Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
 - Anabela Caetano Santos
 
Nomes de citação
- Santos, Anabela Caetano
 - Santos, Anabela C.
 
Identificadores de autor
- Ciência ID
 - F114-640E-E870
 - ORCID iD
 - 0000-0001-7963-8397
 - Google Scholar ID
 - zgha1FMAAAAJ
 - Researcher Id
 - J-7553-2016
 - Scopus Author Id
 - 57195555883
 
Endereços de correio eletrónico
- anabela_caetano_santos@iscte-iul.pt (Profissional)
 - anabela.caetano.s@gmail.com (Pessoal)
 
Websites
- orcid.org/0000-0001-7963-8397 (Profissional)
 - http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=57195555883 (Académico)
 - http://scholar.google.com/citations?user=zgha1FMAAAAJ (Académico)
 - http://www.researcherid.com/rid/J-7553-2016 (Académico)
 
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
 - Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
 - Ciências Sociais - Psicologia
 
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | 
| Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | 
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
| Português (Idioma materno) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 
                                  2017/12/15 - 2022/12/14 
                                 Concluído 
                               | 
                              Education (Doutoramento)
                                  Especialização em Health Education 
                                 Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                                 Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil "Health promotion
                                       and school engagement in youth: the influence of social and emotional competencies" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              Approved Unanimously with Distinction and Praise (maximum grade) | 
| 
                                  2018/10 
                                 Concluído 
                               | 
                              Science on Emotions (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                                 "À Procura de emprego: Estratégias de regulação emocional para lidar com o stress social" (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              18/20 | 
| 
                                  2014 
                                 Concluído 
                               | 
                              Psychomotor Rehabilitation (Mestrado)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                                 "A Psicomotricidade em Saúde Mental Infantil e Juvenil na Clínica da Encarnação, Hospital Dona Estefânia " (TESE/DISSERTAÇÃO) 
                               | 
                              18/20 | 
| 
                                  2011 
                                 Concluído 
                               | 
                              Psychomotor Rehabilitation (Licenciatura)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                               | 
                              15/20 | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/10 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | 
| 2023/03 - 2024/09 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | 
| Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
| 2022/06 - 2023/03 | Investigador Contratado (Investigação) | Aventura Social - Associação, Portugal | 
| 2015/03/15 - 2022/12/14 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2015/11/01 - 2016/10 | Investigador Contratado (Investigação) | University of Macau Faculty of Education, Macau | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2024/10 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2024/10 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento  | 
                              Empregador | |
|---|---|---|
| 2013/10/01 - 2017/07 | Psychomotor therapist (Psicomotricista) | Instituto de Terapias Expressivas, Lda., Portugal | 
| 2016/04/01 - 2017/06 | Psychomotor therapist (Psicomotricista) | ARTERAPIAS - Associação de apoio à Clínica do Parque, Portugal | 
| 2016/06/01 - 2016/09/01 | Support technician in activities of daily living (Técnico de suporte nas atividades de vida diária) | Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, Portugal | 
| 2014/10/01 - 2016/07/05 | Psychomotor therapist (Psicomotricista) | Hospital Dona Estefânia, Portugal | 
| 2016/04/01 - 2016/07/01 | Psychomotor therapist (Psicomotricista) | Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal | 
| 2014/08/01 - 2015/03/01 | Psychomotor therapist (Psicomotricista) | Centro de Acolhimento Temporário – Casa das Cores, Movimento ao Serviço da Vida, Portugal | 
Projetos
            Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2025/11 - Atual | Promoting Caring Bonds and Resilience at University: Co-design and Assessment of a Social and Emotional Learning Program
                                  na 
                                 Investigador responsável
                                     
                              ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal 
                                  | 
                              Collaborative for Academic Social and Emotional Learning https://www.towardskindness.org/ Em curso 
                               | 
                           
| 2024/10/01 - Atual | Transitions in higher education: a co-constructed universal social and emotional skills programme to support youth and foster
                                 learning, engagement and performance.
                                 
                                  Investigador responsável
                                     
                              ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2021/11 - 2022/05 | PhD COVID Exceptional scholarships
                                  COVID/BD/151772/2021 
                                 Bolseiro de Doutoramento
                                     
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                                  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2017/09 - 2021/10 | Health promotion and school engagement in youth: the influence of social and emotional competencies
                                  SFRH/BD/126304/2016 
                                 Bolseiro de Doutoramento
                                     
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                                 ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal Universidade de Lisboa Instituto de Saúde Ambiental, Portugal Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil University of Malta, Malta  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Concluído 
                               | 
                           
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022/06 - 2033/03/10 | GIFTED - Games and Inclusion For Teacher Education
                                  2021-1-IT02-KA220-SCH-000024512 
                                 Investigador
                                     
                              Noah srl, Itália 
                                 GRIFO MULTIMEDIA SRL, Itália Aventura Social - Associação, Portugal United Arab Emirates University, Emiratos Árabes Unidos Universitatea Lucian Blaga din Sibiu, Roménia Università degli Studi di Ferrara, Itália Sveucili¿te u Zagrebu, Croácia  | 
                              Erasmus Plus
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2023/03/15 - 2024/09/30 | WAY Who sAw You then and who sees you now - promoting student self-regulated learning in the classroom through peer observation
                                  2022.01025.PTDC 
                                 Bolseiro de Pós-Doutoramento
                                     
                              Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal 
                                 Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal  | 
                              Fundação para a Ciência e a Tecnologia
                                  Em curso 
                               | 
                           
| 2022/04 - 2022/10 | Projeto 910 Fogos - espaços mentais, espaços reais [Project 910 Houses - mental spaces, real spaces]
                                  596 
                                 Investigador
                                     
                              Aventura Social - Associação, Portugal 
                                 efabula, Portugal  | 
                              Programa Bairros Saudáveis
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2019/10 - 2022/08 | PROMEHS - Promoting Mental Health at Schools
                                 
                                  Colaborador pontual
                                     
                              University of Milano-Bicocca, Itália 
                                 Latvijas Universitate, Letónia Sveuciliste u Rijeci Medicinski fakultet, Croácia Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal  | 
                              Erasmus Plus
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2017/12 - 2019/01 | RESCUR em Ação [RESCUR in Action]
                                 
                                  Investigador
                                     
                              Aventura Social - Associação, Portugal 
                                  | 
                              Ciência Viva
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2016/06 - 2017/12 | Wave by Wave
                                 
                                  Investigador
                                     
                              Aventura Social - Associação, Portugal 
                                  | 
                              
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2016 - 2017 | ENRETE - Enhancing Resilience Through Teacher Education
                                 
                                  Bolseiro de Investigação
                                     
                              University of Malta, Malta 
                                 Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal Panepistemio Kretes, Grécia Università degli Studi di Pavia, Itália  | 
                              Erasmus Plus
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2015 - 2017 | Estudo comparativo acerca das Políticas Universitárias de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes em Diferentes Contextos
                                 Culturais [Comparative study on University Policies for the Assessment of Student Learning in Different Cultural Contexts]
                                  - 
                                 Investigador
                                     
                              University of Macau, Macau 
                                  | 
                              University of Macau
                                  Concluído 
                               | 
                           
| 2015/03 - 2016/02 | RESCUR - A Resilience Curriculum for Early and Primary Schools in Europe
                                  526813-LLP-1-MT-COMENIUS-CMP 
                                 Bolseiro de Investigação
                                     
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                                 University of Malta, Malta Panepistemio Kretes, Grécia Örebro universitet, Suécia Università degli Studi di Pavia, Itália Sveucili¿te u Zagrebu, Croácia  | 
                              Erasmus Plus
                                  Concluído 
                               | 
                           
Produções
            Publicações
| Artigo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista | 
                                 
  | 
                           
| Artigo em revista (magazine) | 
                                 
  | 
                           
| Capítulo de livro | 
                                 
  | 
                           
| Entrada de enciclopédia | 
                                 
  | 
                           
| Livro | 
                                 
  | 
                           
| Manual | 
                                 
  | 
                           
| Poster em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Pré-impressão | 
                                 
  | 
                           
| Recurso online | 
                                 
  | 
                           
| Relatório | 
                                 
  | 
                           
| Resumo em conferência | 
                                 
  | 
                           
| Revisão de livro | 
                                 
  | 
                           
| Tese / Dissertação | 
                                 
  | 
                           
Outros
| Outra produção | 
                                 
  | 
                           
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento)  | 
                           |
|---|---|---|
| 2024/11/28 | Currículo Europeu para a Resiliência: Avaliação de impacto | IV Congresso BRAPEP
                                  Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (BRAPEP) (Brasil) 
                               | 
                           
| 2024/09/07 | GIFTED – Teacher Training to Support the Cognitive, Social and Emotional Competencies and Needs of Gifted and Talented Students | 9th ENSEC Conference (European Network for Social and Emotional Competence)
                                  University of Patras (Grécia) 
                               | 
                           
| 2024/09/06 | Teachers and Students’ Social and Emotional Competencies: Are They Related? | 9th ENSEC Conference (European Network for Social and Emotional Competence)
                                  University of Patras (Grécia) 
                               | 
                           
| 2024/09/05 | Social and emotional competencies and student engagement in youth: A systematic review. | 9th ENSEC Conference (European Network for Social and Emotional Competence)
                                  University of Patras (Chania, Grécia) 
                               | 
                           
| 2024/09 | Can an online implementation make a difference in the results of implementing a curriculum to promote mental health in schools? | 9th ENSEC Conference (European Network for Social and Emotional Competence)
                                  University of Patras (Chania, Grécia) 
                               | 
                           
| 2024/06/25 | Social and emotional competencies and student engagement in youth: A systematic review | JURE 2024 - 28th Junior Researchers Conference of EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction)
                                  University of Sevilla (Espanha) 
                               | 
                           
| 2024/06/24 | G.I.F.T.E.D.: Games and Inclusion For Teacher Education. | JURE 2024 - 28th Junior Researchers Conference of EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction)
                                  University of Sevilla (Espanha) 
                               | 
                           
| 2024/06/24 | Promoting self-regulated learning through peer observation and feedback in secondary school students. | JURE 2024 - 28th Junior Researchers Conference of EARLI (European Association for Research on Learning and Instruction)
                                  University of Sevilla (Espanha) 
                               | 
                           
| 2024/02/08 | Projeto WAY: Quem te viu e quem te vê | XXXI Colóquio AFIRSE Portugal 2024, Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
                                  Instituto de Educação (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2024/02/07 | Validação de uma versão reduzida do Questionário de Estratégias de Motivação para adolescentes em Portugal. | XXXI Colóquio 2024 – AFIRSEl
                                  Instituto de Educação (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2023/10/23 | Projects to promote social and emotional skills in Portugal | Launch of the "Natural Born Teachers" ERASMUS+ project
                                  Agrupamento de Escolas Elias Garcia (Portugal) 
                               | 
                           
| 2023/10/06 | Relation between emotion regulation strategies and student engagement in adolescence: differences by age groups and gender. | Emotions 2023
                                  University of Tilburg (Tilburg, Países Baixos) 
                               | 
                           
| 2023/10/05 | A cross-cultural multilevel study about the association between socioemotional competencies and student engagement in youth. | Emotions 2023
                                  University of Tilburg (Tilburg, Países Baixos) 
                               | 
                           
| 2023/02/03 | PROMEHS - Promover a Saúde Mental nas Escolas. [PROMEHS - Promoting Mental Health at Schools] | I International Conference of Teachers Continuous Education – ICTCE23
                                  Universidade de Aveiro (Aveiro) 
                               | 
                           
| 2023/02/03 | Pode uma implementação online fazer a diferença nos resultados da implementação de um currículo para a promoção da saúde mental nas escolas? [Can an online implementation make a difference in the results of implementing a curriculum to promote mental health in schools?] | I International Conference of Teachers Continuous Education – ICTCE23.
                                  Universidade de Aveiro (Aveiro) 
                               | 
                           
| 2023/02/02 | A promoção das competências sociais e emocionais e da resiliência no âmbito da educação para a cidadania. [The promotion of social and emotional skills and resilience in the context of citizenship education.] | I International Conference of Teachers Continuous Education – ICTCE23
                                  Universidade de Aveiro  (Aveiro, Portugal) 
                               | 
                           
| 2023/02/02 | Promoção de resiliência em crianças surdas: Estratégias de comunicação e de relações interpessoais. [Promoting resilience in deaf children: Communication and interpersonal relationship strategies.] | I International Conference of Teachers Continuous Education – ICTCE23.
                                  Universidade de Aveiro (Aveiro) 
                               | 
                           
| 2022/09/09 | Competências socioemocionais, envolvimento académico e saúde mental em jovens: um estudo longitudinal [Socio-emotional skills, academic engagement and mental health in young people: a longitudinal study] | 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Psicologia e Saúde em Tempos de Crise.
                                  Universidade da Madeira (Funchal, Portugal) 
                               | 
                           
| 2022/09/02 | Relation between emotion regulation strategies and student engagement in adolescence: differences by age groups and gender | VIII International Congress on Emotional Intelligence
                                  University of Palermo (Palermo, Itália) 
                               | 
                           
| 2022/07/19 | A cross-cultural multilevel study about the association between socioemotional competencies and student engagement in youth. | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) Junior Researchers Conference 2022: Unpredictable Challenges
                                 - Education in a Rapidly Changing World.
                                  Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2022/07/02 | Games and Inclusion For Teacher EDucation: Presentation of the GIFTED project premises and goals. | 8th ENSEC Conference: Social and emotional learning and positive development. 30th June - 2nd July
                                  Stefan cel Mare University from Suceava (Roménia) 
                               | 
                           
| 2022/07/01 | A cross-cultural multilevel study about the association between socioemotional competencies and student engagement in youth. | 8th ENSEC Conference: Social and emotional learning and positive development.
                                  Stefan cel Mare University from Suceava (Roménia) 
                               | 
                           
| 2022/06/28 | Saúde mental, competências socioemocionais e envolvimento académico em jovens: Um estudo longitudinal antes e durante o confinamento. | 1ª Conferência de Saúde Societal
                                  ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2022/05/05 | Projeto RESCUR: Currículo Europeu para a Resiliência - Painel Promoção de Resiliência (apresentação por convite) | Prevenção da Violência e Construção da Paz. IX Seminário de Psicologia da Educação.
                                  Ordem dos Psicólogos (Figueira da Foz, Portugal) 
                               | 
                           
| 2021/10/27 | Regulação emocional e envolvimento académico: diferenças de idade e género na adolescência [Emotional regulation and academic engagement: age and gender differences in adolescence] | 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia
                                  Sociedade Brasileira de Psicologia (Brasil) 
                               | 
                           
| 2021/10/20 | Estratégias de regulação emocional e o envolvimento escolar dos 10 aos 25 anos. [Emotional regulation and academic engagement from 10 to 25 years old] | 9th International Congress of Educational Sciences and Development
                                   (Espanha) 
                               | 
                           
| 2021/05/13 | Sessão aberta para comunidade escolar: A voz dos jovens na pandemia COVID-19 (apresentação por convite) [Open session for the school community: The voice of young people in the COVID-19 pandemic (by invitation)] | 
                                  Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Portugal) 
                               | 
                           
| 2021/04 | Envolvimento académico na adolescência: o papel das estratégias de regulação emocional. [Academic engagement in adolescence: the role of emotion regulation strategies.] | XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente “Emoções”
                                  Universidade Lusíada (Portugal) 
                               | 
                           
| 2020/10/02 | "Repensar a escola enquanto contexto de desenvolvimento" (apresentação por convite) ["Rethinking the school as a development context" (invited)] | Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
                                  Estudantes de Psicologia (Portugal) 
                               | 
                           
| 2020/02/07 | Mesa Redonda - Investigar em educação: percursos pessoais (Investigadores Juniores) (apresentação por convite) [Round Table - Researching in education: personal paths (Junior Researchers) (invited)] | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos
                                  Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/11 | THRIVE: Giving early school leavers the chance to succeed. | ELET – The way forward
                                  University of Malta (Msida, Malta) 
                               | 
                           
| 2019/10 | Effects of emotion regulation strategies when facing social stress: data from a multimethod assessment protocol. | Emotions 2019: 7th International conference on emotions, well-being, and health.
                                  Tilburg University (Tilburg, Países Baixos) 
                               | 
                           
| 2019/09 | Emotion regulation strategies in social stressful events: subjective, physiological and behavioural responses. | 33rd European Health Psychology Society (EHPS) - Individuals and professionals: Cooperation to health
                                  European Health Psychology Society (Croácia) 
                               | 
                           
| 2019/08 | Combined Cognitive Reappraisal: an innovative way of emotion regulation strategies to cope with social stress situations. | 7th European Network for Social and Emotional Competence
                                  Eötvös Loránd University (Hungria) 
                               | 
                           
| 2019/08 | Arts promoting resilience: The RESCUR in Action experience | 7th European Network for Social and Emotional Competence.
                                  Eötvös Loránd University (Hungria) 
                               | 
                           
| 2019/08 | Resilience promotion in schools through RESCUR Curriculum: The RESCUR in Action project. | 7th European Network for Social and Emotional Competence
                                  Eötvös Loránd University (Hungria) 
                               | 
                           
| 2019/07 | Projeto Envolver. [Project Engage.] | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação.
                                  Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/07 | Estudo de Impacto do Currículo RESCUR - Perspetiva dos Alunos. [RESCUR Curriculum Impact Study - Students Perspective.] | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação.
                                  Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/07 | Projeto ENRETE - Mestrado Europeu para a Promoção da Resiliência na Escola. [ENRETE Project - European Master for Promoting Resilience at School.] | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação.
                                  Instituto de Educação  da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/07 | Dealing with social stressful events: The role of emotion regulation strategies. | 16th European Congress of Psychology
                                  Russian Psychological Society (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2019/02 | Aprender a ser resiliente: primeiro estudo nacional de impacto do RESCUR, Currículo Europeu para a Resiliência. [Learning to be resilient: first national impact study of RESCUR, European Curriculum for Resilience.] | II Jornadas Internacionais do pensamento emocional: Olhares diversos para a inclusão
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018/11/16 | Becoming prosocial through the European Resilience Curriculum (RESCUR): Preliminary results of an implementation impact study. | 4th International Congress of Clinical and Health Psychology on Children and Adolescents
                                  Aitana Research and Universitas Miguel Hernández (Palma De Mallorca Balearic Islands, Espanha) 
                               | 
                           
| 2018/07/13 | RESCUR into Action: Minorities integration through resilience promotion. | European Conference on Resilience in Education
                                  University of Malta (Msida, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018/07/12 | RESCUR into Action: What are we talking about? | European Conference on Resilience in Education
                                  University of Malta (Msida, Malta) 
                               | 
                           
| 2018/07/12 | RESCUR into Action: Minorities integration through resilience promotion. | European Conference on Resilience in Education
                                  University of Malta (Msida, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018/07/12 | Building resilience in teachers in the Resilience Curriculum (RESCUR) training in Portugal. | European Conference on Resilience in Education
                                  University of Malta (Msida, Malta) 
                               | 
                           
| 2018/07/12 | RESCUR into Action: Minorities integration through resilience promotion. | European Conference on Resilience in Education
                                  University of Malta (Msida, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018/06/22 | Promoting Social and Emotional Strength: Results from the Impact of the European Resilience Curriculum (RESCUR) in Children From 3 to 17 years old. | 6th International Congress of Educational Sciences and Development
                                   (Setúbal, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018/04/18 | RESCUR em Ação: Resultados preliminares do estudo de impacto do projeto RESCUR em contexto nacional. [RESCUR in Action: Preliminary results of the impact study of the RESCUR project in the national context.] | IX Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - Sustentabilidade e saúde mental.
                                  Universidade Lusíada (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2018/01/25 | Currículo Europeu para a Resiliência (RESCUR) em Ação nas Escolas Portuguesas [European Curriculum for Resilience (RESCUR) in Action in Portuguese Schools] | 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Promover e Inovar
                                  Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017/07/20 | Resilience at schools: The RESCUR project in action. | 6th ICEI – International Congress on Emotional Intelligence
                                  Universidade do Porto (Porto, Portugal) 
                               | 
                           
| 2017/06/07 | Resilience into Action: The RESCUR project in Portugal. Part of an invited symposium Social and Emotional Learning Practices across ages in Portugal. | 6th ENSEC Conference: Diversity
                                  Orebro University (Örebro, Suécia) 
                               | 
                           
| 2017/04 | University Students Attendance: two cases. Qualitative Research – Multiple Dialogue. | 5th Symposium - Practice - Reflection on the Qualitative Research
                                  Beijing Normal University (China) 
                               | 
                           
| 2016/10/21 | RESCUR: Promoção da Resiliência nas Escolas. [RESCUR: Promoting Resilience in Schools.] | I Congresso Internacional CADIN
                                  CADIN (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016/05/06 | Resilience in children and adolescents: How it works and how to promote it. | 6th Congress for Psychomotricity of the European Forum of Psychomotricity: Movement and lifelong development – Psychomotricity
                                 in each age and life situation.
                                  European Forum of Psychomotricity (Lucerne, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016/05/05 | The need for bonding in a foster home – an experience from a psychomotor therapist. | 6th Congress for Psychomotricity of the European Forum of Psychomotricity: Movement and lifelong development – Psychomotricity
                                 in each age and life situation.
                                  European Forum of Psychomotricity (Lucerne, Portugal) 
                               | 
                           
| 2016/05 | When books and pencils become friends: a therapeutic approach to specific learning difficulties: a case study. | 6th Congress for Psychomotricity of the European Forum of Psychomotricity: Movement and lifelong development – Psychomotricity
                                 in each age and life situation.
                                  European Forum of Psychomotricity (Lucerne, Suiça) 
                               | 
                           
| 2016/04 | Resiliência na escola: RESCUR, um currículo para a resiliência desde o pré-escolar ao 2º ciclo. [Resilience at school: RESCUR, a curriculum for resilience from preschool to high school.] | Jornadas de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde.
                                  Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2015/11/20 | Promoting health through a resilience curriculum: Results of RESCUR pilot implementation study in Portugal. | I International Congress of Clinical and Health Psychology with Children and Adolescents
                                  Aitana Research and Universitas Miguel Hernández (Madrid, Espanha) 
                               | 
                           
| 2015/10/23 | Promoting Resilience at Schools: The RESCUR Project. | International Education and Teaching Research Conference
                                  Humboldt-Universität (Berlim, Alemanha) 
                               | 
                           
| 2015/10/02 | RESCUR, currículo europeu para a resiliência: resultados da implementação do piloto em Portugal. [RESCUR, European curriculum for resilience: results of the pilot implementation in Portugal.] | 1º. Congresso Internacional da Rede Latino-Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade
                                  Rede Latino-Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade (Fortaleza, Brasil) 
                               | 
                           
| 2015/07/02 | Relaxation: a therapeutic approach for Anxiety Disorder in children - a case study. | 5th ENSEC Conference: Social Emotional Learning and Culture
                                  University of Lisbon (Lisboa, Portugal) 
                               | 
                           
| 2014/05 | Um olhar sobre as fontes dos problemas de comportamento e as possibilidades terapêuticas em Psicomotricidade (participação por convite). [A look at the sources of behavior problems and therapeutic possibilities in Psychomotricity (invited)] | Simposium CITAP - Transtorno del comportamiento, El corpo en terapia
                                  CITAP (Alicante, Espanha) 
                               | 
                           
| 2013/05 | Formação no âmbito do Internato de Pedopsiquiatria "Contributo da Terapia Psicomotora numa equipa de Saúde Mental Infantil e Juvenil" (apresentação por convite) [Training within the Pedopsychiatry Internship "Contribution of Psychomotor Therapy in a Child and Youth Mental Health team" (by invitation presentation] (2h) | 
                                  Hospital Dona Estefânia  
                               | 
                           
| 2013 | Psychomotricity and violence: fundamentals and therapy response. | I World congress of children and youth health behaviors
                                   (Viseu, Portugal) 
                               | 
                           
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado  | 
                              Curso (Tipo) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2024/09 - Atual | O papel das competências socioemocionais na relação entre o trabalho com significado e a procrastinação.
                                  Orientador de Elisabete Yee Fei Camões 
                               | 
                              Mestrado em Ciências em Emoções (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/09 - Atual | Competências socioemocionais no contexto universitário: desafios e potencialidades na perspectiva dos professores.
                                  Orientador de Fernanda Moura 
                               | 
                              Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/09 - Atual | Is higher education preparing university students for a future of uncertainty? Perspectives of students and recruiters regarding
                                 the promotion of socio-emotional skills at university.
                                  Orientador de Tânia Fernandes 
                               | 
                              Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2023/01/01 - Atual | Supervisão e desenvolvimento profissional: um estudo de caso numa escola de Cabo Verde.
                                  Coorientador de Gina Odeth dos Santos de Pina Nunes 
                               | 
                              Supervisão Pedagógica (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2023/01/01 - Atual | Histórias de construção de uma identidade – Ser Professor.
                                  Coorientador de Ana Fernandes 
                               | 
                              Supervisão Pedagógica (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação)  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/10/12 - 2024/10/12 | Seminário Internacional sobre Educação de Crianças Sobredotadas (2024/10/12 - 2024/10/12)
                                  Seminário (Presidente da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal | 
| 2022/02/01 - 2022/04/01 | Conference "Promoting Mental Health in Schools" - National Closing Conference of the Projeto Erasmus + PROMEHS.  (2022/02/01)
                                  Conferência (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2022/02 - 2022/04 | Conference "Promoting Mental Health in Schools" - National Closing Conference of the Projeto Erasmus + PROMEHS.  (2022/04/08 - 2022/04/08)
                                  Conferência (Coorganizador) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2018/12/17 - 2019/01/10 | RESCUR em Ação project - Data return session to the community, organisation of the Art and Resilience Exhibition. Coimbra (2018/12/17)
                                  Seminário (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal | 
| 2018/12/05 - 2018/12/15 | RESCUR em Ação project - Data return session to the community, organisation of the Art and Resilience Exhibition. Sintra (2018 - 2018)
                                  Seminário (Coorganizador) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal | 
| 2018/12/05 - 2018/12/15 | RESCUR em Ação project - Data return session to the community, organisation of the Art and Resilience Exhibition. Sintra (2018/12/05 - 2018/12/15)
                                  Seminário (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal | 
| 2018/11/28 - 2018/12/04 | RESCUR em Ação project - Data return session to the community, organisation of the Art and Resilience Exhibition. Almada (2018 - 2018)
                                  Seminário (Coorganizador) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal | 
| 2018/11/28 - 2018/12/04 | RESCUR em Ação project - Data return session to the community, organisation of the Art and Resilience Exhibition. Almada (2018/11/28 - 2018/12/04)
                                  Seminário (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal | 
| 2018/04 - 2018/07 | Conference "ENRETE - Enhancing Resilience Through Teacher Education" - National Closing Conference of the Projet Erasmus +
                                 ENRETE. (2018/07 - 2018/07)
                                  Congresso (Coorganizador) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2016/12 - 2017/07 | Segni Mossi "Yellow training" (2017/06/03 - 2017/06/04)
                                  Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              ARTERAPIAS - Associação de apoio à Clínica do Parque, Portugal | 
| 2017 - 2017 | Conferência "30 anos Aventura Social" [Conference "30 years Social Adventure"] (2017 - 2017)
                                  Conferência (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal  | 
                           
| 2016/12/18 - 2016/12/18 | Kick-off Seminar of the Project "BePositive - Positive Youth Development (PYD) in adolescents". (2016/12/18 - 2016/12/18)
                                  Seminário (Outra) 
                               | 
                              Aventura Social - Associação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal  | 
                           
| 2016/01/01 - 2016/01/01 | RESCUR e os Direitos Humanos (RESCUR and Human Rights) (2016/01/01)
                                  Exposição (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              |
| 2016 - 2016 | "RESCUR and Human Rights" (2016/06/18 - 2016/06/18)
                                  Exposição (Membro da Comissão Organizadora) 
                               | 
                              Comissão de Proteção de Crianças e Jovens - Almada, Portugal Aventura Social - Associação, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal  | 
                           
| 2015/03 - 2015/03 | 5th European Network for Social and Emotional Competence (ENSEC) Conference,"Social Emotional Learning and Culture. (2015/07/01 - 2015/07/04)
                                  Conferência (Coorganizador) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2015 - 2015 | "Dream Teens" II National Meeting (2015/11/02 - 2015/11/03)
                                  Seminário (Outra) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2015 - 2015 | Transnational meeting of the RESCUR project (2015/07/05 - 2015/07/05)
                                  Encontro (Coorganizador) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2014 - 2014 | I Seminar of the European Association for Child and Adolescent Psychopathology: "Continuities and Separations. From infant
                                 to adolescent". (2014/02/21 - 2014/02/21)
                                  Seminário (Outra) 
                               | 
                              ARTERAPIAS - Associação de apoio à Clínica do Parque, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal  | 
                           
| 2011 - 2011 | European Students Week Academy of Psychomotricity, I am living my body (2011/03/30 - 2011/04/03)
                                  Oficina (workshop) (Outra) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2010 - 2010 | I Congresso Nacional de Psicomotricidade [I National Congress of Psychomotricity] (2010/04 - 2010/05)
                                  Congresso (Outra) 
                               | 
                              Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2010 - 2010 | Seminário Jornadas da Linha de Saúde Infantil [Child Health Seminar] (2010 - 2010)
                                  Congresso (Outra) 
                               | 
                              Centro de Serviços para o Desenvolvimento Psicomotor., Portugal | 
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento  | 
                              Nome do evento Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2022/09 - 2022/10 | Psychological First Aid Course
                                  Outro 
                               | 
                              Coursera online course
                                  Johns Hopkins University, Estados Unidos 
                               | 
                           
| 2022/08/30 - 2022/08/30 | Emotional Intelligence in Education (3h) with Antonella D'Amico
                                  Oficina (workshop) 
                               | 
                              ICEI2022 pre-congress workshops
                                  Universidad de Palermo, Argentina 
                               | 
                           
| 2022/08/30 - 2022/08/30 | The Assessment of Emotional Intelligence (3h), with Isabel Mikulic and Vladimir Taksic
                                  Oficina (workshop) 
                               | 
                              ICEI2022 pre-congress workshops
                                  Università degli Studi di Palermo, Itália 
                               | 
                           
| 2022/07/18 - 2022/07/22 | Participation as MODERATOR of the posters session "Educational challenges". 
                                  Congresso 
                               | 
                              EARLI Junior Researchers Conference 2022: Unpredictable Challenges - Education in a Rapidly Changing World
                                  Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal 
                              European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica  | 
                           
| 2022/06/23 - 2022/06/23 | A tailor-made suit: Personalised employment and integration into the community for people with disabilities by  Professor
                                 Laura Owens
                                  Conferência 
                               | 
                              
                                  Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2021/10 - 2021/10 | Participation as MODERATOR of the parallel communications session: Healthy education through the promotion of social and emotional
                                 skills: from compulsory education to university
                                  Congresso 
                               | 
                              9th International Congress of Educational Sciences and Development | 
| 2021/06 - 2021/06 | Avaliação de Programas: Eficácia e Efetividade pela Prof.ª Dra. Zila Sanchez [Program Evaluation: Efficiency and Effectiveness
                                 by Prof. Dr. Zila Sanchez]
                                  Conferência 
                               | 
                              
                                  Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil 
                               | 
                           
| 2019/07/15 - 2019/07/17 | Participation as MODERATOR of the parallel communications session 3
                                  Congresso 
                               | 
                              
                                  Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2019/02 - 2019/02 | Developmental changes after early adversity: Lessons from adoption research, pelo Professor Jesús Palacios
                                  Conferência 
                               | 
                              
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2017/11 - 2017/11 | Body, Mind and Movement Science, with Elaine O'Brien
                                  Conferência 
                               | 
                              
                                  Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal 
                               | 
                           
| 2017/11 - 2017/11 | Making positive psychology tangible: innovative positive psychology practices with Ilona Boniwell
                                  Conferência 
                               | 
                              
                                  Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal 
                               | 
                           
| 2017/07/19 - 2017/07/21 | Incredible Years Basic Parent Group Leader training 
                                  Outro 
                               | 
                              
                                  Associação Pais como Nós, Portugal 
                               | 
                           
| 2017/06 - 2017/06 | From Curiosity-Based-Learning to Reward-Incentivized-Learning, by Professor Jaison Manjaly
                                  Conferência 
                               | 
                              
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2016/12 - 2016/12 | Collective Emotions and Collective Sharing of Emotions: Psychosocial Consequences by Bernard Rimé
                                  Conferência 
                               | 
                              
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2016/07 - 2016/07 | Programa de parentalidade positiva "Mais Família Mais Jovem" [Positive parenting program "Mais Família Mais Jovem"] (> 20h)
                                  Outro 
                               | 
                              
                                  Psikontacto, Portugal 
                               | 
                           
| 2016/04 - 2016/06 | Curso de Formação E-Learning "Par(A)acolher Melhor, Acolhimento e Integração de Refugiados em Portugal [E-Learning Training
                                 Course "To better welcome, Reception and Integration of Refugees in Portugal]
                                  Outro 
                               | 
                              
                                  Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 - 2016 | NVivo 11 for Windows Overview: Fundamentals of NVivo (online course with 10h)
                                  Outro 
                               | 
                              
                                  QSR International Pty Ltd, Austrália 
                               | 
                           
| 2016 - 2016 | Curso de Modelação de Equações Estruturais [Structural Equation Modeling Course] Professor Celeste Simões (10h)
                                  Outro 
                               | 
                              
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                               | 
                           
| 2015/07 - 2015/07 | Participation as MODERATOR of the parallel communications sessions 'Learning Difficulties' and 'Family Environment and Social-Emotional
                                 Learning'
                                  Congresso 
                               | 
                              5th ENSEC Conference, Social Emotional Learning and Culture
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2015/02 - 2015/04 | Resilience in Children Exposed to trauma, disaster and war: global perspectives with Ann S. Masten
                                  Outro 
                               | 
                              Coursera online course
                                  University of Minnesota Academic Health Center, Estados Unidos 
                               | 
                           
| 2015 - 2015 | Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores [Initial Pedagogical Training Course for Trainers]
                                  Outro 
                               | 
                              
                                  Espiral Soft, Portugal 
                               | 
                           
| 2014/07 - 2014/09 | The Clinical Psychology of Children and Young People
                                  Outro 
                               | 
                              Coursera online course
                                  The University of Edinburgh, Reino Unido 
                               | 
                           
| 2013/10 - 2013/12 | Curso de Formação Profissional sobre práticas terapêuticas com crianças autistas  [Professional Training Course on therapeutic
                                 practices with autistic children] (16h)
                                  Outro 
                               | 
                              
                                  Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal 
                               | 
                           
| 2012/03 - 2012/03 | Workshop de Musicoterapia e Psicomotricidade, A Alegria do Corpo [Music Therapy and Psychomotricity Workshop, Joy in the Body]
                                  Oficina (workshop) 
                               | 
                              
                                  Associação Portuguesa de Psicomotricidade, Portugal 
                               | 
                           
| 2010/11 - 2010/11 | Curso Intensivo de Arte Terapia: As expressões criativas [Art Therapy Intensive Course: Creative expressions] | 
                                  Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, Portugal 
                               | 
                           
| 2010/05 - 2010/05 | Snoezelen Wokshop
                                  Oficina (workshop) 
                               | 
                              
                                  Associação Portuguesa de Psicomotricidade, Portugal 
                               | 
                           
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação  | 
                              Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização  | 
                           |
|---|---|---|
| 2025/05/10 | O papel da mediação na promoção de uma convivência pacífica e no desenvolvimento de competências  socioemocionais em contexto
                                 escolar.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Beatriz Coimbra Couto (Mestrado)
                                  Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/12/04 | Sonhar e viver uma nova oportunidade - Escola de Segunda Oportunidade - Educar e Formar para Inserir - caso de estudo de Lisboa
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Tiago Manual Mendes Carvalhinho (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/12/02 | Entre o Cuidar e o cuidar-se: O Autocuidado e a Regulação Emocional dos Cuidadores Informais
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Cátia Isabela Gonçalves Amaral (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/11/29 | Balancing Heart and Mind: Heart Rate Variability and Cognitive Reappraisal as Predictors of Child Self-Esteem.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Sinah Tanita Tiller (Mestrado)
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2024/05/21 | Psicomotora no Jardim de Infância da Mãe de Deus – Cáritas Ilha Terceira: Intervenção individual e grupal no âmbito da promoção
                                 da Resiliência, das Competências Socioemocionais e do Desenvolvimento Psicomotor.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Beatriz Soares de Lima (Mestrado)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                               | 
                           
| 2023/03/01 | Intervenção Psicomotora Individual e Grupal com Idosos e Intervenção Grupal com Crianças para a Promoção das Competências
                                 Socioemocionais.
                                  Arguente principal 
                               | 
                              Daniela Gomes Bettencourt (Mestrado)
                                  Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal 
                               | 
                           
Arbitragem científica em conferência
| Nome da conferência | Local da conferência | |
|---|---|---|
| 2022/03 - 2022/05 | EARLI Junior Researchers Conference 2022: Unpredictable Challenges - Education in a Rapidly Changing World | Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023/03 - 2025/01 | Frontiers in Psychology - Emotion Science section | Frontiers | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2024/04 - Atual | Quantitative Methods (17h), included in the subject Research Methods | Joint Master in Resilience in Educational Contexts (Master Universitario) | Panepistemio Kretes, Grécia | 
| 2021 - Atual | "Bem-estar, saúde e competências socioemocionais na escola" (5 edições). ["Well-being, health and socio-emotional skills at school" (7 editions)] | Accredited 50-hour Training for Teachers: CCPFC/TA-3495/20 (Outros) | Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, Portugal Centro de Formação de Loures Oriental, Portugal Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, Portugal  | 
                           
| 2025/02 - 2025/07 | Psicologia da Educação | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2024/10 - 2025/01 | Strengthening the resilience of educational professionals | Joint Master in Resilience in Educational Contexts (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2024/10 - 2025/01 | Behaviour management and change at school | Joint Master in Resilience in Educational Contexts (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2024/09 - 2025/01 | Perspectivas e Teorias das Emoções | Mestrado em Ciências em Emoções (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | 
| 2021/06 - 2024 | Aula intitulada "Avaliação de programas Europeus: protocolo e resultados." (2h), inserida na disciplina opcional de Intervenções Preventivas e Promotoras de Saúde na Educação Básica: da Teoria para a Prática (participação anual). [Class entitled "Evaluation of European programs: protocol and results." (2h), inserted in the optional discipline of Preventive and Health-Promoting Interventions in Basic Education: from Theory to Practice (annual collaboration)] | Degree in Psychology (Licenciatura) | Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil | 
| 2021 - 2023 | Aula sobre competências sociais e emocionais e envolvimento académico (2h) (participação anual). [Class on social and emotional skills and student engagement (2h) (annual collaboration).] | Degree in Mathematics | Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde | 
| 2021 - 2023 | Aula sobre regulação emocional e etapas no procedimento laboratorial (2h) na disciplina de Psicofisiologia (participação anual). [Class on emotional regulation and steps in the laboratory procedure (2h) in the discipline of Psychophysiology (annual collaboration).] | Science on Emotions (Mestrado) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Escola de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | 
| 2017 - 2023 | Aula intitulada "Emoções: O que são, qual a sua função e estratégias de regulação emocional em situações de stress", inserida na disciplina de Temas Aprofundados em Desenvolvimento Humano (participação anual). [Class entitled "Emotions: What they are, what is their function and emotional regulation strategies in stressful situations", included in the discipline of In-Depth Themes in Human Development (annual collaboration)] (3h) | Psychomotor Rehabilitation (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2021/02/05 - 2022/02/05 | Aula prática de Modelação de Equações Estruturais com recurso ao AMOS e ao JASP (5h), inserido no Seminário de Modelação de Equações Estruturais [Practical class on Structural Equation Modeling using AMOS and JASP (5h), included in the Structural Equation Modeling Seminar] | Education (Doutoramento) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2020 - 2022 | "Educação para a cidadania e as competências chave do aluno do século XXI." (2 edições) ["Education for citizenship and the key competences of the 21st century student." (2 editions)] | Accredited 50-hour Training for Teachers: CCPFC/ACC-103916/19 (Outros) | |
| 2021 - 2021 | "A Resiliência do Professor" (6h). [Teacher's resilience] | Accredited short-term training action for teachers (Outros) | Centro de Formação de professores do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, Portugal | 
| 2016 - 2020 | RESCUR: Currículo europeu para a resiliência na educação pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo. (18 edições). [RESCUR: European curriculum for resilience in pre-primary, 1st and 2nd cycle education. (18 editions).] | Accredited 25-hour training course: CCPFC/ACC-94177/19 (Outros) | |
| 2018 - 2019 | Aula sobre Promoção da resiliência através do RESCUR, Currículo Europeu para a Resiliência (2h), inserida na disciplina de Desenvolvimento e Promoção de Saúde e Bem-estar na Infância e Adolescência (participação esporádica). [Class on Promoting resilience through RESCUR, European Curriculum for Resilience (2h), included in the subject Development and Promotion of Health and Well-being in Children and Adolescents (sporadic participation)] | Psychology of Well-Being and Health Promotion (Mestrado integrado) | Universidade Católica Portuguesa Instituto de Ciências da Saúde, Portugal | 
| 2016/11 - 2016/11 | Aula intitulada "Perturbações do Comportamento, um estudo de caso para reflexão conjunta", inserida na Disciplina de de Avaliação e Intervenção em Saúde Mental [Class entitled "Behavioral Disorders, a case study for joint reflection", inserted in the Discipline of Evaluation and Intervention in Mental Health] (4h). | Psychomotor Rehabilitation (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2016/03 - 2016/03 | Aula sobre resiliência e programas de prevenção, inserida na disciplina de Psicoterapias (4h30) [Class on resilience and prevention programs, inserted in the discipline of Psychotherapies] | Psychomotor Rehabilitation (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2015/03 - 2015/03 | Aula intitulada "Perturbações de Ansiedade, um estudo de caso para reflexão conjunta", inserida na Disciplina de Avaliação e Intervenção em Saúde Mental [Class entitled "Anxiety Disorders, a case study for joint reflection", inserted in the Discipline of Assessment and Intervention in Mental Health] (4h). | Psychomotor Rehabilitation (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2014/10 - 2014/10 | Aula intitulada "Da perturbação da vinculação à perturbação do comportamento, um estudo de caso para reflexão conjunta" inserida na Disciplina de Avaliação e Intervenção em Saúde Mental. [Class entitled "From attachment disorder to behavior disorder, a case study for joint reflection" inserted in the Discipline of Assessment and Intervention in Mental Health.] (4h) | Psychomotor Rehabilitation (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Sinais de Alarme no pré-escolar e a resposta da Psicomotricidade [Alarm Signs in preschoolers and the Psychomotricity response] (3h) | (Outros) | Jardim Infantil do Centro de Apoio à Juventude João Paulo II, Portugal | 
| 2014 - 2014 | Terapia Psicomotora em Saúde Mental Infantil e Juvenil: Os Grupos Terapêuticos [Psychomotor Therapy in Child and Adolescent Mental Health: Therapeutic Groups] (2h) | Brief training for the Department of Psychiatry and Child Psychiatry (Outros) | Hospital de Vila Franca de Xira, Portugal | 
Expedição científica
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2021/05 - 2021/10 | Visiting researcher | Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil | 
| 2019/05 - 2019/10 | Visiting researcher | University of Malta, Malta | 
| 2011/08/22 - 2011/09/03 | Summer school: Rehabilitation, A multi-faceted approach in mental health | Christelijke Hogeschool Windesheim, Países Baixos | 
| 2010/07/01 - 2010/07/09 | Université D'Été: La psychomotricité au centre de la constéllation therapeutique [Summer school: Psychomotricity at the center of the therapeutic constellation] | Institut Supérieur de Rééducation Psychomotrice, França | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2021 - Atual | European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI) | Junior researcher member | 
| 2021 - Atual | International Society for Emotional Intelligence | Regular member | 
| 2019 - Atual | Psychological Science Accelerator | Regular member | 
| 2017 - Atual | European Network for Social and Emotional Competence (ENSEC) | Regular member | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação  | 
                              Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2023/01 - 2024/12 | Executive Officio member - Executive Board
                                  Membro 
                               | 
                              Society for the Improvement of Psychological Science (SIPS), Estados Unidos | 
| 2021/10/19 - 2021/10/21 | Member of the Scientific Committee 9th International Congress of Educational Sciences and Development
                                  Membro 
                               | 
                              Universidad de Granada, Espanha Universidade de Vigo, Espanha Universidade do Minho, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal  | 
                           
Revisão ad hoc de artigos em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2024/02 - Atual | Social and Emotional Learning: Research, Practice, and Policy | Elsevier | 
| 2023/02 - Atual | New Directions for Child and Adolescent Development | Hindawi | 
| 2023 - Atual | Scientific Reports | Nature Portfolio | 
| 2022/12 - Atual | Heliyon | Elsevier | 
| 2022/12 - Atual | International Journal of Emotional Education | University of Malta | 
| 2022/10 - Atual | Frontiers in Psychology | Frontiers | 
| 2022/10 - Atual | Child and Adolescent Mental Health | Wiley | 
| 2022 - Atual | International Journal of Adolescence and Youth | Taylor and Francis | 
| 2021/07 - Atual | Scandinavian Journal of Psychology | Wiley | 
Tutoria
| Tópico | Nome do aluno | |
|---|---|---|
| 2022/02 - 2023/01 | Promotion of social and emotional competencies in a vulnerable community context | Inês Couto | 
Distinções
            Prémio
| 2021 | Top cited paper in 2020-2021 in the Journal of Community Psychology
                                  Journal of Community Psychology  - Wiley Online Library, Estados Unidos 
                               | 
                           
| 2021 | Best Intervention Project Poster - XI Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. [XI International
                                 Congress of Child and Adolescent Psychology.]
                                  Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2019 | Prémios de excelência académica - Finalista de Mestrado com melhor classificação [Academic Excellence Awards - Master's Finalist
                                 top-ranked finalist]
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
| 2016 | Prémio de Excelência Académica pela nota de ingresso no Mestrado em Ciências em Emoções no ano letivo 2016/2017. [Academic
                                 Excellence Award for best admission grade for the Master in Science on Emotions in 2016/2017]
                                  ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal 
                               | 
                           
Outra distinção
| 2023 | 2023-2025 CASEL Weissberg Scholars Program
                                  Collaborative for Academic Social and Emotional Learning, Estados Unidos 
                               | 
                           
| 2023 | Individual Scientific Employment Stimulus (6th edition; 2023.05897.CEECIND)
                                  Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal 
                               | 
                           
| 2017 | Phd Grant (SFRH/BD/126304/2016)
                                  Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal 
                               | 
                           
