Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Filomena do Rosário Alves Rodrigues
- Género
- Feminino
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E612-5F38-8B80
- ORCID iD
- 0000-0003-4013-6474
Endereços de correio eletrónico
- filomenarodrigues@campus.ul.pt (Profissional)
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019/12/04
Concluído
|
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Teacher Education
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Formação Inicial de Professores no Espaço Europeu: Currículos, Práticas e Identidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with Distinction and Honours |
2013
Concluído
|
Master in Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Teacher Education
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
"Aprender a ensinar : estudo comparado sobre currículos e práticas na formação inicial de professores : o ensino das ciências
em duas instituições de ensino superior europeias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 (scale 0-20) |
2009
Concluído
|
Graduation in Biology and Geology Teaching (Licenciatura)
Especialização em Geology
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal
|
16 (scale 0-20) |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/23 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/03 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Portugal | ||
2020/09/01 - 2021/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Portugal | ||
2019/09/16 - 2020/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária José Saramago, Portugal | ||
2009 - 2011 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio José Alvaro Vidal - Fundação CEBI, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/09/29 - 2024/09/28 | Individuo, naturaleza y sociedad: estudio de sus relaciones y representaciones en la manuali´stica escolar de Espan~a y Portugal
en el u´ltimo tercio del siglo XX
PID2020-115282GA-100
Investigador
Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal |
Governo de España, Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2021/01/18 - 2023/01/17 | Era uma vez um peixe chamado bacalhau… Para uma utilização sustentável dos recursos marinhos
PT-INNOVATION-0036
Investigador
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
EEA Grants
Em curso
|
2015 - 2017 | Teacher education in the European space: Institutions, Curricula, Practice and Identities
SFRH/BD/111488/2015
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP - Portugal
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/06 | O lugar das narrativas na formação de professores do 3o Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário | IV Encontro Luso-Brasileiro de Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos
múltiplos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/04 | Initial teacher education in Portugal and Ireland: Science student teachers’ identity perceptions and reasons for choosing the profession | ATEE Winter Conference: Science and Mathematics Education in the 21st Century
Association for Teacher Education in Europe (Braga, Portugal)
|
2019/01 | Aprender, refletir, narrar: O lugar das narrativas na formação de professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário | Seminário sobre Narrativas Supervisivas Dialogadas
Instituto Superior de Ciências Educativas (Ramada, Portugal)
|
2018/10 | Currículos de formação inicial de professores de Ciências no Ensino Superior: Conceções luso-irlandesas | XIV Congresso SPCE: Ciências, Culturas e Cidadanias. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Educação (Coimbra, Portugal)
|
2018/09 | Currículos europeus de formação inicial de professores: Perspetivas portuguesas e irlandesas | IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/05 | Student teachers’ sense of professionalism through observation and reflection | TEPE Conference 2018. Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy
Teacher Education Policy in Europe (Braga, Portugal)
|
2018/02 | Espelhos de identidade profissional: Os relatórios de prática de ensino supervisionada como instrumentos de reflexão | XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em
Portugal
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2017/06 | Formação inicial de professores no espaço europeu: instituições, currículos, práticas e identidades | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Instituto de Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/02 | A construção da identidade profissional de uma futura professora: desafios e aprendizagens promovidos pela formação inicial | XXIV Colóquio AFIRSE Portugal. A escola: Dinâmicas e atores
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2016/10 | Formação inicial de professores na Universidade de Lisboa: resultados preliminares de um estudo sobre conceções de identidade profissional | XIII Congresso da SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Viseu, Portugal)
|
2016/06 | Student teachers’ identity perceptions in the beginning of professional practice: pre-service versus in-service | Science and Mathematics Education Conference (SMEC), STEM Teacher Education – Initial and continuing professional development
CASTEL, Dublin City University (Dublin, Irlanda)
|
2016/01 | Estudos de caso na formação inicial de professores: desafios e aprendizagens | XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. As pedagogias na sociedade contemporânea: Desafios às escolas e aos educadores
AFIRSE Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2015/10 | O Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia pela voz de diferentes atores educativos | Seminário sobre Prática profissional de professores: reflexão e investigação. Instituto de Educação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/10 | Research in curriculum studies at the University of Lisbon (2000-2012): Meta-analysis of theses and dissertations | II European Conference on Curriculum Studies: Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/09 | Teacher education curricula: a comparative study of two European higher education institutions | ECER Conference 2015: Education and Transition
ECER (Budapeste, Hungria)
|
2015/05 | Formação inicial de professores no espaço europeu de ensino superior: um estudo comparado | Seminário sobre Formação Inicial de Professores
Conselho Nacional de Educação (Faro, Portugal)
|
2015/01 | O processo de Bolonha e a formação inicial de professores: avaliação de consequências para a formação profissional | XXII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Diversidade e complexidade da avaliação em educação e formação: contributos
da investigação
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014/09 | Currículos de formação inicial de professores: um estudo comparado | Colóquio sobre Questões Curriculares. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/09 | Formação inicial de professores: um estudo comparativo de duas instituições de ensino superior europeias | XII Congresso da SPCE. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Vila Real, Portugal)
|
2014/08 | Initial teacher education: a comparative study of two European higher education institutions | ATEE Annual Conference 2014 - Transitions in teacher education and professional identities
Association for Teacher Education in Europe (Braga, Portugal)
|
2014/02 | Currículos e práticas: estudo comparado de dois modelos de formação inicial de professores | XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
AFIRSE (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/09 - 2022/01 | A supervisão na formação inicial de professores na Educação Básica: A prática pedagógica e a construção da identidade do professor
Coorientador
|
Mestrado em Supervisão e Orientação da Prática Profissional (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2013 - 2014 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/03/11 | Aprender e ensinar: Um estudo de caso sobre o processo de supervisão na formação inicial de professores.
Learning and teaching: A case study on the supervisory process in initial teacher education.
Arguente
|
Márcia Regina Van de Kamp Fonseca (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2014/03/14 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Sandra Rute e Silva Gonçalves Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2014/03/14 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Vitor Miguel Poço Gonçalves Saraiva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2014/03/14 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Marta Sofia Costa de Azevedo (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2014/03/14 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Maria das Dores Robalo Leite Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2014/03/14 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Ana Cristina Alves da Veiga (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
2014/03/14 | Relatório Final de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada das Ciências da Natureza no 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Alexandre Manuel Moreira Jorge (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Portugal
|
Distinções
Prémio
2020 | SPCE / De Facto Editores 2019
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 | Investigating Teacher Education Project - Early Career Researcher
Association for Teacher Education in Europe (ATEE), Bélgica
|
2016 | Oral communication made by a PhD student
Dublin City University, Irlanda
|
Outra distinção
2009 | Honourable Mention
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Portugal
|