???global.info.a_carregar???
Venceu vários prémios nacionais e internacionais. É presença regular no Teatro Nacional de São Carlos e nas principais salas de concerto e festivais portugueses.Apresentou-se também em Inglaterra, Espanha, França, Andorra, Eslovénia e Moçambique.Como solista apresentou-se com a Sinfónica Portuguesa, Sinfónica Porto Casa da Música, London Sinfonietta, Orquestra Metropolitana, Remix-Ensemble, Músicos do Tejo, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra do Norte, entre outras. Em ópera interpretou mais de três dezenas de papéis principais como Pamina (A Flauta Mágica), Rosina (O Barbeiro de Sevilha), Adina (O Elixir do Amor), Rita (Donizetti), The Governess (The Turn of the Screw, Britten), Gretel (Hänsel und Gretel), Mabel (The pirates of Penzance, Sullivan), Susanna (Le Nozze di Fígaro), Zerlina (Don Giovanni), Despina (Così fan Tutte), entre outros. No seu repertório concertístico constam compositores como Händel, Vivaldi, Ravel, Berio, George Crumb, George Benjamin e também as obras Requiem Alemão de Brahms e Gloria de Poulenc (para o São Carlos), Des Knaben Wunderhorn de Mahler (para a Casa da Música) e Les Nuits d’étè de Berlioz. Foi dirigida por maestros como Laurence Cummings, Lawrence Renes, Brad Cohen, Peter Rundell, Martin Andre, João Paulo Santos, Cesário Costa, Joana Carneiro, Pedro Neves, Rui Pinheiro, Julia Jones, António Saiote, Stefan Asbury, Johannes Willig, Marcos Magalhães, Marc Tardue, Pierre-Andre Valade, entre outros. É, frequentemente, a soprano escolhida para a estreia absoluta de obras de compositores consagrados como João Pedro Oliveira, Nuno Côrte-Real, Luís Tinoco, Carlos Azevedo e Aubert Lemeland. Destaca-se a estreia das óperas O Sonho de Pedro Amaral, com a London Sinfonietta e Banksters de Nuno Côrte-Real no Teatro Nacional de São Carlos. Licenciada em Canto (ESMAE) e Comunicação Social (Universidade do Minho), mestre em Ensino de Música (Universidade de Aveiro), Sara Braga Simões é atualmente doutoranda no INET_MD, e investiga sobre a obra dramática de Leal Moreira, sob orientação de Jorge Salgado Correia.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Braga Simoes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Simões, Sara Braga

Identificadores de autor

Ciência ID
EA18-5BE4-A5B7

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019
Em curso
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Especialização em performance /canto
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012/01/09
Concluído
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Especialização em Instrumento/Canto
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
"ESPECIFICIDADES DO CANTO NO ENSINO BÁSICO, com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011/11
Concluído
Diploma de Estudos Avançados (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
17
2004
Concluído
Estúdio de Ópera da Casa da Música (Outros)
Casa da Música, Portugal
2001/07/25
Concluído
Canto (Licenciatura)
Especialização em Canto
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
16
1998/12/16
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em publicidade
Universidade do Minho, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/10/01 - 2008/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09/01 - Atual Professor de Canto, técnica Vocal e Estúdio de Ópera Curso de Música Silva Monteiro, Portugal
Curso de Música Silva Monteiro, Portugal
2004/03/01 - 2005/08/31 Professor de Canto Conservatório de Música do Porto, Portugal
Conservatório de Música do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Simoes, Sara. "Bella, e agradável Muzica» no Paço da Ajuda e em Madrid: novos dados sobre obras compostas para o duplo casamento de 1785". In Da Real Barraca» ao Palácio da Ajuda: a Música em torno da família real.. Lisboa, Portugal, 2020.
    Aceite para publicação
Poster em conferência
  1. Simoes, Sara. "Grounding an interpretation of 'A Vingança da Cigana' by António Leal Moreira through the relation between music and text.". Trabalho apresentado em Reasearch Day 2016 - University of Aveiro, 2016.
  2. Simoes, Sara Braga (EA18-5BE4-A5B7). "Determining Donna Elvira's vocality (Mozart's Don Giovanni) considering the first two singers to play the role: Caterina Micelli and Catarina Cavalieri". Trabalho apresentado em Performa 2011, 2011.
Tese / Dissertação
  1. Simões, Sara Margarida de Oliveira Braga. "Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7397.

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Simões, Sara Braga; Marinho, Helena. 2021. "[cd] Oceano Nox de Hugo Vasco Reis (Sara Braga Simões [soprano], Borealis Ensemble". In Voices and Landscapes.
  2. Simões, Sara Braga (EA18-5BE4-A5B7); Pipa, Luís; Câmara Municipal da Maia (edição Comemorativa do centenário de nascimento do compositor) (Produtor). 2008. "(CD) Eurico Thomaz de Lima - CançõesEditor: Maia C ity Hall recording made as a result of a research on the composer's assets that exists in Minho University (Braga, Portugal)". In (CD) Eurico Thomaz de Lima - Canções.
Interpretação artística
  1. 2022. Carmina Burana de C. Orff (Maestro José Eduardo Gomes). Festival Música no Colégio.
  2. 2022. Recital 'Pela mão da Música' com a pianista Helena Marinho. Casa das Artes de Famalicão.
  3. 2022. Opereta 'Le Docteur MIracle' de Bizet (Encenação Pedro Ribeiro), com companhia all'Opera. Teatro Constantino Nery.
  4. 2021. Oratória de Natal Op. 12 - C. Saint-Saens (maestro Fernando Marinho). Igreja de S. Pedro, Amarante.
Interpretação musical
  1. Ópera 'Domitila' de João Guilherme Ripper (encenação pedro Ribeiro), com Toy Ensemble. 2022.
    Soprano
  2. Anne Victorino de Almeida: Suite du Bocage (estreia absoluta) com Ava Ensemble. 2022.
    Soprano
  3. Recital com João Paulo Santos no Teatro Nacional de São Carlos 'Pelos 150 Anos do Nascimento de Francisco de Lacerda?. 2021.
    Soprano
  4. Rui Manuel Correia Martins. Serões de Camilo. 2019.
    Soprano
  5. Companhia all'Opera. Ópera 'O Elixir do Amor' de Donizetti no papel de Adina. 2019.
    Soprano
  6. Luís Pipa. Recital de Canto e piano com Luís Pipa. 2019.
    Soprano
  7. Bernardes, Ricardo; Shimizu, Tera; Vasquez, Elena; Pampano, Maria; Garcia, Fernando Santiago; Vicente, Marta; Barros, Olavo. Maestri e Discepoli - De Nápoles a Lisboa: Perez e Leal Moreira" (Seminário Nasoni, MAteus e a Música de seu tempo). 2018.
    Soprano
  8. Jalôto, Fernando Miguel; Vinagre, Diana; Amorim, Joana. Um Serão Musical na Corte (Colóquio: Da Real Barraca ao Paço da Ajuda: a música em torno da Família Real). 2016.
    Soprano
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/05 The legacy of António Leal Moreira (1758-1819): music, dramaturgy and vocality for an interpretation of his dramatic works. Research Summit 2019
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/06/30 From archives to performance: Works for voice and piano/guitar by Elvira de Freitas. Hidden archives, hidden practices
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/09 Elencos de estreia na obra dramática de Leal Moreira (1758-1819): análise da escrita vocal para cada um dos cantores [The cast of Leal Moreira's drammatic works: analysis of the vocal writting for each singer] Enim 2018 - Encontro Nacional de Investigação em Música
Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/10/05 Celebrações do duplo casamento real em 1785: novos dados sobre a estreia de L’imenèi di Delfo de António Leal Moreira" [Celebrations of the double royal wedding in 1785: new data on the first performance of L'Imenèi di Delfo by António Leal Moreira] La música en las cortes ibéricas (siglos XVIII XIX): mecenazgo, repertorios, performance.
Instituto Complutense de Ciencias Musicales (ICCMU) de la Universidad Complutense de Madrid e Inet-MD (Madrid, Espanha)
2017/12/07 Celebrações do duplo casamento real em 1785: novos dados sobre a data de estreia de L’imenèi di Delfo de António Leal Moreira [Celebrations of the double royal wedding in 1785: new data on the first performance of L'Imenèi di Delfo by António Leal Moreira] for presentation in the Post-in progress: 4th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/11/05 Fundamentando uma interpretação de 'A Vingança da Cigana' de António Leal Moreira a partir da relação entre música e palavra. [Grounding an interpretation of 'A Vingança da Cigana' by Leal Moreira trough the relation between music and text] ENIM 2016 - 6th NATIONAL CONFERENCE ON MUSICAL RESEARCH
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/03/04 Relação entre música e dramaturgia: Fundamentos para uma interpretação de 'A Vingança da Cigana de António Leal Moreira [Relation between music and text: grounding an interpretation of 'A Vingança da Cigana by António leal Moreira] Post-Ip lectures
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/02/26 Timbre, Tessitura, Ressonância [Timbre, Tessitura, Resonance] Voz profissional e artística
Cuf Porto Hospital (Porto, Portugal)
2015/11/07 Voz Profissional: especificidades na intervenção multidisciplinar [Professional Voice: particularities of multidisciplinary intervention] 3º Simpósio Internacional de Voz
Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho E.P.E (Vila Nova de Gaia, Portugal)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/04/11 - 2019/04/12 Júri no XII Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios oficiais de Música Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Best pitch of session (Research Summit 2019)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 Música - Galardões a Nossa Terra
Direnor – Comunicação, Estudos, Consultadoria e Divulgação Regional, Lda., Portugal
2005 2º Lugar no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi
Câmara Municipal de Setúbal, Portugal
2001 Prémio Engenheiro António de Almeida
2000 Prémio Jaume Aragall (I Concurso Vozes Ibéricas)
2000 Melhor Interpretação de Música do Século XX
I Concurso Vozes Ibéricas, Portugal
1998 Prémio APAP
Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Portugal
1998 Bolsa de Mérito
Universidade do Minho, Portugal
1997 Bolsa de Mérito
Universidade do Minho, Portugal
1996 Bolsa de Mérito
Universidade do Minho, Portugal
1995 Bolsa de Mérito
Universidade do Minho, Portugal