulher e da criança na Licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné Bissau
Presidente do júri
Regina Mateus (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/03/14 Propostas alternativas de educação no Concelho de Alenquer: PIEF e curso vocacional
Presidente do júri
Fernando Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/03/14 Olhares dos professores sobre a liderança dos coordenadores de departamento : a perceção de um grupo de professores
Orientador
MAria José Graça (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/03/06 odelos de Interação entre coordenadores de Estabelecimento e Diretor num Agrupamento de Escolas – Estudo de Caso
Presidente do júri
Eugénia Póvoa (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2017/01/18 Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão
Presidente do júri
Nuno Silva (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/10/04 O papel da gestão dos recursos e das verbas educacionais na construção de uma escola eficaz
Presidente do júri
José Luís Medeiros Alves (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/09/20 As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português
Arguente
Susana Pinto Gomes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/07/15 REMODEL’ARTE Projeto de Investigação-ação de animação estético-artística dos espaços da escola EB 2,3 e Frazão
Orientador
Luísa de Fátima Pacheco de Freitas da Costa Mendes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/05/24 A mulher na Liderança no contexto educativo do distrito da Guarda
Presidente do júri
Sandra Maria Pereira Correia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/05/24 O Papel do Auxiliar de desenvolvimento infantil da Secretaria de Educação do Recife: Das normativas do cargo à prática profissional
Presidente do júri
Ana Cristina Teixeira Campêlo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/05/03 Desempenho de Estudantes Brasileiros no Ensino Superior Público Português
Arguente
Ariana da Silva Gregório Mota Tiago (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2016/05/03 O Desempenho de Estudantes Brasileiros no Ensino Superior Público Português Curso de Mestrado: Mestrado em Ciências da Educação
Arguente
Ariana da Silva Gregório Mota Tiago (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03/07 A comunicação intercultural ao nível da intervenção pedagógica no ensino do português como língua estrangeira a alunos chineses na China
Arguente principal
Cuicui Cheng (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/03/02 O Papel do Diretor de um Curso Profissional: Entre a Gestão e a Liderança
Orientador
Pedro Miguel Martins Fernandes (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/12/16 Projeto: Workflow para a implementação de um curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Arguente
Ana Sofia Cardoso Pires (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015/10/13 Insucesso escolar em Moçambique. Estudo de Caso na Escola Secundária Graça Machel
Presidente do júri
Ernesto Mário Macamo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/10/13 A gestão e liderança das escolas de Moçambique: um estudo de caso na Escola Completa primária no 1º Baisrro da Cidade de Chokowe
Orientador
Agostinho Eequias Manhique (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/09/28 Políticas e Dinâmicas na formação contínua e dos centros de formação de associação de escolas: as percepções dos seus diretores
Vogal
Jorge Manuel Ralha Cardoso (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015/06/19 DEscontinuidades culturais das bolseiras angolanas em Cuba nas décadas de 1970 a 1990
Arguente
Joana da Conceição Teixeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/04/23 Práticas de Liderança dos professores da Escola Secundária das Laranjeiras da região autónoma dos Açores
Presidente do júri
Catarina Isabel Medeiros (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/03/03 Gestão de Recursos Humanos nas escolas
Arguente
Maria de Fátima Candeias Gonçalves (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal
2015/03/03 Liderança das Escolas Portuguesas. Um olhar através das cartas de missão dos diretores de escolas
Arguente
Pedro Chagas da Silva (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Biblioteca Universitária João Paulo II, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/10/01 - Atual VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação IEducação, Lisboa
2016/01/01 - Atual 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa 12,13 e 14 de julho
2015/05/07 - Atual Conferência Europeia de Aprendizagem ao Longo da Vida Universidade de Évora, 2 e 3 de dezembro
2015/01/01 - Atual II Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação Universidade Aberta
2014/01/01 - Atual I Jornadas Internacionais Online - Educação, tecnologia e Inovação Universidade Aberta
2021/07/13 - 2023/07/16 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa 13 a 16 de julho de 2021. realizado online (videoconferência),
2023/04/15 - 2023/04/30 11º CIAIQ - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa 2022 Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha (Espanha) e online.
2020/11/11 - 2020/11/12 V SIMPÓSIO DOS PROGRAMAS DE MESTRADO PROFISSIONAL DO CENTRO PAULA SOUZA CENTRO PAULA SOUZA e Online
2020/07/14 - 2020/07/17 9º CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA Corunha
2019/07/16 - 2019/07/19 8º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa Lisboa
2018/07/10 - 2018/07/13 7º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa Fortaleza Brasil
2018/06/04 - 2018/06/06 Conferência Internacional de Formação e Inclusão Universidade Aberta
2017/07/11 - 2017/07/13 6º Congresso Iberoamericano de Investigação Qualitativa Salamanca
2017/06/02 - 2017/06/03 2º ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Universidade do Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/01/01 - 2016/12/30 Revista Fórum Sociológico Instituto de Estudos e Divulgação Sociológica (IEDS)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/03/01 - Atual Fundamentos Teóricos de Administração e Gestão Educacional Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2019/03/01 - Atual Investigação em Administração e Gestão Educacional Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2017/09/30 - Atual Pedagogia Social Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2014/10/01 - Atual Projeto de intervenção de adultos e desenvolvimento local Pos-graduação em educação de adultos e desenvolvimento local (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2013/10/01 - Atual Educação e desenvolvimento (Licenciatura)
2012/10/01 - Atual Organização e Gestão da Formação Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/30 Investigação e Projetos de Intervenção em Educação Social Pós-graduação em Educação Social (Pós-Graduação) Universidade Aberta, Portugal
2013/10/01 - 2018/01/01 Investigação em Arte e Educação Mestrado em Arte e Educação (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2011/01/01 - 2017/09/01 Análise de Casos de Formação para a Integração Socio Laboral Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2014/10/01 - 2017/07/30 Análise de casos para a integração sócio-laboral Licenciatura Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2011/01/01 - 2017/07/30 Conceção e desenvolvimento de programas de formação Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - 2021/06/30 Fórum Português de Administração Educacional Vogal de Direção

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/01/01 - 2019/08/30 Presidente do Júri de seleção dos candidatos ao mestrado em administração e gestão educacional Universidade Aberta, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal
2021 Selo de Qualidade para o Ensino a Distância da Universidade Aberta
Universidade Aberta, Portugal