Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tiago Vieira da Silva
Nomes de citação
- Vieira da Silva, Tiago
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E018-322B-0451
- ORCID iD
- 0000-0003-1917-7642
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | ||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2018 - 2021
Em curso
|
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Comunicação, Arte e Cultura (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"A etnopaisagem no cinema português: consolidação e desconstrução de um conceito" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2013
Concluído
|
Cinema e Audiovisual (Licenciatura)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/03 - Atual | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/11/01 - 2022/12/15 | Bolseiro de Doutoramento | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/15 - Atual | Migrations, media and activisms in Portuguese language: decolonising mediascapes and imagining alternative futures
Colaborador
|
|
2018 - 2022 | Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?
333162622
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Aga Khan Development Network Em curso
|
2021/03/01 - 2021/09/11 | Mapeamento e sentidos críticos do Arquivo Fotográfico da Companhia de Diamantes de Angola (Diamang): territórios, comunidades e memórias |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/05/27 | Discursos da identidade nacional no cinema português. Reflexões metodológicas | XI Encontro Anual da AIM
(Portugal)
|
2022/05/25 | A (Re)construção da memória cultural através do cinema: grupos focais sobre os filmes “48” e “Memória em 3 Actos | Conferência Internacional Artes, Culturas e Média
(Aveiro, Portugal)
|
2022/05/14 | Empowering students for an excellent Ph.D. and career path: the active role of students of the Doctoral College of the University of Minho | Orpheus 2022
(Istambul, Turquia)
|
2022/05/06 | O cinema português e a identidade nacional: um (re)mapeamento dos discursos sobre o imaginário desde a revolução de abril até ao presente | Encontros de Cinema
(Viana do Castelo, Portugal)
|
2022/04/11 | Reminiscências coloniais sob o signo do onirismo: A Batalha de Tabatô (2013) e Our Madness (2018) | XII Congresso Sopcom
(Lisboa, Portugal)
|
2022/04/11 | Imigrante, estrangeiro, ''o outro''? Representações das identidades culturais no cinema português | XII Congresso Sopcom
(Lisboa, Portugal)
|
2021/12/14 | A humanização dos corpos como desconstrução de mitologias hegemónicas: olhares anticoloniais entre a literatura e o cinema a partir de Luís Bernardo Honwana e Lopes Barbosa | O cinema e as outras artes
Universidade da Beira Interior (Covilhã)
|
2021/11/26 | O Santo Além do Carmo: estética e representação no Museu Virtual da Lusofonia |
Rede Internacional de Estudos sobre Culturas (Brasil)
|
2021/11/25 | O cinema e o povo: olhares contra-hegemónicos em Deixem-me ao menos subir às palmeiras (1971) de Lopes Barbosa |
Rede Internacional de Estudos sobre Culturas
|
2021/09/16 | Mostra de Cinema da Cova na Moura: contra-esfera pública para a representatividade e a justiça | Activisms in Africa, III International Conference
(Recife, Brasil)
|
2021/09/16 | O cinema português e a memória nos meandros da(s) identidade(s) |
(Recife, Brasil)
|
2021/09/09 | Memories of resistance and violence: interpretations of 48 and A Memory in three acts |
European Communication Research and Education Association (Braga, Portugal)
|
2021/09/09 | Cultural memory and space in “Night Lodgers” (2007) by Licinio de Azevedo and “Grande Hotel” (2010) by Lotte Stoops | ECREA – 8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association (Braga)
|
2021/04/15 | O Museu Virtual da Lusofonia: memória, língua e conhecimento | Transcultural Mobilities and Memories
Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho
|
2021/03/19 | O cinema nas intermitências do silenciamento: a voz do Outro no imaginário cultural português | Encontro de Comunicação Intercultural & Cultura Visual. Imagens e Narrativas Pós-Coloniais
Grupo de Trabalho de Cultura Visual/ Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
|
2020/12/09 | Vale Abraão e o texto literário nas intermitências da imagem cinematográfica | O cinema e as outras artes
Universidade da Beira Interior
|
2020/07/19 | Documentário e imaginário colonial | 11 th International Conference Cinema - Art, Technology, Communication
Cine-clube de Avanca
|
2019/10/15 | O debate da identidade nacional desde a revolução de abril até ao presente, através do cinema português | VIII Jornadas Doutorais de Comunicação e Estudos Culturais
Universidade do Minho (Portugal)
|
2019 | A memória (re)inscrita: Grande Hotel (2010) de Lotte Stoops e Yvone Kane (2014) de Margarida Cardoso | Que cultura(s) para o século XXI?
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2019 | A oralidade a contrapelo em 48 de Susana de Sousa Dias. Para a descodificação de discursos ideológicos e o mapeamento de uma memória da resistência | Que cultura(s) para o século XXI?
Universidade da Beira Interior
|
2017/02/08 | “Etnopaisagem no cinema” | Seminário Cidades no Cinema |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2022/12/31 | VIII Congresso Internacional sobre Culturas “Culturas de Resistência”, (2022/12/05 - 2022/12/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal Universidade da Beira Interior, Portugal Universidade Federal da Bahia, Brasil Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil Universidade Zambeze, Moçambique |
2022/07/11 - 2022/07/12 | Seminário Internacional “Descolonizar o Conhecimento: possibilidades e desafios” (2022/07/11 - 2022/07/12) | Universidade do Minho, Portugal |
2021/10/22 - 2021/10/22 | Reflexões em torno da questão racial (2021/10/22 - 2021/10/22)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021/05/14 - 2021/06/24 | Ciclo de Conferências e Mesas Redondas: Interpelações a partir d’ O Silêncio da Terra. Visualidades (pós)coloniais intercetadas
pelo arquivo Diamang (2021/05/14 - 2021/06/24)
Conferência (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2017/04/08 - 2017/04/08 | Reflexos das Mudanças Societais (2017/04/08 - 2017/04/08) | |
2017/02/06 - 2017/02/09 | Cidades no Cinema (2017/02/06 - 2017/02/09)
Seminário
|
Universidade do Minho, Portugal |