Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- André Venturoti Perrotta
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Perrotta, André
- Perrotta, A. V.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E71D-EFA3-77C0
- ORCID iD
- 0000-0003-2953-0585
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=C1TCwh0AAAAJ&hl=en
Websites
- https://www.avperrotta.org (Pessoal)
- http://artes.porto.ucp.pt/pt/cv-andre-perrotta (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
- Ciências Exatas - Física
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Artes
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Alemão | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/10/01 - 2015/11/01
Concluído
|
Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Especialização em Computação Musical
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
"MODELLING THE LIVE-ELECTRONICS IN ELECTROACOUSTIC MUSIC USING PARTICLE SYSTEMS " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
summa cum laude |
2001/02/01 - 2006/06/01
Concluído
|
Física (Bachelor)
Especialização em Pesquisa básica
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Percurso profissional
Ciência
2010/10/13 - Atual | Investigador (Investigação)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Docência no Ensino Superior
2012/02/07 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Cargos e Funções
2019/07 - Atual | Coordenador do Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Outros
2009 - 2011 | Desenvolvimento de tecnologia
Superuber, Brasil
|
2006 - 2009 | Co-founder/Desenvolvimento de tecnologia
Loodik, Brasil
|
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2019/02/01 | DESIGN SONORO INTERATIVO EM CONTEXTOS DE MEDIAÇÃO SOCIAL
n/a
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
2011 - 2015/09/01 | A Computational Auditory Scene Analysis Framework for Sound Segregation in Music Signals
PTDC/EIA-CCO/111050/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2004 - 2004/12 | Introduction to Crystalline structures Part-II: Renninger Scan simulation software development
n/a
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de São Paulo / Instituto de Física / Laboratório de Cristalografia, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
2002 - 2002/12 | Introduction to Crystalline structures Part-I: Laue Method simulation software development.
n/a
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de São Paulo / Instituto de Física / Laboratório de Cristalografia, Brasil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2024/01/01 | Harmonicidade e Inarmonicidade em Instrumentos da Família Percussão/Ressonância em Interação com a Eletrônica
17/17870-9
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2022/01/01 | Thertact-exo
n/a
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artística / Interpretação
Arte visual |
|
Cenografia |
|
Exposição artística |
|
Projeto de som |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2018 | Brain-Machine Interfaces for neurorehabilitation | Encuentro NeuroSur 2018: "Fronteras en neurotecnología, una perspectiva latinoamericana"
Instituto de Neurociencia Biomédica, Facultad de Medicina Universidad de Chile (campus occidentes) y Biointeractive - Howard
Hughes Medical Institute (Santiago, Chile)
|
2014 | Modelling the live electronics in electroacoustic music using particle systems | Joint International Computer Music Conference and Sound and Music Conference
National and Kapodistrian University of Athens (Atenas, Grécia)
|
2012 | The development of an interactive virtual scenography for the opera A Menina da Gotinha De ´Agua | International conference in Virtual Systems and Multimedia
Politécnico de Milão (Milão, Itália)
|
2011 | Mahler in Transgress: musical style as a space | Kyma International Sound Symposium
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2018 | BATIMENTOS BINAURAIS E TONS ISOCRÓNICOS: DAS CARACTERÍSTICAS AOS EFEITOS
Orientador
|
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - 2017 | THE PLAYER AND THE CHARACTER:BUILDING IDENTITY THROUGH GAME AUDIO
Orientador
|
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2016 - 2017 | Controlo Gestual para Espacialização Sonora 3D em Tempo-Real
Orientador
|
Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 | Mula controllers: interface de controlo musical em dispositivos touchscreen
Arguente principal
|
Gonçalo João de Miranda Rosa Guerra Beringuilho (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
|
2019 | MMixte - Software for live electronics with acoustical instruments
Arguente
|
Maurilio Maria Cacciatore (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2019 | Performance Instrumental de Elementos Musicais e Sonoros Discretos e Não Discretos Através de uma Superfície Táctil Visualmente
Configurável
Arguente
|
Paulo Belchior dos Santos Dias (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2019 | Musical Cross Synthesis using Matrix Factorisation
Arguente principal
|
Francisco Daniel Andrade Fonseca (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2019 | THE ROLE THAT SOUND SPATIALIZATION PLAYS IN IMPROVING PERFORMANCE IN AN INTERACTIVE INSTALLATION
Arguente
|
Diogo Leichsenring Franco (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2019 | Collaborative Prototyping and Hacking: re-inventing the museum space in the age of information technology
Arguente
|
Gérald Vincent Estadieu (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2017 | SPEECH EMOTION RECOGNITION THROUGH STATISTICAL CLASSIFICATION
Arguente principal
|
Adelino Rafael Mendes Ferro (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - Atual | Artech - International Conference on Digital and Interactive Arts | Portugal (2019 - Macau) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016 - Atual | Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798) | "Escola das Artes, Universidade Catolica Portuguesa" |
2019 - 2019 | Leonardo (1530-9282) | MIT Press |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Oficina DIY | Som e Imagem (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2016 - Atual | Design de Interfaces | Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2016 - Atual | Computer Programming | Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015 - Atual | Projeto Artístico Multimédia I | Som e Imagem (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015 - Atual | Projeto Artístico Multimédia II | Som e Imagem (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015 - Atual | Produção de Som para videojogos | Som e Imagem (Mestrado integrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2015 - Atual | Interfaces Tangíveis e Computação Física | Som e Imagem (Mestrado integrado) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
2012 - 2019 | Interfaces Interativos | Som e Imagem (Licenciatura) | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal |
Distinções
Prémio
2018 | Prêmio Melo e Castro - Santa Casa Neurociências
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
|
2012 | Prêmio Nacional Multimédia |