???global.info.a_carregar???
Ana Flávia Miguel completed her PhD in Music (Ethnomusicology) in 2016 at the University of Aveiro, her Master's degree in Music (Ethnomusicology) in 2010, and her Bachelor's degree in Music (Piano) in 2004, all from the same university. Over the years she has conducted fieldwork in Portugal, Cape Verde, Italy, Brazil, Mozambique, South Africa and France. As an ethnomusicologist she is jointly responsible for the nomination file of Kola San Jon (Performative Practice of Cape Verde) as Intangible Cultural Heritage. She produced the Documentary "Kola San Jon" that won the Intangible Heritage Documentation Award at the 6th Folk Music Film Festival on November 27, 2016 (Nepal). She also won the award "Research Day'14" with the poster presentation entitled "Classifying heritage by (re)classifying identities: The inclusion of Kola San Jon in the Portuguese List of Intangible Heritage". Her main domains of study include African Musics, Music and migration, Music and Postcolonialism, Digital Archives on Music, Audiovisual Ethnomusicology, Applied Ethnomusicology and studies about music in Cape Verde and music in Portugal. Currently she holds a position as Assistant Researcher at the University of Aveiro, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança. She serves as a Member of the Executive Committee of the Department of Communication and Art for the area of Internationalization and Cooperation. She has published 14 articles in specialized journals, authored 4 chapters and entries in encyclopedias, contributed to 12 datasets, and has various publications of sound and moving images. She has organized 26 events. She presented 62 papers, talks and lectures as a guest in national and international contexts in 19 countries. She has participated in 9 competitive research projects and has won 2 awards. She collaborates with 32 colleagues from fields such as Ethnomusicology, Anthropology, History, Information Sciences, Artistic Creation, and Museology in Africa, America, and Europe. Ana Flávia Miguel is the Diretor and Editor of TRANS - Transcultural Music Journal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Flávia Lopes Miguel

Nomes de citação

  • Miguel, Ana Flávia

Identificadores de autor

Ciência ID
E01A-B40E-74FD
ORCID iD
0000-0003-3551-9358
Google Scholar ID
FCras7EAAAAJ
Researcher Id
AAF-6429-2021

Endereços de correio eletrónico

  • anaflavia@ua.pt (Profissional)

Telefones

Fax
  • (351) 234370868 Ext.: 23753 (Profissional)
Telefone
  • (351) 234370389 Ext.: 23753 (Profissional)

Moradas

  • Departamento de Comunicação e Arte, Inst. de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança - INET-MD. campus universitário de santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2016
Concluído
PhD in Music (Doutoramento)
Especialização em Ethnomusicology
Universidade de Aveiro, Portugal
"Skopeologias: músicas e saberes sensíveis na construção partilhada do conhecimento [Skopeologies: musics and sensitive meanings in the shared construction of knowledge]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Honourable distinction, unanimous congratulations
2015 - 2015
Concluído
Pesquisa-ação Participativa e Transdisciplinaridade (Participatory action-research and transdisciplinarity) (Curso médio)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Diálogos sobre Michel Foucault e a Pesquisa em Música (Dialogues on Michel Foucault and the research on music) (Curso médio)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Living Memory in Europe (Curso médio)
Unione Italiana di Educazione degli adulti, Itália
2006 - 2010
Concluído
Master in Music (Mestrado)
Especialização em Ethnomusicology
Universidade de Aveiro, Portugal
"Kola San Jon, Música, Dança e Identidades Cabo-Verdianas (Kola San Jon, Music, Dance and Cape-Verdeans Identities)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aproved
1997 - 2004
Concluído
Music (Licenciatura)
Especialização em Piano
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/07/15 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2016/09 - Atual Investigador visitante (Investigação) Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2018/06/15 - 2023/07/14 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2016/09 - 2018/06/14 Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2016/02 - 2016/07 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Aveiro, Portugal
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2010/10 - 2016/07 Investigador visitante (Investigação) Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
2015/04 - 2015/09 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09 - 2013/03 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/07 - Atual Coordenadora das Artes e Culturas (música e artes performativas) UACoopera [Coordinator of Arts and Culture (music and performative arts) at UACoopera Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/17 - Atual Membro Comissão Executiva, Departamento de Comunicação e Arte, pelouro internacionalização [Member of Executive Committee of the Communication and Art Department, responsible for Internationalization] Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/04/24 - 2021/10/15 Membro do Conselho de Departamento [Member of the Board of the Communication and Art Department] Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03/01 - Atual Director and Editor of Transcultural Music Journal SIBE - Sociedad de Etnomusicologia, Espanha
2003/09 - 2005/08 Artistic Director Tertúlia das Artes e Saberes, Portugal
2003/09 - 2004/08 Professora Estagiária (Ensino Artístico Especializado) [Piano Teacher] Conservatório de Música de Coimbra, Portugal
1998/09 - 2003/08 Gerente - Actividades artísticas e culturais [Manager - Cultural and artistic activities] Tertúlia das Artes e Saberes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/01/16 - Atual Agenda ATT - Acelerar e Transformar o Turismo [Accelerate and transform tourism]
213/2023/BI/AgendasPRR
Orientador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

NextGenerationEU
Em curso
2016/09 - 2017/08 Metodologias colaborativas em Etnomusicologia [Collaborative methodologies in Ethnomusicology]
BPD/UI72/5306/2016
Bolseiro de Pós-Doutoramento
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2011/04/01 - 2015/03/31 O quotidiano musical cabo-verdiano e a sua representação pela indústria fonográfica [Cape Verdean musical everyday life and its representation by the music industry]
SFRH/BD/72682/2010
Bolseiro de Doutoramento
Laboratório de Etnomusicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro , Brasil

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/02/01 - Atual Liber|Sound: Innovative archival practices toward sound memory liberation. Recorded music, transcontinental experience, connected communities
PTDC/ART-PER/4405/2020
Investigador
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
2022/01/01 - 2025/12/31 Agenda ATT - Acelerar e Transformar o Turismo [Accelerate and transform tourism]
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
NextGenerationEU

Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Em curso
2023/01/01 - 2023/12/31 Cesária Évora: documentação de percursos e discursos [Cesária Évora: documentation of paths and discourses] [CISE_Lab]
UIDB/00472/2020 - CISE_Lab
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/07/26 - 2022/07/25 SOMA - Sons e memórias de Aveiro [SOMA - Sounds and memories of Aveiro]
Investigador responsável
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/06/01 - 2022/05/31 Atlântico Sensível (AtlaS) - Memória e mediação das práticas e dos instrumentos musicais na circulação entre comunidades interligadas [Atlântico Sensitive (AtlaS) - Memory and mediation of musical practices and instruments in the circulation between interconnected communities]
PTDC/ART-PER/31812/2017
Investigador
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2021/10/07 - 2021/10/07 TradMusicPlaces: Place-based innovation for traditional music as creative enterprise
NOT FUNDED
Investigador
European Union
Não financiado
2021/03/10 - 2021/03/10 Sustainability of musical practices in lusophone communities: cultural experience, impacts and challenges of ICH patrimonialization
NOT FUNDED
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
2021/03/01 - 2021/03/01 CAMUS_ Capta and music documentation: experiences, ethics and politics of archiving in digital times
NOT FUNDED
Investigador responsável
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
2021/03/01 - 2021/03/01 ReStart: Promoting healthy and active ageing through group singing and dancing programmes
NÃO FINANCIADO
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Não financiado
2020/04/30 - 2020/04/30 CENTIR - Cultura de Envolvimento Nutrida pela Transmedialidade interconectada da Realidade
NÃO FINANCIADO
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
2020/04/30 - 2020/04/30 Entre Margens: patrimonialização, convivialidade e desigualdades nas margens do Atlântico. Cidades portuárias como berço de práticas musicais património da humanidade [Between Margins: patrimonialization, conviviality and inequalities on the shores of the Atlantic]
NOT FUNDED
Investigador
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Não financiado
2019/06/01 - 2020/03/01 COST Action 15201 - Archaeological Practices and Knowledge Work in the Digital Environment (ARKWORK)
Investigador
Department of ALM, Uppsala University, Suécia
European Cooperation in Science and Technology
Concluído
2017/11/22 - 2017/11/22 THREAD - The Symbol of the Past, Style for the Future
595913-CREA-1-2018-1-BA-CULT-COOP3
Investigador
European Commission Creative Europe
Não financiado
2014/01/01 - 2016/12/31 Pesquisa colaborativa em Etnomusicologia: intercepção entre experiências de pesquisa e formação pós-graduada em Portugal e no Brasil [Collaborative research in Ethnomusicology: intersection between research experiences and postgraduate training in Portugal and Brazil]
FCT/1909/27/2/2014/S
Investigador
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
2013/08/01 - 2015/12/31 Skopeofonia - Pesquisa Participativa e Dialógica sobre as Práticas Musicais no bairro Kova M [Skopeofonia - Participative and Dialogic Research of Musical Practices at Kova M neighbourhood
Investigador
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/12 - 2015/11 Processos de Patrimonialização do Imaterial no Brasil e em Portugal [Intangible Heritage Processes in Brazil and Portugal]
409487/2013-9
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2011/01 - 2013/03 Projeto Ciência@Bragança
16911
Investigador
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/09/03 - 2022/09/03 COST action CA19112 - WOMEN ON THE MOVE (WEMov)
Investigador
Concluído
2015/01 - 2020/11/23 Patrimonialização do Cantar os Reis em Ovar [Nomination file to ICH in Portugal of the Cantar os Reis em Ovar]
D.CMO 04.12.2014 / Inf 374/DAJ
Consultora [Advisor]
Universidade de Aveiro, Portugal

Câmara Municipal de Ovar, Portugal

Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Câmara Municipal de Ovar
Concluído
2012/03 - 2013/10 Patrimonialização do Kola San Jon [Nomination file of Kola San Jon as ICH]
ACMJ/UA/INET-md/UTL/GESTUAL
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal

Associação Cultural Moinho Da Juventude - Grupo de Kola San Jon, Portugal

Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Miguel, Ana Flávia. "[in revision after peer-review] Skopeofonia in the Field: ways of worldmaking through music in a Cape Verdean neighbourhood in Lisbon". Ethnomusicology Forum (2024):
    Aceite para publicação
  2. Sacramento, Eveline R.; Sardo, Susana; Miguel, Ana Flávia; Caixinha, Helder; Cortês, Cristina. "Considering the Question of the interoperability". Páginas a&b: Arquivos E Bibliotecas 3 série 18 (2022): 120-133. https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/12533..
    Acesso aberto • Publicado
  3. Artur Calado; Vitor Marques; Hiney, Aoife; Aragão, Pedro; Miguel, Ana Flávia; Sardo, Susana. "Foram anos absolutamente brutais! Sons e memórias do rock na região de Aveiro (1950-2000)[Sounds and memories of the rock in the region of Aveiro 1950-2000]". Revista Vórtex 10 2 (2022): 1-29. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6819.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33871/23179937.2022.10.2.6819
  4. Sancho Querol, Lorena; De Castro Mendonça, Elizabete; Miguel, Ana Flavia. "A participação cidadã nos processos de inventariação do Património Cultural Imaterial: casos de Brasil e de Portugal. [Citizen participation in the inventory processes of Intangible Cultural Heritage: cases from Brazil and Portugal]". Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares 22 1 (2020): http://dx.doi.org/10.12957/irei.2020.51163.
    Acesso aberto • 10.12957/irei.2020.51163
  5. Miguel, Ana Flávia; Dario Ranocchiari; Sardo, Susana. "Prácticas de investigación compartida en música. Tentativas y desafíos desde Portugal [Shared research practices in Music. Attempts and challenges in Portugal]". AIBR, Revista de Antropologia Iberoamericana 15 02 (2020): 357-382. http://dx.doi.org/10.11156/aibr.150208.
    Acesso aberto • Publicado • 10.11156/aibr.150208
  6. Miguel, Ana Flávia. "O que é o Musicultura? Um estudo de caso sobre um grupo de pesquisa participativa na Maré, Rio de Janeiro [What is Musicultura? A case study about a group of participatory research in Maré, Rio de Janeiro]". REVISTA BRASILEIRA DE MÚSICA 31 2 (2018): 143-167. https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/26284/14117.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Miguel, Ana Flávia. "Svanibor Pettan. The idea of creating an ICTM study group with focus on applied ethnomusicology was in my mind for years¿". El Oido Pensante [Entrevista] 6 2 (2018): 147-157. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057835960&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Miguel, Ana Flávia; Susana Sardo. "Classifying heritage by (re)classifying identities: the inclusion of Kola San Jon in the Portuguese list of intangible heritage". research@ua 2015 (2016): 41-41.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Miguel, Ana Flávia; Susana Sardo. "Classificar o património (re)classificando as identidades. A inscrição do Kola San Jon na lista portuguesa do PCI". e-cadernos ces 21 (2014): 52-75. http://eces.revues.org/1756.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/eces.1756
  10. Miguel, Ana Flávia; Castro, Maria Isabel Ribeiro de; Lanna, Flávia Duarte; Duarte, Alexsander. "Quatro estudos de caso em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Brasil [Four case studies in Portugal, Cape Verde, Mozambique and Brazil]". Cuadernos de Etnomusicologia 1 (2011): 130-150. https://www.sibetrans.com/etno/cuaderno/11/cuadernos-de-etnomusicologia-n-1.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Miguel, Ana Flávia. "Eu volto mas volto, diferente! - (Re)visualização e legitimação da cabo-verdianidade numa viagem a Cabo Verde". Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 1 (2010): 12-21.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Miguel, Ana Flávia. "Whispers on the day when a sound piece is finished". In A collection of whispers: notes on the new chronologies of sound action research project, editado por Hugo Branco, 62-67. Aveiro, Portugal: VIC NIC / Navalha - Associação Cultural, 2022.
    Publicado
Edição de livro
  1. Miguel, Ana Flávia. Rádio con:vida – História de uma exposição. Portugal: UA Editora. 2022.
    No prelo • Editor
  2. Miguel, Ana Flávia. Rádio con:vida – A rádio como arquivo. Portugal: UA Editora. 2022.
    No prelo • Editor
  3. Sardo, Susana (coord.); Miguel, Ana Flávia (coord.); Marques, Rui (coord.). Livro de resumos do Congresso SIBE+2021: Investigação em Música e Dança: Práticas de Responsabilidade Social e Política. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado • 10.48528/khhk-g672
Edição de número de revista
  1. Sardo, Susana; Szego, Kati ; Miguel, Ana Flávia. "Yearbook for Traditional Music". Cambridge University Press 56 (2024): https://www.cambridge.org/core/journals/yearbook-for-traditional-music.
    No prelo • Co-editor
  2. Miguel, Ana Flávia; Aoife Hiney; Clarissa Gomes Foletto; Gilvano Dalagna; Marcos Vinícius Araújo; Rui Oliveira. "Post-ip'13: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança". Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 2 2 (2013): http://revistas.ua.pt/index.php/postip/index.
    Publicado • Co-editor
Entrada de enciclopédia
  1. Miguel, Ana Flávia. "Kola San Jon". In The Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World: 'Genres: Europe’. Bloomsbury Publishing, 2017.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Miguel, Ana Flávia. "On shifting ways of building knowledge in (and with) music. The case of Soma Project". Trabalho apresentado em On shifting grounds – the study of archaeological practices in a changing world, 2019.
  2. Miguel, Ana Flávia; Susana Sardo. "Classifying heritage by (re)classifying identities: The inclusion of Kola San Jon in the portuguese list of intangible heritage". Trabalho apresentado em Research Day'14, 2014.
Prefácio / Posfácio
  1. Szego, Kati ; Sardo, Susana; Miguel, Ana Flávia. "Guest Editor's Preface". Prefácio para Yearbook for Traditional Music. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press. 2024.
    No prelo
  2. Miguel, Ana Flávia; Aoife Hiney; Clarissa Gomes Foletto; Gilvano Dalagna; Marcos Araújo; Rui Oliveira. "Introdução/Introduction". Prefácio para Post-ip'13 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança, i-vi. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2013.
    Publicado
Recurso online
  1. Sardo, Susana; Miguel, Ana Flávia; Aragão, Pedro; Marques, Vitor; Calado, Artur; Borges, Luis; Duarte, Andreia. São Gonçalinho Street Arts Fest 2019. 2020. http://soma.web.ua.pt/index.php/streets-arts-festival/.
Resumo em conferência
  1. Miguel, Ana Flávia; Curopos, Alexandre. "La voix. Discursos sobre Cesária Évora na construção da cena musical cabo-verdiana". Trabalho apresentado em A la escucha de nuestro presente: una cartografía de las culturas musicales en el siglo XXI. XVII Congreso de SIBE, XII Congreso de IASPM-España y IV Congreso de la ICTM España, Granada, 2023.
    Publicado
  2. Miguel, Ana Flávia. "Cesária Évora and the Overture of Routes for Other Cape-Verdean Women's Voices". Trabalho apresentado em 47th World Conference of the International Council for Traditional Music, Legon, 2023.
    Publicado
  3. Sacramento, Eveline R.; Duarte, Andreia; Sardo, Susana; Miguel, Ana Flávia; Caixinha, Helder; Cortês, Cristina. "Favouring the alliance be-tween Information science and computer science: an investigation in the field of ethnomusicology". Trabalho apresentado em Arts and humanities in digital transition, Lisboa, 2023.
    Publicado
  4. Miguel, Ana Flávia. "Raciality, gender and music flows in the context of commercial recordings: three case studies in Portuguese-speaking countries". Trabalho apresentado em 47th World Conference of the International Council for Traditional Music, Legon, 2023.
    Publicado
  5. Miguel, Ana Flávia; Sacramento, Eveline R.. "An experience with DUnAs in an ethnomusicological context". Trabalho apresentado em 3rd Conference of the Portuguese ICTM National Committee, Aveiro, 2023.
    Publicado
  6. Miguel, Ana Flávia; Marques, Vitor. "Ways of doing ethnomusicology: challenges and limits". Trabalho apresentado em 46th World Conference of the International Council for Traditional Music, Lisboa, 2022.
    Publicado • 10.48528/rr3x-dv56
  7. Miguel, Ana Flávia. "Progressive ethnomusicology and the limits of the institutions: a perspective from europe". Trabalho apresentado em 46th World Conference of the International Council for Traditional Music, Lisboa, 2022.
    Publicado
  8. Miguel, Ana Flávia. "Sounds, memories and cultural heritage in Aveiro: the SOMA project and the case of the feast of São Gonçalinho". Trabalho apresentado em XXXVI European Seminar on Ethnomusicology, Valadolid, 2021.
    Publicado
  9. Curinier, Antoine; Miguel, Ana Flávia. "Transdisciplinary sound experiences about Festa de São Gonçalinho". Trabalho apresentado em SIBE +2021 · 16º congresso SIBE · 11º congresso IASPM Espanha · 4º congresso de Músicas Populares del Mundo Hispano y Lusófono · 3º congresso do Comité Nacional de Espanha do ICTM · 2º congresso do Comité Nacional de Portugal do ICTM, Aveiro, 2021.
    Publicado
  10. Miguel, Ana Flávia. "The implications of the 3 Os policy on building collaborative sound archives: the SOMA project". Trabalho apresentado em 45th World Conference of the International Council for Traditional Music, Bangkok, 2019.
    Publicado
  11. Miguel, Ana Flávia. "A experiência de construção de um documentário audiovisual sobre as rádios locais em Aveiro para a exposição Rádio Con:vida [The experience of the construction of an audiovisual documentary on the local radios in Aveiro]]". Trabalho apresentado em ENIM 2019 - IX Encontro de investigação em música [ENIM 2019 - IX Music research meeting], Lisboa, 2019.
    Publicado
  12. Miguel, Ana Flávia. "Músicas e vozes na Kova M [Musics and voices in Kova M]". Trabalho apresentado em CIEA-10: Congreso Ibérico de Estudios Africanos, Granada, 2018.
    Publicado
  13. Miguel, Ana Flávia. "New Ways of Engaged Ethnomusicology: Experiences in Portugal". Trabalho apresentado em 43rd World Conference of the International Council for Traditional Music, Astana, 2015.
    Publicado
  14. Miguel, Ana Flávia. "My music has two flags. Music in the Cape Verdean transnational diaspora: The case of Portugal". Trabalho apresentado em 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium and 10th African Cultural Calabash, Durban, 2015.
    Publicado
  15. Miguel, Ana Flávia; Rui Oliveira. "Kola San Jon". Trabalho apresentado em Post-ip'13 - 2º Fórum Internacional de Estudos em Pós-Graduação em Música e Dança, Aveiro, 2013.
    Publicado
  16. Miguel, Ana Flávia. "A diáspora transnacional cabo-verdiana e o papel da música no Kova M: um estudo de caso com o grupo de Kola San Jon do Kova M em Itália [The Cape Verdean transnational diaspora and the role of music in Kova M: a case study with Kola San Jon's group from Kova M in Italy]". Trabalho apresentado em GuimaraMUS 2012, Congresso Musical de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012, Guimarães, 2012.
    Publicado
  17. Miguel, Ana Flávia. "Che Cosa è? Uma experiência de trabalho de campo, com o grupo de Kola San Jon, em Itália [Che Cosa è? A fieldwork experience, with the group of Kola San Jon, in Italy]". Trabalho apresentado em XVI Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, 2011.
    Publicado
  18. Miguel, Ana Flávia. "Bridge of Love: Knowledge and Sound Ecologies in the Atlantic Ocean". Trabalho apresentado em 41st World COnference of the International Council for Traditional Music, St. John's, Newfoundland, 2011.
    Publicado
  19. Miguel, Ana Flávia; Castro, Maria Isabel Ribeiro de; Lanna, Flávia Duarte; Duarte, Alexsander. "Quatro estudos de caso sobre a música e a identidade em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Brasil [Four case studies about music and identity in Portugal, Cape Verde, Mozambique and Brazil]". Trabalho apresentado em Franqueando Barreras Académicas: La Musicologia en busca del Acercamiento Interdisciplinar. III Jornadas de Estudiantes de Musicologia y Jóvenes Musicólogos, Madrid, 2010.
    Publicado
  20. Miguel, Ana Flávia; Meersschaert, Godelieve; Delgado, Eunice; Rosário, António. "A magia da dialogia: o Kola San Jon no Kova M [The magic of dialogy: the Kola San Jon in Kova M]". Trabalho apresentado em Músicas e Saberes em Trânsito, Lisboa, 2010.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Miguel, Ana Flávia. "Reseña de Nettl, Bruno. 2010. Nettl's Elephant: On the History of Ethnomusicology". (2013): http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/eloidopensante.
  2. Miguel, Ana Flávia. "Resenha - O'Connell, John Morgan; Castelo-Branco, Salwa El-Shawan. Music and Conflict. Urbana, Chicago e Springfield: University of Illinois Press, 2010". Revisão de Music and Conflict 6, 1 (2011): 1-4. http://www.musicaecultura.ufsc.br/artigos-06/MeC06-Resenha-Music-Conflict.pdf.
    Publicado
Website
  1. Miguel, Ana Flávia; Pillault, Gaëlle. Rádio con:vida. 2019. http://radioconvida.web.ua.pt/.
  2. Miguel, Ana Flávia. Skopeo Kova da Moura. 2014. http://skopeofonia.web.ua.pt/.

Artística / Interpretação

Exposição de curadoria/museu
  1. 2022. "Film Festival - 46th World Conference of the International Council for Traditional Music". In Film Festival.
Gravação vídeo
  1. Miguel, Ana Flávia; Ana Flávia Miguel, Artur Calado, Pedro Aragão, Susana Sardo, Vitor Marques (Realizador). 2019. Aveiro: Memórias da Rádio [Aveiro: radio memories].
  2. Alexandra Fernandes; Miguel, Ana Flávia; Rui Raposo; Alexandra Fernandes, Ana Flávia Miguel, Rui Raposo (Produtor); Alexandra Fernandes (Realizador). 2014. Ligria de nôs terra: O Kola San Jon em Portugal e em Cabo Verde [Ligria de nôs terra: the Kola San Jon in Portugal and Cape Verde]. MCMM, INET-MD, Universidade de Aveiro.
  3. Miguel, Ana Flávia; Rui Oliveira; Ana Flávia Miguel (Produtor); Ana Flávia Miguel e Rui Oliveira (Realizador). 2013. Kola San Jon.
Gravação áudio
  1. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier; Ana Flávia Miguel, Antoine Curinier (Produtor). 2022. "Podsom.a (Podcast of the SOMA Project)". In Podsoma / Radiocon:vida - José Moças (Ep. 3).
  2. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier; Ana Flávia Miguel, Antoine Curinier (Produtor). 2022. "Podsom.a (Podcast of the SOMA Project)". In Podsoma / Radiocon:vida - João Chaves (Ep. 2).
  3. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier; Ana Flávia Miguel, Antoine Curinier (Produtor). 2022. "Podsom.a (Podcast of the SOMA Project)". In Podsoma / Radiocon:vida - João Paulo Diniz (Ep. 1).
  4. Miguel, Ana Flávia; Ana Flávia Miguel, Antoine Curinier (Produtor). 2021. "Sound Ethnography - Festa de São Gonçalinho". In Sound Ethnography - Festa de São Gonçalinho.
Interpretação musical
  1. Isabel Silva; Capela Gregoriana Psalterium. Ave, Maris Stella. 2003.
Programa de rádio / tv
  1. Aragão, Pedro; Sardo, Susana; Miguel, Ana Flávia. 2022. "Ep. 12 - Trânsitos sonoros na música de Cabo Verde". Giro 78 - Viagens Sonoras em Goma-laca: Caleidoscópio. LiberSound; Antena 2.

Outros

Conjunto de dados
  1. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Topography - Cesária Évora: documentation of paths and discourses. DuNas - repositório de dados de investigação. 2024.
    https://doi.org/10.48527/XVV2S7
  2. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Photography - Cesária Évora: documentation of paths and discourses. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/PHAZUK
  3. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Written Sources - Cesária Évora: documentation of paths and discourses. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/WDJ2D6
  4. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Videography - Cesária Évora: documentation of paths and discourses. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/ZP5QZE
  5. Curopos, Alexandre; Miguel, Ana Flávia. Phonography - Cesária Évora: documentation of paths and discourses. DuNas - repositório de dados de investigação. 2023.
    https://doi.org/10.48527/19TV70
  6. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier. Fórum Aveiro. 2022.
    https://doi.org/10.48527/VLDX9Y
  7. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier. Desporto no Parque dos Amores. 2022.
    https://doi.org/10.48527/YD1RT3
  8. Miguel, Ana Flávia; Artur Calado; Aragão, Pedro; Sardo, Susana; Vitor Marques. José Pina: Rádio Águia Azul e Rádio Clube da Feira. 2022.
    https://doi.org/10.48527/7NXUH2
  9. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier. Moinho de Baixo. 2022.
    https://doi.org/10.48527/RHIKZD
  10. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier. Moinho da Quinta da Ribeira. 2022.
    https://doi.org/10.48527/PLIZBO
  11. Miguel, Ana Flávia; Artur Calado; Aragão, Pedro; Sardo, Susana; Vitor Marques. Manuel Teles: Rádio Faneca. 2022.
    https://doi.org/10.48527/AA9DEX
  12. Miguel, Ana Flávia; Antoine Curinier. EURO 2021 Portugal - France football match. 2022.
    https://doi.org/10.48527/B0WMKM
Outra produção
  1. Colaboradora na elaboração do website do INET-md. 2015. Foletto, Clarissa Gomes; Dalagna, Gilvano; Hiney, Aoife; Miguel, Ana Flávia; Oliveira, Rui. http://www.inetmd.pt.
  2. Co-coordenação científica da candidatura do Kola San Jon a Património Cultural Imaterial [co-responsible for the nomination file of Kola San Jon as Intangible Cultural Heritage in Portugal]. 2013. Miguel, Ana Flávia; Júlia Margarida Nunes Carolino. http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/Inventario/InventarioConsultar.aspx?IdReg=337&EntSep=8#gotoPosition.
  3. Post-in-progress: atas do 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança. Edição técnica. 2009. Miguel, Ana Flávia; Duarte, Alexsander; Ana Cristina Almeida; Alfonso Benetti Jr; Edite Rocha; Lanna, Flávia Duarte; Hélder Martins; et al. http://revistas.ua.pt/index.php/postip/article/view/3356/3148.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/17 Práticas de investigação partilhada na construção de um arquivo de Sons e de Memórias para Aveiro Jornadas de História Local
Câmara Municipal de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2023/10/07 An irreplaceable queen: thoughts on Cape-Verdean Music Iberian Soundscapes
Yale McMillan Center (Council on Latin American & Iberian Studies) in collaboration with Columbia University (Department of Latin American and Iberian Cultures) (New Haven, Estados Unidos)
2023/10/04 A research journey on Cape-Verdean music in Europe and Cape Verde
Musicology & Ethnomusicology Department and the School of Music at Boston University (Boston, Estados Unidos)
2023/05/27 Sons e memórias de Aveiro (SOMA) - Construção de um arquivo colaborativo de som e de memória para a região de Aveiro V Fórum Inet-md - Presente e futuro
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/10/28 A diversidade cultural. Um património cultural imaterial de Portugal [Cultural diversity. Intangible cultural heritage in Portugal] SEMINÁRIO “PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL. PRESERVAR, SALVAGUARDAR E VALORIZAR”
Direção Regional de Cultura do Centro (Coimbra, Portugal)
2022/07/13 In the quest of making data accessible and understandable: the particular case of documentalizing music Research Summit 2022
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/11/19 Djunta mô Research as a tool for sustainable processes through music. A methodological perspective. [Keynote] 14th annual meeting of the ICTM National Committee for Austria
Mozarteum University Salzburg; ICTM - Austria (Salzburg, Áustria)
2021/03/19 Générer des ponts entre l'académie, les musiques, les sons et les mémoires [Generate bridges between the academy, music, sounds and memories] Lire le territoire à partir des mondes musicaux
laboratoire SAGE (Sociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe) - Mulhouse; Université Haute-Alsace; (Mulhouse, França)
2019/12/11 Relatos do quotidiano de uma etnomusicóloga [Daily life stories of an ethnomusicologist] Sem papas na língua conversamos às 4.ª: etnomusicologia
JOBRA (Branca, Portugal)
2018/08/10 Today, all we export is music - The role of the musical production at Kova M in the musical routes of the Cape-Verdean diaspora in Europe SECOND INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF THE ICTM STUDY GROUP ON AFRICAN MUSICS
University of Ghana, International Council for Traditional Music (Accra, Gana)
2018/06/23 ATLAS - Atlântico Sensível: Memória e mediação das práticas e dos instrumentos musicais na circulação entre comunidades interligadas [ATLAS - Sensitive Atlantic: Memory and mediation of musical practices and instruments in the circulation between interconnected communities] I Simpósio Internacional de Patrimônio e Memória: A Universidade e a Cidade na Construção da Memória Coletiva
Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (Porto Seguro, Brasil)
2018/06/18 Desafios Da Construção De Um Documentário Audiovisual Em Etnomusicologia [Challenges in the Construction of an Audiovisual Documentary in Ethnomusicology]
Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (Teresina, Brasil)
2018/03/09 Skopeologies: from applied ethnomusicology to shared research practices in music 22nd annual symposium for music scholars in Finland
University of Helsinki (Helsínquia, Finlândia)
2018 Dos arquivos secretos aos arquivos abertos: a política dos três O's aplicada à investigação com música e som [From secret archives to open archives: the policy of the three O's applied to investigation with music and sound] «Prácticas, escenas y escenarios de la música popular» XV Congreso de la Sociedad de Etnomusicología (SIBE) X Congreso de IASPM-España II Congreso ICTM-España
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2017/12/06 Ways of seeing and making the documentary Kola San Jon [Keynote] 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança (Post-ip ’17)
Universidade de Aveiro/INET-md (Aveiro, Portugal)
2017 Experiências partilhadas de investigação em etnomusicologia: sociedade e academia em diálogo. Os casos do projeto Skopeofonia e do processo de patrimonizalização do Kola San Jon Fórum Bragança em Música de Fundo
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2017 Skopeologies and the shared research practices in Ethnomusicology 44th ICTM World Conference
International Council for Traditional Music (Limerick, Irlanda)
2017 Projeto Skopeofonia [Skopeofonia Project] Programa Ciência e Cultura C2 Diálogos Cruzados
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ministério da Cultura (Tomar, Portugal)
2017 Experiências partilhadas de investigação em etnomusicologia e o processo de patrimonialização do Kola San Jon [Shared research experiences in ethnomusicology and the patrimonialization process of Kola San Jon] VII Encontro de investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Braga, Portugal)
2016 Questões em torno do Património Cultural Imaterial e a Convenção da Unesco de 2003 "O caso do Kola San Jon/Colá San Jon"
Casa da música da Universidade de Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
2016 Skopeologias: músicas e saberes sensíveis na construção partilhada do conhecimento Música em Debate
Laboratório de etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2015/10/01 My music has two flags. Music in the Cape Verdean transnational diaspora: The case of Portugal 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium and 10th African Cultural Calabash
University of KwaZulu-Natal (Durban, África do Sul)
2015/07/17 New Ways of Engaged Ethnomusicology: Experiences in Portugal 43rd World Conference of the International Council for Traditional Music
Kazakh National University of Arts (Astana, Cazaquistão)
2015 Patrimonializando o Imaterial em contextos de diáspora africana em Portugal e no Brasil: os casos do Kola San Jon e do Jongo XII CONLAB - 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal)
2015 Skopeofonia na Universidade (Aveiro) e na Cova da Moura Colóquio Kola San Jon: Cultura Proibida, Património Estimado
Associação Cultural Moinho da Juventude, Museu Nacional de Etnologia (Lisboa, Portugal)
2015 My music has two flags. Music in the Cape Verdean transnational diaspora: The case of Portugal 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium and 10th African Cultural Calabash
African Music and Dance Program, University of KwaZulu-Natal (Durban, África do Sul)
2015 New ways of engaged Ethnomusicology in Portugal V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música e Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2014 “M362-P7” - Between Portugal and Brazil in the quest for ethnomusicological research methodology 4TH SYMPOSIUM OF THE ICTM STUDY GROUP APPLIED ETHNOMUSICOLOGY
International Council for Traditional Music (East London – Hogsback – Grahamstown, South Africa, África do Sul)
2014 Ensaio de pesquisa colaborativa em Portugal. Estudos de caso em Etnomusicologia no Bairro da Cova da Moura Aula Inaugural do Seminário de Pesquisa em Memória Social
PPGMS/UNRIO (Rio de Janeiro, Brasil, Brasil)
2014 O papel dos diferentes agentes na candidatura do Kola San Jon a património cultural imaterial, após a classificação Colóquio Kola San Jon, Património Cultural Imaterial
Associação Cultural Moinho da Juventude (Amadora, Portugal)
2014 Música e Etnomusicologia nas Relações Culturais entre Moçambique e Portugal Música e Etnomusocologia nas Relações Culturais entre Moçambique e Portugal
Instituto Cultural Português (Maputo, Moçambique, Moçambique)
2014 Apresentação e palestra do filme Kola San Jon MÚSIC’OMENTÁRIO - Documentários sobre música e dança cabo-verdiana em Portugal e Cabo Verde
INET-MD/Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014 Kola San Jon, património cultural imaterial em Portugal: Etnomusicologia aplicada e experiências de trabalho de campo na Cova da Moura FORUM DE DOUTORANDOS E PÓS-DOUTORANDOS DO INET-MD
INET-md (Lisboa, Portugal)
2014 Skopeofonia: Watch, Listen, Play and Think. Challenges in an Applied Ethnomusicological Project in Portugal Applied Ethnomusicology Project Presentations, UKZN School of Arts - Music
UKZN School of Arts - Music (Durban, África do Sul)
2014 Celebration of Cultural Heritage through Applied Ethnomusicology Projects Kenyatta University Culture Week Seminar
(Nairobi, Quénia)
2014 A patrimonialização do Kola San Jon e os seus protagonistas: partilha de músicas e de experiências Sons&Saberes PCI
INET-MD (Aveiro, Portugal)
2014 Seminário sobre práticas metodológicas colaborativas em Etnomusicologia Seminários da Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2013/12/05 Kola San Jon Post-ip'13 - 2º Fórum Internacional de Estudos em Pós-Graduação em Música e Dança
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013/09/08 Património cultural imaterial em Portugal: a inscrição da prática cabo-verdiana Kola San Jon como património português Antropologia em Contraponto - V Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
Associação Portuguesa de Antropologia (Vila Real, Portugal)
2012 A diáspora transnacional cabo-verdiana e o papel da música no Kova M: um estudo de caso com o grupo de Kola San Jon do Kova M em Itália [The Cape Verdean transnational diaspora and the role of music in Kova M: a case study with Kola San Jon's group from Kova M in Italy] GuimaraMUS 2012, Congresso Musical de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012
Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
2011/10/20 Che Cosa è? Uma experiência de trabalho de campo, com o grupo de Kola San Jon, em Itália [Che Cosa è? A fieldwork experience, with the group of Kola San Jon, in Italy] XVI Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2011/07/13 Bridge of Love: Knowledge and Sound Ecologies in the Atlantic Ocean 41st World COnference of the International Council for Traditional Music
Memorial University of Newfoundland (St. John's, Newfoundland, Canadá)
2011/06/18 Kola San Jon – Una realtà tra due civiltá II ESPOSIZIONE NAZIONALE DELLE ARTI CONTEMPORANEE
Premio Centro (Ronciglione, Itália)
2011/06/16 Kola San Jon – Una realtà tra due civiltá II ESPOSIZIONE NAZIONALE DELLE ARTI CONTEMPORANEE
Premio Centro 2011 (Bomarzo, Itália)
2010/10/28 A magia da dialogia: o Kola San Jon no Kova M [The magic of dialogy: the Kola San Jon in Kova M] SIBE+ 2010 - Músicas e Saberes em Trânsito
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/04/22 Quatro estudos de caso sobre a música e a identidade em Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Brasil [Four case studies about music and identity in Portugal, Cape Verde, Mozambique and Brazil] Franqueando Barreras Académicas: La Musicologia en busca del Acercamiento Interdisciplinar. III Jornadas de Estudiantes de Musicologia y Jóvenes Musicólogos
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2009/12/05 Eu vou mas volto, diferente! – (Re)visualização e legitimação da cabo-verdianidade numa viagem a Cabo Verde Post-ip Post in progress - 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança
INET-MD, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2009/11/04 Multiculturalismo - O direito à diferença Fórum para a Cidadania – Um Contributo para o futuro
CIVILIS - Associação para a Cidadania e Desenvolvimento / Escola Secundária Maria Lamas (Torres Novas, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/10 - Atual Play Up Lab: o uso das práticas sonoras colaborativas como forma de interpelar o turismo sustentável
Orientador de Alexandre Curopos
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/06/23 - Atual Memória, identidades e resistência: uma proposta de pesquisa participativa para refletir sobre o papel do Batuque entre as mulheres cabo-verdianas do bairro Portugal Novo/Olaias (Lisboa)
Orientador de Giulia Maggiora
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/09/19 - Atual Com garra de tigre: Interpretação endémica de piano na Baja California Sur de 1880 a 1980 [With Tiger's Claw: Endemic Piano Interpretation in Baja California Sur from 1880 to 1980]
Orientador
PROGRAMA DOUTORAL EM MÚSICA [PhD in music] (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/01 - 2022/11/30 Retratos e memórias do Cancioneiro de Águeda: a construção coletiva de um lugar de memória sónica [Portraits and memories of the Agueda's cancioneiro: the collective construction of a place of sonic memory]
Orientador de Alexandre Curopos
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021/07/01 - 2021/10/31 Estágio Internacional de Formação - Programa de Doctorado en Estudios Migratorios de la Universidad de Granada em colaboração com o Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro
Orientador de Jara Maria Romero Luque
Doutoramento em Música (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/18 - 2023/11/18 VI Fórum INET-md: desafios e perspetivas (2023/05/24 - 2023/05/25)
Encontro (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2022/05/20 - 2022/06/20 MEYES - Music to our eyes; screening of the film 'Chichinette The Accidental Spy' and talk with the director Nicola Alice Hens (2022/06/20 - 2022/06/20)
Outro (Coorganizador)
VIC Aveiro Arts House, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2022/04/16 - 2022/05/16 MEYES - Music to our eyes; screening of the film 'Poéticas do Canto Polifónico: resiliência, interação e transgressividade nas vozes de mulheres' and talk with the directors Maria do Rosário Pestana and João Valentim (2022/05/16 - 2022/05/16)
Outro (Coorganizador)
VIC Aveiro Arts House, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2022/04/09 - 2022/05/09 MEYES - Music to our eyes; screening of the film 'The Club' and talk with the director Nalini Elvino de Sousa (2022/05/09 - 2022/05/09)
Outro (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal

VIC Aveiro Arts House, Portugal
2020/03/06 - 2021/10/23 Co-chair da comissão organizadora do SIBE+2021 [SIBE+2021 Co-chair of the organizing committee]: · 16º congresso SIBE · 11º congresso IASPM Espanha · 4º congresso de Músicas Populares del Mundo Hispano y Lusófono · 3º congresso do Comité Nacional de Espanha do ICTM · 2º congresso do Comité Nacional de Portugal do ICTM (2020/10/14 - 2021/10/23)
Congresso (Coorganizador)
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal

Sociedad de Etnomusicología, Espanha
2019/07/17 - 2020/09/26 Member of Scientific Committee of the 3rd Symposium of the ICTM Study Group on African Musics (2020/09/23 - 2020/09/26)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

International Council for Traditional Music, Áustria
2019/12/13 - 2019/12/13 Concerto - O Mundo de Sophia, com a Lisbon Poetry Orchestra e a participação especial do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) [Concert - Sophia's World, with Lisbon Poetry Orchestra and the special participation of the Communication and Art Department] (2019/12/13 - 2019/12/13)
Concerto (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/25 - 2019/11/26 Organização de uma Oficina MEYES: Audio Storytelling Practices - Gravação, preservação e criação de histórias sonoras A oficina, que decorre a 25 e 26 de novembro, entre as 14h00 e as 18h00, convida à iniciação na gravação de sons dos nossos espaços para construir histórias e transformar as gravações em narrações sonoras. Com Laura Romero, autora de rádio, sonoplasta e investigadora. [Organization of a workshop MEYES: Audio Storytelling Practices] (2019/11/25 - 2019/11/26)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2019/10/05 - 2019/11/05 Talk CEEMP: Listening for Johannesburg: Jazz, Sociality, Identity, 5 de novembro às 16h00, Sala 21.3.30, DeCA with Brett Pyper (University of the Witwatersrand, South Africa) (2019/11/05 - 2019/11/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/03 Rádio Con:vida (2019/07/01 - 2019/07/03)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2018/04/18 - 2018/05/18 Talk CEEMP: Adressing Human Rights Deficits of Urban Poverty through Music, Klisala Harrison (University of Helsinki) (2018/05/18 - 2018/05/18)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2016 - 2016 IV Fórum INET-md - Música, dança e humanidades digitais
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 - 2015 Post-ip'15 (Post-in-progress): 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Congresso (Outra)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2014 - 2014 Sons&Saberes PCI, Encontros de Etnomusicologia Dialógica: Músicos e Investigadores em Diálogo
Encontro (Outra)
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Oficina sobre Filme Documentário
Oficina (workshop) (Outra)
2013 - 2013 Post-ip'13 (Post-in-progress): 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança
Congresso (Outra)
2010 - 2010 I Jornadas De Música da Escola Superior de Educação de Bragança
Simpósio (Outra)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2009 - 2009 Post-ip'09 - 1º Fórum internacional de pós-graduação em estudos de música e dança
Congresso (Outra)
DeCA/UA, INET-MD, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/18 - 2023/11/18 Round Table moderation - Panel I - Epistemologias e metodologias emergentes de investigação; Ética e inclusão; Avaliação da pesquisa em artes. Participants: Ana Paula Coutinho, Daniel Tércio, Edward Abreu, Graça Mota, Jorge Salgado
Encontro
VI Fórum INET-md: desafios e perspetivas
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2016 - 2016 UniverCidade: investigação em música e dança para além da academia
Mesa-redonda
IV Fórum INET-md
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/11/30 O investigador como mediador em processos de memória e música - o acervo António Breda e o Orfeão de Águeda
Presidente do júri
Daniel Filipe da Costa Domingues (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/09 Possibilidades de escuta: Três experiências artístico/pedagógicas sobre som, escuta e lugar
Presidente do júri
Inês Sofia Rodrigues Luzio (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/07/11 O papel do play along na aprendizagem do clarinete [The role of play along in clarinet learning]
Presidente do júri
Carlos Jorge Mondim Tomaz (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/12/04 Samba-enredo, composição e performance da resistência [Samba-enredo, composition and performance of resistance]
Arguente principal
Frederico Freire de Lima Neibert Bezerra (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12/12 Uma vivência educacional em projeto social: A percepção musical no espaço cultural da Grota [An educational experience in a social project: The musical perception in the cultural space of Grota]
Arguente principal
Adriana Miana de Faria (Doutoramento)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2018/06/08 A STUDY OF MACANESE MUSIC THROUGH TUNA MACAENSE GROUP IN A POSTCOLONIAL PERSPECTIVE (1935-2017).
Arguente principal
chan man (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Folgazões do mogi-abaixo: como produzir um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo etnomusicológico [Folgazões do mogi-abaixo: how to produce a documentary from material collected in ethnomusicological fieldwork] Bruno Marques de Almeida (Mestrado)
2012 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO BÁSICO Ricardo Nuno Chéu Líbano (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2011 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico Anselmo Manuel Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2011 Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico António José de Almeida Camelo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/02 - 2023/11/04 A la escucha de nuestro presente: una cartografía de las culturas musicales en el siglo XXI. XVII Congreso de SIBE, XII Congreso de IASPM-España y IV Congreso de la ICTM España Granada
2023/05/24 - 2023/05/25 Open Science, Digital Archives and Institutional Repositories Contemporary Challenges in Ethnomusicology. 3rd Meeting of the Portuguese ICTM Committee Aveiro
2020/01/01 - 2022/06/16 3rd Symposium of the ICTM Study Group on African Musics Online
2020/01/01 - 2021/09/01 SIBE +2021 · 16º congresso SIBE · 11º congresso IASPM Espanha · 4º congresso de Músicas Populares del Mundo Hispano y Lusófono · 3º congresso do Comité Nacional de Espanha do ICTM · 2º congresso do Comité Nacional de Portugal do ICTM Universidade de Aveiro
2020/01/01 - 2021/06/28 ENIM 2020 X ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA [ENIM 2020 X Music research meeting] Universidade de Coimbra
2019/11/21 - 2019/11/23 Post-ip'19 5º Forum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança [Post-ip'19 5th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance] University of Aveiro
2019/07/01 - 2019/07/03 Rádio Con:vida Universidade de Aveiro, Fábrica Ciência Viva de Aveiro
2018/11/29 - 2018/12/01 Prácticas, escenas y escenarios de la música popular. XV Congreso de la Sociedad de Etnomusicología (SIBE), X Congreso de IASPM-España, I Congreso ICTM-España. Universidad de Oviedo, Espana
2018/05/11 - 2018/05/13 GuimaraMus - Simpósio Musical de Guimarães Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho
2017/12/05 - 2017/12/07 Post-ip'17. 4º Fórum internacional de estudos de pós-graduação em música e dança Universidade de Aveiro/INET-md
2017/10/19 - 2017/10/21 Musichildren. Music for and by children University of Aveiro
2015/09/30 - 2015/10/03 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium and 10th African Cultural Calabash University of KwaZulu-Natal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/03/01 - Atual OPUS [member of the editorial board] (1517-7017) Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
2013/12/10 - Atual Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança UA Editora
2013/01/01 - Atual El Oído Pensante [member of the Advisory Committee] (2250-7116) Instituto de Ciencias Antropológicas - UBA
2009/12/10 - Atual Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança UA Editora
2022 - 2022 GIS – Gesto, imagem e som (2525-3123) Revista de Antropologia da Universidade de São Paulo
2020 - 2020 Orfeu (2525-5304) Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
2019 - 2019 Cadernos de Arte e Antropologia (2238-0361)
2017 - 2017 Conjunctions. Transdisciplinary Journal of Cultural Participation (2246-3755) Sciendo

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/06 - 2022/11 Member of the evaluation panel of the 2nd SMART-ER SEED PROGRAMME | RESILIENT COMMUNITIES [ 1. Co-tutelle of PhD students and industrial doctorates, 2. Blended mobility to create networks and 3. SMART-ER Seed Projects]
Avaliador
THE EUROPEAN CONSORTIUM OF INNOVATIVE UNIVERSITIES, Portugal EC Horizon 2020

EU Framework Programme for Research and Innovation Industrial Leadership
2022/03/30 - 2022/05/16 Member of the evaluation panel of the 1st SMART-ER SEED PROGRAMME | RESILIENT COMMUNITIES [ 1. Co-tutelle of PhD students and industrial doctorates, 2. Blended mobility to create networks and 3. SMART-ER Seed Projects]
Avaliador
THE EUROPEAN CONSORTIUM OF INNOVATIVE UNIVERSITIES, Portugal Horizon 2020

EU Framework Programme for Research and Innovation Industrial Leadership

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2022 Consultora do Projeto “New Chronologies of Sound Action Research Project”. Projeto financiado pela DGArtes e desenvolvido pela VIC NIC / Navalha – Associação Cultural. Parceiros - Câmara Municipal de Aveiro, Museo de Arte Moderno de Medellín. Parceiros científicos – Universidade de Aveiro, INET-md, Projeto SOMA VIC NIC / Navalha – Associação Cultural, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/04 - 2023/10/04 Lecture on Music, Gender, and Sexuality". Master of Arts in Musicology, School of Music, Boston University Master of Arts in Musicology (Master) Boston University School of Music, Estados Unidos
2023/02/14 - 2023/07/31 Laboratório de Etnografia [Laboratory of Ethnography] Mestrado em Música [Master in Music] (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2023/02/14 - 2023/07/31 Metodologias de Investigação [Research Methodologies] Mestrado em Música [Master in Music] (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2023/06/16 - 2023/06/25 Didática das Expressões Artísticas e Educação Física [Didactics of Artistic Expressions and Physical Education]_[Lecionação no âmbito do protocolo de Cooperação entre a Universidade de Aveiro e a UTG - UNIDADE TÉCNICA DE GESTÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE QUADROS DA REPÚBLICA DE ANGOLA para o curso de Mestrado Metodologia da Educação de Infância] Mestrado Metodologia da Educação de Infância Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2023/06/16 - 2023/06/25 Oficinas integradas de Metodologia de Educação de Infância II [Integrated Workshops on Methodology of Early Childhood Education] _ [Lecionação no âmbito do protocolo de Cooperação entre a Universidade de Aveiro e a UTG - UNIDADE TÉCNICA DE GESTÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE QUADROS DA REPÚBLICA DE ANGOLA para o curso de Mestrado Metodologia da Educação de Infância] Mestrado Metodologia da Educação de Infância Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2022/09/19 - 2023/01/31 Música, Som e Imagem [Music, sound and image] Mestrado em Música [Master in Music] (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021/10/01 - 2022/01/31 Música, Som e Imagem [Music, sound and image] Mestrado em Música [Master in Music] (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020/10/06 - 2021/03/05 Música, Som e Imagem [Music, sound and image] Mestrado em Música [Master in Music] (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020/10/06 - 2021/02/22 Projeto de Especialização I [Specialization Project I] Programa Doutoral em Música [PhD in Music] (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/09 - 2020/02 Ciências e Tecnologias da Música A [Sciences and technologies of music A] Licenciatura em música [Bachelor of Music] (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018/09/17 - 2019/08/02 Seminário Temático I [Thematic Seminar I] Programa Doutoral em Música [PhD in Music] (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/02/11 - 2019/07 Seminário Temático II [Thematic Seminar II] Programa doutoral em música [PhD in Music] (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2005/09 - 2011/03 Etnomusicologia [Ethnomusicology] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Música Tradicional Portuguesa [Portuguese Traditional Music] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Prática de Teclado 2 [Keyboard Practice 2] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Eduation] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 História da Música 2 [History of Music 2] Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 História da Música 1 [History of Music] Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Prática de Teclado 1 [Keyboard Practice 1] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Coro 1 [Choir 1] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Coro 2 [Choir 2] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Cultura Musical [Musical Culture] Animação Artística [Artistic Animation] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Animação Musical [Musical Animation] Animação e Produção Artística [Animation and Artistic Production] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Educação Musical [Musical Education] Animação Artística [Artistic Animation] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 História da Música e Organologia [History Music and Organology] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 História da Música Portuguesa [History of Portuguese Music] Professores de Educação Musical do Ensino Básico [Musical Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Teoria e Prática da Expressão Musical [Theory and Practice of Musical Expression] Educação Básica [Education] (Licenciatura) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2005/09 - 2011/03 Oficina das expressões [Expressions workshop] Educação Pré-Escolar [Education] (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2011 - 2011 Desenvolvimento curricular em Artes [Curriculum development in Arts] Aperfeiçoamento (Curso médio) CFAEBN – Centro de Formação do Agrupamento de Escolas Bragança Norte, Portugal
1998/09 - 2003/08 Piano [Piano] (Outros) Tertúlia das Artes e Saberes, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/02/09 - 2022/02/09 UAU Ciência sem limites [Science without borders] - Episódio 10 Desigualdades [Inequalities]
2021/07/03 - 2021/07/03 Os dias do futuro, Ep.25 [The days of the future] Entrevista sobre o meu percursos enquanto investigadora [Interview about my journey as Ethnomusicologist]
2014/10/02 - 2014/10/02 Click Dia Mundial da Música
2013/06/21 - 2013/06/21 Música sem Espinhas Candidatura do Kola San Jon para o inventário do Património Cultural Imaterial [Kola San Jon's nomination file to Intangible Cultural Heritage]

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual SIBE Sociedad de Etnomusicologia Member
2008/02 - Atual International Council for Traditional Music
2010/04 - 2011/03 Jove Associació de Musicologia
2008/02 - 2010/01 Society for Ethnomusicology

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/04/24 - Atual Conselho de departamento [Board of the Department]
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/07/01 - 2023/11/13 Secretary of the Study Group on African Musics of the International Council for Traditional Music
Outro
International Council for Traditional Music, Áustria
2019/04/24 - 2023/01/26 Membro da Comissão Consultiva do pólo da Universidade de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança [Member of the Advisory Committee of the branch of Institute of Ethnomusicology - Center for Studies in Music and Dance at the University of Aveiro]
Membro
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015/02 - 2016/07 Membro do Conselho do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2007/09 - 2011/03 Membro de Comissão de Curso da Licenciatura em Música
Membro
Departamento de Educação Musical, Portugal
2006/09 - 2011/03 Membro de Comissão de Curso de Licenciatura em Professores do 2º CEB - Variante de Educação Musical
Membro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2006/09 - 2009/01 Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/02/01 - Atual Membro do júri do concurso "Arte pela Democracia", Programa de Apoio em Parceria, Direção Geral das Artes Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2023/11/21 - 2024/01/15 Membro do júri [vogal efetiva] de um concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação (ref. 213/2023/BI/AgendasPRR), no âmbito da Agenda PRR “ATT - Agenda Acelerar e Transformar o Turismo”, na área científica de Música Universidade de Aveiro, Portugal
2023/04/01 - 2023/05/15 External Individual Evaluation, ERC Starting Grant 2023, Panel SH5 European Research Council, Bélgica
2023/02/16 - 2023/04/16 Membro do júri, vogal efetiva, Concurso de âmbito internacional para recrutamento de 1 lugar de Investigador Doutorado de nível inicial no âmbito do projeto Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas (PTDC/ART-PER/4405/2020), aberto pelo edital CDL-CTTRI-25-SGRH/2023, aberto por aviso nº 3325/2023 publicado no Diário da República n.º 34, 2ª Série, de 16-02-2023 Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2022/04/19 - 2022/10/30 Prémio Joaquim de Vasconcelos 2021 [Joaquim de Vasconcelos Award 2021] - Membro do painel de avaliação [Member of the evaluation panel] Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
2022/02 - 2022/06 Júri do programa Criatório - edição 2022, concurso anual de apoio à criação e programação artísticas no Porto Ágora – Cultura e Desporto do Porto E.M. S.A., Portugal

Câmara Municipal do Porto, Portugal
2022/02/07 - 2022/04/07 Membro do júri [vogal efetiva] de um concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto/unidade de investigação Liber|Sound: práticas inovadoras de arquivamento para libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas (PTDC/ART-PER/4405/2020) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
2021/09/01 - 2021/10/06 Membro do júri [vogal efetiva] de um concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito da instituição de I&D Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, INET-md - pólo na Universidade de Aveiro, refª UIDB/00472/2020 Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Intangible Heritage Documentation Award
Music Museum of Nepal, Portugal
2014 Best Poster in Arts and Humanities area
Universidade de Aveiro, Portugal

Outra distinção

2016 Bolsa de Pós-Doutoramento [PosDoctoal fellowship]
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Bolsa de Investigação [Research fellowship]
FCT_Projectos/Universidade de Aveiro, Portugal
2015 Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia [Science and Technology Management fellowship]
INET-md/Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Bolsa de Doutoramento [Doctoral scholarship]
Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal