???global.info.a_carregar???
Cátia Silva holds a degree in New Communications Technologies and a Master’s degree in Multimedia Communication – Interactive Multimedia –, both from the University of Aveiro. Currently, she is a PhD Fellow in Multimedia in Education. Her interests are in Digital Games, Storytelling, Interactive Narratives, and Interaction Design, more specifically in the area of mixed realities.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cátia Sofia Vieira da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Cátia

Identificadores de autor

Ciência ID
DB1E-5F11-5B95
ORCID iD
0000-0002-0047-8763
Scopus Author Id
57223604570

Endereços de correio eletrónico

  • csvs@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2024
Em curso
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Comunicação Digital de Atividades Participativas em Contextos de Turismo Cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018 - 2021
Concluído
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Multimédia Interativo
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
"Narrativas Interativas para Jogos de Tabuleiro Híbridos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2015 - 2018
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
15
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/10/01 - Atual Comunicação Digital de Atividades Participativas em Contextos de Turismo Cultural
2021.07253.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021 FlavourGame - Participate and Change, Playing with Textures and Flavours
Master's student
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Ferreira, Maria; Raposo, Rui; Vairinhos, Mário; Nelson Zagalo. "An Analysis of the Sense of Presence in Virtual Reality: The Influence of Content Type, Exposure Time, and Gender". Trabalho apresentado em HCII 2024 - 26th International Conference on Human-Computer Interaction, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Alice Coanhas; Silva, Cátia; Nelson Zagalo. "Almeida Star Defense: A Combination of History and Game for the Preservation of Cultural Heritage". Trabalho apresentado em ARTECH 2023: 11th International Conference on Digital and Interactive Arts, 2023.
    Publicado • 10.1145/3632776.3632807
  3. Marques, Bernardo; Costa, Liliana; Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Silva, Samuel; Zagalo, Nelson. ""Push the Industrial Complexity Away": A Vision for using Data Collection and Mixed Reality as an Analysis Tool in Industrial Product Co-Design". 2023.
  4. Reisinho, Pedro; Silva, Catia; Vairinhos, Mario; Oliveira, Ana Patricia; Zagalo, Nelson. "Tangible Interfaces and Augmented Reality in a Nutrition Serious Game for Kids". Trabalho apresentado em Serious Games and Applications for Health (SeGAH 2021), 2021.
    Publicado • 10.1109/segah52098.2021.9551852
Artigo em revista
  1. Silva, Cátia; Zagalo, Nelson; Vairinhos, Mário. "Towards participatory activities with augmented reality for cultural heritage: A literature review". Computers & Education: X Reality 3 (2023): 100044. http://dx.doi.org/10.1016/j.cexr.2023.100044.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.cexr.2023.100044
Capítulo de livro
  1. Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Zagalo, Nelson; Vairinhos, Mário; Oliveira, Ana Patrícia. "Creative Process for Designing a Hybrid Game for Nutrition Education". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 492-505. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_40
Resumo em conferência
  1. Silva, Cátia; Zagalo, Nelson; Vairinhos, Mário. "Jogos Sérios de Realidade Aumentada como Método de Preservação do Património Cultural". Trabalho apresentado em GAMERS4NATURE: Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental, Aveiro, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Cátia. "Narrativas Interativas para Jogos de Tabuleiro Híbridos". Mestrado, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, 2021. http://hdl.handle.net/10773/32334.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/29 Almeida Star Defense: A Combination of History and Game for the Preservation of Cultural Heritage ARTECH 2023: 11th International Conference on Digital and Interactive Arts
2022/02/04 Jogos Sérios de Realidade Aumentada como Método de Preservação do Património Cultural Gamers4Nature - Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Design de um jogo sério histórico para turismo cultural
Coorientador de Alice Coanhas
Desenvolvimento de Jogos Digitais (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/02/26 - 2024/02/28 Global Game Jam 2024 (2024/02/26 - 2024/02/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática, Portugal
2023/11/28 - 2023/11/30 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts - Videojogos 2023 - Demo and Workshop (2023/11/28 - 2023/11/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática, Portugal
2023/02/03 - 2023/02/05 Global Game Jam 2023 (2023/02/03 - 2023/02/05)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática, Portugal
2022/11/03 - 2022/11/04 International Conference on Graphics and Interaction 2022 - ICGI'2022 - Student Volunteer (2022/11/03 - 2022/11/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática, Portugal
2022/05/19 - 2022/06/24 ACM International Conference on Interactive Media Experiences 2022 - ACM IMX 2022 - Student Volunteer (2022/06/22 - 2022/06/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Federal Fluminense, Brasil

Universidad Politécnica de Madrid, Espanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/07/05 - 2023/07/07 Encontro Ciência 2023, e-poster exhibition "A Conexão do Passado e o Presente: Atividades Participativas com Realidade Aumentada para o Património Cultural".
Encontro
Encontro Ciência 2023
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2022/05/16 - 2022/05/18 Encontro Ciência 2022, e-poster exhibition "Comunicação Digital de Atividades Participativas em Contextos de Turismo Cultural".
Encontro
Encontro Ciência 2022
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2022/05/04 - 2022/05/04 "Digital Storytelling in Education: a few case studies and future opportunities" by Professor Massimo Zancanaro.
Seminário
Digital Storytelling in Education: a few case studies and future opportunities
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022/03/30 - 2022/03/30 "Escrita Científica em Inglês" by Professora Ana Margarida Costa.
Oficina (workshop)
Escrita Científica em Inglês
Universidade de Aveiro - Núcleo dos Investigadores Bolseiros do CIDTFF, Portugal, Portugal
2022/02/18 - 2022/02/18 "3rd LOCUS Seminar - Cultural Heritage: immaterial spaces as spaces of recreation" moderated by Professors Lídia Oliveira and Ana Carla Amaro.
Seminário
3rd LOCUS Seminar - Cultural Heritage: immaterial spaces as spaces of recreation
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022/02/15 - 2022/02/15 "Conferência sobre Metodologias Qualitativas de Investigação" by Professor Jessica Nina Lester.
Conferência
Conferência sobre Metodologias Qualitativas de Investigação
Universidade de Aveiro - Núcleo dos Investigadores Bolseiros do CIDTFF, Portugal, Portugal
2022/01/24 - 2022/01/24 "Storytelling em Comunicação de Ciência" by Marta Condesso.
Oficina (workshop)
Storytelling em Comunicação de Ciência
Universidade de Aveiro - Núcleo dos Investigadores Bolseiros do CIDTFF, Portugal
2021/09/13 - 2021/09/17 ATOMIC Summer School 2021
Oficina (workshop)
ATOMIC Summer School 2021
Polytechnic of Šibenik, Croácia
2019/11/27 - 2019/11/29 Videojogos2019 - 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts.
Conferência
Videojogos2019 - 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/11/27 - 2019/11/27 "Introduction to Modern Board Game Design" by Micael Sousa.
Oficina (workshop)
Introduction to Modern Board Game Design
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019/09/27 - 2019/09/27 "360º Mixed Realities e Audiovisual" Talk
Outro
360º Mixed Realities e Audiovisual
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2018/11/22 - 2018/11/22 "Role of Usability in Systems Thinking" Talk
Outro
Role of Usability in Systems Thinking
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Altice Labs, Portugal