???global.info.a_carregar???
Cátia Silva é licenciada em Novas Tecnologias de Comunicação e tem um mestrado em Comunicação Multimédia - Multimédia Interativo -, ambos pela Universidade de Aveiro. Atualmente, é bolseira de doutoramento em Multimédia na Educação. Os seus interesses são em Jogos Digitais, Storytelling, Narrativas Interativas, e Design Interativo, mais especificamente na área das realidades mistas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cátia Sofia Vieira da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Cátia

Identificadores de autor

Ciência ID
DB1E-5F11-5B95
ORCID iD
0000-0002-0047-8763
Scopus Author Id
57223604570

Endereços de correio eletrónico

  • csvs@ua.pt (Profissional)

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Catia-Silva-32 (Académico)
  • https://digimedia.web.ua.pt/archives/team/catia-silva (Académico)
  • https://www.ua.pt/pt/p/80490276 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2024
Em curso
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Comunicação Digital de Atividades Participativas em Contextos de Turismo Cultural" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018 - 2021
Concluído
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Multimédia Interativo
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
"Narrativas Interativas para Jogos de Tabuleiro Híbridos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2015 - 2018
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
15
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - Atual Comunicação Digital de Atividades Participativas em Contextos de Turismo Cultural
2021.07253.BD
Bolseiro de Doutoramento
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2021 FlavourGame - Participate and Change, Playing with Textures and Flavours
Estudante de Mestrado
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reisinho, Pedro; Silva, Catia; Vairinhos, Mario; Oliveira, Ana Patricia; Zagalo, Nelson. "Tangible Interfaces and Augmented Reality in a Nutrition Serious Game for Kids". Trabalho apresentado em Serious Games and Applications for Health (SeGAH 2021), 2021.
    Publicado • 10.1109/segah52098.2021.9551852
Capítulo de livro
  1. Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Zagalo, Nelson; Vairinhos, Mário; Oliveira, Ana Patrícia. "Creative Process for Designing a Hybrid Game for Nutrition Education". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 492-505. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_40
Resumo em conferência
  1. Silva, Cátia; Zagalo, Nelson (D419-A8C0-87C8); Vairinhos, Mário. "Jogos Sérios de Realidade Aumentada como Método de Preservação do Património Cultural". Trabalho apresentado em GAMERS4NATURE: Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental, Aveiro, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Silva, Cátia. "Narrativas Interativas para Jogos de Tabuleiro Híbridos". Mestrado, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, 2021. http://hdl.handle.net/10773/32334.
Website
  1. Silva, Cátia; Reisinho, Pedro. Passo a Passo Construindo o Futuro. 2017. http://www.aecerco.pt/erasmus/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/04 Jogos Sérios de Realidade Aumentada como Método de Preservação do Património Cultural Gamers4Nature - Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental
Universidade de Aveiro - DigiMedia (Aveiro, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11/03 - 2022/11/04 Estudante voluntário na International Conference on Graphics and Interaction - ICGI'2022, realizado na Universidade de Aveiro. (2022/11/03 - 2022/11/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/05/19 - 2022/06/24 Estudante voluntário na ACM International Conference on Interactive Media Experiences 2022 (ACM IMX 2022), realizado na Universidade de Aveiro. (2022/06/22 - 2022/06/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Federal Fluminense, Brasil

Universidad Politécnica de Madrid, Espanha
2022/04/27 - 2022/04/28 Membro voluntário na organização das CNC - Competições Nacionais de Ciência 2022. (2022/04/27 - 2022/04/29)
Concurso (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/05/16 - 2022/05/18 Participação no Encontro Ciência 2022, onde foi apresentado o e-poster "Comunicação Digital de Atividades Participativas em Contextos de Turismo Cultural".
Encontro
Encontro Ciência 2022
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Ciência Viva, Portugal
2022/05/04 - 2022/05/04 Participação no seminário "Digital Storytelling in Education: a few case studies and future opportunities" da autoria do Professor Massimo Zancanaro.
Seminário
Digital Storytelling in Education: a few case studies and future opportunities
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022/03/30 - 2022/03/30 Participação no workshop sobre escrita científica em inglês, da autoria da Professora Ana Margarida Costa.
Oficina (workshop)
Escrita Científica em Inglês
Universidade de Aveiro - Núcleo dos Investigadores Bolseiros do CIDTFF, Portugal, Portugal
2022/02/18 - 2022/02/18 Participação no 3rd LOCUS Seminar – Cultural Heritage: immaterial spaces as spaces of recreation, moderado pelas Professoras Doutoras Lídia Oliveira e Ana Carla Amaro.
Seminário
3rd LOCUS Seminar – Cultural Heritage: immaterial spaces as spaces of recreation
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022/02/15 - 2022/02/15 Participação na Conferência sobre Metodologias Qualitativas de Investigação, da autoria da Professora Doutora Jessica Nina Lester, da Universidade de Indiana.
Conferência
Conferência sobre Metodologias Qualitativas de Investigação
Universidade de Aveiro - Núcleo dos Investigadores Bolseiros do CIDTFF, Portugal, Portugal
2022/02/04 - 2022/02/04 Participação na conferência Gamers4Nature - Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental onde foi apresentado o resumo "Gamers4Nature - Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental".
Conferência
Gamers4Nature - Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022/01/24 - 2022/01/24 Participação no Workshop sobre o recurso ao Storytelling em comunicação de ciência, dinamizado pela contadora de histórias Marta Condesso, da Fábrica Centro Ciência Viva, em Aveiro.
Oficina (workshop)
Storytelling em Comunicação de Ciência
Universidade de Aveiro - Núcleo dos Investigadores Bolseiros do CIDTFF, Portugal
2021/09/13 - 2021/09/17 Participação na Summer School 2021 do Projeto financiado pela Erasmus+ "ATOMIC" (Augmented RealiTy fOr Management Skllls Development with real-based Cases), onde foram realizados testes de usabilidade dos vários cenários do projeto.
Oficina (workshop)
ATOMIC Summer School 2021
Polytechnic of Šibenik, Croácia
2021/08/04 - 2021/08/06 Participação na conferência SeGAH2021, onde foi apresentado o artigo "Tangible Interfaces and Augmented Reality in a Nutrition Serious Game for Kids".
Conferência
International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH) 2021
2020/12/02 - 2020/12/04 Participação na conferência TECH-EDU 2020, onde foi apresentado o artigo "Creative Process for Designing a Hybrid Game for Nutrition Education".
Conferência
International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU) 2020
2019/11/27 - 2019/11/29 Participação na conferência Videojogos2019, na Universidade de Aveiro, tendo a oportunidade de assistir a oradores (investigadores e profissionais) influentes no campo dos videojogos - Multimédia, Comunicação, Tecnologia, Educação, Psciologia e Artes -, debatendo e discutindo assuntos atuais.
Conferência
Videojogos2019 - 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts.
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2019/11/27 - 2019/11/27 Participação no Workshop sobre Jogos de Tabuleiro Modernos organizado pelo Dr. Micael Sousa - investigador do CITTA, do Departamento de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra.
Oficina (workshop)
Introduction to Modern Board Game Design
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2019/09/27 - 2019/09/27 Participação na Talk "360º Mixed Realities e Audiovisual", onde foi discutido a criação de vídeos desenvolvidos em 360º, reproduzidos com o auxílio de realidades mistas.
Outro
360º Mixed Realities e Audiovisual
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2018/11/22 - 2018/11/22 Participação na palestra "Role of Usability in Systems Thinking", realizada no âmbito do World Usability Day, onde foram debatidos temas como Interação Humano-Computador, Usabilidade e User Experience.
Outro
Role of Usability in Systems Thinking
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Altice Labs, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Liga Portuguesa de Profilaxia Social (LPPS) Membro Suplente da Direção

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2012 - 2014 Os Pequenos Einsteins - Mentoria de alunos do 1º Ciclo das Escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto em experiências científicas realizadas no âmbito do projeto "Os Pequenos Einsteins" promovido pelo Clube da Ciência. Alunos do 1º Ciclo das Escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto
Distinções

Prémio

2019 Inovação Tecnológica na Indústria de Retalho - 3º Classificado (WorkUP)
Universidade de Aveiro, Portugal

Bright Pixel, Portugal

Sonae IM, Portugal
2016 Made in DeCA - Nomeação para Melhor Montagem (25)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal