Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Correia
Nomes de citação
- Correia, Susana
- Correia, S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E515-2DD9-9EFE
- ORCID iD
- 0000-0001-7340-7184
Endereços de correio eletrónico
- susanacorreia@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Av. Berna, 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/03/24
Concluído
|
Linguistics (Doutoramento)
Especialização em Portuguese Linguistics
Universidade de Lisboa, Portugal
"The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good Cum Laude |
2004
Concluído
|
Portuguese Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Acquisition of Rhyme in European Portuguese - Dyphthongs and Syllable-final Consonants" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good (Unanimously) |
2001
Concluído
|
Modern Languages and Literatures (Portuguese/French) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2004/09/01 - 2008/08/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2003/09/01 - 2004/09/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2003/11/01 - 2004/03/31 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09 - 2023/03/01 | Portuguese as a Foreign Language Programme Director | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2020 - 2023 | Board of Directors | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/04/01 - 2016/08/31 | Post-doc research fellow - fellow grant SFRH/BPD/66529/2009 | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2014/02/01 - 2014/08/01 | Assistant Professor (Invited) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
2006/01/01 - 2010/03/31 | PhD Student - fellow grant SFRH/BD/21696/2005 | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2008/09/01 - 2009/01/15 | Visiting Student | Radboud Universiteit, Países Baixos |
2007/07/01 - 2007/07/31 | Visiting Student - The Linguistic Society of America Summer Institute 2007 | Stanford University School of Humanities and Science, Estados Unidos |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/10 - Atual | POR Nível - Development and validation of a placement test for PFL / Construção e validação de um teste de colocação em nível
para o PLE
Ref. nº 209547
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian Camões Instituto da Cooperação e da Língua Em curso
|
2023/03 - 2026/03 | iRead4Skills: Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
101094837-GAP-101094837
|
European Commission |
2023/01 - 2024/06 | ProPerL2 - Production and Perception in L2 speech learning
2022.04013.PTDC
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
University of Toronto, Canadá Lancaster University, Reino Unido Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/05 - 2019/04 | Horizon 21: Early language development in Down Syndrome | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2005/09 - 2016/12 | A Shared Database for the Study of Phonological Development | National Institute of Child Health and Human Development |
2010/04/01 - 2016/08/31 | Interaction Between Perception and Production - A Naturalistic and Experimental Approach From Babble to Words
SFRH/BPD/66529/2009
Investigador responsável
University of York, Reino Unido
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/06 - 2016/06 | Eyes and Brain - Early Markers of Language Development | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2007/12 - 2011/07 | Frequency Patterns of Phonological Objects in Portuguese - Research and Applications | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2007/12 - 2011/06 | Silent Constituents in the Grammar of Portuguese | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2008/01 - 2010/12 | Acquisition in European Portuguese: resources and linguistic results | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2006/01/01 - 2009/11/30 | The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese
SFRH/BD/21696/2005
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/01/04 - 2013/07/03 | Development of prosodic structure and intonation
PTDC/CLE-LIN/108722/2008
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009/12 - 2010/12 | Phonological Awareness - Tools for clinical and pedagogical intervention/Consciência Fonológica – instrumentos para intervenção
clínica e pedagógica
3-CP-IPS-12-2009
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
|
Instituto Politécnico de Setúbal
Concluído
|
2003 - 2004 | Understanding Phonology: Phonological constituents in European Portuguese
FCT/FEDER, POCTI 33277/LIN/2000
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2003 - 2004 | Linguistic Diversity in Portuguese Schools
NO Reference
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/11 - 2021/07 | EXPRIMI - Preliminary Exploration of a Host Language Corpus for Inclusive Task-Based Language Teaching
Not funded
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Em curso
|
2018/09 - 2020 | ALPROF - Automatic Assessment of Written Language Proficiency for Migrant Integration
Internal Funding
Outra
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Conjunto de dados |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/11 | Perception and Production of Non-native Speech - Evidence from Portuguese | Vienna Workshop on Portuguese Linguistics
Universität Wien (Vienna, Áustria)
|
2023/10 | Perception of European Portuguese [¿] and [¿] by Hungarian native speakers | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/10 | Effects of perceptual training and cognitive aptitude on L2 perception and production | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/09/28 | Aquisição Fonológica Não-Nativa - Evidência da perceção e produção do Português | Leitorado Camões I.P. da Universidade Jean Monnet (Saint-Étienne)
Universidade Jean Monnet (Saint-Étienne) (Saint-Étienne, França)
|
2023/08/30 | A meta-analysis on the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language | EuroSLA 32
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
|
2023/07/13 | Segmental or suprasegmental, which comes first in L2 acquisition? Evidence from L2 European Portuguese | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07/13 | Does perception training facilitate word learning? Evidence from L2 Portuguese | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07/13 | Effects of perceptual training and cognitive aptitudes in the development of non-native speech perception abilities: Evidence from L2 Portuguese | L2 Portuguese@Lancaster 2023
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07/13 | A meta-analysis on the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07 | Generic masculine bias in European Portuguese nouns: evidence from a sentence evaluation paradigm | Linguistic Intersections of Language and Gender
Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (Düsseldorf, Alemanha)
|
2023/02/03 | ProPerL2 - Production and Perception in L2 speech learning | NLT L2 Phonology Research Forum
NOVA University Lisbon, Lancaster University, University of Toronto
|
2021/10/20 | Phonological categorization of L2 Portuguese by Hungarian native speakers. | Second Language Learning and Teaching (SLLAT)
Lancaster University
|
2021/09/06 | Categorization of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study | ISAPh2021: 3rd International Symposium on Applied Phonetics
Universitat Rovira i Virgili, Campus Catalunya
|
2021/09/04 | Interpretation of Masculine Generics in European Portuguese | Architectures and Mechanisms for Language Processing (AMLaP)
(Paris, France)
|
2021/06/19 | Finding and Using Authentic Materials. | 2nd International Conference on Language Teaching and Learning
Education University of Hong Kong
|
2021/06/15 | Can a Natural Language Be Sexist? | Poderá uma Língua Natural ser Sexista? | Encontro sobre Igualdade de Género e Diversidade no Ensino Superior
NOVA FCSH
|
2021/04/23 | Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers | Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop
University of Toronto, Canada
|
2021/04/20 | Teaching Portuguese to the Macau Public Administration. | 4th International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies
Universidad de Extremadura, Spain
|
2021/04/19 | Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study | MANYE 28 - 28th Congress of Hungarian Applied Linguistics
Association of Hungarian Applied Linguists and Language Teachers and Faculty of Modern Philology and Social Sciences, University
of Pannonia
|
2020/11 | Gender Stereotypes in Nouns from Social Categories in European Portuguese | Estereótipos de género em nomes de categorias sociais do português europeu | Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
|
2020/11 | Profile of Children with Phonological Deficits: Contribution for the Diagnosis in Speech and Language Therapy | Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala | Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
|
2019 | Developing Language Testing Materials: POR Nível - A Placement Test for Portuguese as a Foreign Language | Desenvolvimento de instrumentos de avaliação: POR Nível - um teste de colocação para PLE | Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro: A avaliação no contexto do Ensino Português no Estrangeiro
Camões, I.P. (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Automatisation in Language Proficiency Diagnosis: Annotation and Resources Diversity | Automatização no diagnóstico de nível de língua: anotação e versatilidade dos recursos | XXXV Encontro Nacional da APL
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11 | Effects of non-native spelling in the production accuracy of Portuguese medicine brand names | CENTERIS 2018 – Conference on Enterprise Information Systems : ProjMAN 2018 – International Conference on Project MANagement
/ HCist 2018 – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies
(Lisbon, Portugal)
|
2018/10/15 | Instrumentos de Avaliação do Português Língua Estrangeira: presente e futuro | Jornada Luso-brasileira : Linguística e Perspetivas de Cooperação Científica
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2018/10 | POR Nível - Developing and Validating a Placement Test for Portuguese as a Foreign Language | POR Nível - Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
2018/09 | A validated placement test for Portuguese as a Foreign Language | British Association for Applied Linguistics 2018
University of St. John (York, Reino Unido)
|
2018/06/25 | Evaluation of oral production accuracy of Portuguese brand names of medicines | 1st International Conference on Pharmacy Practice Research
(Lisbon, Portugal)
|
2018/06/25 | Are Portuguese brand names of medicines readable? | 1st International Conference on Pharmacy Practice Research
(Lisbon, Portugal)
|
2018/05 | Developing and validating a placement test for PFL. | Language Testing Research Group
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2018/01 | Mostra CoLAB NOVA FCSH - CLUNL | Mostra CoLAB
NOVA University of Lisbon, Faculty of Social Sciences and Humanities (Lisbon, Portugal)
|
2017/12/18 | Second language learning/acquisition: Challenges and implications for language teaching | Workshop of the Heritage Language Consortium
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2017 | Word Stress in European Portuguese - Data from Adult and Child Language | O acento em Português Europeu - dados da produção infantil e da perceção em adultos | XII Forum for Linguistic Sharing
Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2017 | Self-organisation in phonological development: Templates in Brazilian and European Portuguese | International Symposium on Monolingual and Bilingual Speech 2017
Chania University (Chania, Grécia)
|
2017 | ConF.IRA: Phonological Awareness - A Tool for Screening and Assessment, Validation Data | ConF.IRA: Consciência Fonológica - Instrumento de Rastreio e Avaliação, dados da sua aferição | II Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2016 | A stress "deafness" effect in European Portuguese. | G4 CLUNL Research Group
Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA University of Lisbon (LIbson, Portugal)
|
2016 | Consonantal Sandhi Emergence in European Portuguese: A Prosodic Approach | Emergência de sândi consonântico em Português Europeu: uma abordagem prosódica | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015 | European Portuguese-learning infants - early perception of lexical stress | Child Language Symposium
University of Warwick (Warwick, Reino Unido)
|
2015 | Early perception of lexical stress by European Portuguese-learning infants | Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Assessing early prosodic development in European Portuguese: the ProsoQuest parental report | Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Infant communicative development assessed with the European Portuguese MacArthur-Bates Communicative Development Inventories Short-forms | Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2014 | From babbling to words. A perception and production experiment using eye-tracking. | Workshop of Developmental Studies Group
Department of Linguistics, University of York (York, Reino Unido)
|
2014 | Phonological Awareness: An Assessment Tool | Consciência fonológica: um instrumento de avaliação | III Encontro de Terapia da Fala e Educação
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2014 | Phon/Phonbank: o Português Europeu | Fórum CHILDES Brasil
Federal University of Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
2013 | Infants' perception of intonation categories | Workshop on Infant Language Development
Basque Center on Cognition, Brain and Language (Donostia, San Sebastian, Espanha)
|
2013 | Avaliação da consciência fonológica - resultados de um estudo-piloto | VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas de Fala
Portuguese Catholic University (Lisbon, Portugal)
|
2013 | Early prosodic development in European Portuguese: Proso-Quest, a parental report of infant prosodic skills | 2nd Workshop on the Development of Prosody and Intonation
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2013 | A stress deafness effect in European Portuguese | Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI) 2013
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2012 | Word stress perception in nuclear and post-nuclear position in Portuguese | Fifth European Conference on Tone and Intonation (TIE5)
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
|
2012 | A perceção do acento em posição nuclear e pós-nuclear em Português Europeu | XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Algarve (Faro, Portugal)
|
2011 | Early interpretation of stress and pitch contrasts in word learning in European Portuguese | 12th International Congress for the Study of Child Language
(Montreal, Canadá)
|
2011 | Interpretation of stress and pitch contrasts in early Word learning in European Portuguese | International Child Phonology Conference
University of York (York, Reino Unido)
|
2011 | Stress and pitch contrasts in early word learning in European Portuguese | XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2011 | Pitch first, stress next? Prosodic effects on word learning in an intonation language | 36th Boston University Conference on Language Development (BUCLD)
Boston University (Boston, Estados Unidos)
|
2010 | A Aquisição do Acento Primário de Palavra em Português Europeu | XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Preliminary results: Early prosodic development en European Portuguese (production and perception) | 1st Workshop on the Development of Prosody and Intonation
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisbon, Portugal)
|
2009 | Word shape acquisition in EP | Language Acquisition Group Meeting
Radboud Universiteit (Nijmegen, Países Baixos)
|
2009 | The initial prosodic template: Brazilian and European Portuguese - the influence of the methodology | Generative Approaches to Language Acquisition
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2008 | Word shape acquisition in EP | Phonological Acquisition Workshop
Universiteit Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2007 | Acoustic correlates of stress in the early disyllabic productions of 2 Portuguese children | Phonetics and Phonology in Iberia
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Acoustic correlates of stress in the early disyllabic productions of 2 Portuguese children | Generative Approaches to Language Acquisition
(Barcelona, Espanha)
|
2006 | O Pé no PE | XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2005 | Nasality and branchingness in the acquisition of European Portuguese | X International Congress for the Study of Child Language
(Berlin, Alemanha)
|
2004 | The asymmetrical status of [r] in the acquisition of European Portuguese | 2nd Lisbon Meeting on Language Acquisition, with special reference to Romance languages
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2004 | A aquisição da Rima em Português Europeu - ditongos e consoantes em final de sílaba | XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2004 | The acquisition of Rhyme in European Portuguese | 2nd Lisbon Meeting on Language Acquisition, with special reference to Romance languages
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/06/01 - 2027 | Alterações fonológicas: caracterização qualitativa dos processos fonológicos
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2022/09/01 - 2026 | Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language.
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Vrije Universiteit Brussel, Bélgica
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2022 - 2026 | Foreign Accent, Linguistic Stereotyping and Their Connection with Social Integration. [FCT PhD research grant]
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/09/01 - 2025 | Mapeamento de especificações semânticas nos masculinos genéricos do PE [FCT/CLUNL PhD Grant]
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2021 - 2025 | Beyond the Suprasegmental: Pedagogic Interventions to Aid Native-like Pronunciation in Advanced Speakers of English as a Foreign
Language.
Coorientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/04/01 - 2024/09/01 | Bolsa de Investigação para Mestrando no âmbito do projeto I&D Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal
Skills Development (iRead4Skills) - 101094837 EU - HORIZONTE EUROPA
Orientador
|
Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2023/03/01 - 2024/03/01 | Bolsa de Investigação para Doutorando no âmbito do projeto I&D Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and
Transversal Skills Development (iRead4Skills) - 101094837, HORIZON EUROPE
Orientador
|
Linguistics (Iniciação científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2020/12 - 2024 | Stuttering as a Language Disorder: Prosodic Analysis of Stuttered Words by Children Speaking Brazilian and European Portuguese
| A gaguez como um distúrbio de linguagem: análise prosódica das palavras gaguejadas por crianças falantes de português europeu
e português brasileiro
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/12/01 | As metodologias participativas na aula de Português
Orientador
|
Portuguese Teaching and Learning (Didactics) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/12 - 2023/12 | CLIL Methodology in Teaching Portuguese for Specific Purposes | Metodologia CLIL no Ensino de Português Língua Estrangeira
para Fins Específicos
Orientador
|
Language teaching/Didactics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2019/11 - 2023/11 | Word stress and reduced vowel perception in Portuguese L2 by Hungarian Speakers | Perceção de acento e redução vocálica na
aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes húngaros [FCT PhD research grant]
Orientador de Gabriela Tavares Sándor
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2022/09/01 - 2023/08/31 | Bolsas de Investigação Para Mestrando no âmbito do projeto/instituição Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa,
UIDB/03213/2020
Orientador
|
Mestrado (Iniciação científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2018/12 - 2022/11 | Using Authentic Materials for A1 Learners of Portuguese for Specific Purposes | O uso de materiais autênticos com estudantes
A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos.
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2018/11 - 2022/11 | Language in Our Fingertips: Using Smartphones in Teaching and Learning Portuguese as a Foreign Language in Macau | A língua
na ponta dos dedos: a utilização do smartphone no ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira no contexto de Macau
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2019 - 2021 | Differentiating Teaching Strategies in an Inclusive School: A Reflexion on Common Practices | Strategies Diferenciar o ensino
numa escola inclusiva: reflexão sobre práticas e estratégias.
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/09 - 2020/08 | Can a Natural Language Be Sexist? Evaluating the Impact of Grammatical Information from Social Stereotypes in the Interpretation
of Sentences with Masculine Generics in European Portuguese | Poderá uma Língua Natural ser Sexista? Avaliação do Impacto
de Informação Gramatical e de Estereótipos Sociais na Compreensão de Enunciados com Sujeitos Masculinos Genéricos em Português
Europeu
Orientador de João de Matos
|
Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Branching Onsets in Bilingual Children Speaking Portuguese and English | Aquisição de Ataques Ramificados por Crianças Bilingues
Português Europeu - Inglês
Coorientador de Margarida Emídio Santos
|
Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/07/11 - Atual | ProPerL2 Progress Meeting (2023/07/11)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2023 - Atual | Lisbon Summer School in Linguistics (2023/07/03 - 2023/07/08)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2022/12/06 - Atual | ProPerL2 Kick-off Meeting (2022/12/06)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2022/09 - Atual | NOVA-Lancaster-Toronto (NLT) L2 Phonology Research Forum (2022/09)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal Lancaster University, Reino Unido University of Toronto, Canadá |
2022 - Atual | Lisbon Summer School in Linguistics (2022/07)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2021/07 - Atual | Lisbon Summer School in Linguistics (2021/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/04/20 - Atual | Dia Aberto: Expressar a linguagem - O que é, de que é feita, e como funciona a linguagem?
Exposição
|
Dia Aberto
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2019 | Integração pela Língua: Avaliar para intervir
Conferência
|
International Conference NOVAsaúde Migration and Health
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/01 | Influência da Leiturabilidade na Fluência em leitura oral de textos narrativos e informativos: avaliando o
desempenho, compreensão e hábitos de leitura de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental
Arguente principal
|
MIchell Gadelha Moutinho (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - 2021/07 | PhD Research Seminar in Linguistics / Seminário de Investigação em Linguística (Doutoramento) | PhD (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/05 | Linguistic interfaces: first and second language acquisition - CLUNL Summer School on Linguistics | (Graduado) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Interpretation of Masculine Generics in European Portuguese: Results from an Experimental Study | Interpretação de Masculinos Genéricos em PE: Resultados de um Estudo Experimental. |
Expedição científica
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/06 - 2022 | Portuguese oral vowels in Cape Verde Praia Speakers | O Comportamento das Vogais Orais na Língua Portuguesa Falada por Praienses Cultos | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2024 | Doctoral Advisory Board Committee of Sophie Bennet 's PhD project
Membro
|
Lancaster University, Reino Unido |
2018/09 - 2022/09 | Doctoral Advisory Board Committee of Francisco Valada's PhD project
Membro
|
Vrije Universiteit Brussel, Bélgica |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/02 - 2026/01 | Mapping Subspecifications of Masculine Generics in European Portuguese | Mapeamento de Subespecificações Semânticas nos Masculinos Genéricos do Português Europeu [FCT/NOVA CLUNL PhD research grant] | Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2019/09 - 2020/08 | Profile of Children with Phonological Deficits: Contributions for the Diagnosis in Speech and Language Therapy | Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2021/06/16 - Atual | Gabriela Tavares | |
2022/09/01 - 2023/12/30 | Mandarin lexical tone sub-lexical and lexical perception by L2 and HL speakers | Yumo Ci |
2022/10/01 - 2023/06/01 | Alterações Fonológicas: Caracterização qualitativa dos Processos Fonológicos | Ana Catarina Santana |
2019/09 - 2020/07 | Teaching Portuguese as a Foreign Language in East Africa. A Curriculum Design Proposal | O ensino do Português Língua Estrangeira na África Austral. Proposta de desenho curricular | Raquel Gonçalves |