???global.info.a_carregar???
Ana Jorge is Associate Professor at Lusófona University and Senior Researcher at CICANT. She holds a Communication Sciences PhD from NOVA University of Lisbon (2012), where she also conducted postdoctoral research on Media Education (2015), both with individual grants from FCT. Ana researches on children, youth and media, audiences, celebrity culture, digital culture, and she has taken part in international projects as EU Kids Online, RadioActive101, and networks from COST Actions Transforming Audiences and DigiLitEY. Her scholarship appears in journals such as European Journal of Cultural Studies, Popular Communication, Social Media + Society, Journal of Children and Media, Celebrity Studies, and collections such as Celebrity and Youth (Peter Lang, 2019), The Future of Audiences (Palgrave, 2018) and Childhood and Celebrity (Routledge, 2017). She has co-edited Digital Parenting (Nordicom, 2018) and Reckoning with Social Media (Rowman & Littlefield, 2021).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Jorge

Nomes de citação

  • Jorge, Ana
  • Jorge, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
F21A-1BFE-4C26
ORCID iD
0000-0002-4069-6212
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=zF7FXpoAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
G-1347-2014
Scopus Author Id
53867987400

Endereços de correio eletrónico

  • ana.jorge@ulusofona.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (+351) 217515500 (Profissional)

Moradas

  • Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Ana_Jorge3 (Rede social)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2008 - 2012
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Estudos dos Media e Jornalismo
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Cultura das celebridades e jovens: do consumo à participação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
2005 - 2008/04/24
Concluído
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (Mestrado integrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Publicidade e Media: da produção à recepção de revistas femininas e masculinas de estilo de vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000 - 2005/01/11
Concluído
Ciências da Comunicação (Licenciatura)
Especialização em Comunicação Institucional
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
17 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/02 - Atual Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2016/02 - 2019/12 Investigador (Investigação) Universidade Catolica Portuguesa Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Portugal
2015/01 - 2016/01 Investigador (Investigação) Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais, Portugal
2012/01 - 2016/01 Investigador (Investigação) Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal
2014/07 - 2014/12 Investigador (Investigação) Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2008/01 - 2012/10 Investigador (Investigação) Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal
2012/02 - 2012/06 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Portugal
2007/05 - 2010/07 Investigador (Investigação) Centro Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
2007/01 - 2007/01 Investigador (Investigação) Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - 2020/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/09/01 - 2020/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
2016/02/01 - 2020/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013/09 - 2014/07 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09/01 - 2014/06/30 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09 - 2006/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Caixa Geral de Depositos, Portugal
2005/11 - 2006/08 Técnico Superior (Técnico Superior) Caixa Geral de Depositos, Portugal
2005/01 - 2005/10 Técnico Superior (Técnico Superior) LPM Comunicação, Portugal
2004/09 - 2005/01 Técnico Superior (Técnico Superior) Centro Cultural de Belém, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02 - 2017/08 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2016/01 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/09 - 2013/07 Outra Situação (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019 - Atual DeCODE/M: (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal
PTDC/COM-CSS/31740/2017
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2014 - 2015/12 ON Sex - Direitos Sexuais e Jovens Vulneráveis
-
Outra
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2016/12 CRESCENDO ENTRE ECRÃS: Usos de meios eletrónicos por crianças (3-8 Anos)
-
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Entidade Reguladora para a Comunicação Social
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015 - 2016/01 RadioActive Portugal
-
Investigador responsável
Centro de Investigação Media & Jornalismo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2015/02 RadioActive Europe
LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3
Investigador
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal
Em curso
2011 - 2014/06 EU Kids Online III: A Thematic Network to Stimulate and Coordinate Investigation into the Use of New Media by Children
SI-2010-TN-4201001
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal

London School of Economics and Political Science, Reino Unido
Em curso
2013 - 2014/05 Media Education Policies
ANR-COST
Investigador
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal
Em curso
2010 - 2014/02 COST Transforming Audiences, Transforming Societies
COST ISO906
Investigador
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal
Concluído
2009 - 2011/11 Inclusão e Participação Digital: comparação de trajectórias de uso de meios digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos
UTAustin/CD/0016/2008
Investigador
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal

University of Texas at Austin, Estados Unidos
Concluído
2009 - 2011/10 EU Kids Online II: Enhancing Knowledge Regarding European Children’s Use, Risk and Safety Online
SIP-KEP-321803
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal

London School of Economics and Political Science, Reino Unido
Concluído
2008 - 2010/07 A Representação discursiva da mulher em revistas femininas e masculinas portuguesas
PTDC/CCI/71865/2006
Centro Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008 - 2009/06 EU Kids Online I
SIP-2005-MD-038229
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal

London School of Economics and Political Science, Reino Unido
Concluído
2006 - 2007 O Feminino na Imprensa Portuguesa: Representação, Negociação e Acção
POCI/COM/55780/2004
Investigador
Centro Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lina Moscoso Teixeira; Jorge, Ana. "A repercussão dos média alternativos no ciberespaço: estudo comparativo das páginas “Outras Palavras” e “O Corvo”". Trabalho apresentado em Cibercultura: Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, Braga, 2017.
    Publicado
  2. Jorge, Ana; Vítor Tomé; Raquel Pacheco. "Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famílias". Trabalho apresentado em XV Congresso IBERCOM, Lisboa, 2017.
    Publicado
  3. Ponte, Cristina; Ana Jorge; Susana Batista; Teresa Sofia Castro; Cristina Ponte; Jorge, Ana. "Crescendo entre ecrãs: competências digitais de crianças de 3 a 8 anos". Trabalho apresentado em Literacia, Media e Cidadania, Porto, 2017.
    Publicado
  4. Maria José Brites; Ana Jorge; Sílvio Correia Santos; Catarina Navio. "RadioActive Europe: jovens, o digital e as suas comunidades". Trabalho apresentado em 2.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, Lisboa, 2013.
    Publicado
  5. Ana Jorge. "Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo". Trabalho apresentado em Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania", Braga, 2011.
    Publicado
  6. Ana Jorge. "Consumir ou Participar: Análise dos Produtos Mediáticos para Jovens 12-18". Trabalho apresentado em IV Jornadas Internacionais de Jornalismo - Os Jovens e a Renovação do Jornalismo, Porto, 2009.
    Publicado
  7. Ana Jorge. "O sexo vende, e os produtos compram-se’: a publicidade nos discursos de produção e recepção nas revistas femininas e masculinas de estilo de vida". Trabalho apresentado em VI Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", Lisboa, 2009.
    Publicado
  8. Cristina Ponte; Ana Jorge; Daniel Cardoso. "Acessos e Usos: estudo de caso sobre a mediação das tecnologias em contexto escolar". Trabalho apresentado em VI Congresso SOPCOM, "Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia", Lisboa, 2009.
    Publicado
  9. Cristina Ponte; Ana Jorge; Daniel Cardoso. "Between access and use: a case-study on technology mediation in a school environment". Trabalho apresentado em V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE), Lisboa, 2009.
    Publicado
  10. Ana Jorge. "Female Celebrity in Portuguese women's lifestyle magazines". Trabalho apresentado em 9th Conference of the European Sociological Association, Lisboa, 2009.
    Publicado
  11. Ana Jorge. "A Maternidade dos Discursos de Celebridade em Catarina Furtado". Trabalho apresentado em Género e Culturas Mediáticas, Coimbra, 2009.
    Publicado
  12. Ana Jorge. "Public sphere of the reception of women’s and men’s lifestyle magazines: Sex sells (for men) and products are bought (by women)". Trabalho apresentado em ECREA - 2nd European Communication Conference, Barcelona, 2008.
    Publicado
  13. Ana Jorge. "Celebrities' young fans online: identities, practices and communities". Trabalho apresentado em 4e Colloque International Enjeux et Usages des Technologies de l'Information et de la Communication, Lisboa, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia; Neto, Filipa. "‘When you realise your dad is Cristiano Ronaldo’: celebrity sharenting and children’s digital identities". Information, Communication & Society (2022): 1-20. http://dx.doi.org/10.1080/1369118x.2022.2026996.
    Publicado • 10.1080/1369118x.2022.2026996
  2. Jorge, Ana; Amaral, Inês; Alves, Artur de Matos. Autor correspondente: Jorge, Ana. ""Time well spent": the ideology of dis/connection as a means for digital wellbeing". International Journal of Communication 16 (2022): 1551-1572. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/18148/3717.
    1932–8036/20220005
  3. Tero Karppi; Aleena Chia; Ana Jorge. "In the mood for disconnection". Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies (2021): https://doi.org/10.1177/13548565211034621.
    10.1177/13548565211034621
  4. Ana Jorge; Mercè Oliva; Luis LM Aguiar. "Offshoring & leaking: Cristiano Ronaldo’s tax evasion, and celebrity in neoliberal times". Popular Communication (2021): 1-15. https://doi.org/10.1080/15405702.2021.1913491.
    10.1080/15405702.2021.1913491
  5. Lina Moscoso Teixeira; Ana Jorge. "Plataformas de Financiamento Coletivo na Economia Política dos Média Alternativos". Comunicação e Sociedade (2021): https://doi.org/10.17231/comsoc.39(2021).2863.
    10.17231/comsoc.39(2021).2863
  6. Ana Jorge; Lidia Marôpo; Ana Margarida Coelho; Lia Novello. "Mummy influencers and professional sharenting". European Journal of Cultural Studies (2021): https://doi.org/10.1177/13675494211004593.
    10.1177/13675494211004593
  7. Lidia Marôpo; Raiana de Carvalho; Ana Jorge. "Children’s cancer narratives on YouTube: Agency and entrepreneurship in Brazilian CarecaTV". Global Studies of Childhood (2020): https://doi.org/10.1177/2043610620967018.
    10.1177/2043610620967018
  8. Marôpo, Lidia ; Jorge, Ana; Tomaz, Renata. "“I felt like I was really talking to you!”: intimacy and trust among teen vloggers and followers in Portugal and Brazil". Journal of Children and Media 14 4 (2020): 22-37. https://doi.org/10.1080/17482798.2019.1699589.
    Publicado • 10.1080/17482798.2019.1699589
  9. Ana Jorge. "Social Media, Interrupted: Users Recounting Temporary Disconnection on Instagram". Social Media + Society (2019): https://doi.org/10.1177/2056305119881691.
    10.1177/2056305119881691
  10. Ravenscroft, A.; Dellow, J.; Brites, M. J.; Jorge, Ana; Catalão, D.. "RadioActive101-Learning through radio, learning for life: an international approach to the inclusion and non-formal learning of socially excluded young people". International Journal of Inclusive Education 1 (2018): 1-22.
    Publicado • 10.1080/13603116.2018.1503739
  11. Jorge, A.; Marôpo, L.; Nunes, T.. "'I am not being sponsored to say this': A teen youtuber and her audience negotiate branded content". Observatorio 2018 Special Is (2018): 76-96. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054557001&partnerID=MN8TOARS.
  12. Jorge, Ana. "Are victims to blame?". Catalan Journal of Communication & Cultural Studies (2017):
    10.1386/cjcs.9.2.285_1
  13. Maria José Brites; Sílvio Correia Santos; Ana Jorge; Daniel Catalão. "Ferramentas jornalísticas na educação: uma rádio online para jovens". Sociologia, Problemas e Práticas 84 (2017): 81-100. https://doi.org/10.7458/SPP2017846102.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7458/SPP2017846102
  14. Pereira, L.; Jorge, A.; Brites, M.J.. "Media education competitions: An efficient strategy for digital literacies?". Italian Journal of Sociology of Education 9 1 (2017): 77-92. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85029860572&partnerID=MN8TOARS.
    10.14658/pupj-ijse-2017-1-5
  15. Jorge, Ana. "Meios digitais e direitos: Perspetivas de jovens com cancro". Comunicação Pública 12 22 (2017): 01-16. https://journals.openedition.org/cp/1387.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Miriam Stehling; Juliane Finger; Jorge, Ana. "Comparative audience research: A review of cross-national and cross-media audience studies". Participations: Journal of Audience & Reception Studies 13 1 (2016): 321-333. http://participations.org/Volume%2013/Issue%201/S2/3.pdf.
    Publicado
  17. Patrícia Dias; Jorge, Ana. "Audience experiencing of emotions in the contemporary media landscape". Participations: Journal of Audience & Reception Studies 13 1 (2016): 431-445. http://participations.org/Volume%2013/Issue%201/S2/11.pdf.
    Publicado
  18. Ana Jorge. "‘Cristiano Ronaldo is cheap chic, Twilight actors are special’: young audiences of celebrities, class and locality". Celebrity Studies 6 1 (2015): 39-53. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19392397.2015.995467?journalCode=rcel20#.VLivbiusVS1.
    Publicado • 10.1080/19392397.2015.995467
  19. Sílvio Correia Santos; Maria José Brites; Ana Jorge; Daniel Catalão; Catarina Navio. "Learning for life: A case study on the development of online community radio". Cuadernos.info 36 (2015): 111-126. http://cuadernos.info/index.php/CDI/article/view/610.
    Publicado • 10.7764/cdi.36.610
  20. Maria José Brites; Sílvio Correia Santos; Ana Jorge; Catarina Navio. "Problematizar para intervir: rádio online e educação para os media como estratégia de inclusão de jovens". Observatorio (OBS*) 8 1 (2014): 145-169. http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/714/647.
    Publicado
  21. Lidia Marôpo; Ana Jorge. "At the Heart of Celebrity: Celebrities’ children and their rights in the media". Communication & Society / Comunicación y Sociedad 28 4 (2014): 17-34. http://www.unav.es/fcom/communication-society/en/resumen.php?art_id=510.
    Publicado • 10.15581/003.27.4.17-32
  22. Mascheroni, G.; Jorge, A.; Farrugia, L.; Mascheroni, Giovanna; Jorge, Ana; Farrugia, Lorleen. "Media representations and children's discourses on online risks: Findings from qualitative research in nine European countries". Cyberpsychology 8 2 (2014): article2-article2. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84905253295&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.5817/CP2014-2-2
  23. José Alberto Simões; Cristina Ponte; Ana Jorge. "Online experiences of socially disadvantaged children and young people in Portugal". Communications - The European Journal of Communication Research 38 1 (2013): 85-106. http://www.degruyter.com/view/j/comm.2013.38.issue-1/commun-2013-0005/commun-2013-0005.xml.
    Publicado • 10.1515/commun-2013-0005
  24. Catarina Navio; Ana Jorge. "Descobrindo a Comunidade Otaku Portuguesa: os Fãs Online". Vozes e Diálogo 12 1 (2013): 4-17. http://www6.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/4295/2626.
    Publicado
  25. Cristina Ponte; José Alberto Simões; Ana Jorge. "Do questions matter on children’s answers about internet risk and safety?". Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace 7 1 (2013): Article 2--. http://www.cyberpsychology.eu/view.php?cisloclanku=2013021801&article=2.
    Publicado • 10.5817/CP2013-1-2
  26. Ana Jorge. "Audiências e fãs juvenis de celebridades: Potencialidades e limitações para uma cidadania cultural". Ciberlegenda 28 1 (2013): 42-54. http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/618.
    Publicado
  27. Ana Jorge. "Young consumers and celebrities". Revista Portuguesa de Marketing 14 27 (2012): 50-59. http://www.rpm.pt/artigo.aspx?a=196.
    Publicado
  28. Lidia Marôpo; Ana Jorge. "Nascer para ser famoso? Os filhos de celebridades e seus direitos na mídia". Comunicação Midiática 6 1 (2011): 134-155. http://www.mundodigital.unesp.br/revista/index.php/comunicacaomidiatica/article/view/49/31.
    Publicado
  29. Ana Jorge. "Young audiences and fans of celebrities in Portugal". Comunicação & Cultura 12 (2011): 47-60.
    Publicado
  30. Jorge, A.; Brites, M.J.; Francisco, K.; Ana Jorge; Maria José Brites; Kárita Francisco. "Contactar, entreter, informar: Um retrato da inclusão digital de jovens e seus familiares em Portugal". Observatorio 5 3 (2011): 101-131. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80054842264&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  31. Cristina Ponte; Ana Jorge. "Media Education in Portugal: a building site". Journal of Media Literacy 57 1-2 (2010): 56-61.
    Publicado
  32. Lidia Marôpo; Ana Jorge. "Os direitos (de comunicação) de crianças e jovens na esfera pública europeia: O papel da sociedade civil numa sociedade em rede". Media & Jornalismo 8 14 (2009): 51-65.
    Publicado
  33. Ana Jorge. "Celebridades no Feminino: mulheres célebres em revistas femininas de estilo de vida portuguesas". Estudos de Comunicação 6 (2009): 167-188. http://www.ec.ubi.pt/ec/06/pdf/ana-jorge-celebridades.pdf.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Ana Jorge. "Jornalismo e segurança das crianças na internet", Jornalismo e Jornalistas, 2011, http://www.clubedejornalistas.pt/wp-content/uploads/2011/06/JJ46.pdf.
  2. Ana Jorge. "Os estudos europeus da comunicação em congresso", Jornalismo e Jornalistas, 2009
  3. Ana Jorge. "Revistas com estilo", Jornalismo e Jornalistas, 1906
Capítulo de livro
  1. Jorge, Ana; Pedroni, Marco. "‘Hey! I’m back after a 24h #DigitalDetox!’: Influencers posing disconnection". In Reckoning with Social Media: Disconnection in the Age of the Techlash, editado por Chia, Aleena; Jorge, Ana; Karppi, Tero, 63-83. Londres, Reino Unido: Rowman & Littlefield, 2021.
    Publicado
  2. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. "Social media and sick children". In The Routledge Companion to Digital Media and Children, editado por Green, L.; Holloway, Donell; Stevenson, K.; Haddon, Leslie; Leaver, Tama. Routledge, 2020.
    No prelo
  3. Matsumoto, Mitsuko; Poveda, David; Jorge, Ana; Pacheco, Raquel; Tomé, Vitor; Aliagas, Cristina; Morgade, Marta. "Family mediating practices and ideologies: Spanish and Portuguese parents of children under 3 and digital media in homes". In Mediating practices and ideologies: Spanish and Portuguese parents of children under 3 and digital media in the home, editado por Holloway, Donell. Austrália: Springer, 2020.
    Aceite para publicação
  4. Liubiniene, Vilmante; Jorge, Ana. "The Industry of Smart Toys: Cultural Implications from the Political Economy". In The Internet of Toys: Practices, Affordances and the Political Economy of Children’s Play, editado por Mascheroni, Giovanna; Holloway, Donell, 327-346. Palgrave Macmillan, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-10898-4_16
  5. Jorge, Ana; Nunes, Thays. "WTF: Digital ambassadors for the young generation?". In Celebrity and Youth: Mediated Audiences, Fame Aspirations, and Identity Formation, editado por Duvall, Spring-Serenity, 35-56. New York, Estados Unidos: Peter Lang, 2019.
    Publicado
  6. Cristina Ponte; José Alberto Simões; Teresa Sofia Castro; Susana Batista; Jorge, Ana. "Educando entre ecrãs". In Boom Digital? Crianças (3-8 anos) e ecrãs, 35-45. Lisboa, Portugal: Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 2018.
    Publicado
  7. Miriam Stehling; Jorge, Ana; Marôpo, Lidia; Vesnic-Alujevic, Lucia. "The co-option of audience data and user-generated content: the empowerment and exploitation of audiences through algorithms, produsage and crowdsourcing". In The Future of Audiences: a foresight analysis of interfaces and engagement, 79-99. London, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2018.
    Publicado
  8. Vesnic-Alujevic, Lucia; Stehling, Miriam; Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. "Algorithms and intrusions: emergent stakeholder discourses on the co-option of audiences' creativity and data". In The Future of Audiences, editado por Das, Ranjana; Ytre-Arne, Brita, 101-119. London, Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2018.
    Publicado
  9. Lidia Marôpo; Filipa Henriques; Jorge, Ana. "ONG e Meios para a Comunicação: as conquistas e os desafios da APSI". In Comunicação no Terceiro Sector - Desafios contemporâneos, 20-30. Covilhã, Portugal: Labcom, 2017.
    Publicado
  10. Jorge, Ana; Marôpo, Lidia. "Born to be famous? Children of celebrities and their rights in the media". In Childhood and Celebrity, editado por O'Connor, Jane; Mercer, John, 28-40. London, Reino Unido: Routledge, 2017.
    Publicado
  11. Jorge, Ana; Maria José Brites. "Culturas juvenis e desfavorecimento digital: o projeto RadioActive". In Cultura e Digital em Portugal, 209-221. Lisboa, Portugal: Afrontamento, 2016.
    Publicado
  12. Jorge, Ana. "'Cristiano Ronaldo is cheap chic, Twilight actors are special': young audiences of celebrities, class and locality". In Celebrity Audiences, editado por Holmes, Su; Ralph, Sarah; Barker, Martin, 39-53. London, Reino Unido: Routledge, 2016.
    Publicado
  13. Santos, Sílvio Correia; Jorge, Ana; Brites, Maria José; Sílvio Correia Santos; Maria José Brites. "Descobrindo o som, a palavra e a comunidade: implementação de uma WebRádio educativa". In Educar com Podcasts, editado por Momesso, Maria Regina; Yoshimoto, Eduardo; Carvalho, Ana Amélia; Diegues, Vitor, 30-55. Porto Alegre, Brasil: CirKula, 2016.
    Publicado
  14. Ana Jorge. "A educação para a cultura de consumo e media". In Interfaces das Relações Públicas com a Cultura, editado por Gonçalves, Gisela, 125-141. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2015.
    Publicado
  15. Ana Jorge; Luís Pereira; Conceição Costa. "Media Education Practices in Portugal. A Panoramic View". In Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain, 165-170. Gotemburgo, Suécia: Nordicom Clearinghouse, 2015.
    Publicado
  16. Maria José Brites; Ana Jorge; Sílvio Correia Santos. "RadioActive. A European Online Radio Project". In Agents and Voices: A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain, 177-182. Gotemburgo, Suécia: Nordicom Clearinghouse, 2015.
    Publicado
  17. Ana Jorge. "A comunicação comercial de alimentos e bebidas para crianças em Portugal: entre a regulação e a auto-regulação". In Infância, Juventude E Mídia: Olhares Luso-Brasileiros, editado por Barbalho, Alexandre; Marôpo, Lidia, 187-204. Fortaleza, Brasil: Ed. UECE, 2015.
    Publicado
  18. Ana Jorge. "A semi-periferia conta: notas sobre o papel de Portugal nos estudos internacionais a partir dos estudos das audiências de celebridades". In Comunicação e Linguagens: novas convergências, 251-259. Lisboa, Portugal: Colibri, 2015.
    Publicado
  19. Hagen, I.; Jorge, A.. "Grey Zones: Audience research, moral evaluations and online risk negotiation". In Revitalising Audiences: Innovations in European Audience Research, editado por Zeller, F.; Ponte, C.; O'Neill, B., 159-174. London, Reino Unido: Routledge, 2015.
    Publicado
  20. Ana Jorge; Luís Pereira; Conceição Costa. "Práticas de educação para os media em Portugal. Uma visão panorâmica". In Agentes e Vozes: Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha, 167-172. Gotemburgo, Suécia: Nordicom, 2014.
    Publicado
  21. Maria José Brites; Ana Jorge; Sílvio Correia Santos. "RadioActive. Um projeto europeu de rádio online". In Agentes e Vozes: Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha, 181-186. Gotemburgo, Suécia: Nordicom, 2014.
    Publicado
  22. Ana Jorge. "Em risco na internet? Resultados nacionais do inquérito EU Kids Online". In Crianças e internet em Portugal: Acessos, usos, riscos, mediações – Resultados do inquérito europeu EU Kids Online, 93-104. Coimbra, Portugal: MinervaCoimbra, 2012.
    Publicado
  23. Ana Jorge; Jorge, A.. "Celebrity Culture and postcolonial relations within the Portuguese media landscape: The case of Catarina Furtado". In Transnational Celebrity Activism in Global Politics – Changing the World?, 263-278. Londres, Reino Unido: Intellect, 2011.
    Publicado
  24. Ana Jorge. "Celebridades e Jovens em Portugal: da Televisão aos Novos Media". In A Vida Como Um Filme: Celebridade e Fama no século XXI, 181-198. Lisboa, Portugal: Texto, 2011.
    Publicado
  25. Carla Martins; Ana Jorge. "Representation of the "Feminine" in the Portuguese Popular Newspapers Correio da Manhã and 24Horas". In Media Agoras: Democracy, Diversity, and Communication, 98-114. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Jorge, Ana. Digital Parenting: the challenges for families in the digital age. Gotemburgo, Suécia: Nordicom. 2018.
    Publicado
  2. Ana Jorge. Metodologias Participativas: Os media e a educação. Covilhã, Portugal: LabCom Books. 2015.
    Publicado
  3. Jorge, Ana. Crianças e Internet em Portugal: acessos, usos, riscos, mediações - resultados do inquérito europeu EUKids Online. Coimbra, Portugal: Minerva Coimbra. 2012.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. García-Jiménez, Antonio; Jorge, Ana. "Vulnerabilidades digitales". Revista Mediterránea de Comunicación / Mediterranean Journal of Communication 10 1 (2019):
    Publicado • Co-editor
  2. Jorge, Ana; Amaral, Inês; Mathieu, David. "The co-option of audiences in the attention economy". Observatorio (OBS*) 12 (2018):
    Publicado • Editor
  3. Jorge, Ana; Brites, Maria José; Santos, Sílvio. "Educação para os Media na Era Digital". Media & Jornalismo 15 27 (2015):
    Publicado • Editor associado
Entrada de enciclopédia
  1. Jorge, Ana. "Celebrity bloggers and vloggers". In The International Encyclopedia of Gender, Media, and Communication, editado por Ross, Karen. Wiley, 2020.
    No prelo
Livro
  1. Jorge, Ana. Reckoning with Social Media. Londres, Reino Unido: Rowman & Littlefield. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Jorge, Ana. 'O Que é Que os Famosos Têm de Especial?' - A cultura das celebridades e os jovens. Lisboa, Portugal: Texto. 2014.
    Publicado
Manual
  1. Ana Jorge; Jorge, Ana; Brites, Maria José; Minga, Ester. Fazer rádio online com crianças e jovens: Manual de Sugestões. Portugal: Centro de Investigação Media e Jornalismo. 2016.
  2. Angela Rees; Andreas Auwarter; Maria José Brites; Jenny Hughes; Ana Jorge. A Facilitator’s Guide to RadioActive 101. Reino Unido. 2014.
Relatório
  1. Gillen, Julia; Jorge, Ana. 2018. A Day in the Digital Lives of Children aged 0-3. Summary report by DigiLitEY ISCH COST Action IS1410 Working Group 1 “Digital literacy in homes and communities.”.
  2. Cristina Ponte; José Alberto Simões; Susana Batista; Teresa Sofia Castro; Jorge, Ana. 2017. Crescendo entre ecrãs: Usos de meios eletrónicos por crianças (3-8 Anos). http://www.erc.pt/documentos/Crescendoentreecras/files/downloads/crescendo-entre-ecras.pdf.
  3. Jorge, Ana. 2017. The Internet of Toys: A report on media and social discourses around young children and IoToys. http://digilitey.eu/wp-content/uploads/2017/01/IoToys-June-2017-reduced.pdf.
  4. Jorge, Ana. 2017. Audiences, towards 2030 Priorities for audience analysis. http://epubs.surrey.ac.uk/842403/.
  5. Daniel Cardoso; Jorge, Ana; Cristina Ponte; Eduarda Ferreira. 2016. Projecto #ON_SEX: Direitos sexuais e jovens vulneráveis.
Resumo em conferência
  1. Carla Ganito; Jorge, Ana. "On and Off: Digital practices of connecting and disconnecting across the life course". Trabalho apresentado em AoIR 2017: The 18th Annual Conference of the Association of Internet Researchers, Tartu, 2018.
    Publicado
  2. Ponte, Cristina; Simões, José Alberto; Ana Margarida Jorge. "Online risks and opportunities amongst socially disadvantaged children and young people: findings from the Digital Inclusion and Participation Project". Trabalho apresentado em EU Kids Online II: final conference, Londres, 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Jorge, Ana. "Cultura das celebridades e jovens: do consumo à participação". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2012.
  2. Jorge, Ana; Ana Jorge. "Publicidade e Media: da produção à recepção de revistas femininas e masculinas de estilo de vida". Mestrado, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, 2008.

Outros

Outra produção
  1. Under the limelight: Celebrity parents sharenting. 2017. Jorge, Ana; Lidia Marôpo. http://blogs.lse.ac.uk/parenting4digitalfuture/2017/09/20/under-the-limelight/.
  2. RadioActive Portugal: Relatório Final à Rede TIC e Sociedade. 2016. Ana Jorge; Maria José Brites; Ester Minga; Daniel Catalão.
  3. Media and Information Literacy Policies in Portugal (2013). 2014. Conceição Costa; Ana Jorge; Luís Pereira. http://ppemi.ens-cachan.fr/data/media/colloque140528/rapports/PORTUGAL_2014.pdf.
  4. Awareness of online problematic situations, in The meaning of online problematic situations for children (Smahel, David, and Wright, Michelle F., eds.). 2014. Giovanna Mascheroni; Ana Jorge; Lorleen Farrugia; Bojana Lobe; Maialen Garmendia; Estefanía Jimenez; Miguel Casado del Río. http://www.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/EU%20Kids%20III/Reports/D4.2MeaningsReport.pdf.
  5. Book review: Helena Bilandzic, Geoffroy Patriarche & Paul J. Traudt (Eds.): The Social Use of Media: Cultural and social scientific perspectives on audience research.. 2014. Ana Jorge. http://ojs.statsbiblioteket.dk/index.php/mediekultur/article/view/16740/15186.
  6. RadioActive101 Practices. 2014. Maria José Brites; Andrew Ravenscroft; James Dellow; Colin Rainey; Ana Jorge; Sílvio Correia Santos; Angela Rees; et al. https://run.unl.pt/bitstream/10362/14510/1/RadioActive101%20Practices%20PDF.pdf.
  7. A cultura das celebridades e os jovens: do consumo à participação. 2013. Ana Jorge. http://www.opj.ics.ul.pt/index.php/fevereiro-2013.
  8. Portugal in EU Kids Online: National Perspectives. 2012. Cristina Ponte; Ana Jorge. http://eprints.lse.ac.uk/46878/.
  9. Book review: Graeme Turner, Ordinary People and the Media: The Demotic Turn, in European Journal of Communication. 2011. Ana Jorge. http://ejc.sagepub.com/.
  10. Recensão de Children, Media and Consumption. On the Front Edge, in The Journal of International Communication, 16, 1,. 2010. Ana Jorge.
  11. “Youth and Celebrity Culture – Between Consumption and Participation. A study of 12-17 year-olds in Portugal”. 2010. Ana Jorge. http://www.nordicom.gu.se/sites/default/files/Dokument/Unga-och-medier/NL2009_2012/nl_2_2010.pdf.
  12. EU Kids Online - Stakeholders’ Forum General report. Comissão Europeia. 2010. Ana Jorge; Daniel Cardoso; Cristina Ponte; Leslie Haddon. http://www2.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/EU%20Kids%20II%20(2009-11)/EUKidsOnlineIIReports/Stakeholder.pdf.
  13. Portuguese audiences research in Communication Studies: an overview of the last decade (1999-2010) with a focus on age and generations. 2010. Cristina Ponte; Ana Jorge. http://www.cost-transforming-audiences.eu/system/files/pub/PORTUGAL%20-%20Cristina%20Ponte_0.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11 ‘Family time’: a partilha sobre a experiência de parentalidade de celebridades globais no Instagram XI Congresso da SOPCOM: Comunicação, Turismo e Cultura
SOPCOM (Funchal, Portugal)
2019/11 Mãe e blogger a tempo inteiro: influencers de maternidade em Portugal XI Congresso da SOPCOM
SOPCOM (Funchal, Portugal)
2018 You(ng)tubers: intimacy and consumption among child and teen celebrities on YouTube in Portuguese language Seminar on Childhood and Youth Culture on YouTube
University of Copenhagen (Copenhaga, Dinamarca)
2018 '#trustme, I'm a youtuber': Intimacy and trust between vloggers and their followers in Portugal and Brazil Trust, control and privacy: mediatisation of childhood and adolescence in the digital age
ICA, ECREA (Praga, República Checa)
2018 Leaking and offshoring: Iberian audiences react to Cristiano Ronaldo’s tax evasion Desecrating Celebrity
Celebrity Studies Journal (Roma, Portugal)
2018 Social media, interrupted: Users recounting disconnection on social media Dis/connection: Conflicts, Activism and Reciprocity Online and Beyond
Uppsala University (Uppsala, Suécia)
2018 The industry of smart toys 7th European Communication Conference Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation
ECREA (Lugano, Suiça)
2018 SofiaBBeauty and commodification: A teen youtuber and her audience negotiate commercialism 7th European Communication Conference Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation
ECREA (Lugano, Suiça)
2018 What’s keeping you on/off? Analysis of social media and apps 7th European Communication Conference Centres and Peripheries: Communication, Research, Translation
ECREA (Lugano, Suiça)
2018 Waking up and going to bed with the digital media: The role of mobile media in structuring space and time Children and Adolescents in a Mobile Media World
Institute of Communication and Health, Università della Svizzera italiana (USI) and the ECREA TWG: Children, Youth and Media (Lugano, Suiça)
2017 Crescendo entre ecrãs: competências digitais de crianças de três a oito anos IV Congresso Literacia, Media e Cidadania
Grupo Informal de Literacia Mediática (Porto, Portugal)
2017 Uso de tecnologias e media por educadores e professores de 1º ciclo: um estudo exploratório X Congresso Ciências da Comunicação: Vinte anos de investigação em Portugal
SOPCOM (Viseu, Portugal)
2017 História dos média e das famílias através de mediagrafias X Congresso: Ciências da Comunicação - Vinte anos de investigação em Portugal
SOPCOM (Viseu, Portugal)
2017 Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famílias XV Congresso Internacional Ibercom -
Assibercom (Lisboa, Portugal)
2017 Audience Creativity and its Co-Option by Larger Powers Digital Culture Meets Data: Critical Approaches
ECREA Digital Culture and Communication (Brighton, Reino Unido)
2017 On and off: digital practices of connecting and disconnecting across the life course AoIR 2017 - Networked Publics
Association of Internet Researchers (Tartu, Estónia)
2017 Going off(line): industry and user practices Transforming Culture, Politics & Communication: New media, new territories, new discourses
IAMCR (Cartagena, Colômbia)
2017 Smart Toys in the Media: Discourses and Representations 1st International Youth Marketing and Media Forum
Universidade Europeia (Lisboa, Portugal)
2017 Getting support to fight cancer: views from young people on campaigns 1st International Youth Marketing and Media Forum
Universidade Europeia (Lisboa, Portugal)
2017 A representação da maternidade em celebrity mommy blogs VI Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa
CIAIQ (Salamanca, Espanha)
2016 Celebrities’ mommy blogging: Celebrities’ children and debate on children’s digital rights Research of Children, Youth and Media - ECREA 2016 Pre-conference
COST DigiLitEY / ECREA (Praga, República Checa)
2016 Making sense of digital media rights: the perspective of young people with cancer in Portugal 6th European Communication Conference
ECREA (Praga, República Checa)
2016 Digital rights and young people with cancer: perspectives from Portugal and Brazil Children's and Young People's Rights in the Digital Age
London School of Economics and Political Science / IAMCR Pre-conference (Londres, Reino Unido)
2015 WTF: Vloggers as digital ambassadors for the young generation Children, Adolescents and Advertising Symposium
ECREA (Madrid, Espanha)
2015 Media Education Competitions: an efficient strategy for digital literacies? Digital Literacy: research, policies and good practices
University of Padua (Pádua, Itália, Itália)
2015 Digital radio production by disadvantaged youth and lifelong learning Digital Literacy: research, policies and good practices
University of Padua (Pádua, Itália, Portugal)
2014 Children's food commercial communication in Portugal: self-regulation is "the way" against changes in regulation Food, Children and Youth: What's Eating
Instituto de Ciências Sociais (Lisboa, Portugal)
2014 Online risk perceptions in cross-cultural comparison: how media representations, parental concerns and peer cultures shape young people's awareness (New) Audience Practices
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (Lisboa, Portugal)
2014 From systematic analysis to participation strategies: online radio for the empowerment of young audiences (New) Audience Practices
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (Lisboa, Portugal)
2014 Políticas de Educação para os Media em Portugal: uma panorâmica III Encontro Nacional de Rádios e Televisões Escolares
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (Lisboa, Portugal)
2014 Listening to music, making online radio and copyright 5th European Communication Conference - Communication for Empowerment: Citizens, markets, innovations
ECREA (Lisboa, Portugal)
2014 Online radio for the empowerment of young audiences: from context analysis to radio participation 5th European Communication Conference: Communication for Empowerment: Citizens, markets, innovations
ECREA (Lisboa, Portugal)
2014 Media Education Competitions: an efficient strategy? Media Education Summit 2014
Centre for Excellence in Media Practice (Praga, República Checa)
2013 Cultura de consumo e media: questões sobre literacia I Encontro Internacional da Secção Sociologia do Consumo
Associação Portuguesa de Sociologia/ Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013 Youth fan cultures in the age of digital media: co-creation of idols or viral marketing 12th Nordic Youth Research Symposium: Changing Societies and Cultures: Youth in the Digital Age
Nordic Youth Research (Tallinn, Estónia)
2013 RadioActive Europe: jovens, o digital e as suas comunidades 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania
Gabinete dos Meios de Comunicação Social (Lisboa, Portugal)
2013 EU Kids Online: crianças, jovens e redes sociais Tertúlia “Os Jovens e as Redes Sociais”
Câmara Municipal de Odivelas (Odivelas, Portugal)
2013 Jovens e riscos na internet: o papel da comunidade e a voz dos jovens Dia da Internet Segura
Câmara Municipal de Loures (Loures, Portugal)
2013 Community webradio and including young people through media education: problematising before changing COST Transforming Audiences Meeting
COSTIS0906, Faculty of Political Sciences of University of Belgrade (Belgrado)
2013 Grey zones: audience research, moral evaluations and online risk negotiation Nordmedia 2013: Defending Democracy
FSMK – Föreningen för svensk medie- och kommunikationsforskning, Nordicom, Nordmedia Iceland, Norsk medieforskerlag, Oslo and Akershus University College, Sammenslutningen af medieforskere i Danmark, TOY – Finnish Association for Mass Communication (Oslo, Portugal)
2013 Conceptualizar para mudar: processo de literacia para pensar a ra´dio e a comunidade envolvente 8º SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia
SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2013 Já ouviste a minha rádio? Estratégias participativas de empoderamento de jovens através da rádio online 8º SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia
SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2013 Media Education in Portugal Public Policies in Media and Information Literacy in Europe: Training and Capacity-Building in the Digital Age
ANR-Translit (Paris, França)
2012 Internet, riscos e segurança online de crianças e jovens: resultados portugueses do projecto EU Kids Online VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade. Crise e Reconfigurações
Associação Portuguesa de Sociologia (Porto, Portugal)
2012 Celebridades, consumos e jovens VII Congresso Português de Sociologia – Sociedade. Crise e Reconfigurações
Associação Portuguesa de Sociologia (Porto, Portugal)
2011 Online risks and opportunities amongst socially disadvantaged children and young people: findings from Digital Inclusion and Participation project EU Kids Online Final Conference: Children, risk and safety online: research and policy challenges in a comparative perspective
London School of Economics and Political Science (Londres, Reino Unido)
2011 Integration and audience research: digital participation in the face of social semi-exclusion Transforming Audiences 3
University of Westminster (Londres, Reino Unido)
2011 Digital inclusion in the face of social semi-exclusion: adapting the EU Kids Online questionnaire IAMCR Conference: Cities, Connectivity and Creativity
International Association for Media and Communication Research (Istambul, Turquia)
2011 EU Kids Online – a reflection on the challenges of studying digital media among young people in Europe 10 èmes journées de sociologie de l'enfance - «La sociologie de l'enfance au regard de ses nouveaux objets»
Comité de recherche Sociologie de l’enfance, AISLF (Lisboa, Portugal)
2011 Contactar, entreter, informar: um retrato da inclusão digital de jovens e seus familiares em Portugal SEMIME- Exclusão Digital na Sociedade da Informação
Faculdade de Motricidade Humana - UTL (Lisboa, Portugal)
2011 Young consumers and celebrities 6º Seminário Marketing Infantil
IPAM/Brandkey (Porto, Portugal)
2011 Celebridades e jovens: de recursos para a literacia mediática à literacia para o consumo 1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011 Jovens fãs de celebridades: do consumo à participação Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 Vivências condicionadas do digital: as experiências de crianças e jovens do Programa Escolhas Diversidade Digital
Projecto Inclusão e Participação Digital (UTAustin/Portugal CD/0016/2008) (Lisboa, Portugal)
2011 Nascer para ser famoso? Os filhos de celebridades e os seus direitos nos media "cor-de-rosa" portugueses e brasileiros VII Congresso SOPCOM
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2011 Jovens e entretenimento nos media digitais VII Congresso da SOPCOM
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2011 Em que degraus da “escada de oportunidades”? Actividades e competências digitais declaradas por crianças e jovens de meios desfavorecidos VII Congresso da SOPCOM
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2011 Young fans of celebrities and cultural citizenship 2nd International Graduate Conference in Communication and Culture, The culture of Remix
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (Lisboa, Portugal)
2010 Leisure is hard: entertainment uses of the media and digital inclusion in Portugal III European Communication Conference
ECREA (Hamburgo, Alemanha)
2010 Female celebrities in women’s and men’s lifestyle magazines Celebrity News
Genève University (Genebra, Suiça)
2010 Born to be famous? Celebrities’ children and their rights IAMCR 2010 Conference: Communication and Citizenship
IAMCR - International Association for Media and Communication Research (Braga, Portugal)
2010 Female celebrities in women’s and men’s lifestyle magazines IAMCR 2010 Conference: Communication and Citizenship
International Association for Media and Communication Research (Braga, Portugal)
2010 Consuming Celebrities Child and Teen Consumption
Department of Child Studies, Linköping University (Linköping, Suécia)
2009 Female celebrity in Portuguese women’s lifestyle magazines Media, Communication and the Spectacle Conference
ECREA - European Communication Research and Education Association (Roterdão, Países Baixos)
2009 Female celebrity in Portuguese women’s lifestyle magazines 9th Conference of the European Sociological Association
ESA - European Sociological Association (Lisboa, Portugal)
2009 Between access and use: a case-study on technology mediation in a school environment V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE 2009)
m-ICTE (Lisboa, Portugal)
2008 Public sphere of the reception of women’s and men’s lifestyle magazines: Sex sells (for men) and products are bought (by women) 2nd European Communication Conference
ECREA (Barcelona, Espanha)
2008 Celebrities' Young Fans Online: Identities, Practices and Communities Colóquio Internacional EUTIC - "Dinâmicas de Desenvolvimento: na Encruzilhada dos Mundos
EUTIC (Lisboa, Portugal)
2008 Children and Young People’s (Communication) Rights in the European Public Sphere: the role of civil society in a network environment European Sociological Association/Research Network 18 Meeting
European Sociological Association (Lisboa, Portugal)
2008 Online celebrities’ fans: new ways to old habits Fifth Annual MeCCSA Postgraduate Conference
MeCCSA (Brighton, Reino Unido)
2007 Analysis of the Representation of the Feminine in the Portuguese Popular Newspaper 24horas Equal Opportunities and Communication Rights: Representation, Participation and the European Democratic Deficit
ECREA (Bruxelas, Bélgica)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/10/01 - Atual O Personal Branding das Influenciadoras e a Afirmação de Valores Pós-feministas
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual A influência das celebridades nas audiências televisivas
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual Relação dos Futebolistas com as Redes Sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual A Gestão da Self-Brand das Celebridades nas Redes Sociais por Agências de Marketing de Celebridades
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual Personal Branding: o papel dos social media na construção da marca pessoal dos futebolistas
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual Storytelling como principal estratégia de diferenciação no Self-Branding: – Tatuadores na Era digital
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual Social media, privacidade e dados online: implicações para a Comunicação e Marketing
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual Body Image e auto-aceitação corporal nas Redes Sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - Atual Beleza e moda no YouTube em Portugal: práticas, discursos e perceções
Orientador de Ana Margarida Castelo Baptista Coelho
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - Atual De miúdos a graúdos: estudo comparativo de gerações distintas de fãs de Star Wars
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - Atual O ecossistema transmediático aplicado às marcas: A imposição de estratégia digital nos meios de comunicação tradicionais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - Atual Jornalismo de entretenimento, celebridades contemporâneas e meios digitais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/10 - Atual Ativismo em rede: crítica das mídias alternativas à política de Brasil, Portugal e Espanha
Coorientador de Lina Moscoso Teixeira
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2019/03 - 2021/05/04 As novas dinâmicas de Marketing nas telecomunicações: caso Vodafone Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - 2021/03/18 Storytelling como principal estratégia de diferenciação no self-branding: Tatuadores na era digital
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - 2021/03/15 Relação entre os Futebolistas e as Redes Sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - 2021/03/12 O Personal Branding das Influenciadoras e a Afirmação de Valores pós-feministas
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/01/10 - 2021/03/09 A Emergência do Jornalismo de Entretenimento com base nas Celebridades Contemporâneas nos Meios Digitais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/01/10 - 2021/03/01 A Influência da Cultura Participativa e do Social Media Marketing nos Produtos Televisivos
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/01/10 - 2021/02/23 Sharenting de Celebridades Portuguesas no Instagram: autenticidade e publicidade
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10/01 - 2021/02/19 O Marketing Digital na Escolha de Programas Televisivos de Entretenimento: o caso de Casados à Primeira Vista
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10/01 - 2021/02/18 Influenciadores Digitais de Tecnologia no YouTube
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10/01 - 2021/02/18 An Exploratory Study about Portuguese Music Festivals’ Word-of-Mouth (WOM)
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - 2021/02/12 Retrobrands: das estratégias de comunicação ao consumo pelos jovens
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - 2021/01/05 A influência do uso das redes sociais na intenção de realizar cirurgia plástica nas mulheres portuguesas
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - 2021/01/04 O impacto da mediação parental na literacia da publicidade do YouTube em crianças dos 8 aos 12 anos
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10/01 - 2021 Social Media, Privacidade e Dados Online: Implicações para a Comunicação e Marketing
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - 2020/04/27 A maternidade mediada pelas redes sociais: como as mommy bloggers se tornam "ad-friendly"
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/10 - 2020/03/11 Social Media, Privacidade e Dados Online: Implicações para a Comunicação e Marketing
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - 2020/02/20 O papel do marketing de influência na comunicação de marcas : estudo de caso : Becel
Orientador de Maria de Noronha Vilardebó Loureiro
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - 2020/01/13 O papel dos influenciadores digitais masculinos no estabelecimento de uma relação entre a marca e o consumidor da geração Millennial
Orientador de Sofia Stoffel Pedro Fernandes Antunes
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - 2020/01/09 A presença de marcas de bebidas alcoólicas e de tabaco entre os Instagrammers
Orientador de Andreia Filipa Pereira Portas
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10 - 2019/12/12 As implicações éticas associadas ao marketing de influência de maternidade
Orientador de Vera da Câmara Morales Castelo Branco
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2019/06/26 Identidade digital e gestão de perfis nas redes sociais
Orientador de Ana Filipa Ferreira Gameiro
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018/01 - 2019/06 O Jornalismo em Banda Desenhada como uma Forma de Jornalismo Alternativo
Orientador de Thiago di Fonzo
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/01 - 2019/01/15 A estratégia de comunicação digital da Câmara Municipal de Lisboa para transformar a cidade numa Startup City
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/10/01 - 2018/12/19 A televisão do futuro: Um Estudo sobre a plataforma YouTube
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 As novas celebridades contemporâneas e as Redes Sociais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Comunicação geracional nas organizações
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 A Influência das Redes Sociais Online na Decisão de Compra do Consumidor: Estudo de caso da marca Adidas em Portugal
Coorientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 - 2018 Plano Estratégico de Transmedia para a Quinta do Arneiro: um novo relacionamento
Coorientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - 2018 Influenciadores online: Embaixadores digitais e a sua importância para as marcas
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 - 2016 ONLY LYON: Estratégias de Comunicação e Marketing para a internacionalização e gestão de imagem das cidades criativas
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Jornalismo cultural na era digital: Relatório de Estágio na revista Blitz
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 O Marketing Social em Organizações Sem Fins Lucrativos: Uma Campanha de Sensibilização na APSI
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 A Comunicação e o Marketing em Organizações Sem Fins Lucrativos: Um Olhar Sobre a Quercus
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 A repercussão da mídia alternativa no ciberespaço: estudo comparativo das páginas “Outras Palavras” e “O Corvo”
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 A Comunicação no Contexto das Organizações Culturais: O caso do Centro Cultural de Belém
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 A Publicidade Outdoor e a Tecnologia LED: Plano de Marketing da APN
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2015/01 O Comportamento do Consumidor Influenciado por Redes Sociais. Um estudo de caso das empresas "O Boticário" e "Kiko Make Up Milano"
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 Marketing, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local: Plano de Comunicação da Chousa Grande (Trabalho de projecto)
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 A comunicação no sector imobiliário do Arrendamento
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 As potencialidades educativas da rádio para crianças e jovens
Coorientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 O impacto dos social media no comportamento dos consumidores de health clubs em Portugal
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 Empreendedorismo e Comunicação Estratégica na Universidade Nova de Lisboa
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 Das Agências de Comunicação às Redacções dos Jornais: O método (in)eficaz de produção do press release na era social media
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 Do Anonimato à Fama: a construção da celebridade em Portugal
Coorientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 - 2013 O Poder da Imagem: Uma análise da adequação da imagem de Lula aos media em campanhas eleitorais
Orientador
Ciências da Comunicação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Audiences 2030: Imagining a future for audiences
Conferência (Coorganizador)
Arts and Humanities Research Council, Reino Unido, Portugal
2014 - 2014 V Seminário Internacional Media, Democracia e Cidadania na Era Digital
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Centro de Investigação Media & Jornalismo, Portugal
2011 - 2011 Crianças e Riscos Online - Conferência Nacional EU Kids Online II
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2011 - 2011 1º Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
SOPCOM, Portugal
2011 - 2011 Diversidade Digital
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2010 - 2010 I International Graduate Conference on Media and Communication, “Selling Politics and War”
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2009 - 2009 EU Kids Online - Conferência Nacional
Conferência (Outra)
ERC; UMIC, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 Children, youth and (micro)celebrity
Oficina (workshop)
Childhood, Youth and Technology
Aarhus Universitet, Dinamarca
2014 - 2014 Celebridades, Jornalismo e a Era Digital
Mesa-redonda
Era Digital: Que futuro para o Jornalismo?
2013 - 2013 EU Kids Online: do inquérito sobre riscos online de crianças e jovens a ferramenta para planos de intervenção para segurança online
Encontro
Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Sessão 6
Congresso
2º Congresso de Literacia, Media e Cidadania
Gabinete de Meios de Comunicação Social, Portugal
2010 - 2010 Children and the Market - A Relational Dilemma
Congresso
Child and Teen Consumption
Linköpings universitet, Suécia

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/10/18 O impacto da utilização dos smartphones na reformulação de relações familiares
Arguente principal
Mariana Pinto Góis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 O fenómeno do Fashion Blogging: Das It-Girls à Influência nos Seguidores
Arguente principal
Beatriz Leal Bernardino (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Portugal
2019 Identidade Visual da Marca: Design de Comunicação da Marca NOS
Presidente do júri
Alexandra Khozina (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 O self-branding como estratégia de promoção da cultura do consumo protagonizada por uma jovem youtuber e suas audiências
Arguente principal
Bárbara Janiques (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2019 A Comunicação Integrada de Marketing na era do Marketing Omnicanal. Casos do setor automóvel português
Arguente principal
Joana Zagalo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2019 A adoção de smart toys em Portugal: perceções e consumos das famílias
Presidente do júri
Gabriela Areias Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019 Gestão da Imagem de uma Empresa no Facebook: Estudo de Caso New Look
Arguente principal
Sara Correia Magalhães (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Comunicação Arquitetura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal
2018 Jornalismo Transmediático: Lógicas transmediáticas nas novas práticas jornalísticas - mais que uma história, uma experiência
Vogal
Ana Teresa Bispo David (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 A influência do celebrity endorsement na escolha de um destino turístico
Vogal
Sara Marques dos Reis Rodrigues Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 O impacto da acção de comunicação da RTP na Imprensa Escrita. O Got Talent Portugal 2016 como estudo de caso
Vogal
Ana Filipa Antunes Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 Mediação parental do uso de tecnologias digitais por crianças com menos de dois anos em diversos contextos culturais
Arguente
ELENA POSTOLACHE (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 To use or not to use digital influencers: Uma análise do recurso a influenciadores digitais em estratégias de relações públicas
Arguente principal
Ana Soraia Tomaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2018 O impacto da acção de comunicação da RTP na Imprensa Escrita. O Got Talent Portugal 2016 como estudo de caso
Vogal
Ana Filipa Antunes Dias (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 Mediação parental do uso de tecnologias digitais por crianças com menos de dois anos em diversos contextos culturais
Arguente principal
Elena Postolache (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 Jornal Público: Departamento de Marketing de Produto e Extensão de Marca
Arguente
Sandra Campos Navarro Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 A Exclusão Social na Televisão: o caso do programa 'E Se Fosse Consigo?'
Arguente
Mónica Soraia Romeira Martins (Mestrado)
Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 Jornalismo ‘cor de rosa’: Uma prática jornalística ou não? O caso do Correio da Manhã
Arguente
Catarina Fonseca Donas Boto Figueiredo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 As Representações do Jornalismo na Ficção de Harry Potter Transmídia: A Função Social e o Ethos Profissional
Vogal
Gabriela Sanseverino (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09/16 A rádio e os jovens na cultura contemporânea: usos e hábitos em Portugal e Brasil
Arguente principal
Diego Weigelt (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 A comunicação personalizada na grande distribuição: a percepção do consumidor
Arguente
Carolina Rosa Tavares (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2016 A rádio e os jovens na cultura contemporânea: usos e hábitos em Portugal e Brasil
Arguente principal
Diego Weigelt (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 O consumo de informação noticiosa na era digital: o estudo dos casos do Diário de Notícias e do Observador
Arguente
Miguel Cabral da Cunha Ferreira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 Tendências e aplicações do marketing digital na área do turismo 2.0
Vogal
Elisa Salomé Moniz Pessanha (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016 A Comunicação Interna e Cultura Organizacional: Um Estudo de Caso sobre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve
Arguente
Ana Soraia Matos Granja (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 A Narrativa Transmedia e a Modernidade Líquida: fãs e participação na era da convergência
Arguente
Alice Angela Thomaz (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 O Impacto da Comunicação pelo Facebook no Comércio Tradicional: O caso do Sport Lisboa e Benfica (Relatório de estágio no Departamento Multimedia do Sport Lisboa e Benfica)
Arguente
Ricardo Rodrigues (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015 O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa – Estudo de caso: Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
Arguente
Maria Leonor Silva Féria de Almeida (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015 As Relações Públicas de Celebridades: O contributo das Relações Públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal
Arguente
Soraia Andrade Costa (Mestrado)
Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Estudo de Caso do Programa Flash!Vidas – Informação ou Entretenimento?
Arguente
Meghanne Léa Pinto Barros (Mestrado)
Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015 Websites de compras colectivas e descontos: estratégias de comunicação e marketing em debate
Arguente
Vanessa Alexandra Crespo da Cruz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2014 Tabloidização das notícias: na imprensa de referência de Brasil e Portugal e os seus efeitos na construção discursiva do espaço público
Vogal
Tarcineide Mesquita Galdino (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 Tabloidização das notícias: na imprensa de referência de Brasil e Portugal e os seus efeitos na construção discursiva do espaço público
Vogal
Tarcineide Mesquita Galdino (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online: um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
Vogal
Brenda Parmeggiani (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013 O estudo dos media na comunicação B2B, influências e desafios
Vogal
Ana Luísa Ferreira de Pinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012 A Apple e a Microsoft na Rede Social Facebook: os novos modos de comunicar com o consumidor
Vogal
Marta Filipa de Oliveira Marques Rêgo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - Atual Audiences 2030 – CEDAR / ECREA Audiences and Reception Studies Conference Lisboa
2019 - 2020 IAMCR
2019/02 - 2019/05 V Congresso Literacia, Media e Cidadania Aveiro
2019 - 2019 Infrastructures and Inequalities: Media industries, digital cultures and politics Helsínquia
2018 - 2018 ECREA - Digital Culture and Communication section Lugano
2017 - 2017 Association of Internet Researchers 2017 Tartu
2017 - 2017 Ibercom Lisboa
2016 - 2016 ECREA - Digital Culture and Communication section Praga
2014 - 2014 ECREA - Digital Culture and Communication section Lisbon

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/01/02 - Atual Cogent Social Sciences Taylor & Francis
2016/01/01 - Atual Matrizes
Atual Comunicação Pública
2019/01 - 2019/01 DiGeSt Journal of Diversity and Gender Studies
2019 - 2019 Comunicazioni Sociali
2019 - 2019 Information Communication & Society (1468-4462) Informa UK (Taylor & Francis)
2019 - 2019 Convergence The International Journal of Research into New Media Technologies (1748-7382) SAGE Publications
2018 - 2018 Sociologia Online Associação Portuguesa de Sociologia
2018 - 2018 Comunicación y Género (2605-1982) Universidad Complutense de Madrid
2018 - 2018 Interações Sociedade e as novas modernidades
2018 - 2018 EGITANIA SCIENCIA Instituto Politécnico da Guarda
2018 - 2018 Observatorio (OBS*) Instituto Universitario de Lisboa (ISCTE-IUL)
2018 - 2018 Celebrity Studies
2018 - 2018 Communications: The European Journal of Communication Research
2018 - 2018 Revista Mediterránea de Comunicación (1989-872X) Publicaciones Universidad de Alicante
2017/03/01 - 2017/06/01 Communications - European Journal of Communication Research DeGruyter
2017 - 2017 Comunicação e Sociedade (2183-3575) "Centro de Estudos de Comunicacao e Sociedade, Universidade Minho"
2013/05/01 - 2013/06/30 Communication Management Quarterly Sage
2012/12/01 - 2012/12/31 Journal of Children and Media Taylor & Francis

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016/02 - Atual Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2019/09 - 2020/01 Laboratório Multimédia II Multimédia (Licenciatura) Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
2018/09/06 - 2019/01/30 História dos Media Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/09/20 - 2019/01/30 Métodos de Investigação Ciências da Comunicação (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018/02/05 - 2018/06/30 História dos Media Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09/06 - 2018/01/30 História dos Media Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/09/06 - 2018/01/30 Públicos e Audiências Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2017/02/20 - 2017/07/30 Sociologia da Comunicação Audiovisual e Multimédia (Licenciatura) Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017/02/06 - 2017/06/30 História dos Media Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/09/06 - 2017/01/30 História dos Media Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/09/05 - 2017/01/30 Indústrias Culturais e Criativas (em inglês) (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2016/02/22 - 2016/07/30 Sociologia da Comunicação Publicidade e Marketing (Licenciatura) Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016/02/07 - 2016/06/30 História dos Media Comunicação Social e Cultural (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2014/09/15 - 2016/01/20 Comunicação e Ciências Sociais Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2016 Boas práticas de investigação sobre crianças e internet Extensão e divulgação científica (Curso médio) Ministério da Defesa/ Ministério da Educação e Ciência, Portugal
2013/09 - 2014/07 Marketing Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/09 - 2014/07 Comunicação e Ciências Sociais Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 - 2014 Literacias Digitais e Segurança na Internet Extensão e divulgação científica (Curso médio) Rede de Bibliotecas Escolares, Portugal
2014 - 2014 Literacias Digitais e Segurança na Internet Extensão e divulgação científica (Curso médio) Gabinete de Rede de Bibliotecas Escolares, Portugal
2012/09 - 2013/07 Comunicação e Ciências Sociais Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/09 - 2013/07 Marketing Ciências da Comunicação (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2009 Por entre gerações. Os lugares dos media Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola de Verão, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007/01 - Atual ECREA
2007/01 - 2011/12 SOPCOM

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2012/02 - Atual Membro de Conselho Consultivo
Membro
Centro de Investigação Media e Jornalismo, Portugal
Distinções

Prémio

2015 Prémios Santander de Internacionalização da Produção Científica da FCSH/NOVA
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014 Prémio Inclusão e Literacia Digital
Rede TIC e Sociedade/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2013 Incentivo à Investigação e à Edição de Obras sobre Comunicação Social
Gabinete para os Meios de Comunicação Social, Portugal

Outra distinção

2019 Bolsa Erasmus +, staff mobility
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2018 COST IS1410 Short Term Scientific Mission
2014 COST IS0906 Short Term Scientific Mission
2013 Bolsa Erasmus, staff mobility
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal