???global.info.a_carregar???
Miguel Baptista Miranda Correia. Completed the Master's degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education in 2021/10 by Universidade do Porto (Faculdade de Letras) and the Bachelor's in Portuguese and Lusophone Studies in 2019/07 by Universidade do Porto (Faculdade de Letras). Attends the Ph.D. in Language Sciences by Universidade do Porto (Faculdade de Letras) since 2022/09/01. Is Invited Assistant in Universidade do Porto (Faculdade de Letras). Published 11 articles in journals. Has 1 section(s) of books. Organized 1 event(s). Participated in 6 event(s). Co-supervised 1 MSc dissertation(s). Has received 1 awards and/or honors. Works in the area(s) of Humanities with emphasis on Linguistics. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Linguistics; Pedagogical Linguistics; Grammar; Teaching Portuguese; School textbooks.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Miguel Baptista Miranda Correia

Nomes de citação

  • Correia, Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
D711-0AD8-FE1A
ORCID iD
0000-0003-2794-3087

Endereços de correio eletrónico

  • mmcorreia@letras.up.pt (Profissional)
  • miguelmirandacorreia@gmail.com (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/01 - 2026
Em curso
Language Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/09 - 2024/01
Concluído
Facing Portuguese classroom challenges (Outros)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
19
2019/09 - 2021/10
Concluído
Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Vantagens do ensino explícito do léxico na pré-leitura: um estudo pedagógico-didático numa turma do 7.º ano " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2016/09 - 2019/07
Concluído
Portuguese and Lusophone Studies (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/04/01 - 2026/04/01 A reconfiguração gramatical nos manuais escolares de Português do Ensino Secundário: contributos do inventário das operações metalinguísticas
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Correia, Miguel. "Emília Amor. Didática do Português. Sinais de um Percurso de Vida, Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2022. 208 pp.". Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto 14 (2024): 87-89.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14r1
  2. Correia, Miguel. "A gramática dos manuais de Português do 7.º ano: verbos operatórios e tarefas". POLISSEMA - Revista de Letras do ISCAP 1 23 (2023): 1-25.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34630/POLISSEMA.V1I23.5360
  3. Correia, Miguel. "O ensino-aprendizagem do valor temporal na aula de Português Língua Materna: uma proposta de laboratório gramatical". Fórum Linguístico 20 2 (2023): 8910-8922.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e90538
  4. Correia, Miguel. "A antecipação lexical na pré-leitura como estratégia didática para melhorar a compreensão textual". Palavras 58-59 (2022): 95-104.
    Acesso aberto • http://dx.doi.org/10.61248/palavras.vi58-59.151
  5. Correia, Miguel. "A abertura da obra de arte: análise de um ensaio de Umberto Eco". E-Revista de Estudos Interculturais 1 8 (2021):
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4153
  6. Correia, Miguel. "Homenagem versus paródia: uma leitura do poema 'A Edgar Allan Poe' de Mário Cesariny (notas de leitura)". E-Revista de Estudos Interculturais 1 8 (2021):
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4152
  7. Correia, Miguel. "O complexo problema do cânone lírico de Camões: algumas perspetivas teóricas". E-Revista de Estudos Interculturais 2 9 (2021):
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4205
  8. Correia, Miguel; Antipova, Dariya. "Entrevista à Prof.ª Doutora Sónia Rodrigues". Palavras 3 3 (2020): 1-8. https://hdl.handle.net/10216/128438.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Correia, Miguel. "Tempo de ler: Como um romance". Palavras 3 3 (2020): 131-134. https://doi.org/10.61248/pel.v3i3.92.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Correia, Miguel; Marques, Matilde. "O modus operandi do escritor: desconstrução do ato criador poético a partir da análise do ensaio "A Filosofia da Composição" de Edgar Allan Poe". E-Revista de Estudos Interculturais 2 7 (2019):
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34630/erei.v2i7.4114
Capítulo de livro
  1. Correia, Miguel. "Ser «Mulher» ou não ser: Ana Luísa Amaral e o Cânone Literário". In Alguns ensaios de quê? - Em homenagem a Ana Luísa Amaral, 55-63. Portugal: Lema d'Origem, 2023.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Correia, Miguel. "Metáforas concetuais e conhecimento científico: análise linguística de um manual de Física e Química". Trabalho apresentado em Encontro Ciência 2024 - Encontro com a Ciência e a Tecnologia em Portugal, 2024.
  2. Correia, Miguel. "Explicit teaching of the lexicon in pre-reading stage and textual comprehension: a didactic experience". Trabalho apresentado em IJUP'23: 16.º Encontro de Investigação Jovem da U.Porto, 2023.
  3. Correia, Miguel. "The complex problem of Camões' lyric poetry canon". Trabalho apresentado em IJUP'21: 14th Meeting of Young Researchers of University of Porto, 2021.
  4. Correia, Miguel; Marques, Matilde. "Linguistic vectors for the discursive force: analysis of a discourse present in Saramago's 'Ensaio sobre a Lucidez'". Trabalho apresentado em IJUP'20: 13th Meeting of Young Researchers of University of Porto, 2020.
  5. Correia, Miguel; Marques, Matilde. "The modus operandi of the writer or an underlying theory about the literary creation: analyzing Edgar Allan Poe's 'The Philosophy of Composition'". Trabalho apresentado em IJUP'19: 12th Meeting of Young Researchers of University of Porto, 2019.
Recurso online
  1. Correia, Miguel. Recursos didáticos - Secundário - LOSA Fase II (Plano Nacional de Leitura). 2024. https://www.leituraorientada.pnl2027.gov.pt/losa-fase-ii.
  2. Correia, Miguel. Como fazer a síntese de diversas fontes na escrita académica (projeto LMOOC4SLAV M4 2.3). 2022. https://www.youtube.com/watch?v=JOwaZdy7Cys.
  3. Correia, Miguel. Fiama Hasse Pais Brandão. A Europa face à Europa: poetas escrevem a Europa. ILCML. 2019. https://aeuropafaceaeuropa.ilcml.com/pt/verbete/fiama-hasse-pais-brandao/.
  4. Correia, Miguel. José Carlos Pereira Ary dos Santos. A Europa face à Europa: poetas escrevem a Europa. ILCML. 2019. https://aeuropafaceaeuropa.ilcml.com/pt/verbete/jose-carlos-pereira-ary-dos-santos/.
Relatório
  1. Correia, Miguel. 2021. Vantagens do ensino explícito do léxico na pré-leitura: um estudo pedagógico-didático numa turma do 7.º ano. https://hdl.handle.net/10216/138266.
Resumo em conferência
  1. Correia, Miguel. "O verbo de comando «explicitar» em enunciados instrucionais de um manual de Português do 12.º ano: estudo discursivo". Trabalho apresentado em VII ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Porto, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/24 Discurso relatado em manuais escolares de Português do Ensino Secundário: como avaliar e melhorar as atividades gramaticais? XIV Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2024/04/11 A escrita académica: como elaborar um artigo científico e construir a voz autoral Primeiros passos na investigação científica
GICIL - Grupo de Investigadores em Ciências da Linguagem (Porto, Portugal)
2023/11/13 Verbos de comando e operações cognitivas: análise de itens sobre morfologia de manuais do 7.º ano 16.ª Encontro Mensal sobre Discurso Académico (on-line)
Grupo de Trabalho DPDA do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e ESECS-Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal) (Portugal)
2023/05/22 Leitura orientada da sequência descritiva inicial de «O Cavaleiro da Dinamarca» III Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo (on-line)
Centro de Língua Portuguesa no Mindelo Camões I.P. (Mindelo, Cabo Verde)
2021/11/22 O ensino explícito do léxico na pré-leitura: um estudo pedagógico-didático III Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo (on-line)
Centro de Língua Portuguesa no Mindelo Camões I.P. (Mindelo, Cabo Verde)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/01/19 - 2023/10/27 A elaboração escrita de respostas extensas a itens de educação literária no 7.º ano
Coorientador de Maria Beatriz Moura Ribeiro
Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/04/11 - 2024/04/11 A escrita académica: como elaborar um artigo científico e construir a voz autoral (GICIL - Grupo de Investigadores em Ciências da Linguagem) (2024/04/11 - 2024/04/11)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/02/02 - 2023/02/02 See to evaluate: using Seesaw as an internship evaluation tool
Seminário
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade do Porto, Portugal
2023/01/30 - 2023/01/30 Peer assessment using rubrics as an active learning strategy
Seminário
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
Universidade do Porto, Portugal
2022/12/14 - 2022/12/14 A Oficina de Camões: o ensino de Os Lusíadas 450 anos depois
Conferência
O ensino de Camões nas escolas portuguesas (CITCEM)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/01/20 - 2020/01/20 Event participation
Conferência
II Jornada de Instrumentos de Avaliação em Português
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/11/06 - 2019/11/06 Participant and presenter in Colóquio Internacional "Sophia e o nome das coisas", "Sophia na escola: a promoção da leitura e a educação literária"
Conferência
Colóquio Internacional "Sophia e o nome das coisas"
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2024/05/10 - 2024/05/10 Jury of IJUP 2024 - 17th Young Researchers Meeting (Literary, Cultural and Language Studies)
Avaliador
Universidade do Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/01 - Atual Portuguese Teaching Methodology I Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/02/01 - 2024/08/31 Production of Teaching Materials in Portuguese Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/28 Portuguese Grammar Workshop Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/28 Communication Skills and Techniques Information Science (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/03 - 2022/06 Portuguese as Foreign Language for Ukranians (Level A1.1) - Volunteer Work at Secretariado das Migrações do Porto (Outros) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2023/10 - Atual Portuguese Linguistics Association Member
2023/04 - Atual Centre for Linguistics of the University of Porto (CLUP) PhD candidate
2023/12/06 - 2024/12/31 International Association of Lusitanists Member
2019/02 - 2022/02 elingUp Member of the linguistic review team

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Examiner of Portuguese as a Foreign Language Assessment Centre - CAPLE Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/07 - 2023/11 President of the Competition Jury "Dá-me um poema" - I Concurso de Escrita Criativa da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória Câmara Municipal do Porto, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Award for best Poster Communication in the area of Social Sciences and Humanities at the 12th Meeting of Young Researchers at the University of Porto (IJUP 2019)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal