???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Rocha
Género
Masculino

Identificadores de autor

Ciência ID
F214-E725-4B51
ORCID iD
0000-0002-0454-5038

Endereços de correio eletrónico

  • jorocha@esev.ipv.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Viseu, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação. Escola Superior de Educação de Viseu - Rua Maximiano Aragão, 3504-501, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2009 - 2016
Concluído
Educação, especialidade em Supervisão e Avaliação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Prática de Ensino Supervisionada: Que Possibilidades de Desenvolvimento Profissional na Formação de Professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
2003 - 2006
Concluído
Administração e Planificação da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"Formação Teórico-Prática em Administração e Gestão Escolar: Um Estudo de Caso no contexto de Formação Inicial de Professores do 1.º CEB" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
1997 - 2001
Concluído
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2001/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Abreu, Alice; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João. "Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica". 2018.
  2. Rocha, João. "O papel da supervisão pedagógica na formação de professores do 1.º CEB". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018), Bragança, 2018.
    Publicado
  3. Lacerda, Carla; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João. "A abordagem interdisciplinar da Educação Sexual no 1.º ciclo do ensino básico". 2016.
  4. Rocha, João; Cardoso, Ana Paula; Laranjeira, Vanessa. "Interdisciplinarity in the 1st Cycle of Basic Education: Teachers’ perceptions and practices". Trabalho apresentado em EDULEARN15 Conference, 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, Barcelona, 2015.
    Publicado
  5. Rocha, João; Cardoso, Ana Paula; Pereira, Cândida. "Group work as a factor enhancing curriculum integration in primary education". Trabalho apresentado em ECCS 2015 – II European Conference on Curriculum Studies,, Porto, 2015.
    Publicado
  6. Rocha, João; Cardoso, Ana Paula; Guedes, Carla. "The methodology of group work in Environmental Studies: Perceptions and practices of teachers and students of the fourth grade of basic education". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2014.
    Publicado
  7. Rocha, João; Figueiredo, Maria; Ribeiro, António; Menezes, Luís; Marques, Carla; Cardoso, Ana Paula. "Curriculum integration in teacher training: a reflection focused on supervised teaching practice at the higher school of education of Viseu.". Trabalho apresentado em ECCS - European Conference on Curriculum Studies, Braga, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Abreu, Alice; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João. "Teachers’ perception of the head of department’s performance and of pedagogical supervision". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health 3e (2019): 47-59. http://dx.doi.org/10.29352/mill0203e.04.00206.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29352/mill0203e.04.00206
  2. João Manuel de Oliveira Rocha. "Formação inicial de professores do 1.º CEB: da imposição legislativa à materialização efetiva". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 06 (2017): 148-148. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2405.
    10.17979/reipe.2017.0.06.2405
  3. Rocha, João Manuel de Oliveira. "Avaliação de competências cooperativas e trabalho de grupo no 1.º CEB". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 6 (2017): 106-110. http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.06.2333.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.06.2333
  4. Nunes, Catarina; Cardoso, Ana Paula; Rocha, João; Fidalgo, Susana. "The Integration of Foreign Students in the Portuguese School of the 1st Cycle of Basic Education: the Case of a School Grouping in the Municipality of Viseu". Journal of Education and Human Development 4 1 (2015): 197-211.
    Publicado • 10.15640/jehd.v4n1a18
  5. Rocha, João; Pereira, Cândida; Cardoso, Ana Paula. "O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico.". Saber & Educar 20 (2015): 224-224. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/159.
    Publicado • dx.doi.org/ 10.17346/se.vol20.159
  6. Rocha, João; Sá-Chaves, Idália. "Entrevista a Especialistas na área científica da Supervisão: Professora Idália Sá-Chaves". Indagatio Didactica, Portugal 4 2 (2012): http://hdl.handle.net/10400.19/4272.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Rocha, João; Laranjeira, Vanessa; Cardoso, Ana Paula. "Interdisciplinarity in the 1st Cycle of Basic Education: Teachers’ perceptions and practices". Espanha, 2015.
  2. Rocha, João; Pereira, Cândida; Cardoso, Ana Paula. "Group work as a factor enhancing curriculum integration in primary education.". Portugal, 2015.
  3. Rocha, João. "The methodology of group work in Environmental Studies: Perceptions and practices of teachers and students of the fourth grade of basic education". Portugal, 2014.
  4. Rocha, João. "Curriculum integration in teacher training: a reflection focused on supervised teaching practice at the higher school of education of Viseu". Portugal, 2013.
Livro
  1. Rocha, João Manuel de Oliveira; Gomes, C.; Figueiredo, M.; Ramalho, H.. Fronteiras, diálogos e transições na Educação. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu. 2016.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Rocha, João; Figueiredo, M.; Ramalho, H.; Brown, M.; Faddar, J. ; Cinkir, S.. "Distributed school evaluation and planning: specific meanings and common challenges across four countries in europe". Trabalho apresentado em International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibilility and Inovation (CROSSCUT 2018), 2018.
Relatório
  1. Rocha, João,; Gomes, João; Campos, Lurdes; Rocha, João; Heitor, Carlos; Lebre, José; Almeida, Adelino; et al. 2016. Avaliação Externa de Escolas - Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul. http://www.ige.min-edu.pt/upload/AEE_2016_Centro/AEE_2016_AE_Sao_Pedro_Sul_R.pdf.
Resumo em conferência
  1. Rocha, João. "Lecionar expressão e educação musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019), Bragança, 2019.
    Publicado
  2. Rocha, João; Lacerda, Carla; Cardoso, Ana Paula. "Supervisão pedagógica: discussão de modelos de supervisão em uso na formação inicial de professores do 1.º CEB". Trabalho apresentado em II Encontro A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora., Évora, 2018.
    Publicado
  3. Rocha, João Manuel de Oliveira. "Articulações em Educação". Trabalho apresentado em Olhares Sobre a Educação, Viseu, 2018.
    Publicado
  4. Rocha, João Manuel de Oliveira. "Um modelo de supervisão para a formação inicial de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em Supervisão pedagógica: Práticas inovadoras no século XXI, Viseu, 2018.
    Publicado
  5. Santos, Rosana Fróes; Froes Santos, Rosilene Aparecida. "O papel da supervisão pedagógica na formação de professores do 1.º CEB". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2018), Bragança, 2018.
    Publicado
  6. Rocha, João Manuel de Oliveira. "Formação Inicial de Professores: um modelo emergente de supervisão". Trabalho apresentado em XXV Colóquio da AFIRSE Portugal “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal”, Lisboa, 2018.
    Publicado
  7. Rocha, João; Cardoso, Ana Paula; Abreu, Alice. "Perceção dos professores sobre o desempenho do coordenador de departamento Curricular e Supervisão Pedagógica". Trabalho apresentado em Supervisão pedagógica: Práticas inovadoras no século XXI: Livro de resumos, Viseu, 2018.
    Publicado
  8. Rocha, João; Figueiredo, Maria; Ramalho, Henrique; Brown, Martin; Faddar, J. ; O’Brien, S.; Cinkir, S.. "Avaliação e planeamento distribuídos em escolas europeias: uma exploração de práticas e significados". Trabalho apresentado em IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares., Lisboa, 2018.
    Publicado
  9. Rocha, João; Lacerda, Carla; Cardoso, Ana Paula. "The importance of supervision in the support and regulation of the teaching-learning process.". Trabalho apresentado em Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibilility and Inovation (CROSSCUT 2018), Guimarães, 2018.
    Publicado
  10. Rocha, João; Pereira, Bianca; Cardoso, Ana Paula. "Avaliação de competências cooperativas e trabalho de grupo no 1.º CEB". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2018.
    Publicado
  11. Rocha, João. "Formação Inicial de Professores do 1.º CEB: da imposição legislativa à materialização efetiva.". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia., Braga, 2017.
    Publicado
  12. Rocha, João; Ramalho, Henrique; Lacerda, Carla. "O projeto educativo dos agrupamentos: entre a feição de instrumento de gestão curricular e a de um mecanismo de regulação centroperiférica". Trabalho apresentado em VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: Rede escolar (re)configurações, tensões e desafios, Aveiro, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rocha, João. "Prática de Ensino Supervisionada: Que Possibilidades de Desenvolvimento Profissional?". 2016. http://hdl.handle.net/10773/16790.
  2. Rocha, João Manuel de Oliveira. "Prática de ensino supervisionada: que possibilidades de desenvolvimento profissional na formação inicial?". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16790.

Outros

Outra produção
  1. Rocha, João Manuel de Oliveira. 2017. Formação Inicial de Professores: da imposição legislativa à materialização efetiva. O trabalho de investigação para a obtenção do grau de Doutor teve como um dos principais objetivos, aferir de que modo foram cumpridas e implementadas as alterações propostas pelo Decreto-Lei n.º 43/2007, de 23 de fevereiro, atualizado e complementado pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, por quatro instituições de ensino superior público (duas universidades e dois institutos politécnicos),. http://hdl.handle.net/10400.19/5037.