???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filomena do Rosário Alves Rodrigues
Género
Feminino

Identificadores de autor

Ciência ID
E612-5F38-8B80
ORCID iD
0000-0003-4013-6474

Endereços de correio eletrónico

  • filomenarodrigues@campus.ul.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2019/12/04
Concluído
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Teacher Education
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação Inicial de Professores no Espaço Europeu: Currículos, Práticas e Identidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with Distinction and Honours
2013
Concluído
Master in Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Teacher Education
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
"Aprender a ensinar : estudo comparado sobre currículos e práticas na formação inicial de professores : o ensino das ciências em duas instituições de ensino superior europeias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (scale 0-20)
2009
Concluído
Graduation in Biology and Geology Teaching (Licenciatura)
Especialização em Geology
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal
16 (scale 0-20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/23 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
2013 - 2014 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/03 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Portugal
2020/09/01 - 2021/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal
2019/09/16 - 2020/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária José Saramago, Portugal
2009 - 2011 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio José Alvaro Vidal - Fundação CEBI, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/09/29 - 2024/09/28 Individuo, naturaleza y sociedad: estudio de sus relaciones y representaciones en la manuali´stica escolar de Espan~a y Portugal en el u´ltimo tercio del siglo XX
PID2020-115282GA-100
Investigador
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha

Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
Governo de España, Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
2021/01/18 - 2023/01/17 Era uma vez um peixe chamado bacalhau… Para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
PT-INNOVATION-0036
Investigador
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
EEA Grants
Em curso
2015 - 2017 Teacher education in the European space: Institutions, Curricula, Practice and Identities
SFRH/BD/111488/2015
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP - Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Filomena; Maria João Mogarro. "A construção da identidade profissional de uma futura professora: desafios e aprendizagens promovidos pela formação inicial". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João. "Student teachers’ identity perceptions in the beginning of professional practice: pre-service versus in-service". Trabalho apresentado em Science and Mathematics Education Conference (SMEC), STEM Teacher Education – Initial and continuing professional development, Dublin, 2016.
    Publicado
  3. Rodrigues, Filomena. "Formação inicial de professores na Universidade de Lisboa: resultados preliminares de um estudo sobre conceções de identidade profissional". Trabalho apresentado em XIII Congresso da SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação, Viseu, 2016.
    Publicado
  4. Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João. "Initial teacher education: a comparative study of two European higher education institutions". Trabalho apresentado em ATEE Annual Conference 2014 - Transitions in teacher education and professional identities, Braga, 2015.
    Publicado
  5. Rodrigues, Filomena. "O processo de Bolonha e a formação inicial de professores: avaliação de consequências para a formação profissional". Trabalho apresentado em XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Diversidade e complexidade da avaliação em educação e formação: Contributos da investigação, Lisboa, 2015.
    Publicado
  6. Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João. "Currículos de formação inicial de professores: um estudo comparado". Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais, Braga, 2014.
    Publicado
  7. Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João. "Currículos e práticas: estudo comparado de dois modelos de formação inicial de professores". Trabalho apresentado em do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, Lisboa, 2014.
    Publicado
  8. Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João. "Formação inicial de professores: um estudo comparativo de duas instituições de ensino superior europeias". Trabalho apresentado em XII Congresso da SPCE. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Filomena Alves Rodrigues; Maria João Mogarro. "Imagens de identidade profissional de futuros professores". Revista Brasileira de Educação 25 (2020): https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250004.
    10.1590/s1413-24782019250004
  2. Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João. "Student teachers’ professional identity: A review of research contributions". Educational Research Review (2019): http://dx.doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100286.
    10.1016/j.edurev.2019.100286
  3. Rodrigues, Filomena; Maria João Mogarro. "Currículos, programas e práticas: Um estudo comparado de dois cursos de formação inicial de professores em Portugal e na Suécia no âmbito do processo de Bolonha". Revista Internacional de Formação de Professores 4 2 (2019): 79-97.
    Publicado
  4. Rodrigues, Filomena. "Analysing European Initial Teacher Education Curricula Using a Multiple Case Study Approach". Sage Research Methods Cases (2016):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mogarro, Maria João; Rodrigues, Filomena. "A formação de professores em Portugal e na Suécia: no contexto da construção de um espaço europeu de ensino superior". In Formação de professores no Brasil e em Portugal: pesquisas, debates e práticas, 131-158. Brasil: Appris, 2015.
    Publicado
  2. Rodrigues, Filomena. "Formação inicial de professores no espaço europeu de ensino superior: um estudo comparado". In Formação inicial de professores, 241-248. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2015.
    Publicado
  3. Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca; Rodrigues, Filomena; Machado, Elsa. "Da supervisão colaborativa às comunidades de prática: um percurso de aprendizagem transformativa". In Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 119-129. Ramada, Portugal: Pedago, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Rodrigues, Filomena. Aprender a ser Professor em Portugal e na Irlanda: Dimensões Curriculares e Supervisivas no Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente. Portugal: SPCE/De Facto Editores. 2022.
    No prelo
Poster em conferência
  1. Rodrigues, Filomena. "Formação de professores no espaço europeu: instituições, currículos, práticas e identidades". Trabalho apresentado em VIII Fórum dos Jovens Investigadores, 2017.
  2. Rodrigues, Filomena. "Formação de professores no espaço europeu: instituições, currículos, práticas e identidades". Trabalho apresentado em VII Fórum dos Jovens Investigadores, 2016.
  3. Rodrigues, Filomena. "Formação de professores no espaço europeu: instituições, currículos, práticas e identidades". Trabalho apresentado em VI Fórum dos Jovens Investigadores, 2015.
  4. Machado, Elsa; Rodrigues, Filomena. "Encontros na diversidade: o caso de duas escolas austríacas". Trabalho apresentado em Seminário sobre Diversidade, Educação e Cidadania, 2015.
  5. Rodrigues, Filomena. "Formação de professores no espaço europeu: instituições, currículos, práticas e identidades". Trabalho apresentado em V Fórum dos Jovens Investigadores, 2014.
  6. Rodrigues, Filomena. "Comunidades de investigação: uma proposta de mudança da formação inicial". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional TIC e Educação. Em direção à educação 2.0, 2012.
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Filomena. "Formação inicial de professores no espaço europeu: Currículos, práticas e identidades". Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019.
  2. Rodrigues, Filomena do Rosário Alves, 1983-. "Aprender a ensinar : estudo comparado sobre currículos e práticas na formação inicial de professores : o ensino das ciências em duas instituições de ensino superior europeias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9095.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/06 O lugar das narrativas na formação de professores do 3o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário IV Encontro Luso-Brasileiro de Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/04 Initial teacher education in Portugal and Ireland: Science student teachers’ identity perceptions and reasons for choosing the profession ATEE Winter Conference: Science and Mathematics Education in the 21st Century
Association for Teacher Education in Europe (Braga, Portugal)
2019/01 Aprender, refletir, narrar: O lugar das narrativas na formação de professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Seminário sobre Narrativas Supervisivas Dialogadas
Instituto Superior de Ciências Educativas (Ramada, Portugal)
2018/10 Currículos de formação inicial de professores de Ciências no Ensino Superior: Conceções luso-irlandesas XIV Congresso SPCE: Ciências, Culturas e Cidadanias. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Educação (Coimbra, Portugal)
2018/09 Currículos europeus de formação inicial de professores: Perspetivas portuguesas e irlandesas IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/05 Student teachers’ sense of professionalism through observation and reflection TEPE Conference 2018. Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy
Teacher Education Policy in Europe (Braga, Portugal)
2018/02 Espelhos de identidade profissional: Os relatórios de prática de ensino supervisionada como instrumentos de reflexão XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2017/06 Formação inicial de professores no espaço europeu: instituições, currículos, práticas e identidades Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Instituto de Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/02 A construção da identidade profissional de uma futura professora: desafios e aprendizagens promovidos pela formação inicial XXIV Colóquio AFIRSE Portugal. A escola: Dinâmicas e atores
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2016/10 Formação inicial de professores na Universidade de Lisboa: resultados preliminares de um estudo sobre conceções de identidade profissional XIII Congresso da SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu, Portugal)
2016/06 Student teachers’ identity perceptions in the beginning of professional practice: pre-service versus in-service Science and Mathematics Education Conference (SMEC), STEM Teacher Education – Initial and continuing professional development
CASTEL, Dublin City University (Dublin, Irlanda)
2016/01 Estudos de caso na formação inicial de professores: desafios e aprendizagens XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. As pedagogias na sociedade contemporânea: Desafios às escolas e aos educadores
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
2015/10 O Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia pela voz de diferentes atores educativos Seminário sobre Prática profissional de professores: reflexão e investigação. Instituto de Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/10 Research in curriculum studies at the University of Lisbon (2000-2012): Meta-analysis of theses and dissertations II European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/09 Teacher education curricula: a comparative study of two European higher education institutions ECER Conference 2015: Education and Transition
ECER (Budapeste, Hungria)
2015/05 Formação inicial de professores no espaço europeu de ensino superior: um estudo comparado Seminário sobre Formação Inicial de Professores
Conselho Nacional de Educação (Faro, Portugal)
2015/01 O processo de Bolonha e a formação inicial de professores: avaliação de consequências para a formação profissional XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Diversidade e complexidade da avaliação em educação e formação: contributos da investigação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/09 Currículos de formação inicial de professores: um estudo comparado Colóquio sobre Questões Curriculares. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/09 Formação inicial de professores: um estudo comparativo de duas instituições de ensino superior europeias XII Congresso da SPCE. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Vila Real, Portugal)
2014/08 Initial teacher education: a comparative study of two European higher education institutions ATEE Annual Conference 2014 - Transitions in teacher education and professional identities
Association for Teacher Education in Europe (Braga, Portugal)
2014/02 Currículos e práticas: estudo comparado de dois modelos de formação inicial de professores XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09 - 2022/01 A supervisão na formação inicial de professores na Educação Básica: A prática pedagógica e a construção da identidade do professor
Coorientador
Mestrado em Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2013 - 2014 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2013 - 2014 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/03/11 Aprender e ensinar: Um estudo de caso sobre o processo de supervisão na formação inicial de professores. Learning and teaching: A case study on the supervisory process in initial teacher education.
Arguente
Márcia Regina Van de Kamp Fonseca (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
2014/03/14 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Sandra Rute e Silva Gonçalves Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2014/03/14 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Vitor Miguel Poço Gonçalves Saraiva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2014/03/14 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Marta Sofia Costa de Azevedo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2014/03/14 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Maria das Dores Robalo Leite Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2014/03/14 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Ana Cristina Alves da Veiga (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
2014/03/14 Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Alexandre Manuel Moreira Jorge (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
Distinções

Prémio

2020 SPCE / De Facto Editores 2019
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
2016 Investigating Teacher Education Project - Early Career Researcher
Association for Teacher Education in Europe (ATEE), Bélgica
2016 Oral communication made by a PhD student
Dublin City University, Irlanda

Outra distinção

2009 Honourable Mention
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal