???global.info.a_carregar???
Emília Ferreira. Concluiu Doutoramento em História da Arte Contemporânea, em 2010, pela Universidade Nova de Lisboa. Mestrado em Mestrado em História da Arte, em 2001 pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em Filosofia em 1990 pela Universidade de Lisboa. É directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa. Entre 1997 e 2018 colaborou com o CAM (Centro de Arte Moderna, actual Colecção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian), organizando cursos, visitas guiadas e fazendo curadoria de exposições, como “Dominguez Alvarez, 770, Rua da Vigorosa, Porto” (co-comissariado), 2006; “Mily Possoz, Gravura”. Entre Abril de 2000 e Novembro de 2017, integrou a equipa da Casa da Cerca-Centro de Arte Contemporânea, como programadora, curadora e educadora, tendo nesse âmbito sido responsável de várias dezenas de exposições, palestras e cursos, e tendo produzido mais de uma centena de textos sobre arte e artistas nacionais. Além disso, é autora várias dezenas de outros textos para catálogos de exposições nacionais e internacionais, tendo publicado também mais de 40 artigos em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras. É autora de 14 capítulos de livros, entre publicações nacionais e internacionais, e de 26 livros (ensaios, ficção e divulgação de temas de arte para jovens. Já proferiu mais de 60 conferências, palestras, seminários científicos, em Portugal e no estrangeiro. Organizou 6 conferências internacionais. Recebeu 11 prémios (romance, conto e ensaio) e 6 menções honrosas (romance, conto e ensaio). Actua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase na História da Arte. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: artistas; modernistas; mulheres; ilustração; desenho, gravura; Mily Possoz; Sarah Affonso; Sofia Areal, Graça Morais; Cristina Ataíde, Ana Vidigal; Paula Rego; Estudos sobre as Mulheres; História da Arte em Portugal; Museus públicos de arte; Academias.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Emília Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Emília

Identificadores de autor

Ciência ID
EB19-F419-ED03
ORCID iD
0000-0002-2267-0668

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Doutoramento em História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Lisboa em Festa: A Exposição de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecendentes e Materialização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom, com distinção e louvor, por unanimidade
2005 - 2010
Concluído
História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Lisboa em Festa: A Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
2010
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: História da Arte Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Lisboa em Festa: a Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882. Antecedentes e Materialização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003
Concluído
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"História dos Museus Públicos de Arte no Portugal de Oitocentos: 1833-1884" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
1994 - 2001
Concluído
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"História dos Museus Públicos de Arte no Portugal de Oitocentos: 1833-1884" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
1982 - 1990
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
12 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02/01 - 2018/06/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/04 - 2017/11/30 Técnico Superior (Técnico Superior) Câmara Municipal de Almada, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/12/01 - Atual Directora. Museu Nacional de Arte Contemporânea, Portugal
1997 - Atual Colaboradora do Serviço Educativo do CAM, organizando cursos e visitas guiadas; curadoria de exposições: Dominguez Alvarez, 770, Rua da Vigorosa, Porto (co-comissariado), 2006; Mily Possoz, Gravura, 2 Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2000/04/03 - 2017/11/30 Actividade de curadoria (exposições individuais, colectivas ou temáticas) desenvolvendo o programa de investigação, científico e plástico, da instituição, trabalhando em articulação com os artistas ou Câmara Municipal de Almada, Portugal
1992/01 - 2007/12 Colaboradora (colaboradora) Jornal Público, Portugal
1999/06 - 2007/02 Outro (Outro) Revista MID, Portugal
2002/01 - 2003/01 Outro (Outro) Diário de Notícias , Portugal
1984/09 - 1994/01 professora (professora) Centro de Línguas, Portugal
1989/05 - 1990/01 Outra (Outra) Semanário O Jornal, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2023/07/02 HERIT-AGES. ´Idades´ do Plástico e do Vidro para quem? Exploração de novas avenidas para a valorização e preservação do património para o futuro.
EXPL/ART-OUT/0146/2021
Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2010 - 2013/02/28 Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal
PTDC/EAT-MUS/101463/2008
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ferreira, Emília; Monteiro, Joana d'Oliva; Carvalho, Ana; Silva, Raquel Henriques da. "Caixas de Tesouros. Um Dossier sobre o Museu Ecléctico". (2020): http://journals.openedition.org/midas/2368.
    https://doi.org/10.4000/midas.2368
  2. Ferreira,Emília. "Almada-Amesterdão-Almada: Conversa de ida e volta com a pintora portuguesa Maria Beatriz". (2017): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852017000100012.
  3. Ferreira,Emília. "Mily Possoz, uma modernista na Europa". (2017): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852017000200008.
  4. Ferreira,Emília. "Mily Possoz, uma modernista na Europa". (2017): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852017000200008.
  5. Ferreira, Emília. "A Casa da Cerca, um projeto de autor: 20 anos de programação para o diálogo". MIDAS — Museus e Estudos Interdisciplinares 3 (2014): 1-2. http://midas.revues.org/570 ; DOI : 10.4000/midas.570.
    Publicado • 10.4000/midas.570
Artigo em revista (magazine)
  1. Ferreira, Emília. "O rosto do enigma ou o gosto pelo enigma. O Imaginário transmontano na obra de João Vieira", Monumentos, 2014
  2. Ferreira, Emília; Vasconcelos, Ana. "A exigência da paridade", Faces de Eva: Estudos sobre a Mulher, 2014
  3. Ferreira, Emília. "Mily Possoz, uma artista invulgar", Casa & Jardim, 2014
  4. Ferreira, Emília. "Da "Deliciosa Fragilidade Feminina"", Margens e Confluências: Um olhar contemporâneo sobre as artes, 2014
  5. Ferreira, Emília. "Ofélia Marques: um percurso ímpar no modernismo português", Faces de Eva: Estudos sobre a Mulher, 2006
Capítulo de livro
  1. Freitas, Ferreira, Emília Duarte Manuel. "Simões, Augusto Filipe". IHA, 2019.
  2. Freitas, Ferreira, Emília Duarte Manuel. "Simões, Augusto Filipe". IHA, 2019.
  3. Ferreira, Emília. "“Mily e Ofélia, entre o sonho do mundo e a realidade portuguesa”". In O Feminino e o Moderno. Lisboa, Portugal, 2017.
    Publicado
  4. Ferreira, Emília. "Building up from the London 1881 pretext: the birth of the Portuguese National Fine Arts Museum". In The Museum is Open: Towards a Transnational History of Museums 1750-1940, 221-232. Alemanha, Alemanha: Contact Zone, 2013.
    Publicado
  5. Ferreira, Emília. "Mily Possoz: uma artista de fusão". In Mulheres Pintoras em Portugal: de Josefa d’Óbidos a Paula Rego, 107-127. Lisboa, Portugal: Esfera do Caos Editores, 2013.
    Publicado
  6. Ferreira, Emília. "As Avestruzes bailarinas de Paula Rego ou a queda de Ícaro". In A Dança e a Música nas Artes Plásticas do Século XX, 107-121. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, IHA/Estudos de Arte Contemporânea, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Music, 2012.
    Publicado
  7. Ferreira, Emília. "A construção da memória". In Manuel Vilarinho. Pintura 2011|2009, 43-47. Lisboa, Portugal: Campo da Comunicação, 2010.
    Publicado
  8. Ferreira, Emília. "O Pintor no seu Labirinto". In “Rui Macedo: “«Invenzioni Capricciose» segundo Piranesi”, 44-62. Lisboa, Portugal: OPWAY, 2008.
    Publicado
  9. Ferreira, Emília. "“Retrato de Almas em Fuga”". In Manuel Caeiro: Casas da Caparica, 20-37. Lisboa, Portugal: OPCA, 2005.
    Publicado
Livro
  1. Ferreira, Maria Emília; Monteiro, Joana d'Oliveira; Silva, Raquel Henriques da; Instituto de História da Arte (IHA); Departamento de História da Arte (DHA). Dicionário. Instituto de História da Arte/NOVA FCSH. 2019.
  2. Ferreira, Maria Emília; Monteiro, Joana d'Oliveira; Silva, Raquel Henriques da. Dicionário. Instituto de História da Arte/NOVA FCSH. 2019.
  3. Ferreira, Emília. Paula Rego. Rehearsal. Um ensaio sobre o amor.. LIsboa, Portugal: Caleidoscópio. 2019.
    Publicado
  4. Ferreira, Emília. A Arte da Guerra [romance]. Ponta Delgada, Portugal: VerAçor. 2019.
    Publicado
  5. Leandro, Sandra; Silva, Raquel Henriques da; Saldanha, Sandra; Pérez-Quiroga, Ana; Garcia, Daniela; Crespo, Nuno; Lambert, Fátima; et al. Mulheres Escultoras em Portugal. FCT- IHA-FCSH-UNL, Caleidoscópio. 2016.
  6. Leandro, Sandra; Silva, Raquel Henriques da; Saldanha, Sandra; Pérez-Quiroga, Ana; Garcia, Daniela; Crespo, Nuno; Lambert, Fátima; et al. Mulheres Escultoras em Portugal. FCT- IHA-FCSH-UNL, Caleidoscópio. 2016.
  7. Leandro, Sandra; Silva, Raquel Henriques da; Serrão, Vítor; Arruda, Luísa; Ortigão, Maria João; Ferreira, Emília; Conde, Idalina; et al. Mulheres Pintoras em Portugal: de Josefa d'Óbidos a Paula Rego. Esfera do Caos. 2013.
  8. Leandro, Sandra; Silva, Raquel Henriques da; Serrão, Vítor; Arruda, Luísa; Ortigão, Maria João; Ferreira, Emília; Conde, Idalina; et al. Mulheres Pintoras em Portugal: de Josefa d'Óbidos a Paula Rego. Esfera do Caos. 2013.
  9. Ferreira, Emília. Paula Rego ou a Vertigem de Alice. Porto, Portugal: Quidnovi. 2010.
    Publicado
Manual
  1. Gameiro, Cristina. Arte Moderna e Contemporânea: a minha primeira coleção. Portugal. 2014.
Relatório
  1. Camacho, Clara Frayão (coord.); Carvalho, Ana; Ferreira, Emília; Fernandes, Isabel; Varejão, José; Silva, Raquel Henriques da; Jerónimo, Rita; et al. 2020. Grupo de Projeto Museus no Futuro: Relatório Final - versão preliminar. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/museus-monumentos-e-palacios/relatorio-final-do-grupo-de-projeto-museus-no-futuro/.
  2. Camacho, Clara Frayão (coord.); Carvalho, Ana; Ferreira, Emília; Fernandes, Isabel; Varejão, José; Silva, Raquel Henriques da; Jerónimo, Rita; et al. 2020. Grupo de Projeto Museus no Futuro: Relatório Final - versão preliminar. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/museus-monumentos-e-palacios/relatorio-final-do-grupo-de-projeto-museus-no-futuro/.
  3. Camacho, Clara Frayão (coord.); Carvalho, Ana; Ferreira, Emília; Fernandes, Isabel; Varejão, José; Silva, Raquel Henriques da; Jerónimo, Rita; Brighenti, Sara Barriga; Ferro, Inês. 2020. Grupo de Projeto Museus no Futuro: Relatório Final. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/museus-monumentos-e-palacios/grupo-de-projeto-museus-no-futuro-relatorio-final-e-sumario-executivo/.
Revisão de livro
  1. Ferreira, Maria Emília de Oliveira. "James voorhies. beyond objecthood". http://hdl.handle.net/10362/98113.
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Maria Emília de Oliveira. "Lisboa em festa: a exposição retrospectiva de arte ornamental portuguesa e espanhola, 1882". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10362/15502.
  2. Ferreira, Maria Emília de Oliveira. "Histôria dos Museus Públicos de Arte no Portugal de Oitocentos: 1833-1884". Mestrado, 2001. http://hdl.handle.net/10362/15678.
  3. Ferreira, Maria Emília de Oliveira. "Histôria dos Museus Públicos de Arte no Portugal de Oitocentos: 1833-1884". Mestrado, 2001. http://hdl.handle.net/10362/15678.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Investigações sobre a Pintura [contos]. 2014.
  2. Visões do Azul [contos]. 2014.
  3. Obsessões Exemplares [contos]. 2013.
  4. Cartografia Íntima [romance]. 2009.
  5. O Espelho que Reflecte [romance]. 2002.
  6. No princípio do mundo, uma tâmara [romance]. 2001.

Outros

Outra produção
  1. Da Oficina à Faculdade. Contornos do Ensino e da Ciência do Desenho. 2012. Ferreira, Emília.
  2. O que é doce nunca amargou?. 2012. Ferreira, Emília.
  3. A Ciência do Desenho. Edição técnica. 2012. Ferreira, Emília.
  4. Entrevista a Alexandre Farto. 2012. Ferreira, Emília.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista. Diagnóstico e Propostas para a Elaboração de um Programa Museológico
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - 2021 Museu Nacional de Arte Contemporânea: A exposição no contexto Educacional
Orientador
Museologia (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - 2015 “Funções da Arte: entre o belo, a inquietação e a sobrevivência da espécie”, Conferência integrada no V Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB-2015: «Arte, História e Pensamento», realizada no Museu Colecção Berardo, 25 de Março de 2015.
Seminário
V Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB-2015: «Arte, História e Pensamento»
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 - 2015 “Feminist and gendered perceptions in the adult education work of museums and art galleries in Canada, the United Kingdom and Portugal”
Congresso
12th Pascal International Conference, Connecting Cities and Universities at Strategic Frontiers
Universidade da Catania, Itália
2015 - 2015 “A outra face da lua. Paula Rego, keeping us on our toes”
Conferência
International Conference Caught in the Act: The (Literary) Imagiconography of Paula Rego
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2015 “Mily e Ofélia, entre o sonho do mundo e a realidade portuguesa”
Conferência
Colóquio Internacional em Homenagem a Judith Teixeira: As Mulheres e o Modernismo.
Academia Lusófona Luís de Camões Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora (CEL – UÉ) Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL – FLUL) Instituto Fernando Pessoa – Língua Po, Portugal
2014 - 2014 “Contornar o Silêncio das Obras”, conferência em “Paisagem Património Silêncio Colóquio Internacional”, Universidade de Évora, CHAIA, Évora, 21 de Maio de 2014.
Outro
Paisagem Património Silêncio Colóquio Internacional,
Universidade de Évora, CHAIA, Portugal
2014 - 2014 Europa, amo-te! Entre o amor impossível e as novas narrativas amorosas
Seminário
Seminário Diálogo com Imagens. Arte, Património e Narrativas para a Europa
CIES – CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS DE SOCIOLOGIA ISCTE-IUL INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA, Portugal
2014 - 2014 Lisboa em Festa: A Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização
Encontro
Projectos de Investigação em torno do MNAA, Museologia, História e Estudos de Património
IHA-MNAA, Portugal
2014 - 2014 I Congresso Internacional Arte e Género?
Congresso
I Congresso Internacional Arte e Género?
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2013 - 2013 Lisbon on stage: setting up a policy of seduction. Making way for the National Fine Arts Museum
Congresso
Making the Invisible Visible: museums and cities/ Rendere visibile l’invisibile: musei e città”, Conferência AISU, História Urbana
AISU, Itália
2012 - 2012 Building up from the London 1881 pretext: the birth of the Portuguese National Fine Arts Museum
Congresso
Transnationale Museumsgeschichte 1750–1940. Internationale Tagung
Technische Universität Berlin, Alemanha
2011 - 2011 O Desenho como ponto de vista
Outro
Colóquio Internacional Desenho e Imaginação
Universidade de Évora, Portugal
2011 - 2011 As Avestruzes Bailarinas de Paula Rego ou a Queda de Ícaro
Outro
Colóquio Internacional a Dança e a Música nas Artes Plásticas do século XX
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/12 Mulheres Designers Portuguesas e as Primeiras Exposições de Design Português, 1971-1973, Dissertação de Mestrado em Design do Produto e do Espaço. Universidade Europeia, Lisboa, Novembro de 2019.
Arguente principal
Inês dos Santos Mouraia (Mestrado)
2018/04 Pioneiras da Fotografia em Portugal: As Cartes de Visite e os Cabinets de Maria Eugenia Campos, Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, de Paula Cristina de Pinho Coelho Cintra Viegas, apresentada à Faculdade de Letras de Lisboa, Abril de 2019.
Arguente
Paula Cristina de Pinho Coelho Cintra Viegas (Mestrado)
2014 Paula Rego e a indagação da figura no informe: percurso dos anos 60, 70 e 80 Ana Sofia Oliveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013 Contos Animados Portugueses: Uma Série Audiovisual Carla Alexandra Mendes Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2012 Museus e Escolas: os Serviços Educativos dos Museus de Arte Moderna e Contemporânea, um novo modo de Comunicação e Formação Maria Genoveva Moreira Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2012 O Observador na Curadoria: Envolvência pelo acto performativo e auto-reflexividade Inês Oliveira e Silva de Araújo e Sá (Mestrado)
Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Portugal
2011 Mulheres entre o som e o silêncio. Imagens e representações das artistas de Metal na Loud!, Inês Rôlo Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011 O Centro de Arte Colecção Manuel de Brito — Génese, Desenvolvimento e Perspectivas de Crescimento da Instituição Maria del Sol Pulido Garcia Adragão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/04/03 - Atual Visualidades
Atual Faces de Eva
Atual MIDAS-Museus e Estudos Interdisciplinares

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
Atual Associação Internacional de Críticos de Arte
Atual Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte
Atual Associação Portugesa de Escritores
Atual Sociedade Portuguesa de Autores
Distinções

Prémio

2018 Prémio Literário Nacional Dias de Melo, [II edição], 2018, com o original A Arte da Guerra, romance.
2018 Prémio APOM 2018 de Estudo sobre Museologia, para Lisboa em Festa. A exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882. Antecedentes de um Museu. Lisboa, DGPC/Caleidoscópio, 2017.

Outra distinção

2018 Menção Honrosa do Grémio Literário, 2018, para Lisboa em Festa. A exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882. Antecendentes de um Museu. Lisboa, DGPC/Caleidoscópio, 2017.
Grémio Literário, Portugal
2018 - Prémio Literário Nacional Dias de Melo, [II edição], 2018, com o original A Arte da Guerra, romance.
2018 -- Menção Honrosa do Grémio Literário, 2018, para Lisboa em Festa. A exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882. Antecendentes de um Museu. Lisboa, DGPC/Caleidoscópio, 2017.
Grémio Literário, Portugal
2018 - Prémio APOM 2018 de Estudo sobre Museologia, para Lisboa em Festa. A exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882. Antecendentes de um Museu. Lisboa, DGPC/Caleidoscópio, 2017.
Allied Physicians of Michiana LLC, Estados Unidos
2018 Menção Honrosa APOM 2018 de Informação Turística, para Guias de Museus, DN, 2017.
Allied Physicians of Michiana LLC, Estados Unidos
2013 Prémio de Poesia e Ficção de Almada
Câmara Municipal de Almada, Portugal
2013 Prémio de Poesia e Ficção de Almada, Ficção Narrativa, 2013, com o original "Investigações sobre a Pintura", contos.
Câmara Municipal de Almada, Portugal
2009 Prémio Literário António Paulouro
Câmara Municipal do Fundão, Portugal
2009 Prémio Literário António Paulouro, com o original "Visões do Azul", contos
2008 Prémio Literário Afonso Duarte
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Portugal
2008 Prémio Literário Vergílio Ferreira
Câmara Municipal de Gouveia, Portugal
2008 Prémio Literário Vergílio Ferreira – Romance, com o original "Cartografia Íntima"
2007 Prémio Literário Branquinho da Fonseca
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2007 Prémio Literário Afonso Duarte 2007/2008, com o original "Mily Possoz, uma monografia"
2007 Prémio Literário Branquinho da Fonseca – conto fantástico, com o original "Os Barqueiros do Rio Cheio"
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
2001 Prémio Literário Vasco Branco
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
2001 Prémio Literário Vasco Branco, com o romance original "No princípio do mundo, uma tâmara"
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
1998 Prémio de Poesia e Ficção de Almada
Câmara Municipal de Almada, Portugal
1998 Prémio de Poesia e Ficção de Almada/98, com o original "O Espelho que Reflecte", romance
Câmara Municipal de Almada, Portugal
1996 Prémio Literário Almeida Firmino
Câmara Municipal de S. Roque do Pico, Portugal
1996 Prémio Literário Almeida Firmino, com o original "Marés", novela.
1994 Prémio Literário 25 de Abril, com o original "Marés", novela.