???global.info.a_carregar???
SÓNIA CATARINA SILVA CRUZ. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Tecnologia Educativa em 2010 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em Licenciatura em História (ramo de Investigação) em 2005 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Licenciatura em Ensino de História em 2002 pelo(a) Universidade do Minho. É Professora Auxiliar Convidado no(a) Universidade Católica Portuguesa. Organizou 8 evento(s). Orientou 30 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 5 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências da Educação com ênfase na Tecnologia Educativa, na formação de professores e na didática do Ensino da História. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: WebQuest; Games; Mobile Learning.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
SÓNIA CATARINA SILVA CRUZ

Nomes de citação

  • Cruz, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
F014-4B1C-C43F
ORCID iD
0000-0002-3701-353X

Endereços de correio eletrónico

  • soniacruz@braga.ucp.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 253206100 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Sociais (Braga). Campus Camões, 4710-362, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2005 - 2010
Concluído
Ciências da Educação, Especialidade em Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Proposta de um modelo de integração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas lectivas: o aluno de consumidor crítico a produtor de informação online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
2009
Concluído
Profissionalização em Serviço (Português e Estudos Sociais – 2.º ciclo) (Outros)
Especialização em Português e Estudos Sociais – 2.º ciclo
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2004 - 2005
Concluído
Licenciatura em História (ramo de Investigação) (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
15
2004
Concluído
Turismo e Valorização do Património (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes, Portugal
Muito Bom
1998 - 2002
Concluído
Licenciatura em Ensino de História (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião, Portugal
2017 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2016 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra, Portugal
Laboratório de Tecnologia Educativa, Portugal
2015 - Atual Investigador (Investigação) International Federation for Information Processing, Áustria

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/02/15 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016/09/01 - 2019/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, Portugal
Externato Maria Auxiliadora, Portugal
2004/09 - 2005/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas do Freixo, Portugal
2003 - 2004 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Carnaxide, Portugal
2003/03 - 2003/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Básica José Cardoso Pires, Portugal
2002 - 2003 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas André Soares, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09 - Atual Membro do Conselho Científico Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019/09 - Atual Presidente da Comissão Pedagógica da Licenciatura em TIC Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 - Atual Coordenadora da Pós Graduação em História Local Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2012/12/01 - 2015/11/30 Dos Jogos às Actividades Interactivas para Mobile-Learning
PTDC/CPE-CED/118337/2010
Investigador
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual Get up and Goals!
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cruz, Sónia. "A Igualdade de Género na promoção de um mundo mais justo: o contributo da História e Geografia de Portugal". Trabalho apresentado em VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo, 2019.
    Publicado
  2. Cruz, Sónia. "Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis. Um estudo de caso no Médio Tejo no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar". Trabalho apresentado em 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2018.
    Publicado
  3. Cruz, Sónia. "eTwinning: fomentar ‘Cidadania Ativa’ com recurso a ferramentas digitais". Trabalho apresentado em 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2018.
    Publicado
  4. Cruz, Sónia. "Google Drive: trabalho colaborativo e testes com correção automática". Trabalho apresentado em 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2018.
    Publicado
  5. Cruz, Sónia. "Quizzes: vantagens da sua utilização na avaliação formativa". Trabalho apresentado em 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2016.
    Publicado
  6. Cruz, Sónia. ""1910¿ – Implantação da República em Portugal". Trabalho apresentado em 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2016.
    Publicado
  7. Cruz, Sónia. "Aspetos a considerar na criação de jogos educativos". Trabalho apresentado em 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2016.
    Publicado
  8. Cruz, Sónia. "1910: A mobile game to relive the implementation of the Republic in Portugal". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451657
  9. Cruz, Sónia. "A utilização da Realidade Aumentada para aprender História: um estudo com alunos do 3.º CEB". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional de TIC na Educação, 2015.
