???global.info.a_carregar???
Sílvia Cristina de Sousa Simões Pinto Roda Couvaneiro holds a Ph.D. in Education from the University of Lisbon, Institute of Education, which she completed in 2020, and a Master's degree in Education, also from the University of Lisbon, Institute of Education, earned in 2014. Both of her projects are related to Education and Technology integration in the classroom with high school students. Currently, she collaborates as an Invited Assistant Professor at the University of Lisbon, Institute of Education, and as an Invited Adjunct Lecturer at the Polytechnic Institute of Setúbal, Higher School of Education. Previously, she also collaborated with the University of Évora and with the Higher School of Education of the Piaget Institute of Almada, Portugal. In her academic career, Sílvia has made contributions to the field of Social Sciences, with a focus on Educational Sciences. She has authored journal articles and book chapters. Her research interests are related to topics such as Pedagogical Innovation, Innovative Learning Environments (ILE), Technology Enhanced Learning (TEL), Mobile Assisted Language Learning (MALL), Teaching English as a Foreign Language (TEFL), Digital Competence, and the integration of tablets and mobile technologies in education. Sílvia has trained teachers and professors from all fields, and from kindergarten teachers to higher education, particularly in terms of pedagogical innovation and technology integration. She has participated in scientific, technological, and artistic-cultural contexts and has participated in different research projects.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sílvia Cristina de Sousa Simões Pinto Roda Couvaneiro
Data de nascimento
1978/10/09
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Couvaneiro, Sílvia
  • Couvaneiro, Sílvia Roda
  • Roda, Sílvia

Identificadores de autor

Ciência ID
D819-EDCB-BB0A
ORCID iD
0000-0002-0970-4704

Endereços de correio eletrónico

  • silviacouvaneiro@ie.ulisboa.pt (Profissional)
  • silviacouvaneiro@ie.ulisboa.pt (Profissional)
  • silvia.couvaneiro@ese.ips.pt (Profissional)
  • silvia.couvaneiro@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/10/01 - 2025/07/31
Em curso
Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Aprendizagem da língua inglesa com tecnologias móveis: motivação, produção oral e competência digital" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2014
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Educação e Tecnologias Digitais
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005 - 2006
Concluído
Pós-graduação em T.E.F.L. (Teaching English as a Foreign Language) (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2005/06/30
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2002/09/06
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/21 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2015 - 2022 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2014 - 2015 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/10 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022/09 - 2024/01/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2020 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014/09/01 - 2016/09/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - 2012 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio do Vale, Portugal
2004 - 2005 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Portugal
2002 - 2004 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio do Vale, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Formadora acreditada - CCPFC RFO-39339 19 Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2013 - Atual Apple Professional Learning Specialist - Teacher training Apple Inc, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01 - 2023/06 Classroom 4.0 – wellbeing resources
POCI-01-0247-FEDER-047130
European Union
2016 - 2019 Technology Enhanced Learning and Societal Challenges - Phd Program
PD/BD/127996/2016
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2015 - 2016 Technology Enhanced Learning and Societal Challenges - Phd Program
PD/BI/113595/2015
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2022 Design FILS - Designing Future Innovative Learning Spaces Erasmus Plus
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - 2023 • Projeto MEDEiA – Skills 4 Pós-COVID — Competências para o futuro no Ensino Superior
Team member
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2018 - 2020 SIE Salas de Inovação Educativa - Implementação de Espaços Inovadores de Aprendizagem em escolas do 1º CEB
0
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Câmara Municipal de Cascais
2014 - 2015 Projeto TEA – Tablets no Ensino e na Aprendizagem: A Sala de Aula Gulbenkian – entender o presente, preparar o futuro
0
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Couvaneiro, Sílvia Roda. "De que falamos quando falamos de inovação? – Tecnologia, Pedagogia e Ambientes de Aprendizagem", PartilhasDigitais - Notícias, reflexões e informações do desenvolvimento digital das escolas no Alentejo Litoral, 2023, https://www.canva.com/design/DAFyX1rxrx4/w-WHJUdTI0zmS543dZo1Lw/view?utm_content=DAFyX1rxrx4&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor.
Artigo em conferência
  1. Couvaneiro, Sílvia Roda. "Pensamento crítico e inteligência artificial – contar histórias com o ChatGTP". Trabalho apresentado em Tic@Portugal’23, Setúbal, 2023.
  2. Couvaneiro, João; Proença, Luis; Azul, AC; Couvaneiro, Sílvia Roda. "Pecha Kucha para desenvolver a comunicação em estudantes do ensino superior". Trabalho apresentado em CNaPPES - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Faro, 2023.
  3. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, Neuza; Couvaneiro, Sílvia. "STUDENT TECHNOLOGY ADOPTION IN A 1:1 TABLET INTEGRATION PROJECT IN EFL". Trabalho apresentado em ICERI 2018 - 12th annual International Conference on Education and New Learning Technologies, Sevilha, 2018.
    Publicado • 10.21125/iceri.2018.1221
  4. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, Neuza. "Aprendizagem da língua inglesa com tablets 1:1 – Um estudo com alunos com necessidades educativas especiais". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2018., Lisbon, 2018.
  5. Couvaneiro, Sílvia. ""How I survived a no-tech day” - a project in English class using one iPad per student". Trabalho apresentado em 6th International Conference on TEFL, Lisboa, 2016.
  6. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, N.; Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Collaborative learning using tablets in EFL to develop oral communication". Trabalho apresentado em TEEM '15: 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Oporto, 2015.
    http://dx.doi.org/10.1145/2808580.2808602
  7. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "iPad in EFL - a project with Portuguese students using tablets to develop oral communication". Trabalho apresentado em ECER 2015, Budapeste, 2015.
  8. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Desenvolver a oralidade na aula de inglês com recurso a tecnologias móveis - projeto de vídeo com iPad". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 - Meio Século de TIC na Educação, Braga, 2015.
  9. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "iPad in the EFL classroom: exploring the use of tablets to develop communication skills". Trabalho apresentado em EUTIC International Conference: O papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos, Lisbon, 2014.
  10. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisbon, 2014.
  11. Couvaneiro, Sílvia Roda. "iPad to teach - what makes the difference". Trabalho apresentado em 20th TESOL Arabia International Conference & Exhibition, 2014.
Artigo em revista
  1. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Can tablets in efl classes impact students’ motivation to learn English?". (2020): https://doi.org/10.21814/diacritica.4972.
    https://doi.org/10.21814/diacritica.4972
  2. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Aprendizagem da Língua Inglesa com Tablets". (2019): https://doi.org/10.25749/sis.15859.
    https://doi.org/10.25749/sis.15859
  3. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Aprendizagem da Língua Inglesa com Tablets: Um Estudo com Alunos com Necessidades Educativas Especiais". (2019): https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/15859.
Artigo em revista (magazine)
  1. Couvaneiro, Sílvia. "News from 2064 - developing reading and speaking skills with the iPad in the classroom", IED InEnglishDigital e-zine, 2014, https://www.britishcouncil.pt/en/teach/inenglish.
Capítulo de livro
  1. Couvaneiro, Sílvia. "Há dias assim". In Direito a ter direitos, 66-68. Portugal: Nuclisol Jean Piaget e Ideias com História, 2022.
    Publicado
  2. Couvaneiro, Sílvia. "Confinamentos e Alunos capazes de Criar, Colaborar e Comunicar". In Educação Pós Pandemia - Um guia para desafiar as escolas | EDThink |, 142-144. Portugal: EDThink, 2021.
    Publicado
  3. Couvaneiro, Sílvia Roda. "Cenário 2 - Livro digital – iBook". In As exposições como estratégia de ação sociopolítica: cenários do projeto IRRESISTIBLE, 71-74. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
  4. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "“How I survived a no-technology day" – Criando vídeos no iPad para desenvolver a oralidade em inglês". In Diferentes designs de ensino e de recursos didáticos: Múltiplas possibilidades para a mediação pedagógica, 75-82. Curitiba-Paraná, Brasil: Editora Positivo, 2016.
    Publicado
  5. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, N.. "Tecnologias móveis 1:1 na aula de língua inglesa - efeitos no desenvolvimento da comunicação". Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015.
  6. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, N.. "Desenvolver a oralidade na aula de inglês com recurso a tecnologias móveis - projeto de vídeo com iPad". Universidade do Minho, Centro de Competência em TIC na Educação, 2015.
  7. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, N.. "Tecnologias móveis na aula de inglês e desenvolvimento da comunicação oral: Projeto com alunos portugueses". Editora Positivo, 2015.
  8. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, N.; Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "iPad in EFL - a project with 8th grade students". Faculdade de Motricidade Humana, 2015.
  9. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Tecnologias móveis na aula de inglês e desenvolvimento da comunicação oral: Projeto com alunos portugueses". In Ensinar a aprender! O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras, 160-169. Curitiba-Paraná, Brasil: Editora Positivo, 2015.
    Publicado
  10. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, N.. "iPad na aula de inglês: exploração do uso educativo dos tablets no desenvolvimento da produção oral". Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação, 2014.
  11. Couvaneiro, Sílvia; Pedro, N.. "iPad na aula de inglês: tecnologias móveis para desenvolver a comunicação". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
Livro
  1. Piedade, João; Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Pedro, Neuza; Couvaneiro, Sílvia. Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Lisboa, Portugal: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. 2023.
    Publicado
  2. Neto, Carlos; Cosme, Ariana; Ferreira, Daniela; Pedro, Neuza; Couvaneiro, Sílvia. Inovar em Cascais - Corpo Ativo - Cérebro Aprendente. Cascais, Portugal: Câmara Municipal de Cascais. 2022.
Manual
  1. pereira, L. A.; Couvaneiro, Sílvia Roda. Apresentação do Módulo de Formação de Docentes – Transversal. Portugal: Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação. 2022.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ana Cristina Azul; Proença, Luis; Couvaneiro, Sílvia Roda; Couvaneiro, João. "Developing communication skills in higher education - the use of the Pecha Kucha". Trabalho apresentado em 6º Congresso Internacional do Egas Moniz Center for Interdisciplinary Research (CiiEM), 2023.
  2. Couvaneiro, Sílvia Roda. "Aprendizagem móvel na aula de inglês: Motivação, produção oral e competência digital". Trabalho apresentado em X Fórum de Jovens Investigadores, 2019.
  3. Pedro, Neuza; Couvaneiro, Sílvia Roda. "Tablets 1:1 em Inglês Língua Estrangeira". Trabalho apresentado em Encontro Nacional do Multimédia, evento realizado em simultâneo na Universidade de Aveiro, Instituto de Educação da Universidade do Minho e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
  4. Couvaneiro, Sílvia Roda. "Tablets no 3º ciclo na aula de Inglês". Trabalho apresentado em IX Fórum de Jovens Investigadores, 2018.
  5. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Tablets 1:1 Na Aula De Inglês - Motivação, Competência Comunicativa E Competência Digital [Video-Poster] https://Youtu.Be/1mozdobplf4". Trabalho apresentado em Seminário Doutoral TELSC - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018.
  6. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Mobile Assisted Language Learning – Tablets 1:1". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016.
  7. Couvaneiro, Sílvia Roda; Pedro, Neuza. "Motivação, Competência Digital E Oralidade Na Língua Inglesa – Aprender Inglês Com Tablets 1:1". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016.
  8. Couvaneiro, Sílvia Roda. "Projecto No 3º Ciclo Com Tablets 1:1 – Motivação, Competência Digital E Oralidade Na Língua Inglesa". Trabalho apresentado em VII Fórum De Jovens Investigadores, 2016.
  9. Couvaneiro, Sílvia Roda. "Tecnologias Móveis 1:1 Na Aula De Língua Inglesa – Efeitos No Desenvolvimento Da Comunicação". Trabalho apresentado em VI Fórum De Jovens Investigadores, 2015.
Tese / Dissertação
  1. Roda Couvaneiro, Sílvia. "Aprendizagem da língua inglesa com tecnologias móveis : motivação, produção oral e competência digital". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10451/48497.
  2. Couvaneiro, Sílvia Roda. "iPad na aula de língua inglesa : tecnologias móveis para desenvolver a comunicação oral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10451/15973.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Encuentro con expertos: Espacios de Aprendizaje. 10 anos de Espaços Inovadores de aprendizagem no contexto português: the lessons learned Congreso Internacional EA Conference 2022 – “Estilos y Espacios de Aprendizaje en Educación”
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2021 Alunos que criam, colaboram e comunicam - aprendizagem ativa em tempos de pandemia III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação – Palestra: - “Ensino Híbrido e Tecnologias Digitais”
Universidade Federal do Maranhão (Maranhão, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual Transformação digital no ensino superior: Desenvolvimento da Competência Digital Docente
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023 - Atual Pensamento computacional e Aprendizagens Essenciais de Matemática no 3° ciclo do ensino básico
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023 - Atual A Criança como Cidadã Digital
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2023 - Atual Competência Digital dos Encarregados de Educação – Estudo de caso num agrupamento de escolas de Évora
Orientador
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2024/12/12 Utilização dos kits Escola Digital no 1º ciclo do Ensino Básico – um estudo de caso num agrupamento de escolas de Évora
Orientador
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - Atual Formação a professores em Centros de Formação de Escolas e Associações de Professores
2016 - Atual Workshop – Promover a comunicação dos alunos com APPs e tecnologias móveis
Congresso
IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023 - 2023 Pedagogical Innovation and Digital Technologies - strategies, examples, and projects at the University of Évora [Lecture]
Encontro
Capacity Building Training for SSAPI Project Partners - Projeto Erasmus+ SSAPI - Strategic Support for Accreditation of Programs and Internationalization at South Asian Higher Education Institutes
Universidade de Évora, Portugal
2023 - 2023 Competência Digital Educativa e Inovação Pedagógica na Formação de Professores. Palestra no Seminário Projeto de Avaliação do Impacto da Formação Contínua. II Jornada Formativa de Capacitação Digital nas Escolas: resultados, reflexões e práticas
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2023 - 2023 Inovação Pedagógica e ¿Tecnologias Digitais - Desafios e Possibilidades [Palestra]
Encontro
Sessão de Debate/trabalho – Metodologias Inovadoras de Ensino-Aprendizagem do Departamento de Desporto e Saúde
Universidade de Évora Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, Portugal
2023 - 2023 Aprender, Brincar e Crescer com Tecnologias – Parentalidade Digital Positiva [Palestra]
Encontro
Encontros com as famílias da Escola da Quinta dos Sonhos APCE Évora
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2023 - 2023 Atividades com ferramentas de Inteligência Artificial Generativa e pensamento crítico na unidade curricular "Digital Storytelling" [Comunicação]
Congresso
CNaPPES - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Algarve, Portugal
2023 - 2023 Pecha Kucha para desenvolver a comunicação em estudantes do ensino superior [Comunicação]
Congresso
CNaPPES - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Algarve, Portugal
2023 - 2023 Os desafios da digitalização na Educação
Mesa-redonda
Colóquio Educação para Todas/os – os grandes desafios da Educação: da digitalização à sustentabilidade
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2022 - 2022 Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais - Promoção da Transversalidade na formação de professores [Palestra]
Encontro
Encontros CFOS – Metodologias ativas de aprendizagem: a educação na era digital
Centro de Formação da Ordem de Santiago CFOS, Portugal
2022 - 2022 Ambientes Inovadores de Aprendizagem - 21st Century Skills e novas teorias de aprendizagem [Palestra]
Encontro
Jornadas Pedagógicas VII - Escola Secundária da Ramada
Escola Sec. da Ramada, Portugal
2022 - 2022 Outros tempos e outros espaços para (re)pensar a Educação
Mesa-redonda
XVI Encontro de Educação – Espaço e Tempo em Educação
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021 - 2021 Workshop de Criação e Inovação com Tecnologias Digitais
Oficina (workshop)
Encontro Redescola 2021– Inovação e Inclusão em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Workshop de Práticas pedagógicas enriquecidas por tecnologias
Oficina (workshop)
Encontro inTEIP 2021 – Inovar na Educação, Aprender na Escola
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Workshop – Alunos criativos e criação de conteúdos digitais
Seminário
Seminário sobre Pensamento Computacional Tecnologias e Robótica no Ensino Básico 2021
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Atividades para produção de conteúdos digitais – Inglês no 3º ciclo com tecnologias móveis
Simpósio
Simpósio Tecnologias Móveis no ensino e aprendizagem no II Seminário Doutoral TELSC
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Endangered Species - desenvolver a oralidade na língua inglesa com recurso a tablets [Comunicação]
Encontro
4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 My favourite magazine- desenvolver a oralidade na língua inglesa com recurso a tablets [Comunicação]
Encontro
4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Tablets 1:1 em Inglês, Língua Estrangeira – Motivação, Oralidade e Competência Digital [Comunicação]
Encontro
Encontro Nacional do Multimédia, evento realizado em simultâneo na Universidade de Aveiro, Instituto de Educação da Universidade do Minho e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Saltar Muros com Tecnologias Digitais
Mesa-redonda
XI Encontro de Educação – Escola sem muros
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2016 - 2016 Tablets 1:1 para aprender Língua Inglesa – Motivação, Produção Oral e Competência Digital [Comunicação]
Encontro
3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Projeto com Tablets 1:1 no 3º ciclo – Aprender Inglês Língua Estrangeira [Comunicação]
Congresso
IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 “How I survived a no-tech day": Projeto de vídeo na aula de inglês [Comunicação]
Encontro
TIC@Portugal’16 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016 - 2016 “Robin hood”: Projeto de livro digital na aula de inglês [Comunicação]
Encontro
TIC@Portugal’16 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2015 - 2015 Aprendizagem hoje - Tecnologias em aula… Porquê?
Outro
Palestra para a Licenciatura em Educação Básica
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2015 - 2015 Tecnologias na aprendizagem
Outro
Palestra para a Licenciatura em Educação Básica
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2015 - 2015 Tecnologias Móveis na aula de Inglês para desenvolver a comunicação oral - um projeto com alunos portugueses [Comunicação]
Seminário
III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula e I Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras, organizado em simultâneo entre a Editora Positivo, Curitiba, e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2014 iPad na aula de inglês: Exploração do uso educativo dos tablets no desenvolvimento da produção oral [Comunicação]
Encontro
2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 “News Report from 2064” – aprender Inglês com iPad [Comunicação]
Encontro
TIC@Portugal’14 – Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das Tecnologias
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2014 - 2014 iPad na sala de aula [Palestra]
Outro
Palestra para a Licenciatura em Educação Básica
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/09/06 And then it clicked… Peer and self-correction as tools to raise students' awareness of language errors and improve their writing skills in English and French
Arguente principal
Sabrina Martins Miranda (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2024/07 CIDADANIA DIGITAL EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM ÊNFASE NA DIMENSÃO INTERCULTURAL
Arguente principal
Carolina Gaspar Brás (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/01/22 Motivations and Perspectives of Learner’s Own Learning Path of Portuguese as a Foreign Language in the Online Context
Arguente principal
Gisele Farias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2024/01/11 Tecnologias Digitais na Resolução de Problemas de Matemática: Uma Experiência de Ensino no 5º Ano do Ensino Básico
Arguente
Ana Cláudia Simões (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/12/14 O Aluno Criador: As Tecnologias Digitais Como Instrumento Promotor De Aprendizagem
Arguente principal
Neuza Isabel Figueira Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/11/30 Ambientes Educativos Inovadores: Os Índices De Sentido De Autoeficácia Dos Professores Utilizadores
Arguente principal
Elaine Cristina da Silva Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - Atual Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
2023 - Atual International Symposium on Computers in Education
2016 - 2017 Fórum jovens investigadores Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Medi@ções (1647-3078) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2021 - Atual Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) Sociedade Brasileira de Computação
2019 - Atual Sisyphus (2182-8474) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2019 - Atual Revista de Humanidades Digitais H2D (2184-562X) Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) - Universidade do Minho

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2023 PIXEL Lab (Laboratory for Pluridisciplinary Immersive Experiences for Education and Learning), Consultoria na dimensão investigativa relativa à preparação e implementação de entrevistas a professores do ensino básico em grupos focais, bem como à dimensão pedagógica relativa à exploração pedagógica das produções digitais do projeto que envolverão ambientes imersivos e interativos, de realidade virtual e aumentada para o ensino básico e o ensino superior Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 IPI.Sucesso (Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de Instabilidade e Incerteza). Consultoria no planeamento de atividades e ações relativas à dimensão da Competência Digital Educativa e de Estratégias Pedagógicas dos docentes do ensino superior. https://www.uevora.pt/investigar/projetos?id=5733 Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2015 Membro da equipa de elaboração do Projeto Integração das Tecnologias Móveis no Ensino Superior (ITMES) - Candidatura submetida à Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do convite ao envio de propostas de ‘Projetos Inovadores no Domínio Educativo - Desenvolvimento do Ensino Superior’, tendo como entidade beneficiária a Reitoria da Universidade de Lisboa.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Literacia Científica e Literacia da Informação Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Pensamento Crítico e Trabalho Académico Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Pensamento Crítico e Trabalho Académico Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Digital Storytelling Semestre Internacional - Erasmus (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - Atual Criação e Inovação com Tecnologias Digitais Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - Atual Tecnologias da Informação e da Comunicação em Contextos Profissionais Animação Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - Atual Criação e Inovação com Tecnologias Digitais Tecnologias e Robótica no Ensino Básico (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2022 - 2024 Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Ciências da Educação (Licenciatura) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2024 Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Educativos Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado integrado) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2024 Educação e Tecnologias Digitais Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2022 - 2023 Tecnologias da Informação e da Comunicação em Contexto Social e Educativo Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023 Educação e Tecnologias Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2023 Tecnologias da Informação e da Comunicação em Contextos Profissionais Apoio à Gestão de Organizações Sociais (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 - 2022 Estratégias Pedagógicas Inovadoras Tecnologias e Robótica no Ensino Básico (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 Tecnologias da Informação e da Comunicação em Contexto Profissional Serviço Familiar e Comunitário (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2014 - 2016 Pedagogia e Didática da Língua Inglesa Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Curso de suplemento de formação) (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2014 - 2016 Spoken English (C2) Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (Curso de suplemento de formação) (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - 2016 Coordenação do Curso de Complemento de Formação Superior em Ensino de Inglês - Professores de Inglês ao 1º ciclo
Coordenador
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
Distinções

Prémio

2023 European Innovative Teaching Award 2023 Design FILS (Design Future Innovative Learning Spaces) Erasmus+ Project (2019-1-TR01-KA 201-076567)
European Commission, Bélgica
2018 Best paper presentation at the 3rd International Conference TechLING2018
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal

Outra distinção

2016 Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015 Bolsa de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal