Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Renato Gil Gomes Carvalho
Nomes de citação
- Carvalho, Renato
- Carvalho, R. G.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E312-0F2D-80E5
- ORCID iD
- 0000-0003-1766-4818
- Researcher Id
- ABD-2218-2021
- Scopus Author Id
- 24461043400
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012
Concluído
|
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Avaliação Psicológica
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
"A personalidade na compreensão do percurso escolar na adolescência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção e Louvor |
2009
Concluído
|
Doutoramento em Psicologia (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Lisboa, Portugal
|
19 valores |
2007
Concluído
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Perspetiva temporal de futuro em contexto educativo " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2004
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Clínica, cognitivo-comportamental, cognitiva e sistémica
Universidade de Lisboa, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2012 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2012 - 2013 | Investigador (Investigação) | Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2022 - 2024 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Madeira, Portugal |
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal | ||
2020 - 2024 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Universidade da Madeira, Portugal |
Universidade da Madeira Escola Superior de Tecnologias e Gestão, Portugal | ||
2012 - 2017 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Madeira, Portugal |
2008 - 2014 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2006 - 2012 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Madeira, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005 - Atual | Técnico Superior (Técnico Superior) | Secretaria Regional de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - 2017 | Membro da Mesa da Assembleia Geral | Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, Portugal |
2008 - 2014 | Presidente | AEPSI Associação Educação e Psicologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/12 - 2028/12 | Membro da Direção | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2016/12 - 2024/12 | Presidente da Direção Regional da Madeira | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2018 - 2018 | Docente em Curso de Formação Avançada | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Country Project Manager | AGE Platform Europe, Bélgica |
2011 - 2011 | Formador | Universidad de Cádiz, Espanha |
2008 - 2009 | Formador | Instituto para a Qualificação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/03/01 - Atual | Research Center in Psychological Science
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Center for Research in Psychological Science
UID/PSI/04527/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Strategic project for the Center for Research in Psychological Science (2019-2023)
UID/PSI/04527/2019
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/03/01 - 2019 | Centro de Investigação em Ciência Psicológica
UID/PSI/04527/2019
SFRH/BPD/110695/2015
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Documento de trabalho |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Manual |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05 | Intervenções psicológicas mediadas por tecnologias da informação e da comunicação | X Congresso de Psicologia
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
|
2024/02 | Pais, professores e psicólogos no processo de orientação | Encontro da Orientação do Instituto para a Qualificação
Instituto para a Qualificação
|
2024/02 | O contributo dos psicólogos no contexto da saúde | Colóquio de Saúde “Mais literacia, mais saúde - o papel dos profissionais de saúde”
Câmara Municipal da Ribeira Brava
|
2023/11 | O que funciona em prevenção: uma perspetivas multinível | Literacia em Saúde: Salva Vidas
Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a SIDA
|
2023/10 | Saúde psicológica e bem estar na profissão docente: perspetivas para uma ação multinível | Conferência no Congresso dos Professores da Madeira
Sindicato dos Professores da Madeira
|
2023/09 | Construção da carreira e da vida num contexto de transformação digital | Fórum Educação - Um Desafio para Todos
Cáritas da Ilha Terceira; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
|
2023/05 | Transformação digital, desenvolvimento e cidadania. | Emoções, princípios e valores num mundo digital
Câmara Municipal do Funchal
|
2023/04 | O ensino profissional como escolha vocacional | Semana da Orientação “O futuro é agora - as minhas escolhas” |
2023/03 | O ensino profissional como escolha vocacional | 3º Encontro dos Psicólogos
Instituto para a Qualificação
|
2022/09 | O bem estar em todas as políticas públicas | Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2022/05 | Da motivação para o ensino à saúde psicológica do professor - Desafios em tempos de incerteza | VI Jornadas “Os desafios dos novos paradigmas em educação” |
2022/05 | As tecnologias e a intervenção psicológica: novos ou velhos desafios? | 9º Encontro de Psicologia em Contexto Educativo
Instituto Politécnico de Leiria
|
2022/04 | Do autocuidado à responsabilidade organizacional: como viver melhor o trabalho? | Conferência no Dia Regional da Segurança e Saúde no Trabalho – Construir uma cultura positiva de segurança e saúde
Direção Regional do Trabalho e Ação Inspetiva
|
2022/03 | Dois anos de pandemia: aprendizagens e perspetivas em saúde psicológica |
Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) (Brasil)
|
2022/03 | A promoção da saúde psicológica e do bem estar: novos desafios ou aquilo que já sabíamos? | Fórum “A felicidade importa?
Instituto de Segurança Social da Madeira
|
2021 | Percepções sobre a intervenção de carreira no ensino secundário: um estudo qualitativo com psicólogas escolares | VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento |
2021 | Literacia em saúde mental: o que é e porque importa | III Jornadas de Prevenção do Suicídio e Comportamentos Autolesivos |
2021 | Desafios do Teletrabalho | |
2020 | Vivências de professores em tempos de transição digital | Le@d Talks em Tempos de Pandemia |
2020 | Organização do trabalho, construção da carreira e competências para um mundo pós pandemia | Ciclo Desafios à intervenção psicológica em tempo de pandemia
OPP
|
2020 | A saúde psicológica e os media | Parlamento com Causas
Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira
|
2019 | O papel do psicólogo na prevenção e promoção da saúde mental | |
2019 | A intervenção psicológica no quadro da autonomia e da flexibilidade curricular | Autonomia e flexibilidade curricular: os caminhos para ação |
2019 | Desafios da transição da escola para o mundo o trabalho. | Jovens NEET - Sem ambição ou sem oportunidades? |
2019 | Compreender o comportamento em contexto escolar | |
2019 | Construir a carreira e a vida no mundo contemporâneo: desafios às políticas públicas e à prática profissional | Construir a carreira no mundo contemporâneo: implicações para as práticas na educação, na saúde e na comunidade |
2019 | Construir a carreira e a vida no mundo contemporâneo: implicações para a prática profissional | |
2018 | Compreender o comportamento em contexto escolar. | |
2018 | Alunos “problemáticos”: dilemas nas escolas | II Encontro da Convivialidade Escolar |
2018 | Saúde mental: um desafio para tod@s | |
2018 | Alunos “problemáticos” | I Encontro da Convivialidade Escolar |
2018 | Desenvolvimento, saúde psicológica e (in)adaptação - perspetivas a partir dos contextos educativos | XXIX Encontro da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência: Os caminhos da saúde mental na infância e adolescência |
2016 | A influência das características dos estudantes no desenvolvimento de expectativas dos professores acerca do seu desempenho académico | Simpósio de Psicologia da Educação “Pensar Temas-Resolver Problemas” |
2016 | A escola como contexto de educação para a carreira: avaliação de um programa de promoção da consciência de carreira na infância | Simpósio de Psicologia da Educação “Pensar Temas-Resolver Problemas” |
2016 | Construção do percurso de vida na escola: desafios e perspectivas para a prática | |
2015 | Sobre a importância de pensar no futuro… Perspetiva temporal e comportamento adaptativo na adolescência | |
2015 | Desenvolvimento vocacional, percurso de vida e adaptabilidade | |
2014 | O MMPI-A na compreensão do comportamento adaptativo na adolescência | IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2014 | Promotion of students’ perspectives concerning the future career: implementing and assessing practices in school context. | 2nd International Conference on Time Perspective |
2014 | Personality traits, future time perspective, and adaptation to school life in adolescence | 2nd International Conference on Time Perspective |
2014 | Desenvolvimento pessoal e aprendizagem ao longo do ciclo de vida | Encontro Escola-Família: A aprendizagem ao longo da vida |
2014 | Construção da identidade e desenvolvimento vocacional ao longo do ciclo de vida | |
2014 | Tomada de decisão vocacional na transição para a vida adulta | |
2014 | Competências de sucesso escolar para além dos fatores cognitivos: personalidade e adaptação ao longo do percurso escolar. | |
2014 | Para além do consultório na escola: A dimensão organizacional dos serviços de psicologia e orientação | II Jornadas de Psicologia e Educação |
2013 | Dificuldades interpessoais no quadro da personalidade e da psicopatologia na adolescência | 34º Congresso Mundial da STAR (Stress and Anxiety International Research) & II Congresso Iberoamericano de Psicologia da Saúde |
2013 | Contributos do MMPI-A para a compreensão do comportamento adaptativo na adolescência | IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica/VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica |
2012 | The mediating role of future time perspective in the relationship between personality structural dimensions and school life | I International Conference on Time Perspective – Converging Paths in Psychology Time Theory and Research |
2012 | Um contributo para a promoção do desenvolvimento vocacional no 2º ciclo do ensino básico | II Simpósio Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” |
2012 | A personalidade e a construção do percurso de vida na escola | II Seminário de Investigação em Psicologia |
2011 | O papel da personalidade na compreensão dos problemas interpessoais no contexto escolar em adolescentes portugueses | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos |
2011 | Perspectiva temporal de futuro e sucesso escolar em estudantes portugueses | VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica/XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos |
2011 | Competências sócio-emocionais em contexto educativo: estudo sobre a eficácia do programa “Aprende com os outros e com as emoções” | |
2011 | A personalidade prediz o sucesso académico? | Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social: Contributos para o ajustamento psicológico” |
2010 | Personalidade e percurso académico: estudos com adolescentes portugueses | I Simpósio de Investigação em Psicologia |
2010 | Uma proposta de intervenção ao nível da relação escola-família: programa de promoção do envolvimento parental | I Simpósio Internacional 'Contributos da psicologia em contextos educativos' |
2010 | Programas de intervenção em contexto educativo: contributos da psicologia nas escolas da Madeira | I Simpósio Internacional 'Contributos da psicologia em contextos educativos' |
2010 | Impacto organizacional da intervenção dos serviços de psicologia e orientação | II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: variables psicológicas y educativas implicadas |
2010 | Personalidade e percurso académico: uma perspectiva para além dos traços | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2009 | Programas de orientação e sucesso no percurso académico | Conferência AEPSI sobre intervenções eficazes em educação |
2009 | The study of future time perspective through quantitative and qualitative research methods: some evidence from academic setting | 11th European Congress of Psychology |
2009 | Improvement of attitudes towards school through social skills development | 11th European Congress of Psychology |
2009 | Ligação entre vivências profissionais e actividades académicas: a experiência de um programa de shadowing em alunos do ensino secundário | XVII Colóquio da Association Francophone Internationale pour la Recherche Scientifique en Educacion |
2009 | Educação-formação e psicologia: perspectivas sobre a prática | V Encontro Regional de Psicólogos |
2008 | The career orientation program experience | XXIX International Congress of Psychology |
2008 | Future time perspective and education: pedagogical and organizational challenges | XXIX International Congress of Psychology |
2008 | Impactos pedagógicos e organizacionais do estudo da perspectiva temporal de futuro em contexto educativo | Congresso ‘Psicologia, Educação, Comunidade’ |
2008 | Práticas de orientação vocacional: algumas notas sobre o Programa de Orientação para a Carreira. | Congresso ¿Psicologia, Educação, Comunidade¿ |
2008 | Sucesso e insucesso escolar: o que sabemos e o que podemos fazer | I Fórum de Boas Práticas em Contexto Educativo |
2007 | O conceito de perspectiva temporal de futuro e as políticas de orientação na escola | IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2007 | Começar Bem… do 4º para o 5º ano”: a experiência de um projecto de apoio à transição do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico | IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2006 | Da cultura global à cultura organizacional de escola | Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da Educação/II Colóquio DCE/UMa |
2006 | Áreas de intervenção do psicólogo na escola: estudos e projectos de investigação | I Conferência Psicologia e Educação |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11 - 2023/11 | Encontro Atlântico sobre Saúde Psicológica e Bem Estar (2023/11/09 - 2023/11/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2023/10 - 2023/10 | O desenvolvimento de carreira como compromisso social (2023/10)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Secretaria Regional de Educação, Portugal Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2023/05 - 2023/05 | Eu, os outros e o mundo: novos e velhos desafios nas relações humanas (2023/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2022 - 2022 | 2º Congresso dos Psicólogos da Madeira (2022 - 2022)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2021 - 2021 | A Psicologia e a Administração Local - o que podem fazer os Psicólogos pelo seu Município? (2021 - 2021)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2020 - 2020 | A Psicologia e o Futuro da Educação (2020 - 2020)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2020 - 2020 | Ciclo de webinars “Desafios à intervenção psicológica em tempo de pandemia” (2020 - 2020)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2019 - 2019 | Comissão Científica do X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (2019 - 2019) | Associação Portuguesa de Psicologia, Portugal |
2019 - 2019 | Amores e Desamores na Adolescência (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019 - 2019 | A surdez e a inclusão (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2019 - 2019 | Conferência sobre Violência(s) (2019 - 2019)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2019 - 2019 | A Psicologia e o Futuro dos Cuidados Primários (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2019 - 2019 | Infância e Desenvolvimento (2019 - 2019)
Conferência
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2019 - 2019 | Construir a carreira no mundo contemporâneo (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2019 - 2019 | Bem estar na comunidade: inclusão e coesão social (2019 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Jornadas de Psicopedagogia “Stress e Educação” (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2018 - 2018 | Inclusão em ambiente escolar (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal |
2018 - 2018 | 1º Congresso dos Psicólogos da Madeira (2018 - 2018)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2018 - 2018 | Identidade, Sexualidade(s), Afetos: da Reflexão à Intervenção (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2017 - 2017 | International Conference Dream Makers, Erasmus+ Programme, Key-Action 2, Cooperation for Innovation - Strategic Partnerships (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2017 - 2017 | Sociedade, tecnologia e comportamento (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2017 - 2017 | Conferência OPP Madeira sobre Empregabilidade (2017 - 2017)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - 2016 | Integração Social e Bem Estar no Trabalho: O Papel da Ciência Psicológica (2016 - 2016)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016 - 2016 | Ciclo Psicologia: Ciência e Profissão, constituído por 5 conferências ao longo do ano: Psicoterapia e clínica psicológica: do indivíduo ao grupo, Envelhecimento e intervenção psicológica, Intervenção psicológica na infância, Saúde mental e comunidade: uma perspetiva integrada, Intervenção psicológica e adaptabilidade ao longo do ciclo de vida. (2016 - 2016) | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2015 - 2015 | Intervenção psicológica e adaptabilidade ao longo do percurso escolar (2015 - 2015)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2015 - 2015 | Intervenção Psicológica no Contexto da Saúde (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | Avaliação da personalidade e da psicopatologia (2014 - 2014)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2011 - 2011 | Educação, Saúde e Desenvolvimento Social: Contributos para o Ajustamento Psicológico (2011 - 2011) | |
2009 - 2009 | Intervenções Eficazes em Educação (2009 - 2009)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - 2008 | Psicologia, Educação, Comunidade (2008 - 2008)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07 | O impacto da personalidade e da exploração da carreira na certeza da tomada de decisão de carreira e bem estar dos estudantes do ensino superior | Vera Lúcia Heleno Vinagre (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2024 | Intervenção Precoce na Infância: uma abordagem ecológica e sistémica | Raquel Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2023 | Psicologia Clínica em Contexto Hospitalar
Arguente
|
Ídia de Brito (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
|
2018 | A perspetiva temporal de futuro na construção de carreira de adolescentes de meios socioeconómicos desfavorecidos | Maurício Ornelas (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2018 | Ensino profissional: escolha profissional ou subterfúgio para jovens e adultos? | José António Pereira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2018 | Construção da carreira no ensino secundário: estudo exploratório com psicólogos e estudantes | Elsa Fernandes (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2017 | Intervenção psicológica nas dificuldades de aprendizagem: estudo de revisão de literatura e identificação de contributos para a prática em contexto escolar | Cremilda Rebelo (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2017 | Dificuldades no funcionamento intelectual, interesses vocacionais e perceção de barreiras à carreira: um estudo com jovens do ensino básico e secundário da Madeira | Carolina Câmara (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2017 | O exercício da parentalidade em crianças com perturbações do espectro do autismo | Neuza Quintal (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2015 | Bullying, envolvimento parental e percurso curricular | Fátima Nóbrega (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2015 | Perspetiva temporal de futuro em situação de reclusão | Diana Nuñez (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2015 | Causas da indisciplina escolar no 2º e 3º ciclo do Ensino Básico | Joana Correia (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2014 | A avaliação da qualidade de vida, ansiedade, depressão, stress e autoeficácia dos pais de crianças e jovens com deficiência
Arguente principal
|
Líria Fernandes (Doutoramento)
Universidad Miguel Hernández de Elche, Espanha
|
2014 | Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola-família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM | Carminda Santos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2013 | A desistência na educação e formação de adultos: a iniciativa novas oportunidades na Madeira
Arguente principal
|
Paulo Gomes (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2013 | Alunos dos quadros de honra e excelência académica: estudo de caso no ensino secundário | Dina Freitas (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2013 | Efeitos de um programa de métodos e hábitos de estudo nas abordagens à aprendizagem: um estudo com alunos do segundo ciclo do ensino básico | Sandra Sousa (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2013 | Desenvolvimento vocacional no 2º ciclo do ensino básico: A experiência da implementação de um programa numa escola rural da Madeira | Debora Fernandes (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2013 | Perceções acerca do impacto da prática desportiva | Susana Silva (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - 2024 | International Journal for Educational and Vocational Guidance | |
2024 - 2024 | Humanities and Social Sciences Communications | |
2020 - 2020 | Journal of School Psychology | |
2020 - 2020 | Journal of Adolescence | |
2019 - 2019 | Psicologia | |
2019 - 2019 | Revista Latinoamericana de Psicología | |
2018 - 2018 | Avaliação Psicológica | |
2018 - 2018 | Psicologia: Organizações e Trabalho | |
2018 - 2018 | Learning and Individual Differences | |
2017 - 2017 | School Psychology International | |
2017 - 2017 | Current Psychology | |
2017 - 2017 | Estudos Interdisciplinares em Psicologia | |
2017 - 2017 | Personality and Individual Differences | |
2016 - 2016 | Cadernos de Educação | |
2016 - 2016 | Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica | |
2015 - 2015 | Time and Society | |
2013 - 2013 | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024/06 - 2024/07 | Júri - Bolsas de Mérito e Valor
Avaliador
|
Câmara Municipal do Funchal, Portugal | |
2016 - 2016 | Painel de Avaliação Externa, Avaliação de Candidaturas a Bolsas de Doutoramento,
Avaliador
|
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Portugal | |
2013 - 2014 | Painel Consultivo, Avaliação e Emissão de Parecer sobre Teses de Doutoramento
Avaliador
|
Universidad Miguel Hernández de Elche, Espanha |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - 2013 | Membro do grupo de investigação Science and Policy Lab, financiado pelo programa Marie Curie |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/03 - 2024/09 | Psicodiagnóstico | Psicologia (Licenciatura) | Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2024/07 | Psicologia da Educação | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) | Universidade da Madeira, Portugal |
2020 - 2024 | Gestão do Stress e Intervenção Psicossocial em Emergência | Proteção Civil | Universidade da Madeira, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Psicologia da Motivação e da Personalidade | Psicologia | Universidade da Madeira, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Avaliação Psicológica em Educação e Formação | Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2020 - 2022 | Psicologia das Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo | Guias da Natureza | Universidade da Madeira, Portugal |
2018 - 2018 | Os Inventários de Minnesota na Avaliação de Adultos e Adolescentes. | Curso de Formação Avançada em Avaliação Psicológica | Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal |
2015 - 2017 | Estágio | Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2015 - 2017 | Avaliação Psicológica em Psicologia da Educação | Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2016 | Desenvolvimento Pessoal e Vocacional | Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2014 - 2015 | Psicologia do Desenvolvimento II | Psicologia | Universidade da Madeira, Portugal |
2014 - 2015 | Avaliação Psicológica II | Psicologia | Universidade da Madeira, Portugal |
2014 - 2015 | Psicopatologia | Psicologia | Universidade da Madeira, Portugal |
2013 - 2014 | Psicologia da Educação | Psicologia | Universidade da Madeira, Portugal |
2008 - 2014 | Pedagogia do Ócio e dos Tempos Livres | Minor em Educação | Universidade Aberta, Portugal |
2012 - 2013 | Avaliação Psicológica II | Psicologia (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2013 | Psicopatologia | Psicologia | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2013 | Psicologia do Desenvolvimento | Psicologia | Universidade da Madeira, Portugal |
2011 - 2012 | Estágio/Projecto | Psicologia da Educação (Mestrado) | Universidade da Madeira, Portugal |
2011 - 2011 | Gestión del Conflicto | Máster en Habilidades y Destrezas para la Gestión de Organizaciones Públicas y Privadas | Universidad de Cádiz, Espanha |
2010 - 2011 | Ética | Curso de Profissionalização em Serviço | Universidade Aberta, Portugal |
2010 - 2011 | Princípios de Didática | Curso de Profissionalização em Serviço | Universidade Aberta, Portugal |
2010 - 2011 | Educação e Diversidade Cultural | Minor em Educação | Universidade Aberta, Portugal |
2008 - 2009 | Psicologia Social | Serviço Social (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
2006 - 2009 | Psicologia do Trabalho e das Organizações | Psicologia (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
2007 - 2008 | Psicologia da Educação | Psicologia (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | European Society for Vocational Designing and Career Couseling | |
2022/06 - Atual | Associação Portuguesa de Desenvolvimento de Carreira | |
2011 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses | |
2009 - Atual | American Psychological Association | International Affiliate |
2012 - 2017 | Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica | |
2008 - 2014 | AEPSI Associação Educação e Psicologia |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/03 - Atual | Conselho Consultivo de Saúde Mental da Região Autónoma da Madeira
Membro
|
|
2018 - 2019 | Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Psicologia e eHealth da Ordem dos Psicólogos Portugueses, conducente à elaboração das
Linhas de Orientação para a Prática Profissional - Prestação de Serviços de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação
e da Comunicação
Coordenador
|
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
2006 - 2007 | Membro cooptado, por valência técnica, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco do concelho da Ribeira Brava. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016 - 2016 | Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Filipe Xavier, Relatório de estágio do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2016 - 2016 | Membro do júri das provas públicas de Carolina Câmara, Relatório de estágio do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2016 - 2016 | Membro do júri das provas públicas de Cremilda Rebelo, Relatório de estágio do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2016 - 2016 | Membro do júri das provas públicas de Neuza Quintal, Relatório de estágio do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2013 - 2013 | Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Carolina Dionísio, Relatório de estágio do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2013 - 2013 | Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Teresa Soares, projeto de mestrado intitulado “Espaço criativo: um programa de treino da criatividade”, do Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2012 | Membro do júri das provas públicas de Dolores Castro, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2012 | Membro do júri das provas públicas de Sónia Vasconcelos, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2012 | Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Catarina Faria, Relatório de Estágio | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2012 | Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Raquel Santos, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2012 | Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Tatiana Silva, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
2012 - 2012 | Membro do júri, na qualidade de arguente, das provas públicas de Dina Silva, Relatório de Estágio, Mestrado em Psicologia da Educação | Universidade da Madeira, Portugal |
Distinções
Prémio
2018 | Prémio Nacional Boas Práticas em Orientação (Euroguidance Portugal) |
1999 | Participação no London International Youth Science Forum
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Outra distinção
2019 | Louvor
Município da Ribeira Brava, Portugal
|