    Publicado
  10. Cruz, Sónia. "1910: Um jogo mobile para reviver a Implantação da República em Portugal". Trabalho apresentado em XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Setúbal, 2015.
    Publicado
  11. Cruz, Sónia. "Learning History: a gamified activity for mobile devices". Trabalho apresentado em IFIP TC3 Working Conference, Vilnius, 2015.
    Publicado
  12. Cruz, Sónia. "Da sala para a rua: a utilização do geocaching na aprendizagem". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Braga, 2014.
    Publicado
  13. Cruz, Sónia. "Os jogos mais jogados pelos alunos do Ensino Básico ao Ensino Superior". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2014.
    Publicado
  14. Cruz, Sónia. "PING – Poverty Is Not a Game: uma experiência com alunos do ensino básico para a integração de jogos digitais no currículo". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Braga, 2014.
    Publicado
  15. Cruz, Sónia. "Geocaching: perceções de professores sobre a sua utilização na aprendizagem". Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Braga, 2014.
    Publicado
  16. Cruz, Sónia. "Pegada Digital. Que consciência tem da sua?¿ – Um estudo com alunos portugueses". Trabalho apresentado em Congreso Ibérico de Innovación en Educación con las TIC, Salamanca, 2013.
    Publicado
  17. Cruz, Sónia. "History and Early Childhood Education: an impossible relationship?". Trabalho apresentado em European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga, 2013.
    Publicado
  18. Cruz, Sónia. "Criar, organizar e partilhar conteúdo em rede. Vantagens do pearltrees em contexto educativo". Trabalho apresentado em Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior, Aveiro, 2013.
    Publicado
  19. Cruz, Sónia. "A importância da Avaliação Formativa e Formadora no uso de Recursos Educativos Digitais". Trabalho apresentado em Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior, Aveiro, 2013.
    Publicado
  20. Cruz, Sónia. "Dinamizar a biblioteca escolar com dispositivos móveis: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XV Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE13, Viseu, 2013.
    Publicado
  21. Cruz, Sónia. "A Caça ao Tesouro: o renascer digital de atividades orientadas. Um estudo com alunos do 7.º ano de escolaridade na disciplina de TIC". Trabalho apresentado em XIII Congresso Galego- Portugués de Psicopedagoxía, 2013.
    Publicado
  22. Cruz, Sónia. "A Formação de Professores no formato de Workshops: uma experiência no âmbito da formação docente em tecnologias educativas". Trabalho apresentado em XIII Congresso Galego- Portugués de Psicopedagoxía, Braga, 2013.
    Publicado
  23. Cruz, Sónia. "A WebQuest nas aulas de Modelação 3D". Trabalho apresentado em I Colóquio Cabo Verdiano da Educação. Nas pegadas das Reformas Educativas, Praia, 2013.
  24. Cruz, Sónia. "E-mail: A ferramenta esquecida pelos professores na comunicação com alunos e pais". Trabalho apresentado em I Colóquio Cabo Verdiano da Educação. Nas pegadas das Reformas Educativas, Praia, 2013.
    Publicado
  25. Cruz, Sónia. "A utilização do jogo da glória virtual: um estudo com professores e alunos de cursos de educação e formação". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges, Braga, 2013.
    Publicado
  26. Cruz, Sónia. "Jogo da Glória Digital – Um estudo sobre o envolvimento dos alunos". Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Braga, 2012.
    Publicado
  27. Cruz, Sónia. "Aprender para jogar ou jogar para aprender?". Trabalho apresentado em Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Braga, 2012.
    Publicado
  28. Cruz, Sónia. "A tecnologia Wiki: escrever e pensar colaborativamente". Trabalho apresentado em Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, Bragança, 2012.
    Publicado
  29. Cruz, Sónia. "Potenciar boas práticas em m-Learning: um desafio aos professores e alunos". Trabalho apresentado em Conferência Online de Informática Educacional, Porto, 2012.
    Publicado
  30. Cruz, Sónia. "A videoconferência: promover a videoconferência nos alunos do 3.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2011, Braga, 2011.
    Publicado
  31. Cruz, Sónia; Carvalho, Ana Amélia A.. "O Modelo ITIC: Uma estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem na escolaridade básica". Trabalho apresentado em XI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Coimbra, 2009.
    Publicado
  32. Cruz, Sónia. "Pedagogical Potentialities of Podcasts in Learning – reactions from k-12 to university students in Portugal". Trabalho apresentado em Conference Proceedings of LYICT 2008. Joint Open and Working IFIP Conference: ICT and Learning for the Net Generation, Kuala Lumpur, 2008.
    Publicado
  33. Cruz, Sónia. "Produção de Vídeo com o Movie Maker: um Estudo sobre o Envolvimento dos Alunos de 9º Ano na Aprendizagem". Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional de Informática Educativa, Porto, 2007.
    Publicado
  34. Cruz, Sónia. "Pesquisa na Web através de uma Caça ao Tesouro: um estudo com alunos do 9.º ano". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxí, Coruña, 2007.
    Publicado
  35. Cruz, Sónia. "Podcast: a powerful web tool for learning history". Trabalho apresentado em IADIS International Conference e-Learning 2007, Lisboa, 2007.
    Publicado
  36. Cruz, Sónia. "O Blogue e o Podcast para apresentação da aprendizagem na WebQuest". Trabalho apresentado em V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2007, Braga, 2007.
    Publicado
  37. Cruz, Sónia. "O Blogue como recurso e estratégica pedagógica. Uma experiência com alunos do 2º e 3º ciclos na disciplina de História". Trabalho apresentado em Weblogs na educação: 3 experiências, 3 testemunhos, Setúbal, 2007.
    Publicado
  38. Cruz, Sónia. "Integração do blog no processo de ensino aprendizagem: percepções dos alunos". Trabalho apresentado em 8th Internacional Symposium on Computer in Education, León, 2006.
    Publicado
  39. Cruz, Sónia. "Workshop: Como seleccionar e utilizar uma WebQuest na aula?". Trabalho apresentado em Encontro sobre WebQuest, Braga, 2006.
  40. Cruz, Sónia. "Blogue: uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino". Trabalho apresentado em VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) - Globalização e Des/igualdades: os desafios curriculares, Braga, 2006.
    Publicado
  41. Cruz, Sónia. "Uma Aventura na Web com Tutankhamon". Trabalho apresentado em VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05, Leiria, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cruz, Sónia; Carvalho, Ana Amélia A.; Araújo, Inês. "A game for learning history on mobile devices". Education and Information Technologies 22 2 (2016): 515-531. http://dx.doi.org/10.1007/s10639-016-9491-z.
    Publicado • 10.1007/s10639-016-9491-z
  2. Cruz, Sónia. "Criminalidade Invisível: os jovens e os riscos das redes sociais". Interconexões – Revista de Ciências Sociais 2 2 (2014): 105-118. https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=101840&pi_pub_r1_id=.
    Publicado
  3. Cruz, Sónia. "Weblog como Complemento ao Ensino Presencial no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico". Prisma.com 3 (2006): 64-87.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cruz, Sónia. "Mobile Learning: a new step to engage trainee teachers". In Progress in Education, 137-158. Nova York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2018.
    Publicado
  2. Cruz, Sónia. "Active Text Book: adicionar interactividade a um PDF e criar quizzes". In APP’s para dispositivos móveis. Manual para professores, formadores e bibliotecários, 19-28. Lisboa, Portugal: DGE, Ministério da Educação, 2015.
    Publicado
  3. Cruz, Sónia. "C:Geo – aplicação para geocaching". In APP’s para dispositivos móveis. Manual para professores, formadores e bibliotecários, 55-68. Lisboa, Portugal: DGE, Ministério da Educação, 2015.
    Publicado
  4. Cruz, Sónia. "Calaméo: e-books interativos". In APP’s para dispositivos móveis. Manual para professores, formadores e bibliotecários, 69-76. Lisboa, Portugal: DGE, Ministério da Educação, 2015.
    Publicado
  5. Cruz, Sónia. "Powtoon: apresentações criativas". In APP’s para dispositivos móveis. Manual para professores, formadores e bibliotecários, 247-258. Lisboa, Portugal: DGE, Ministério da Educação, 2015.
    Publicado
  6. Cruz, Sónia. "QR Code: um código que pode dizer muito". In APP’s para dispositivos móveis. Manual para professores, formadores e bibliotecários, 259-268. Lisboa, Portugal: DGE, Ministério da Educação, 2015.
    Publicado
  7. Cruz, Sónia. "M-circuito em Guimarães: Uma experiência em mobile learning para educar para o património". In Contributos para a construção de uma consciência patrimonial, 431-453. Braga, Portugal: CIEd, 2015.
    Publicado
  8. Cruz, Sónia. "História na palma da mão: propostas de integração curricular de dispositivos móveis para aprender história". In Contributos para a construção de uma consciência patrimonial, 403-430. Braga, Portugal: CIEd, 2015.
    Publicado • 10.2307/j.ctvvngd7.3
  9. Cruz, Sónia. "Scratch e ABRP: que relação? Um estudo com alunos do 8º ano na disciplina de TIC". In Aprendizagem Online, 210-222. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  10. Cruz, Sónia. "Eu descobri! - podcast para o estudo dos descobrimentos portugueses". In Agenda de Atividade de Literacia Digital, 30. Braga, Portugal: CECS. Edição:„escolinhas criativas, 2013.
    Publicado
  11. Cruz, Sónia. "Recursos da Web 2.0 em sala de aula: Professores inovadores - alunos produtores". In A par dos tempos que correm. As TIC e o centenário da República. Cadernos, Escola e Formação, 79-88. Braga, Portugal: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul, 2011.
    Publicado
  12. Cruz, Sónia. "Podcasts para aprender História: os alunos construtores de narrativas históricas". In Podcasts para Ensinar e Aprender em Contexto, 97-113. Santo Tirso, Portugal: De Facto, 2010.
    Publicado
  13. Cruz, Sónia. "IICT model: a pedagogical strategy for education". In Research, Reflections and Innovation in Integrating ICT in Education, 212-216. Badajoz, Portugal: Formatex, 2009.
    Publicado
  14. Cruz, Sónia C.; Carvalho, Ana A.. "A WebQuest about Tuthankamen". In Computers and Education, 207-217. London, Reino Unido: Springer London, 2008.
    Publicado • 10.1007/978-1-84628-929-3_21
  15. Cruz, Sónia. "Blogue, YouTube, Flickr e Delicious". In Manual de Ferramentas Web 2.0 para Professores, 15-40. Lisboa, Portugal: DGIDC, Ministério da Educação, 2008.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cruz, Sónia. "Proposta de um Modelo de Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Práticas Lectivas: o aluno de consumidor a produtor de informação online". Doutoramento, Universidade do Minho, 2009. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10678/1/tese.pdf.

Outros

Outra produção
  1. 1910, A implantação da República.. Software. 2016. Cruz, Sónia; Ana Amélia Carvalho, Adelina Moura, Célio Marques. bit.ly/jogo_1910.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09 Recursos Digitais: desafios e oportunidades à sua integração na escola VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/07/05 Individualizar a aprendizagem com recurso ao vídeo nas aulas de História VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
(Viana do Castelo)
2019 Práticas inovadoras na educação: Top 10 dos Recursos Educativos Digitais! I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão (Maranhão, Brasil)
2018/12/21 EdPuzzle para individualizar a aprendizagem com recurso ao vídeo LabTE: Workshop
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018 Prioridades para as Bibliotecas Escolares no contexto da flexibilização curricular e do perfil do aluno para o século XXI III Encontro de Bibliotecas Escolares
Rede de Bibliotecas Escolares (Seia, Portugal)
2018 Aprendizagens inovadoras na convergência global: o desafio de professores de Português e de História e Geografia II Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2018 Promover a utilização crítica, consciente e segura da Internet e das Redes Sociais Acompanhamento de jovens na área digital Porto
Comunidade educativo-pastoral dos Salesianos (Porto, Portugal)
2017 Tecnologias Emergentes na Educação: obstáculos e desafios à sua integração Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão, Brasil (Maranhão, Brasil)
2017 Ferramentas digitais: oportunidade para professores inovarem no ensino e aprendizagem da História e do Estudo do Meio 5º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2017 Promoção do sucesso: da escola que temos à escola que queremos. Recursos para professores e alunos inverterem a aprendizagem IV Congresso Concelhio de Educação
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2016 Ferramentas da Web: oportunidade para professores e alunos inverterem a aprendizagem IX Jornadas de Atualização Docente de Português
Centro de Professores e de Recursos (CPR) de Cáceres, pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa (CLP) de Cáceres e pela Coordenação do Ensino de Português em Espanha e Andorra (Cáceres, Espanha)
2015 Porque na rua também se aprende! - Propostas para concepção e dinamização de actividades educativas em espaços informais de aprendizagem XVII Seminário Regional de Educação Tomar
Câmara Municipal de Tomar (Tomar, Portugal)
2014 Ensinar e Aprender a gostar de História na era digital: que desafios enfrentam os professores da geração.net Congresso Internacional Inovação Docente e Novas Tecnologias Aplicadas à História
Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Léon (Braga, Portugal)
2014 Sensibilização à utilização das Redes Sociais - Como posso acompanhar o meu filho? Escola para Pais
Externato Maria Auxiliadora (Viana do Castelo, Portugal)
2013 Se isto é História, então eu gosto! – Recursos inovadores para o ensino e aprendizagem da História Congresso Anual da Associação de Professores de História “Espaços Públicos. Vidas privadas”
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008 Implicações Educativas da Web 2.0 na Aprendizagem: da Teoria à Prática 2º Edição do Software Livre na Escola Setúbal
Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09/01 - Atual O Feminismo em Portugal: uma análise aos discursos oficiais.
Orientador
MESTRADO EM ENSINO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE PORTUGUÊS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
2020 - 2020 É preciso haver feministas? O estudo do movimento feminista nas aulas de História e Geografia de Portugal como estratégia de promoção para a Cidadania Global
Orientador de Ana Barbosa
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2019/04/03 Fomentar a Igualdade de Género para a promoção de um mundo mais justo: o contributo da História e Geografia de Portugal na Cidadania Global
Orientador de Jéssica Tavares
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018/12/30 Abre os olhos e a mente! A aula de História e Geografia de Portugal como ponto de partida para promover a Educação para Cidadania Global.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018/12/30 A empatia também se ensina. Um estudo no âmbito da Educação para os direitos Humanos com alunos do 6º ano de escolaridade
Orientador de Marisa Barbosa
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 O uso de simuladores no ensino de redes: um estudo de caso no ensino profissional
Orientador de António Cunha
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 A utilização da WEB 2.0 com um aluno com Necessidade Educativas Especiais - Relatório de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de André Macedo Ferreira
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 A WebQuest como recurso para estudar a pegada digital - Um estudo com alunos do 7.º ano no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Eva Dias Costa
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2016 - 2016 Aprender a programar com o Kodu na sala de aula. Um estudo com alunos do 8.ºano de escolaridade
Orientador de Ana Morgado
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2015 A utilização da narrativa digital no auxílio da aprendizagem das TIC: um estudo de caso com alunos do 7.º ano de escolaridade
Orientador de Marta Pinto
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2015 O recurso aos screencasts no ensino das TIC: Um estudo de caso com alunos do 7º ano escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada
Orientador de Nuno Ribeiro
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2015 Ambientes Virtuais no ensino de Sistemas Operativos Cliente/Servidor: um estudo de caso no ensino profissional
Orientador de Edgar Costa
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2015 Potencialidades da Realidade Aumentada no ensino e aprendizagem. Um estudo com alunos do 7ºano de escolaridade
Orientador de Maria Alcide Costa
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2015 A visão dos alunos sobre o currículo prescrito da disciplina de TIC no Ensino Profissional: Um estudo de Caso nos Açores
Orientador de Jorge Costa
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2015 - 2015 A utilização das redes sociais pelos jovens e o seu impacto na empregabilidade local
Orientador de Luís Gonçalves
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 Representações e Práticas dos Professores e Alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aula
Orientador de Maria Abreu
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas com a utilização do “Scratch”. Um estudo com alunos do 8.ºano de escolaridade no âmbito da PES
Orientador de Tânia Dias
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2014 - 2014 e-Circuito em Guimarães: uma experiência de mobile learning com alunos do 9º ano
Orientador de Jorge Carvalho
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 A Web 2.0 nas práticas letivas: perceções de professores e alunos sobre a sua utilização. Relato reflexivo da Prática de Ensino Supervisionado
Orientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Aprendizagem colaborativa e cooperativa com as TIC: uma análise no contexto da prática de ensino supervisionada
Orientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 A utilização de jogos sérios para a promoção de valores sociais: um estudo de caso sobre a utilização do Jogo PING em contexto de sala de aula
Orientador
2013 - 2013 Aprendizagem ao Longo da Vida: os desafios na mobilização de competências do ser professor e do ser aluno
Orientador de Vítor Manuel Venâncio Machado
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Utilização da plataforma Moodle em contexto pedagógico – um estudo de caso no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Maria João Gomes Pires
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Os dispositivos móveis na dinamização da biblioteca escolar: relato de uma experiência na Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Hugo Filipe Rocha Costa
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Pegada e Identidade Digital – um estudo de caso no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Paula Cristina Silva
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 A utilização das TIC nas atividades pré-letivas, letivas e pós-letivas. Um olhar sobre a prática dos professores da escola da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Dalila Vicente
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Práticas educativas em contexto de orientação pedagógico-didática. Um estudo de caso com alunos do Clube ESA Robots
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2013 - 2013 Internet e redes sociais: um estudo de caso com alunos do 3.º ciclo do ensino básico
Orientador de Carlos Silva
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/01/01 - 2020/05/16 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2020/05/15 - 2020/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal
2020/01/01 - 2020/05/16 5.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2020/05/15 - 2020/05/16)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Coimbra, Portugal
2019/09/01 - 2020/04/03 5.º Encontro “Do Clique ao Toque” (2020/01/25 - 2020/03/31)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa - Braga - Faculdade de Teologia, Portugal
2019/01/26 - 2019/01/26 4.º Encontro “Do Clique ao Toque” Esta iniciativa assume que a educação religiosa, num contexto cultural fortemente influenciado pelos dispositivos eletrónicos articulados em rede, pode ser percebida como algo que radica no mais íntimo de cada indivíduo e que reconfigura a sua forma de ver e perceber o mundo, que dá um novo sentido. Para que exista uma utilização profícua em contexto educativo, esta precisa ser acompanhada de objetivos de aprendizagem bem definidos o que implica promover o desenvolvimento de múltiplas estratégias e competências. (2019/01/26 - 2019/01/26)
Outro (Coorganizador)
SNEC, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal
2018/10/13 - 2018/10/13 Encontro Internacional de Professores de Português (2018/10/13 - 2018/10/13)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/05/24 - 2018/05/24 II Jornadas Pedagógicas do mestrado em Ensino do 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (2018/05/24 - 2018/05/24)
Outro (Coorganizador)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2018/05/05 - 2018/05/05)
Encontro (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 3º Encontro "Do Clique ao Toque" (2018/01/27 - 2018/01/27)
Encontro (Outra)
SNEC, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal
2018 - 2018 Coordenação da exposição “Feriados Nacionais” (2018 - 2018)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 II Encontro Do Clique ao Toque: o diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais (2017/01/28 - 2017/01/28)
Encontro (Outra)
SNEC, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal
2016 - 2016 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning (2016 - 2016)
Encontro (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Lerning (2014 - 2014)
Encontro (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2013/04/11 - 2013/04/11 II Jornadas de Ensino de Informática (2013/04/11 - 2013/04/13)
Outro (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2012 - 2012 Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Encontro (Outra)
Universidade de Coimbra, Portugal
2012 - 2012 I Jornadas de Ensino de Informática (2012 - 2012)
Outro (Coorganizador)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2008 - 2008 Encontro sobre Web 2.0
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2006 - 2006 Encontro sobre WebQuest
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/01 Educação a distância e reputação: desafios do ensino superior brasileiro
Arguente
Rayssa Araújo (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2019/11 “Educar para uma comunicação saudável e eficaz. Um contributo para a lecionação da Unidade Letiva 1 do 6º ano "A Pessoa Humana”
Arguente
Andreia Correia (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Braga - Faculdade de Teologia, Portugal
2019/06/07 AS MULTIFUNÇÕES DO DIRETOR DE TURMA LIDERANÇA PELA COORDENAÇÃO E MEDIAÇÃO
Arguente
Albino José Teixeira Pinto (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2018/10/16 Gestão de cursos a distância na formação de Magistrados do Trabalho
Arguente
José Valmir Santos Filho (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal
2018 Google Drive: um estímulo ao trabalho colaborativo e cooperativo no Ensino Profissional. Um estudo de caso
Arguente
Marcos de Lima Alvarães (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 A autonomia das escolas na Região Autónoma da Madeira. Reflexão sobre a autonomia possível nas escolas a tempo inteiro do 1.º ciclo
Arguente
Lucinda Ribeiro Barreira (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 Escola e Participação: Uma análise da participação dos professores na vida da Escola Básica e Secundária da Calheta
Arguente
Susana Maria Ferreira Silva (Mestrado)
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2018 Realidade Aumentada como Promotor de Aprendizagens na Educação Pré-escolar: uma viagem pelos Oceanos
Arguente
Vânia Filipa Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 A iconografia na História e Geografia de Portugal: o manual escolar pelo olhar do 5º ano de escolaridade
Arguente
Célia Ferraz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 Um contributo para a didática da História Local: exploradores vianenses na colonização do Brasil
Arguente
Ana Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 Diretor de Turma: o elo multitasking na Comunidade educativa Jorge Manuel Ferraz Gomes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 A Liderança num contexto de Mudança. A Construção do Agrupamento de Escolas de Povoa de Lanhoso José Manuel Ramos Magalhães (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 A Magia de Ensinar está no truque de liderar Maria Ângela Quintal de Freitas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2016 Produção de um Curso Online: contributo para a comunicação entre técnico e professor Ernesto Manuel Silva Lopes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2015 Liderança como factor de sucesso na gestão escolar: Um estudo de caso numa escola privada na região norte de Portugal Vanessa Lima Souza (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 A inclusão do aluno com síndrome alcoólica fetal: da teoria à prática: relatório de atividade profissional Margarida Carrêlo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 Os Catequistas da Arquidiocese de Braga aprendem na rede: análise das práticas digitais Luís Miguel Figueiredo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2014 Ler e Compreender – A fluência da leitura Anabela Afonso dos Santos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 Nós e os outros: conceções culturais e etnográficas num grupo de crianças Filipa da Conceição Meneses Machado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2012 Retratar o contexto das TIC no Ensino Secundário. Um estudo sobre a utilização, formação e equipamentos existentes numa escola do Ensino Secundário Teresa Margarida Lima Vieira Pinto (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/07/23 - 2019/07/26 I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação Maranhão, Brasil
2019/07/05 - 2019/07/06 VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos Viana do Castelo

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2011 - Atual Recursos Educativos Digitais para Crianças e Jovens com NEE Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - Atual Pedagogia de e-Learning Tecnologias de Informação e da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - Atual Comunicação e Tecnologias em Educação Ciências Religiosas (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Facultade de Teologia, Portugal
2011 - Atual Políticas Sócio Educativas Ciências da Educação - Educação Especial (Mestrado integrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - Atual TIC no Ensino de Inglês a Crianças (Módulos I,II) Atividades de Enriquecimento Curricular (Especialização pós-licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2020 - 2020 Jogos e Mobile Learning (Outros) Centro de Formação “Os Templários”, Portugal
2020 - 2020 Do Clique ao Toque – O diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais (Outros) Universidade Católica Portuguesa - Braga - Faculdade de Teologia, Portugal
2019 - 2019 Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã (Outros) Sindicato Independente de Professores e Educadores, Portugal
2018 - 2018 Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis (Outros) Centro de Formação “Os Templários”, Portugal
2018 - 2018 Utilização das TIC para o sucesso escolar: desafio para professores e oportunidade para os alunos Utilização das TIC para o sucesso escolar: desafio para professores e oportunidade para os alunos (Outros) Centro de Formação Vale do Minho, Portugal
2018 - 2018 Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã (Outros) Centro de Formação Vale do Minho, Portugal
2016 - 2018 Didática da História e da Geografia Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2018 Didática do Estudo do Meio Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2018 Prática de Ensino Supervisionada Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2018 Complementos e Tópicos de Ensino Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2018 História Moderna e Contemporânea de Portugal Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - 2018 Jogos e Mobile Learning Jogos e Mobile Learning (Outros) Centro de Formação “Os Templários”, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2018 Modelos e Tecnologias de E-learning Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2018 Desenho e Conceção de formação em E-Learning Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2018 Práticas de Utilização de E-Learning Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2018 Utilização de Ferramentas em E-Learning Tecnologias da Informação e da Comunicação (Licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2018 Produção de e-Conteúdos para Informática Ensino de Informática (Mestrado) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2011 - 2018 Criação de Recursos Digitais Atividades de Enriquecimento Curricular (Especialização pós-licenciatura) Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
2017 - 2017 Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã Dos Jogos de tabuleiro aos Jogos de ecrã (Outros) Centro de Formação Vale do Minho, Portugal
2016 - 2016 Criação de Fichas de Trabalho Interativas Criação de Fichas de Trabalho Interativas (Outros) Centro de Formação Vale do Minho, Portugal
2014 - 2014 Quadros Interativos Multimédia no ensino/aprendizagem do pré-escolar e 1º ciclo Quadros Interativos Multimédia no ensino/aprendizagem do pré-escolar e 1º ciclo (Outros) SEPLEU - Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - Atual International Federation for Information Processing, WG 3.3
2015/09 - Atual LabTE | Laboratório de Tecnologia Educativa da Universidade de Coimbra

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/07/05 - 2019/07/06 O CRIA 2019 é um encontro que pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância da criatividade como uma estratégia inovadora a utilizar no ensino e aprendizagem das várias áreas do currículo. Constitui-se como um espaço de informação, debate e reflexão com momentos diferenciados de participação e partilha. Contempla conferências, comunicações orais, comunicações com discussão, comunicações em poster, sessões práticas e uma feira de ideias criativas.
Outro
Escola Superior de Educação do IPVC, Portugal
Distinções

Outra distinção

2003 Prémio Engenheiro António de Almeida
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
2003 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2003 Prémio Universidade do Minho, destinado a galardoar o aluno que concluiu o curso de Ensino de História com a classificação mais elevada, no ano lectivo, Universidade do Minho.
Universidade do Minho, Portugal
2002 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2001 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal