???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sergio Kafejian Cardoso Franco

Nomes de citação

  • Sergio Kafejian

Identificadores de autor

Ciência ID
D819-4284-62AC
ORCID iD
0000-0001-5090-0187
Formação
Grau Classificação
2016/06/01 - 2020/08/31
Concluído
As técnicas estendidas e os novos paradigmas de agenciamento do material sonoro (Pós-doutoramento)
Especialização em Criação musical - Composição
Universidade de São Paulo, Brasil
Aprovado
2017/01/01 - 2017/12/01
Concluído
New Technological developments in interactive electroacoustic systems (Pós-doutoramento)
Especialização em Eletrônica em tempo real
New York University Steinhardt School of Culture Education and Human Development, Estados Unidos
Aprovado
2010/03/01 - 2014/06/24
Concluído
Doutorado em Música (Doctor)
Especialização em Criação musical - Composição e Performance
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
"A Escritura Musical nos Ambientes da Eletrônica em Tempo Real" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2005/08/01 - 2008/02/08
Concluído
Master of Philosofhy - Music (Master)
Especialização em Criação musical - Composição
Brunel University London, Reino Unido
"The Modern and the Archaic in the Contemporary Music Production" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1990/02/01 - 1998/12/01
Concluído
Bacharelado em Composição Musical (Bachelor)
Especialização em Criação musical - Composição
Faculdade Santa Marcelina, Brasil
Aprovado
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/10/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Faculdade Santa Marcelina, Brasil
Faculdade Santa Marcelina, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07/01 - 2020/10/31 Editor Convidado - Revista Orfeu: Dossier Poéticas da Composição Contemporânea Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2010/03/01 - 2015/05/31 Coordenador Pedagógico Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Brasil
2010/03/01 - 2015/05/31 Diretor Artístico - Camerata Aberta Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/06/01 - 2020/09/01 As técnicas estendidas e os novos paradigmas de agenciamento do material sonoro
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
2017/01/01 - 2017/12/01 Novos desenvolvimentos tecnológicos em sistemas de musica eletroacústica interativos
Bolseiro de Pós-Doutoramento
New York University Steinhardt School of Culture Education and Human Development, Estados Unidos
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Kafejian, Sergio; Ferraz, Sivio. "Aspectos técnicos, estéticos e composicionais em Graphein de Raphael Cendo". Musica Theorica 6 1 (2021): 192-217. http://dx.doi.org/10.52930/mt.v6i1.181.
    10.52930/mt.v6i1.181
  2. Kafejian, Sergio. "From Scratch". Revista Vórtex 8 3 (2020): 1-9. http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.41.
    10.33871/23179937.2020.8.3.1.41
  3. Kafejian, Sergio. "Estética e poética na música de Salvatore Sciarrino". Revista Música Hodie 19 (2019): 1-19. http://dx.doi.org/10.5216/mh.v19.52805.
    10.5216/mh.v19.52805
  4. Kafejian, Sergio; Ferraz, Silvio. "O Uso das Técnicas Estendidas e o Conceito de Instrumento Musical em Helmut Lachenmann". Musica Theorica 2 1 (2018): 198-214. http://dx.doi.org/10.52930/mt.v2i1.40.
    Publicado • 10.52930/mt.v2i1.40
  5. Kafejian, Sérgio. "O uso das técnicas e sonoridades estendidas nos processos composicionais de Circulares III". Revista Vórtex 4 3 (2016): 1-28. http://dx.doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1335.
    10.33871/23179937.2016.4.3.1335
Capítulo de livro
  1. Kafejian, Sergio. "Para além da escrita: o conceito de escritura musical". In Música de escritura: o Maximalismo na obra musical de Flô Menezes / Scripture Music: Maximalism in the musical work of Flô Menezes, 41-49. São Paulo, Brasil: Flopan, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Kafejian, Sergio [UNESP]. "A escritura musical nos ambientes da eletrônica em tempo real". Doutoramento, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2014. http://hdl.handle.net/11449/110653.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Kafejian, Sergio. Concerto Monográfico - Sergio Kafejian - Escola Superio de Música de Lisboa (ESML). 2023.
  2. Kafejian, Sergio. Camêra Oscura - Concerto do Prêmio Funarte XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea apresentado na Sala Sidney Miller em 14/12/2023. 2022.
  3. Kafejian, Sergio. Câmera Oscura (saxofone e eletrônica). 2022.
  4. Kafejian, Sergio. From Scratch (violão e eletrônica). New Focus Recording, 2019.
  5. Kafejian, Sergio. Sobre Mixtur (orquestra de câmera). 2019.
  6. Kafejian, Sergio. Circulares VII (oboé, contrabaixo e percussão múltipla). 2019.
Gravação áudio
  1. Dan Lippel ; Sergio Kafejian; Daniel Lippel (Produtor). 2019. "From Scratch (violão e eletrônica) - Sergio Kafejian". In Mirrored Spaces, New Focus Recording.
  2. Prof.Dra. Esther Lamneck - investigadora colaboradora; Sergio Kafejian; Sergio Kafejian (Produtor). 2018. "Construção - Sergio Kafejian/Esther Lamneck". In Tarogato Constructions, Innova Label.
  3. Cássia Carrascoza; Sergio Kafejian; Selo Sesc (Produtor). 2017. "Pedra D'água (flauta e eletrônica) Autor: Sergio Kafejian". In TEMPO TRANSVERSAL FLAUTA EXPANDIDA, Selo Sesc.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/29 As Matrizes Musicais de Tom Jobim Conservatório com Vida
Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
2016 As técnicas estendidas e os novos modelos de agenciamento do material sonoro em Helmut Lachenmann e Salvatore Sciarrino III Simpósio Internacional de Música Nova (SIMN)
Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR) (Curitiba, Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/02/03 - 2023/02/03 Participação em Mesa Redonda (Lisboa Incomum)
Mesa-redonda
2019/11/04 - 2019/11/04 Conferência - Entre a Determinação e a Indeterminação: o espaço da improvisação nas obras abertas. V Encontro Internacional de Análise Musical (EITAM)
Encontro
V Encontro Internacional de Análise Musical (EITAM)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/03/30 Escritura dos microssons na composição instrumental contemporânea¿
Arguente
Tiago Cavalheiro Mantovani Gati (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2020/07/31 Composição (d)e Sonoridade: a história de um ciclo de peças
Arguente
Fabrício Solano Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2020/05/29 Composição por modelo físico: a concretude do instrumento na criação musical
Arguente
Rodolfo Augusto Daniel Vaz Valente (Doutoramento)
Universidade de São Paulo, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/11/09 - 2024/11/30 Seminário Especializado - Práticas de Criação e Performance Práticas de Criação e Performance Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Prêmio Funarte de Composição Clássica
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2015 Prêmio Funarte de Composição Clássica
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2009 Prêmio Funarte de Composição Clássica
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2009 Prêmio Interação Estéticas (Funarte)
Fundação Nacional de Artes, Brasil
2008 Prize Trivium - Category Electroaocustic Music with Instruments (35 International Competition of Electroacoustique Music and Sound Art)
2008 Primeiro Prêmio no 3o Concurso Nacional de Composição Gilberto Mendes (Festival Música Nova)
1998 Prix Residence (Concours International de Musique Electroacoustique de Bourges)