???global.info.a_carregar???
Nuno Miranda e Silva. É Professor do ensino básico e secundário no(a) Republica Portuguesa Ministério da Educação. Publicou 8 artigos em revistas especializadas. Possui 2 livro(s). Participa e/ou participou como Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Ciências da Saúde com ênfase em Ciências do Desporto. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão de estabelecimentos de ensino; Liderança; Sistemas adaptativos complexos; Schools; Educational leadership; Educational management; Complex adaptive systems; Estilos de aprendizagem; Inovação; Learning styles; Adaptive complex systems; Leadership; Innovation; Educação Física; Pandemia; Avaliação; Aprendizagem; Ciências da Educação; Ciências Jurídicas; Tempo de Trabalho; Professores; Carreira Docente; Grounded Theory; Investigação; Educação; Complexity theory; Regulation; Inclusão; Desporto; Pessoas com deficiência; Liderança educacional; Teoria da Complexidade; Gestão Educacional; Regulação do sistema educativo; Epistemologia das Ciências da Educação; Práticas letivas; aprendizagem; avaliação; ensino; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nuno Miranda e Silva

Nomes de citação

  • Silva, Nuno

Identificadores de autor

Ciência ID
D916-FCEC-B55B
ORCID iD
0000-0002-3574-7679

Telefones

Telemóvel
  • 928031636 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09/06 - 2025/08/31
Em curso
Doutoramento em Ciência da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Investigação e serendipidade em Ciências da educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015/09/20 - 2017/01/18
Concluído
Mestrado em Administração e Gestão Educacional (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1994/09/30 - 1999/06/11
Concluído
Licenciatura em Ciências do Desporto - Menção em Educação Física e Desporto Escolar (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Bom
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/04/04 - 2012/06/04 Diretor do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Montemor-o-Novo Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09/01 - Atual Formador de professores Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2008/06/01 - 2012/06/01 Vice-Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Montemor-o-Novo Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/11 - 2025/10 Investigação e serendipidade em Ciências da Educação Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Outro

Designação Financiadores
2012/09/01 - Atual Um passo em frente
Sem referência
Dinamizador, coordenador, técnico.
Comunidade Sócio-Terapêutica casa João Cidade, Portugal
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Instituto Português do Desporto e Juventude IP

Instituto Nacional para a Reabilitação
Em curso
2017/01/01 - 2020/12/31 Driblar Culturas
Sem referência
Dinamizador, coordenador, técnico.
Associação de Solidariedade Social Assomada, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
2017/06/01 - 2019/06/01 Percursos partilhados
Sem código
Dinamizador, coordenador, técnico.
Associação de Solidariedade Social Assomada, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério da Administração Interna
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silva, Nuno; Dinis, Sónia. "A aprendizagem da Educação Física durante a pandemia: da desconstrução à reconstrução". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2022.
    Publicado
  2. Silva, Nuno; Dinis, Sónia. Autor correspondente: Silva, Nuno. "A regulação esquecida: o caso do tempo de trabalho dos professores". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2022.
    Publicado
  3. Silva, Nuno; Dinis, Sónia. "O ensino da educação Física na pandemia e os próximos anos letivos". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2022.
    Publicado
  4. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "Educacao justa: o que a pandemia desocultou?". Trabalho apresentado em XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, São Cristóvão, 2020.
    Publicado • 10.29380/2020.14.01.45
  5. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "Aprender sem a pressao de formar media de acesso ao ensino superior um caso com base na disciplina de Educacao Fisica". Trabalho apresentado em XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, São Cristóvão, 2020.
    Publicado • 10.29380/2020.14.01.44
  6. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "Aprender sem a pressão de formar média de acesso ao ensino superior". Trabalho apresentado em XIV COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, São Cristóvão, 2020.
    Publicado • http//:doi.org/10.29380/2020.14.01.42
  7. Silva, Sónia; Silva, Nuno. "EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE E INVESTIGAÇÃO: OS DESAFIOS LATENTES". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, 2020.
    Publicado
  8. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "O CASO DOS QUADROS DE VALOR E EXCELÊNCIA: AUTONOMIA PARA DECIDIR IGUAL!". Trabalho apresentado em IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas, Évora, 2020.
    Publicado
  9. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "O IMPACTO DA COMPLEXIDADE NA GESTÃO ESCOLAR E LIDERANÇA EDUCACIONA". Trabalho apresentado em IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Lérida, 2018.
  10. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "Gerir com confiança: Um estudo exploratório". Trabalho apresentado em IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Lérida, 2018.
    Publicado
  11. Silva, Nuno José Miranda e; Henriques, Susana. "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram". Trabalho apresentado em VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Nuno Miranda e Silva; Sónia Pereira Dinis. "As práticas letivas na educação física durante a pandemia: expectativas e realidades ,". Educação e Pesquisa (2023): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202349262256.
    10.1590/s1678-4634202349262256
  2. "A Educação Física nos tempos de crise: que estatuto emerge?". Revista Portuguesa de Investigação Educacional (2022): https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11400.
    10.34632/INVESTIGACAOEDUCACIONAL.2022.11400
  3. Silva, Nuno. "Grounded Theory para Iniciantes: Contributo para a investigação em educação". cadernos de Pesquisa (2022):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  4. "Três anos de teses de doutoramento em educação". Revista Portuguesa de Pedagogia (2022): https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/9645.
  5. Silva, Nuno; Henriques, Susana. "Projetos Educativos de Escolas Complexas: Como Construir?". Interacções 17 58 (2021): 256-281. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/23871.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25755/int.23871
  6. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "O que a Pandemia nos Pode Ensinar acerca da Avaliação Externa das Aprendizagens?". Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (2020): https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2020_9_3_014.
    Publicado • https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.014
  7. "The constructs of leadership, management and regulation in education". International Journal of Progressive Research in Education 3 1 (2020): 159-170.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Silva, Nuno José Miranda e; Henriques, Susana. "Dos estilos aos compromissos de aprendizagem: quando as interações lideram". Journal of Learning Styles 9 18 (2017): 213-235. http://hdl.handle.net/10400.2/6534.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "Uma Janela para a Ética das Políticas de Administração Educacional". In A educação no âmbito do político e de suas tramas, 304-316. Ponta Grossa, Brasil: Atena Editora, 2019.
    Publicado
  2. Silva, Nuno; Silva, Sónia. "As políticas de interação educativa: Impactos, processos e produtos". 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Nuno. Liderar organizações complexas. Lisboa, Portugal: Chiado Books. 2019.
    Publicado
  2. Silva, Nuno; Milecamps, Pascale. Via Inclusão. MONTEMOR-O-NOVO, Portugal: Comunidade Sócio-Terapêutica Casa João Cidade. 2017.
    Publicado
Pré-impressão
  1. Nuno Miranda e Silva. "The End of Objectivity and Subjectivity in Educational Sciences". 2023. https://doi.org/10.32388/4VM2S7.3.
    10.32388/4VM2S7.3
  2. Sónia Pereira Dinis; António Manuel Águas Borralho; Nuno Miranda e Silva. "Between Avoidance and the Need to Learn: Emerging Dynamics in the First Weeks of Classes in Higher Education in Angola". 2023. https://doi.org/10.32388/8WAB40.
    10.32388/8WAB40
Resumo em conferência
  1. Nuno Miranda e Silva. "The absence of epistemic peerhood in Education Sciences". 2023.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Nuno José Miranda e. "Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestão". Mestrado, Universidade Aberta, 2017. http://hdl.handle.net/10400.2/6270.
Atividades

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2013/01/01 Colunista do Jornal "A Folha de Montemor", na área da educação A Folha de Montemor

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/06/04 - 2019/05/03 Associação de Solidariedade Social Assomada Vogal da Direção
2013/01/04 - 2017/01/04 Associação Sentir às Avessas Presidente da Direção

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019/06/01 - Atual Comissão Externa de acompanhamento do Curso de mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta
Membro
Universidade Aberta, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/04/01 - 2021/04/30 Revista Interacções Instituto Politécnico de Santarém