Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Helena Mendes Nabais Faria Pinto
Nomes de citação
- Pinto, Helena
- Pinto, Maria Helena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DD12-7EF3-24F8
- ORCID iD
- 0000-0002-7691-9115
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - História e Arqueologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2012/01
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação em História e Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
"Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2004/01
Concluído
|
Património e Turismo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Guimarães, Centro Histórico: Património e Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1991
Concluído
|
História (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2007 - 2014 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2007/10/01 - 2011/09/30 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018 - Atual | Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal | ||
2017 - Atual | Membro do Conselho Geral | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal | ||
2006/01/02 - Atual | Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo CCPFC/RFO-20121/06 nas áreas e domínios de História da Arte e de Didácticas Específicas (História). | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
1996/09/01 - Atual | Professora do Quadro de Escola / Agrupamento de Escolas | Ministério da Educação, Portugal |
1991 - Atual | Professora de História (3º Ciclo EB e Secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2010/09/01 - 2011/08/31 | Docente com Equiparação a Bolseiro concedida pelo Ministério da Educação para o ano lectivo de 2010-11. | Ministério da Educação, Portugal |
2003/09/01 - 2005/08/31 | Coordenadora do Departamento Curricular de História e Geografia dos 2º e 3º Ciclos EB | Ministério da Educação, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Licença Sabática, concedida nos termos do Despacho Normativo nº 31/98, de 17 de Abril | Ministério da Educação, Portugal |
2000/09/01 - 2001/08/31 | Coordenadora de Projectos do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007/10/01 - 2011/09/30 | Educação Histórica e Patrimonial. Conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente
SFRH/BD/36616/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015 - Atual | CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»
Referência FCT: uID 04059
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
Em curso
|
2022/12/02 - 2025/12/31 | Conocimiento especializado en la formación del profesorado de matemáticas, ciencias experimentales y ciencias sociales (MTSK-STSK-SCTSK).
MTSK-STSK-SCTSK
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
|
Junta de Andalucía
Em curso
|
2021/09/01 - 2025/08/31 | Patrimonios controversiales para la formación ecosocial de la ciudadanía. Una investigación de educación patrimonial en la
enseñanza reglada
PID2020-116662GB-I00
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Em curso
|
2022/02/01 - 2025/01/31 | (e-)Learning the invisible history of Europe through material culture (LETHE)
Representative of Erasmus+ Partner (AE Vale de S. Torcato)
Erasmus, Países Baixos
Universidad de Murcia, Espanha |
Erasmus
Em curso
|
2021/09/01 - 2024/08/31 | Enseñanza y Aprendizaje de la Historia en Educación Primaria: multiperspectiva y análisis de iconos culturales para la construcción
de una ciudadanía crítica
PID2020-114434RB-I00
Investigador
Universidad de Murcia, Espanha
Universidad de Valladolid, Espanha |
Em curso
|
2022 - 2023 | El patrimonio como recurso educativo para la construcción identitaria y la formación ciudadana en la etapa de Educación Primaria.
Aplicaciones didácticas para la formación del futuro profesorado
CIGE/2021/178
Investigador
Universitat d'Alacant, Espanha
|
Em curso
|
2016 - 2020/12/31 | Educación Patrimonial para la Inteligencia Territorial y Emocional de la Ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño
e intervención en la enseñanza obligatoria
EDU2015-67953-P
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
|
Concluído
|
2016 - 2018/12/31 | Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en los ámbitos no formal e informal de la Educación Patrimonial
EDU2015-65716-C2-2-R
Investigador
Universidad del País Vasco, Espanha
|
Concluído
|
2007 - 2011 | Consciência Histórica - Teoria e Práticas (II)
PTDC/CED/72623/2006, FCOMP-01-0124-FEDER-007109
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/02 | He intends to show what he has lived through: Developing students empathetic understanding in context | 19.º Congresso International HEIRNET Conference: History Education in times of uncertainty
Karlstad University - Globala Gymnasiet (Estocolmo, Suécia)
|
2023/05/31 | Una salida patrimonial: organización y análisis del cuaderno de campo | XXII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2023/05/18 | Educación Patrimonial para la paz, justicia e instituciones sólidas. | Educación Patrimonial y Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): la enseñanza de los patrimonios controversiales para la
formación ecociudadana
Universidad de Huelva, Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte (Huelva, Espanha)
|
2023/03/28 | El patrimonio controversial como medio para la formación de una ciudadanía crítica. Del debate al aprendizaje | XXXIII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Las culturas democráticas desde la Didáctica de las Ciencias
Sociales
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2022/11/18 | Educación y Patrimonio: la importância de lo local para entender lo global (conferência) | I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial
Universidad de Alicante - Faculdad de Educación (Alicante, Espanha)
|
2022/10/19 | Concepciones y competencias históricas en el marco de la educación patrimonial: un estudio en torno a una salida escolar | V Congreso Internacional de Educación Patrimonial
Comunidad de Madrid, U. Valladolid e U. País Vasco, (Complejo Cultural El Águila) (Madrid, Espanha)
|
2022/09/02 | Rooting History Education in Portuguese Curriculum | 18.º congresso internacional HEIRNET: Connecting the past to the present and the future
Amsterdam University of Applied Sciences (Amsterdam, Países Baixos)
|
2021/01/28 | Mirada local y Escuela (mesa-redonda) | I Seminario Iberoamericano Educación, Historia y Memoria: espacios y agentes educativos (s. XX-XXI)
Universidad de Alicante (Espanha) (Alicante, Espanha)
|
2020/10/23 | EPITEC: Investigação num território (mesa-redonda) | Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2020/10/23 | Que lugar para a Educação Patrimonial no Ensino de História? (conferência) | 2.º Seminário Integrador de Pesquisa: Linguagens, patrimônios e Africanidades
Grupo de Pesquisa - Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,
Brasil (Brasil)
|
2020/09/18 | A interpretação de fontes materiais pelos alunos do 3.º ciclo (sessão) | Oficinas de Investigação CITCEM 20/21: Entre palavras, imagens, objetos, … Aprender (outra) História na sala de aula
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2019/12/03 | Educação Patrimonial: contributos e desafios para a aprendizagem de História (palestra) | À conversa com…
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/11/07 | Narrare la storia (mesa-redonda) | Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni
Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2019/11/06 | La didattica della storia in Italia e in Europa: Sguardi europei (Portogallo) (mesa-redonda) | Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni
Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2019/10/30 | Educação Patrimonial y participación ciudadana (mesa-redonda) | III Congreso Internacional Práticas e Reflexiones en Educación Patrimonial
Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte, na Universidade de Huelva (Huelva, Espanha)
|
2019/07/12 | Experiências Investigativas em Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global (mesa-redonda) | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global
ESE/IPVC e CITCEM (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/05/10 | Educação Patrimonial: outras experiências (mesa-redonda) | Educação Patrimonial - A Voz das Escolas
ME/IGEC e Cátedra Unesco-ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) (Lisboa, Portugal)
|
2019/04/26 | Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores | V Seminário de Educação Histórica. A Educação Histórica, resposta(s) aos desafios atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2018/12/06 | Formação de professores: ensino e pesquisa no tempo presente (mesa-redonda) | XI Seminário de Estágio em História: Formação de professores - Interculturalidade e pós-colonialidade
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2018/11/17 | Aprendizagens Essenciais em História (mesa-redonda) As aprendizagens essenciais e a educação histórica. Abordagens e contextos. | III Encontro de Ensino de História
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/09 | A educação em contexto patrimonial no âmbito formal | Oficinas de Investigação CITCEM 18/19: Públicos, Mediação e Educação em contexto patrimonial e museológico
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2018/10/20 | Patrimónios Criativogenéticos: Educação Patrimonial, (re)leituras do património (mesa-redonda) | Conferência Internacional Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações
Museu Nacional Grão Vasco (Viseu, Portugal)
|
2018/09/06 | Perspectivas de investigações em ensino de temas controversos da História”, no XVIII (mesa-redonda) | XVIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: Conciencia histórica y controversia: la labor social de la historia
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2018/05/25 | Educar através do património cultural: pontes para o futuro (conferência) | Fórum da Educação: Educação e Património
Câmara Municipal de Esposende (Esposende, Portugal)
|
2017/03/31 | Estado atual: linhas, abordagens e perspetivas de pesquisa em Educação Patrimonial (mesa-redonda) | Seminário Internacional de Investigação em Educação Patrimonial
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2016/09/13 | Apresentação do livro: Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
|
2016/04/26 | Currículos, manuales y actividad docente del profesorado: ¿Qué patrimonio y qué tipo de identidades? (mesa-redonda) | I Congreso Internacional Creando ciudadanos, construyendo identidades
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2015/07/22 | Interculturalidade e Ensino de História | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2014/10/28 | Investigaciones en la Enseñanza Formal: Desafíos de la educación patrimonial; la enseñanza y el aprendizaje de la historia en sitios históricos (mesa redonda) | II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una visión complementaria entre España,
Francia y Brasil
OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España); Museo del Traje (Madrid, Espanha)
|
2014/08/13 | Educação Histórica: Cultura Escolar e Património (mesa-redonda) | XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica – Educação Histórica: debates contemporâneos
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
|
2014/03/20 | Identidad y patrimonio en el proceso enseñanza aprendizaje de la historia (conferência) | I Encuentro Científico Internacional sobre Didáctica de la Histo
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
|
2013/05/29 | El património como herramienta identitaria: identidades que unen, identidades que separan (mesa-redonda) | V Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales / XIII Congresso Internacional
Jornadas de Educação Histórica
Universitat de Barcelona, Facultat de Educació (Barcelona, Espanha)
|
2012/10/05 | Consciência histórica de jovens vimaranenses: contributos da educação histórica e patrimonial para a construção de identidades | Congresso: Nação, nacionalismos e identidades nacionais
Associação de Professores de História (Guimarães, Portugal)
|
2009/10/04 | Educação Histórica e Património | Congresso: História, que futuro?
Associação de Professores de História (Lisboa, Portugal)
|
2006/03/30 | A Escola Francisco de Holanda no contexto da industrialização de Guimarães (conferência) | XXV Semana Aberta da Escola Secundária Francisco de Holanda
Centro de Formação de Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/09 - 2023/06/27 | Dos olhares dos outros à empatia histórica: Compreensão contextualizada de alunos de 9.º e 12.º ano
Orientador de Ana Isabel da Silva Fernandes
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2021/09/14 | As potencialidades da História Local e do Património no Ensino da História e da História da Cultura e das Artes
Coorientador de Ana Rita Teixeira Vieira
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11/18 - 2022/11/18 | Membro da Comissão Organizadora da I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial,
coordenada por Santiago Ponsoda-López de Atalaya, na Facultat d’Educació, Universidade de Alicante, realizada no dia 18 de
novembro de 2022. (2022/11/18 - 2022/11/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universitat d'Alacant Facultat d'Educació, Espanha |
2021 - 2021 | Membro da Comissão Organizadora do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo,
realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM, de 26 a 28 de julho de 2021 (2021/07/26 - 2021/07/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da Comissão Organizadora e Executiva da Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre
museus, escolas e territórios, organizada pelo CITCEM e realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (online)
nos dias 22 e 23 de outubro de 2020. (2020/09/22 - 2020/09/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2016/10/26 - 2016/10/28 | Membro do Comité Organizador do III Congreso Internacional de Educación Patrimonial (2016/10/26 - 2016/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
OEPE, Espanha |
2016/09/11 - 2016/09/13 | Membro da Comissão Organizadora do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: "Epistemologias e Ensino
de História". (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2015 - 2015 | Membro da Comissão Coordenadora da Organização do XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência
Histórica e Interculturalidade, realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 10 a 12 de julho de 2015. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Membro da Comissão Organizadora Local da HEIRNET 8th International Conference, organizada pela History Educators International
Research Network, e realizada no Instituto de Educação da Universidade do Minho e no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa,
em Braga, nos dias 18 a 20 de julho de 2011. (2011/07/18 - 2011/07/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Membro da Comissão Organizadora das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Consciência Histórica na Era da Globalização,
realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, nos dias 15 a 18 de julho de 2011. (2011/07/15 - 2011/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2009 - 2009 | Membro da Comissão Organizadora das IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Investigação em Educação Histórica e
em Educação Geográfica, realizadas no Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, nos dias 5, 7
e 8 de setembro de 2009. (2009/09/05 - 2009/09/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2007 - 2007 | Coordenadora do Secretariado das VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Estudos de Consciência Histórica na Europa,
América, Ásia e África, organizadas no âmbito dos Projetos Cognição e Aprendizagem em História e Ciências Sociais e Consciência
Histórica – Teoria e Práticas, Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, de 5 a 7 de julho de
2007. (2007/07/05 - 2007/07/07)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05/19 | Hacia un patrimonio inclusivo: análisis de buenas prácticas de educación patrimonial y emocional para el desarrollo de las
personas con capacidades diferentes / Towards an inclusive heritage: analysis of good practices of heritage and emotional
education for the development of people with different abilities
Arguente principal
|
Inmaculada Carmen Gómez Hurtado (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
|
2023/03/24 | (h)istórias da História Local: À Descoberta do Património Local com crianças em idade Pré escolar
Arguente principal
|
Francisca Pereira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2023/01/05 | Promover a articulação entre o património local e o conhecimento histórico
Arguente principal
|
Manuel Tiago de Bourbon Lima Fonseca Folhadela (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/12/15 | Livros didáticos regionais: o patrimônio imaterial como evidência histórica
Arguente principal
|
Maria Luiza Queiroz Freire (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
|
2022/11/29 | A Utilidade da Visita de Estudo no Ensino da História: Diferentes Estratégias
Arguente principal
|
João Vítor Mendes Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/06/22 | Patrimonio, Educación y Ciudadanía
Arguente
|
Andrés Domínguez Almansa (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2022/03/23 | Desenvolvimento de competências em História: planear, implementar e avaliar tarefas no Ensino Secundário
Arguente principal
|
António Cadillon Leite de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/11/15 | Aprender Guimarães. A Visita de Estudo na Didática da História e como estratégia promotora da Cidade Educadora
Arguente principal
|
Paula Alexandra Marques Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/11/08 | O papel da História, Geografia e Cultura dos Açores na construção da identidade insular
Arguente principal
|
Dina Sofia Marques Neto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/10/25 | "Vi(m)ver a História". A Didática do Objeto na aula de História: motivação ou distração?
Arguente principal
|
Sandra Cristina de Matos Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/10/22 | A aprendizagem através da empatia histórica no 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Tiago Vaz Cipriano Moura (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021/06/17 | A materia de Paisaxe e Sustentabilidade en aulas de secundaria: observación e reflexión crítica desde un modelo alternativo
Arguente
|
Tania Riveiro Rodríguez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2020/12/15 | A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
Arguente principal
|
Sérgio Costa Couto (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/11/13 | Trago o mar imenso no meu peito… Por isso é que eu sou das Ilhas de Bruma’. A importância da História Local no ensino da História
Arguente principal
|
Érica Rafaela Rodrigues Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/07/21 | La educación patrimonial como vínculo entre escuela y museo: Un estudio de caso para la formación de la ciudadanía en Ciencias
Sociales de ESO
Arguente
|
Mónica Trabajo Rite (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
|
2020/07/16 | Experimentación y análisis del uso de los videojuegos para la educación patrimonial. Estudio de caso en 1º de ESO
Arguente
|
Rocío Jiménez Palacios (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
|
2019/12/13 | Empatía y desarrollo del pensamiento histórico: un estudio con profesores en formación
Arguente
|
Maria Teresa Carril Merino (Doutoramento)
Universidad de Valladolid Facultad de Educación y Trabajo Social, Espanha
|
2019/11/29 | Teorías epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseño y validación de una prueba
Arguente
|
Ana Isabel Ponce Gea (Doutoramento)
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2019/10/16 | @Fator_História. Uma perspetiva sobre o uso das redes sociais no Ensino
Arguente principal
|
José Emanuel Pinheiro Mendonça da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/07/23 | A Visita de Estudo na Didática da História
Arguente principal
|
Filipe Alberto Vieira do Vale (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/04/11 | La enseñanza de las ciencias sociales en Colombia: prácticas pedagógicas, concepciones y discursos de los estudiantes
Arguente
|
Nancy Palacios Mena (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
|
2018/11/02 | A Empatia como estratégia para o Ensino-Aprendizagem em História
Arguente principal
|
Mariana Ventura de Matos Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/11/16 | "Só se ama o que se conhece...". Contributos da História local no Ensino da História
Arguente principal
|
Sílvia Isabel Brochado Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017/01/31 | Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de "aula oficina"
Arguente
|
Angelina Lopes Luiz Aguiares Ngungui (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/10/24 | As materialidades como recurso promissor de aprendizagem em História e Geografia
Arguente principal
|
Mónica Flávia Ferreira Merêncio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016/10/21 | Pensar históricamente. La evaluación en la PAU de Historia de España
Arguente
|
Carlos Fuster García (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
|
2013/11/08 | Viagens na minha terra... Contributos para uma valorização do Património Industrial
Arguente principal
|
Paula Cristina Oliveira Brandão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2013/11/08 | O trabalho de grupo cooperativo nas disciplinas de História e de Geografia
Arguente principal
|
Carla Patrícia Freixo Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2012/12/04 | Os objetos museológicos e a construção da memória local: um estudo com alunos da 8ª classe secundária de Nampula, Moçambique
Arguente principal
|
Mingas Eduardo Kok (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | MIDAS: Museus e Estudos Interdisciplinares (2182-9543) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06 - 2019/07 | Membro da equipa que elaborou a proposta de documento de Aprendizagens Essenciais para a nova disciplina de opção do 12.º ano de escolaridade: ¿História, Culturas e Democracia¿, em colaboração com CITCEM e a Associação de Professores de História. Disponível em: https://aph.pt/nova-disciplina-anual-historia-culturas-e-democracia-hcd/ | Universidade do Porto / CITCEM, Portugal Associação de Professores de História, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - Atual | Património Cultural, História Local e Ensino | Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/08/05 | Palestrante (online) sobre o tema: Educação Histórica e Patrimonial: olhares sobre o patrimônio em tempos de pandemia, para a Lives História Revista, do Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, Brasil, a 5 de agosto de 2020. | Lives História Revista, do Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Membro do Conselho Consultivo (Consejo Asesor) da equipa Editorial da revista Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica
de la Historia. ISSN: 2386-8864 (electrónico) / 1136-2464 (impreso). Indexada em Scopus e em Emerging Sources Citation Index,
entre outros. [https://revistas.um.es/pantarei/about/editorialTeam]
Membro
|
Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica de la Historia, Espanha |
2019 - Atual | Membro do Comité Científico da revista Didattica della storia: Journal of Didactics of History [ISSN 2704-8217]. Dipartimento
di Scienze Dell¿Educazione «Giovanni Maria Bertin» Alma Mater Studiorum, Università di Bologna. Disponível em https://dsrivista.unibo.it/about/displayMembership/255
Membro
|
Didattica della storia – Journal of Didactics of History, Itália |
2016 - Atual | Membro do Comité Científico da revista "Clío. History and history teaching". (ISSN 1139-6237). Disponível em: https://papiro.unizar.es/ojs/index.php/clio/about/editorialTeam
Membro
|
Clío. History and history teaching, Espanha |
2023 - 2023 | Membro da Comissão Científica do I Congresso de História Pública em Portugal, organizado pela Universidade Nova de Lisboa,
nos dias 1 e 2 de junho de 2023.
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022/11/18 - 2022/11/18 | Membro do Comité Científico da I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial,
coordenada por Santiago Ponsoda-López de Atalaya, na Facultat d?Educació, Universidade de Alicante, realizada no dia 18 de
novembro de 2022.
Membro
|
Universitat d'Alacant Facultat d'Educació, Espanha |
2021/07/26 - 2021/07/28 | Membro da Comissão Científica do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020/10/22 - 2020/10/23 | Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional "Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas
e territórios"
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/07/12 - 2019/07/13 | Membro do Comité Científico do I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais do CITCEM, "Educação Histórica e
Patrimonial: do Local ao Global".
Membro
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2018/09/06 - 2018/09/08 | Membro do Comité Científico do XXVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: "Conciencia histórica y controversia:
la labor social de la historia; Homenaje a la professora Dolinha Schmidt".
Membro
|
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha |
2017/11/08 - 2017/11/10 | Membro do Comité Científico do I Congreso Internacional Educación Histórica y adquisición de competencias clave.
Membro
|
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha |
2017/05/17 - 2017/05/19 | Membro do Comité Científico do I Congreso Internacional de Educación: Patrimonio y Creatividad, organizado pela Universidade
de Valladolid, Campus Duques de Soria, de 17 a 19 de maio de 2017, na Facultad de Educación, Soria.
Membro
|
Universidad de Valladolid - Campus Duques de Soria, Espanha |
2016/09/11 - 2016/09/13 | Membro da Comissão Científica do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de
História, organizado pelo CITCEM e realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 11 a 13 de setembro de 2016.
Membro
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2016/04/26 - 2016/04/29 | Membro do Comité Científico Internacional do I Congreso Internacional Creando ciudadanos, construyendo identidades, organizado
pelo Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales, Facultad de Educación, Universidad de Murcia, de 26 a 29 abril de
2016.
Membro
|
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha |
2014/10/28 - 2014/10/31 | Membro do Comité Científico do II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una
visión complementaria entre España, Francia y Brasil, organizado por OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España)
e realizado no Museu do Traje, em Madrid, de 28 a 31 de outubro de 2014.
Membro
|
Observatorio de Educación Patrimonial de España, Espanha |
2013/05/29 - 2013/06/01 | Membro da Comissão Científica do V Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales,
e XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica, organizado pelo Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales
e realizado na Faculdad de Formación del Professorado da Universidad de Barcelona, de 29 de maio a 1 de junho de 2013.
Membro
|
Universitat de Barcelona Facultat d'Educació, Espanha |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Colaboração com a Escuela de Doctorado da Universidad de Zaragoza, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Borja Aso Morán, intitulada: Educación Patrimonial en tiempos digitales Estudio de la educomunicación en redes sociales del Museo Diocesano de Jaca. | Universidad de Zaragoza, Espanha |
2019/09 - 2019/09 | Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Inmaculada Sánchez Macías, intitulada: La Educación Patrimonial en Castillha e León: Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en Secundario e Bachillerato. | Universidad de Valladolid, Espanha |
2019/07 - 2019/07 | Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Marta Martínez Rodríguez, intitulada: La educación patrimonial inmaterial: análisis del currículo y evaluación de programas. | Universidad de Valladolid, Espanha |