???global.info.a_carregar???
Susana Correia completed her PhD in Linguistics in 2010 at the University of Lisbon, School of Arts and Humanities. She is an Assistant Professor at the Faculty of Social Sciences and Humanities at NOVA University of Lisbon, where she teaches graduate and undergratuate courses in Linguistics (Psycholinguistics, Phonology, Language Acquisition and Language Disorders, Methods in Language Teaching, Experimental Methods in Language Acquisition Research, Foreign Language Didactics). Susana Correia directs the Portuguese as a Foreign Language programme at NOVA FCSH. She is also author and coauthor in many articles published in national and international journals and participated in several research projects. She collaborates with national and international research teams on projects related to L1 and L2 acquisition, language testing, language teaching and learning and phonology (Universidade de Lisboa, Lancaster University, Tübingen University and Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Correia

Nomes de citação

  • Correia, Susana
  • Correia, S.

Identificadores de autor

Ciência ID
E515-2DD9-9EFE
ORCID iD
0000-0001-7340-7184

Endereços de correio eletrónico

  • susanacorreia@fcsh.unl.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Av. Berna, 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Linguistics (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved With Distinction (Unanimously)
2004
Concluído
MA Course on Portuguese Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Acquisition of Rhyme in European Portuguese - Dyphthongs and Syllable-final Consonants" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good (Unanimously)
2001
Concluído
Modern Languages and Literatures (Portuguese/French) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2016 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2004/09/01 - 2008/08/31 Assistente (Docente Universitário)
Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal
2003/09/01 - 2004/09/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2003/11/01 - 2004/03/31 Assistente (Docente Universitário)
Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal

Cargos e Funções

2016/09 - Atual Portuguese as a Foreign Language Programme Director
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Outros

2010/04/01 - 2016/08/31 Post-doc research fellow - fellow grant SFRH/BPD/66529/2009
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/02/01 - 2014/08/01 Assistant Professor (Invited)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2006/01/01 - 2010/03/31 PhD Student - fellow grant SFRH/BD/21696/2005
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008/09/01 - 2009/01/15 Visiting Student
Radboud Universiteit, Países Baixos
2007/07/01 - 2007/07/31 Visiting Student - The Linguistic Society of America Summer Institute 2007
Stanford University School of Humanities and Science, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - 2019/04 Horizon 21: Early language development in Down Syndrome
PTDC/MHC-LIN/3901/2014
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2005 - 2016/12 A Shared Database for the Study of Phonological Development
5R01HD051698-09
National Institute of Child Health and Human Development
2013 - 2016/06 Eyes and Brain - Early Markers of Language Development
Provided by PTCRIS: 131768
131768
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2010 - 2013/07 Development of prosodic structure and intonation
108722
Provided by PTCRIS: 108722
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2007 - 2011/07 Frequency Patterns of Phonological Objects in Portuguese - Research and Applications
70367
Provided by PTCRIS: 70367
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2007 - 2011/06 Silent Constituents in the Grammar of Portuguese
66202
Provided by PTCRIS: 66202
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2008 - 2010/12 Acquisition in European Portuguese: resources and linguistic results
68024
Provided by PTCRIS: 68024
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual POR Nível - Development and validation of a placement test for PFL / Construção e validação de um teste de colocação em nível para o PLE
Ref. nº 209547
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

Camões Instituto da Cooperação e da Língua
2009 - 2010/12 Phonological Awareness - Tools for clinical and pedagogical intervention/Consciência Fonológica – instrumentos para intervenção clínica e pedagógica
3-CP-IPS-12-2009
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal
2003 - 2004 Understanding Phonology: Phonological constituents in European Portuguese
FCT/FEDER, POCTI 33277/LIN/2000
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
2003 - 2004 Linguistic Diversity in Portuguese Schools
NO Reference
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

Outro

Designação Financiadores
2020 - 2021/07 EXPRIMI - Exploração preliminar de corpus para ensino inclusivo da língua de acolhimento baseado em tarefas
Not funded
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2018 - 2020 ALPROF - Automatic Assessment of Written Language Proficiency for Migrant Integration
Internal Funding
Outra
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Pedro Caeiro; Correia, S.. "Materiais autênticos em cursos para fins específicos do nível A1". Trabalho apresentado em Ponto de Rede - Encontros 2020, Macau, 2020.
    No prelo
  2. Carla Pires; Correia, S.; Afonso Cavaco; Márcia Costa; Marina Vigário. "Effects of non-native spelling in the production accuracy of Portuguese medicine brand names". 2018.
  3. Castro, Ana; Alves, Dina Caetano; Correia, Susana; Soares, Célia. "Phonological awareness screening and assessment tool for European Portuguese speaking children". Trabalho apresentado em 10th European Congress of Speech and Language Therapy - CPLOL, 2018.
  4. Correia, S.; Maria de Fátima Baia. "Self-organisation in phonological development". 2017.
  5. Lu, S.; Correia, S.; Jerónimo, R.; Vigário, M.; Frota, S.. "Revisiting “stress deafness” in European Portuguese – an ERP study". 2016.
  6. Correia, S.; Frota, S.; Butler, J.; Vigário, M.. "Word stress perception in European Portuguese". 2013.
Artigo em revista
  1. Amaro, Raquel; Correia, Susana; Gramacho, Carolina; Mendes, Amália. "Automatização no diagnóstico de nível de língua: anotação e versatilidade dos recursos para PLE". Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2020): 1-20. http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a1.
    10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a1
  2. Carolina Gramacho; Ana Madeira; Ana Cláudia Moreira Martins; Nélia Alexandre; Jorge Pinto; Correia, S.. "Por Nível". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 172-189. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/e255108c-3a46-4386-9dba-770027f80fd3.
    10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a13
  3. Carolina Gramacho; Ana Madeira; Cláudia Martins; Nélia Alexandre; Jorge Pinto; Correia, Susana. "POR Nível: Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira–resultados de um estudo-piloto". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 172-189. https://ojs.apl.pt/index.php/RAPL/article/view/10/2.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Pires, C.; Correia, S.; Costa, M.; Cavaco, A.; Vigário, M.. "Effects of non-native word shapes in the recognition and recall of medicine names". Written Language and Literacy 22 1 (2019): 95-129. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85075750527&partnerID=MN8TOARS.
    10.1075/wll.00021.pir
  5. Lu, S.; Vigário, M.; Correia, S.; Jerónimo, R.; Frota, S.. "Revisiting stress "deafness" in European Portuguese - A behavioral and ERP study". Frontiers in Psychology 9 DEC (2018): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058170874&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2018.02486
  6. Lu, Shuang; Vigario, Marina; Correia, Susana; Jeronimo, Rita; Frota, Sonia; Centro de Linguística da UNL (CLUNL); Departamento de Linguística (DL). "Revisiting Stress "Deafness" in European Portuguese". (2018): http://hdl.handle.net/10362/65264.
    https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.02486
  7. Alexandra Malho; Correia, S.; Sónia Frota. "Emergência de sândi consonântico em Português Europeu". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 3 (2017): 177-190. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/79d2fdd9-c3f7-4e03-be2b-3c77215fd6cd.
    10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a11
  8. Malho, Ana Alexandra; Correia, Susana; Frota, Sónia. "Emergência de sândi consonântico em Português Europeu: uma abordagem prosódica". (2017): http://hdl.handle.net/10451/30955.
    https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a11
  9. Correia, S.; Maria de Fátima Baia. "A auto-organização na emergência da fonologia". Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL 14 27 (2016): 53-79. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/5b81abb5-fe79-4dc3-86af-25d8c756475f.
  10. Frota, Sónia; Butler, Joseph; Correia, Susana; Severino, Cátia; Vicente, Selene; Vigario, Marina; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; et al. "Infant communicative development assessed with the European Portuguese MacArthur-Bates Communicative Development Inventories short forms". First Language 36 5 (2016): 525-545. http://hdl.handle.net/10451/24897.
    10.1177/0142723716648867
  11. Baia, Maria de Fátima; Correia, Susana. "A auto-organização na emergência da fonologia: templates na aquisição do português brasileiro e europeu". (2016): http://hdl.handle.net/10451/25898.
  12. Correia, Susana; Butler, Joseph; Vigario, Marina; Frota, Sónia; Correia, S.; Butler, J.; Vigário, M.; Frota, S.. "A Stress "Deafness" Effect in European Portuguese". Language and Speech 58 1 (2015): 48-67. http://hdl.handle.net/10451/25551.
    10.1177/0023830914565193
  13. Frota, Sonia; Butler, Joseph; Correia, Susana; Severino, Catia; Vigario, Marina; Biller, AK; Chung, EY; Kimball, AE. "Pitch First, Stress Next? Prosodic Effects on Word Learning in an Intonation Language". Proceedings of the 36th Annual Boston University Conference on Language Development, Vols 1 and 2 (2012): 190-201. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000309321600015&KeyUID=WOS:000309321600015.
Capítulo de livro
  1. Maria de Fátima Baia; Correia, S.; Baia, Maria de Fátima; Correia, Susana; Centro de Linguística da UNL (CLUNL). "Reduplicated words and templates in Brazilian and European Portuguese". editado por Elena Babatsouli, 81-92. Institute of Monolingual and Bilingual Speech, 2018.
  2. Ana Castro; Alves, Dina Caetano; Correia, S.; Célia Soares. "Avaliação da consciência fonológica: resultados de um estudo piloto". In O Universal e o Particular. Uma Vida a Comparar. Homenagem a Maria Francisca Xavier., editado por Alexandra Fiéis; Maria Lobo, 95-102. Lisbon, Portugal, 2015.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Carla Pires; Correia, S.; Márcia Costa; Afonso Miguel Cavaco; Marina Vigario. "Evaluation of oral production accuracy of Portuguese brand names of medicines". 2018.
  2. Carla Pires; Correia, S.; Afonso Miguel Cavaco; Marina Vigário. "Are Portuguese brand names of medicines readable?". 2018.
Resumo em conferência
  1. Raquel Amaro; Correia, S.; Carolina Gramacho; Amália Mendes. "Automatização no diagnóstico de nível de língua". 2019.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2015. "Teste de Consciência Fonológica".

Outros

Conjunto de dados
  1. PLEX5 - A production lexicon of child speech for European Portuguese / Um léxico infantil para o Português Europeu.
  2. MacArthur-Bates Communicative Development Inventories (CDI) for European Portuguese - Short Form, Level II.
  3. MacArthur-Bates Communicative Development Inventories (CDI) for European Portuguese - Short Form, Level I.
  4. Proso-Quest - Questionário Parental sobre o desenvolvimento da estrutura prosódica e entoação..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/06/16 Aquisição fonológica em PL2. Plano de um estudo empírico. III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/04/24 Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers. Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop
University of Toronto (Toronto, Canadá)
2021/04 Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study MANYE 28 - 28th Congress of Hungarian Applied Linguistics
University of Pannonia (Hungria)
2020/11 Estereótipos de género em nomes de categorias sociais do português europeu Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2020/11 Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
2019 Integration through Language Research in Europe
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Desenvolvimento de instrumentos de avaliação: POR Nível - um teste de colocação para PLE Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro: A avaliação no contexto do Ensino Português no Estrangeiro
Camões, I.P. (Lisboa, Portugal)
2019 Automatização no diagnóstico de nível de língua: anotação e versatilidade dos recursos XXXV Encontro Nacional da APL
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11 Effects of non-native spelling in the production accuracy of Portuguese medicine brand names CENTERIS 2018 – Conference on Enterprise Information Systems : ProjMAN 2018 – International Conference on Project MANagement / HCist 2018 – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies
(Lisbon, Portugal)
2018/10/15 Instrumentos de Avaliação do Português Língua Estrangeira: presente e futuro Jornada Luso-brasileira : Linguística e Perspetivas de Cooperação Científica
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/10 POR Nível - Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
2018/09 A validated placement test for Portuguese as a Foreign Language British Association for Applied Linguistics 2018
University of St. John (York, Reino Unido)
2018/06/25 Evaluation of oral production accuracy of Portuguese brand names of medicines 1st International Conference on Pharmacy Practice Research
(Lisbon, Portugal)
2018/06/25 Are Portuguese brand names of medicines readable? 1st International Conference on Pharmacy Practice Research
(Lisbon, Portugal)
2018/05 Constructing and validating a placement test for PFL. Language Testing Research Group
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
2018/01 Mostra CoLAB NOVA FCSH - CLUNL Mostra CoLAB
NOVA University of Lisbon, Faculty of Social Sciences and Humanities (Lisbon, Portugal)
2017/12/18 Second language learning/acquisition: Challenges and implications for language teaching Workshop of the Heritage Language Consortium
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2017 O acento em Português Europeu - dados da produção infantil e da perceção em adultos XII Forum for Linguistic Sharing
Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2017 Self-organisation in phonological development: Templates in Brazilian and European Portuguese International Symposium on Monolingual and Bilingual Speech 2017
Chania University (Chania, Grécia)
2017 ConF.IRA: Consciência Fonológica – Instrumento de Rastreio e Avaliação, dados da sua aferição II Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2016 A stress "deafness" effect in European Portuguese. G4 CLUNL Research Group
Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA University of Lisbon (LIbson, Portugal)
2016 Emergência de sândi consonântico em Português Europeu: uma abordagem prosódica XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2015 European Portuguese-learning infants’ early perception of lexical stress Child Language Symposium
University of Warwick (Warwick, Reino Unido)
2015 Early perception of lexical stress by European Portuguese-learning infants Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2015 Assessing early prosodic development in European Portuguese: the ProsoQuest parental report Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2015 Infant communicative development assessed with the European Portuguese MacArthur-Bates Communicative Development Inventories Short-forms Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2015 Early perception of lexical stress by European Portuguese-learning infants Phonetics and Phonology in Europe (PaPE)
Cambridge University (Cambridge, Reino Unido)
2014 From babbling to words. A perception and production experiment using eye-tracking. Workshop of Developmental Studies Group
Department of Linguistics, University of York (York, Reino Unido)
2014 Consciência fonológica III Encontro de Terapia da Fala e Educação
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2014 Phon/Phonbank: o Português Europeu Fórum CHILDES Brasil
Federal University of Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2013 Infants' perception of intonation categories Workshop on Infant Language Development
Basque Center on Cognition, Brain and Language (Donostia, San Sebastian, Espanha)
2013 Avaliação da consciência fonológica - resultados de um estudo-piloto VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas de Fala
Portuguese Catholic University (Lisbon, Portugal)
2013 Early prosodic development in European Portuguese: Proso-Quest, a parental report of infant prosodic skills 2nd Workshop on the Development of Prosody and Intonation
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2013 A stress deafness effect in European Portuguese Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI) 2013
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2012 Word stress perception in nuclear and post-nuclear position in Portuguese Fifth European Conference on Tone and Intonation (TIE5)
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
2012 A perceção do acento em posição nuclear e pós-nuclear em Português Europeu XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Algarve (Faro, Portugal)
2011 Early interpretation of stress and pitch contrasts in word learning in European Portuguese 12th International Congress for the Study of Child Language
(Montreal, Canadá)
2011 Interpretation of stress and pitch contrasts in early Word learning in European Portuguese International Child Phonology Conference
University of York (York, Reino Unido)
2011 Stress and pitch contrasts in early word learning in European Portuguese XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2011 Pitch first, stress next? Prosodic effects on word learning in an intonation language 36th Boston University Conference on Language Development (BUCLD)
Boston University (Boston, Estados Unidos)
2010 A Aquisição do Acento Primário de Palavra em Português Europeu XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Porto (Porto, Portugal)
2010 Preliminary results: Early prosodic development en European Portuguese (production and perception) 1st Workshop on the Development of Prosody and Intonation
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisbon, Portugal)
2009 Word shape acquisition in EP Language Acquisition Group Meeting
Radboud Universiteit (Nijmegen, Países Baixos)
2009 The initial prosodic template: Brazilian and European Portuguese - the influence of the methodology Generative Approaches to Language Acquisition
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2008 Word shape acquisition in EP Phonological Acquisition Workshop
Universiteit Leiden (Leiden, Países Baixos)
2007 Acoustic correlates of stress in the early disyllabic productions of 2 Portuguese children Phonetics and Phonology in Iberia
University of Minho (Braga, Portugal)
2007 Acoustic correlates of stress in the early disyllabic productions of 2 Portuguese children Generative Approaches to Language Acquisition
(Barcelona, Espanha)
2006 O Pé no PE XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
2005 Nasality and branchingness in the acquisition of European Portuguese X International Congress for the Study of Child Language
(Berlin, Alemanha)
2004 The asymmetrical status of [r] in the acquisition of European Portuguese 2nd Lisbon Meeting on Language Acquisition, with special reference to Romance languages
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2004 A aquisição da Rima em Português Europeu - ditongos e consoantes em final de sílaba XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2004 The acquisition of Rhyme in European Portuguese 2nd Lisbon Meeting on Language Acquisition, with special reference to Romance languages
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/12 - 2023/12 Metodologia CLIL no Ensino de Português Língua Estrangeira para Fins Específicos
Orientador
Language teaching/Didactics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2019/11 - 2023/11 Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes húngaros
Orientador de Gabriela Tavares Sándor
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2020/12 - 2022/12 A gaguez como um distúrbio de linguagem: análise prosódica das palavras gaguejadas por crianças falantes de português europeu e português brasileiro
Orientador
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12 - 2022/11 O uso de materiais autênticos com estudantes A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos.
Orientador
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2018/11 - 2022/11 A língua na ponta dos dedos: a utilização do smartphone no ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira no contexto de Macau
Orientador
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
2020/06 - 2021/06 O Comportamento das Vogais Orais na Língua Portuguesa Falada por Praienses Cultos
Orientador de Etelvino Cabral Andrade Garcia
Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Diferenciar o ensino numa escola inclusiva: reflexão sobre práticas e estratégias.
Orientador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/09 - 2020/08 Poderá uma Língua Natural ser Sexista? Avaliação do Impacto de Informação Gramatical e de Estereótipos Sociais na Compreensão de Enunciados com Sujeitos Masculinos Genéricos em Português Europeu
Orientador de João de Matos
Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/09 - 2020/08 Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala
Orientador de Ana Catarina Martins Santana
Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017 - 2019 Aquisição de Ataques Ramificados por Crianças Bilingues Português Europeu - Inglês
Coorientador de Margarida Emídio Santos
Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/04/20 - Atual Dia Aberto: Expressar a linguagem - O que é, de que é feita, e como funciona a linguagem?
Exposição
Dia Aberto
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2019 Integração pela Língua: Avaliar para intervir
Conferência
International Conference NOVAsaúde Migration and Health
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - 2021/07 Seminário de Investigação em Linguística / Research Seminar in Linguistics PhD (Doutoramento) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Linguistic interfaces: first and second language acquisition - CLUNL Summer School on Linguistics (Graduado) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/09 - 2022/09 Doctoral Advisory Board Committee of Francisco Valada's PhD project
Membro
Vrije Universiteit Brussel, Bélgica

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/09 - 2020/07 O ensino do Português Língua Estrangeira na África Austral. Proposta de desenho curricular Raquel Gonçalves