???global.info.a_carregar???
Joana Rosa Baião Latas holds a PhD in History of Sciences and Scientific Education at University of Coimbra, a MSc in Educational Sciences: Supervision and a degree in Mathematics and Computer Science at University of Évora. Joana is the (co-)author of papers related with Mathematics Education, Etnhomathematics, Science Education and editor of a book with educational tasks for Astronomy for Development. In the last couple of years she has worked at the Gestão de Ciência e Tecnologia level at NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, as (co)coordinator of Education and Outreach projects. She has extensive experience in Mathematics teaching in Portugal, Guiné-Bissau and São Tomé and Príncipe in elementary, high, and higher levels. Joana is a certified trainer by Scientific and Pedagogical Council of Continuous Training (University of Minho, Portugal). She was Vice-President of the Mathematics Teachers Association in Portugal (2010-2012). Joana has (co)organized national and international outreach events. She is a member of Mathematics of Planet Earth committee, headed by Portuguese National Commission for UNESCO, and also a member of the Portuguese Language Office of Astronomy for Development for International Astronomical Union (PLOAD-IAU) steering committee.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Rosa Baião Latas

Nomes de citação

  • Latas, J.
  • Latas, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
DA14-3A56-81C0
ORCID iD
0000-0001-5882-4107

Endereços de correio eletrónico

  • jrblatas@uevora.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2022/06/02
Concluído
Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar, Portugal
"Explorações etnomatemáticas na ilha do Príncipe: uma proposta de trilho" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor, por unanimidade
2011/12/12
Concluído
Formadora registada (Outros)
Especialização em Área e domínio: C05 Didácticas específicas (Matemática)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2011/07/21
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação: Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
"O reconhecimento e a exploração da Matemática cultural: uma abordagem etnomatemática com alunos do 7.º ano de escolaridade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 (dezanove) valores
2006/02/04
Concluído
Matemática e Ciências da Computação, especialização principal em Matemática, especialização secundária em Ensino (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
""n/a"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (dezassete) valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/01 - 2021/06/30 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar, Portugal
2017/01/15 - 2019/10/31 Gestão de Ciência e Tecnologia NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de escolas José Régio, Portugal
2021/09/01 - 2023/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Portugal
2009/09/01 - 2012/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Básica Integrada de Aljezur, Portugal
2007/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Básica 2/3 Padre Bento Pereira, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01 - Atual Membro integrado Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2022 - Atual Coordenadora do Portuguese Language Office of Astonomy for Development (PLOAD) NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, Portugal
2006 - Atual Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Évora Associação de Professores de Matemática, Portugal
2011 - 2022/12 Colaboradora Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2010/09/03 - 2012/10/06 Vice-Presidente Associação de Professores de Matemática, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/09/01 - 2016/12/31 Professora de Matemática na Escola Secundária do Príncipe e Coordenadora de professores de Matemática do Departamento de Educação Fundação Príncipe Trust, São Tomé e Príncipe
2014/01/01 - 2015/08/31 Professora de Matemática na Escola Secundária do Príncipe, Supervisora de Projetos de Educação Matemática Here Be Dragons - HBD, São Tomé e Príncipe
2012/09/01 - 2013/08/31 Agente de Cooperação no âmbito do projecto Escola+ em São Tomé e Príncipe Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2006/09/01 - 2007/08/31 Agente da cooperação no âmbito do PASEG (Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2006/02/01 - 2006/07/31 Formadora no âmbito do Programa Competências Básicas em TIC nas EB1 Acompanhamento das escolas do 1.º ciclo do distrito de Évora Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/11/01 - 2021/06/30 O Roteiro etnomatemático como meio de divulgar a matemática embutida na cestaria da ilha do Príncipe.
SFRH/BD/149645/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Instituto de Investigação Interdisciplinar, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/07/01 - Atual Avaliação Formativa na Prática Letiva do Professor de Matemática: Relações com as Aprendizagens
CIEP/INT/4
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
2022/01/01 - 2024/12/31 Einstein, Eddington e o Eclipse. Uma história global do eclipse solar total de 1919
PTDC/FER-HFC/3491/2021
Investigador
FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017/11 - 2019/10 IDiverSE Islands Diversity for Science Education
2017-1-PT01-KA201-035919
Co-coordenação
NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/05/15 - 2019/03/31 Plano de Intervenção: Melhoria das Competências dos Alunos do Ensino Secundário em Língua Portuguesa e Matemática em São Tomé e Príncipe
(sem referência)
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barbosa, E.; Latas, J.; Borralho, A.; Carvalho, M. J.. "A articulação entre avaliação, ensino e aprendizagem na sala de aula de matemática". Trabalho apresentado em XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Setúbal, 2022.
    Publicado
  2. Latas, J.; Silva, J.. "Interações etnomatemáticas a propósito da cestaria da ilha do Príncipe". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, online, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/tr7a-j538
  3. Latas, J.; Silva, J.. "Os trilhos como recurso de educação científica em contexto não formal". Trabalho apresentado em XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências / IV International Seminar on Science Education, online, 2021.
    Publicado
  4. Doran, R.; Chaparro, G.; Farmanyan, S.; Forero-Romero, J.; Perez Henao, A.; Insiri, W.; Khasawneh, A.; et al. "Overview of IAU OAD Regional Offices and Language Centres". Trabalho apresentado em IAU XXX General Assembly, Viena, 2018.
    Publicado • 10.1017/S1743921319005362
  5. Latas, J.; Rodrigues, P.. "Sequencialidade educativa entre o Ensino Básico e o Ensino Secundário na disciplina de Matemática: o caso ilha do Príncipe". Trabalho apresentado em II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015: “Políticas e práxis da Educação nas perspetivas e em contextos pós-coloniais”, Praia, 2015.
    Publicado
  6. Latas, J.; Moreira, D.. "Exploring connections between local and global mathematics". Trabalho apresentado em 12th ICME - International Congress on Mathematical Education, Seoul, 2012.
    Publicado
  7. Latas, J.. "O reconhecimento e a exploração da Matemática cultural em contexto de sala de aula". Trabalho apresentado em I Jornadas de Investigação em Educação, Évora, 2012.
    Publicado
  8. Latas, J.; Moreira, D.. "Práticas culturais e comunicação matemática: o surf na aula de matemática". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2011.
    Publicado
  9. Latas, J.; Moreira, D.. "Uma abordagem etnomatemática em contexto de sala de aula". Trabalho apresentado em XIII CIAEM – Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife, 2011.
    Publicado
  10. Latas, J.; Moreira, D.. "The emergence of cultural mathematics: an ethnomathematical approach in the context of classroom". Trabalho apresentado em Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education., Rzeszów, 2011.
    Publicado
  11. Espadeiro, R.; Latas, J.; Marques, V.. "Uma experiência com testes em duas fases no 3º ciclo". Trabalho apresentado em ProfMat 2005, Évora, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Latas, Joana; Soares, Hugo Manuel Gonçalves. "Os olhares de Eddington como mote para um trilho de ciência na ilha do Príncipe". História da Ciência e Ensino 27 (2023): 142-156. https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/64399.
    Publicado • https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp142-156
  2. Latas, J.; Silva, J.. "Geometria como património imaterial em Angola!". Educação e Matemática 160 (2021): 11. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2696.
    Publicado
  3. Borralho, A.; Latas, J.; Barbosa, E.. "Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe: uma visão integradora". Revista Lusófona de Educação 54 (2021): 137-155. http://dx.doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle54.09.
    10.24140/issn.1645-7250.rle54.09
  4. Latas, J.; Pape, D.; Simões, A.. "Where exactly did A. S. Eddington observe the solar eclipse of 29 of May 1919?". Journal of Astronomical History and Heritage 23 3 (2020): 614-627. https://www.narit.or.th/files/JAHH/2020JAHHvol23/2020JAHH...23..614L.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Latas, J.; Prazeres, M. J.; Doran, Rosa; Fernandes, João. "Eddington at Sundy: From History to Legacy". Communicating Astronomy with the Public Journal 28 (2020): 29-32. https://www.capjournal.org/issues/28/28_29.php.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Latas, J.. "A pedra fundamental de um legado no Príncipe, 100 anos depois". Gazeta de Física 42 2 (2019): 30-31. https://www.spf.pt/magazines/GFIS/473.
    Publicado
  7. Alves-Brito, A.; Spinelli, P.; Cuambe, V.; Cabral, I.; Latas, J.; Doran, R.. "Astronomy for development in Portuguese-speaking countries". Nature Astronomy 3 5 (2019): 366-368. https://doi.org/10.1038/s41550-019-0736-9.
    Publicado • 10.1038/s41550-019-0736-9
  8. Latas, J.; Rodrigues, A.. "Trilho da Ciência: um percurso de Educação Científica na ilha do Príncipe.". Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática 8 2 (2015): 53-75. http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/178.
    Publicado
  9. Latas, J.; Moreira, D.. "Explorar conexões entre matemática local e matemática global". Revista Latinoamericana de Etnomatemática Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática 6 3 (2013): 36-66. http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/93.
    Publicado
  10. Latas, J.. "Em 2013, é tempo de explorar a Matemática do Planeta Terra". Educação e Matemática 119 (2012): 26-28. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2052.
    Publicado
  11. Latas, J.. "Despertar o pensamento geométrico com a hierarquização de quadriláteros". Educação e Matemática 117 (2012): 7-11. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2020.
  12. Latas, J.. "Conexões: um olhar etnomatemático". Educação e Matemática 110 (2010): 71-78. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/1907.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Moreira, D.; Latas, J.. "Mathematics education, cultural practices, and communication". In Language, Literacy, and Learning in STEM Education. Research Methods and Perspectives from Applied Linguistics, editado por Curry, M. J.; Hannauer, D. I., 109-122. John Benjamins Publishing Company, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Borralho, A.; Barbosa, E.; Vale, I.; Jacinto, H.; Silva, J. C.; Latas, J.. Profmat2015: matemática, currículo e desenvolvimento curricular. Associação de Professores de Matemática. 2015.
    Publicado • Editor
  2. Latas, J.; Canas, L.; Lourenço, P. J.. Do Planeta Terra ao Espaço: sugestões de tarefas experimentais para dentro e fora da sala de aula.. Santo António, São Tomé e Príncipe: Here Be Dragon - HBD. 2014.
    Publicado • Editor
  3. Latas, J.; Cardoso, L.. Eclipse 2013: História e Ciência no Príncipe. Santo António, São Tomé e Príncipe: Here Be Dragons - HBD. 2014.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Simões, M. F.; Marques, J.; Cuambe, V.; Cabral, I.; Oliveira, V.; Latas, J.. "Promoting the use of astronomy as a tool for Portuguese-speaking countries and communities - PLOAD". Trabalho apresentado em Goldschmidt2023, 2023.
    https://doi.org/10.7185/gold2023.19108
  2. Latas, J.; Doran, R.. "Celebrating Eddington@Sundy 100 years later". Trabalho apresentado em IAU XXX General Assembly, 2018.
  3. Latas, J.; Lourenço, P. J.. "À descoberta de frisos matemáticos em tecidos africanos". Trabalho apresentado em Conferência internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (As múltiplas formas de fazer e comunicar a cultura matemática em Língua Portuguesa), 2015.
Recurso online
  1. Latas, J.; Macias Marques, Pedro. Screenplay of the short video "Entrelaçar" for the International Day of Mathematics 2023, 11 min., International Mathematical Union, part of the IDM 2023 Online Celebration Session 1. 2023. https://www.youtube.com/watch?v=bGObSX0xxLE.
  2. Latas, J.. Celebrar a matemática. 2020. https://portaldoastronomo.org/2020/03/celebrar-a-matematica/.
Relatório
  1. Borralho, A.; Silvestre, M. J.; Barbosa, E.; Latas, J.. 2019. Plano de intervenção: melhorias das competências dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.
Resumo em conferência
  1. Latas, J.; Cabral, I.; Cuambe, V.; Santos, S.; Doran, R.. "Africa-Europe collaborations: Synergies through Astronomy among Portuguese speaking countries". Trabalho apresentado em European Astronomical Society Annual Meeting, 2023.
    Publicado
  2. Latas, J.. "Trilhos de educação científica orientados-pela-cultura". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education, Castelo Branco, 2022.
    Publicado
  3. Latas, J.; Barbosa, E.; Borralho, A.; Afonso, P.. "Avaliar para aprender: uma proposta de articulação com o ensino e a aprendizagem, na sala de aula de matemática.". Trabalho apresentado em II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V International Seminar on Science Education, Castelo Branco, 2022.
  4. Latas, J.. "Eddington @ Sundy: bringing All togheter". Trabalho apresentado em International Conference STEAM approach in Science Education, online, 2021.
    Publicado
  5. Latas, J.. "A balance of the centenary of the eclipse 1919 observations in Príncipe". Trabalho apresentado em European Planetary Sciences Congress - Division for Planetary Sciences join meeting 2019, Genebra, 2019.
    Publicado
  6. Latas, J.; Santos, M. T.; Rosa, M.; Silveira, A.; Ismael, A.; Silva, J.. "Jogos matemáticos: traços de lusofonia". Trabalho apresentado em Conferência internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (As múltiplas formas de fazer e comunicar a cultura matemática em Língua Portuguesa), Coimbra, 2015.
    Publicado
  7. Latas, J.; Rodrigues, A. V.. "Science Trail: A Pathway of Scientific Education in Príncipe Island". Trabalho apresentado em 5th International Congress on Ethnomathematics – ICEm5, Maputo, 2014.
    Publicado
  8. Latas, J.; Moreira, D.. "The emergence of cultural mathematics: an ethnomathematical approach in the context of classroom". Trabalho apresentado em Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education., Rzeszów, 2011.
Tese / Dissertação
  1. "Explorações etnomatemáticas na ilha do Príncipe: uma proposta de trilho". Doutoramento, Universidade de Coimbra, 2022. http://hdl.handle.net/10316/101653.
  2. Latas, Joana. "O reconhecimento e a exploração da Matemática cultural: uma abordagem etnomatemática com alunos do 7.º ano de escolaridade". Mestrado, Universidade de Évora, 2011. http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/10422.

Outros

Outra produção
  1. Aprendizagens Essenciais de Matemática. Co-autora das aprendizagens essenciais de matemática integradas no "Plano de Intervenção: melhoria das competências dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática" e adotadas pelo Ministério da Educação e Ensino Superior da República Democrática de São Tomé e Príncipe através do Despacho nº 51/GMEES/2020.. 2020. Borralho, A.; Barbosa, E.; Latas, J.; Silvestre, M. J..
  2. Guiões multimédia integrados no material de apoio aos manuais de 7.º ano de escolaridade - Pi e Xis. Co-elaboradora de guiões multimédia integrados no material de apoio aos manuais de 7.º ano de escolaridade - Pi e Xis - elaborados de acordo com programa de Matemática de Ensino Básico de 2007. Grupo editorial Leya Portugal. 2010. Barbosa, E.; Latas, J..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/15 Apontamentos de uma história global num mapa virtual (painel) 7.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/10/11 Astronomia para o Desenvolvimento em Língua Portuguesa (conferência plenária) Congresso Internacional de Ensino em Astronomia
Instituto Federal do Maranhão - Campus de Imperatriz (Imperatriz, Brasil)
2023/10/11 Trilhos de Ciência (minicurso) Congresso Internacional de Ensino em Astronomia
Instituto Federal do Maranhão - Campus de Imperatriz (Imperatriz, Brasil)
2023/09/16 Entrelaçar com matemática: relações entre geometria e álgebra (conferência paralela) AlgarMat 2023 (Encontro Regional de Professores de Matemática)
Núcleo Regional do Algarve da Associação de Professores de Matemática (Faro, Portugal)
2023/06/05 Avaliação formativa na prática letiva do professor de Matemática: relações com as aprendizagens (RAFA) Jornadas sobre avaliação Pedagógica
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/06/05 RAFA: Exemplos de práticas na sala de aula de matemática. Jornadas sobre avaliação Pedagógica
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/06/05 Práticas pedagógicas na sala de aula de matemática. (Painel) Jornadas sobre avaliação Pedagógica
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/05/11 Avaliar para aprender XII Encontro Regional de Educação: Aprender no Alentejo
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/03/08 Eddington's gazes: steps for a science trail 1st Workshop E3GLOBAL
Ciências ULisboa (Lisboa, Portugal)
2022/11/11 Design research educacional: algumas explorações Seminário no Doutoramento em Ciências da Educação
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2022/10/18 Design research educacional: uma abordagem Seminário GEMAZ
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) (online)
2022/08/13 Espaço Ciência Sundy: Potencialidades para o Desenvolvimento Sustentável da ilha do Príncipe Inauguração do Planetário do Espaço Ciência Sundy
Associação Espaço Ciência Sundy (online)
2021/09/21 Feedback para as aprendizagens dos alunos em sala de aula. Webinário GEMAZ #02
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) (online)
2021/09/07 Navegação STEAM à boleia da cultura. AlgarMat 2021
Núcleo Regional do Algarve da Associação de Professores de Matemática (online)
2021/09/07 Exploração de tarefas de ensino, avaliação e aprendizagem numa lógica STEAM (sessão prática) AlgarMat 2021
Núcleo Regional do Algarve da Associação de Professores de Matemática (online)
2021/07/08 Matemática e cestaria da ilha do Príncipe integradas na cultura. Celebração do 9º aniversário da Reserva da Biosfera UNESCO da ilha do Príncipe
Unidade de gestão da Reserva da Biosfera da Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe)
2020/03/04 Onde é que Eddington observou exatamente o eclipse de 29 de maio de 1919? Ciclo de café ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pelo Centro Interuniversitário em História das Ciências e da Tecnologia, Lisboa, Portugal (Portugal)
2019/11/30 Eddington na Sundy: uma celebração planetária a olhar para o futuro (Painel) Encerramento da programação Eddington na Sundy: 100 anos depois
Munícipio de Oeiras, Eddington na Sundy (Barcarena, Portugal)
2019/09/13 Eddington @ Sundy: 100 years later XXIX Astronomy and Astrophysics National Meeting
Sociedade Portuguesa de Astronomia e Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) (Lisboa, Portugal)
2019/06/27 Eddington @ Sundy: celebrating the centenary of 1919 solar eclipse European Week of Astronomy and Space Science
European Astronomical Society (Lyon, França)
2019/02/13 Inquiry e interdisciplinaridade na sala de aula Ciclo de Seminários II - Desafios à Comunidade Educativa
Centro de Formação Martins Sarmento (Guimarães, Portugal)
2018/09/22 Explorando conexões entre práticas etnomatemáticas e conceitos matemáticos II Jornadas do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica
Universidade de Aveiro Departamento de Física (Aveiro, Portugal)
2018/07/11 Inquiry colaborativo com as grandes ideias da ciência V Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Guimarães, Portugal)
2018/06/10 Celebrações do centenário do eclipse de 1919 no contexto PLOAD III reunião anual do PLOAD
Portuguese Language Office of Astronomy for Development (Praia, Cabo Verde)
2018/04/14 50 anos do Homem na Lua e 100 anos de Eddington no Príncipe Café-Ciência
Observatório Lago Alqueva (Monsaraz, Portugal)
2017/09/09 Centenário do Eclipse de 1919 em Sobral e Príncipe no contexto PLOAD (videoconferência) II workshop Brasil, Portugal e África
Portuguese Language Office of Astronomy for Development (São Paulo)
2017/07/12 PLATON: Uma aula no século XXI IV Encontro Internacional da Casa das Ciências
Casa das Ciências (Lisboa, Portugal)
2017/07/07 Educação Matemática no Mundo Algarmat 2017 (Encontro Regional de Professores de Matemática)
Núcleo Regional do Algarve da Associação de Professores de Matemática (Portimão, Portugal)
2017/06/30 Explorações etnomatemáticas na ilha do Príncipe Jornadas do Programa Doutoral em História das Ciências e Educação Científica
Universidade de Aveiro Departamento de Física (Aveiro, Portugal)
2014/11/14 Ensino e aprendizagem da Matemática: desafios e experiências em contextos africanos Oficina de autoria para os módulos do programa de formação de professores
Universidade Virtual Africana (Nairobi, Quénia)
2013/12/14 Matemática do Planeta Terra FASCÍNIO 2013 (IX Festa de Astronomia e Ciência)
NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia (São Pedro do Estoril, Portugal)
2013/10/19 Oficina: Medir as Estrelas Eclipse2013: História e Ciência no Príncipe
Eclipse2013: História e Ciência no Príncipe (Santo António, São Tomé e Príncipe)
2013/03/23 Representação do MPT2013 em São Tomé e Príncipe, Escola+ ProfMat2013 (Encontro Nacional de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática (Albufeira, Portugal)
2012/10/06 Matemática do Planeta Terra 2013 (Painel paralelo) ProfMat 2012 (Encontro Nacional de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática (Coimbra, Portugal)
2012/05/09 Explorações que tornam visível a matemática XIII AFI (Encontro de Aprendizagens Formais e Informais)
Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro (Redondo, Portugal)
2012/05/05 Matemática no Planeta Terra 2013: uma iniciativa à escala mundial (Conferência Plenária) EvoraMat 2012 (Encontro Regional de Professores de Matemática)
Núcleo Regional de Évora da Associação de Professores de Matemática (Portel, Portugal)
2011/11/22 Diversidade cultural: desafios na sala de aula de Matemática Seminário Matemática Nómada
Associação de Professores de Matemática, Programa para a Inclusão e Cidadania - PIEC - do Alentejo (Évora, Portugal)
2011/09/07 Uma colaboração entre a APM e o projecto Terra Nómada, PIEC do Alentejo ProfMat 2011, (Encontro Nacional de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
2010/07/07 Novo Programa de Matemática do Ensino Básico no 3.º ciclo EvoraMat2010 (Encontro Regional de Professores de Matemática)
Núcleo Regional de Évora da Associação de Professores de Matemática (Évora, Portugal)
2009/09/05 Os Números e a Álgebra no novo Programa de Matemática do Ensino Básico ProfMat2009 (Encontro Nacional de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática (Viana do Castelo, Portugal)
2009/05/09 Tarefas exploratórias com padrões EvoraMat2009 (Encontro Regional de Professores de Matemática)
Núcleo Regional de Évora da Associação de Professores de Matemática (Viana do Alentejo, Portugal)
2008/09/04 Uma abordagem para a integração dos QIM nos processos de ensino e aprendizagem ProfMat2008 (Encontro Nacional de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática (Elvas, Portugal)
2008/09/04 Os Baús da Matemática: explorações no 3º ciclo ProfMat2008 (Encontro Nacional de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática (Elvas, Portugal)
2008/09/04 Os Baús da Matemática: explorações no 1º ciclo ProfMat2008 (Encontro Nacional de Professores de Matemática)
Associação de Professores de Matemática (Elvas, Portugal)
2008/05/10 Os Baús da Matemática... ÉvoraMat2008 (Encontro Regional de Professores de Matemática)
Núcleo Regional de Évora da Associação de Professores de Matemática (Évora, Portugal)
2006/07/05 Exploração de actividades interactivas na aprendizagem da Matemática CBTIC@EB1 (Encontro no âmbito do Programa Competências Básicas em TIC nas EB1)
Núcleo Minerva, Centro de Competência CRIE da Universidade de Évora (Évora)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/09/01 - 2019/12/31 Eddington na Sundy: 100 anos depois é um projeto que celebra o centenário das observações históricas do eclipse de 1919, promovendo iniciativas à escala global , mas tendo igualmente como propósito ser a pedra fundamental para criar um legado histórico e científico em São Tomé e Príncipe, em particular na Roça Sundy. Foi delineado um programa científico e um programa educacional para um público-alvo abrangente: comunidade científica e historiadores da ciência, nacionais e internacionais, comunidade escolar e toda a população. website: esundy.org. (2018/04/14 - 2019/05/31)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, Portugal

Universidade de Coimbra Museu da Ciência, Portugal

Universidade de Coimbra Observatório Geofísico e Astronómico, Portugal

Universidade de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe
2019/05 - 2019/09 E3. Einstein, Eddington e o Eclipse. (2019/05)
Exposição (Outra)
Universidade de Lisboa Museu Nacional de História Natural, Portugal
2015/03/26 - 2015/03/28 ProfMat2015 - Encontro nacional de professores de Matemática (2015/03/26 - 2015/03/28)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013/09/01 - 2013/12/31 Aproveitando o facto do eclipse solar de 3/11/2013 ser visto como parcial na ilha do Príncipe, foi organizado o "ECLIPSE 2013: História e Ciência no Príncipe". Este evento realizou-se em São Tomé e Príncipe, em particular na ilha do Príncipe, e que contou com dois objetivos principais: por um lado, promover e divulgar a Ciência; por outro, reafirmar o legado científico da ilha do Príncipe na História das ciências. Destinou-se a toda a sociedade civil, mas revelou-se de extrema importância para a comunidade científica, para professores e para alunos. (2013/10/01 - 2013/11/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra, Portugal

Here Be Dragons - HBD, São Tomé e Príncipe

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015/09 - 2015/10 Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa Coimbra

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013 - 2014 Educação e Matemática - Secção Matemática do Planeta Terra ( 0872-3915) Associação de Professores de Matemática

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015/10/27 - 2016/03/30 Didáctica da Matemática Bacharelato em Matemática / Física (Bachelor) Universidade de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe
2013/03/10 - 2013/10/31 Métodos de Investigação Bacharelato em Português/Francês, Matemática/Física e Biologia/Química (Bachelor) Universidade de São Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2013/03/18 "Professores associam-se à Matemática do Planeta Terra" Ciência Hoje

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/05/29 - 2019/05/29 Operação Einstein (participação em) Celebração do centenário de eclipse solar de 1919 na ilha do Príncipe
2019/05/25 - 2019/05/25 Há conversa Príncipe - Eclipse na Sundy
2019/05/22 - 2019/05/22 Terra Príncipe - À espera de Einstein (participação em) Celebração do centenário do eclipse solar de 1919 na ilha do Príncipe
2013/10/26 - 2013/10/26 Dias do Futuro Eclipse 2013: História e Ciência no Príncipe
2013/03/30 - 2013/03/30 Cientifica Mente Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra em S. Tomé e Príncipe

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/05 - Atual NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação Membro colaborador, Coordenadora de Projetos
2013/07/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Matemática Membro, Conselho Editorial da Revista Gazeta da Matemática (2014-2016)
2003/07/08 - Atual Associação de Professores de Matemática Membro, Vice-Presidente (2010-2012), Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Évora (desde 2006)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017/09/01 - Atual Membro do Conselho Diretivo a da Coordenação Internacional do Portuguese Language of Astronomy for Development. Desenho e coordenação da implementação de um plano de ação para implementar o plano de desenvolvimento estratégico da International Astronomical Union em países e comunidades de Língua Portuguesa, enquadrado no Office of Astronomy for Development. website: pload.org
Coordenador
NUCLIO Núcleo Interactivo de Astronomia, Portugal

International Astronomical Union, França
2013/01/05 - Atual Observadora do Comité Executivo para a CPLP. 2013 foi declarado pela UNESCO como o Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra (MPT). Foram lançados desafios que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra. Em Portugal o Comité da MPT é constituído por representantes de instituições e associações relacionadas com o ensino e divulgação da Matemática, existindo também a preocupação com a sua representação na CPLP., tendo-se mantido ativo desde 2013.
Membro
Comissão Nacional da UNESCO Portugal, Portugal
Distinções

Prémio

2003 Bolsa de mérito
Universidade de Évora, Portugal