???global.info.a_carregar???
André Venturoti Perrotta. Is Invited Assistant Professor at the Department of Informatics Engineering of the Science and Technology Faculty of the University of Coimbra. Has over 15 years of experience in the technology development of multimedia interactive installations for commercial and artistic purposes. Currently researches on interdisciplinary projects in the field of multimedia, neurosciences, arts and digital health.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
André Venturoti Perrotta
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Perrotta, André
  • Perrotta, A. V.

Identificadores de autor

Ciência ID
E71D-EFA3-77C0
ORCID iD
0000-0003-2953-0585
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=C1TCwh0AAAAJ&hl=en

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Exatas - Física
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2010/10/01 - 2015/11/01
Concluído
Doctoral Program in Science and Technology of the Arts (Doutoramento)
Especialização em Computer Music
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
"MODELLING THE LIVE-ELECTRONICS IN ELECTROACOUSTIC MUSIC USING PARTICLE SYSTEMS " (TESE/DISSERTAÇÃO)
summa cum laude
2001/02/01 - 2006/06/01
Concluído
Physics (Bachelor)
Especialização em Fundamental Research
Universidade de São Paulo, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2010/10/13 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2002 - 2005 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade de São Paulo, Brasil
Physics Institute of the University of São Paulo, Brasil

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2012/02/07 - 2021/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07 - 2021/01 Coordinator of the Doctoral Program in Science and Technology of the Arts Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2011 Technology developer Superuber, Brasil
2006 - 2009 Co-founder - Technology Developer Loodik, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/02/01 - 2019/02/01 DESIGN SONORO INTERATIVO EM CONTEXTOS DE MEDIAÇÃO SOCIAL
n/a
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2011/09/01 - 2015/09/01 A Computational Auditory Scene Analysis Framework for Sound Segregation in Music Signals
PTDC/EIA-CCO/111050/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004/01 - 2004/12 Introduction to Crystalline structures Part-II: Renninger Scan simulation software development
n/a
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de São Paulo / Instituto de Física / Laboratório de Cristalografia, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2002/01 - 2002/12 Introduction to Crystalline structures Part-I: Laue Method simulation software development.
n/a
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de São Paulo / Instituto de Física / Laboratório de Cristalografia, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/03 - 2025/03 ReliefPain: Chronic Pain control in Spinal Cord Injury: an interdisciplinary study in neuroscience, art, nursing and ethics
n/a
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Portugal
Universidade Católica Portuguesa
Em curso
2019/01/01 - 2024/01/01 Harmonicidade e Inarmonicidade em Instrumentos da Família Percussão/Ressonância em Interação com a Eletrônica
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Em curso
2021/05/01 - 2023 HAC4CG – Heritage, Art, Creation for Climate Change. LIving the city: catalysing spaces for learning, creation and action towards climate change
NORTE-01-0145-FEDER-000067
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2022/01/01 Thertact-exo
n/a
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Em curso
2021/04 - 2021/12 Thertact-FB: Thermotactile feedback for improved exoskeleton control
n/a
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Médicas, Portugal

Exoatlet, Bélgica
Eurobench
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira, Catarina; Alves, Pedro; Alves, Jorge; Perrota, André. "Small Data as a Tool to Predict Player Game Design Preferences: A Qualitative Pilot Study". Trabalho apresentado em 31st International Conference on Information Systems Development, 2023.
    10.62036/isd.2023.52
  2. Perrota, André; C. S. Cardoso, Jorge; Gaspar, Pedro; Palminha, Leonor; Pais-Vieira, Carla; Matos, Demétrio; Pais-Vieira, Miguel. "Thertact-System: A Virtual Reality Exoskeleton Gait Training Simulator Controlled by Brain-Computer Interface". Trabalho apresentado em International Conference on Information Systems Development, 2023.
    10.62036/isd.2023.55
  3. Paisv, Carla; Gaspar, Pedro; Poleri, Tânia; Matos, Demétrio; Azevedo, Maria; Gago, Miguel; Perrotta, André; Vieira, Miguel. "Multimodal visual, auditory, thermal, and tactile feedback during Brain-Machine Interface use by a spinal cord injury patient". Trabalho apresentado em Human Interaction & Emerging Technologies, 2022.
    10.54941/ahfe100912
  4. Paisv, Carla; Matos, Demétrio; Perrotta, André; Vieira, Miguel. "Monetary reward effects in tactile discrimination and neurophysiological activity during use of a tactile stimulation sleeve". Trabalho apresentado em Human Interaction & Emerging Technologies, 2022.
    10.54941/ahfe100913
  5. Pais-Vieira, C. ; Perrotta, A. V.; Pais-Vieira, Miguel; Cardoso, Jorge. "Tactile feedback pattern animation editor and controller". Trabalho apresentado em International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies, 2020.
    Aceite para publicação
  6. Perrotta, André; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro Barroco ; Martins, Luís Gustavo. "Sonic Place - A Sonic Augmented Reality Soundscape Experience". Trabalho apresentado em Invisible Places 2017, Ponta Delgada, 2017.
  7. Perrotta, André. "Rainforest: An Interactive Ecosystem". 2016.
    10.1145/2851581.2891090
  8. Perrotta, André; Luís Gustavo Martins; Flo Menezes. "Modelling the live-electronics in electroacoustic music using particle systems". Trabalho apresentado em 40th International Computer Music Conference (ICMC) joint with the 11th Sound & Music Computing conference (SMC), 2014., Atenas, 2014.
    Publicado
  9. Perrotta, André. "The Music Under Rusty Records: Restoring Risset's 'Duo For One Pianist'". Perth, 2014.
    Publicado
  10. Perrotta, André; Martins, Luis G.. "The development of an interactive virtual scenography for the opera A Menina da Gotinha De água". Milão, 2012.
    10.1109/vsmm.2012.6365992
  11. Perrotta, André; Mackelberg, Nicholas; Barbosa, álvaro; Sarmento, Luís. "Perfect Take: Experience design and new interfaces for musical expression". Trabalho apresentado em The International Conference on New Interfaces for Musical Expression, Michigan, 2012.
Artigo em revista
  1. Pais-Vieira, Carla; Allahdad, Mehrab K.; Perrotta, André; Peres, André S.; Kunicki, Carolina; Aguiar, Mafalda; Oliveira, Manuel; Pais-Vieira, Miguel. "Neurophysiological correlates of tactile width discrimination in humans". Frontiers in Human Neuroscience 17 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fnhum.2023.1155102.
    10.3389/fnhum.2023.1155102
  2. Cardoso, Jorge C. S.; Perrotta, André; Silva, Paula Alexandra; Martins, Pedro. "Advances in Tangible and Embodied Interaction for Virtual and Augmented Reality". Electronics 12 8 (2023): 1893. http://dx.doi.org/10.3390/electronics12081893.
    10.3390/electronics12081893
  3. Pais-Vieira, Carla; Gaspar, Pedro; Matos, Demétrio; Alves, Leonor Palminha; da Cruz, Bárbara Moreira; Azevedo, Maria João; Gago, Miguel; et al. "Embodiment Comfort Levels During Motor Imagery Training Combined With Immersive Virtual Reality in a Spinal Cord Injury Patient". Frontiers in Human Neuroscience 16 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fnhum.2022.909112.
    Acesso aberto • 10.3389/fnhum.2022.909112
  4. Catarina Vieira; João Novais; Carla Pais-Vieira; André Perrotta. "Serious game design and clinical improvement in physical rehabilitation: a systematic review (Preprint)". JMIR Serious Games 9 3 (2021): https://doi.org/10.2196/20066.
    Acesso aberto • 10.2196/20066
  5. Pais-Vieira, Carla; Khazraei, Mehrab; Neves-Amado, João; Perrotta, André; Morya, Edgard; Moioli, Renan; Shapkova, Elena; Pais-Vieira, Miguel. "Method for positioning and rehabilitation training with the ExoAtlet ® powered exoskeleton". MethodsX (2020): 100849. http://dx.doi.org/10.1016/j.mex.2020.100849.
    10.1016/j.mex.2020.100849
  6. Perrotta, André; Pais-Vieira, Carla; Allahdad, Mehrab K.; Bicho, Estela; Pais-Vieira, Miguel. "Differential width discrimination task for active and passive tactile discrimination in humans". MethodsX (2020): 100852. http://dx.doi.org/10.1016/j.mex.2020.100852.
    10.1016/j.mex.2020.100852
  7. Cardoso, Jorge C.S.; Perrotta, André. "A survey of real locomotion techniques for immersive virtual reality applications on head-mounted displays". Computers & Graphics 85 (2019): 55-73. http://dx.doi.org/10.1016/j.cag.2019.09.005.
    10.1016/j.cag.2019.09.005
  8. Perrotta, André. "General recursive solution for one-dimensional quantum potentials: a simple tool for applied physics". Revista Brasileira de Ensino de Física 29 3 (2007): http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172007000300004&script=sci_arttext.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Perrotta, André; Pais-Vieira, Miguel; Pais-Vieira, Carla. "Ellipse fitting method for analysis of action potential dynamics". In Unravelling Neurosciences Today, 271-295. Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2023.
    Publicado
  2. José Canelha; Jorge C. S. Cardoso; André Perrotta. "Usability Evaluation of a VibroTactile API for Web-Based Virtual Reality Experiences". 2021.
    10.1007/978-3-030-85607-6_70
Edição de número de revista
  1. Jorge C. S. Cardoso; Perrotta, André; Paula Alexandra Silva; Pedro Martins Carvalho. "Special Issue "Advances in Tangible and Embodied Interaction for Virtual and Augmented Reality"". Electronics (2022): https://www.mdpi.com/journal/electronics/special_issues/VAR_electronics.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Carla Pais-Vieira; Pedro Gaspar; Demétrio Matos; Leonor Palminha Alves; Bárbara Moreira da Cruz; Maria João Azevedo; Miguel Gago; et al. "Embodiment comfort levels during Motor Imagery training combined with immersive Virtual Reality in spinal cord injury: a case report". 2022. https://doi.org/10.21203/rs.3.rs-1411361/v1.
    10.21203/rs.3.rs-1411361/v1

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Perrotta, André. Frustration - Anaisa Franco - Interactive Sculpture (2012).
  2. Perrotta, André. Throughout Breathing - Anaisa Franco - sensitive sculpture (2011).
  3. Perrotta, André. Devenir - Anaisa Franco - An interface of gender fluctuation (2013).
Cenografia
  1. Miguel Azguime; Miguel Azguime (Escritor / Produtor). 2013. A Laugh to Cry.
  2. Miguel Azguime (Escritor / Produtor). 2012. A Menina da Gotinha d'água.
  3. Vinicius Calderoni (Escritor / Produtor). 2010. Os 12 Clipes de Tranchã.
  4. Eumir Deodato e Breno Pineschi (Escritor / Produtor). 2010. Eumir Deodato - Multiplicidade 2010.
Exposição artística
  1. R.A.S - Manuela Marques. 2019.
  2. Untitled (orchestral) - João Onofre. 2017.
  3. Submersed Songs - Vivian Caccuri https://viviancaccuri.net/following/all/cacc/Cancoes-Submersas. 2008.
Projeto de som
  1. José Barrias (Escritor / Produtor). 2016. Catedral.
  2. Marcus Siqueira (Escritor / Produtor). 2013. A Onda.
  3. Tiago Gati (Escritor / Produtor). 2013. Nomoi.
  4. Martin Herraiz (Escritor / Produtor). 2013. Relato de Insônia.
  5. Arthur Kampela (Escritor / Produtor). 2012. ..B...
  6. Jean Claude Risset (Escritor / Produtor). 2012. Reflections.
  7. Jean Claude Risset (Escritor / Produtor). 2011. Duo for One Pianist.
  8. Paulo Ferreira Lopes (Escritor / Produtor). 2011. Menina dos Fósforos.
  9. Paulo Ferreira Lopes (Escritor / Produtor). 2011. Changeless I e II.
  10. Miguel Azguime (Escritor / Produtor). 2011. Conver(say)tions.
  11. Flo Menezes (Escritor / Produtor). 2010. O Farfalhar das Folhas.
  12. Flo Menezes (Escritor / Produtor). 2010. Transformantes III.
  13. Flo Menezes (Escritor / Produtor). 2008. Quaderno.
  14. Flo Menezes (Escritor / Produtor). 2008. Mahler in Transgress.
  15. Flo Menezes (Escritor / Produtor). 2007. Traces.
  16. Flo Menezes (Escritor / Produtor). 2006. Crase.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Perrotta, André; Miguel Pais Vieira; Carla Pais Vieira; Demétrio Matos; Nuno Sousa. 2022. "Thermal and Tactile Stimulation Device". Portugal.
    Concedida/Emitida

Outros

Outra produção
  1. Mamulengo. Software and electronics development for interactive Installation by Marcio Ambrósio, for Sesc-SP.. 2013. Perrotta, André. http://vimeo.com/70382911.
  2. ET-Colors. Desenvolvimento de tecnologia para atividade participativa lúdica real-digital. Sesc-SP, https://vimeo.com/127641373. 2011. Perrotta, André. https://www.marcioambrosio.com/ETcolor.
  3. Projection Mapping SporTv. Desenvolvimento tecnológico para cenografia digital de projection mapping para o canal SporTv da Globo, Brasil. Inaugurado para Fifa World Cup 2010.. 2010. Perrotta, André. https://vimeo.com/12447419.
  4. Grafite Animado. Desenvolvimento tecnológico para instalação interativa de Marcio Ambrósio, para Festival Animamundi 2009 em São Paulo e Rio de Janeiro.. 2009. Perrotta, André. https://vimeo.com/5803186.
  5. Atoms Table. Desenvolvimento de instalação interativa lúdico-informativa para Museu das Minas e do Metal, em Belo horizone - Brasil. (Superuber.com). 2009. Perrotta, André. https://vimeo.com/15883331.
  6. Black Hole Multitouch. Desenvolvimento criativo e tecnológico para instalação interativa para a exposição Einstein - Sangari no Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira - Parque Ibirapuera, São Paulo.. 2008. Perrotta, André. https://vimeo.com/2244391.
  7. Hasbro POV. Instalação interativa de POS (point of sale) com deteção de faces e métrica de utilização. Distribuido em 10 lojas da Grande São Paulo. Primeira Instalação Interativa utilizando visão computacional no Brasil. Desenvolvido para Hasbro.. 2007. Perrotta, André. https://vimeo.com/2286547.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/22 A creative coder's perspective on neurorehabilitation: lessons learned from the Thertact-VR case study Workshop on Interactive AI Systems for Digital Therapeutics
Champalimaud Foundation (Lisbon, Portugal)
2023/09 Thertact-System: A Virtual Reality Exoskeleton Gait Training Simulator Controlled by Brain-Computer Interface International Conference on Information Systems Development
University Institute of Lisbon (Portugal)
2018 Brain-Machine Interfaces for neurorehabilitation Encuentro NeuroSur 2018: "Fronteras en neurotecnología, una perspectiva latinoamericana"
Instituto de Neurociencia Biomédica, Facultad de Medicina Universidad de Chile (campus occidentes) y Biointeractive - Howard Hughes Medical Institute (Santiago, Chile)
2014 Modelling the live electronics in electroacoustic music using particle systems Joint International Computer Music Conference and Sound and Music Conference
National and Kapodistrian University of Athens (Atenas, Grécia)
2012 The development of an interactive virtual scenography for the opera A Menina da Gotinha De ´Agua International conference in Virtual Systems and Multimedia
Politécnico de Milão (Milão, Itália)
2011 Mahler in Transgress: musical style as a space Kyma International Sound Symposium
Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09 - 2024/06 BIM BASED PLATFORM FOR ORNAMENTAL STONE SUPPLY CHAIN
Orientador
Mestrado em Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2023/09 - 2024/06 Desenvolvimento de um protótipo de um sistema de análise quantitativa aplicável a uma bolsa de valores de atletas de alto desempenho
Orientador
Mestrado em Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2023/09 - 2024/06 Sleep at a glance – O jogo para a sensibilização da importância do sono
Orientador
Mestrado em Design e Multimédia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2023/02 - 2024/02 A Personal Haptics/Wind Device for VR Environments
Orientador
Mestrado em Engenharia Informática (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2021 - 2024 Development of Interactive Story-based Serious Games for Healthcare
Orientador
Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2021 - 2024 Design of a Digital Lutherie Decision Support System for subjects with Cerebral Palsy
Orientador
Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2022/09 - 2023/06 Modelagem de fotografias 2D em 3D para melhorias da experiência do utilizador em contexto de economia circular
Orientador
Mestrado em Design e Multimédia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2021 - 2022 Art in the Blockchain (NFT Music Marketplace)
Orientador
Mestrado em Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019 - 2020 Study and development of custom serious games for patients and users
Orientador
Gestão de Indústrias Criativas (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 - 2018 BATIMENTOS BINAURAIS E TONS ISOCRÓNICOS: DAS CARACTERÍSTICAS AOS EFEITOS
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - 2017 THE PLAYER AND THE CHARACTER:BUILDING IDENTITY THROUGH GAME AUDIO
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - 2017 Controlo Gestual para Espacialização Sonora 3D em Tempo-Real
Orientador
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Decoding Activities of Daily Living and Incipient Falls using Brain Signals
Arguente principal
José Pedro Rodrigues Manso (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2023 Brain activity on encoding different textures EEG signal acquisition with ExoAtlet®
Arguente principal
Júlia da Silva Ramos (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2023 Brain activity in threat situations
Arguente principal
Carolina Almeida Lopes (Mestrado)
Universidade de Coimbra, Portugal
2022 Toward an End-to-End Platform for Digital Health Care: a Smart Sensor
Arguente principal
Gonçalo Manuel da Silva Gonçalves Pinto Guedes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2022 EXPLORAÇÃO DE SILICONE E SOFT ROBOTICS PARA O DESIGN DE UM DISPOSITIVO MÉDICO
Arguente principal
Ana Catarina Correia Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 Mula controllers: interface de controlo musical em dispositivos touchscreen
Arguente principal
Gonçalo João de Miranda Rosa Guerra Beringuilho (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2019 MMixte - Software for live electronics with acoustical instruments
Arguente
Maurilio Maria Cacciatore (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019 Performance Instrumental de Elementos Musicais e Sonoros Discretos e Não Discretos Através de uma Superfície Táctil Visualmente Configurável
Arguente
Paulo Belchior dos Santos Dias (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019 Musical Cross Synthesis using Matrix Factorisation
Arguente principal
Francisco Daniel Andrade Fonseca (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 THE ROLE THAT SOUND SPATIALIZATION PLAYS IN IMPROVING PERFORMANCE IN AN INTERACTIVE INSTALLATION
Arguente
Diogo Leichsenring Franco (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019 Collaborative Prototyping and Hacking: re-inventing the museum space in the age of information technology
Arguente
Gérald Vincent Estadieu (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 SPEECH EMOTION RECOGNITION THROUGH STATISTICAL CLASSIFICATION
Arguente principal
Adelino Rafael Mendes Ferro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - Atual International Conference on Entertainment Computing
2017 - Atual Artech - International Conference on Digital and Interactive Arts Portugal (2019 - Macau)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798) "Escola das Artes, Universidade Catolica Portuguesa"
2019 - 2019 Leonardo (1530-9282) MIT Press

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Computer Graphics Master in Multimedia Design (Licenciatura) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2021/09 - Atual Introduction to Programming and Problem Solving (TP) Informatics Engineering (Licenciatura) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2021/09 - Atual Computer Graphics Informatics Engineering (Licenciatura) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2021/02 - Atual Análise e Tratamento de Dados (PL) Undergraduate degree in informatics engineering (Licenciatura) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2022/02 - 2022/06 Multimedia (PL) Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura) Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Informática, Portugal
2021/09 - 2022 Databases (PL) (Licenciatura) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2019 - 2021 Oficina DIY Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - 2021 Design de Interfaces Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2016 - 2021 Computer Programming Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2021 Produção de Som para videojogos Som e Imagem (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2021 Interfaces Tangíveis e Computação Física Som e Imagem (Mestrado integrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2020 Projeto Artístico Multimédia I Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2015 - 2020 Projeto Artístico Multimédia II Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 - 2019 Interfaces Interativos Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual JMIR Serious Games JMIR Publications
2023 - Atual Games for Health Journal Mary Ann Liebert, Inc.
2023 - Atual Sustainability MDPI
2023 - Atual International Journal of Environmental Research and Public Health MDPI
2021 - Atual Electronics MDPI
Distinções

Prémio

2022 EIT Jumpstarter Grand Final 1st prize
European Institute of Innovation & Technology, Hungria
2018 Prêmio Melo e Castro - Santa Casa Neurociências
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2012 Prêmio Nacional Multimédia