???global.info.a_carregar???
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida. Concluiu o(a) Título de Agregado em n/a em 2010 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Doutoramento em Desenho em 1992 pelo(a) Escola Superior de Belas Artes do Porto, Licenciatura em Artes Plásticas em 1983 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura em 1983 pelo(a) Escola Superior de Belas Artes do Porto e Licenciatura em Artes Plásticas em 1992 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. É Professor Catedrático no(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros. Orientou 4 tese(s) de doutoramento. Orientou 10 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas atividades profissionais interagiu com 2 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: "desenho"; "teoria e história do desenho"; Pedagogia do desenho"; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida

Nomes de citação

  • Bismarck, Mário

Identificadores de autor

Ciência ID
D71E-A160-1996
ORCID iD
0000-0003-3946-7591

Websites

  • https://mariobismarck.wordpress.com/ (Blogue)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Especialização em Desenho
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Pentimento ou o desenho abs-ceno ou o elogio do erro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aproved by unanimity
1992
Concluído
Desenho (Doutoramento)
Escola Superior de Belas Artes do Porto, Portugal
"não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovado
1983
Concluído
Artes Plásticas (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/11/29 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2000/05/01 - 2010/11/11 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1995/11/01 - 2000/05/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1984/01/01 - 1993/01/01 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior de Belas Artes do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12 - Atual Director of the Drawing Department Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018/05 - Atual Membro do Conselho de Representantes Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013/09 - 2019/06 Presidente do Conselho Científico Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/11 - 2016/12 Diretor da SubUnidade Orgânica de Desenho Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2007/01 - 2016/03 Director of the Master in Drawing and Printmaking Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2005/10 - 2007/10 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/12 - Atual MMember of the Scientific Board of the Research Institute in Art, Design and Society Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011/01 - Atual Member of the Scientific Council Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2010/11/12 - 2013/11/28 Professor Associado com Agregação Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
1993/01/01 - 1995/10/01 Professor Agregado Escola Superior de Belas Artes do Porto, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2017 - Atual Images of the Inner Body - Drawing in the Anatomy Museum
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
Em curso
2018 - 2022 Drawing in the University Today – The Uses of Drawing as Research, Creativity and Pedagogy in the University (Desenho na Universidade Hoje - Os usos do desenho enquanto investigação, criação e pedagogia na Universidade)
Investigador responsável
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bismarck, Mário. "“Abs-ceno” versus “obs-ceno”: as visibilidades do desenho ("Abs-scene" versus "obs-scene": the visibilities of drawing)". Psiax nº 3, 2ª (2018): 43-46.
    Publicado
  2. Bismarck, Mário. "Rasurar (Scratch)". Psiax 2 (2013): 31-37.
    Publicado
  3. Bismarck, Mário. "“O percurso da aprendizagem do desenho em Henrique Pousão e o uso das cadernetas” (“The course of learning to draw in Henrique Pousão and the use of the sketchbooks”.". Imaginar 54 (2012): 52-59.
    Publicado
  4. Almeida, Mário Augusto Bismarck Paupério de. "Pentimento ou o desenho abs-ceno ou o elogio do erro (2ª parte) (Pentimento or abs-scene drawing or praise of error (2nd part))". Psiax 1 (2010): 62-70.
    Aceite para publicação
  5. Almeida, Mário Augusto Bismarck Paupério de. "Pentimento ou o desenho abs-ceno ou o elogio do erro (1ª parte)". psiax 6 (2008): 45-48.
    Publicado
  6. Almeida, Mário Augusto Bismarck Paupério de. "Disegnar é insegnare (Disegnate is insegnare)". Psiax 4 (2005): 3-6.
    Publicado
  7. Almeida, Mário Augusto Bismarck Paupério de. "Contornando o Desenho". Psiax 3 (2004): 36-38.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Bismarck, Mário. "“Chã das Caldeiras: notas/fragmentos de um envolvimento”.". In Desenhar Chã em Chã das Caldeiras, na ilha do Fogo, Cabo Verde. Porto, Portugal: I2ADS, 2020.
    Publicado
  2. Bismarck, Mário. ""Desenhos e anatomias" (Drawings and anatomies)". In "Hernâni Monteiro Figura eminente da U.Porto, 79-97. Porto, Portugal: U.Porto Edições, 2018.
    Publicado
  3. Bismarck, Mário. "O desenho no espaço do não-saber (Drawing in the space of not knowing)". In Pensar o Fazer da Pintura., 285-290. Porto, Portugal: Afrontamento, 2017.
    Publicado
  4. Bismarck, Mário. "Drawing as dissection of the real: the forms of anatomy (O Desenho como dissecação do real: as formas da anatomia)". In Images of the Inner Body – Drawing in the Anatomy Museum: A Pedagogical Experience (Imagens do corpo interior), 78-79. Porto, Portugal: FBAUP / ICBAS, 2016.
    Publicado
  5. Bismarck, Mário. "Butades". In Fazer falar a pintura, 172-173. Porto, Portugal: U.Porto Editorial, 2012.
    Publicado
  6. Bismarck, Mário. "“Sulcar (ou o caçador furtivo)". In Da impressão ao livro de artista, 77-79. Porto, Portugal: I2ADS, 2012.
    Publicado
  7. Bismarck, Mário; Silva, Vítor. "[18th and 19th century Drawings] Desenhos do século XVIII e XIX".". In Cinco Séculos de Desenho na Coleção das Belas Artes, Universidade do Porto. Porto: Universidade do Porto, catálogo da exposição,, 77-149. Porto, Portugal, 2012.
    Publicado
  8. Bismarck, Mário. "[Italian Old Masterdrawings] "Desenhos antigos italianos"". In Cinco Séculos de Desenho na Coleção das Belas Artes, Universidade do Porto., 23-68. Porto, Portugal, 2012.
    Publicado
  9. Bismarck, Mário. "Desenhar é o Desenho (To draw is the drawing)". In Os Desenhos do Desenho nas novas perspectivas sobre o ensino artístico, 55-58. Porto, Portugal: FPCE.UP, 2001.
    Publicado
  10. Bismarck, Mário. "A Sanguínea". In O exercício do Desenho, 7-8. Porto, Portugal: FBAUP, 1999.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Bismarck, Mário. “Grupo do Risco 2007-2019. Desenhos em cadernos e fotografia. Expedições a espaços naturais”.. Museu Nacional de Histo´ria Natural e da Cie^ncia, 2020.
  2. Bismarck, Mário. 5 Entradas desenhos italianos, cat. exp. “Madonna. Tesouros dos museus do Vaticano” (5 Italian drawings entries, exh. cat. “Madonna. Treasures from the Vatican Museums ”). Museu Nacional de Arte Antiga, 2017.
Prefácio / Posfácio
  1. Bismarck, Mário. "“Se podes reparar, então desenha”". Prefácio para Desenhos Filipe Mariares”,. Porto, Portugal: Book Cover Editora. 2020.
    Publicado
  2. Bismarck, Mário. "Não há desenhadores perfeitos (There are no perfect draughtsmen)". Prefácio para Caderno do Porto. Porto, Portugal: Afrontamento. 2018.
    Publicado

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Desenhos em desaparecimento / Disappearing drawings. 2020.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/09/01 - 2018/11/21 Malitia Temporis: Uma proposta de reconstituição e reabilitação da memória de obras de arquitectura portuguesa
Coorientador
Mestrado de Pintura (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014/01/01 - 2018/04/23 Desenho Forense: Genealogias e Processos do Desenho na Investigação Criminal
Orientador
Doutoramento em Arte e Design (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011 - 2015/05/27 Gyotaku; as suas origens e relações com a ciência e a arte
Orientador
artes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Guia inusitado do Porto. Pode o desenho alterar a percepção da paisagem?”.
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 Da Fotografia ao Desenho
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Inscrever o corpo“,
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 - 2011 Retrato Robot. O desenho da identidade ausente
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2010 - 2010 Funções e tarefas do desenho no processo artístico
Orientador
artes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2010 - 2010 Amanhã arrebatarei uma besta
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2010 - 2010 Sá Nogueira - ensinar Desenho
Orientador
estudos artísticos (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2009 ARTE / desENVOLVIMENTO
Orientador
artes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2009 - 2009 As estratégias do desenho taxonómico enquanto mediador da nossa relação com o Mundo
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2007 - 2007 O desenho e a palavra. Notas sobre a sua relação
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2007 - 2007 O desenho como substituto do objecto. Descrição científica nas imagens do desenho de materiais arqueológicos
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2001 - 2001 Desenho digital, roturas e continuidades
Orientador
artes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/11/18 - 2019/11/18 participação como orador no evento "Um Objeto e Seus Discursos – Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande" (participation as a speaker in the event "One Object and its Speeches - Prof. Nuno Grande Anatomy Museum")
Outro
Um Objeto e Seus Discursos – Museu de Anatomia Prof. Nuno Grande
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2019/05/23 - 2019/05/23 participação como orador na primeira sessão do ciclo "Retratos Tano-Férricos - cruzando arte, ciência e história da ciência nos 130 anos de Abel Salazar". 23-5, ICBAS
Mesa-redonda
"Retratos Tano-Férricos - cruzando arte, ciência e história da ciência nos 130 anos de Abel Salazar"
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/11/27 “O Abraço Sonoro dos Afetos - Da estimulação musical precoce nos fetos e bebés à importância da voz materna e voz de afeto nas canções de embalar do séc. XXI - Interpretação e novas propostas musicais"
Presidente do júri
Carla Alexandra Monteiro Batista Alves (Doutoramento)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/09/28 Prova de agregação
Presidente do júri
Miguel Carvalhais (Agregação)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/07/27 “Lirismo ou Vontade de Resistência - Macroscopias do não construído no Desenho Marginal do Arquitecto”.
Presidente do júri
Jorge Telmo Rodrigues de Castro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/04/29 “EXPOSIÇÕES DE TRABALHOS ESCOLARES: Aspectos processuais e reflexivos na escola e no museu”.
Presidente do júri
Emanuele Cristina Siebert, (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/07/04 “Processos de hibridação gráfica na construção da narrativa desenhada “A pesca da lula”
Presidente do júri
Daniel Silvestre (Doutoramento)
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/01/31 Prova de Agregação
Arguente
Luisa Arruda (Agregação)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/06/11 Prova de Agregação
Arguente
Vasco Branco (Agregação)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/10 Prova de Agregação
Arguente
Cristina Maria Caramelo Gomes (Agregação)
2017/09/22 La memoria como argumento en la narración visual. Vivencias y pervivencias en el imaginario de la creación contemporánea.
Arguente principal
Simon Arrebola (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
2017/02/15 "Imagens em Falta - Desenho, Narrativa Gráfica e o Trabalho da Memória"
Arguente
Nuno Teixeira de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 Prova de Agregação
Arguente
Leonor Ferrão (Agregação)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2016/04 Prova de Agregação
Arguente
Eduardo Corte-Real (Agregação)
Universidade de Lisboa, Portugal
2015/10 Prova de Agregação
Presidente do júri
António Rebelo (Agregação)
Universidade do Porto, Portugal
2013 Expressão e expressividade no Retrato Naturalista do Séc. XX Carlos Alberto do Lago Cruz Corais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2012 Ver, sentir, representar Marta Dias Terra Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 Desenho, logo existo. O “desenho reflexivo” Fernando Figueiredo Pedro (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 Estratégias promotoras de aprendizagem do desenho: diversidade de recursos”. José Damião Castro, (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2011 Da singularidade do Ductus num contexto colectivo”. Ana Isabel Lima Palma (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2010 Da maqueta para o desenho: meios de representação tridimensional no design de artefactos”. Albano Fernando Pereira Martins (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 Um novo paradigma para o ensino das artes visuais na era da criatividade”. Raquel Maria Fernandes Costa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2010 Como ensinar a aprender a desenhar?”. Sofia Moura Pinheiro Barreira, (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2010 Sobre la luz y el arte gráfico (una propuesta artística a propósito de sus interrelaciones”. Áurea Muñoz del Amo (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
2009 Aspectos do Desenho e as suas garatujas Daniela Alexandra dos Santos Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 O devir do desenho Cláudia Maria Rocha Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2009 A afirmação do Desenho desde a segunda metade do séc. XX Ana Alexandre Loureiro Neves da Costa Azevedo (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2009 O desenho do corpo em Portugal no século XVIII: Os Actos do Desenho / Os Desenhos dos Actos”. José Maria da Silva Lopes (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2008 O Desenho de observação. O desenhador, o referente e o desenho Natacha Antão Moutinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2008 Entre o traço e a palavra. O lugar entre”. Ana Filipa da Costa Godinho, (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2008 Mancha Directa. Desenho como Percepção e Expressão de Valores Tonais”. Paulo de Oliveira Freire de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2007 As imagens do desenho. Percepção espacial e representação Joaquim Jorge da Silva Marques (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
2007 “A importância do corpo humano no ensino do desenho na Escola de Belas Artes de Lisboa no século XX Susana Lemos Ferreira de Nascimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 O Desenho de Guerra de Adriano de Sousa Lopes Vítor Manuel Fernandes dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 O ensino do desenho nas Academias de Belas Artes de Lisboa e Porto de 1836 a 1910”. Mário Jorge Fernandes Janeiro da Silva (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 As paisagens do desenho. Características formais do desenho de paisagem”. António José dos Santos Meireles (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 Desenho, imagem e imaginação Francisco José Vaz da Silva, (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2005 O Artista em viagem: três desenhos de Sintra de Charles Rennie Mackintosh”. Pedro Gabriel Mamede (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2003 As antinomias do desenho Paulo Frade (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
2002 Imagem conceptual e processo criativo”, Paulo Freire de almeida (Outro)
Universidade do Minho, Portugal
2001 A ideia de gesto Claudia Amandi (Outro)
Universidade do Porto, Portugal
1999 Desenho diagramático Baltazar Torres (Outro)
Universidade do Porto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
Atual Psiax

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/02/28 - Atual Relatório do período Experimental do Prof. Rui Vitorino Santos, Universidade do Porto Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/07/24 - Atual Concurso documental para promoção, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado, a 1 (uma) vaga de Professor Associado, na área disciplinar de Belas-Artes — Desenho, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, aberto pelo Edital n.º 1639-AX/2019, de 30/12, nos termos do Decreto-Lei n.º 205/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei n.º 8/2010, de 13 de maio, conjugado com o artigo 77.º do Decreto-Lei n.º 84/2019, de 28 de junho. Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020/04/30 - Atual Concurso para Professor Associado para a área disciplinar de Desenho da Faculdade de Belas Artes Universidade Porto através do Edital n.º 1416/2019. Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/04/24 - Atual Concurso para Professor Associado para a área disciplinar de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes Universidade Porto através do Edital n.º 1417/2019 Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/04/23 - Atual Concurso para Professor Associado para a área disciplinar de Design da Faculdade de Belas Artes Universidade Porto através do Edital n.º 1419/2019. Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/07/01 - 2020/07/22 CD-CTFP-206-ARH/2019 – Aviso 20186-A/2019 - Concurso documental para recrutamento de 2 (dois) postos de trabalho de Professor/a Associado/a, na área disciplinar de Design, subáreas de Design de Comunicação e Desenho, publicado no Diário da República n.º 241, 2ª Série, de 16-12-2019. Universidade de Aveiro, Portugal
2020/05/14 - 2020/07/15 CD-CTFP-222-ARH/2019 - Concurso documental de âmbito internacional para recrutamento de 1 (um) posto de trabalho de Professor Catedrático, na área disciplinar de Design, aberto pelo aviso n.º 20186-A/2019, publicado no Diário da República n.º 241, 2ª Série, de 16-12-2019. Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09 - 2019/09 IPP: ESMAE: Júri do Procedimento Concursal de Regularização, categoria de professor adjunto, área disciplinar de Teatro – Interpretação/ Criação Cénica, Instituto Politécnico do Porto, Portugal