???global.info.a_carregar???
Carolina Carvalho is an associate professor at the Institute of Education, University of Lisbon (IE-ULisboa). She holds a PhD in Education (ULisboa). She graduated from the ISPA, Instituto Universitário, with an Educational Psychology degree. She is a integrated researcher at the IE-ULisboa Research and Development Centre in Education and Training (UIDEF, Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação) and a member of the research group of Curriculum, Teacher Education and Technology. Her research interests are teaching and learning processes in different dimensions, such as socio-cognitive, school-family and community relationships, and learning environments that promote school and social inclusion. She has several works published in Portugal and abroad on these subjects and has supervised post-Doc projects, PhD thesis and Master dissertations. She is a member of the IE-ULisboa external consulting team of Educational Territories of Priority Intervention schools (TEIP) in partnership with the Ministry of Education (ME), a program created in the late 90s to support economically and socially disadvantaged schools to reduce early school leaving and absenteeism, indiscipline, and promote educational success. She coordinates the PhD in Educational Psychology and teaches in different master's courses on IE-ULisboa, and its degree on education and training. She took part/coordinated the IE-ULisboa team in the following European and FCT projects: InnovEd4TS- Erasmus+ (2019-1-DK01-KA203-060281); LOOP - Erasmus + K3 (2021-2024); 4Study Erasmus+(2020-1-EL01-KA201-079031); Solidaris Erasmus+(585762-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP); 3C4Life Erasmus + K3 (626139-EPP-1-2020-2-DE-EPPKA3-PI-POLICY); DO2GET Erasmus+ (2022-1-RS01-KA210-SCH-000084217); LC4Inclusion FCT, IP (PTDC/CED-EDG/4650/2021); FITE (FCT. PTDC/CPE-PEC/121238/2010); EAE (PTDC/CPE-CED/114362).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carolina Fernandes de Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Carolina

Identificadores de autor

Ciência ID
E71A-84B3-7497
ORCID iD
0000-0003-1793-2288

Endereços de correio eletrónico

  • cfcarvalho@ie.ul.pt (Profissional)

Telefones

Fax
  • 217933408 (Profissional)
Telefone
  • 217943633 (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Alameda da Universidade, 1649-013, LISBOA, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2001
Concluído
Education (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Universidade de Lisboa, Portugal
"Interacção Entre Pares: Contributos para a Promoção do Desenvolvimento Lógico e do Desempenho Estatístico, no 7º Ano de Escolariedade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1986
Concluído
Educational Psychology (Licenciatura)
Especialização em Educational Psychology
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010/01/01 - 2022/10 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2001/12/11 - 2009/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1993/03/01 - 2001/12/11 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1992/05/20 - 1993/03/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1988/01/11 - 1992/05/20 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2024/12/31 LC4Inclusion - The Journey of Schools as Learning Communities for Inclusion
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Em curso
2021/02 - 2024/02 LOOP - Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programmes
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Em curso
2019/11/01 - 2021/11/12 InnovEd4TS - Exploring how to build a joint European Campus based on innovative educational initiatives of research-intensive universities to provide students with transferable skills needed to face future challenges
2019-1-DK01-KA203-060281
Investigador responsável
Aarhus Universitet, Dinamarca
Erasmus Plus
Em curso
2018/10/01 - 2021/09/30 Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas
Projeto n.º 29091
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/01/01 - 2021/01/01 SOLIDARIS Universidades inclusivas: Competencias clave del profesorado para el desarrollo de una ciudadanía activa
585762-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Universidad de Sevilla Instituto de Ciencias de la Educación, Espanha
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Em curso
2012/01/01 - 2015/07/01 Feedback, Identidade e Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências
PTDC/CPE-PEC/121238/2010
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/01/01 - 2015/07/01 Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor
PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2014/06/01 ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA
PTDC/CPE-CED/114362/ 2009
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de Bioengenharia e Biociências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2014/01/01 European citizenship learning in a programme for secondary education
517815-LLP-1-2011-1-IT-COMENIUS-CMP
Investigador
Education Audiovisual and Culture Executive Agency
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, D.; Carvalho, C.; Pacheco, J.. "Curriculum Differentiation: A Study with Institutionalized Young's Attending Vocational Education". Trabalho apresentado em 5th International Conference on New Horizons in Education, 2014.
    10.1016/j.sbspro.2015.01.937
  2. Cañadas de la Fuente, Gustavo R.; Carvalho, Carolina Fernandes de. "Evaluación de la enseñanza de tablas de contingencia a estudiantes de psicología". 2012.
  3. Leonardo, Rita Magda Teixeira; Carvalho, Carolina Fernandes de. "Leitura na voz dos alunos: um estudo no 2.º ano de escolaridade.". 2012.
  4. Martins, Maria Niedja Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes de. "Feedback nas orientações curriculares para o ensino e Aprendizagem de matemática.". 2012.
  5. Serrão, Maria; Carvalho, Carolina Fernandez de. "O dia-a-dia do educador de infância em contexto hospitalar.". 2012.
  6. Martins, Dulce; Martins, Marina; Carvalho, Carolina. "Algumas verdades sobre mentiras: uma perspectiva com alunos portugueses". 2011.
  7. Serrão, Maria; Carvalho, Carolina. "O uso do jogo na educação pré-escolar: um estudo sobre a prática dos educadores de infância". 2011.
  8. Martins, Marina; Carvalho, Carolina. "Why lie? : a arte da mentira na voz dos adolescentes portugueses". 2011.
  9. Schwingel, Marta; Carvalho, Carolina. "As vozes dos pais sobre o dia-a-dia dos filhos após o divórcio". 2010.
  10. Martins, Marina; Carvalho, Carolina. "A mentira na adolescência: uma análise baseada no contexto social". 2010.
  11. Martins, Marina; Carvalho, Carolina. "Os jovens e a mentira: um estudo centrado em diferentes momentos do percurso escolar". 2009.
  12. Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. "Can I Lie? Childrens’ perspective". 2009.
Artigo em revista
  1. Freire, Sofia; Viana-Caetano, Ana Paula; Carvalho, Carolina; Mogarro, Maria João; Fadda, Roberta. "Participação Social e Suporte Social: Perspetivas de Alunos com Necessidades Educativas Específicas". SISYPHUS - Journal of Education (2024):
    Aceite para publicação
  2. Cazorla, Irene Mauricio; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira; Carvalho, Liliane Maria Teixeira Lima de; Carvalho, Rafael Nicolau; Carvalho, Carolina Fernandes de. "Possibilities of the COVID-19 pandemic context for statistics education: some reflections". Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana 14 3 (2023): 201-223. http://dx.doi.org/10.51359/2177-9309.2023.256603.
    Acesso aberto • Publicado • 10.51359/2177-9309.2023.256603
  3. Dias, Rafael Rodrigues Alves; De Carvalho, Carolina Fernandes; Marques, Maria Isabel. "Contribuições do desenvolvimento moral no contexto da educação para cidadania". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16 8 (2023): 12513-12531. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.8-208.
    10.55905/revconv.16n.8-208
  4. Da Cruz, Lívia; Carvalho, Carolina. "De ponto a ponto: a educação não formal e as histórias de envelhecimento ativo". Revista Foco 16 4 (2023): 01-15. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n4-013.
    Publicado • 10.54751/revistafoco.v16n4-013
  5. Vilarinho, Susana; Carvalho, Carolina. "Inclusion and diversity: a look at Portuguese schools". Holos 2 39 (2023): 1-14.
    10.15628/holos.2023.15174
  6. Veronica Pereira do Nascimento; Catarina Sobral; Carolina Carvalho. "Percepções sobre os direitos da criança: um estudo no primeiro ciclo em Portugal". Revista Educação & Formação 7 (2022): https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8122.
    10.25053/redufor.v7.e8122
  7. Santos, Natalie Nóbrega; Monteiro, Vera; Carvalho, Carolina. "Impact of grade retention and school engagement on student intentions to enrol in higher education in Portugal". European Journal of Education 58 1 (2022): 130-150. http://dx.doi.org/10.1111/ejed.12535.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1111/ejed.12535
  8. Maria Maria Pereira Martins; Carolina Fernandes de Carvalho; Carlos Eduardo Ferreira Monteiro; Martins, Maria Maria Pereira; Carvalho, Carolina Fernandes de; Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira. "The analysis of statistical graphs constructed by primary school teachers". Acta Scientiae 23 6 (2021): 28-57. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6762.
    10.17648/acta.scientiae.6762
  9. Mário Durão; Carolina Carvalho; Gilda Soromenho. "Psychological well-being of young Portuguese university students". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2 10 (2021): 1-14. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.755.
    10.47820/recima21.v2i10.755
  10. Monteiro, Vera; Carvalho, Carolina; Santos, Natalie Nóbrega. "Creating a Supportive Classroom Environment Through Effective Feedback: Effects on Students’ School Identification and Behavioral Engagement". Frontiers in Education 6 (2021): 1-14. http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.661736.
    10.3389/feduc.2021.661736
  11. Juana de Carvalho Ramos Silva; Carolina Fernandes Carvalho. "Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico". Revista Brasileira de Educação 26 (2021): 1-22. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260081.
    10.1590/s1413-24782021260081
  12. Carolina Carvalho; Natalie Nóbrega Santos; Raquel António; Dulce Sofia Mendonça Martins; Carvalho, Carolina; Santos, Natalie Nóbrega; António, Raquel; Martins, Dulce Sofia Mendonça. "Supporting students’ engagement with teachers’ feedback: the role of students’ school identification". Educational Psychology 41 7 (2020): 863-882. https://doi.org/10.1080/01443410.2020.1849564.
    10.1080/01443410.2020.1849564
  13. Juana De Carvalho Ramos Silva; Carolina Fernandes de Carvalho. "Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superior". Linhas Crí­ticas 26 (2020): 1-21. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32073.
    10.26512/lc.v26.2020.32073
  14. Marina F. C. Martins; Carolina F. Carvalho; Martins, Marina F. C.; Carvalho, Carolina F.. "¿En qué mienten los adolescentes?". Revista Española de Pedagogía 77 273 (2019): 245-260. https://doi.org/10.22550/REP77-2-2019-07.
    10.22550/REP77-2-2019-07
  15. Martins, Maria Niedja Pereira; De Carvalho, Carolina Fernandes. "O estudo de gráficos estatísticos nos anos iniciais". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9 2 (2018): 247-264. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i2.1666.
    10.26843/rencima.v9i2.1666
  16. Martins, Dulce; Carvalho, Carolina; Dulce Martins; Carolina Carvalho. "No trilho de uma carreira: oportunidades para jovens institucionalizados em centros educativos portugueses". Psicologia Escolar e Educacional 22 1 (2018): 103-114. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018012604.
    10.1590/2175-35392018012604
  17. Carvalho, Carolina. "Gráficos Estatísticos nas Aulas de Matemática de Professores do Ensino Fundamental I". Perspectivas em Educação Matemática (2017):
  18. Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiúza, Edite; Gama, Ana Paula. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar: Construção e Validação". Psicologia: Teoria e Pesquisa 32 3 (2016): 1-8. http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e323219.
    10.1590/0102-3772e323219
  19. Conti, Keli Cristina; Carvalho, Dione Lucchesi de; Carvalho, Carolina Fernandes de. "Desenvolvimento profissional de professores potencializado pelo contexto colaborativo para ensinar e aprender estatística". Revista Eletrônica de Educação 10 2 (2016): 172-187. http://dx.doi.org/10.14244/198271991747.
    10.14244/198271991747
  20. VEIGA, Feliciano Henriques; ROBU, Viorel; CONBOY, Joseph; ORTIZ, Adriana; CARVALHO, Carolina; GALVÃO, Diana. "Students' engagement in school and family variables: A literature review". Estudos de Psicologia (Campinas) 33 2 (2016): 187-197. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200002.
    10.1590/1982-02752016000200002
  21. Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiuza, Edite; Gama, Ana Paula. "An Integrated Measure of Student Perceptions of Feedback, Engagement and School Identification". Procedia - Social and Behavioral Sciences 174 (2015): 2335-2342. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.896.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2015.01.896
  22. Fonseca, J.; Conboy, J.; Salema, H.; Carvalho, C.; Valente, M.O.; Gama, A.P.; Fiúza, E.. "Changing teachers' feedback practices: A workshop challenge". Australian Journal of Teacher Education 40 8 (2015): 59-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84945313826&partnerID=MN8TOARS.
    10.14221/ajte.2015v40n8.4
  23. Conboy, J.; Carvalho, C.; Santos, J.; Gama, A.P.; Tavares, D.; Fonseca, J.; Martins, D.; Salema, M.H.; Fiúza, E.. "Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: Construção e estudo psicométrico". Analise Psicologica 33 4 (2015): 439-452. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84958149913&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.1016
  24. Carvalho, C.; Fíuza, E.; Conboy, J.; Fonseca, J.; Santos, J.; Gama, A.P.; Salema, M.H.. "Critical thinking, real life problems and feedback in the sciences classroom". Journal of Turkish Science Education 12 2 (2015): 21-31. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84946897297&partnerID=MN8TOARS.
    10.12973/tused.10138a
  25. Carvalho, Carolina; Santos, João; Conboy, Joseph; Martins, Dulce. "Teachers’ Feedback: Exploring Differences in Students’ Perceptions". Procedia - Social and Behavioral Sciences 159 (2014): 169-173. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.351.
    10.1016/j.sbspro.2014.12.351
  26. Carvalho, Carolina; Martins, Dulce; Santana, Lidia E.; Feliciano, Luis. "Teacher Feedback: Educational Guidance in Different School Contexts". Procedia - Social and Behavioral Sciences 159 (2014): 219-223. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.360.
    10.1016/j.sbspro.2014.12.360
  27. Martins, D.; de Carvalho, C.F.. "Students' perceptions about teachers' feedback in a career construction: A study in vocational education". Electronic Journal of Research in Educational Psychology 12 2 (2014): 303-323. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84906923816&partnerID=MN8TOARS.
    10.14204/ejrep.33.13144
  28. Carvalho, Carolina. "Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores: Construção e validação". Laboratório de Psicologia (2014):
    10.14417/lp.880
  29. Martins, Marina; Carvalho, Carolina. "Lie and Deception in Adolescence: A Study with Portuguese Students". Procedia - Social and Behavioral Sciences 82 (2013): 649-656. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.06.324.
    10.1016/j.sbspro.2013.06.324
  30. Martins, Dulce; Carvalho, Carolina. "Teacher's Feedback and Student's Identity: An Example of Elementary School Students in Portugal". Procedia - Social and Behavioral Sciences 82 (2013): 302-306. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.06.265.
    10.1016/j.sbspro.2013.06.265
  31. Carvalho, Carolina. "A identidade vocacional de jovens institucionalizados em centros educativos: um olhar na (re)educação em Portugal". Revista Eletrônica de Educação, (2013):
    http://www.reveduc.ufscar.br
  32. Carvalho, Carolina; Cañadas de la Fuente, Gustavo R.. "Reflexiones en torno de un curso de estadística en enseñanza superior: un ejemplo con estudiantes de psicología". Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (2013):
  33. Carvalho, C.; Solomon, Y.; Carvalho, Carolina; Solomon, Yvette. "Supporting statistical literacy: What do culturally relevant/realistic tasks show us about the nature of pupil engagement with statistics?". International Journal of Educational Research 55 (2012): 57-65. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84869084184&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijer.2012.06.006
  34. Carvalho, C.; Freire, S.; Conboy, J.; Baptista, M.; Freire, A.; Azevedo, M.; Oliveira, T.. "Student perceptions of secondary science teachers' practices following curricular change". Journal of Turkish Science Education 8 1 (2011): 29-41. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79955968362&partnerID=MN8TOARS.
  35. Fernandes, J.A.; De Carvalho, C.F.; Correia, P.F.. "Contributions to the characterization of the teaching of statistics in schools | Contributos para a caracterização do ensino da estatística nas escolas". Bolema - Mathematics Education Bulletin 24 39 (2011): 585-606. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-82355163521&partnerID=MN8TOARS.
  36. Freire, S.; Carvalho, C.; Freire, A.; Azevedo, M.; Oliveira, T.. "Identity construction through schooling: Listening to students' voices". European Educational Research Journal 8 1 (2009): 80-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-65349155817&partnerID=MN8TOARS.
    10.2304/eerj.2009.8.1.80
  37. Carvalho, Carolina. "Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências". Educar em Revista (2009):
  38. Carvalho, Carolina. "Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências". Educar em Revista (2009):
  39. Neves, Maria do Carmo; Carvalho, Carolina Fernandes de. "A Importância da Afectividade na Aprendizagem da Matemática em Contexto Escolar. Um Estudo de Caso com Alunos do 8º Ano". (2006): http://hdl.handle.net/10400.12/6005.
Capítulo de livro
  1. Tavares, David; Carvalho, Carolina; Santos, João. "A influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos studantes: uma leitura sociológica dos resultados de um inquérito". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015.
  2. Conboy, Joseph; Veiga, Feliciano; Carvalho, Carolina; Galvão, Diana. "Some Social-Relational Correlates of Student Engagement in Portugal". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
Livro
  1. Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph. Feedback, Identidade, Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Carolina Fernandes de. "Interacções entre pares: contributos para a promoção do desenvolvimento lógico e do desempenho estatístico, no 7º ano de escolaridade". Doutoramento, 2001. http://hdl.handle.net/10400.12/1624.

Outros

Outra produção
  1. A importância da afectividade na aprendizagem da matemática em contexto escolar: Um estudo de caso com alunos do 8.º ano. Este artigo foi escrito tendo como base uma investigação realizada na sala de aula, numa escola de Lisboa, a uma turma de 8.º ano, na disciplina de Matemática. A metodologia foi qualitativa de tipo naturalista com abordagem descritiva e interpretativa. Os métodos de recolha de dados foram: observação presencial e gravação vídeo de algumas aulas; análise das respostas dos alunos a três questionário. 2012. Neves, Maria do Carmo; Carvalho, Carolina. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/164.
  2. Identity construction through schooling: listening to students’ voices. Nowadays, one of the main problems faced by several educational systems around the world is educational exclusion. Portugal is no exception. It is recognized that those who drop out education are at risk of social exclusion, with reduced opportunities to participate in the society. In order to understand it, we reconceptualised school as a community of practice, where students not only appropriate. 2009. Freire, Sofia; Carvalho, Carolina; Freire, Ana; Azevedo, Mário; Oliveira, Teresa. http://hdl.handle.net/10451/5296.
  3. Caracterização e implementação de tarefas de estatística : um exemplo no 7.º ano de escolaridade. Embora nem sempre seguindo um percurso claramente definido, a Estatística vem sendo incluída progressivamente nos programas escolares portugueses e é actualmente estudada em todos os níveis de ensino. Foi neste contexto, em que se assiste a uma crescente importância desta temática, que achámos pertinente investigar o tipo de ensino que é implementado na sala de aula, designadamente no 7.º ano de e. 2007. Fernandes, José António; Carvalho, Carolina Fernandes de; Ribeiro, Sónia Alexandra. http://hdl.handle.net/1822/8454.
  4. Interacções entre pares e estatística: Contributos para o estudo do conhecimento instrumental e relacional. Pretendemos analisar o modo como os alunos mobilizam os conhecimentos estatísticos relacionados com os conceitos de média e mediana. Vários autores afirmam que os alunos aprendem a utilizar conhecimentos de forma instrumental, mas não são capazes de o fazer de forma relacional, ou seja, limitam-se a adquirir competências computacionais. Por outro lado, a investigação recente no domínio da psicolog. 2001. Carvalho, Carolina; César, Margarida. http://hdl.handle.net/10451/6425.
  5. Concepções de futuros professores sobre os professores, os alunos e a matemática: Um estudo exploratório. Este estudo tem como objectivo principal identificar algumas das concepções de futuros professores quanto à Matemática, ao papel do professor e dos alunos. Utilizou-se uma amostra de 53 alunos do ensino superior. A metodologia é inovadora, pois recorremos a uma prova de tipo projectivo. Os futuros professores inquiridos têm uma concepção dinâmica e criativa da Matemática, que se revela também no p. 1996. Carvalho, Carolina; César, Margarida. http://hdl.handle.net/10451/6450.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09 - 2023/11 Inovar a educação: um caminho para a educação inclusiva através do apoio social
Orientador de Mariana Jardim
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/11 - 2023/11 A motivação de alunos do ensino superior para a aprendizagem da língua inglesa com recurso a ambientes virtuais de aprendizagem
Orientador de Joana Guilherme
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/11 - 2023/03 Programa de competências de vida – Intervenção numa escola TEIP
Orientador de Susana Vilarinho
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2022/06 Feedback de Professores na Autorregulação de Aprendizagens de Estudantes - Dinâmicas no Desempenho Acadêmico no Ensino Superior
Orientador de Juana de Carvalho
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017/09 - 2021/11 " Feedback de Professores na Autorregulação de Aprendizagens de Estudantes - Dinãmicas no Desempenho Academico no Ensino Superior"
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2021/07 Bem-estar dos educadores de infância em creche no contexto das Instituições Particulares de Solidariedade Social
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2021/07 A perceção dos alunos sobre o feedback dos professores
Orientador de Maria de Fátima Lopes
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2018/11 Atitudes face à estatística e escolhas de gráficos por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Orientador de Maria Niedja Pereira Martins
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Atitudes Face à Estatística e Escolhas de Gráficos por Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Desafios Intergeracionais: O Trabalho de um Técnico de Educação e Formação Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Trissomia 21 na adultícia: O sucesso à luz da Qualidade de Vida
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Promoção de Autonomia em Crianças Institucionalizadas Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Intervenção na Resposta Social: Cidadania Participativa da Associação Cultural Moinho da Juventude Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2017/12 Bem-estar psicológico de estudantes universitários: Contributos da intergeracionalidade
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 A Perceção dos alunos sobre o feedback dos professores Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 A Alimentação Sustentável no Pré-Escolar Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Novas Políticas e Práticas Educativas - Casa Municipal da Juventude Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2017 Promoção de um envelhecimento ativo num lar de idosos Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2017 A mentira na adolescência: Reconhecimento e avaliação no contexto português
Orientador de Marina Filipa Correia Martins
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Bem-Estar dos Educadores de Infãncia em Creche no Contexto das Instituições Particulares de Solidariedade Social Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 A Compreensão Leitora de crianças surdas:Um estudo de caso no 1º Ciclo Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2016 Percepção dos Educadores sobre potencialidades do livro para a infância
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2016 O educador de infância em contexto Hospitalar
Orientador de Emília Maria Lopes Serrão
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Um projeto europeu de investigação ação como instrumento de desenvolvimento profissional dos professores Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 Crenças, práticas e ambientes de literacia familiar : um estudo exploratório Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2015 O feedback dos professores e o envolvimento dos alunos na escola : um estudo com alunos do 9º ano Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2015 Desenvolvimento da Identidade Vocacional de Jovens Institucionalizados em Centros Educativos Portugueses
Orientador de Dulce Sofia Mendonça Martins
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 O voluntariado como promotor da vivência de valores e construtor de uma cidadania ativa Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Motivações para Aprendizagem ao Longo da Vida: Um estudo com aprendentes adultos Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Bem-estar Psicológico dos Estudantes Universitários: Contributos da Intergeracionalidade. Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 A brincadeira como promotora de desenvolvimento : um estudo exploratório Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 O potencial do portefólio na formação pessoal e social : um estudo no jardim-de-infância Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 Violência doméstica : percepções dos alunos de primeiro a terceiro anos do ensino de jovens e adultos no Distrito Federal - Brasil Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2013 IBDP (International Baccalaureate Diploma Programme) e o impacto das atividades CAS (Creativity, Action, Service) no desenvolvimento pessoal e social dos alunos Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2012 Perceção dos Educadores sobre as Potencialidades do Livro de Literatura para a Infância. Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2012 A mentira na adolescência: Reconhecimento e Avaliação no Contexto Português Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2012 Programa de Competências Pessoais, Académicos e Relacionais: Construção, Implementação e Avaliação. Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2012 Vivências de Cidadania: um estudo no 1º Ciclo Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2011 Desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados em centros educativos portugueses. Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2011 As representações da morte em educadores de infância e suas implicações nas práticas profissionais Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal