???global.info.a_carregar???
SARA TEIXEIRA REGO DE OLIVEIRA BALONAS. Professora auxiliar da Universidade do Minho e investigadora integrada no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Doutorada em Ciências da Comunicação - Publicidade na esfera social - ensina comunicação estratégica, marcas, publicidade e criatividade. Interesses de investigação: publicidade e mudança comportamental, mudança social, criatividade, comunicação estratégica, comunicação política, comunicação em saúde e marketing social. É autora de artigos, livros e outras publicações científicas nestas áreas. É coordenadora do Createlab - Laboratório de Experimentação e Inovação (CECS) e do grupo de investigação Comunicação, Organizações e Dinâmicas Sociais (CECS). Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Publicidade da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) de 2019 a 2024. É fundadora e CEO da Bmais Comunicação (Be Positive), agência de publicidade criada em 2002. Fundadora do Be True - Programa para a sustentabilidade e responsabilidade social (2010). Trabalha voluntariamente como membro da direção da Associação Bagos d’Ouro (desde 2010). Foi membro da direção da All4Integrity, associação dedicada à prevenção e combate à corrupção (criada em 2021). Foi membro da direção da ADDICT - agência para as indústrias criativas. Foi cronista no jornal Público. Foi embaixadora do empreendedorismo, nomeada pela Comissão Europeia (2010-2013).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
SARA TEIXEIRA REGO DE OLIVEIRA BALONAS

Nomes de citação

  • Balonas, Sara
  • Balonas, S.

Identificadores de autor

Ciência ID
F41E-59F3-0C1A
ORCID iD
0000-0003-0885-1718

Telefones

Telemóvel
  • 933324792 (Pessoal)

Moradas

  • Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Sociologia da Comunicação e da Informação
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Advertising for Social Causes: mapping in Portugal, through Television" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2005 - 2007
Concluído
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação, Cidadania e Educação
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Advertising for Social Causes: contributions towards its characterization in Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/02/01 - Atual Investigador principal (carreira) (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2003/09/01 - 2007/10/14 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2000/09/01 - 2002/12/31 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
1995/09/01 - 2000/12/12 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
1998/09/01 - 1999/12/31 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Artes e Design, Portugal
1993/09/01 - 1994/08/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Coordenadora da comissão de reestruturação do Curso de Mestrado em Ciências da Comunicação Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal
2022 - Atual Membro da Comissão Diretiva do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2022 - Atual Coordenadora da Linha de investigação “Comunicação, Territórios, Organizações e Dinâmicas Sociais Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2020 - Atual Coordenadora CREATELAB, Laboratório criativo de Inovação e Experimentação Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2012/11/27 - Atual Member of ESMA – European Social Marketing Association ESMA – European Social Marketing Association, Reino Unido
2010/10/01 - Atual Member of the board of a non-profit association Associação Bagos d'Ouro, Portugal
2010/01/01 - Atual Founder of Be True, Programme for sustainability and social responsability Bmais Balonas Comunicação, Portugal
2007/01/01 - Atual Member of SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2002/08/02 - Atual Founder, Strategic and Creative Director Bmais Balonas Comunicação, Portugal
2019 - 2024 Coordinator of the SOPCOM Advertising Working Group Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal
2021 - 2023 Assistant director of the Bachelor's Degree in Communication Sciences Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Ciências da Comunicação, Portugal
2015 - 2023 Coordinator of the Image and Communication Commission of the Department of Communication Sciences Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2019/09 - 2021/06 Member of the Commission for the Master's Course in Communication Sciences Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2019 - 2021 Coordinator of the Internships and Projects Commission for the Master in Communication Sciences Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2013 - 2020 Trainer in Strategic Communication for Public Health (Regional Health Administration of the North and Algarve) Administração Regional de Saúde do Norte e do Algarve, Portugal
2017 - 2019 Assistant director of the Bachelor's Degree in Communication Sciences Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2015/04/01 - 2017/08/30 Member of the board of ADDICT - agency for creative industries ADDICT, Portugal
2000/01/01 - 2001/12/31 CEO Assistant NTM Nortimagem Lda, Portugal
1993/12 - 2001/12 Diretora criativa NTM Nortimagem Lda, Portugal
NTM Nortimagem Lda, Portugal
1993/03/19 - 2000/12/31 Creative Director NTM Nortimagem Lda, Portugal
1991/03/19 - 1993/03/18 Copywriter NTM Nortimagem Lda, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. BALONAS, SARA; Ana Duarte Melo. "Advertising co-creation and the engagement factor". Trabalho apresentado em EDCOM - Consumers as Creators - Is the tail wagging the dog?, Lisbon, 2013.
    Publicado
  2. BALONAS, SARA; Rosa Cabecinhas. "Advertising for social causes: characterization and views of the phenomenon in Portugal". Trabalho apresentado em CECS - Comunicações / Communications, Braga, 2011.
    Publicado
  3. BALONAS, SARA. "Contributos da publicidade social no espaço lusófono". Trabalho apresentado em Congresso LUSOCOM, Lisboa, 2009.
    Publicado
  4. BALONAS, SARA. "Social Advertising: puritness degrees, communication and citizenship". Trabalho apresentado em Comunicação e Cidadania. Actas do 5º Congresso da SOPCOM, Braga, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. BALONAS, SARA; Verissimo, Jorge. "Publicidade: Do Anacronismo Legal às Dinâmicas da Autorregulação". UMinho (2024):
    No prelo
  2. Balonas, S.; Verissimo, Jorge. "Publicidade: novos formatos, novos conteúdos". Comunicação Pública 17 32 (2022): 0-8. https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/505.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ana Belén Fernández Souto; Sara Balonas. "La creatividad en la enseñanza como factor de aproximación de la universidad a los desafíos sociales". Revista ICONO 14. Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes (2021): https://doi.org/10.7195/ri14.v19i2.1754.
    10.7195/ri14.v19i2.1754
  4. Balonas, Sara; Communication and Society Research Centre, Institute of Social Sciences, University of Minho, Braga, Port; Fernández-Souto,A.B. "La creatividad en la organización de eventos en la era Covid". Sphera Publica 2 21 (2021): 121-146. https://sphera.ucam.edu/index.php/sphera-01/article/view/426.
    Publicado
  5. Balonas, Sara; Smolak, Emilia; Ruão, Teresa. "Public Relations Strategies in Social Media: analysis of campaigns for social change in the education sector in Spain and Portugal". Advanced public relations studies. Special I. (2020): 175-196. https://revistacomsoc.pt/.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Smolak Lozano, Emilia; Balonas, Sara; Ruão, Teresa; Emilia Smolak Lozano; Sara Balonas; Teresa Ruão. "As estratégias de relações públicas nos média sociais: análise de campanhas para a mudança social no setor da educação em Espanha e Portugal". Comunicação e Sociedade Especial (2020): 175-196. https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2746.
    Publicado • https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2020).2746
  7. Balonas, Sara. "May the Force be with you - the challenges of advertising in the new communicational galaxy". Media & Jornalismo 19 34 (2019): 13-34. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_34_2.
    Acesso aberto • Publicado
  8. BALONAS, SARA; Teresa Ruão; Sandra Marinho; Ana Duarte Melo; Ana Isabel Lopes. "Brand management at a local scale: a case of ‘ghost awareness’". Corporate Reputation Review 19 2 (2016): 179-193. http://hdl.handle.net/1822/44958.
    Publicado
  9. BALONAS, SARA; Pedro A Vieira; Helena Sousa. "Strategic communication in intercultural context: challenges of using a case study". Comunicação, Culturas e Estratégias. IV Jornadas Doutorais Comunicação e Estudos Culturais 2016 (2016): 219-238.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Balonas, Sara; Ferreira, Ivone; Sara Balonas; Ivone Ferreira. "Introdução: Ágoras da publicidade nas sociedades hipercomunicativas". Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2024.
    10.21814/uminho.ed.125.1
  2. Teresa Ruão; Sara Balonas; María-Victoria Carrillo; Ruão, Teresa; Balonas, Sara; Carrillo, María-Victoria. "Introduction: How Far Can We Take Strategic Communication? The Sky Is the Limit". UMinho Editora. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
    10.21814/uminho.ed.46.1
  3. Balonas, Sara; Sara Balonas. "Social change: bringing allies to the field. An interdisciplinary model". UMinho Editora. Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
    10.21814/uminho.ed.46.8
  4. Balonas, Sara; Communication and Society Research Centre, Institute of Social Sciences, University of Minho, Braga, Port. "Creativity for Good: How Advertising Can Impact Lives - Case Study on Binge Drinking.". In Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies., 54-61. Springer, 2021.
    Publicado
  5. Balonas, Sara; Communication and Society Research Centre, Institute of Social Sciences, University of Minho, Braga, Port. "Crise e transformação - um ensaio sobre os catalisadores da mudança". In Sociedade e crise(s), 103-107. Braga, Portugal: UMinho Editora, 2020.
    Publicado
  6. BALONAS, SARA. "A Dialética entre Identidade, Imagem e Posicionamento na Construção de Marcas Territoriais – Estudo de Caso". In Inteligência Territorial – governança, sustentabilidade, transparência., 161-180. Porto, Portugal: Idioteque, 2019.
    Publicado
  7. BALONAS, SARA; Ana Duarte Melo. "Stickers on politics. The power of a brand is its weakness.". In Organizational and Strategic Communication Research: Global Trends, 173-198. Covilhã, Portugal: LabCom.IFP, 2019.
    Publicado
