???global.info.a_carregar???
Yelitza Milagros de Aveiro de Freitas é professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no Agrupamento de Escolas Raul Proença. Tem publicado artigos de investigação relacionados com práticas de ensino. Concluiu o Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, no Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra (IPC-ESEC). Em 2023 foi bolseira com a referência IPC-ESE/NIEFI/PEAPEA-Grant 1-2023, na linha de investigação Prática Educativa e Artefactos no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Em 2022 foi bolseira com a referência IPC-ESE/NIEFI/PEAPEA-Grant 1-2022, na linha de investigação Prática Educativa e Artefactos no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Organizou e dinamizou três ações de formação e uma aula aberta sobre as Narrações Multimodais no IPC-ESEC. Apresentou duas comunicações orais no XXV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos e no VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação, organizado pelo IPC-ESEC. Participou num estudo de investigação do Projeto REFEPESEC Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores, colaborando na investigação "A articulação do conhecimento didático da matemática", onde implementou práticas letivas usando a Robótica Educativa. Participou no Projeto Hypatiamat na ESEC, onde implementou práticas letivas usando a plataforma Hypatiamat e onde desenvolveu uma investigação no âmbito do uso de artefactos digitais da plataforma para promover aprendizagens matemáticas no 1.º CEB. Frequentou ações de formação de curta duração ligadas aos projetos, Multimodal Narratives, Hypatiamat e REFEPESEC - Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores do IPC-ESEC e entre outras ligadas à área da Educação. Concluiu a licenciatura em Educação Básica, em 2021/07, no IPC-ESEC.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Yelitza Milagros de Aveiro de Freitas
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Freitas, Yelitza

Identificadores de autor

Ciência ID
E91F-9E50-C294
ORCID iD
0000-0002-9394-7724

Endereços de correio eletrónico

  • yelitzamafreitas@gmail.com (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano (Idioma materno)
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021/09 - 2024/02
Concluído
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"A applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2023/12/14
Concluído
Teaching with AI: a guide for Educators (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2023/11/11
Concluído
Seminário Estudo de Aula na Formação de Professores (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2023/04/26
Concluído
Artefactos tecnológicos nas aprendizagens matemáticas (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/11/09
Concluído
Hypatiamat - Apresentação da página do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/03/26
Concluído
Robótica Educativa: potencialidades e obstáculos à integração nos processos de ensino e de aprendizagem (Ação de Curta Duração de 4 horas) (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/03/16
Concluído
Narrações Multimodais: da teoria à prática! (Ação de formação de 4 horas) (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/01/15
Concluído
O contributo do projeto Hypatiamat no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Ação de Formação de 4 horas) (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018/09 - 2021/06
Concluído
Educação Básica (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
17
2021/04/16
Concluído
Narrações Multimodais nas práticas de ensino (Aula aberta de 6 horas) (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/04/13
Concluído
5.ª Sessão dos Diálogos Pedagógicos EDUTABi (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020/12/05
Concluído
A plataforma Hypatiamat para promover aprendizagens matemáticas efetivas (Ação de formação de 4 horas) (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2017
Frequentou
Licenciatura em gestão (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
2017
Frequentou
Formação para a obtenção do First Certificate (Outros)
British Council Portugal, Portugal
2011
Concluído
Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias (Ensino secundário)
Escola Básica e Secundária do Carmo , Portugal
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/01 - 2023/11/30 Bolsa de Iniciação à Investigação Científica Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra - Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção , Portugal
2023/10 - 2023/10 Organização e dinamização de uma aula aberta sobre o processo de construção de uma Narração Multimodal (2h) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/10/17 - 2023/05 Estágio Profissional em Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, Portugal
2023/04/12 - 2023/04/12 Organização e dinamização da ação de formação Protocolo de Construção e Validação de uma Narração Multimodal (3h) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/11/16 - 2022/11/16 Organização e dinamização da ação de formação Protocolo Narrações Multimodais: recolha de dados, construção e validação (3h) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/07/11 - 2022/11/10 Bolsa de Iniciação à Investigação Científica Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra - Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção , Portugal
2022/10/26 - 2022/10/26 Organização e dinamização da ação de formação Narrações Multimodais na prática educativa: definição, protocolo e pertinência (3h) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/10 - 2022/05 Estágio Profissional em 1.º Ciclo do Ensino Básico Escola Básica Solum Sul , Portugal
2014/09 - 2019 Educadora/Cuidadora/Babysitter Ambiente familiar, Portugal
2016 - 2018 Técnica de gestão de produto Afirmacalhau, Lda, Portugal
Afirmacalhau, Lda, Portugal
2013 - 2014 Voluntariado Comunidade católica Gente ajudando gente , Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/10/27 - Atual REFEPESEC - Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores
Interno IPC-ESEC
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra
Em curso
2021/10 - Atual Hypatiamat na ESEC
Hypatiamat na ESEC
Investigador
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Freitas, Yelitza; Martins, Fernando; Moral-Sánchez, Silvia-Natividad; Ruiz-Rey, Francisco-José. "Actions of a Trainee Teacher in Orchestrating Mathematical Discussions". Educational Process International Journal 14 1 (2025): https://doi.org/10.22521/edupij.2025.14.38.
    10.22521/edupij.2025.14.38
  2. Freitas, Yelitza; Beatriz Guiomar; Sofia Gonçalves; Ricardo Pinto; Elisabete Pinto; Virgílio Rato; Fernando M. L. Martins. "Using Serious Games with Exploratory Teaching to develop mental arithmetic in primary education". Educational Process International Journal (2025):
    Aceite para publicação
  3. Santos Sobral, Letícia; Pereira Costa Neves, Margarida; Rolo Simões, Maria Inês; Neves Rodrigues, Rita; Freitas, Yelitza; Costa, Cecília; Martins, Fernando. "Pensamento Computacional e Literacia Estatística no 1.º Ano de Escolaridade". Didácticas Específicas 31 (2024): 62-75. https://doi.org/10.15366/didacticas2024.31.004.
    Publicado • 10.15366/didacticas2024.31.004
  4. Yelitza Aveiro Freitas; Maryam Abbasi; Sónia Brito-Costa; Ricardo Pinto; Virgílio Rato; Fernando Martins. "Exploratory teaching: Integrating applet to teach arithmetic multiplication operation". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2024): https://doi.org/10.29333/ejmste/15666.
    10.29333/ejmste/15666
  5. Ricardo Silva; Cecília Costa; Yelitza Freitas; Fernando Martins; Manuel Cebrián-de-la-Serna. "Educational robotics and primary school mathematics teaching: An analysis of pre-service teachers didactic-mathematical knowledge". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2024): https://doi.org/10.29333/ejmste/15199.
    10.29333/ejmste/15199
  6. João Carvalho; Tatiana Couceiro; Tatiana Gomes; Rita Isabel Neves Rodrigues; José Sacramento; Rita Pereira; Yelitza Freitas; Cecília Costa; Fernando Martins. "Desenvolver o Pensamento Computacional através do Ensino Exploratório numa Aula de Matemática do 4.º Ano de Escolaridade". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 22 (2024): 259-292. https://doi.org/10.30827/dreh.22.2024.30107.
    Acesso aberto • 10.30827/dreh.22.2024.30107
  7. Guiomar, Beatriz; Freitas, Yelitza; Pinto, Ricardo; Pinto, Elisabete; Rato, Virgílio; Martins, Fernando. "Desenvolver a aritmética mental através do ensino exploratório numa aula de matemática do 1.° ano de escolaridade". APEduC Revista (2024):
    Em revisão
  8. Filipa Pinto; Inês Silva; Freitas, Yelitza; Ana Simões; Fernando M. L. Martins. Autor correspondente: Filipa Pinto. "Práticas STEAM na promoção da criatividade e do relacionamento interpessoal". Apeduc 4 2 (2023): 181-194. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.459.
    Publicado
  9. Rafaela Ferreira; Ana Silva; Freitas, Yelitza; Fernando M. L. Martins. Autor correspondente: Freitas, Yelitza. "Símbolos nacionais e representações de números racionais em práticas STEAM". APEduC Revista 5 1 (2023): https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.440.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Freitas, Yelitza; Ricardo Pinto; Virgílio Rato; Ana Gomes; Fernando M. L. Martins. Autor correspondente: Freitas, Yelitza. "Sentidos da Multiplicação e a applet Multiplicação da plataforma Hypatiamat". APEduC Revista 4 1 (2023): 119-137. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.401.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Carolina Malta ; Inês Santos ; Joana Amado ; Rodrigues, Rita Neves; José Pereira; Sandra Costa ; Freitas, Yelitza; Costa, Cecília ; Fernando M. L. Martins. "Promoção do Pensamento Computacional através do Ensino Exploratório numa turma do 1.º CEB". In VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação.. 2024.
    Submetido
  2. Carina Silva; Catarina Mendonça; Joana Cadima; Rita Neves Rodrigues; José Pereira; Elisabete Pires; Freitas, Yelitza; Cecília Costa; Fernando M. L. Martins. Autor correspondente: Rita Neves Rodrigues. "The Exploration of the SuperDoc Robot through an Explanatory Teaching Model". In STEAMING AHEAD: Fostering Critical Thinking, Problem-Solving and Creativity, editado por José Lencastre; Marco Bento, 127-162. Braga, Portugal: Research Centre on Education (CIEd), Institute of Education, University of Minho, 2024.
    Publicado
  3. Adriana Mendes; Maria João Coragem; Vitória Melo; Rita Neves Rodrigues; José Sacramento; Ana Patrícia Vidal; Freitas, Yelitza; Costa, Cecília; Martins, Fernando Manuel Lourenço. "Pensamento Computacional e Dados e Probabilidades: uma experiência de ensino com recurso à plataforma Hypatiamat". In Contextos transformadores em educação: visões partilhadas. 2024.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Filomena Teixeira; Dulce Vaz; Beatriz Guiomar; Diana Dias; Maria Santos; Vanessa Mateus; Freitas, Yelitza. "Ensino experimental das ciências: Articulação entre a formação inicial de professores e a prática educativa no 2.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XX Encontro Nacional de Educação em Ciências VI International Seminar on Science Education, 2024.
    Publicado
  2. Rafaela Ferreira; Ricardo Pinto; Freitas, Yelitza; Sandra Pereira; Virgílio Rato; Fernando M. L. Martins. Autor correspondente: Rafaela Ferreira. "Uso das applets Áreas I, II e III da plataforma Hypatiamat para desenvolver o Pensamento computacional". Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação, Coimbra, 2024.
    Submetido
  3. João Carvalho; Tatiana Couceiro; Tatiana Gomes; Rodrigues, Rita I. Neves; José Sacramento; Rita Pereira; Freitas, Yelitza; Costa, Cecília ; Fernando M. L. Martins. "Pensamento Computacional e Ensino Exploratório: uma proposta didática com recurso à Robótica Educativa". Trabalho apresentado em Porto ICRE’24 - 4th Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2024.
    Aceite para publicação
  4. Freitas, Yelitza; Ricardo Pinto; Ana Gomes; Virgílio Rato; Fernando M. L. Martins. "Utilização da applet Multiplicação da Plataforma Hypatiamat: análise da perceção da autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática". Trabalho apresentado em Porto ICRE’24 - 4th Porto International Conference on Research in Education, 2024.
    Aceite para publicação
  5. Freitas, Yelitza; Pinto, Ricardo; Gomes, Ana; Rato, Virgílio; Fernando M. L. Martins. "Artefactos digitais da plataforma Hypatiamat para promover os sentidos da multiplicação". Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos, Coimbra, 2022.
    Publicado
  6. Freitas, Yelitza; Pinto, Ricardo; Gomes, Ana; Rato, Virgílio; Fernando M. L. Martins. "Sentidos da multiplicação através do uso de artefactos digitais da Plataforma Hypatiamat.". Trabalho apresentado em VI Encontro de Investigação e Praticas em Educação, Coimbra, 2022.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07 Utilização da applet Multiplicação da Plataforma Hypatiamat: análise da perceção da autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2022/11/04 Artefactos digitais da plataforma Hypatiamat para promover os sentidos da multiplicação XXV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
(Coimbra, Portugal)
2022/05/06 Sentidos da multiplicação através do uso de artefactos digitais da Plataforma Hypatiamat. VI Encontro de Investigação e Praticas em Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra , Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/10/04 - 2022/10/05 XXV Encontro Matemática nos Primeiros Anos
Encontro
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/05/06 - 2022/05/07 VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022), 6 e 7 de maio de 2022, promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal
Encontro
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/05/17 - 2019/05/18 IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022), 17 e 18 de maio de 2019, promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal
Encontro
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 Apresentação da proposta: Saúde e sustentabilidade - Bebedouros
Encontro
2.ª Edição do Orçamento Participativo do Município de Coimbra Coimbra – Coimbra Jovem Participa
Câmara Municipal de Coimbra, Portugal