???global.info.a_carregar???
Isabel Vale, tem doutoramento em Didática, da Matemática e é professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Tem lecionado em cursos de pós-graduação, formação inicial e contínua: coordenado e/ou participado em projetos de investigação e de intervenção na área da educação matemática. É autora e coautora de relatórios, artigos e livros. Os principais interesses de investigação estão centrados na didática da matemática, em particular na resolução de problemas - padrões, criatividade, visualização - e nas conexões no ensino e aprendizagem da matemática e na formação de professores. Mais recentemente, está interessada no design de tarefas e estratégias de ensino em contextos diversificados mais favoráveis a uma aprendizagem ativa da matemática, como a educação STEAM, e a aprendizagem fora da sala de aula. Isabel Vale has a PhD in Maths Didactics and is associate professor at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo (ESE-IPVC). She has taught on postgraduate, initial and continuing training courses, coordinated and/or participated in research and intervention projects in the field of maths education. She is author and co-author of reports, articles and books. The main research interests are focused on the didactics of mathematics, in particular problem solving - patterns, creativity, visualisation - and connections in the teaching and learning of mathematics and teacher training. More recently, it is interested in the design of tasks and teaching strategies in diverse contexts that are more favourable to active learning of mathematics, such as STEAM education, and learning outside the classroom.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Vale

Nomes de citação

  • Vale, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
ED1D-BD6E-D876
ORCID iD
0000-0001-6155-7935
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=I77FFaQAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
57210406077

Telefones

Telefone
  • (+351) 258806200 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Avenida Capitão Gaspar de Castro, Apartado 513, , 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2001
Concluído
Didáctica [Didatics] (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Didáctica da Matemática e Formação Inicial de Professores num Contexto de Resolução de Problemas e de Materiais Manipuláveis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1993
Concluído
Educação - Metodologia do Ensino das Ciências, variante de Matemática . [Master's Degree in Education, specialising in Science Teaching Methodology, Mathematics variant] (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal
Muito Bom
1977
Concluído
Matemática [Mathematics] (Licenciatura)
Especialização em Educacional [Education]
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"++" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1996 - 2017 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
1987 - 1996 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1985 - 1987 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1977 - 1985/09/30 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escolas Secundárias e Escola Normal de Educação de Infância, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Laboratório de Educação Matemática/ Math Education Lab (LEM) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2023 Coordenadora do curso de Pós-graduação Conexões Matemáticas e a abordagem steaM no ensino básico [Coordinator of the Postgraduate Course in Mathematical Connections and the STEAM Approach in Basic Ed] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2019 Pedagogical Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2018 Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB [Coordinator Master's Degree Teaching of the 1st Cycle Primary Educ and Math and Sciences in 2nd Cycle BE] Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2009 - 2018 Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e do 2.º CEB [Coordinator Master's Degree Teaching of the 1st and 2nd cycles of Basic education Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2015 Pedagogical Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
(...)
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2001 - 2007 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - Atual Research Centre on Child Studies Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2026/08/31 MATRIX – Math Trails with an Inclusive Perspective on Students Experiences
KA220-SCH-000156434
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus
Em curso
2018/10/01 - 2022/09/30 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática/Curricular Innovation and Success in Mathemathics
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019 - 2022/08/31 Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
- 2019-1-DE03-KA201-060118
Investigador
Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha
Erasmus Plus
Concluído
2009 - 2011 Teacher Quality in Lusophone Countries, igher Education Cooperation Programme (EDULINK),
9-ACP-RPR-118328
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
2008 - 2011 Assessment as part of the testing process for the New Primary School Maths Programme /Avaliação no Âmbito do processo de experimentação do Novo Programa de Matemática do ensino Básico
DGIDC/ DCE-IE-UL
Investigador
Universidade de Lisboa, Intituto de Educação, Portugal
Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação
Concluído
2007 - 2010/06/01 Mathematics and patterns in primary education: perspectives and curricular experiences of students and teachers/Matemática e padrões no ensino básico: perspectivas e experiências curriculares de alunos e professores
PTDC/CED/69287/2006
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2008/08/31 MatCid - mathematics in the City/MatCid - A Matemática e a Cidade
CV/33-2006
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Ciência Viva
2005 - 2006 Science on holiday - Robotics for everyone/ Ciência em Férias - A Robótica para todos
POCI/DIV/2005/00209
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Programa Operacional Cência e Inovação 2010
Concluído
1990 - 1993 Problem Solving: Teaching, Assessment and Teacher Training/Resolução de Problemas: Ensino, Avaliação e Formação de Professores
PCSH/413/92/CED
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Junta Nacional de Investigação Educacional, Cientifica e Tecnologica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Isabel Vale; Ana Barbosa; Ana Peixoto; Fátima Fernandes. "SOLVING PROBLEMS USING THE ENGINEERING DESIGN PROCESS THROUGH A STEAM PERSPECTIVE". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1548
  2. Isabel Vale; Ana Barbosa. "POSTERS: A TOOL TO FOSTER VISUAL AND COMMUNICATION SKILLS THROUGH MATHEMATICAL CHALLENGING TASKS USING A GALLERY WALK". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1706
  3. Ana Barbosa; Isabel Vale. "THE EXPLORATION OF FRIEZES AND ROSETTES THROUGH DIGITAL AND NON-DIGITAL RESOURCES IN A TEACHER EDUCATION PROGRAM". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.1705
  4. Fátima Fernandes; Isabel Vale. "MATHEMATICAL TASKS OUTDOOR: AN EXPERIENCE WITH PRIMARY SCHOOL STUDENTS". 2021.
    10.21125/inted.2021.2034
  5. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Photography: A Resource to Capture Outdoor Math". Trabalho apresentado em Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age, Porto, 2020.
    Publicado
  6. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Cabrita, Isabel. "Fostering problem solving discussions through a gallery walk". 2019.
    10.17323/978-5-7598-2039-0
  7. Fernandes, Fátima; Vale, Isabel; Palhares, Pedro. "A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1º CEB". 2017.
  8. Martinho, Maria Helena; Ferreira, Rosa António Tomás; Vale, Isabel; Guimarães, Henrique. "Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática". 2016.
  9. Couto, Angela; Vale, Isabel. "Preservice teachers' knowledge on elementary geometry concepts". 2013.
  10. Matos, Lúcia; Cabrita, Isabel; Vale, Isabel. "Isometries and patterns: a creative approach". 2012.
  11. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Cabrita, Isabel; Barbosa, Ana; Fonseca, Lina. "Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics". 2012.
  12. Couto, Angela; Vale, Isabel. "O conhecimento geométrico de futuros professores do ensino básico: Uma breve caracterização". 2012.
  13. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Gaspar, Andreia; Dias, Raquel Pepo. "Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico". 2011.
  14. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Gaspar, Andreia; Dias, Raquel Pepo. "Ensino, Avaliação e Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico". 2011.
  15. Martinho, Maria Helena; Ferreira, Maria Antónia Tomás; Vale, Isabel do; Ponte, João Pedro da. "Ensino e aprendizagem da algebra : actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática". 2011.
  16. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Cunha, Elisabete; Cabrita, Isabel; Fonseca, Lina; Pimentel, Teresa. "Patterns in the city: a mathematics project". 2009.
  17. Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Pimentel, Teresa; Borralho, António; Cabrita, Isabel; Barbosa, Ana. "Padrões no currículo de matemática: presente e futuro". 2008.
  18. Vale, Isabel; Cabrita, Isabel. "Learning through patterns: a powerful approach to algebraic thinking". 2008.
Artigo em revista
  1. Ana Barbosa; Isabel Vale. "Mobile Math Trails: An Experience in Teacher Training with Mathcitymap". Acta Scientiae (2023): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.7597.
    10.17648/acta.scientiae.7597
  2. Isabel Vale; Ana Barbosa. "Active learning strategies for an effective mathematics teaching and learning". European Journal of Science and Mathematics Education (2023): https://doi.org/10.30935/scimath/13135.
    10.30935/scimath/13135
  3. Isabel Vale; Ana Barbosa; Ana Peixoto; Fa´tima Fernandes. "Solving Authentic Problems through Engineering Design". Open education studies (2023):
    10.1515/edu-2022-0185
  4. Isabel Vale; Ana Barbosa; Ana Peixoto; Fátima Fernandes. "Solving Problems through Engineering Design: An Exploratory Study with Pre-Service Teachers". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12120889.
    10.3390/educsci12120889
  5. Ana Barbosa; Isabel Vale; Simone Jablonski; Matthias Ludwig. "Walking through Algebraic Thinking with Theme-Based (Mobile) Math Trails". Education Sciences (2022): https://www.mdpi.com/2227-7102/12/5/346.
    10.3390/educsci12050346
  6. Vale, Isabel; Ana Barbosa. "Promoting Mathematical Knowledge and Skills in a Mathematical Classroom Using a Gallery Walk". International Journal of Research in Education and Science (2021): https://doi.org/10.46328/ijres.2417.
    10.46328/ijres.2417
  7. Ana Barbosa; Isabel Vale. "You’ve Got Mail! – Written Communication and Feedback in Mathematics". International Journal on Social and Education Sciences (2021): https://doi.org/10.46328/ijonses.234.
    10.46328/ijonses.234
  8. Isabel Piteira Vale; Ana Barbosa. "Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções". Revista de Educação Matemática 17 (2020): e020018-e020018. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id260.
    10.37001/remat25269062v17id260
  9. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Cabrita, Isabel. "Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with preservice teachers". (2020): http://hdl.handle.net/10773/28878.
  10. Vale, Isabel; Barbosa, Ana. "Pensamento algébrico: contributo da visualização na construção da generalização". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 3 (2019): 398-418. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p398-418.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/1983-3156.2019vol21i3p398-418
  11. Barbosa, Ana; Vale, Isabel. "Tens Correio! A Comunicação Escrita e o Feedback na Aula de Matemática". (2019): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/18792.
  12. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho; Cabrita, Isabel. "Mathematics outside the classroom: examples with preservice teachers". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 2 3 (2019): 137-142. http://math.unipa.it/~grim/7%20CIEAEM%2070_Pproceedings_QRDM_Issue%202,%20Suppl.3_WGB.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Gallery walk a collaborative strategy to discuss problem solving". Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics) 2 3 (2019): 151-156. http://math.unipa.it/~grim/7%20CIEAEM%2070_Pproceedings_QRDM_Issue%202,%20Suppl.3_WGB.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Cabrita, Isabel. "Mathematics outside the classroom: examples with pre-service teachers". (2019): http://hdl.handle.net/10773/28679.
  15. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "O contributo da uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática". Educação & Matemática 149-150 (2018): 2-8. https://www.dropbox.com/s/3pag57vrnevvj9v/%202018%20E%26M%20GW%20n149-150.pdf?dl=0.
    Publicado
  16. Vale, Isabel. "A arte de dobrar e cortar papel para aprender matemática". Diálogos com a arte 8 (2018): 205-217. http://www.ese.ipvc.pt/revistadialogoscomaarte.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Mathematical problems: the advantages of visual strategies". JETEN - Journal of European Teachers Educational Network 13 (2018): 23-33. https://etenjournal.com/2020/02/07/mathematical-problems-the-advantages-of-visual-strategies/.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Vale, Isabel. "Matemática e Arte: uma Conexão a Explorar no Ensino da Matemática". Diálogos com a arte - - revista de Arte, cultura e Educação, 7 (2017): 223-242. . http://www.ese.ipvc.pt/revistadialogoscomaarte.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "The importance of seeing in mathematics communication". JETEN - Journal of European Teachers Educational Network 12 (2017): 49-63. https://etenjournal.com/2020/02/08/pre-service-teachers-knowledge-on-elementary-geometry-concepts/.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Resolver problemas - criando soluções, vendo". Rematec - Revista de Matemática, Ensino e Cultura 11 21 (2016): 8-23. http://www-rematec.net.br/índex.php/rematec/article/view/57.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Math Trails: Meaningful Mathematics Outside the Classroom With Pre-Service Teachers". JETEN - Journal of European Teachers Educational Network 11 (2016): 63-72. https://etenjournal.com/category/articles/2016/.
    Publicado
  22. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores". (2015): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/35.
  23. Vale, Isabel. "A criatividade nas (re)soluções visuais de problemas". Educação & Matemática 135 (2015): 9-15.
    Publicado
  24. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges". Journal of the European Teacher Education Network 19 (2015): 57-73. https://etenjournal.com/2020/02/07/visualization-in-pattern-generalization-potential-and-challenges/.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Mathematics Creativity in Elementary Teacher Training". Journal of the European Teacher Education Network 10 (2015): 101-109. https://etenjournal.com/2020/02/08/mathematics-creativity-in-elementary-teacher-training/.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Ensinar matemática com resolução de problemas". Quadrante- Revista de Investigação em Educação Matemática XXIV 2 (2015): 39-60.
    Publicado
  27. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria". Boletim GEPEM - Grupo de estudos e pesquisa em educação matemática 63 (2015): 3-12. http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=login&source=%2FSEER%2Findex.php%3Fjournal%3Dgepem%26page%3Dsearch.
    Publicado
  28. Serrazina, Maria De Lurdes; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Ribeiro, António; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, Fátima; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/4222.
  29. Couto, Angela; Vale, Isabel. "Preservice teachers' knowledge on elementary geometry concepts". (2014): http://hdl.handle.net/10400.22/4370.
  30. Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/3528.
  31. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Early mathematical experiences: the importance of curricular integration". Journal of the European Teacher Education Network 9 (2014): 46-56. https://etenjournal.com/2020/02/08/early-mathematical-experiences-the-importance-of-curricular-integration/.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "The impact of visualization on Functional reasoning: the ability to generalize". RIPEM – Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 4 3 (2014): 29-44.
    Publicado
  33. Vale, Isabel Piteira. "Padrões em contextos figurativos: um caminho para a generalização em matemática
    Patterns in figurative contexts: a way to the generalization in mathematics". Revemat: revista eletrônica de educação matemática 8 2 (2013): http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p64.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5007/1981-1322.2013v8n2p64
  34. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores". (2013): http://hdl.handle.net/10400.21/3098.
  35. Vale, Isabel. "As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos". (2012): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/493.
  36. Paditz, Rogerson; Rogerson, Alan. "A New Elementary Mathematics Curriculum: Practice, Learning and Assessment - Some Classroom Episodes". (2012): http://www.zentralblatt-math.org/matheduc/en/?q=id:05944683.
