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José António Martin Moreno Afonso. Concluiu o Doutoramento em Educação, área de especialização em História da Educação em 2007 pela Universidade do Minho, Mestrado em Ciências da Educação em 1990 pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Licenciatura em História em 1979 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É Professor Auxiliar na Universidade do Minho e Investigador no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho . Possui 16 livros. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ciências Sociais, Ciências da Educação; República; Cidadania; Ordem social; Memória; Sociabilidade; Ensino; Alfabetização; Reformas; Método João de Deus; Envelhecimento ativo; Idosos; Educação de adultos; Educação ao longo da vida; Tempos livres; Educação formal, não formal e informal; Animação sociocultural; Escola Laica; Escola Secular; Nordeste Brasileiro; Manuais Escolares; Imprensa Ilustrada; Partidos políticos; Cultura protestante; Circulação de impressos; Educação feminina; Ensino Secundário; Neocatólicos; Laicização; Modernidade; Paz; Cooperação arquivística, Digitalização documental; Difusão de património arquivístico; Escola do Magistério Primário de Braga; Reinserção social; Exclusão social; Dependências; Insucesso escolar; Intervenção comunitária; Deficiência mental; Inclusão. José António Martin Moreno Afonso. He completed his PhD in Education, specializing in History of Education, in 2007 at the University of Minho, a Master's degree in Educational Sciences in 1990 at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto and a degree in History in 1979 at the Faculty of Letters of the University of Porto. He is an Assistant Professor at the University of Minho and a Researcher at the Education Research Center of the University of Minho. He has 16 books to his credit. In his Ciência Vitae CV, the most frequent terms used to contextualize his scientific, technological and artistic-cultural production are: Social Sciences, Education Sciences; Republic; Citizenship; Social order; Memory; Sociability; Teaching; Literacy; Reforms; João de Deus Method; Active ageing; Elderly; Adult education; Lifelong learning; Leisure time; Formal, non-formal and informal education; Socio-cultural animation; Secular school; North-eastern Brazil; School manuals; Illustrated press; Political parties; Protestant culture; Circulation of printed matter; Girls' education; Secondary education; Neo-Catholics; Laicization; Modernity; Peace; Archival cooperation, Document digitization; Dissemination of archival heritage; Braga Primary School; Social reintegration; Social exclusion; Addictions; School failure; Community intervention; Mental disability; Inclusion.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José António Martin Moreno Afonso

Nomes de citação

  • Afonso, José
  • Afonso, José António/ Afonso, José António Martin/ Afonso, José António Moreno

Identificadores de autor

Ciência ID
E011-27CA-DCE9
ORCID iD
0000-0002-7061-306X

Websites

Formação
Grau Classificação
2007/09/25
Concluído
Educação/Education (Doutoramento)
Especialização em História da Educação/History of Education
Universidade do Minho, Portugal
1990/01/01
Concluído
Ciências da Educação/Educational Sciences (Mestrado)
Especialização em Educação, Desenvolvimento e Mudança Social/Education, Development and Social Change
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1979/01/01
Concluído
História/History (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Membro da Linha Temática 3 - Cidadania global, educação e formação ao longo da vida / Member of the Thematic Line 3 - Global citizenship, education and long life training Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018 - Atual Coordenador do Mestrado em Educação - Educação de Adultos e Intervenção Comunitária Coordinator of the Master's Degree in Education - Adult Education and Community Intervention Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 - Atual Membro da Comissão Diretiva da Licenciatura em EducaçãoMember of the Management Committee of the Degree in Education Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioMember of the Steering Committee of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual InvestigadorInvestigador Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2020 - 2022 Diretor adjunto do Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e FísicaDiretor adjunto do Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Física Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/09/28 - 2021/09/27 Raízes da Educação para o Futuro/ Roots of Education for the Future
PTDC/CED-EDG/30342/2017
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/05/01 - 2019/10/31 Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX/Routes of pedagogical innovation: reference schools and experiences in Portugal in the 20th century
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Afonso, J. A.. "A construção do Arquivo Histórico da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica – reflexões sobre a memória e o património da rede escolar de Vila Nova de Gaia.". 2021.
  2. Cyrne,Teresa; Vidal, Alexandra; Silva, Manuel S. P.; Afonso, José António. "Cooperação arquivística entre o município de Gaia e a Igreja Lusitana: um exemplo de partilha integrada de interesse público". 2018.
  3. Afonso, José António. "Memórias dos anos de formação de uma professora portuense na década de 1920". 2017.
  4. Afonso, José António. "Os manuais e a reforma do ensino liceal de 1936 em Portugal. Um prólogo para a história do manual único". 2015.
  5. Afonso, José António; Silva, Ramsés Nunes e. "Impressões sobre a instrução protestante no universo de língua portuguesa constantes na biblioteca do padre Odilon Alves Pedrosa (1888-1932)". 2014.
  6. Afonso, José António; Azevedo, Rodrigo; Azevedo, Rodrigo Adriano; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "De aluno a professor : reconstrução da memória da Escola do Magistério Primário de Braga (1897-1987) e criação de uma sala-museu no Instituto de Educação da Universidade do Minho". 2012.
  7. Afonso, José António. "Na génese do ensino primário público em Portugal. Crónicas do período da descentralização (1880-1890)". 2011.
Artigo em revista
  1. Souza, F. C. ; Afonso, J. A. M. M. ; Marinho, R.. "Apresentação: História, trabalho e cidadania.". História Revista, v. 27, n. 1, 1–4. (2023):
  2. Santos, Renato Marinho Brandão; Afonso, José António Martin Moreno. "Ainda muito distante dos “países mais adiantados”: a Europa nos discursos sobre a Educação Profissional no Brasil nos primórdios do século XX". História Revista, v. 27, n. 1,208–221 (2023):
  3. Vidal, Alexandra; Afonso, José António. "Contributo para o estudo da sociabilidade protestante no Portugal contemporâneo: as Ligas de Esforço Cristão". Lusitania Sacra, 46 (julho-dezembro), 15-33 (2022):
  4. Afonso, J. A. ; Silva, A. M. S. P.. "História local e atores sociais – A presença do protestantismo em Vila Nova de Gaia: das escolas ao associativismo (1868-2015)". Medi@ções. Revista Online, v. 9, n.º 1,196-220. (2021):
  5. Afonso, J. A. M. M. ; Santos, R. M. B.. "Estratégias de controle das classes perigosas: o ensino profissional do Império à República". Trabalho necessário, v.18, nº 35, 183-207. (2020):
  6. Baptista, E. ; Afonso, J. A. M. M.. "Escola e Festa Cívica - aproximações num contexto rural português (Avintes, Vila Nova de Gaia) entre 1890 e 1920". Educa- Revista Multidisciplinar em Educação, n.o7, 969-997 (2020):
  7. Afonso, J. A.. "Fernando Morais. As palavras nómadas. Entrevista conduzida por José António Afonso". Revista de Portugal, n.º 17, 45- 48. (2020):
  8. Afonso, José António. "Património educativo edificado gaiense. Um primeiro ensaio de sistematização". Sarmiento Revista galego-portuguesa de historia da educación 23 (2019): 183-210.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Afonso, José António. "Nota de Leitura: Ana Luísa Fernandes Paz, Ser Músico em Portugal: trajetórias do aprender a ser génio, finais do século XIX – inícios do século XX". Sarmiento Revista galego-portuguesa de historia da educación 23 (2019): 317-321.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Afonso, José António. "Modernidade e minorias religiosas. Os Arquivos da Igreja Lusitana (séculos XIX-XX)". Cadernos de História da Educação 18 1 (2019): 238-265.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Afonso, José António. "Compromisso com a Paz. Propostas educativas dos protestantes portugueses no post I Guerra Mundial". Educação, Sociedade & Culturas 53 (2019): 55-82.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Afonso, José António. "Educação popular nos movimentos protestantes portugueses - na monarquia constitucional e na 1.ª República". Revista Relicário - Revista do Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia 5 10 (2019): 165-199.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Afonso, José António Martin Moreno; Renato Marinho Brandão. "Apresentação: Reflexões em torno do campo História da Educação Profissional". In Histórias e Memórias da Educação Profissinal (pp. 16-22). Natal: Editora Caule de Papiro,. 2023.
  2. Santos, Renato Marinho Brandão; Afonso, José António Martin Moreno. "A Educação Profissional no Brasil antes das Escolas de Aprendizes Artífices: projetos para disciplinar as classes perigosas entre o Império e a República". In Histórias e Memórias da Educação Profissinal (pp. 146-180). Natal: Editora Caule de Papiro. 2023.
  3. Elizabeth Figueiredo de Sá, Joaquim Pintassilgo & César Augusto Castro (org.). Alteridades e desigualdades nas práticas. "As Escolas Rurais em Portugal (1926-1960). Notas para uma reflexão sócio histórica". In Elizabeth Figueiredo de Sá, Joaquim Pintassilgo & César Augusto Castro (org.). Alteridades e desigualdades nas práticas (pp. 270-306). Cuiabá, MT: EdUFMT.. 2021.
  4. Afonso, J. A.. "Notícia de uma escola protestante em Lisboa na década de 1860 – um subsídio para a biografia de Helena Roughton (1802-1883).". In Jilton de Lucena Ferreira & Ramsés Nunes e Silva (org.). Protagonismo e representações juvenis contemporâneas (pp. 145-198). Campina Grande, PB: Uiclp.. 2021.
  5. Afonso, J. A.. "Assistência e ensino no quadro da separação em ambientes evangélicos". In António Matos Ferreira (coord.). Religião, Sociedade, Estado: 100 anos de Separação, Volume 1 (pp. 543-562). Lisboa: Centro de Estudos de História Religiosa – Universidade Católica Portuguesa. 2021.
  6. Afonso, José António. "A Escola de Aprendizes de Natal e a formação de cidadãos úteis: itinerários de uma pesquisa sobre a educação profissional no Rio Grande do Norte, nas três primeiras décadas do século XX". In Pós-graduação e Internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no Doutoramento em Ciências da Educação, 17-48. Natal, Brasil: IFRN, 2019.
    Publicado
  7. Afonso, José António. "As influências belgas na formação de Professores: o papel de João Gomes Oliveira". In Influencias Belgas en la Educación Española e Iberoamericana, 731-739. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2019.
    Publicado
  8. Afonso, José António. "Educação, religião e progresso em Teófilo Braga: uma releitura do Sistema Sociológico (1884)". In O Pensamento e a Obra de Teófilo Braga, 659-681. Porto, Portugal: Universidade Católica Editora, 2019.
    Publicado
  9. Afonso, José António. "Sob o signo da inovação: a presença protestante em Vila Nova de Gaia (desde 1868)". In Roteiros da Inovação Pedagógica. Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX, 34-65. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019.
    Publicado
  10. Afonso, José António. "Faria de Vasconcelos: da Psicologia Científica à Orientação Profissional. Lições e reflexões de uma prática científica e profissional". In António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da educação do futuro, 267-320. Castelo Branco, Portugal: Câmara Municipal de Castelo Branco, 2019.
    Publicado
Edição de livro
  1. Francinaide de Lima Silva Nascimento; José António Martin Moreno Afonso ; Renato Marinho Brandão Santos. Histórias e Memórias da Educação Profissinal (Natal, Editora Caule de Papiro, 2023). Brasil. 2023.
  2. Ribeiro, C. P., ; Baptista, E. ; Afonso, J. A. ; Rocha, J.. A Investigação em História da Educação: novos olhares sobre as fontes na era digital. Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.. Portugal. 2021.
Livro
  1. Afonso, José António; Rodrigo, Azevedo; Sarmento, Teresa. A Escola do Magistério Primário de Braga (1879-1987): reflexões sobre os arquivos. Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). 2018.
  2. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. O ensino da educação física na escola do magistério do Porto: alguns aspetos sobre o seu desenvolvimento (1882-1920). 2017.
  3. Silva, António Manuel S. P.; Afonso, José António; Vidal, Alexandra. A Igreja e Escola do Prado: cento e quinze anos de instrução e testemunho cristão em Coimbrões, Vila Nova de Gaia. Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica. 2016.
  4. Afonso, José António; Silva, António Manuel S. P.. A Escola do Torne (Vila Nova de Gaia, Portugal, 1883-1922): as festas como práticas educativas. Mercado de Letras. 2015.
  5. Afonso, José António. As representações da infância e da juventude na imprensa infanto-juvenil protestante portuguesa na transição do séc. XIX : uma leitura do Amigo da Infância (1874-1940). Sal da Terra. 2014.
  6. Afonso, José António; Duarte, Carlos. Paróquia de cristo e colégio evangélico lusitano : um século de testemunho cristão em Oliveira do Douro. Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica. 2013.
  7. Afonso, José António. Escolas protestantes : dispositivos de inserção e de regeneração : uma reflexão sobre a realidade portuguesa de meados do século XIX até às primeiras décadas do século XX. Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Teologia. Centro de Estudos de História Religiosa. 2012.
  8. Afonso, José António; Azevedo, Rodrigo. Da escola mista distrital de habilitação para o magistério primário à escola do magistério primário de Braga. Edições Colibri. 2012.
Prefácio / Posfácio
  1. Afonso, José António Martin Moreno. "Prefácio". Prefácio para Histórias e Memórias da Educação Profissinal (pp. 8-15). Natal: Editora Caule de Papiro. 2023.
  2. Afonso, J. A.. "Prefácio". Prefácio para Ernesto Candeias Martins (coord.). Relembrar e homenagear António de Sousa Faria de Vasconcelos (1880-1939). Insigne pedagogo albicastrense (pp. 13-16). Castelo Branco: Câmara Municipal de Castelo Branco.. 2021.
Revisão de livro
  1. Moreno Afonso, José António. "CARVALHO, Carlos Henriques de & NETO, Wenceslau Gonçalves (Orgs.) (2010). Estado, Igreja e Educação. O Mundo Ibero- Americano nos Séculos XIX e XX. Campinas, SP: Editora Alínea.". https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3023.
  2. Afonso, José António. "[Recensão a] Paulo da Costa Domingos (coordenação editorial e concepção gráfica), &etc. Uma editora no subterrâneo". http://hdl.handle.net/1822/40318.
  3. Afonso, José António. "CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de & CARVALHO, Carlos Henriques de (2012). O lugar da Educação na Modernidade luso-brasileira no final do século XIX e início do século XX. Campinas, SP: Editora Alínea". https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/4303.
  4. Afonso, José António. "Valdozende: origem de uma minoria protestante (em Terras do Gêres)". http://hdl.handle.net/1822/16317.
Tese / Dissertação
  1. Fadigas, Joelma Cerqueira. "Uma contribuição para a história da institucionalização da Licenciatura em Química no Brasil: o caso da Universidade Federal da Bahia". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/1822/59009.
  2. Santos, Renato Marinho Brandão. "Cidadania e ordem social: a educação profissional e o mundo do trabalho no Rio Grande do Norte (1909-1937)". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56400.
  3. Chá-Chá, Cecília Varela. "A pedagogia de João de Deus e seus continuadores: de 1877 aos nossos dias". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1822/48695.
  4. Gonçalves, Maria José Vieira. "Um caminho de aprendizagens: reinserção social de toxicodependentes e alcoólicos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/55047.
  5. Machado, Andreia Cristina Leal. "Nunca é tarde para aprender: um projeto de educação de adultos num centro de convívio". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/55046.
  6. Ribeiro, Susana Margarida Faria. "Regenerando vidas: um projeto de promoção do envelhecimento ativo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29230.
  7. Santos, Sandra Isabel Rocha. "Envelhecer com dignidade: uma intervenção sociocultural num Centro de Dia". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/1822/29229.
  8. Gonçalves, Janete Teixeira. "Consumos de drogas, comunidade e mediação: auscultação dos agentes sociais sobre a implementação de uma sala de consumo assistido, em Guimarães". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/24380.
  9. Oliveira, Catarina Alexandra Miranda de. "Clube "Mais Sucesso Escolar": não só da educação formal vive a escola". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/1822/19559.
  10. Afonso, José António. "Protestantismo e educação : história de um projecto pedagógico em Portugal na transição do séc. XIX". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/1822/7101.

Outros

Outra produção
  1. Compromisso com a paz: propostas educativas dos protestantes portugueses no post I Guerra Mundial. Pretendemos com esta reflexão identificar e analisar a receção e reação das comunidades protestantes portuguesas, quer ao rebentar do conflito que dividiu a Europa entre 1914 e 1918 – a I Guerra Mundial –, quer nas sequelas humanas e geopolíticas do conflito. Seguiremos, através de imprensa protestante, por um lado, as principais manifestações de denúncia do conflito por parte dos metodistas, dos. 2018. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/59376.
  2. Cooperação arquivística entre o Município de Gaia e a Igreja Lusitana: um exemplo de partilha integrada de interesse público. A promoção e a salvaguarda dos interesses próprios das populações, designadamente, no domínio do património e cultura, constituem um dever legal a cargo dos municípios, competindo-lhes, decorrentemente, assegurar, em parceria ou não, o levantamento, classificação, administração, manutenção, recuperação e divulgação do património natural, cultural, paisagístico e urbanístico do município, assim com. 2018. arquivo municipal Sophia Mello Breyner; Arquivo histórico da Igreja Lusitana. https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1863.
  3. Leituras higienizadas: análise dos manuais adotados nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1937). Analisa o papel dos manuais na formação dos alunos das Escolas de Aprendizes Artífices a partir da década de 1920, no âmbito do Serviço de Remodelação do Ensino profissional. Parte da leitura de alguns dessas manuais, observando os métodos adotados por eles e os valores que se desejava incutir nos aprendizes. Para tanto, toma como ponto de partida a concepção de que tais obras se vinculam a um pro. 2018. Santos, Renato Marinho Brandão; Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/58253.
  4. O nascimento de uma instituição educativa republicana : a Tutoria : argumentos científicos e pedagógicos. A Tutoria representava um sonho acalentado pelas forças liberais e progressistas; o empenho republicano materializou-o. Longe de qualquer voluntarismo, a Tutoria nasceu ancorada em perspectivas científicas que estruturaram a sua institucionalização e desenharam a função socializadora da nova organização.. 2017. Afonso, José António. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/3111.
  5. A descoberta da criança rural em Portugal nos anos 30 do século XX. Notas para debate sobre as interferências entre o ideológico e o científico. 2015. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/40315.
  6. Escola da ordem e do progresso: Grupos Escolares em Sergipe e no Rio Grande do Norte.. Escola da ordem e do progresso: Grupos Escolares em Sergipe e no Rio Grande do Norte.. 2015. Afonso, José Antonio Martin Moreno. http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/603.
  7. Educação, religião e progresso em Teófilo Braga: uma releitura do Sistema sociológico (1884). El republicano Teófilo Braga (1843-1924) se destaca en el panorama intelectual portugués de finales del siglo XIX como uno de los defensores del pensamiento positivista. Activista político, profesor universitario e intelectual comprometido con pensar un destino para Portugal. En su literatura multifacética se hace evidente la sistematicidad y coherencia de una teoría - como un repositorio de argum. 2015. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/42651.
    10.14201/aula201521131147
  8. Imagens e representações: o nordeste brasileiro representado entre os finais do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Neste artigo desejamos entender como as secas periódicas e seu produto social, o retirante, tornaram-se a representação mais poderosa das paisagens e gentes do Nordeste brasileiro, principalmente quando observamos duas importantes fontes: a imprensa ilustrada do final do século XIX e os manuais escolares. Percebe-se nesses documentos que em ambos a imagem ratifica o discurso civilizatório que fech. 2015. Almeida, Ivete Batista da Silva; Afonso, José António; Afonso, José António Martin Moreno. http://hdl.handle.net/1822/40316.
  9. Movimentos pela educação pública laica em Portugal e no Brasil monárquicos. 2014. Cunha, Luiz Antônio; Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/35036.
  10. Assistência e ensino no quadro da separação em ambiente evangélicos. 2014. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/40281.
  11. A diferença em primeiro plano : um pequeno passo rumo à inclusão (parte I). Neste artigo, propomo-nos relatar o percurso efetuado durante os seis meses de Estágio Curricular da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho (UM), que decorreu no ano letivo 2007/2008 no Gabinete de Apoio ao Estudante com Deficiência (GAED)1, desta mesma instituição. O Projeto desenvolvido intitula-se A Diferença em Primeiro Plano: um pequeno passo rumo à Inclusão e teve como principais. 2014. Aguiar, Márcia; Afonso, José António; Rodrigues, Sandra Estêvão. http://hdl.handle.net/1822/32296.
  12. História da educação em Portugal : objectos y epistemologias. The purpose of this reflection focuses on a question about the trajectory of the History of Education in Portugal, taking into account two dimensions: as academic discipline and as a field of knowledge autonomous. We also consider the specificity of the discipline as closely linked to teacher training in the Portuguese case configured wants your input in the Universities or the constitution of a f. 2014. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/35037.
  13. [Resenha a] Escola da ordem e do progresso: grupos escolares em Sergipe e no Rio Grande do Norte. 2014. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/42650.
  14. Simulação e ofensiva : movimentações católicas e reivindicação do ensino da religião no curso liceal (Portugal, década de 1890). Nos anos finais de 1890, e tendo como detonador a Reforma do Ensino Secundário, estimulada por Jaime Moniz, em 1895, geraram-se múltiplas reações. Umas foram protagonizadas pelos diferentes setores liberais, e outras dinamizadas pelos movimentos neocatólicos, ambas, no essencial, visaram contestar diversos aspetos da Reforma. Interessa-nos dissecar os argumentos dos católicos, particularmente, por. 2014. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/32499.
  15. O lugar da Educação na Modernidade luso-brasileira no final do século XIX e início do século XX. 2014. Afonso,José António. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100010.
  16. PIMENTA, Jussara Santos. Leitura, Arte e Educação: a Biblioteca Infantil do Pavilhão Mourisco (1934 – 1937). Curitiba: Editora CVR, 2011, 170 pp. [ISBN: 88 – 420 – 6032 – 1]. 2013. Afonso, José Antonio Martin Moreno. http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/261.
  17. A escola pública laica em Portugal: a república e os republicanos – um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910-1926).. *Doutor em Educação, área de especialização de História da Educação, pela Universidade do Minho, Braga-Pt. Docente do Instituto de Educação e Investigador do CIEd – Universidade do Minho, Braga-Pt.A escola pública laica em Portugal: a república e os republicanos – um inquérito aos programas dos partidos republicanos (1910-1926). Resumo: No presente texto procuramos refletir sobre o processo de cri. 2013. Afonso, José António. http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22686.
  18. Estado, Igreja e Educação: O Mundo Ibero-Americano nos Séculos XIX e XX. 2012. Afonso,José António Moreno. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100011.
  19. Educação e cultura protestante na transição do século XIX: circulação de impressos e diálogos luso-brasileiros. Discute os impressos protestantes e sua relação com a Educação. Seu objetivo é refletir sobre a editoriação e circulação desses impressos. Analisa as propostas editoriais em Portugal (Catálogo da Livraria Evangélica), sonda a participação feminina a partir da apropriação/difusão de um livro-texto A Alegria da Casa, de Sarah Kalley, editado no Brasil e Portugal, questiona os modelos de comportament. 2012. Afonso, José António; Oliveira, Iranilson Buriti; Stamatto, Maria Ines Sucupira; Silva, Sandra Cristina; OLIVEIRA, Iranilson Buriti de; SILVA, Sandra Cristina da. http://hdl.handle.net/1822/23036.
  20. Trindade Coelho e os protestantes: liberalismo, republicanismo ou pluralismo religioso?. 2011. Silva, António Manuel; Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/16263.
  21. Os professores primários e a Escola da República : o sindicato dos professores primários de Portugal e o 1º congresso pedagógico (1914). [Excerto da Introdução] A reconfiguração das sociabilidades possibilitada pela instauração da República, reflectiu-se no campo dos professores primários, na emergência de formas de organização profissional que paulatinamente foram abandonando o modelo mutualista e incorporando modalidades próximas do sindicalismo. Atendendo às características que pautavam o movimento associativo dos professores pr. 2011. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/1822/16264.
  22. Educar, Curar, Salvar: Uma Ilha de Civilização no Brasil Tropical. 2010. Afonso,José António. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100010.
  23. A educação especial em Portugal: Uma memória do movimento associativo dos pais de cidadãos deficientes: as Cooperativas de Educação e Reabilitação (CERCIS). Em dois momentos se estrutura o texto. Um primeiro dá conta do movimento de integração na escola pública das crianças e jovens deficientes mentais. Um segundo sublinha o nascimento e consolidação de cooperativas de pais de cidadãos deficientes mentais enquanto momento fundamental na criação de uma sociedade inclusiva; nesta reflexão ainda se marca como as iniciativas dos pais se vão posicionando f. 2005. Afonso,José António; Afonso,José António Martin Moreno. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602005000100015.
  24. Propostas para o estudo dos protestantismos ibéricos. A propósito da edição da obra “Las minorias religiosas en España y Portugal: passado y presente”, número monográfico da revista “Anales de Historia Contemporanea” (Universidade de Múrcia), o Autor elenca algumas propostas para o estudo dos protestantismos ibéricos.. 2004. Afonso, José António. http://hdl.handle.net/10400.14/4497.
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 V Encontro Português de História da Educação, Coimbra, ESES 23/2/2024.V Portuguese Meeting on the History of Education, Coimbra, ESES 23/2/2024. Membro da Comissão Organizadora/Member of the Organising Committee
2023 - 2023 EERA Summer School – "Participatory approaches in educational research", UPorto - FPCE, 26 a 30 de junho de 2023./EERA Summer School – "Participatory approaches in educational research", UPorto - FPCE, 26 a 30 de junho de 2023. Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2022 - 2022 VI ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Futuros da Educação – ciência cidadã e cocriação, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, 4-5 de fevereiro de 2022. /VI ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Futuros da Educa Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2022 - 2022 VI ENJIE - Futuros da Educação – Ciência Cidadã e Cocriação (Leiria, ESECS -PLeiria , 4 a 6 de fevereiro de 2022)./VI ENJIE - Futuros da Educação – Ciência Cidadã e Cocriação (Leiria, ESECS -PLeiria , 4 a 6 de fevereiro de 2022). Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2022 - 2022 ERA Summer School – “Research design from scratch: Making sense of the whats, who and hows of your investigacion”, UPorto/UMInho, 11 a 15 de jullo de 2022.ERA Summer School - "Research design from scratch: Making sense of the whats, who and hows of your investigation", UPorto/UMInho, 11 to 15 July 2 Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2022 - 2022 XVI Congresso da SPCE – Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas (Lisboa, ESE, 15 a 17 de setembro de 2022).XVI SPCE Congress - Education and Cities: Times, spaces, actors and cultures (Lisbon, ESE, 15-17 September 2022). Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2021 - 2021 XIII Jornadas Internacionais de Inverno de História da Educação. Herança Cultural e Museologia: das pandemias à saúde escolar. História, Educação e Museus, FPCE da UPorto, 12 de março de 2021./XIII International Winter Conference on the History of Education. Cultural Heritage and Museology: from pan Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2021 - 2021 CHIELA 2021 – XIV Congresso Ibero-americano de História da Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 20-23 de julho de 2021. /CHIELA 2021 - XIV Ibero-American Congress on the History of Education, Institute of Education, University of Lisbon, 20-23 July 2021. Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2020 - 2020 XV Congresso Ibero-americano de História da Educação – Revolução, Modernidade e Memória – Caminhos da História da Educação, Lisboa, Instituto de Educação – Universidade de Lisboa, 20 – 23 de Julho de 2020./XV Ibero-American Congress on the History of Education - Revolution, Modernity and Memory - Pa Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2020 - 2020 XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Liberdade, Equidade e Emancipação (formato online), Porto, 10-12 de setembro de 2020. /XV Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences - Freedom, Equity and Emancipation (online format), Porto, 10-12 September 2020. Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee
2020 - 2020 XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Alteridades e Desigualdades na Experiências Educativas, Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil), 23 – 26 /6/ 2020.XII Luso-Brazilian Congress on the History of Education - Alterities and Inequalities in Educational Experiences, Membro da Comissão Organizadora/Member of the Organising Committee
2019 - 2019 ISCHE 41– Espaços e Lugares de Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto, de 16 a 20 de Julho de 2019./ISCHE 41– Espaços e Lugares de Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto, de 16 a 20 de Julho de 2019. Membro da Comissão Organizadora/Member of the Organising Committee
2019 - 2019 IX Ibérico de História da Educação – A Investigação em História da Educação: Novos Olhares sobre as Fontes na Era Digital, Braga, Escola Sá de Miranda, 5- 7/9/ 2019.IX Iberian History of Education - Research in the History of Education: New Perspectives on Sources in the Digital Age, Braga, Sá de Mi Membro da Comissão Organizadora/Member of the Organising Committee
2018 - 2018 II Seminário Internacional – Memória(s) da Infância e da escola: em tempos de Ditadura, Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 13 de abril de 2018.II International Seminar - Memory(s) of childhood and school: in times of dictatorship, Coimbra, Faculty of Membro da Comissão Científica /Member of the Scientific Committee
2018 - 2018 Encontro – Preservar a memória (i)material da Escola, Braga, Escola Sá de Miranda, 16 e 17 de novembro de 2018. /Meeting - Preserving the School's (i)material memory, Braga, Sá de Miranda School, 16 and 17 November 2018. Membro da Comissão Científica / Member of the Scientific Committee

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Assessor do Projeto Unos – Apoiar, Promover, Capacitar, promovido pela makeup design que conta com o apoio da EAPN-Portugal, da Associação Portuguesa de Designers, da Inapa, da ADN Transmontano, entre outros. /Advisor to the Unos Project - Support, Promote, Empower, promoted by makeup design with the support of EAPN-Portugal, the Portuguese Association of Designers, Inapa, ADN Transmontano, among others.
2016 - Atual Consultor Científico do Projeto de Recuperação, Tratamento e Organização do Centro de Documentação Histórica da Igreja Lusitana, promovido pela Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana)./Scientific Consultant for the Project for the Recovery, Treatment and Organisation of the Historical Documentation Centre of the Lusitanian Church, promoted by the Lusitanian Catholic Apostolic Evangelical Church (Anglican Communion).

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015 - Atual Associação de História da Educação de Portugal /History of Education Association of Portugal Vogal da Direção /Board member
2012 - Atual Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo / Portuguese Society for the History of Protestantism Presidente da Mesa da Assembleia Geral /Chairman of the General Meeting
2012 - Atual Associação Cultural Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana (Vila Nova de Gaia) Membro fundador /Founder member
2010 - Atual SPICIES (Society of Politics, Education and Comparative Inquiry in European States), sediada em Ferrara (Itália) Membro fundador /Founder member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Editor-adjunto da revista Gaya. Estudos de História, Arqueologia e Património – Portugal /Editor-adjunto da revista Gaya. Estudos de História, Arqueologia e Património – Portugal
2019 - Atual Membro do Conselho Editorial da revista Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, Universidades da Coruña, Vigo e Santiago de Compostela, A Coruña – Espanha / Member of the Editorial Board of the journal Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, Universities of A Coruña, Vigo and Santiago de Compostela, A Coruña - Spain
2019 - Atual Membro do Conselho Editorial da Revista Portuguesa de Educação, Instituto de Educação – Universidade do Minho – Portugal /Member of the Editorial Board of the Portuguese Journal of Education, Institute of Education - University of Minho - Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Editorial da revista History of Education in Latin America - HistELA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil /Member of the Editorial Board of the journal History of Education in Latin America - HistELA, Federal University of Rio Grande do Norte - Brazil
2017 - Atual Member of the Scientific Committee of the journal Educação em Foco, Faculty of Education, State University of Minas Gerais, Belo Horizonte Campus - Brazil /Member of the Editorial Board of EDUCA - Multidisciplinary Journal in Education of the Federal University of Rondônia - Brazil
2014 - Atual Membro do Conselho Consultivo da revista Cadernos de História da Educação, Universidade Federal da Uberlândia – MG - Brasil /Member of the Advisory Board of the journal Cadernos de História da Educação, Universidade Federal da Uberlândia - MG - Brazil
2013 - Atual Membro do Conselho Editorial da Coleção "História, Pensamento, Educação" da Editora da Universidade Federal da Uberlândia - Brasil /Member of the Editorial Board of the Collection "História, Pensamento, Educação" (History, Thought, Education) of the Editora da Universidade Federal da Uberlândia - Brazil
2013 - Atual Membro do Conselho Editorial da Coleção "Noumeno" da Editora Anicia - Itália /Member of the Editorial Board of the "Noumeno" Collection of the Anicia Publishing House - Italy
2009 - Atual Membro da Referee da revista Richeche Pedagogiche, Parma – Itália /Referee member of the journal Richeche Pedagogiche, Parma - Italy
2012 - 2020 Membro da Comissão Científica da revista Educação em Foco, Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Belo Horizonte - Brasil /Member of the Scientific Committee of the journal Educação em Foco, Faculty of Education, State University of Minas Gerais, Belo Horizonte Campus - Brazil
2007 - 2020 Membro da Comissão Consultiva da Revista de Portugal, Associação dos Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana - Portugal /Member of the Consultative Committee of the Revista de Portugal, Associação dos Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana - Portugal