???global.info.a_carregar???
Marisa Sofia Monteiro Correia é professora adjunta na Escola Superior de Educação de Santarém/Instituto Politécnico de Santarém. Doutorada em Educação, na área de especialidade em Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada em Ensino da Física e da Química e Mestre em Educação, especialização em Supervisão e Orientação Pedagógica, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Com uma Pós-graduação em Educação e Tecnologias Digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade da Vida (https://www.cieqv.pt/). Desenvolve investigação no âmbito da formação de educadores e professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, na área da: Didática das Ciências; Educação Ambiental; Tecnologias Digitais na Educação. Integra a equipa do CreativeLab_Sci&Math (http://w3.ese.ipsantarem.pt/eseinv/creative_lab/).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marisa Sofia Monteiro Correia

Nomes de citação

  • Correia, Marisa

Identificadores de autor

Ciência ID
F319-BEDD-099B
ORCID iD
0000-0001-6205-4475
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=ajt4DtwAAAAJ&hl=pt-PT

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/09/18 - 2017/09/25
Concluído
Educação (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Educação e Tecnologias Digitais
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
19
2007 - 2014
Concluído
Doutoramento em Educação, área de especialidade em Didática das Ciências (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"TRABALHO LABORATORIAL NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
2004 - 2006
Concluído
Supervisão e Orientação Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Concepções e Práticas de Avaliação de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998 - 2004
Concluído
Ensino da Química e da Física - variante de Química (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2017/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2007/09/01 - 2017/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Empregador
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal

Outros

2006/09/01 - 2007/05/23 Professora de Físico-Química
Empregador
Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Portugal
2005/09/29 - 2006/08/31 Professora de Ciências Físico-Químicas
Empregador
Casa Pia de Lisboa, Portugal
2003/09/01 - 2004/08/31 Professora de Ciências Físico-Químicas Estagiária
Empregador
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo, Moita, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2022/02/28 GoSTEM – Abordagem STEM e sua influência nas aprendizagens de Física, interesse e motivação
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
2017 - 2019/12 ITElab – innovation ITE curricula international
575828-EPP-1-2016-1-BE-EPPKA2-KA
Investigador
EUN Partnership AISBL, Bélgica
European Commission
2010 - 2013/07/02 Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º ciclo do Ensino Básico
PTDC/CPE-CED/102789/2008
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007 - 2011/09/30 ENSINO DE FÍSICA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS NO 1º CICLO. UM ESTUDO COM PROFESSORES
SFRH/BD/38206/2007
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2010 - 2013/07 Antropologia da Paisagem em Áreas Protegidas Europeias
2010-1-ES1-ERA10-0008
Desenvolvimento técnico
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007 - 2011/10 Trabalho Laboratorial no 1.º Ciclo do Ensino Basico. Conceções e Práticas de Professores.
SFRH/BD/38206/2007
Bolseiro de Doutoramento
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
Fundacao para a Ciencia e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. José, Mário; Lopes, Nádia; Cavadas, Bento; Correia, Marisa. "Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraft". 2019.
  2. Correia, Marisa; Maia E Carmo, Teresa; Santos, Raquel. "Expedição a Marte – Relato de um Projeto Interdisciplinar na Formação de Professores". 2019.
  3. Santos, Raquel; Correia, Marisa. "O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professores". 2019.
  4. Correia, M.; Santos, R.. "Game-based learning: The use of kahoot in teacher education". 2018.
    10.1109/SIIE.2017.8259670
  5. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematics". 2018.
  6. Santos, Raquel; Correia, Marisa. "Utilização do recurso digital scratch na articulação entre as ciências e a matemática na formação de professores". 2018.
  7. Santos, Raquel; Correia, Marisa. "Relato de uma experiência de articulação entre ciências e matemática no ensino superior: a utilização do recurso digital Scratch". 2018.
  8. Correia, Marisa. "O recurso a simulações virtuais no ensino das ciências". Trabalho apresentado em A voz dos professores de ciências e tecnologia (VPCT2016), Vila Real, 2016.
    Publicado
  9. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa. "Gaspillage alimentaire versus développement durable: um programme de formation pour enseignants". 2016.
  10. Correia, Marisa; Tavares, Teresa-Cláudia. "O crime compensa: uma abordagem didática interdisciplinar no ensino da química". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências – “O Ensino das Ciências para a Sociedade do Conhecimento”, Porto, 2016.
    Publicado
  11. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa. "Uma experiência de formação de professores: sensibilizar para o desperdício alimentar". 2016.
  12. Correia, Marisa; Freire, Ana Maria. "A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1.º Ciclo". Trabalho apresentado em Congresso ISATT2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, 2014.
    Publicado
  13. Correia, Marisa; Freire, Ana. "A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1.º Ciclo". 2014.
  14. Correia, Marisa; Freire, Ana Maria. "Conceções e Práticas de professores do 1.º Ciclo acerca do trabalho laboratorial". 2014.
  15. Correia, M.; Freire, A.. "Estratégias de Ensino Experimental das Ciências. Perspectivas de professores após a formação.". 2010.
  16. Correia, M.; Freire, A.. "Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo". 2009.
  17. Correia, M.; Freire, A.. "Perspectivas de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico sobre Avaliação de Competências". 2007.
  18. Correia, Marisa; Freire, Ana. "PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ENSINO BÁSICO SOBRE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS". 2007.
Artigo em revista
  1. Cavadas, Bento; Correia, Marisa. "Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores". (2020): http://hdl.handle.net/10400.15/3176.
  2. Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "CREATIVELAB_SCI&MATH: DINÂMICAS DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19287.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19287
  3. Correia, Marisa; Constantino, Marina. "The importance of cooperative learning on science teaching". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19296.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19296
  4. Correia, Marisa; Bretes, Susana. "Preschool and Elementary Teacher’s Conceptions and Practices about Science Education". (2020): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19297.
    10.25746/ruiips.v7.i2.19297
  5. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa. "Reduzir o desperdício alimentar: aprender e sensibilizar através de um jogo online". (2019): http://hdl.handle.net/10198/19417.
    http://dx.doi.org/10.34620/eduser.v11i1.122
  6. Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Clara Martins, Maria; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; et al. "Inovação no ensino da matemática e das ciências". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/3185.
    10.25755/int.18785
  7. Correia, Marisa; Cavadas, Bento. "As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/2721.
  8. Cavadas, Bento; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel. "Creativelab_Sci&Math: Work Dynamics and Pedagogical Integration in Science and Mathematics". (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18786.
    10.25755/int.18786
  9. Linhares, Elisabete; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Cavadas, Bento; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa. "CreativeLab_Sci&Math: open educational resources in teacher education". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/3029.
  10. Correia, Marisa; Santos, Raquel; Maia E Carmo, Teresa. "Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores". (2019): http://hdl.handle.net/10400.15/3027.
  11. Constantino, Marina; Correia, Marisa. "A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE". (2018): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16103.
    10.25746/ruiips.v6.i1.16103
  12. Constantino, Marina; Correia, Marisa. "A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade". (2018): http://hdl.handle.net/10400.15/2512.
  13. Bretes, Susana; Correia, Marisa. "CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCADORES DE INFÂNCIA E DE PROFESSORES DO 1.º CICLO ACERCA DO ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS". (2018): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/16104.
    10.25746/ruiips.v6.i1.16104
  14. Blindorro, Joana Isabel da Costa; Correia, Marisa Sofia Monteiro. "CONCEÇÕES ALTERNATIVAS EM CRIANÇAS ACERCA DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA Childrens’ Misconceptions About Astronomy Topics". (2017): http://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14489.
    10.25746/ruiips.v5.i2.14489
  15. Correia, Marisa; Santos, Raquel. "Uma experiência com o Scratch no ensino das ciências e da matemática". Sem título 1 (2017): 1-10. http://hdl.handle.net/10400.15/1992.
    Publicado
  16. Correia, Marisa; Santos, Raquel. "A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores". (2017): http://hdl.handle.net/10400.15/2433.
  17. Correia, Marisa; Linhares, Elisabete. "Sensibilizar para o desperdício alimentar: Um projeto de educação para a cidadania". Revista da UIIPS 1 4 (2016): 34-10. http://hdl.handle.net/10400.15/1556.
    Publicado
  18. Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Maria Clara. "O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básico". Revista da UIIPS 1 (2016): 21-10.
    Publicado
  19. Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Correia, M.. "Uma experiência de formação de professores: sensibilizar para o desperdício alimentar". Sem título 1 (2016): 197-10. http://hdl.handle.net/10198/11435.
    Publicado
  20. Correia, Marisa; Freire, Ana. "The influence of an in-service programme on primary teachers conceptions about practical work". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 2 19 (2016): 259-271. http://hdl.handle.net/10400.15/1439.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.6018/reifop.19.2.254971
  21. Correia, Marisa; Linhares, Elisabete. "SENSIBILIZAR PARA O DESPERDÍCIO ALIMENTAR: UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA". (2016): http://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14420.
    10.25746/ruiips.v4.i2.14420
  22. Matos, Ana; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa. "ATIVIDADES PROMOTORAS DE PENSAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO". (2016): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14407.
    10.25746/ruiips.v3.i6.14407
  23. Correia, Marisa; Linhares, Elisabete. "Sensibilizar para o desperdício alimentar: um projeto de educação para a cidadania". (2016): http://hdl.handle.net/10400.15/1556.
  24. Matos, Ana; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa. "Atividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico". (2016): http://hdl.handle.net/10400.15/1438.
  25. Correia, Marisa; Santos, Raquel; Loureiro, Ana. "Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior". Atas do II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento 1 (2016): 208-220. http://hdl.handle.net/10400.15/1789.
    Publicado
  26. Oliveira, Inês; Correia, Marisa. "AS CONCEÇÕES DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DE CRECHE". (2016): https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14396.
    10.25746/ruiips.v3.i6.14396
  27. Oliveira, Inês; Correia, Marisa. "As conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche". (2016): http://hdl.handle.net/10400.15/1442.
  28. Correia, Marisa; Escola Superior de Educação de Santarém; Dias, Diana; Correia, Marisa; Correia. "As potencialidades da implementação de atividades práticas de caráter investigativo e interdisciplinar em ciências no 1.º ciclo". Saber & Educar 20 1 (2015): 202-213. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/163.
    Publicado • 10.17346/se.vol20.163
  29. Roberto, Rafaela; Correia, Marisa. "Estudo das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa no 1º ciclo do ensino básico". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/1490.
    Acesso aberto
  30. Correia, Marisa; Freire, Ana. "Concepções e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico". (2014): http://hdl.handle.net/10400.15/1492.
  31. Correia, Marisa; Roberto, Rafaela. "ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO TRABALHO PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO". Revista da UIIPS 6 2 (2014): 196-212. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2014/03/Revista-da-UIIPS_N6_Vol2_ESES_2014.pdf.
  32. Correia, Marisa; Freire, Ana Maria. "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ENSINO BÁSICO". Investigações em Ensino de Ciências 19 2 (2014): 403-429. http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID375/v19_n2_a2014.pdf.
  33. Marisa Monteiro Correia; Escola Superior de Educação de Santarém. "CONCEPÇÕES DE FUTURAS PROFESSORAS DO ENSINO BÁSICO ACERCA DO AMBIENTE, DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL/FUTURE TEACHERS’ CONCEPTIONS ON ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND TEACHING...". (2014): http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/1557.
  34. Correia, M.; Correia, Marisa. "Concepções de futuras professoras do ensino básico acerca do ambiente, da educação ambiental e das estratégias didáticas em educação ambiental". Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 16 1 (2014): 15-29. http://hdl.handle.net/10400.15/1074.
  35. Correia, M.. "DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR". Educação Ambiental em Ação 45 45 (2013): 1-3.
  36. Correia, M.; Linhares, E.. "UM PROJETO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: FASE DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL". Revista da UIIPS 3 1 (2013): 138-153.
  37. Correia, Marisa; Correia, M.. "Concepções de ambiente de futuras professoras portuguesas: um estudo de caso". Pesquisa em Educação Ambiental 8 2 (2013): 87-96. http://hdl.handle.net/10400.15/1075.
  38. Correia, Marisa; Linhares, Elisabete. "Um projeto ambiental no ensino superior: fase de diagnóstico ambiental". (2013): http://hdl.handle.net/10400.15/1032.
  39. Correia, M.; Freire, A.. "Práticas de Avaliação de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico". Ciência & Educação 16 1 (2010): 1-15. http://submission.scielo.br/index.php/ciedu/article/view/49306.
    http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100001
  40. Correia, Marisa; Freire, Ana Maria. "PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ENSINO BÁSICO". Ciência & Educação 16 1 (2010): 1-15.
    Correia.M.(2010).Ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico:um estudo com professores.Poster apresentado no I Fórum de Jovens Investigadores .Instituto de Educação da Universidade de Lisboa :Lisboa, 2 e 3 de julho de 2010.
  41. Correia, Marisa; Freire, Ana; Correia,Marisa Sofia Monteiro; Freire,Ana Maria Martins Silva. "Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico". (2010): http://hdl.handle.net/10400.15/102.
Capítulo de livro
  1. Correia, Marisa. "Abordagem ao conceito de densidade com recurso a simulações:uma experiência na formação de professores". Portugal: Educación Editora,
  2. Correia, Marisa; Freire, Ana. "Conceções e práticas de professores do 1.º Ciclo acerca do trabalho laboratorial". Portugal: Educación Editora,
  3. Correia, Marisa; Freire, Ana Maria. "Conceções e Práticas de professores do 1.º Ciclo acerca do trabalho laboratorial". In Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias, 313-317. Ourense, Espanha: Educación Editora, 2015.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Correia, Marisa; Santos, Raquel. 2018. "Como funciona o balance´?". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.15/2431.
  2. Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Clara. 2017. "De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da água". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.15/1696.
  3. Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Clara. 2017. "As ciências em tempo de natal: uma proposta didática interdisciplinar para o 1º ciclo". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.15/1695.
  4. Correia, Marisa. 2016. "O que é o efeito de estufa?". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10400.15/1690.
Livro
  1. Correia, Marisa; Linhares, Elisabete; Uva, Marta; Branco, Neusa; Colaço, Susana; Gouveia, Valter; Branco, Neusa Cristina Vicente. Sensibilizar para o Desperdício Alimentar - Guião do Professor. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém. 2015.
    Publicado
Manual
  1. Correia, Marisa. Investigação Criminal nas Aulas de Físico-Química. Porto, Portugal. 2015.
Resumo em conferência
  1. Correia, Marisa. "Ensino de Física e Química na formação de professores: uma experiência em regime b-learning". Trabalho apresentado em CNaPPES 2016 – 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, 2016.
    Publicado
  2. Correia, Marisa. "Atividades práticas de caráter interdisciplinar em ciências no 1.º Ciclo". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências – “O Ensino das Ciências para a Sociedade do Conhecimento”, Porto, 2016.
    Publicado
  3. Correia, Marisa. "Investigação criminal nas aulas de Química. Uma proposta didática para promover o interesse dos estudantes pelas ciências". Lisboa, 2015.
Tese / Dissertação
  1. Correia, Marisa. "Trabalho laboratorial no 1.º ciclo do ensino básico:conceções e práticas de professores". 2014. http://hdl.handle.net/10451/11410.

Outros

Outra produção
  1. Custódio, Elisabete; Nunes, Paulo; Antunes, Rafael. 2019. ARTec - Aventura com rochas e tecnologia. A proposta de atividade foi concebida no âmbito da unidade curricular Ambien-tes Educativos Inovadores, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação de Santarém. Da adoção de metodologias ativas que favoreçam a mudança educativa e pos-sibilitem o desenvolvimento das competências-chave requeridas para. http://hdl.handle.net/10400.15/2570.
  2. Correia, Marisa; Linhares, Elisabete. 2018. Sensibilizar para o desperdício alimentar: impacto de um jogo online em alunos do 1.º CEB. O projeto “00Sobras – No Combate ao Desperdício Alimentar” surgiu em 2015 na Escola Superior de Educação de Santarém, no âmbito das ações a desenvolver no seguimento do documento “Prevenir Desperdício Alimentar - um compromisso de todos!” (Governo de Portugal, 2014). Nós últimos anos, tem sido defendida a integração nos programas escolares dos temas da gestão eficiente dos alimentos e do combate a. http://hdl.handle.net/10400.15/2564.
  3. Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Clara. 2017. AS CIÊNCIAS EM TEMPO DE NATAL. UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA O 1.º CICLO. http://hdl.handle.net/10400.15/1695.
  4. Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, Clara. 2017. DE ONDE VEM A ÁGUA DA CHUVA? UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O CICLO DA ÁGUA. http://hdl.handle.net/10400.15/1696.
  5. Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Dias, Sara; Correia, Marisa. 2017. O nosso planetário. Astronomia em Contexto Pré-Escolar.. http://hdl.handle.net/10400.15/1993.
  6. Correia, Marisa; Cavadas, Bento. 2017. CreativeLab_Sci&Math:teaching new ways of learning science & mathematics. The CreativeLab_Sci&Math is a didactic initiative of the teachers of the Department of Mathematical and Natural Sciences of the Polytechnic Institute of Santarém/Higher School of Education (IPS/ESE). We are aware of the evolution and importance of educating future educators in teaching practices associated with new learning environments. So, we had developed an initiative to transform traditional. http://hdl.handle.net/10400.15/1938.
  7. Correia, Marisa. 2016. Investigar um problema denso. http://hdl.handle.net/10400.15/1717.
  8. Correia, Marisa. 2014. TRABALHO LABORATORIAL NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/11410.
  9. Correia, Marisa. 2014. Boletim Semear.Verde (3.ª Edição). http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2012/12/Boletim_semear_3_edicao_bleed_final.pdf.
  10. Correia, Marisa. 2013. Boletim Semear.Verde (2.ª Edição). http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2012/12/Boletim_semear_2-edicao.pdf.
  11. Correia, Marisa. 2012. Boletim Semear.Verde (1.ª Edição). Edição técnica. http://www.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2012/12/Boletim_Semear.Verde_para_site_IPS.pdf.
  12. Correia, Marisa. 2010. Ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico:um estudo com professores. http://hdl.handle.net/10400.15/1033.
  13. Correia, M.. 2008. Investigações em ciências no 1º Ciclo: Impacte do Ensino Experimental das Ciências nas Concepções e Práticas de Professores.
  14. Correia, M.; Correia, Marisa. 2006. Concepções e Práticas de Avaliação de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico. http://hdl.handle.net/10400.15/1078.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/07/17 Atividades STEM no 1.º Ciclo – uma experiência na formação inicial de professores I Conferência Nacional Educação STEM
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2021/07/02 A abordagem STEM no 1.º Ciclo. Uma experiência na formação de professores. XXXVI ProfMat
Associação de Professores de Matemática (Santarém, Portugal)
2021/03/31 Sci&Math Creative Lab Innovative Learning Environments in Teacher Education WEBINAR Good Practices in Learning Spaces in Portugal: what has been done in spaces in Pandemic times?
European Schoolnet/Future Classroom Lab (Bruxelas, Bélgica)
2021/02/18 Students’ perspectives about innovative learning environments in higher education CIEQV’s 1st International Congress
CIEQV (Rio Maior, Portugal)
2021/02/01 STEM activities as a trigger for the development of pre-service elementary teachers’ subject matter knowledge about sound IX Symposium of the International Organization for Science and Technology Education (IOSTE)
International Organization for Science and Technology Education (Daegu, Coreia do Sul)
2020 Abordagem Integradora das STEM: Uma Experiência na Formação Inicial de Professores IV Congresso Internacional de Ensino das Ciências - SIEC 2020
Universidade de Vigo (Ourense, Espanha)
2019/05 O impacto de uma abordagem interdisciplinar nas atitudes sobre STEM de futuros educadores e professores Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges
Universidade do Minho. Centro de Competência. (Braga, Portugal)
2018/09/27 CreativeLab_Sci&Math | A project for higher school innovation in science and mathematics International Seminar e-book IAPHE´2018 Innovative academic Practices in Higher Education – How to makke them more sustainable
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/09 Utilização do recurso digital Scratch na articulação entre as Ciências e a Matemática na formação de professores V Congresso Internacional TIC e Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/07/12 Uma experiência de articulação entre as Ciências e a Matemática: A utilização do recurso digital Scratch 7º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/06 CreativeLab_Sci&Math: Innovative environments for learning Science & Mathematics EdMedia + Innovate Learning 2018
EdMedia (Amesterdão, Países Baixos)
2018/05 Relato de uma experiência dearticulação entre Ciências e Matemática no Ensino Superior: a utilização do recurso digital Scratch VII Conferência Internacional Investigação Práticas e Contextos em Educação 2018
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria, Portugal)
2018/02/17 Abordagem socioconstrutivista na Educação Ciclo de Conferências “Da Psicologia à Educação: Diálogos Epistemológicos e Pedagógicos” – Conferência 2: “Psicologia, Educação e Desenvolvimento”
Centro de Formação de Escolas António Sérgio (Lisboa, Portugal)
2018 Creative lab_sci&math: inovação no ensino da matemática e das ciências físico-naturais II Encontro da Formação de Educadores e Professores na Universidade de Évora
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018 Sensibilizar para o desperdício alimentar: impacto de um jogo online em alunos do 1.º CEB 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/11/09 Game-based learning: The use of Kahoot in teacher education SIIE-CIED 2017. XIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meeting
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11 CreativeLab_Sci&Math. Teaching new ways of learning science & mathematics SIIE-CIED 2017. XIX International Symposium on Computers in Education. VIII CIED Meeting – III International Meeting
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11 Uma Experiência de Iniciação à Programação no Ensino das Ciências e da Matemática no XX Encontro Nacional da Associação de Professores de Matemática “A Matemática nos primeiros anos pré, 1.º e 2.º Ciclos”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2017/07/04 Utilização dos jogos online em sala de aula 6.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/07 Uma experiência com o Scratch no ensino das ciências e da matemática IV Encontro Internacional da Casa das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Económico
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/07 O nosso planetário – Astronomia em contexto Pré-escolar IV Encontro Internacional da Casa das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Económico
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017 Mudanças nas conceções e práticas de professores. Dois estudos com professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
2017 Aprendizagem das ciências no 1.º Ciclo através do pensamento computacional. Uma abordagem interdisciplinar com Scratch XVI Encontro Nacional em Educação em Ciências
Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2017 Utilização dos jogos online em sala de aula. Um estudo na formação inicial de professores CNaPPES 2017 – 4.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2016/11 O recurso a simulações virtuais no ensino das ciências Encontro Internacional A voz dos professores de ciências e tecnologia (VPCT2016)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2016/07/05 Simulações virtuais no ensino das ciências: Uma proposta didática de exploração do efeito de estufa no 2º CEB 5.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07 O crime compensa: Uma abordagem didática interdisciplinar no ensino da química III Encontro Internacional da Casa das Ciências – O Ensino das Ciências para a Sociedade do Conhecimento
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2016/04/09 Desperdício alimentar XXIII Jornadas da Prática Profissional
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2016/04/09 Olhares sobre a matemática e as ciências através da literatura infantil XXIII Jornadas da Prática Profissional
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2016 ATIVIDADES PRÁTICAS DE CARÁTER INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NO 1.º CICLO III Encontro Internacional da Casa das Ciências – O Ensino das Ciências para a Sociedade do Conhecimento
Casa das Ciências (Porto, Portugal)
2016 Ensino de Física e Química na formação de professores: uma experiência em regime b-learning CNaPPES 2016 – 3.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016 Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento
OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria (Leiria, Portugal)
2016 Uma experiência de formação de professores: sensibilizar para o desperdício alimentar 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2016 Gaspillage alimentaire versus développement durable: um programme de formation pour enseignants European Union and Sustainable development: Challenges and Prospects
University of Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, França)
2015/07/07 Avaliação das aprendizagens no ensino das ciências 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Investigação criminal nas aulas de Química. Uma proposta didática para promover o interesse dos estudantes pelas ciências XVI Encontro Nacional em Educação em Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014 A Influência das Conceções Centrais dos Professores no Ensino das Ciências no 1.º Ciclo Congresso ISATT2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem
Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 Conceções e Práticas de professores do 1.º Ciclo acerca do trabalho laboratorial II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias - SIEC 2014
Universidade de Vigo (Online, Portugal)
2014 Trabalho Laboratorial no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Conceções e Práticas de Professores Prova de Doutoramento em Educação - Especialidade em Didática das Ciências
(Lisboa, Portugal)
2012 Students’ conceptions about the urban environment Intensive Programme ERASMUS “Landscape Anthropology in European Protected Areas”
Universidad Católica de Valencia "San Vicente Martír" (Valência, Espanha)
2012 Pre-service Teacher’s Conceptions about the Environment Intensive Programme ERASMUS “Landscape Anthropology in European Protected Areas”
Universidad Católica de Valencia "San Vicente Martír" (Valência, Espanha, Espanha)
2012 Children's conceptions about urban environment Intensive Programme ERASMUS “Landscape Anthropology in European Protected Areas”
Universidad Católica de Valencia "San Vicente Martír" (Valência, Espanha, Espanha)
2010 Estratégias de Ensino Experimental das Ciências. Perspectivas de professores após a formação Fórum Nacional do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Balanço e Perspectivas para o Futuro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010 Ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico. Um estudo com professores I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2007 Perspectivas de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico sobre Avaliação de Competências. XII Encontro Nacional de educação em Ciências
Universidade de Trás-os-Montes (Vila Real, Portugal)
2006 Conceções e práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico. Prova de Mestrado em Educação - Especialização em Supervisão e Orientação Pedagógica
Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual Contributo das atividades experimentais em ciências para a promoção das aprendizagens dos alunos do 1.º ciclo
Orientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - Atual Aprendizagem cooperativa no ensino das ciências
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2011 - Atual Projecto de Acções de Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Casa do Ambiente
Coorientador
Animação Cultural e Educação Comunitária (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2017 - 2018 A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º Ciclo
Orientador de João Fidalgo
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016 - 2017 Conceções e Práticas dos Educadores de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca do Ensino Experimental das Ciências
Orientador de Susana Bretes
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016 - 2017 Conceções Alternativas em Astronomia em Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2015 - 2017 A Influência da Aprendizagem Cooperativa na Promoção das Aprendizagens em Ciências: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2016 O contributo das atividades de investigação em ciências e da interdisciplinaridade na promoção das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2015 Adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagem
Orientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2015 Estudo das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2015 Conceções de Educadores de Infância acerca do ensino das ciências em contexto de creche
Orientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2015 O ensino das ciências e a promoção de capacidades de pensamento crítico de alunos do 2.º CEB
Coorientador
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Projeto Verde em Ação
Orientador
Licenciatura em Educação Social (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Horteses – Educar para a Sustentabilidade
Orientador
Licenciatura em Educação Social (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Avaliação no jardim-de-infância e no 1º ciclo do ensino básico: o uso do portfolio
Coorientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 A Promoção de Aprendizagens de Primeiros Socorros no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2013 - 2013 Ambiente.de(Trans)Formação
Orientador
Licenciatura em Educação Social (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2013 - 2013 (In)Formando-me.
Orientador
Licenciatura em Educação Social (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2013 - 2013 ECO.ESES
Coorientador
Animação Cultural e Educação Comunitária (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010 - 2010 Quinta Assoalhada
Coorientador
Animação Cultural e Educação Comunitária (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015 - 2015 Laboratório Criminal
Outro (Outra)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2015 - 2015 Recursos Pedagógicos TIC para o ensino das Ciências
Oficina (workshop) (Outra)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Sessão prática "Atividades de Ciências no Laboratório" no âmbito do projeto FIT – Fascinating ICT Tools for People with Disabilities
Oficina (workshop) (Outra)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Ciência Divertida
Oficina (workshop) (Outra)
Escola Superior de Agrária de Santarém, Portugal
2015 - 2015 Avaliação das aprendizagens no ensino das ciências
Outro (Outra)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Conferência Portugal sem Beatas
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 Bons Raios te Meçam – Equinócio de Primavera
Outro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 Workshop "Anima e Divulga Ciência"
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014 - 2014 Workshop "O que é o Hangout?"
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Workshop "O que é o youtube enquanto editor de vídeo?"
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Workshop "O que é o Prezi?"
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Workshop "O que é o Wix?"
Oficina (workshop) (Outra)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Workshop "O que é o Powtoon?"
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Sessão de “Apresentação dos projetos de Educação Ambiental” do Curso de Licenciatura em Educação Social (1.º ano)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Conferência "SOS Alviela"
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 XXII Jornadas da Prática Profissional
Outro (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Seminário "Eco-Condomínios"
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Conferência "Incêndios Florestais - Estratégias de Prevenção"
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Laboratórios De Física e Química Abertos na ESES
Outro (Coorganizador)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Workshop "Avaliação das aprendizagens no ensino das Ciências"
Oficina (workshop) (Outra)
2013 - 2013 Conferência "Gestão de Resíduos e Sustentabilidade: do local para o global"
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2013 Conferência "A Nutrição na Educação para Saúde e na Prevenção da Obesidade"
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Workshop "Animação e Divulgação Científica"
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Conferência "Consumo Sustentável – Uma oportunidade de mudança"
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Conferência "CancerMobile: Estratégias para o ensino da prevenção do cancro"
Conferência (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 ESES+Verde
Outro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 XVIII Jornadas da Prática Profissional subordinadas ao tema “Investigar em Educação”
Outro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Workshops "Ciência e Ambiente"
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-Learning e Tecnologias Digitais
Seminário
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-Learning e Tecnologias Digitais
Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Utilização das TIC no Ensino Superior: oportunidades e desafios - Projeto Pensar e Partilhar Práticas de Qualidade no Ensino Superior
Seminário
Sessão "Utilização das TIC no Ensino Superior: oportunidades e desafios"
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Transversalidade & Cultura Digital
Seminário
Seminário Transversalidade & Cultura Digital
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Tutoria(s) e/ou orientação tutorial: que objetivos? Que práticas? Que potencialidades? Que limitações?
Seminário
Tutoria(s) e/ou orientação tutorial: que objetivos? Que práticas? Que potencialidades? Que limitações?
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Partilha de práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências
Encontro
Partilha de práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Cursos Superiores Profissionais – uma NOVA formação superior para o FUTURO
Conferência
Cursos Superiores Profissionais – uma NOVA formação superior para o FUTURO
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2015 - 2015 Cerimónia de apresentação da Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020
Outro
Cerimónia de apresentação da Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020
Fundacao Calouste Gulbenkian, Portugal
2015 - 2015 II Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação
Outro
II Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação
Universidade Aberta, Portugal
2015 - 2015 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Encontro
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Oficina Wet coins and mysterious boxes – approaches to inquiry-based learning
Oficina (workshop)
XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 sessão prática “Avaliação das aprendizagens no ensino das ciências”
Seminário
4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 X Jornadas Pedagógicas “Novas Realidades e Desafios do Ensino”
Outro
X Jornadas Pedagógicas do Técnico “Novas Realidades e Desafios do Ensino”
Instituto Superior Técnico, Portugal
2014 - 2014 Oficina de Formação “Estratégias para reforçar a visibilidade internacional da investigação”
Oficina (workshop)
Oficina de Formação “Estratégias para reforçar a visibilidade internacional da investigação”
http://www.ie.ulisboa.pt/portal/page?_pageid=406,1808912&_dad=portal&_schema=PORTAL, Portugal
2014 - 2014 Seminário “Solta o grito - Prevenir a Violência Doméstica”
Seminário
Seminário “Solta o grito - Prevenir a Violência Doméstica”
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 I Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação
Outro
I Jornadas Internacionais Online de Educação, Tecnologia e Inovação
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2014 workshop “Wordpress - Avançado”, integrado no Dia da Sociedade da Informação” (Information Society Day – Broadband for Sustainable Development)
Oficina (workshop)
workshop “Wordpress - Avançado”, integrado no Dia da Sociedade da Informação” (Information Society Day – Broadband for Sustainable Development)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Seminário “Educação e Cidadania”
Seminário
Seminário “Educação e Cidadania”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Workshop “Potencialidades do NVivo na análise de dados qualitativos”
Oficina (workshop)
Workshop “Potencialidades do NVivo na análise de dados qualitativos”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Congresso ISATT 2014, Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem
Congresso
Congresso ISATT 2014, Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias (SIEC 2014)
Simpósio
II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias
Universidade de Vigo, Espanha
2014 - 2014 III Congresso internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2014
Congresso
III Congresso internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2014
Universidade de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 Conferência SOS Alviela
Conferência
Conferências SOS Alviela
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2014 - 2014 Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Seminário
Seminário Internacional "Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto"
Escola Superior de Educação de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Educação Social em debate: Formação, Ambiente e Sustentabilidade
Seminário
Educação Social em debate: Formação, Ambiente e Sustentabilidade
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2013 Seminário “iTEC – A formação inicial de professores para a sala de aula do futuro”
Seminário
Seminário “iTEC – A formação inicial de professores para a sala de aula do futuro”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Jornadas Resitejo – “Educar para a Sustentabilidade”
Outro
Jornadas Resitejo – “Educar para a Sustentabilidade”
Resitejo, Portugal
2013 - 2013 Seminar State of the Art of Research in Teacher Education
Seminário
Seminar State of the Art of Research in Teacher Education
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Seminário Pedagogia do Ensino Superior no Século XXI: Inovação em Formação de Docentes Universitários e em Docência Universitária
Seminário
Seminário "Pedagogia do Ensino Superior no Século XXI: Inovação em Formação de Docentes Universitários e em Docência Universitária"
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Conferência “Ensino Profissional”, integrada no Ciclo de Conferências Questões-Chave da Educação ’13
Conferência
Conferência “Ensino Profissional”, integrada no Ciclo de Conferências Questões-Chave da Educação ’13
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal
2013 - 2013 Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Encontro
Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior
Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 XVIII Jornadas da Prática Profissional
Outro
Investigar em Educação
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Consumo Sustentável – Uma oportunidade de mudança
Conferência
Consumo Sustentável – Uma oportunidade de mudança
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2012 Ciclo de Conferências Questões-Chave da Educação ’12 - As Novas Tecnologias
Conferência
Ciclo de Conferências Questões-Chave da Educação ’12 - "As Novas Tecnologias"
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal
2012 - 2012 Students’ conceptions about the urban environment
Encontro
Encontro do Programa Intensivo ERASMUS “Landscape Anthropology in European Protected Areas”
Universidad Católica de Valencia "San Vicente Martír", Espanha
2010 - 2010 Ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico. Um estudo com professores.
Encontro
I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Ensino Experimental das Ciências
Oficina (workshop)
6º Campeonato Nacional de Jogos matemáticos
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010 - 2010 I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Encontro
I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Estratégias de Ensino Experimental das Ciências. Perspetivas de professores após a formação
Outro
I Fórum Nacional do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Balanço e Perspetivas para o Futuro
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 - 2009 A articulação entre o ensino experimental das ciências e a matemática
Oficina (workshop)
Seminário Final do PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DOS 1º E 2º CICLOS DO ENSINO BÁSICO DO DISTRITO DE SANTARÉM
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2009 - 2009 Perspectivas de professores sobre o ensino experimental das ciências no 1º Ciclo
Encontro
XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Portugal
2009 - 2009 Campos Conceituais e Aprendizagem Significativa
Seminário
Seminário "Campos Conceituais e Aprendizagem Significativa"
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 “Medidas de Magnitude do Efeito”
Seminário
Seminário “Medidas de Magnitude do Efeito”
Faculdade de Ciências da Unievrsidade de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Ensino Experimental das Ciências
Oficina (workshop)
ExpoCriança 2008
Ministério da Educação - Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
2008 - 2008 1º Seminário de “História do Ensino da Matemática e das Ciências”
Seminário
1º Seminário de “História do Ensino da Matemática e das Ciências”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Perspectivas de Professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico sobre Avaliação de Competências
Encontro
XII Encontro Nacional de Educação em Ciências
Universidade de Tras-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2007 - 2007 Encontro “Vamos Brincar aos Materiais – 1º Encontro de Professores – Formar, planificar, implementar”
Encontro
Encontro “Vamos Brincar aos Materiais – 1º Encontro de Professores – Formar, planificar, implementar”
projeto Ciência Viva, Portugal
2007 - 2007 Encontro “Espaços Partilhados: Uma Via Necessária para a Educação Sexual”
Encontro
Encontro “Espaços Partilhados: Uma Via Necessária para a Educação Sexual”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Conferência Ibérica “Educação para a Cidadania”
Congresso
Conferência Ibérica “Educação para a Cidadania”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Seminário “Atividades Linguísticas no Ensino das Ciências”
Seminário
Seminário “Atividades Linguísticas no Ensino das Ciências”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2005 Seminário “O Ensino das Metodologias de Investigação na Pós-graduação em Educação”
Seminário
Seminário “O Ensino das Metodologias de Investigação na Pós-graduação em Educação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2001 Colóquio “Globalização – Cidadania – Educação”
Outro
Colóquio “Globalização – Cidadania – Educação”
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/01/06 Os desafios da educação para o séc. XXI: o Projeto Piloto de Inovação Pedagógica na Promoção do Sucesso Escolar de Todos
Arguente principal
Rita Isabel Lourenço Gil (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2019 “Sentir e crescer” com o espaço exterior: contextos de aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB
Arguente
Sara Filipa Pinheiro Libânio (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2018 O Simulador Photolab num espaço de aprendizagem por investigação no desenvolvimento de competências do processo científico
Arguente
Rita Sofia Ramalho dos Santos (Mestrado)
Instituto Politecnico de Leiria, Portugal
2018 Atitudes e crenças de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico em relação às Ciências Naturais
Arguente
Rita Alexandra Alves Candeias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 Indagar da vontade espontânea das crianças para a realização de atividades no domínio das Ciências
Arguente
Merícia Freitas Teodoro (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017 Porque é que a terra treme? Perceção do risco sísmico em alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
Ana Catarina Marques (Mestrado)
2017 Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: sua eficácia na aprendizagem de alunos do 2.º Ciclo de Escolaridade
Arguente
Joana Coelho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2016/04/21 Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências nas Conceções e Práticas de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências nas Conceções e Práticas de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2016 As atividades práticas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Potencialidades e constrangimentos à sua implementação no processo de ensino-aprendizagem
Arguente
Ana Rita Agostinho (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016 O reconhecimento dado no manual escolar nas aprendizagens: perspetivas dos alunos, pais e professores
Arguente
Inês Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2016 A importância das visitas de estudo na aprendizagem: conceções de alunos e professores
Arguente
Valter Rato (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2016 A promoção do pensamento crítico e as atividades experimentais nas aulas de Ciências Naturais do 2.º CEB
Arguente
Sónia Roda (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2015 Adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagem Ana Helena Machado (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2015 Estudo das potencialidades do trabalho prático de orientação investigativa no 1.º ciclo do ensino básico Rafaela Roberto (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2015 Questões Sociocientíficas Controversas para a promoção do Ativismo Social em Física e Química. Um estudo com alunos do 11.º ano. Maria Arlete da Costa Machado Cruz (Mestrado)
Universidade Lusiada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciencias da Educacao, Portugal
2014 UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVISMO COLETIVO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS DE 5.º ANO Cláudia Fernandes (Mestrado)
Universidade Lusiada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciencias da Educacao, Portugal
2014 Desenvolver estratégias de organização do trabalho pedagógico visando a diferenciação pedagógica: um estudo exploratório Liliana Romão (Mestrado)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010 Aprendizagens no Pré-escolar através da realização de actividades experimentais Joana Campos, Joana Caleço e Joana Santos (Outro)
Instituto Politecnico de Santarem, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/06/14 - 2021/06/17 VII Congreso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2021) Universidade de Vigo
2021/02/01 - 2021/02/05 XIX Symposium of the International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) Daegu, Coreia do Sul
2020/06/15 - 2020/06/18 V Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias (SIEC 2020) Universidade de Vigo

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Sisyphus — Journal of Education (2182-9640) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2018 - Atual Sisyphus — Journal of Education (2182-9640) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2018 - Atual Revista da UIIPS Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
2017 - Atual Cadernos de Educação (1679-8104) Instituto Metodista de Ensino Superior
2016 - Atual Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) (1983-2117) SciELO
2021 - 2021 Interações
2020 - 2021 Sustainability
2019 - 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
2015/02/18 - 2015/03/17 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Faculdade de Educação UFMG
2014/09/01 - 2014/09/30 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Faculdade de Educação UFMG
2011/09/01 - 2011/12/01 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências Faculdade de Educação UFMG

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual A docente integra a equipa da candidatura à Acreditação de Entidades como Avaliadoras e Certificadoras de Manuais Escolares, avaliada positivamente a 26 de julho de 2018 pela Comissão de Apreciação, tendo a ESES sido acreditada como entidade avaliadora e certificadora de manuais escolares para o 1.ºCEB – Estudo do Meio. Ministério da Educação, Portugal
2016 - 2017 No âmbito do protocolo entre a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) e o Instituto Politécnico de Santarém, a docente integrou a equipa de peritos externos de avaliação externa de escolas e agrupamentos escolares. Inspeção-Geral da Educação e Ciência, Portugal
2015 - 2016 Revisão Científica dos planos e materiais formativos da ação de formação em Química (designação provisória), destinada a professores de Química do Ensino Secundário da República Democrática de São Tomé e Príncipe, no âmbito do Projeto Escola +, dinamizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Ambiente e Sociedade Licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2018 - Atual Ambientes Educativos Inovadores Mestrado em Recursos Digitais em Educação (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016/09 - Atual Investigação em Prática de Ensino Supervisionada I Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2016 - Atual Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016 - Atual Introdução à Didática do Estudo do Meio Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016 - Atual Temas de Ciências Físicas e Naturais Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2015/09 - Atual Conhecimento do Mundo Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2015/09 - Atual Estudo do Meio Físico e Social Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014 - Atual Ciências Físicas e Químicas Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2010/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB - 1.º e 2.º anos Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010/09 - Atual Didática do Ensino Básico 1.º e 2.º ano Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010/09 - Atual Didática do Ensino Básico 3.º e 4.º ano Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010/09 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em 1.º CEB - 3.º e 4.º ano Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007/09 - Atual Educação Ambiental Licenciatura em Educação Social (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007/09 - Atual Didática da Educação de Infância Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2016 - 2019 Educação Ambiental e Divulgação Científica para Crianças e Jovens Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016 - 2018 Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Socioeducativos Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politecnico de Santarem Escola Superior de Educacao de Santarem, Portugal
2016 - 2018 Estágio Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional)
2015/09 - 2016 Ensino e Aprendizagem em Estudo do Meio Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014/09 - 2015/07 Acompanhamento em Contextos Coletivos para a Infância-Técnicas e Relação Pedagógica Curso de Especialização Tecnológica em Acompanhamento de Crianças e Jovens (Outros) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014/09 - 2015/07 Organização e Animação de Contextos Socioeducativos Curso de Especialização Tecnológica em Acompanhamento de Crianças e Jovens (Outros) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014/09 - 2015 Seminário de Investigação em Educação Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014/09 - 2015 Didática das Ciências Físicas e Naturais Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014/09 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB - Matemática e Ciências da Natureza Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2014/09 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010/09 - 2014/02 Animação e Divulgação Científica Animação Cultural e Educação Comunitária (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007/09 - 2014/02 Educação Ambiental Animação Cultural e Educação Comunitária (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2009/09 - 2014 Ciências da Natureza Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2011/09 - 2012 Pedagogia da Educação de Infância - Jardim de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2010/09 - 2011 Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2008/09 - 2009/07 Educação Ambiental Educação de Infância/Professores do Ensino Básico 1º Ciclo (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007/09 - 2009/07 Didáctica das Ciências Profissionalização em Serviço (Outros) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007/09 - 2009/07 Projetos em Educação para o Ambiente e para a Cidadania Educação de Infância/Professores do Ensino Básico 1º Ciclo (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007/09 - 2008/02 Física Professores de 2º Ciclo Matemática e Ciências (Licenciatura) Instituto Politecnico de Santarem, Portugal
2007/03 - 2007/05 Física - Cursos de Educação e Formação (CEF) de Nível II (Outros) Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Portugal
2006/09 - 2007/02 Física - Cursos Profissionais de Nível III (Outros) Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Portugal
2006/09 - 2007/02 Química - Cursos Profissionais de Nível III (Outros) Escola Técnica de Imagem e Comunicação, Portugal
2005/09 - 2006/01 Ciências Físico-Químicas - Cursos Tecnicoprofissionais de Nível II (Outros) Casa Pia de Lisboa, Portugal
2003/09 - 2004/01 Ciências Físico-Químicas - 7º ano (Outros) Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo, Moita, Portugal
2003/09 - 2004/01 Ciências Físico-Químicas - 8º ano (Outros) Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo, Moita, Portugal
2003/09 - 2004/01 Ciências Físico-Químicas - 9º ano (Outros) Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo, Moita, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade da Vida Membro Integrado
2016 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências - APEduC Associada
2010/03 - Atual Unidade de investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2010 - Atual UIIPS Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Colaboradora
2007 - 2010 Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Colaboradora

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Comissão de Apoio ao Ensino a Distância da Escola Superior de Educação de Santarém.
Coordenador
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Antonio Vaquero

Outra distinção

2020 Menção honrosa
Casa das Ciências, Portugal
2017 Prémio Distinção
Casa das Ciências, Portugal
2016 Prémio Mérito
Casa das Ciências, Portugal