  8. BALONAS, SARA; Susana Marques. "Food waste in higher education institutions. ‘Smaller Eyes than Belly Movement’.". In Social Marketing. Rebels with a Cause, 453-461. New York, Estados Unidos: Routledge, 2018.
    Publicado
  9. BALONAS, SARA; Ana Sofia Dias. "Branding and Behavioural change: the Porto Tap Water programme". In Social Marketing. Rebels with a Cause, 381-389. New York, Estados Unidos: Routledge, 2018.
    Publicado
  10. BALONAS, SARA. "Decoding advertising on the social sphere / Decodificando la publicidad en la esfera social". In ParticipAD – Participatory Advertising: a global perspective with a Latin American focus / Publicidad participativa: una perspectiva global con un enfoque latinoamericano (, 51-69. Braga, Portugal: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 2018.
    Publicado
  11. BALONAS, SARA. "Não basta fazer o bem, é preciso dizê-lo bem. O fator comunicação na profissionalização do Terceiro Setor". In Vozes Plurais - A Comunicação das Organizações da Sociedade Civil, 37-49. Lisboa, Portugal: Documenta, 2017.
    Publicado
  12. BALONAS, SARA. "Strategic Communication applied to Catholic Church: the internal factor". In Strategic Communication for Non-Profit Organisations: Challenges and Alternative Approaches, 169-189. Delaware, Estados Unidos: Vernon Press, 2016.
    Publicado
  13. BALONAS, SARA; Ana Duarte Melo; Teresa Ruão; Manuela Felício. "Strategic Communication for Public Health: a research-action empowerment program". In Strategic Communication for Non-Profit Organisations: Challenges and Alternative Approaches, 55-77. Delaware, Estados Unidos: Vernon Press, 2016.
    Publicado
  14. BALONAS, SARA. "Towards a Reconfiguration of Advertising". In Communication, Development and Sustainability, Col. Public Relations and Organizational Communication, 125-147. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2014.
    Publicado
  15. BALONAS, SARA. "Looking at the Internal Audiences: the Critical Factor in Social Responsability Strategies". In Organizational Communication and Public Relations: horizons and perspectives. Report of a debate, 73-86. Braga, Portugal: Communication and Society Research Centre, 2014.
    Publicado
  16. BALONAS, SARA; Susana Marques. "Saving lives - Involving Citizens in the Chain of Survival: The Critical Role of Placement". In Social Marketing. From Tunes to Symphonies., 318-326. New York, Estados Unidos: Routledge, 2014.
    Publicado
  17. BALONAS, SARA. "The awakening of citizen advertising". In Publicidade – discursos e práticas, 127-143. Braga, Portugal: Communication and Society Research Centre (CECS) & Ed. Húmus, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Balonas, S.; Ferreira, Ivone; ICNOVA Research Unit/Communication Sciences Department, NOVA University of Lisbon, Lisbon, Portugal. A Publicidade na Era da Hiperestimulação. Braga: UMinho editora. 2024.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. BALONAS, SARA. "Publicidade e Desenvolvimento Sustentável". Comunicação e Sociedade 1 45 (2024):
    Em revisão • Co-editor
  2. Verissimo, Jorge; BALONAS, SARA. "Publicidade: novos formatos, novos conteúdos.". Comunicação Pública 17 32 (2022): https://doi.org/10.34629/cpublica.505.
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. BALONAS, SARA. Advertising without Barcode - contributions for the knowledge of advertising focused on social causes in Portugal. Braga, Portugal: Húmus. 2013.
    Publicado
Manual
  1. Ana G. S. Duarte Melo; Teresa Ruão; Sara Balonas; Marta Alves; Marta Ferreira. Guia de comunicação em saúde. Boas práticas. Braga, Portugal: Direção Geral da Saúde / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. 2023.
    Publicado • 10.21814/1822.78904
  2. Balonas, S.; Ana Duarte Melo; Ruão, Teresa. Guia de Comunicação em Saúde – Áreas Especializadas.. Braga, Portugal: Direção Geral da Saúde / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. 2023.
    Publicado
Website
  1. Balonas, S.. Laboratório social: criatividade e estratégia sob investigação. 2020. https://createlab.pt/laboratorio-social-criatividade-e-estrategia-sob-investigacao/.
  2. Balonas, Sara; Communication and Society Research Centre, Institute of Social Sciences, University of Minho, Braga, Port. Organizações do Terceiro Setor: de invisíveis a transparentes. Desafios para a comunicação.. 2018. https://www.communitas.pt/ideia/organizacoes-do-terceiro-setor-de-invisiveis-a-transparentes/.

Outros

Outra produção
  1. O conceito de organização virtual e a sua relação com as escolas da comunicação como constitutiva da organização: análise de pontos em comum. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma análise dos estudos constituídos à volta da ideia de organização virtual na relação com as escolas de pensamento que advogam o princípio da comunicação como constitutiva da organização, procurando pontos de convergência e de divergência. Isso se deu a partir do entendimento de que a aceleração da virtualização das organizações, ocorrida nos últimos 2 an. 2022. Costa, Giselle Andrade Calleia da; Ruão, Teresa; Balonas, Sara. https://hdl.handle.net/1822/79173.
  2. Strategic Communication in Context: Theoretical Debates and Applied Research. Strategic communication is becoming more relevant in communication sciences, though it needs to deepen its reflective practices, especially considering its potential in a VUCA world — volatile, uncertain, complex and ambiguous. The capillary, holistic and result-oriented nature that portrays this scientific field has led to the imperative of expanding knowledge about the different approaches, meth. 2021. Balonas, Sara; Communication and Society Research Centre, Institute of Social Sciences, University of Minho, Braga, Port; Ruão, Teresa; Communication and Society Research Centre, Institute of Social Sciences, University of Minho, Braga, Portu; Carrillo, María-Victoria; Department of Information and Communication, Faculty of Library and Communication Science, Uni; Castillo, Ana; Department of Audiovisual Communication and Advertising, Faculty of Communication Science, University of ; Melo, Ana Duarte; Communication and Society Research Centre, Institute of Social Sciences, University of Minho, Braga, P; Fernández Rincón, Antonio Raúl; TrendenLab/Department of Communication, Murcia University, Murcia, Spain; Nakayama, Atsuho; Department of Business Administration, Graduate School of Management, University of Tokyo, Tokyo, Japa; et al. https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/46.
  3. Awareness strategy for multiculturality in the Universtiy of Minho (2015-2016). CECS Project for University of Minho Rectorate. 2015. BALONAS, SARA.
  4. Behavioural change program for consumption of Tap Water (2015-2017). Project Be True coordinator. 2015. BALONAS, SARA.
  5. Less. Food waste in Higher Education Institutions: “Less Eyes than Belly Movement". Project with ICS University of Minho. 2014. BALONAS, SARA.
  6. Keynote speaker in “International Days” Meeting, InHolland University. 2006. BALONAS, SARA.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09/22 To inform is not to communicate: the role of persuasion and creativity for behavioural change. Palestra Dep. Engenharia Civil UMinho
Dep. Engenharia Civil UMinho (Guimarães, Portugal)
2022/09/19 The Peripherical role of advertising in communication studies.
ECREA (Aarhus, Dinamarca)
2022/06/22 The Elephant in the Room – The Role of Advertising in Social Marketing.
European Social Marketing Association (Thessaloniki, Grécia)
2022/06/13 Publicidade e Comunicação: love brands. Wedding Summit.
Fundação António Cupertino de Miranda (Porto, Portugal)
2022/06 Bringing strategic communication to science: the flatten the curve case study.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/09 “Porto.” To be or not to be. Desired vs perceived image according to inhabitants’ perceptions.
ECREA
2021/07 Creativity for Good: How Advertising Can Impact Lives - Case Study on Binge Drinking.
AHFE (Nova Iorque, Estados Unidos)
2021/07 Bringing Together Participation and Communication for Social Change: Happily, Ever After? IAMCR 2021
IAMCR (Nairobi, Quénia)
2021/05 O triângulo Universidade, Investigação e Empresas: o caso do CreateLab.
Universidade de Vigo (Vigo)
2021/03 Fridays for the Climate: a participatory approach to the Portuguese case”. Publicidade e Consumo durante a pandemia (online)
GT de Publicidade (Portugal)
2020/12/07 Como promover o consumo inteligente de álcool entre os jovens? O caso da campanha Olh’ó Nível, da Super Bock.
PPVC Valença do Minho (Valença do Minho, Portugal)
2020/11/17 Strategic Communication & Development: bringing allies to the field. MPA in Development Practice Seminar (online).
Columbia University | SIPA. (Nova Iorque, Estados Unidos)
2020/07 Fridays for the Climate: a participatory approach to the Portuguese case. IAMCR 2020 (online)
IAMCR (Tampere, Finlândia)
2019/11 "Porto”: a imagem pretendida é a imagem percebida? Estudo de perceções. XIII SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação)
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2019/11 Visões do Porto: a construção da imagem da cidade a partir do YouTube XIII CONGRESSO DA SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação)
Universidade da Madeira (Madeira, Portugal)
2019/11 O que não é conhecido, não existe? Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo
(Porto, Portugal)
2019/06 Teaching Communication Management to University Students: experiential practices in real organizational contexts CEECOM 2019 - Central and Eastern European Communication and Media Conference
Sofia University “St. Kliment Ohridski” (Sofia, Bulgária)
2019/05 Publicidade: humor e outros estados de alma 3ª conferência Televisão e Novos Meios
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2019/05 Marcar um território a partir da sua identidade: o caso da região do Barroso. Mesa redonda sobre Turismo, Lazer e Comunicação: casos práticos Think thank
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Communitas e LAB2PT (Braga, Portugal)
2019/04 Public Relations strategies in Social Media: campaigning for social change in the education sector in Spain and Portugal XIV Congreso Internacional de Investigación en Relaciones Públicas "Relaciones Públicas Avanzadas
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2019/03 Comunicação estratégica na política Comunicação estratégica na política
Fórum Autárquico Distrital do PSD (Maia, Portugal)
2019/01 A arte de reinventar a publicidade Quadras Soltas
(Porto, Portugal)
2018/11 Marcar um território a partir da sua identidade: o caso da região do Barroso Congresso Internacional “Cultura e Turismo: desenvolvimento nacional, promoção da paz e aproximação entre nações
Universidade Politécnica de Maputo (Maputo, Moçambique)
2018/11 Campanhas de prevenção da SIDA: um olhar transgeracional Congresso Internacional XIII Congresso LUSOCOM
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2018/10 El Futuro de La Pubicidad I Congresso IberoAmericano de Comunicación Institucional Y Publicidad Social
Unviersidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
2018/09 How to Consume Beer Wisely? Insights From Universtiy Students IV European Social Marketing Conference
Elzenveld hotel & conference centre (Antwerp, Bélgica)
2018/06 AVAAZ and the Tower of Babel - A participatory approach Iamcr 2018 Reimagining Sustainability
Unverisity of Oregon (Oregon, Estados Unidos)
2018/04 Formação universitária em Gestão da Comunicação: a experiência de trabalho com organizações reais na UMinho Xescom: IV Simposio Internacional sobre Xestión da Comunicación
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/02 Don’t waste youth power ECREA Organisational and Strategic Communication Section 2018
(Malaga, Espanha)
2018/02 Stick(ers) on Politics: the power of a brand is its weakness – a case of activism and subvertising ECREA Organisational and Strategic Communication Section 2018
(Malaga, Espanha)
2017/07 Advertising without a Code Bar: influencing the citizen IAMCR Pre Conference - Participatory Advertising, a global approach with a Latin American focus
Universidade Uniminuto (Bogotá, Colômbia)
2017/07 Participatory challenges in Public Health Communication IAMCR Conference
Cartagena de Indias Convention Center (Cartagena , Colômbia)
2017/02/15 Workshop 'Comunicação Estratégica em Saúde Pública' V Congresso Nacional de Saúde Pública
ARS Norte (Porto, Portugal)
2016/11/24 How to mark a territory? The case of the Barroso Region Advertising and Communication Day, SOPCOM
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2016/11 Advertising beyond consumption: changing mindsets ECREA/European Communication Conference
Prague Congress Center (Praga, República Checa)
2016/10/26 Strategic Communication - Is there anybody out there? How hard is to communicate with your academic community International Week
University of Minho (Braga, Portugal)
2016/09 Branding as a strategy for behavioral change: the Porto Tap Water case study European Social Marketing Association Conference
Aalto University (Espoo, Finlândia)
2016/05 PRESSE Strategic local Communication Workshop PRESSE Congress
Pavilhão Multiusos de Gondomar (Gondomar, Portugal)
2016/04/19 The Contribution of Strategic Communication for Social Development How do we communicate
CM Famalicão and CLDS network 3G House of the Arts (Braga, Portugal)
2015/12 Strategic Communication applied to Catholic Church: the internal factor - Vocational Pastoral Team Kit case study ECREA/European Communication Conference
University of Leipzig (Leipzig, Alemanha)
2015/12 Strategic Communication for Public Health: a research-action empowerment program ECREA/European Communication Conference
University of Leipzig (Leipzig, Alemanha)
2014/12/03 Political Marketing Marketing 360º
IPAM Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014/11/20 Advertising Desires Designa- International Conference on Design Research
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2014/11/15 Our Party is Porto European Communication Research and Education Association
Lisbon Congress Centre (Lisbon, Portugal)
2014/11/03 Advertising without barcode: mapping in Portugal Jornadas Universitarias Internacionales de Publicidad Social
Universidad Rey Juan Carlos (Madrid, Espanha)
2014/10/23 Social Networks: the new habitat for social causes? VI Advertising Days SOPCOM
School of Social Communication (Lisbon, Portugal)
2014/04 Who's afraid of AIDS? Confibercom International Conference
University of Minho (Braga, Portugal)
2014/04 Porto is Our Party Confibercom International Conference
University of Minho (Braga, Portugal)
2013/10 Advertising and behavioral change in health - disease prevention campaigns' diagnosis VIII SOPCOM
School of Social Communication, Lisbon (Lisbon, Portugal)
2013/06 New Religious Communication Processes IAMCR 2013 – Crises, ‘Creative Destruction’ and the Global Power and Communication Orders
Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2013/05/17 Co-Creation and the Engagement Factor EDCOM - Consumers as creators: Is the tail wagging the dog?
IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (Lisboa, Portugal)
2012/11/28 The communication factor in the professionalization of the third sector V Advertising Days of SOPCOM
Universidade Católica de Braga (Braga, Portugal)
2012/11 The imperative of professionalization for the third setor 1st European Conference on Social Marketing
(Lisbon, Portugal)
2012/11 Entrepreneurship: steps, jumps and surprises International Seminar Entrepreneurship and Public Policy Practice
University of Minho (Braga, Portugal)
2012/05/11 Roadshow of good practices of European female entrepreneurship network
Commission for Citizenship and Gender Equality (Lisbon, Portugal)
2011/07 Internet as a missionary tool 2.0 IAMCR 2011 - Cities, Connectivity, Creativity
Kadir Has University (Istanbul, Turquia)
2010/07 Internet as a missionary tool IAMCR 2010 - Communication and Citizenship
University of Minho (Braga, Portugal)
2009/04 Social Advertising contributions in the Portuguese-speaking world VIII Lusocom Congress
School of Communication, Arts and Information Technologies of the Lusófona University (Lisbon, Portugal)
2007/03/09 Comunicação na Saúde Seminário
Escola de ciências da saúde da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2007/02/23 Brand building Process Seminar
Fine Arts College, University of Porto (Porto, Portugal)
2006/04 From advertising to social advertising 4th Social communcaiton week
School of Education (Setúbal, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2024 Coordenadora da comissão local organizadora do XIII Congresso da SOPCOM: Comunicação, Culturas e Comunidades (2024/01/24 - 2024/01/26)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Portugal

Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018/02/01 - 2018/02/02 Member of the Scientific Commission of ECREA Organisational and Strategic Communication Section Conference
Membro

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/10 - 2023/04 Membro da equipa para a estratégia de comunicação para o processo de construção do Plano Nacional de Saúde PNS 2021-2030, contratada pela Direção Geral de Saúde (DGS). Equipa de investigação: professora Ana Melo (coordenação), professoras Teresa Ruão e Sara Balonas, bolseiras, Marta Alves e Marta Ferreira. Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2015/09 - 2016/06 Estratégia de Sensibilização para a Multiculturalidade na Universidade do Minho, projeto contratada pela Reitoria de UMinho. Equipa de investigação: Sara Balonas (coordenadora), Professoras Rita Ribeiro, Teresa Ruão, Ana Duarte Melo, Sandra Marinho e Rosa Cabecinhas. Output: diagnóstico e orientações para plano de ação (documento de acesso reservado). Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2012/10 - 2013/01 Membro da equipa para o Projeto Bosch Car Multimédia – Estudo de Notoriedade da Marca Bosch. Equipa de investigação: professora Teresa Ruão (coordenadora), professoras Sandra Marinho, Sara Balonas, Ana Melo e bolseira Ana Isabel Lopes. Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/02/21 - 2024/02/21 Sociedade Civil RTP2 Marketing que marca
Distinções

Prémio

2021 1º Prémio de fotografia ICS
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2014 Communication Prize - Campaigns for Social Causes
Associação Corações Com Coroa (IPSS), Portugal
2013 1º Prémio Melhor campanha de comunicação contra a violência doméstica nos países da CPLP
Associação Corações Com Coroa (IPSS), Portugal

Título

2018 Membro de Júri do Prémio Nacional para as Indústrias Criativas (Super Bock Group / Fundação de Serralves), em 2018 e 2019.
Super Bock Group, Portugal

Outra distinção

2019 Membro do júri do Prémio Citcem/Afrontamento «Teses Universitárias». Melhores teses de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2015 Tese de Doutoramento selecionada entre as 7 primeiras, em 38 teses de doutoramento em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (Prémio Excelência 2013-2015)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Female Ambassador of Entrepreneurship
European Commission, Bélgica