  37. Vale, Isabel. "As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos". Interacções, 20 (2012): 181-207. http://www.eses.pt/interaccoes.
    Acesso aberto • Publicado
  38. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho; Palhares, Pedro. "Pattern tasks: thinking processes used by 6th grade students.". Relime -Revista Latinoamericana de investigación en matemática educative, 5 3 (2012): 273-293.
    Acesso aberto
  39. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática". Quadrante- Revista de Investigação em Educação Matemática 21 2 (2012): 29-50. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/106/93.
    Acesso aberto • Publicado
  40. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Borralho, António. "A new Elementary Mathematics Curriculum: Practice, Learning and Assessment Some Classroom Episodes". Qucosa (2012): 346-351. http://www.qucosa.de/recherche/frontdoor/.
    Acesso aberto • Publicado
  41. Pimentel, Teresa; Vale, Isabel. "Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática". (2012): https://quadrante.apm.pt/article/view/22881.
    10.48489/quadrante.22881
  42. Vale, Isabel. "As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos". (2012): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/493.
    10.25755/int.493
  43. Martinho, Helena; Ferreira, Rosa; Vale, Isabel; Ponte, João Pedro. "Representações múltiplas de funções em ambiente com Geogebra: Um estudo sobre o seu uso por alunos de 9.º ano". (2011): http://hdl.handle.net/10174/4818.
  44. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Dias, Raquel; Gaspar, Andreia. "Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico". (2011): http://www.apm.pt/files/_conf04_4e7134883352b.pdf.
  45. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Tarefas com padrões num percurso de formação de professores do ensino básico: alguns exemplos de boas práticaspráicas". GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática 58 (2011): 165-173. http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=login&source=%2FSEER%2Findex.php%3Fjournal%3Dgepem%26page%3Dsearch.
    Publicado
  46. Silva, Margarida; Vieira, Maria Helena; Vale, Maria Isabel. "Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical". (2011): http://hdl.handle.net/1822/73461.
  47. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Padrões e conexões matemáticas no ensino básico". Educação & Matemática, 110 (2010): 33-38.
    Publicado
  48. Vale, Isabel; Alvarenga; Dina. "A exploração de problemas de padrão: um contributo para o desenvolvimento do pensamento algébrico". Quadrante- - Revista de Investigação em Educação Matemática 15 1 (2007): 27-55. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/177/148.
    Acesso aberto • Publicado
  49. Alvarenga, Dina; Vale, Isabel. "A exploração de problemas de padrão: um contributo para o desenvolvimento do pensamento algébrico". (2007): https://quadrante.apm.pt/article/view/22813.
    10.48489/quadrante.22813
  50. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Padrões: um tema transversal do currículo". Educação & Matemática 85 (2005): 14-20.
    Publicado
  51. Domingos, Fernandes; Lester, Frank; Borralho, António; Vale, Isabel. "O Ensino da Resolução de Problemas por Parte de Futuros Professores: Relações com a Sua Formação Inicial". (1997): http://hdl.handle.net/10174/17281.
Capítulo de livro
  1. Vale, Isabel. "Visualization: A Pathway to Mathematical Challenging Tasks". In Research in Mathematics Education-Mathematical Challenges for All, 283-306. Springer International Publishing, 2023.
    Publicado
  2. Ana Barbosa; Isabel Vale. "Exploring the Potential of the Outdoors with Digital Technology in Teacher Education". 32-43. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_3
  3. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Movement & learning: the gallery walk strategy". In Improving children's learning and well-being, 243-272. Braga, Portugal, 2020.
    Publicado
  4. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "OS TRILHOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES [MATH TRAILS IN PRE-SERVICE TEACHER TRAINING]". In Prospecção de Problemas e Soluções nas Ciências Matemáticas 2, 87-98. Brasil: Atena Editora, 2020.
    Publicado
  5. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "A resolução de problemas com frações- uma abordagem visual". In Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional, 233-260. Lisboa, Portugal: APM- Associação de Professores de matemática, 2019.
    Publicado
  6. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana. "The Power of Seeing in Problem Solving and Creativity: An Issue Under Discussion". In Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving, 243-272. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-99861-9_11
  7. Vale, Isabel. "Resolução de Problemas um Tema em Continua Discussão: vantagens das Soluções Visuais.". In Perspectivas para a Resolução de Problemas, 131-162. Rio Claro, S. Paulo, Brasil: Editora Livraria da Física, 2017.
    Publicado
  8. Vale, Isabel. "Padrões visuais, generalização e raciocínio". In Teoria Elementar dos Números - da Educação Básica à Formação de Professores, 167-198. S. Paulo, Brasil: IGLU, 2015.
    Publicado
  9. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "A criatividade na aula de Matemática: revisitar a resolução de problemas". In Educación Matemática en las Américas - Resolución de Problemas,, 12-21. México: CIAEM, 2015.
    Publicado
  10. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho. "Trilhos Matemáticos e a criação de problemas". In Educación Matemática en las Américas - Resolución de Problemas, 220-228. México: CIAEM-IACME, 2015.
    Publicado
  11. Leite, Carlinda; Zabalza, Miguel. "Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos". CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012.
  12. Vale, Isabel; Borralho, António; Fernandes, Domingos. "Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos". In Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docencia, 7142-7157. porto, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012.
    Publicado
  13. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Borralho, António. "Narrativas de práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma análise interpretativa". In Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docencia, 8673-8688. Porto, Portugal: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2012.
    Publicado
  14. Vale, Isabel. "Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students". In Padrões- Múltiplas perspectivas e contextos em educação matemática/Patterns-Multiple Perspectives and Contexts in Mathematics Education,, 137-150. Portugal: ESE-IPVC, 2009.
    Publicado
  15. Borralho, António; Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Barbosa, Ana; Pimentel, Teresa; Cabrita, Isabel. "PADRÕES NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: PRESENTE E FUTURO". SEEM e SEIEM, 2008.
  16. Borralho, António; Vale, Isabel; Palhares, Pedro; Cabrita, Isabel. "Os Padrões no Ensino e Aprendizagem Álgebra". SEM-SPCE, 2007.
  17. Vale, Isabel; Palhares, Pedro; Cabrita, Isabel; Borralho, António. "Os padrões no ensino e aprendizagem da Álgebra". SPCE - Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2006.
  18. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Resolução de Problemas". In Elementos de Matemática para professores do ensino básico, 7-51. Portugal: LIDEL, 2004.
    Publicado
  19. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Número e numeração". In Elementos de Matemática para professores do ensino básico, 159-213. Portugal: LIDEL, 2004.
    Publicado
  20. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. "Dos Números Naturais aos Reais". In Elementos de Matemática para professores do ensino básico, editado por Pedro Palhares, 215-249. Portugal: Lidel, 2004.
    Publicado
  21. Vale, Isabel. "Desempenhos e concepções de futuros professores de matemática na resolução de problemas.". In Resolução de problemas na formação inicial de professores de matemática: múltiplos contextos e perspectivas,, 1-38. Portugal: GIRP, 1997.
    Publicado
  22. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos. "Concepções e Práticas de Jovens Professores perante a resolução de Problemas.". In Resolução de Problemas, Processos Cognitivos, Concepções de Professores e Desenvolvimento curricular, 145-168. Portugal: IIE- Instituto de Inovação educacional, 1994.
    Publicado
Edição de livro
  1. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Alvarenga, Dina; Freire, Flávia. Matemática nos primeiros anos - Tarefas e desafios para a sala de aula. Lisboa, Portugal. 2010.
    Publicado
  2. Vale, Isabel. Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática. - Múltiplos contextos e perspectivas. Aveiro, Portugal: GIRP. 1997.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Pires, Manuel Vara (Ed.); Ferreira, Rosa Tomás (Ed.); Domingos, António (Ed.); Martins, Cristina (Ed.); Martinho, Helena (Ed.); Vale, Isabel (Ed.); Amado, Nélia (Ed.); et al. Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas. Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. 2015.
  2. Isabel Vale; Domingos Fernandes; Antonio Borralho. A new Elementary Mathematics Curriculum: Practice, Learning and Assessment Some Classroom Episodes. Alemanha. 2012.
  3. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Borralho, António; Barbosa, Elsa; Cabrita, Isabel; Fonseca, Lina. Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico. Texto Editores, Lda.. 2011.
  4. Vale, Isabel. Padrões – múltiplas perspetivas e contextos em educação matemática/Patterns - multiple perspectives and contexts in mathematics Education. Viana do Castelo, Portugal: ESE-IPVC. 2010.
    Editor
  5. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa; Barbosa, Ana; Borralho, António; Barbosa, Elsa; Cabrita, Isabel; Fonseca, Lina. Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Projecto Padrões. 2009.
  6. Boavida, Ana Maria; Paiva, Ana Luísa; Cebola, Graça; Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. A experiência matemática no Ensino Básico: Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2008.
  7. Vale, Isabel; Barbosa, Ana Cristina Coelho; Portela, José Henrique; Fonseca, Lina; Pimentel Cardoso, Teresa. A Matemática e a Cidade – Um roteiro por Viana do Castelo.. Portugal: ESE-IPVC Projecto MatCid. 2008.
    Publicado
  8. Vale, Isabel; Pimentel, Teresa. Matemática no 1º e 2º ciclos – Propostas para a sala de aula. Portugal: ESEVC. 2008.
    Publicado
  9. Vale, Isabel; Pimentel Cardoso, Teresa. Matemática no 2º ciclo –Propostas para a sala de aula. Portugal: ESE-IPVC- Programa M2. 2007.
    Publicado
  10. Vale, Isabel. Didáctica da Matemática e Formação Inicial de Professores num contexto de Resolução de Problemas e de Materiais Manipuláveis. Portugal: APM -coleção teses. 2002.
    Publicado
  11. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Fonseca, Lina; Carvalho e Silva, Jaime; Pimentel, Teresa (Ed.). Matemática 8. Porto, Portugal: Areal Editores. 1999.
    Publicado
  12. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Fonseca, Lina; Carvalho e Silva, Jaime; Pimentel, Teresa. Matemática 7. Porto, Portugal: Areal Editores. 1998.
    Publicado
  13. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Fonseca, Lina; Pimentel, Teresa. Matemática 9. Porto, Portugal: Areal Editores. 1997.
    Publicado
  14. Fernandes, Domingos; Lester, Frank; Borralho, António; Vale, Isabel. Resolução de Problemas Na Formação Inicial de Professores de Matemática: Múltiplos Contextos e Perspctivas. 1997.
  15. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Fonseca, Lina; Pimentel, Teresa. Matemática 8. Porto, Portugal: : Areal Editores. 1996.
    Publicado
  16. Vale, Isabel. Tales 8: Exercícios e Problemas. porto, Portugal: Areal Editores. 1994.
    Publicado
  17. Vale, Isabel. Tales 9: Exercícios e Problemas. porto, Portugal: Areal Editores. 1994.
    Publicado
  18. Vale, Isabel. Concepções e Práticas de jovens professores perante a Resolução de Problemas de Matemática. Lisboa, Portugal: APM- Associação de Professores de Matemática - coleção teses. 1993.
    Publicado
  19. Vale, Isabel; Fonseca, Lina; Pimentel, Teresa. Tales 7: Exercícios e Problemas. porto, Portugal: Areal Editores. 1993.
    Publicado
Relatório
  1. Fernandes, Domingos; Borralho, António; Vale, Isabel; Mendonça, Vitoriano; Gaspar, Andreia; Fidalgo, Cláudia. 2012. Uma avaliação dos processos de aprendizagem, ensino e avaliação numa escola superior de enfermagem. http://hdl.handle.net/10451/10916.
  2. Fernandes, Domingos; Borralho, A.; Vale, Isabel; Gaspar, Andreia; Dias, Raquel. 2011. Ensino, Avaliação e Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico. http://hdl.handle.net/10451/10312.
  3. Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Borralho, António; Cruz, Elisabete. 2010. Uma avaliação do processo de experimentação do novo programa de matemática do ensino básico (2008/2009). http://hdl.handle.net/10451/10430.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Bebiana Marta da Silva. "A estratégia de Gallery Walk numa turma de matemática do 11.º ano: que relações com as práticas de alunos e professora". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2503.
  2. Cruz, Ana Filipa Rodrigues. "Um congresso matemático no âmbito das isometrias: proposta de um estudo numa turma de 6º ano de escolaridade". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2542.
  3. Silva, Andreia Filipa Araújo da. "As resoluções visuais de problemas com frações em diferentes contextos e com diferentes conexões numa turma do 6º ano de escolaridade". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2539.
  4. Vale, Isabel. "A resolução de problemas de números racionais numa turma de 6º ano de escolaridade: o contributo de uma Gallery Walk". Mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, 2020. http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/2310?locale=pt_PT.
  5. Barreto, Margarida Barbosa. "A resolução de problemas de números racionais numa turma de 6.º ano de escolaridade: o contributo de uma Gallery Walk". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2310.
  6. Sá, Sílvia Vilar Gomes de. "A resolução de problemas com números racionais : representações e estratégias utilizadas por alunos do 6º ano de escolaridade". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2429.
  7. Martins, Natália Maria Araújo. "Um Congresso matemático no âmbito das isometrias: um estudo realizado numa turma do 6º ano". Mestrado, 2019. http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/2157.
  8. Vieira, Joana Patrícia Gomes. "A Resolução de tarefas com frações numa turma de 6.º ano de escolaridade". Mestrado, 2019. http://repositorio.ipvc.pt/handle/20.500.11960/2030.
  9. Fernandes, Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima. "A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem – um estudo com o 3º ano de escolaridade". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/1822/61132.
  10. Carvalho, Cátia Sofia da Costa. "Resolução de tarefas, no âmbito das isometrias, por alunos do 6°ano de escolaridade". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2224.
  11. Esteves, Anaísa Amorim de Sousa. "A resolução de tarefas envolvendo números racionais não negativos: um estudo com uma turma do 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2067.
  12. Coelho, Ariana Ramos. "A Gallery Walk no ensino e aprendizagem da organização e tratamento de dados do 5º ano do EB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1999.
  13. Oliveira, Adriana Sofia Ferreira. "A Aprendizagem para além da sala de aula: um trilho matemático no 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2025.
  14. Madalena, Joana Filipa Cadilha. "Tarefas de matemática do 5º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2030.
  15. Santos, Valder Manuel Silva. "Transformações geométricas e arte no contexto escolar e patrimonial de S. Vicente". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2188.
  16. Carvalho, Bruna da Silva Oliveira Miranda. "Projetos de OTD numa turma do 6.º ano de escolaridade: uma experiência de Gallery Walk". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1987.
  17. Barbosa, Marina Daniela Moreira. "Do Ensino à aprendizagem dos conceitos de moda e média numa turma do 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1879.
  18. Freitas, Maria do Rosário Oliveira Almeida Alão. "Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade : Do Manual escolar ao desempenho dos alunos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1896.
  19. Furtado, Isabel Maria Macedo. "O desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade do E.B. e a realização de um projeto no âmbito da organização e tratamento de dados". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1516.
  20. Fernandes, Daniela Silva. "Um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade num contexto de triângulos e paralelogramos recorrendo a materiais manipulativos". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1590.
  21. Castro, Ligia Rafaela Rodrigues. "Trilho matemático: uma experiência fora da sala de aula com uma turma do 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1521.
  22. Afonso, Catarina Calheiros. "Os materiais manipuláveis na resolução de tarefas envolvendo os conceitos de área e perímetro: um estudo no 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1505.
  23. Vale, Isabel. "A aquisição de conceitos geométricos por futuros professores do ensino básico". Doutoramento, Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, 2015. http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/1303.
  24. Couto, Angela Maria Pinto do. "A formação inicial de professores do Ensino Básico e a geometria: um estudo de dois casos.". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/11328/1303.
  25. Rodrigues, Luísa Ribeiro. "Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade: do ensino à aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1578.
  26. Castro, Ana Cristina Costa e. "A matemática para além da sala de aula: um congresso matemático no 2º CEB". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1588.
  27. Silva, Maria do Rosário da Costa e. "Tarefas de organização e tratamento de dados: o desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1541.
  28. Amorim, Maria de Lurdes Fernandes de. "Contributo dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em matemática : um estudo no 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1653.
  29. Pinheiro, Carina de Fátima Esteves. "Os materiais manipuláveis e a geometria : um estudo no 6º ano de escolaridade do ensino básico num contexto das isometrias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1408.
  30. Pinheiro, Sandra Catarina da Costa. "A criatividade na resolução e formulação de problemas : uma experiência didáctica numa turma do 5º ano de escolaridade". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1414.
  31. Ribeiro, Andreia Rafaela Teixeira. "A comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2º ciclo ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595.
  32. Silva, Ana Adelina Sousa Marinho e. "Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1594.
  33. Vale, Isabel. "Estratégias de abordagem à composição musical através de conceitos matemáticos com alunos do 2º ano de iniciação musical.". Mestrado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, 2011.
  34. Vieira, Maria da Conceição Cerqueira Martins. "A resolução de problemas e a criatividade em matemática : um estudo em contexto de educação pré-escolar". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1411.
  35. Silva, Cristina Maria Queirós da. "Um olhar sobre o trabalho colaborativo de um grupo de professores de matemática do 5.º ano : no contexto do novo programa". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1397.
  36. Barbosa, Ana Cristina Coelho. "A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/1822/10561.
  37. Cardoso, Maria Teresa Pimentel. "O conhecimento matemático e didáctico, com incidência no pensamento algébrico, de professores do primeiro ciclo do ensino básico : que relações com um programa de formação contínua?". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/1822/10989.
  38. Machado, Ana Rita Fernandes de Almeida. "Trissomia 21: um estudo single-subject sobre aprendizagem funcional da matemática". Mestrado, Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2008. http://hdl.handle.net/1822/9056.
  39. Vale, Isabel. "Um programa de didáctica da matemática na formação inicial de professores em Cabo Verde". Mestrado, Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2007.
  40. Vale, Isabel. "A procura de padrões como uma estratégia de resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico.". Mestrado, Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2007.
  41. Vale, Isabel. "A exploração de padrões como parte da experiência matemática dos alunos do 2º ciclo". Mestrado, Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2006. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/28998/1/TESE%20FINAL.pdf.
  42. Vale, Isabel. "O Contributo da Linguagem Logo no Ensino da Geometria no 5º ano de escolaridade". Mestrado, Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2005. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3971.
  43. Vale, Maria Isabel Piteira do. "Didáctica da matemática e formação inicial de professores num contexto de resolução de problemas e de materiais manipuláveis". Doutoramento, 2000. http://hdl.handle.net/10773/26189.
  44. Vale, Isabel. "Concepções e práticas de jovens professores perante a resolução de problemas de matemática : um estudo longitudinal de dois casos". Mestrado, 1993. http://hdl.handle.net/10451/43724.

Outros

Outra produção
  1. Uma Análise dos Resultados de Dois Estudos de Avaliação Realizados no Contexto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico. O chamado Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB) foi homologado em Dezembro de 2007 após um período de cerca de 18 meses de reajustamento do que estava em vigor desde o início dos anos 90 do passado século. Na sequência da homologação iniciou-se, em 2008/2009, um período de experimentação, envolvendo 40 turmas-piloto dos três ciclos do ensino básico (10 do 1.º ano, 10 do 3.º ano, 10. 2012. Fernandes, Domingos; Vale, Isabel; Borralho, António. http://hdl.handle.net/10174/7860.
  2. Evaluation of the implementation process of a new mathematics curriculum for Grades 1-­-9: A discussion of the main results. Recently, a new Mathematics curriculum for basic education (Grades 1-9) has been introduced in the Portuguese educational system. This curriculum was designed to bring together some disperse curricular documents and to substitute the former one that was being used since the early 90s. But, above all, the new curriculum was aimed at providing a more sustained development of students’ mathematical l. 2012. Vale, Isabel; Fernandes, Domingos; Borralho, António. http://hdl.handle.net/10174/7946.
  3. Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos. Problemática: Caraterização de representações de professores e alunos relativamente ao ensino, à avaliação e às aprendizagens no contexto das unidades curriculares de um plano de estudos na área das Ciências da Saúde Metodologia: Esta investigação inseriu-se num estudo mais amplo em que se pretendia compreender as relações existentes entre conhecimentos, representações e experiências de professore. 2012. Borralho, António; Fernandes, Domingos; Vale, Isabel. http://hdl.handle.net/10174/7785.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024/01/19 Criação de histórias em inglês com recurso ao Storyjumper – um estudo no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023/03 A resolução de tarefas de geometria no plano através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5.º ano
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023/02/24 As TIC e o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino e aprendizagem do Português
Orientador
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023/02 O estudo das isometrias e os materiais manipuláveis numa turma do 6.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/03/01 - 2022/03/21 As Isometrias fora da sala de aula : a utilização da aplicação MathCityMap numa turma de 6.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 - 2021/03/05 A estratégia de Gallery Walk numa turma de matemática do 11.º ano: que relações com as práticas de alunos e professora
Orientador
Mestrado em Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2020/07/27 Um estudo sobre isometrias numa turma de 6.° ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Um Congresso matemático no âmbito das isometrias: um estudo realizado numa turma do 6º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Transformações geométricas e arte no contexto escolar e patrimonial de S. Vicente
Orientador
Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 A Resolução de tarefas com frações numa turma de 6.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Resolução de tarefas, no âmbito das isometrias, por alunos do 6°ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Projetos de OTD numa turma do 6.º ano de escolaridade: uma experiência de Gallery Walk
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 A Gallery Walk no ensino e aprendizagem da organização e tratamento de dados do 5º ano do EB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 A Aprendizagem para além da sala de aula: um trilho matemático no 5º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 Tarefas de matemática do 5º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2018 A resolução de tarefas envolvendo números racionais não negativos: um estudo com uma turma do 5º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 Do Ensino à aprendizagem dos conceitos de moda e média numa turma do 5º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade : Do Manual escolar ao desempenho dos alunos
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Orientador
Estudos da Criança (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Os materiais manipuláveis na resolução de tarefas envolvendo os conceitos de área e perímetro: um estudo no 5º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Trilho matemático: uma experiência fora da sala de aula com uma turma do 5º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 O desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade do E.B. e a realização de um projeto no âmbito da organização e tratamento de dados
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 A matemática para além da sala de aula: um congresso matemático no 2º CEB
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade: do ensino à aprendizagem
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Tarefas de organização e tratamento de dados : o desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 Contributo dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em matemática: um estudo no 5º ano de escolaridade
Orientador
Didáctica da Matemática e das Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 A criatividade na resolução e formulação de problemas : uma experiência didáctica numa turma do 5º ano de escolaridade
Orientador
Didáctica da Matemática e das Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011 - 2011 A aquisição de conceitos geometricos por futurs professores do ensino básico.
Orientador
Educação (Doutoramento)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, SPIEM Elemento da Direção (2017-2020)- Mesa da Assembleia Geral (2011-2017)
2002 - Atual European Teacher Education Network – ETEN, desde 2002 ECO e MathTig Leader até 2017
2000 - Atual National Council of Teachers of Mathematics, NCTM sócia nº 4029023
1986 - Atual Associação de Professores de Matemática, APM, sócia nº0019 (sócia fundadora)
1978 - Atual Membro da Sociedade Portuguesa de Matemática, socia nº 1694
Distinções

Prémio

2005 José Sebastião e Silva Prize, 1st prize - co-authored textbook Maths 7, published by Areal Editores. The Sebastião e Silva prize is designed to reward the scientific and pedagogical quality of maths textbooks for the 3rd cycle of elementary education. eb
SPM- Portuguese Society of Mathematics- Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
2003 Academic Merit Award/Prémio de Mérito Académico
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2000 José Sebastião e Silva Prize, Honourable mention - co-authorship - for the scientific and pedagogical quality of mathematics textbooks intended for the 8th year of the 3rd cycle of basic education and published by Areal Editores
SPM- Portuguese Society of Mathematics- Sociedade Portuguesa de Matemática, Portugal
1997 Merit Award/Prémio de Mérito
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal