???global.info.a_carregar???
Joana Casanova completed a Postdoctoral Fellowship in Educational Sciences (2022-23), a PhD in Education Sciences with a specialization in the Psychology of Education (2021), a Master's Degree in Clinical and Health Psychology (2010), and a Degree in Psychology (2008). Currently, is an Integrated Researcher at the Research Centre on Education (CIEd), Institute of Education, University of Minho, and is an Invited Assistant Professor at the Department of Psychology of Education and Special Education, Institute of Education, University of Minho. Is a full member and specialist in Clinical and Health Psychology at the Portuguese Psychologists Association (since 2013), and is a volunteer member of the Mental Health and Psychosocial Support Team at the Portuguese Red Cross (since 2011). Published 27 articles in scientific journals, authored 6 sections of books, organized 7 events, and participated in 28 others. Additionally, have co-supervised 2 Master's dissertations and 1 PhD student. Have 5 awards and/or honors for my contributions. Furthermore, actively participated in national and European research projects as a researcher.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Casanova

Nomes de citação

  • Casanova, Joana R.
  • Joana Casanova

Identificadores de autor

Ciência ID
D61A-C443-E18B
ORCID iD
0000-0003-0652-3438
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=d4GwAqEAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
Q-5301-2017
Scopus Author Id
57195733637

Endereços de correio eletrónico

  • joana.casanova@gmail.com (Profissional)
  • joanacasanova@ie.uminho.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
Formação
Grau Classificação
2022/12/05 - 2022/12/30
Concluído
Dilemas na Prática: Tomada de Decisão Profissional (Orientadores) - 20ª Edição (Outros)
Especialização em Psicologia
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
97%
2017/03 - 2021/02/23
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"O Abandono de estudantes do Ensino Superior: Estudo de variáveis pessoais e contextuais [Dropout of Higher Education Students: Study of personal and contextual variables]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
2007 - 2010
Concluído
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Talentos a Matemática e Estilos Cognitivos em Alunos do 7º ano de escolaridade do Grande Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
2005 - 2007
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal
2022/02/01 - 2023/08/31 Pós-doutorado (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2017/03/01 - 2022/01/31 Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal
2019/05/01 - 2019/07/31 Investigador visitante (Investigação) Universidad de Oviedo - Facultad de Psicologia, Espanha
2018/01/02 - 2018/02/02 Investigador visitante (Investigação) Universidad de Oviedo - Facultad de Psicologia, Espanha

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2022/02/01 - 2022/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2021/08 - 2021/10 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05 - Atual Formadora acreditada pelo CCPFC (CCFPC/RFO-41039/21), nos domínios: A158 Psicologia, B112 Psicologia da Educação, B110 Metodologias de Investigação em Educação Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2010/07 - Atual Formadora certificada pelo IEFP (EDF 539278/2010 DN) Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2013/04 - 2017/03 Psychologist Psychiatry and Psychology Practice, Portugal
2011/12 - 2012/12 Psychologist - internship to access Portuguese Psychology Order Clínica Pedagógica de Psicologia, Portugal
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2008/10 - 2009/07 Psychologist - curricular internship Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Gondomar, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/11 - 2022/01 Plataforma Hello: Plataforma inteligente para o combate ao insucesso escolar [Hello Platform: Smart platform to reduce school failure]
Investigador
Universidade Catolica Portuguesa Faculdade de Filosofia e Ciencias Sociais, Portugal
Agência Nacional de Inovação SA
Em curso
2021/03 - 2021/09 SmartArt - Self-Regulated Learning in SmartArt
Investigador
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal
European Commission
Em curso
2017/03 - 2021/02/23 O abandono de estudantes do Ensino Superior: Estudo de variáveis pessoais e contextuais [The dropout of Higher Education students: Study of personal and contextual variables]
SFRH/BD/117902/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/01 - 2023/08/31 Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Em curso
2022/02/01 - 2022/08/31 SMOOTH: Educational Common Spaces. Passing through enclosures and reversing inequalities
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Horizon 2020
Em curso
2021/03/01 - 2021/06/30 CARE - Cuidar, Agir, Responsabilizar, Educar [CARE - Caring, Acting, Accountable, Educating]
PT/2019/FAMI/441
Formadora [Trainer]
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2018/01 - 2020/12 SUnStAR - Supporting University Students At-Risk of Dropping Out
2017-1-PT01-KA203-035840
Outra
Erasmus Plus
Concluído
2015/09 - 2019/01 ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho [Observatory of Academic Pathways for UMinho Students]
UM 2015-2019
Investigador
2010 - 2011 Observação da Segurança e Impacto de Medidas de Intervenção na Cidade do Porto (2ªFase) [Observation of the Safety and Impact of Intervention Measures in the City of Porto (2nd Phase)]
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Direito, Portugal
Concluído
2008/05 - 2008/07 Observação da Segurança e Impacto de Medidas de Intervenção na Cidade do Porto (2ªFase) [Observation of the Safety and Impact of Intervention Measures in the City of Porto (1st Phase)]
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Almeida, Leandro da Silva ; Casanova, Joana R.. "Prevenção do abandono no 1.º ano: Apoiar os estudantes na sua adaptação acadêmica [Preventing dropouts in the 1st year: Supporting students in their academic adaptation ]". Trabalho apresentado em Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES), 2022.
    Publicado
  2. Dinis, Filipa; Neves, Ana C.; Costa, Carolina; Peixoto, Francisco; Almeida, Leandro da Silva ; Bártolo-Ribeiro, Rui; Casanova, Joana R.. "Adaptação ao Ensino Superior: A importância das variáveis sócio-afetivas para o rendimento académico no 1.º ano [Adaptation to Higher Education: The importance of socio-affective variables for academic performance in the 1st year]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2019.
    Publicado • 10.17979/spudc.9788497497268
  3. Casanova, Joana R.; Franco, Amanda; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro da Silva. "Pensamento Crítico: Metodologia e instrumentos de avaliação [Critical Thinking: Methodology and assessment tools]". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional ¿Cognição, Aprendizagem e Desempenho" [III International Seminar “Cognition, Performance and Learning], 2015.
    Publicado
  4. Casanova, Joana R.; Costa, Ana Rodrigues. "Estilos cognitivos, resultados escolares a matemática e diferenças de género [Cognitive styles, school results, mathematics and gender differences]". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía, Braga, 2013.
    Publicado
  5. Casanova, Joana R.; Costa, Ana Rodrigues. "Alta habilidade para a matemática, estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática [High ability for mathematics, cognitive styles and school performance in mathematics]". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2013.
Artigo em revista
  1. Madalozzo, Vivian Agnolo; Madalozzo, Tiago; Fernandes, Natália; Casanova, Joana R.. "O Clube das Crianças: Articulações entre a Música na infância e a Educação enquanto bem comum [The Children's Club: Articulations between Music in childhood and Education as a common good]". REVISTA DA ABEM 32 1 (2024): 1-24. http://dx.doi.org/10.33054/abem202432104.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33054/abem202432104
  2. Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva ; Sinval, Jorge. "Academic success, engagement and self-efficacy of first-year university students:personal variables and first-semester performance". Anales de Psicología 40 1 (2024): 44-53.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.6018/analesps.479151
  3. Casanova, Joana R.; Gomes, Cristiano Mauro Assis; Almeida, Leandro da Silva ; Tuero, Ellián; Bernardo, Ana B.. ""If I were young...": Increased dropout- risk of older university students". Revista Electrónica de Investigación Educativa 25 27 (2023): 1-10. https://redie.uabc.mx/redie/article/view/5671/2468.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.24320/redie.2023.25.e27.5671
  4. Fernandes, Natália; Sarmento, Teresa; Barra, Marlene; Silva, Daniela; Martins, Fernanda; Casanova, Joana R.. "Co-creation of educational commons spaces to reverse inequalities: project SMOOTH and the Children's Club". Frontiers in Sociology 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fsoc.2023.1235782.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fsoc.2023.1235782
  5. Joana R. Casanova; Adrián Castro-López; Ana B. Bernardo; Leandro S. Almeida. "The Dropout of First-Year STEM Students: Is It Worth Looking beyond Academic Achievement?". Sustainability 15 2 (2023): https://doi.org/10.3390/su15021253.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/su15021253
  6. Casanova, Joana R.; Moreira, Maria Alfredo; Almeida, Leandro da Silva ; Gomes, Alexandra. "Promoting success and persistence in pandemic times: An experience with first-year students". Frontiers in Psychology (2022):
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2022.815584
  7. María-Consuelo Sáiz-Manzanares; Joana Casanova; José-Alberto Lencastre; Leandro Almeida; Luis-Jorge Martín-Antón. "Student satisfaction with online teaching in times of COVID-19". Comunicar 70 (2022): https://doi.org/10.3916/C70-2022-03.
    Publicado • 10.3916/C70-2022-03
  8. Casanova, Joana R.; Ana B. Bernardo; Almeida, Leandro da Silva. "Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior [Difficulties in academic adaptation and intention to drop out of students in the first-year of Higher Education]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 8 2 (2021): 211-228.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705
  9. Casanova, Joana R.; Vasconcelos, Rosa Maria de Castro Fernandes ; Ana B. Bernardo; Almeida, Leandro da Silva. "University Dropout in Engineering: Motives and student trajectories". Psicothema 33 4 (2021): 595-601. http://www.psicothema.com/pdf/4707.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7334/psicothema2020.363
  10. Casanova, Joana R.; Gomes, Cristiano Mauro Assis; Bernardo, Ana B.; Núñez, José Carlos; Almeida, Leandro S.. "Dimensionality and reliability of a screening instrument for students at-risk of dropping out from Higher Education". Studies in Educational Evaluation 68 (2021): 100957. http://dx.doi.org/10.1016/j.stueduc.2020.100957.
    Publicado • 10.1016/j.stueduc.2020.100957
  11. Casanova, Joana R.; Gaspar Matos, Margarida; Pérez-Fuentes, María del Carmen; Almeida, Leandro da Silva. "Positive perceptions of beer consumption among portuguese university students". Health and Addictions/Salud y Drogas (2020): https://doi.org/10.21134/haaj.v20i2.534.
    Publicado • 10.21134/haaj.v20i2.534
  12. Bártolo-Ribeiro, Rui; Peixoto, Francisco; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva. "Regulation of cognition: Validation of a short scale for Portuguese first-year university students". Anales de Psicología 36 2 (2020): 313-319.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6018/analesps.389361
  13. Casanova, Joana R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro da Silva. "Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Difficulties in the academic adaptation of students in the 1st year of Higher Education]". Revista E-Psi 9 1 (2020): 165-181. https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo11.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Almeida, Leandro da Silva ; Casanova, Joana R.; Páramo, María Fernanda; Reppold, Caroline Tozzi; Rodriguez, Maria Soledad. "Validity studies of the scale of positive and negative perceptions about alcohol effects". Revista de Saúde Pública 52 54 (2020): 1-9.
    Publicado • 10.11606/s1518-8787.2020054001811
  15. Reppold, Caroline Tozzi; Kaiser, Vanessa; Zanon, Cristian; Hutz, Claudio; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva. "Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses [Satisfaction with Life Scale: Evidences of validity and reliability among Portuguese college students]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2019): https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4617.
    Acesso aberto • 10.17979/reipe.2019.6.1.4617
  16. Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva ; Peixoto, Francisco; Bártolo-Ribeiro, Rui; Marôco, João. "Academic Expectations Questionnaire: A Proposal for a Short Version". SAGE Open 9 1 (2019): 215824401882449-215824401882449. https://doi.org/10.1177/2158244018824496.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/2158244018824496
  17. Almeida, Leandro da Silva ; Casanova, Joana R.; Bernardo, Ana B.; Cervero, António; Santos, Acácia A.; Ambiel, Rodolfo. "Construção de um questionário transcultural de motivos de abandono do ensino superior [Development of a Transcultural Questionnaire of Motives for Higher Education Dropout]". Revista Avaliação Psicológica 18 02 (2019): 201-209. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1802.17694.11.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15689/ap.2019.1802.17694.11
  18. Casanova, Joana R.; Cervero, Antonio; Núñez, José Carlos; Almeida, Leandro da Silva ; Bernardo, Ana B.. "Factors that determine the persistence and dropout of university students". Psicothema 30 4 (2018): 408-414. http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=4501.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7334/psicothema2018.155
  19. Casanova, Joana R.; Cervero, Antonio; Núñez, José Carlos; Bernardo, Ana B.; Almeida, Leandro da Silva. "Abandono no Ensino Superior: Modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção [Dropout in Higher Education: Theorical models, empirical evidences and intervention measures]". Educação: Teoria e Prática 28 57 (2018): 5-22.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18675/1981-8106.vol28.n57.p05-22
  20. Almeida, Leandro S.; Pérez-Fuentes, Maria del Carmen; Casanova, Joana R.; Linares, José Gazquez; Molero Jurado, Maria del Mar. "Alcohol expectancy-adolescent questionnaire (AEQ-AB): Validation for Portuguese college students". Health and Addictions / Salud y Drogas 18 2 (2018): 155-163. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85053819505&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Sinval, Jorge; Casanova, Joana R.; Marôco, João; Almeida, Leandro S.. "University student engagement inventory (USEI): Psychometric properties". Current Psychology (2018): http://dx.doi.org/10.1007/s12144-018-0082-6.
    Publicado • 10.1007/s12144-018-0082-6
  22. Casanova, Joana R.; Cervero, Antonio; Núñez, José Carlos; Bernardo, Ana; Almeida, Leandro S.. "Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono [Dropout in Higher Education: Impact of self-efficacy on dropout intention]". Revista Brasileira de Orientação Profissional 49 1 (2018): 41-49.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Esteban, Maria; Bernardo, Ana; Tuero, Ellián; Cervero, Antonio; Casanova, Joana. "Variables influyentes en progreso académico y permanencia en la universidad [Variables that influence academic performance and university persistence]". European Journal of Education and Psychology 10 (2017): 75-81. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejeps.2017.07.003.
    Publicado • 10.1016/j.ejeps.2017.07.003
  24. Bernardo, Ana; Cervero, Antonio; Esteban, María; Tuero, Ellian; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro S.. "Freshmen Program Withdrawal: Types and Recommendations". Frontiers in Psychology 8 (2017): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01544.
    Acesso aberto • 10.3389/fpsyg.2017.01544
  25. Araújo, Alexandra M.; Santos, Acácia A.; Noronha, Ana Paula; Zanon, Cristian; Ferreira, Joaquim Armando; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva. "Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: Um estudo com alunos do primeiro ano [Anticipated adaptation difficulties to Higher Education: A study with first-year students]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación XX 1 (2016): 27-44. http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2012/PEC2012N2/index.html.
    Publicado • 10.17979/reipe.2016.3.2.1846
  26. Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva. "Diversidade de públicos no Ensino Superior: Antecipando riscos na qualidade da adaptação e do sucesso académico em estudantes do 1.º ano [Diversity of audiences in Higher Education: Anticipating risks in the quality of adaptation and academic success in 1st year students]". Revista Psicologia, Educação e Cultura XX 1 (2016): 27-45.
    Publicado
  27. Araújo, Alexandra M.; Costa, Alexandra Ribeiro; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva. "Questionário de Percepções Académicas-Expectativas: Contributos para a sua validação interna e externa [Contributions for the study of the internal and external validity of the Academic Perceptions Questionnaire ¿ Expectations]". Revista E-Psi 1 4 (2014): 156-178.
    Acesso aberto • Publicado
  28. Casanova, Joana R.; Costa, Ana Rodrigues. "Alta habilidade para a matemática e estilos cognitivos em alunos do 7.º ano de escolaridade [High ability for mathematics and cognitive styles in 7th grade students]". Revista de Psicologia, Educação e Cultura XVI 2 (2012): 51-63.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Cervero, Antonio; Galve, Celia; Araújo, Alexandra M.; Casanova, Joana R.; Bernardo, Ana B.. "Variables related to cyberbullying and their influence on university dropout". In Psychology of Cyberbullying, 105-122. Nova Iorque, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2023.
    Publicado
  2. Casanova, Joana R.; Galve, Celia; Bernardo, Ana B.; Almeida, Leandro da Silva. "Abandono como proceso progresivo de desvinculación académica [Dropout as a progressive process of academic disengagement]". In Motivos y factores explicativos del abandono de los estudios [Explanatory reasons and factors for dropping out of studies], editado por Bernardo, Ana B.; Tuero, Ellián; Almeida, Leandro da Silva ; Núñez, José Carlos, 117-129. Madrid, Espanha: Ediciones Pirámide, 2020.
    Publicado
  3. Casanova, Joana R.; Bernardo, Ana B.; Almeida, Leandro da Silva. "Abandono no Ensino Superior: Variáveis pessoais e contextuais no processo de decisão [Dropout in Higher Education: Personal and contextual variables in the decision process]". In Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades [Higher Education Students: Challenges and opportunities], editado por Almeida, Leandro da Silva, 233-256. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC, 2019.
    Publicado
  4. Almeida, Leandro da Silva ; Casanova, Joana R.. "Desenvolvimento psicossocial e sucesso académico no Ensino Superior [Psychosocial development and academic success in Higher Education]". In Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI [ Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI [Psychology of Education: Scientific Deepening Themes for Education XXI], editado por Veiga, Feliciano H., 101-128. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores, 2019.
    Publicado
  5. Lemos, Gina C.; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro da Silva. "Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso [Cognitive skills and vocational interests in adolescence: Promoting successful paths]". In Cognição e Aprendizagem: Promoção do sucesso escolar [Cognition and Learning: Promoting academic success], editado por Lemos, Gina C.; Almeida, Leandro da Silva, 35-67. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC, 2015.
    Publicado
Edição de livro
  1. Casanova, Joana R.. Atas do I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [Proceedings of the I International Congress on Research and Intervention in School and Educational Psychology]. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Casanova, Joana R.. Atas do VI Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho/ X Colóquio de Psicologia Escolar [Proceedings of the VI International Seminar Cognition, Learning and Performance/10th Colloquium on School Psychology]. Braga, Portugal: Universidade do Minho - CIEd - Centro de Investigação em Educação. 2018.
    Publicado • Editor
  3. Casanova, Joana R.. Atas do V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [Proceedings of the V International Seminar Cognition, Learning and Performance]. Braga, Portugal: Universidade do Minho - CIEd - Centro de Investigação em Educação. 2017.
    Publicado • Editor
  4. Casanova, Joana R.. Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos [Being a Higher Education Graduate: Choices, Routes and Outcomes]. Braga, Portugal: Universidade do Minho - CIEd - Centro de Investigação em Educação. 2017.
    Publicado • Editor
  5. Casanova, Joana R.. Atas do IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [Proceedings of the IV International Seminar Cognition, Learning and Performance]. Braga, Portugal: Universidade do Minho - CIEd - Centro de Investigação em Educação. 2016.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Casanova, Joana R.. "O Abandono de estudantes do Ensino Superior: Estudo de variáveis pessoais e contextuais [Dropout of Higher Education Students: Study of personal and contextual variables]". Doutoramento, Universidade do Minho - Instituto de Educação, 2021. http://hdl.handle.net/1822/72076.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/01 Avaliação da intenção de abandono do Ensino Superior: validade e precisão de uma escala [Assessment of the dropout intention of higher education: validity and accuracy of a scale]. In J. Casanova (Coord.), Desafios da Retenção e Inclusão no Ensino Superior [Challenges of Retention and Inclusion in Higher Education]. XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de Psicopedagogía
Universidad A Coruña (Espanha)
2023/08/31 Envolvimento, autoeficácia e sucesso académico em estudantes do 1º ano do ensino superior [Engagement, self-efficacy and academic success in first-year university students ]. In Evely Evely Boruchovitch (Coord.), Sucesso académico no Ensino Superior: o papel das variáveis psicológicas [Academic Success in Higher Education: the role of psychological variables]. XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de Psicopedagogía
Universidad A Coruña (Espanha)
2023/08/31 Adaptação académica no 1.º ano ao Ensino Superior: análise diferencial de estudantes por área científica e sexo [Academic Adaptation in first-year students: diferential analysis considering scientific area and sex]. In L. S. Almeida (Coord.), Intervir para reduzir as taxas de insucesso no Ensino Superior [Intervening to reduce faillure rates in Higher Education]. XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de Psicopedagogía
Universidad A Coruña (Espanha)
2023/06/26 Educational commons spaces: communing practices as a way through conflict resolution CIPE 2023 - XI International Congress of Psychology and Education
Universitat de València (Valencia, Espanha)
2023/06/26 Como prevenir el abandono académico en 1er ano de Educación Superior [How to prevent academic dropout in the 1st year of Higher Education]. In A. Bernardo (Coord.), El fenómeno del abandono universitario. Modelos explicativos y experiencias de intervención [The phenomenon of University Dropout. Explanatory models and intervention experiences] CIPE 2023 - XI International Congress of Psychology and Education
Universitat de València (Valencia, Espanha)
2023/06/26 ¿Influye la satisfacción con el grado cursado en la intención de abandono, el engagement y el uso de estrategias de autorregulación del aprendizaje? [Does satisfaction with the degree course have an influence on intention to drop out, engagement and the use of self-regulation strategies? self-regulation strategies?] CIPE 2023 - XI International Congress of Psychology and Education
Universitat de València (Valencia, Espanha)
2023/05/05 Simpósio "Instrumentos de Avaliação Psicológica de estudantes e diplomados do Ensino Superior" [Symposium "Psychological Assessment Instruments for Higher Education Students and Graduates] XI Congresso AIDAP
AIDAP (Faro, Portugal)
2023/05/05 Avaliação precoce do risco de abandono do Ensino Superior: proposta de um instrumento de screening [Early assessment of the risk of dropping out of Higher Education: proposal of a screening instrument] In Casanova, J., Simpósio "Instrumentos de Avaliação Psicológica de estudantes e diplomados do Ensino Superior" [Symposium "Psychological Assessment Instruments for Higher Education Students and Graduates"] XI Congresso AIDAP
AIDAP (Faro, Portugal)
2023/03/07 Abandono do Ensino Superior: da compreensão à intervenção [Dropping out of Higher Education: from understanding to intervention] + Sucesso, - Abandono. Conhecer, Prevenir, Intervir
IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Portugal)
2023/02/15 SMOOTH: O "Clube das Crianças": os desafios da partilha, colaboração e cuidado num contexto de educação não formal [SMOOTH - The 'Children's Club': the challenges of sharing, collaboration and care in a context of non-formal education] Diálogos Luso-Brasileiros de Infância e Pesquisa
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Portugal)
2022/09/29 Secondary Traumatic Stress (STS) in First Responders (FRs): Prevalence and Predictors in a Portuguese Red Cross sample 5.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro, Portugal)
2022/09/28 Preditores do insucesso escolar no ensino básico e secundário: Resultados de uma revisão sistemática [Predictors of school failure in primary and secondary education: Results of a systematic review] 5.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro)
2022/09/15 Projeto Smooth - Perspetivas de técnicos de educação não formal acerca da educação como Bem comum e da Inclusão Social Ativa [Smooth Project - Non-formal education practitioners' perspectives on education as a common good and active social inclusion]
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/09/15 Projeto Smooth: Investigando o potencial do bem comum na educação para reverter as desigualdades sociais de crianças e jovens [Smooth Project: Investigating the potential of the common good in education to reverse social inequalities for children and young people] XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/09/12 Gramáticas da participação das crianças num contexto de educação não formal: o Projeto SMOOTH [Grammars of children's participation in a non-formal education context: the SMOOTH project] IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público – políticas, tendências e controvérsias [IV International Colloquium on Social Sciences of Education Education as a public good - policies, trends and controversies]
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/09/09 Instrumento de Screening de estudantes em risco de abandono do Ensino Superior [ Screening Instrument for students at risk of dropping out of Higher Education]. In A. Pontes Jr (Coord.), Simpósio: Instrumentos de Avaliação Symposium Symposium: Evaluation Instruments] I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [I International Congress on Research and Intervention in School and Educational Psychology]
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
2022/09/09 Potencialidades de um sistema de gestão escolar: Proposta de um modelo de registo de ocorrências [Potentialities of a school management system: Proposal of an occurrence registration model] Universidade do Minho
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
2022/08/29 Prolonged Exposure (PE), Cognitive Processing Therapy (CPT), EMDR, and Medication for PTSD: What may predict First Responders' choice? 5.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Aveiro)
2022/08/17 Desafios da investigação: Fazer avançar o conhecimento na Psicologia e na Educação [Research Challenges: Advancing knowledge in Psychology and Education] IV Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva
Associação Brasileira de Psicologia Positiva (Porto Alegre, Brasil)
2022/08/12 Rendimento, permanência e abandono académico em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Achievement, permanence and academic dropout in 1st year Higher Education students]. In A. Osti (Coord.), Simpósio Vivências e sucesso no Ensino Superior [Symposium Experiences and success in Higher Education] 4.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2022/08/09 Abandono académico de estudantes do Ensino Superior: da compreensão à intervenção [Academic dropout of students in Higher Education: from understanding to intervention]. In J. Casanova (Coord.), Abandono de Estudantes do Ensino Superior: Estudos Internacionais [Higher Education Dropout: International Studies] I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [I International Congress on Research and Intervention in School and Educational Psychology]
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
2022/08/08 Fomentando la adaptación y el éxito de los alunos: una iniciativa com alumnado de 1er año [Fostering student adaptation and success: an initiative with 1st year students]. In A. Bernardo (Coord.), Simpósio Abandono do Ensino Superior: Um processo contínuo de desvinculação institucional dos estudantes [Symposium Higher Education Dropout: An ongoing process of institutional disengagement of students] I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [I International Congress on Research and Intervention in School and Educational Psychology]
ADIPSIEDUC, ISPA, UnB (Braga, Portugal)
2022/04/07 Promoting adaptation and success of first-year students CASHE - Conference Academic Success in Higher Education
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2021/11/18 Contributos das práticas pedagógicas e institucionais na prevenção do abandono do Ensino Superior [Contributions of pedagogical and institutional practices in preventing higher education dropout]. In L.S. Almeida (Coord.) Simpósio "Tomando os estudantes e as suas necessidades na planificação do ensino [Taking students and their needs into teaching planning] III Congresso Internacional de Innovación Docente e Investigación en Educación Superior
Universidad de Almeria (Madrid, Espanha)
2021/09/19 Abandono de estudantes do Ensino Superior e pandemia: Riscos e oportunidades [Higher Education Student Dropout and Pandemic: Risks and Opportunities] II Congresso em Cognição, Aprendizagem e Avaliação Educacional - CONCAVE
Universidade Estadual do Ceará (Brasil)
2021/09/03 Abandono de estudantes do ensino superior: Motivos e trajetórias em estudantes de engenharia [Higher education student dropout: Motives and trajectories in engineering students]. In A. M. Araújo (Coord.) Simpósio "Adaptação em estudantes do ensino superior: Correlatos e consequências" [Adaptation in Higher Education Students: Correlates and Consequences]. XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/09/02 Autoeficacia e intención de abandono en estudiantes del primero año [Self-efficacy and dropout intention of first-year students]. In A. Bernardo (Coord.) Simpósio "Variables asociadas a la intención de abandono de los estudios universitarios" [Variables associated with the university dropout intentions] XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2020/11 Estrategias de autorregulación del aprendizaje como variables de influencia en el cambio de titulación universitaria [Strategies for learning self-regulation as variables of influence on the change of degree] VI International Congress on Psychological, Educational and Health Contexts
University of Almeria
2020/10/30 Expectativas sobre la titulación, ¿Cómo afectan a la intención de abandono [Expectations about the degree, how do they affect the dropout intention]. In A. Bernardo (Coord.), Simposyum “Factores académicos y sociales ¿Cómo afectan al abandono universitario?” [Academic and social factors. How does it affect university dropout?] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Pontevedra, Espanha)
2020/10/30 Agotamiento académico y riesgo de abandono en los estudiantes del primer año de Educación Superior [Academic exhaustion and risk of dropout among students in the first year of Higher Education] 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Pontevedra, Espanha)
2020/07/24 Abandono de estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Dropout of 1st-year students of Higher Education] I Seminário Internacional: Os estudantes do Ensino Superior [I International Seminar: The Higher Education Students]]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Portugal)
2020/01/09 Fomento del aprendizaje cooperativo a través de herramientas virtuales para la prevención del abandono universitario [Promotion of cooperative learning through virtual tools to prevent university dropout] XIX Jornadas Internacionales de Psicologia Educacional
Universidad de Concepción (Concepción, Chile)
2019/09/10 Fatores associados à permanência e ao abandono de estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Factors associated with the permanence and dropout of students in the 1st year of Higher Education] VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” / II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Institute of Education, University of Minho (Braga, Portugal)
2019/09/10 Formación online y tutorización presencial para la elaboración de los TFG: Implementación y eficacia de una intervención desarrollada [Online training and face-to-face tutoring for TFG preparation: Implementation and effectiveness of an intervention developed] VII Seminário Internacional “Cognição, Aprendizagem e Desempenho” / II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar.
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/09 Identificação precoce de estudantes em risco de abandono do Ensino Superior [Early identification of students at risk of dropping out of Higher Education]. In Silvia Rivas (Coord.) Simposyum Adaptação e sucesso académico em universitários do 1.º ano [Adaptation and academic success in 1st year university students] XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía.
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
2019/04/25 Impacto en el rendimento académico: permanencia y abandono en 1.º año de la educación superior [Impact on academic performance: Permanence and dropout in the 1st year of higher education]. In Ana Bernardo (Coord.), Simposyum Determinantes del compromiso y permanencia en la universidad [Determinants of commitment and permanence in the university] 7th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2019/04/25 Trabajando en equipo: La integración social y su importancia en la permanencia [Working as a team: Social integration and its importance in permanence.]. In A. Bernardo (Coord.), Simposyum Determinantes del compromiso y permanencia en la universidad [Determinants of commitment and permanence at university] 7th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2019/01/25 Variáveis associadas à permanência e abandono do Ensino Superior [Variables associated with the permanence and dropout of Higher Education] III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2018/11 Por qué abandonan los estudiantes universitarios? Construcción de un cuestionario de los Motivos Explicativos del abandono en la Enseñanza Superior [Why should university students drop out? Construction of a survey of the Explanatory Motives for Higher Edycation Dropout] V Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidade de Almeria (Madrid, Espanha)
2018/07 Prevenção do Abandono no Ensino Superior: Contributos das práticas pedagógicas e institucionais [Prevention of Dropout in Higher Education: Contributions of pedagogical and institutional practices] CNaPPES.18 - 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Questionário de Expectativas Académicas: Construção e validação de uma versão reduzida (QEAr) [Academic Expectations Questionnaire: Construction and validation of a reduced version (QEAr)]. In L. S. Almeida (Coord.) Simposyum Avaliação psicológica em estudantes do Ensino Superior: Constructos e validação de instrumentos [Psychological assessment in Higher Education students: Constructs and instrument validation] X Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
AIDAP - Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (Coimbra, Portugal)
2018 Questionário de Motivos de Abandono do Ensino Superior [Questionnaire on motives for drop out Higher Education]. In D. S. Fleith (Coord.) Simposyum Instrumentos de Avaliação Psicológica no Contexto do Ensino Superior [Psychological Assessment Instruments in the Context of Higher Education] X Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
AIDAP - Associação Iberoamericana de Avaliação Psicológica (Coimbra)
2018 Abandono en la enseñanza superior: La importancia da autoeficacia en la intención de abandono en estudiantes del primero año [Dropout in higher education: The importance of self-efficacy in dropout intention in first-year students]. In Ellian Tuero (Coord.) Simpósio ¿Cómo prevenir el abandono académico? Nuevas formas de aprender en el EEES [How to prevent academic dropout? New ways to learn in the EHES] X Congresso Ibero-americano de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
AIDAP - Associação Iberoamericana de Avaliação Psicológica (Coimbra)
2018 Prevenção do Abandono no Ensino Superior: contributos do Psicólogo nas instituições Higher Education Dropout prevention: Psychologist contributions in institutions] XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
ISPA – Instituto Universitário. (Lisboa, Portugal)
2018 Autoeficácia em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior e intenção precoce de abandono [Self-efficacy in 1st year students of Higher Education and early intention to drop out]. In Carlos Saiz (Coord.) Simpósio Transição, adaptação, sucesso e permanência no Ensino Superior [Symposium Transition, adaptation, success and permanence in Higher Education] VI Seminário Internacional do GICAD/X Colóquio de Psicologia Escolar
CIEd – Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018 Alumnado de primer año de la educación superior: Factores de riesgo y abandono [First-year students of higher education: Factors of risk and dropout]. In Ana Bernardo(Coord.) Simpósio El Estudiante Universitario del Siglo XXI [Symposium The University Student of the XXI Century] VI International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
2018 Exaustão emocional e risco de abandono em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Emotional exhaustion and risk of dropout in 1st year students of Higher Education]. In Marucia Bardagi (Coord.) Simpósio Relações entre carreira e saúde/adoecimento no ensino superior: Experiências de Brasil e Portugal [Symposium Relationship between career and health/illness in higher education: Experiences from Brazil and Portugal] VI International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
2018 O consumo de álcool em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior: Padrões de consumo e risco de abandono [Alcohol consumption in 1st year students of Higher Education: Consumption patterns and risk of dropout]. In Leandro S. Almeida (Coord.) Simpósio Comportamentos de risco na adaptação académica dos estudantes ao Ensino Superior: Caraterização e intervenção [Symposium Risk behaviors in students' academic adaptation to Higher Education: Characterization and intervention] VI International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Setúbal, Portugal)
2018 A Psicologia da Educação no Ensino Superior: Contributos à análise e prevenção do fenómeno do abandono [Psychology of Education in Higher Education: Contributions to the analysis and prevention of the dropout phenomenon] Encontro das Especialidades: Três Especialidades de uma só Psicologia
OPP - Ordem dos Psicólogos Portugueses (Almada)
2017/07 A integração dos estudantes do ensino superior: Dificuldades antecipadas [The integration of higher education students: Anticipated difficulties] CNaPPES.17 – 5.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
IPS - Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017 Identificación de factores de riesgo en la adaptación de los alumnos de 1er año de la educación superior [Identification of risk factors in students adaption to Higher Education]. In L. S. Almeida (Coord.), Simposyum Transición y adaptación a la educación superior: las necesidades personales y el apoyo institucional al alumnado [Transition and adaptation to higher education: Personal needs and student institutional support] I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
Universidade de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2017 Abandono no Ensino Superior: Intenções que denunciam um processo precoce de desvinculação [Dropout in Higher Education: Intentions that denounce an early process of disengagement] II Conferência Internacional da ADIPSIEDUC
ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (Gondomar, Portugal)
2017 Ainda agora cheguei...: Intenções de abandono no Ensino Superior após as primeiras semanas de aulas [I have just arrived...: Dropout intentions in Higher Education after the first weeks of classes] III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Envolvimento académico em estudantes do 1.º ano do Ensino Superior [Academic engagement in students of the 1st year of Higher Education]. Francisco Peixoto (Coord.) Simpósio Componentes afetivas nos processos educativos [Symposium Affective components in educational processes] 5th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Santander, Espanha)
2017 El abandono de los estudios en educación superior: Medidas preventivas [The dropout of studies in higher education: Preventive measures]. Ana Bernardo (Coord.), Simposio Estudio y prevención del abandono en la Educación Superior [Symposium Study and prevention of dropout in Higher Education] 5th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Santander, Espanha)
2016 Diversidade de públicos no Ensino Superior: Antecipando riscos na qualidade da adaptação e do sucesso académico em estudantes do 1.º ano [Diversity of audiences in Higher Education: Anticipating risks in the quality of adaptation and academic success in 1st year students IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [IV International Seminar Cognition, Learning and Performance]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2016 Dificuldades antecipadas pelos estudantes na transição para o Ensino Superior [Difficulties anticipated by students in the transition to Higher Education] IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [IV International Seminar Cognition, Learning and Performance]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2015 Procesos cognitivos y aprendizaje en adolescentes portugueses [Cognitive processes and learning in Portuguese adolescents] 3rd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2015 Pensamento Crítico: Metodologia e instrumentos de avaliação [Critical Thinking: Methodology and Assessment Instruments] III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [III International Seminar Cognition, Learning and Performance]
Universidade do Minho - Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2014 High School Students’ goal autonomy and control striving for educational goals 2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2014 Inteligência e rendimento académico: Avaliar para intervir na aprendizagem [Intelligence and academic performance: Assessment to learning intervention] 2nd International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada (Granada, Espanha)
2013 Diferenças em função do sexo no rendimento escolar a matemática e na autoavaliação em alunos(as) com alta habilidade para a matemática [Gender differences on academic achievement and on mathematics and self-assessment in students with high ability in mathematics] Congresso Internacional ANEIS 2013-Sobredotação: desafios do ensino-aprendizagem em diferentes contextos [International Congress ANEIS 2013 - Giftedness: Challenges of teaching-learning in different contexts]
Universidade do Porto - FPCEUP (Porto, Portugal)
2013 Alta habilidade para a matemática, estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática [Mathematic high abilities, cognitive styles and mathematic academic achievement] XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2013 Estilos cognitivos e rendimento escolar a matemática [Cognitive styles and mathematic academic achievement] 1.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura [1st International Congress on Psychology, Education and Culture]
ISPGAYA (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2006 Humor: a importância de sorrir [Humor: The importance of smiling] I Encontro em Psicologia Positiva [I Meeting in Positive Psychology]
Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/01/23 - Atual A família enquanto espaço de desenvolvimento vocacional: O olhar de jovens universitários acerca das vivências na infância [The family as a space for vocational development: young university students‘ perspectives on childhood experiences]
Coorientador
Estudos da Criança (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05 - 2023/09 V Conferência Internacional da ADIPSIEDUC. Psicologia da Educação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [V International Conference of ADIPSIEDUC. Educational Psychology and Sustainable Development Goals.] (2023/09/04 - 2023/09/04) ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação, Portugal
2020/11/30 - 2021/09/30 XVI Congresso Galego-Português de Psicopedagogía [XVI Galician-Portuguese Congress of Educational Psychology] (2021/09/01 - 2021/09/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2018/03/01 - 2018/07/30 VI Seminário Internacional "Cognição, Aprendizagem e Desempenho" / X Colóquio de Psicologia Escolar [VI International Seminar "Cognition, Learning and Performance" / 10th Colloquium on School Psychology] (2018/06/28 - 2018/06/29)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2017/06/01 - 2017/10/30 V Seminário Internacional "Cognição, Aprendizagem e Desempenho" [V Internacional Seminar "Cognition, Learning and Performance"] (2017/09/14 - 2017/09/15)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2017/04/01 - 2017/07/31 III Seminário Ser Diplomado do Ensino Superior: Escolhas, Percursos e Retornos [III Seminar Being a Higher Education Graduate: Choices, Paths and Outcomes] (2017/06/09 - 2017/06/09)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
2016/06/01 - 2016/10/30 II Seminário "Ser Estudante do Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos" [II Seminar "Being a Higher Education Student: Institutional responses to the diversity of audiences"] (2016/09/09 - 2016/09/09)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2016/05/01 - 2016/09/30 IV Seminário Internacional "Cognição, Aprendizagem e Desempenho" [IV International Seminar "Cognition, Learning and Performance"] (2016/07/21 - 2016/07/23)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/10/23 - Atual Conferences about Doctoral education.
Seminário
Doctoral education in the 21st century: Aims, challenges and ways forward
Universidade do Minho, Portugal
2024/02/08 - 2024/02/08 Seminar Moderator
Seminário
Unequal dropouts for unequal backgrounds: A full-cohort analysis at spanish universities
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Polo da Universidade do Minho, Portugal
2023/08/30 - 2023/09/01 XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía [XVI Galician-Portuguese Congress of Educational Psychology]
Congresso
XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociacion Científica Internacional de Psicopedagogía
Universidade da Coruña, Espanha

Universidade do Minho, Portugal
2023/07/19 - 2023/07/19 Boas Práticas na Orientação Doutoral [Good Practices in Doctoral Supervision] (7h, Facilitators: Ana Freitas & Ana Salgado)
Outro
Universidade do Minho - Colégio Doutoral UMinho, Portugal
2023/06/01 - 2023/06/02 Workshop on CBL - Challenge-Based Learning (7h; Workshop Facilitator: Jakob Grandin, Arqus European University Alliance)
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2022/10/20 - 2022/10/20 Formadora no Workshop "Primeiros Socorros Psicológicos" [Trainer of Workshop: Psychological First-Aid]
Oficina (workshop)
Semana da Saúde Mental [Mental Health Week]
NEMUM - Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, Portugal
2022/07/18 - 2022/07/22 Curso de formação Análise de dados com R (módulo 1: Estatísticas descritiva e inferencial; módulo 2 - Modelos Lineares Generalizados), ministrado por Prof. Jorge Sinval e Prof. Marta Castel-Branco (15h). Análise de dados com R. [Data Analysis with R]
2022/04/07 - 2022/04/08 Conference participation.
Conferência
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2022/03/14 - 2022/03/14 XXI Dialogues on Education. Initial Training of Teachers and Educators in Portugal: current situation, problems, challenges
Seminário
IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação A Educação como um bem público – políticas, tendências e controvérsias [XXI Dialogues on Education. Initial Training of Teachers and Educators in Portugal: current situation, problems, challenges]
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/11/15 - 2021/11/20 III International Congress on Teaching Innovation and Research in Higher Education: Changes in the teaching-learning process of the knowledge areas
Congresso
III Congresso Internacional de Innovación Docente e Investigación en Educación Superior
Universidad de Almería, Espanha
2021/11/17 - 2021/11/19 Moderação do Painel de Pesquisa: Estudos da TSC na Promoção da Saúde (17.11.2021)
Conferência
IV Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate [The International Seminar on Social Cognitive Theory in Debate]
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2021/09/01 - 2021/09/03 Assistente nas sessões do Congresso (Conferências Plenárias, Mesas de Comunicações e Pósteres), num total de 30 horas de atividade académica. [Participant at the Congress sessions (Plenary Conferences, Communications Tables and Posters), in a total of 30 hours of academic activity].
Congresso
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/11 - 2020/06/11 European University Association (EUA) Webinar
Outro
EUA Webinar: Covid-19 and changes in learning and teaching
European University Association (EUA), Estados Unidos
2020/04/18 - 2020/04/18 Curso on-line com a duração de 2 horas.
Outro
Linha de Atendimento Telefónico em Fase Pandémica
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2019/10/11 - 2020/02/14 Curso de Inglês Conversação C1 - 30horas
Outro
Curso Livre de Inglês Conversação C1 Laboral
BabeliUM - Centro de Línguas; Universidade do Minho - Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2020/02/05 - 2020/02/05 Escola Doutoral 2020. Duração: 5 horas.
Oficina (workshop)
Get the most of your PhD to become a independent research: tricks and trade
2019/12/05 - 2019/12/06 The conference aims to bring together experiences from different national contexts regarding the challenges they each face and their approaches to dealing with social inequality in higher education participation.
Conferência
EDULOG International Conference on Equity in higher education: evidence, policy and practice
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
2019/11/11 - 2019/11/11 XXVIISemana de Psicologia e Ciências da Educação, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
Mesa-redonda
Saúde Mental nas Instituições de Ensino Superior
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019/09/11 - 2019/09/13 Curso de metodologia de análise de dados ministrado pelo Professor João Marôco, num total de 15 horas.
Outro
Curso de Análise de Equações Estruturais com o SPSS AMOS
2019/09/07 - 2019/09/08 III Conferência Internacional da ADIPSIEDUC
Conferência
Desafios da Investigação em Psicologia da Educação: Contributos de Parcerias e Projetos Internacionais
2019/06/28 - 2019/06/29 Encontro com a duração de 11h, realizado no Porto.
Conferência
Encontro “3 Especialidades de 1 Só Psicologia"
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2019/06/22 - 2019/06/22 Primeiros Socorros Psicológicos
Oficina (workshop)
Primeiros Socorros Psicológicos
2019/02/08 - 2019/02/08 Participação na Conferência Doutoral proferida pelas Doutoras Maria Teresa Gonzaga Alves e Maria Eugénia Ferrão, com a duração de 3 horas.
Conferência
Estudo da reprovação escolar no Brasil: Evidências de uma década
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2019/01/21 - 2019/02/01 Curso English for Work and Study B2
Outro
Curso English for Work and Study B2
BabeliUM - Centro de Línguas; Universidade do Minho - Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2018/12/10 - 2018/12/13 Curso de Estatística Avançada com Doutor Cristiano Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), com a duração de 24 horas. Path Analysis com SPSS AMOS
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2018/12/07 - 2018/12/07 Workshop sobre escrita científica dinamizado pelo Professor Doutor Adilson Marques, com a duranção de 5h.
Oficina (workshop)
Da escrita à publicação de artigos científicos: Estratégias para o sucesso
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2017/12/08 - 2017/12/10 Curso de métodos de análise quantitativa de dados com recurso ao software MPlus, dinamizado pelo Doutor Jorge Sinval, num total de 20h.
Outro
Curso de métodos de análise quantitativa de dados com recurso ao software MPlus
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2016/04/16 - 2016/04/16 Dinamização de sessão de 5 horas. Objetivo: Promoção da saúde física e psicológica; Prevenção de comportamentos de risco. Público-alvo: crianças e adolescentes.
Oficina (workshop)
Red Cross Kids
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Frazão, Portugal
2015/04/18 - 2015/04/18 Dinamização de sessão de 4 horas.
Oficina (workshop)
À conversa sobre... Liderança e Gestão de Conflitos
Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Frazão, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/02 O abandono dos estudantes do 1.º ano do ensino superior em Angola [The dropout of students in the 1st year of higher education in Angola]
Arguente
Armando Niemba (Doutoramento)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2022/06/28 Adaptabilidade de Carreira em diferentes anos letivos: Antes e durante a COVID-19 [Career Adaptability in Different School Years: Before and During COVID-19]
Arguente principal
Patrícia Martins Lima (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/02/25 Engajamento do Estudante no Ensino Superior [Student Engagement in Higher Education]
Arguente
Thaissa Helena Fattori Nardin (Mestrado)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2022/01/18 Transição e adaptação ao Ensino Superior: Validação de uma escala de Grit [Transition and adaptation to Higher Education: Validation of a Grit scale]
Vogal
Ana Paula Antunes Mendes (Mestrado)
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2021/12/16 Construção e evidências de validade de uma bateria de testes de habilidades metacognitivas baseada em desempenho [Development and validity evidence of a performance-based battery of metacognitive abilities tests]
Arguente principal
Marcio Alexander Castillo Diaz (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2021/12/06 O Papel da Idade na Felicidade, Bem-Estar e Sentido de Vida: um estudo exploratório [The Role of Age in Happiness, Well-Being and Meaning of Life: an exploratory study]
Arguente
Ana Catarina da Rocha Coelho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/12/06 Personalidade autotélica e níveis de ansiedade, depressão e stress: estudo exploratório numa população jovem e adulta [Autotelic personality and levels of anxiety, depression and stress: an exploratory study in a young and adult population]
Arguente
Joana Filipa Martins Santos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/05/25 Apresentação e evidências iniciais de validade do "Teste de abordagem de aprendizagem: Identificação do pensamento contido em textos", segunda versão (TAP-PENSAMENTO 2) [Presentation and initial evidence of validity of the "Learning Approach Test: Identification of thought contained in texts", second version (TAP-PENSAMENTO 2)]
Arguente principal
Diogo Ferreira do Nascimento (Mestrado)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01 - Atual Frontries in Education - Research Topic Educational Transformation: 21st century skills and challenges for higher education Frontiers
2023/02 - 2024/02 Frontiers in Psychology - Research Topic: Advances and New Perspectives in Higher Education Quality. Frontiers in Psychology Frontiers

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/01 - 2024/02/29 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Criança [Developmental and Learning of Child Psychology] Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/10/01 - 2023/02/28 Psicologia do Desenvolvimento [Developmental Psychology] Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário; Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário; Ensino de Informática (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2022/02 - 2022/07/31 Psicometria [Psychometrics] Psicologia (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/08/01 - 2021/10/30 Metodologia de Investigação em Educação [Research Methodology in Education] Metodologia do Ensino Primário; Metodologia de Educação de Infância; Metodologia de Ensino de Línguas (Master) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual American Psychological Association Member - International
2017/06 - Atual Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía [International Scientific Association of Psychopedagogy] Member
2013/03/07 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses [Order of Portuguese Psychologists] Membro efetivo, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde
2012/10 - Atual Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Frazão, Equipa de Saúde Mental e Apoio Psicossocial [Portuguese Red Cross, Frazão, Mental Health and Psychossocial Support Team] Membro ativo
2021 - 2023 ADIPSIEDUC - Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação [Association for the Development of Research in Psychologyof Education] Vice-President, Member
2015 - 2021 GICAD - Grupo de Investigação Cognição, Aprendizagem e Desempenho [Cognition, Learning and Performance] Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/05 - Atual Membro de Comissão Organizadora - Secretaria do XVII Congresso Galego-Português de Psicopedagogía
Membro
2020/09 - Atual Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Comissão científica internacional) [Journal of Instruments, Models and Policies in Educational Evaluation (International Scientific Committee)]
Membro
Universidade Estadual do Ceará, Brasil
2022/01 - 2022/02 "Advisory Group on Inclusion and Diversity" of The Arqus European University Alliance, to support the development of a work plan for the renewed 4-year funding, under the call by the European Commission in the European Universities Initiative, under Erasmus+.
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/28 - 2020/12/28 Comissão de Curso do Doutoramento em Ciências da Educação, representante dos estudantes da especialidade de Psicologia da Educação [Committee of Doctoral Course in Educational Sciences, representing students of the specialty of Psychology of Education]
Membro
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal
2020/01/30 - 2020/11/12 Colégio Doutoral UMinho, representante dos estudantes do Instituto de Educação. Grupos de trabalho: Organização de oferta formativa transversal; Acolhimento de novos estudantes de 3.º ciclo [Doctoral School of UMinho, student representative of the Institute of Education. Work groups: Organization of transversal training offer; Welcoming new 3rd cycle students]
Membro
Universidade do Minho, Portugal
2016/12/02 - 2017/12/31 Comissão Diretiva do Curso do Doutoramento em Ciências da Educação, representante dos estudantes da especialidade de Psicologia da Educação [Steering Committee of the Doctoral Course in Educational Sciences, representing students of the specialty of Educational Psychology]
Membro
Universidade do Minho - Instituto de Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Social Science (2076-0760) MDPI
2021 - Atual SAGE Open (21582440) SAGE Publications Inc.
2021 - Atual Sustainability (2071-1050) MDP1
2020/09 - Atual Studies In Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier
2020/09 - Atual Avaliação Psicológica (1677-0471) Universidade São Francisco Pós-Graduação, Stricto Sensu em Psicologia
2020/06 - Atual Revista Brasileira de Orientação Profissional (1984-7270) ABOP - Associação Brasileira de Orientação Profissional
2020/04 - 2020/04 International Journal of Educational Methodology (2469-9632) Eurasian Society of Educational Research
Distinções

Prémio

2021 Prémio Lev S. VIGOTSKY de Investigação Psicopedagógica
ACIP - Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Espanha
2020 IACOBUS (Papers) - 2ª edition (https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001811)
Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia - Norte de Portugal, Espanha

Outra distinção

2022 Post-doctoral Research Fellow
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021 EuroPsy - European Certificate in Psychology
European Federation of Psychologists' Associations, Bélgica
2016 Individual Doctoral Grant (SFRH/BD/117902/2016)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal